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House flipping: 5 dicas para investir e lucrar nesse modelo de negócio

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Tema será destaque no Enic 2025, com especialista da Senior Sistemas compartilhando estratégias para lucrar no mercado imobiliário. Multinacional também apresentará soluções em digitalização, IA e eficiência para o setor

house flipping é uma estratégia de investimento imobiliário que vem ganhando popularidade no Brasil e no mundo. Em tradução livre, o termo significa “virar a casa“ e se refere à prática de comprar um imóvel subvalorizado, reformá-lo e revendê-lo por um preço maior, visando ao lucro, especialmente em períodos em grandes centros urbanos, onde não há muito espaço disponível para novos empreendimentos e a renovação de prédios antigos são uma ótima opção. 

A modalidade tem atraído cada vez mais investidores individuais. Segundo um levantamento da startup Archademy, o potencial de ganho com house flipping varia entre 40% e 50%. Já o portal Inteligência Financeira aponta que um bom retorno líquido gira entre 15% e 20%. Ainda, a plataforma Superbid Exchange revelou que os leilões on-line de imóveis cresceram 79% no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. 

Segundo o empreendedor e CEO do Sistema Obra Prima, plataforma do Grupo Senior especializada na gestão de obras para pequenas construtoras, Wilson Pacheco Jr, reformar imóveis para revenda exige planejamento e controle rigoroso dos custos. Algumas práticas essenciais para garantir uma operação eficiente e lucrativa são:

  • Escolha do imóvel certo: Priorize imóveis abaixo do valor de mercado, com potencial de valorização e localizados em regiões estratégicas. O lucro começa na compra:  adquirir um imóvel por um valor inferior ao de mercado aumenta a margem de ganho após a reforma.
  • Planejamento detalhado da reforma: Defina um escopo claro, focando em melhorias que elevam o valor percebido, como cozinha, banheiro e acabamentos, e evitando personalizações desnecessárias.
  • Controle de orçamento e cronograma: Utilize ferramentas de gestão para evitar desperdícios e garantir que a obra se mantenha dentro dos  custos e prazos previstos. No house flipping, ultrapassar o orçamento compromete a rentabilidade, já que a precificação final do imóvel não absorve custos extras. 
  • Tenha um corretor de confiança: Contar com um corretor  experiente faz toda a diferença na compra e na venda do imóvel. Um bom profissional ajuda a identificar oportunidades abaixo do valor de mercado, conhece a demanda da região e acelera a revenda, garantindo o melhor retorno possível.
  • Aproveite o financiamento como alavanca: Linhas de crédito estratégicas podem ampliar o volume de investimentos e acelerar a rotação do capital, permitindo mais projetos simultâneos e maior lucratividade.

Soluções de gestão reduzem custos em até 13% nas reformas

A temática será destaque na palestra do CEO do Obra Prima. Wilson Pacheco Jr apresentará o Obra Play, marketplace no qual é possível cotar preço de insumos com diversos fornecedores simultaneamente, otimizando compras estratégicas e reduzindo custos. Ainda, por meio do Sistema Obra Prima é possível acompanhar o andamento da obra em tempo real, sem a necessidade de estar presente diariamente no canteiro. Isso permite decisões mais ágeis, melhor gestão da equipe e garantia de que a execução siga o planejamento. “O resultado são reformas eficientes, sem estouro de orçamento e com economia significativa. Um bom controle financeiro e operacional, aliado a uma cotação inteligente de insumos e à gestão remota, faz toda a diferença no sucesso do house flipping”, destaca Wilson. 

Enic 2025: Senior apresenta novidades do portfólio em soluções para construção civil

A Senior Sistemas, uma das maiores empresas de software de gestão do Brasil, reforça sua liderança no setor da construção e traz novidades em digitalizaçãoautomação, inteligência artificial e eficiência operacional no 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC 2025). O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), acontece de 8 a 11 de abril, no pavilhão 8 do São Paulo Expo, reunindo os principais players do setor para debater tendências, desafios e soluções inovadoras para o futuro da construção civil. 

Entre os destaques, está o recém-lançado “Canteiro Digital”, ferramenta que elimina desperdícios, reduz atrasos e otimiza a gestão de insumos e mão de obra no canteiro de obras. “Empresas que utilizam o “Canteiro Digital” já registram redução de até 15% em desperdícios e 40% na diminuição de atrasos”, explica o diretor do segmento de Construção na Senior Sistemas, Marcelo Xavier. 

A Senior também apresentará as novidades da Hypnobox by Senior, que oferece um CRM especializado para incorporadoras e imobiliárias, permitindo gestão inteligente de leads, automação do atendimento e integração com os  ERPs da Senior. Outros destaques incluem os ERPs das linhas UAU e Mega, dois dos sistemas de gestão mais completos do mercado para construtoras e incorporadoras, garantindo controle financeiro, planejamento estratégico e integração total entre áreas. 

Palestras no ENIC 2025

A Senior Sistemas terá duas palestras confirmadas na Sala Senior Tecnologia, com especialistas do setor compartilhando insights e tendências. No dia 8 de abril, às 17 horas, Marcelo Xavier, diretor do segmento de Construção na Senior Sistemas, abordará o tema “Do projeto ao pós-venda: Digitalize e construa com inovação”. Já no dia 11 de abril, também às 17 horas, Wilson Pacheco Jr., CEO da Obra Prima, empresa investida pela Senior, apresentará a palestra “House Flipping: Reformar imóveis é rentável?”. Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Enic 2025. 

Sobre a Senior  

A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção, Indústria e Logística. Com mais de 35 anos de excelência, Senior transformou a gestão de mais de 13 mil grupos econômicos de médio e grande porte no Brasil. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. A Senior acredita que, com sua profunda expertise e soluções tecnológicas, tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.

Escolas municipais paranaenses vencem prêmio nacional de Educação

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Concorrendo com centenas de municípios de todo o país, projetos de Pato Branco e Laranjeiras do Sul foram campeões nas categorias Educação Infantil e Educação para a Sustentabilidade

O projeto “Comer, Jogar e Brincar”, de Pato Branco (PR), e o projeto “Transformando plástico em vida”, de Laranjeiras do Sul (PR), foram os vencedores do concurso nacional Aprende Brasil Criativo nas categorias “Educação Infantil” e “Educação para a Sustentabilidade”, respectivamente. O prêmio foi entregue na quinta-feira (3), durante uma cerimônia realizada em Curitiba (PR), que reuniu os responsáveis pelos projetos finalistas em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Educação para a Sustentabilidade.

Ao longo de 2024, Alana Thaís Bonfim dos Santos e Renata Aparecida Julianoti, da Escola Municipal São Cristóvão, de Pato Branco, trabalharam com a turma do G5 a proposta “Comer, Jogar e Brincar”. O objetivo era falar sobre os diferentes hábitos de alimentação e brincadeiras ao redor do mundo em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do projeto. “Receber esse prêmio é uma parcela do que todos vivenciamos dentro da sala de aula. A gente toca o aluno. Vão se passar 20 anos e esse aluno vai dizer para alguém que teve uma professora que foi especial”, resumiu Alana. Além do projeto campeão, outra iniciativa da rede pública de Pato Branco também foi finalista do concurso. O projeto “Um voo para a sustentabilidade”, idealizado pelas professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, da Escola Municipal Jardim Primavera, foi desenvolvido com alunos do 3º ano e esteve entre os finalistas na categoria “Educação para a sustentabilidade”. O município foi o único com dois projetos finalistas.

Já em Laranjeiras do Sul, o projeto “Transformando plástico em vida” foi desenvolvido pelas professoras Eronice Ribeiro e Eliane Faccin com o 5º ano da Escola Municipal José Bonifácio. Os estudantes utilizaram garrafas PET para produzir uma horta cujos vasinhos, depois, foram levados para casa pelas famílias. Eles também fabricaram pufes para a biblioteca da escola, usando as mesmas garrafas e, com o dinheiro da venda dos vasinhos da horta, ajudaram na aquisição de livros para a biblioteca. “Esse foi um projeto que não fizemos sozinhas. Trabalhamos desde a Educação Infantil até o quinto ano, em uma parceria com a comunidade escolar e com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)”, conta Eronice. “Estamos aqui representando todos os nossos alunos e também a comunidade, então é uma honra muito grande”, completa Eliane.

Esta é a terceira edição do concurso, criado para valorizar o ensino público municipal Brasil afora. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, idealizadora da premiação, descobrir cada novo projeto e encontrar os finalistas pessoalmente é um momento especial. “É impressionante a quantidade de boas iniciativas espalhadas pelas escolas do nosso país e seria muito triste não divulgar essas grandes ideias, que ajudam a transformar o futuro das nossas crianças”, pontua.

São muitos os relatos de educadores impactados pelo concurso. A professora da Escola Municipal Secretário Olinda de Andrada, de Alterosa-MG, Luana Aparecida Pereira, que foi finalista na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, conta como ela e a professora Fabiene Aparecida de Oliveira receberam a indicação. “Vocês não têm ideia do quanto estar aqui é importante para nós. Nossos alunos comemoraram essa final como se já fôssemos os campeões. Para nós, ter essa experiência, estar aqui com os outros finalistas e participar de tudo isso que a Aprende Brasil Educação preparou já é um grande prêmio”, diz.

Todos os finalistas e os secretários de Educação dos municípios finalistas ganharam de presente uma viagem a Curitiba, para participar da cerimônia de entrega do prêmio e conhecer pontos turísticos da capital paranaense. Eles também fizeram uma visita guiada a uma das unidades do Grupo Positivo, a Posigraf, local em que são produzidos os materiais didáticos que utilizam em sala de aula. De acordo com a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação de Pato Branco, Amanda Luiza Rodrigues Lisboa, “os projetos vêm agregando para a educação das crianças e incentivam os professores a pensar fora da caixinha. Isso é muito importante e ficamos felizes com o resultado”.

A secretária de Educação de Laranjeiras do Sul, Rudivane Valiati, também comemorou o prêmio. “Essas duas professoras estão representando toda a Educação de Laranjeiras do Sul. Com esse prêmio, elas vão incentivar muitas outras a acreditar que o trabalho que elas fazem em sala de aula pode concorrer e vencer prêmios. Isso ajuda a mostrar para a sociedade, as famílias dos alunos e a comunidade escolar o quanto esses projetos são importantes e o quanto os alunos aprendem”, celebra.

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Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Dia do Corretor: do volante do caminhão ao comando de uma franquia

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As franquias revolucionaram o mercado imobiliário, abrindo portas para profissionais  que desejam empreender

No dia 7 de abril, o Brasil celebra o Dia do Corretor de Imóveis, uma data dedicada a reconhecer a importância desses profissionais no mercado imobiliário. Mais do que intermediar negócios, os corretores são fundamentais na realização de sonhos, ajudando pessoas a conquistarem seus lares e investidores a encontrarem oportunidades seguras e rentáveis. Em um setor competitivo e em constante transformação, muitos profissionais têm encontrado no modelo de franquias uma forma de empreender com suporte estruturado e maiores chances de sucesso.

A Apolar Franquias Imobiliárias, referência no setor há mais de 50 anos, atua no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Paraguai, contando com cerca de 700 corretores em sua rede. A empresa aposta no sistema de franquias para expandir sua atuação e profissionalizar ainda mais o setor.

Oportunidades no Mercado de Franquias

A Apolar Franquias Imobiliárias trabalha com dois modelos de franquia para diferentes perfis de investidores. O primeiro é a franquia de conversão, que moderniza as imobiliárias já existentes, transformando operações tradicionais em negócios estruturados e eficientes. O investimento inicial nesse modelo parte de US$ 15 mil (cerca de R$ 77 mil na cotação atual), referentes à taxa de franchising. Com mais de 90 unidades de venda e locação – sendo 60 apenas no Paraná – a rede tem como meta ultrapassar 200 franquias até o final do ano.

Uma jornada de superação e empreendedorismo

Entre tantas histórias de sucesso dentro da rede Apolar, a trajetória de Hugo de Oliveira se destaca como um exemplo de reinvenção profissional. Ex-caminhoneiro, ele iniciou sua jornada no setor imobiliário como cobrador de aluguéis. Com visão empreendedora, identificou um mercado promissor em Colombo, região metropolitana de Curitiba, e não hesitou em aceitar o desafio de comandar sua própria franquia.

“Me tornei franqueado após sugerir ao meu chefe da época, Kelson Rizzato, que abrisse uma unidade da Apolar em Colombo. Quando chegou o momento de operar a franquia, ele precisava de alguém para assumir a gestão. Foi então que me ofereceu a oportunidade, desde que eu continuasse trabalhando na cobrança. Minha esposa estava desempregada e assumiu a administração da franquia de locação, enquanto eu conciliava as duas funções”, relembra Hugo.

Entre 2000 e 2005, Hugo e sua esposa trabalharam juntos até conseguirem comprar sua própria franquia de vendas. Foi nesse momento que ele fez a transição definitiva para corretor de imóveis. O desafio, então, não era apenas fazer parte da equipe, mas gerir as dificuldades diárias de um negócio próprio.

Nos primeiros anos, o casal enfrentou obstáculos financeiros e estruturais. “Quando mudamos para um ponto comercial mais estratégico, não tínhamos reserva financeira para o aluguel. Mas, na primeira semana, fechamos um negócio que cobriu todas as despesas do mês”, conta Hugo. Hoje, ele lidera uma equipe de 30 colaboradores e se consolidou no mercado imobiliário.

Cada história de transformação profissional reforça o papel essencial do corretor de imóveis na sociedade. Seja ajudando uma família a encontrar o lar ideal ou orientando investidores em grandes negócios, esses profissionais desempenham um papel vital na construção de sonhos e patrimônios.

Sobre a Apolar Franquias Imobiliárias

Fundada em 1969 por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis se tornou referência no mercado imobiliário, ganhando onze vezes o prêmio ABF de franchising brasileiro pelo modelo de excelência em franchising e pelas suas inovações no segmento. São mais de 90 lojas espalhadas estrategicamente pelos estados do Paraná e Santa Catarina, totalizando mais de 20 mil imóveis cadastrados, entre locados e disponíveis para vendas e locação.

Oportunidade no mercado imobiliário: MRV busca profissionais autônomos para parceria comercial no Paraná

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A MRV, construtora de 45 anos de mercado e atuação em cerca de 100 cidades do país, está credenciando corretores autônomos para reforçar e auxiliar o time comercial no atendimento personalizado de seus clientes no Paraná. Ao todo, a empresa, que faz parte do grupo MRV&CO, pretende credenciar profissionais, que estejam em busca de uma oportunidade para ser protagonistas das suas carreiras. Os interessados na oportunidade podem se inscrever por meio do https://www.mrv.com.br/quero-vender ou por meio do WhatsApp (31) 99152-1249.

A oportunidade contempla profissionais que tenham ensino médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, mas é fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio. Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel.

Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado, sendo esta, uma etapa muito importante. Os prestadores de serviços da companhia recebem suporte e acompanhamento por meio de treinamento gratuitos com aulas on-line e presenciais, e auxílio no processo de habilitação para o exercício da profissional, caso ainda não tenha.

Além disso, a construtora oferece aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados, ferramentas para auxiliar durante a venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.

Sobre a MRV  

Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.

Rock Me Mamma cria almoço executivo e delivery com releitura de clássicos da gastronomia

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Rock Me Mamma cria almoço executivo e delivery com releitura de clássicos da gastronomia

Tradicional ponto de encontro de famílias, grupos de amigos e apaixonados por pizzas artesanais em Curitiba, o Rock Me Mamma acaba de expandir sua operação e abre também durante o dia, com o almoço executivo que aposta em pratos clássicos com toque de alta gastronomia e um novo serviço de delivery próprio, via iFood. A novidade posiciona o restaurante como uma opção diferenciada no bairro Bigorrilho para quem busca fugir dos tradicionais buffets por quilo, oferecendo refeições à la carte com qualidade e preços justos. Com um ambiente acolhedor e o apelido carinhoso de “a portinha mais charmosa do Bigorrilho”, o local conquista cada vez mais moradores e visitantes que valorizam boa comida e uma experiência aconchegante.

Segundo levantamento do Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro gastou mais de R$ 61 bilhões com alimentação fora de casa no segundo trimestre de 2024, representando uma alta de 3% em relação ao ano anterior. O crescimento mostra que há demanda por experiências gastronômicas completas, mesmo em momentos mais rápidos como o almoço. E é justamente nesse espaço que o Rock Me Mamma se posiciona. “Percebemos que muitos moradores e pessoas que trabalham no Bigorrilho buscavam uma alternativa mais bem servida e criativa ao modelo tradicional de restaurante por quilo. Criamos uma proposta que entrega pratos clássicos em versões repaginadas, com apresentação cuidadosa, bom atendimento e um cardápio que muda semanalmente, mas mantém sucessos fixos”, destaca Andrei Rodacki, proprietário da casa.

O almoço executivo é servido no salão do restaurante de terça a sábado, das 11h30 às 14h30, e também está disponível para delivery via iFood. Para essa operação, o restaurante criou a Marmitaria Rock Me Mamma, parte do restaurante que atende exclusivamente o delivery, com o objetivo de manter o padrão, o sabor e a apresentação dos pratos, mesmo para quem não tem tempo de sair para almoçar. Pelo iFood, o serviço funciona das 11h às 14h15.

Cardápio autoral, com opções fixas e criativas

O cardápio do almoço executivo é assinado pelo chef Lucas Suardi, profissional com formação em gastronomia pela Uniso (SP) e pelo Centro Europeu, com mais de 10 anos de atuação. Suardi apresenta uma leitura moderna da cozinha brasileira e internacional, mantendo o equilíbrio entre tradição e inovação. “Tenho uma paixão pela gastronomia clássica, mas gosto de surpreender. Busco agregar camadas de sabor a partir do simples, trazendo brasilidade, técnica e autenticidade em cada prato”, conta o chef.

O cardápio reúne pratos clássicos, como o tradicional Bife à Parmegiana com arroz e fritas, o espaguete ao sugo e o risoto de funghi com lascas de alcatra — receitas consagradas entre os clientes e campeãs de pedidos desde o início do delivery pelo iFood. Para completar, o chef ainda traz de três a quatro sugestões semanais, renovando sabores sem abrir mão da tradição.

Também estão contempladas opções vegetarianas e veganas, e o time da cozinha está preparado para adaptar pratos conforme restrições alimentares dos clientes. A novidade para o mês de abril, em comemoração do Dia Mundial da Saúde, é que profissionais da saúde têm direito a 20% de desconto no almoço executivo, como forma de reconhecimento ao setor, basta apresentar a identificação.

Nova fase sem perder a identidade

O Rock Me Mamma nasceu como um pizza bar descolado, com nome inspirado na música Wagon Wheel, do country rock americano. O restaurante ficou conhecido pela combinação entre ambiente descontraído, serviço atencioso e gastronomia de alto nível. Essa identidade foi preservada no novo horário de funcionamento. “Nosso almoço leva a mesma essência que consagrou nossas noites: comida bem-feita, servida com rapidez, carinho e apresentação impecável, sem abrir mão do preço justo. Entendemos que o almoço precisa ser dinâmico, mas isso não significa que ele não possa ser especial”, reforça Rodacki.

A casa também aceita reservas para grupos corporativos e pequenos eventos no horário de almoço. A portinha mais charmosa do Bigorrilho, mantém o clima informal e acolhedor que já virou sua marca registrada. Com bar central, forno de pizza napolitana à vista, ambientes instagramáveis e uma decoração cheia de personalidade, o espaço segue aberto para o jantar de terça a sábado, das 18h à meia-noite.

Serviço:

Rock Me Mamma | Almoço Executivo & Delivery

Endereço: Alameda Júlia da Costa, 1829 – Bigorrilho, Curitiba – PR

Almoço Executivo: Terça a sábado, das 11h30 às 14h30

Delivery (Marmitaria Rock Me Mamma): Terça a sábado, das 11h às 14h15, via iFood

Instagram: @rockmemamma.cwb

Mercearia Fantinato é parceira dos Amigos do HC na ação Menu Solidário

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Mercearia Fantinato é parceira dos Amigos do HC na ação Menu Solidário

Em abril e maio, parte do valor do buffet de feijoada será revertido para projetos mantidos pela Associação

Durante os meses de abril e maio, a Mercearia Fantinato destinará o valor de R$3,00 por cada feijoada vendida para a ação “Menu Solidário”, dos Amigos do HC. Todo valor arrecadado será em prol da reforma do CENEP (Centro de Neuropediatria dos Hospital de Clínicas) que atende cerca de 1500 crianças e adolescentes por mês.

“Ficamos muito felizes em ter a Mercearia Fantinato como parceira mais uma vez. Além de aproveitar a qualidade e sabor espetacular da feijoada, os clientes podem contribuir com as obras de reforma do CENEP. Um centro importante para atendimento de crianças e adolescentes”, afirma o presidente da Associação, Domingos Murta.

O buffet de feijoada é servido aos sábados, das 11h às 16h, com todos os itens clássicos apresentados separadamente: feijão, costelinha, charque, linguiça, paio, pé, rabo, orelha e os tradicionais acompanhamentos, como couve frita e refogada, vinagrete e bolinho de feijoada, entre outros elementos que compõem o prato.

O valor do buffet livre é de R$68,90 por pessoa.

Sobre a Mercearia Fantinato

A Mercearia Fantinato, inaugurada em 1953, e localizada no bairro São Lourenço, oferece um ambiente agradável, construído na estrutura de uma antiga mercearia. Tradicional na cidade, além da feijoada, serve a famosa “carne de onça” (prato tradicional originário de Curitiba, feito com carne moída crua, alho, cebola, cebolinha, azeite, conhaque, pimenta calabresa e páprica doce em pó) que foi eleita cinco vezes a melhor da cidade pela revista Veja e pelo prêmio Bom Gourmet.

Sobre o CENEP

Em 1999, o serviço de Neurologia Pediátrica, ainda no Hospital de Clínicas, tinha uma fila de mil crianças carentes aguardando tratamento, mas as instalações comportavam apenas 400 atendimentos por mês.

Devido à situação, os neurologistas idealizadores do serviço, Isac Bruck e Sérgio Antoniuk, solicitaram a ajuda dos Amigos do HC. A demanda foi atendida pela presidente da Comissão de Neuropediatria da Associação, Lúcia Durães, que desenvolveu um projeto e o enviou ao Banco HSBC, solicitando apoio financeiro. Assim, foi possível fazer a aquisição de um imóvel próprio que passaria a ser a nova sede e o Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da UFPR foi inaugurado em 29 de junho de 1999, ampliando para, aproximadamente, 1500 atendimentos por mês.

Serviço:

Menu Solidário – Mercearia Fantinato

Endereço: Rua Mateus Leme, 2553 – São Lourenço

Horário de atendimento: Segunda a Sábado, das 11h à 01h. Feijoada: sábados, das 11h às 16h.

Contato: (41) 3023-1953

Valor: R$ 68,90 por pessoa (buffet livre)

Fast Food saudável? Conheça marca curitibana de smoothies que está em expansão

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Fast Food saudável? Conheça marca curitibana de smoothies que está em expansão

Trio de jovens amplia operação da B.Smoothie com unidade recém-inaugurada no Park Shopping Barigui

Há cerca de um ano e meio os sócios Andressa Moraes, Nicolle Capriglione e Ruy Cezar Capriglione, pensando no lifestyle corrido das pessoas, criaram a B.Smoothie, uma loja física na Rua Brigadeiro Franco, no Centro de Curitiba. Neste sábado (29), o trio inaugurou a segunda unidade da marca: um quiosque no Park Shopping Barigui, dando início ao plano de expansão. A ideia surgiu de uma viagem do casal Nicolle e Ruy aos Estados Unidos. “A gente percebeu que as pessoas pegavam um copo e resolviam seu dia sem descuidar da alimentação, então, pensamos, por que não trazer isso pro Brasil?”, conta Nicolle.

Ao lado de Andressa Moraes, irmã de Nicolle, eles deram asas ao projeto. “Sabemos que os brasileiros se preocupam muito com a saúde, mas têm o estigma de que refeição saudável dá trabalho ou não é tão gostosa, então resolvemos trazer uma opção prática, nutritiva e saborosa, um to go sem medo de errar”, explica Nicolle. A primeira unidade, de rua, na Brigadeiro Franco, conta com cozinha industrial e estoque. No local a ideia é que as pessoas peçam os smoothies e bowls e também consumam, na arquibancada. “No shopping o público resolve a vida, além de ter o estacionamento à disposição e também não depender do clima, são muitas vantagens”, acrescenta a sócia.

Para todos os gostos

“Nosso produto é pra qualquer pessoa, aqui a gente tem um cardápio super flexível, seja quem está em uma dieta mais restritiva, quem tem alguma intolerância, quem apenas quer comer mais limpo ou passou por procedimentos bariátricos, além do público vegano. As receitas são divididas por categorias: a proteica, a refrescante e a mais doce”, relata Nicolle Capriglione.

O maior diferencial da marca é a possibilidade de montar os smoothies e bowls no estilo “faz do seu jeito”. “Nosso foco é no lifestyle saudável, mas também temos o apelo de desmistificar o consumo de whey protein. Os smoothies são ideais para o lanche da tarde, para quem não teve tempo do café, quem está na correria do dia a dia, e até quem quer tornar essa prática de proteína uma experiência saborosa”, complementa Nicolle.

Segundo ela, todos os produtos são preparados na hora do pedido, de forma rápida e utilizando frutas e toppings frescos, para garantir o sabor dos alimentos, adequados ao gosto do cliente. No cardápio existe uma variedade de 21 preparos de smoothies regulares, divididos nas categorias energy, fresh e sweet, além dos sazonais de Páscoa, Natal, Halloween e os especiais de verão. Além disso, a B.Smoothie conta com bowls proteicos, waffles e a opção de montar o próprio smoothie, escolhendo os ingredientes, a partir de R$12.

“Os smoothies sazonais fazem muito sucesso, na Páscoa fazemos uns mais chocolatudos, no Natal, um de cereja, no Halloween o Pumpkin Spice, que leva leite, abóbora, banana, mel, mix de especiarias e tâmara e fez tanto sucesso que entrou pro nosso cardápio fixo”, conta Nicolle.

Presença em eventos

Pelo menos mais uma loja em Curitiba, depois crescimento para o interior do Paraná e outros Estados. Essa é a meta da B.Smoothie para o futuro próximo, garante Nicolle Capriglione. “Temos clientela de diversas cidades que já pedem nossos produtos e perguntam quando vamos abrir lá, e por isso quisemos nós mesmos testar o modelo, para manter a ótima experiência. Como consequência, vamos escolher franqueados que entendam nosso conceito de marca”, explica.

Porém, a sócia antecipa uma novidade: “queremos estar na rotina dos nossos clientes onde quer que eles estejam, seja em temporadas na praia, na prática de esportes ou em casa. A alimentação mais limpa é um processo e um cuidado, por isso estamos criando algo que seja móvel e adaptável nesses momentos também”, finaliza Nicolle Capriglione.

5 razões para comprar um imóvel no lançamento

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5 razões para comprar um imóvel no lançamento

Condições mais vantajosas, valorização do investimento e flexibilidade são alguns dos motivos para ficar de olho nos primeiros meses de um novo empreendimento

Comprar um imóvel na planta deixou de ser apenas uma alternativa para quem não tem pressa. Em um cenário de custos crescentes e crédito mais restrito, entrar em um empreendimento logo no lançamento pode ser a estratégia mais inteligente para garantir melhores preços, condições flexíveis e valorização futura.

Essa lógica tem ganhado força especialmente em regiões como a Zona Sul de Londrina, onde novos projetos imobiliários começam a mudar o perfil do bairro, e onde construtoras como a Pride estão apostando em lançamentos voltados a públicos que querem unir mobilidade, infraestrutura e custo-benefício.

A seguir, estão os principais motivos que tornam o lançamento uma escolha estratégica na hora de comprar um imóvel:

1. Preços mais baixos no início

Durante o lançamento, as unidades costumam ter os menores valores de todo o ciclo de vendas. Isso ocorre porque, no início da obra, o objetivo da construtora é ganhar tração com as primeiras vendas. Com o avanço da construção e o aumento da procura, os preços tendem a subir.

“Quem compra na largada consegue negociar melhor, pois a construtora se baseia na ‘tabela zero’, com condições especiais para dar início às vendas”, explica Vevianne Jacques, diretora comercial da Construtora Pride.

2. Condições de pagamento mais vantajosas

Entradas e créditos mais flexíveis são algumas das condições oferecidas com mais frequência nos lançamentos. Para quem precisa de prazo para se organizar financeiramente, isso pode fazer toda a diferença.

3. Valorização ao longo do tempo

Além de servir como moradia, o imóvel na planta pode se tornar um investimento. Em regiões em expansão, como a Zona Sul de Londrina, é comum que o valor do imóvel aumente não apenas até a entrega das chaves, mas também após, acompanhando o desenvolvimento da infraestrutura local, a demanda crescente e a valorização do mercado imobiliário.

4. Mais tempo para se organizar

Adquirir um imóvel na planta oferece um prazo maior entre a assinatura do contrato e a mudança. Isso permite que o comprador se planeje com mais tranquilidade, saia do aluguel de forma gradual ou organize sua vida financeira até o momento da entrega.

5. Imóvel novo, com garantia e possibilidade de personalização

Além de vir com garantia da construtora, o imóvel comprado na planta segue as normas técnicas mais atualizadas, como acessibilidade, eficiência energética e segurança. Em muitos casos, o comprador ainda pode escolher detalhes de acabamento, posição da unidade e outros elementos que ajudam a adaptar o espaço ao seu estilo de vida.

“Comprar na planta permite mais liberdade para escolher um imóvel que atenda às necessidades do futuro proprietário, seja dentro do apartamento ou nas áreas de lazer do condomínio”, destaca Vevianne.

Atenção!

Antes de fechar negócio, é importante conhecer o empreendimento e a sua localização, analisar o contrato e verificar se o cronograma de entrega está alinhado à sua realidade financeira. Em lançamentos, esses cuidados são ainda mais necessários para transformar a compra em uma decisão segura e vantajosa.

Lançamento na Zona Sul amplia atuação da Pride em Londrina

O novo residencial da Pride, com lançamento previsto para abril, marca a primeira atuação da empresa na Zona Sul de Londrina. Até então concentrada na Zona Norte, onde soma dez empreendimentos em construção ou entregues, a construtora amplia sua presença na cidade. Segundo a diretora comercial Vevianne Jacques, a escolha da nova localização está alinhada ao potencial de desenvolvimento urbano da região e à demanda por moradia com bom custo-benefício.

Indústria de água do Paraná recicla 38 toneladas de materiais mensalmente e reforça compromisso com sustentabilidade

Além da reciclagem de resíduos sólidos, a empresa trata 100% da água utilizada em seu processo produtivo antes de devolvê-la ao meio ambiente

Em pleno cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que estabelece a responsabilidade compartilhada pela logística reversa, a Font Life, indústria paranaense de água mineral, recicla mensalmente 38 toneladas de materiais e com isso recebeu há algum tempo o selo Nós Reciclamos.

A empresa se destaca não apenas pela destinação ambientalmente correta de resíduos, mas também pelo tratamento rigoroso da água utilizada em sua produção – que passa por análise quinzenal para garantir conformidade com os padrões legais antes de retornar à natureza.

Processo sustentável integrado


De acordo com Daniela Baggio Naimeg, farmacêutica industrial e diretora da Font Life, todos os resíduos do processo produtivo são segregados diariamente em um barracão específico: “Separamos papelão, plásticos, garrafas PET, garrafões e tampas, que são coletados por parceiros especializados. Os materiais não recicláveis seguem para a prefeitura, enquanto nossa água residual é tratada em lagoas próprias, monitoradas por uma empresa especializada”, explica.

A executiva ressalta que a adoção dessas práticas vai além do cumprimento legal: “É nossa responsabilidade como empresa promover ações concretas que preservem os recursos naturais. A reciclagem reduz a poluição, evita a contaminação de mananciais e garante um planeta habitável para as próximas gerações”.

25 anos de legado ambiental


Fundada em 2000 pelo empresário Célio Baggio, a Font Life mantém um histórico de iniciativas sustentáveis:

  • Preserva 1 milhão de m² de mata nativa;
  • Gera 40% de sua energia por meio de usina solar própria;
  • Investe em reflorestamento e logística reversa de embalagens;
  • Reduz continuamente sua pegada de carbono;
  • Possui certificação ISO 9001 há 10 anos e está em processo para obter a ISO 14001 (gestão ambiental).

“A futura certificação ISO 14000 reforça nosso DNA sustentável. Estamos alinhados com os desafios globais e orgulhosos de ser referência em produção responsável”, destaca Baggio.

Sobre a Font Life


Marca paranaense líder no setor de águas minerais, a Font Life combina tecnologia de ponta e sustentabilidade para oferecer produtos que promovem saúde e bem-estar. Com operação carbono neutra e compromisso socioambiental, a empresa celebra 25 anos como sinônimo de qualidade, inovação e respeito ao meio ambiente.

Valmet oferece tecnologia exclusiva e laboratório de testes para melhorias no processo de filtração

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Multinacional finlandesa inova com filtros de alta qualidade, como o tecido mono-multi que oferece maior desempenho e resistência em filtros à pressão

A Valmet, referência global no desenvolvimento e fabricação de tecidos filtrantes para os setores de mineração, químico, papel e celulose, além de indústrias de produção de energia, processamento de resíduos e alimentos, investe constantemente em soluções para o desenvolvimento de tecidos técnicos com maior durabilidade e resistência para elementos filtrantes. 

Entre suas inovações, destaca-se o uso de poliamida como matéria-prima e na combinação de fios monofilamento e multifilamento em um único tecido, chamado “mono-multi”, que une as vantagens de cada tipo de fibra, proporcionando maior resistência e melhor desempenho na remoção da torta, especialmente em filtros de pressão. A Valmet também oferece tecidos de dupla camada (double-layers), que combinam propriedades distintas em cada camada, mesclando as vantagens de telas e subtelas.

Todos os tecidos filtrantes do portfólio são projetados sob medida para os processos e equipamentos específicos de cada cliente, assegurando confiabilidade na produção, redução de custos com energia e manutenção. A seleção dos tecidos técnicos leva em conta a aplicação da filtragem, oferecendo uma ampla gama de matérias-primas, fios e métodos de produção para atender às diversas necessidades. “A Valmet está dedicada a oferecer soluções personalizadas e tecnologicamente avançadas para a filtragem industrial, garantindo eficiência e longevidade dos elementos filtrantes em vários setores”, afirma a analista de Desenvolvimento de Produto da Valmet, Elisa Castro.

Laboratório de filtração: tecidos filtrantes de alta qualidade para condições de filtragem exigentes

No Brasil, a unidade de negócios de Fabrics da Valmet, voltada para a fabricação e fornecimento de tecidos filtrantes, está localizada em Belo Horizonte (MG). A multinacional finlandesa fornece tecidos filtrantes para diversos processos em plantas de concentração para as indústrias de mineração de ferro, cobre, ouro e zinco, assim como os segmentos de minerais e química, abrangendo filtros de disco, filtros tambor, filtros esteira e filtros prensa verticais e horizontais. 

O laboratório de filtração da Valmet oferece uma simulação dos processos das plantas de mineração em escala laboratorial, permitindo a comparação entre diferentes tipos de tecido. A metodologia emprega simulações de filtragem a vácuo e pressão para prever o comportamento, em escala laboratorial, de parâmetros como umidade da torta, produtividade e concentração de sólidos no filtrado. O laboratório de testes Valmet oferece benefícios para as empresas e indústrias, tais quais: 

  • Análise personalizada: O laboratório permite simular as condições reais de operação dos sistemas de filtração, levando em consideração variáveis específicas como pressão, densidade de polpa, teor de sólios e temperatura, auxiliando no desenvolvimento de soluções sob medida para cada aplicação.
  • Identificação de soluções: Por meio de testes detalhados, é possível determinar qual material filtrante oferece o melhor desempenho, otimizando a eficiência do processo e a produtividade.
  • Redução de custos: Testes laboratoriais ajudam a identificar o elemento filtrante mais adequado para testes industriais, aumentando assim a assertividade no ambiente industrial  
  • Previsão de desempenho: O laboratório permite simular o comportamento do filtro em condições controladas, antecipando resultados como umidade da torta, produtividade e concentração de sólidos no filtrado, facilitando o planejamento e a otimização dos processos.
  • Inovação permanente: Com a realização de testes e simulações em diferentes escalas, é possível inovar e aprimorar elementos filtrantes.
  • Segurança e conformidade: A realização de rigorosos testes assegura que os filtros atendam aos padrões de qualidade, promovendo maior segurança operacional.

“Nosso time de especialistas considera as condições operacionais de cada cliente, como tipo de tecnologia de filtro, composição química e densidade da polpa, temperatura, pH, , para desenvolver a solução de filtragem mais adequada. Através de testes e simulações em diversas escalas, conseguimos identificar o elemento filtrante ideal para cada aplicação”, conclui Elisa.

Sobre a Valmet: 

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 225 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2024 foram de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia