Home Blog

UTIs dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão entre as melhores do Brasil

0

Unidades de terapia intensiva das instituições do Grupo Marista se destacaram em avaliação que monitorou qualidade de mais de 20 mil leitos no país

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a lista de unidades de terapia intensiva (UTIs) reconhecidas por sua excelência em 2025. Ao todo, 800 hospitais foram monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras ao longo de 2024. A certificação é dividida em duas categorias: Top Performer, destinada às UTIs que figuram entre as 33% melhores do país, e UTI Eficiente, atribuída às unidades que apresentam desempenho acima da média estabelecida. Entre as instituições reconhecidas estão os hospitais da frente de saúde do Grupo Marista. O Hospital Universitário Cajuru recebeu o selo de Top Performer, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat foi reconhecido como UTI Eficiente. 

Desde 2016, a premiação destaca a excelência do atendimento prestado por unidades de saúde de todo o Brasil, garantindo à população um atendimento de qualidade para pacientes em estado crítico. “Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica, mesmo em contextos desafiadores”, explica a presidente da Amib, Patrícia Mello.

Cuidado avançado e humanizado

A coordenadora das UTIs dos hospitais do Grupo Marista, Viviane Chaiben, reforça que conquistas como essa só são possíveis por meio de um trabalho de qualidade, sempre baseado em evidências científicas e no constante avanço do conhecimento médico. “É a combinação entre tecnologia, equipamentos de ponta e execução meticulosa das práticas médicas que assegura a precisão dos resultados”, analisa. “Nossa atuação deve focar no melhor para o paciente, considerando seu prognóstico e antecipando problemas com estudo e monitoramento contínuos”, complementa.

“Aqui, a segurança do paciente e a excelência no atendimento não são apenas diretrizes, mas verdadeiros pilares. Investimos continuamente na capacitação dos profissionais, que seguem rigorosos padrões internacionais para garantir um cuidado de qualidade, humano e eficiente”, afirma o diretor-geral dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. “Os reconhecimentos são um reflexo daquilo que construímos no dia a dia de cuidado com o paciente. Recentemente o Hospital Universitário Cajuru tornou-se o único 100% SUS do Paraná a obter a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento de qualidade na saúde no Brasil, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat é a única instituição do Paraná e uma das 37 no Brasil certificadas pela Joint Commission International (JCI), conquistas que reforçam a excelência e a segurança no atendimento dos hospitais Maristas”, complementa.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

4 motivos para assistir “Adolescência”, nova série da Netflix

0

Desde seu lançamento, a produção tem gerado discussões sobre bullying, acesso às redes sociais e o papel das famílias e escolas na vida digital dos jovens

A minissérie britânica Adolescência tem provocado intensos debates desde sua estreia na Netflix. Em apenas quatro episódios, a produção explora os desafios da juventude contemporânea, abordando violência, redes sociais e masculinidade tóxica. Com uma narrativa impactante e atuações envolventes, a série se destaca como uma experiência audiovisual potente e necessária.

Para o educador e orientador pedagógico para o Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Matheus Cedric Godinho, a série oferece uma visão importante sobre os desafios enfrentados pelos adolescentes na sociedade digitalizada de hoje. “A série é uma ótima indicação, especialmente para famílias e educadores. Ela revela com assertividade e delicadeza os complexos desafios que envolvem a formação dos adolescentes e jovens na sociedade contemporânea, particularmente no que diz respeito à influência dos discursos ideológicos de ódio a que estão sujeitos no mundo virtual”, destaca.

Ainda de acordo com o Educador Marista, “ao mesmo tempo em que desvela a difícil missão dos adultos em penetrar na visão de mundo dos adolescentes — cada vez mais criptografada e mediada pelas redes — a série aponta a necessidade do resgate do afeto e das relações, num mundo onde mesmo famílias aparentemente muito funcionais sofrem com a fragmentação e o distanciamento”.

Por isso, listamos quatro motivos pelos quais você deveria assistir o novo sucesso no mundo dos streaming.

1 – Sucesso de audiência
A série foi a mais assistida em 71 países, segundo dados da própria Netflix, e já ultrapassou 66 milhões de visualizações desde sua estreia, superando outros títulos como The Residence e Dona da Bola.

2 – Um alerta sobre o uso das redes sociais
Adolescência conta a história de Jamie Miller, um adolescente que se envolve cada vez mais com conteúdos digitais que incentivam violência, masculinidade tóxica e discursos de ódio. A produção alerta para os perigos do acesso irrestrito às redes sociais sem monitoramento.

3 – Temas urgentes e atuais
A produção traz à tona debates sobre como conteúdos problemáticos são facilmente acessados nas redes sociais, muitas vezes sem controle ou punição por parte das plataformas. Isso levanta questões sobre a responsabilidade das instituições em proteger os jovens.

4 – Sintomas e sinais do bullying
A produção também aborda os efeitos do bullying na saúde mental dos adolescentes. Em muitos casos, sinais como evasão escolar, sintomas físicos e mudanças de comportamento passam despercebidos.

ATENÇÃO À JUVENTUDE

Mais do que uma série, Adolescência serve como um alerta sobre os desafios da juventude na era digital. Ela reforça a necessidade de uma presença ativa e afetiva dos adultos na vida dos adolescentes, e a importância da colaboração entre escolas e famílias para proteger os jovens de influências prejudiciais.

SOBRE O MARISTA BRASIL

O Colégio Marista Santa Maria integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.

Shopping Palladium Curitiba promove chá encantado gratuito com Coelhinho da Páscoa

0

Evento conta com oficinas criativas e show temáticos, garantindo uma experiência mágica para toda família

O Shopping Palladium Curitiba preparou uma experiência especial para celebrar a Páscoa de forma mágica e inesquecível. No dia 19 de abril, os clientes estão convidados a participar gratuitamente de um chá encantado com o Coelhinho da Páscoa e sua turma.

Em um ambiente lúdico e repleto de surpresas, as crianças poderão interagir com o Coelhinho e seus amigos. Durante o evento, haverá diversas atividades temáticas que prometem encantar e divertir. Entre as atrações, os pequenos irão participar de oficinas criativas, onde vão soltar a imaginação e produzir lembranças personalizadas da Páscoa. Além disso, shows  musicais e teatrais garantirão momentos de alegria para toda a família.

“O evento é uma oportunidade especial para as crianças se divertirem, interagirem com o Coelhinho da Páscoa e mergulharem em um mundo encantado. É uma chance incrível de criar memórias inesquecíveis, e queremos convidar todos a se inscreverem para esse momento mágico. Acreditamos que a Páscoa é uma época de celebração e união, e estamos animados em proporcionar isso aos nossos visitantes”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira. As sessões serão divididas em quatro grupos, nos seguintes horários:

  • 1ª grupo: das 09h às 11h
  • 2ª grupo: das 11h às 13h
  • 3ª grupo: das 13h às 15h
  • 4ª grupo: das 15h às 17h
  • 5° grupo: 17h às 19h

Além disso, o evento conta com um espaço instagramável — um cenário especial onde todos poderão registrar momentos encantadores e tirar fotos ao lado do Coelhinho da Páscoa, criando memórias que vão durar para sempre.

A atividade será realizada no Terraço Palladium, na área externa do shopping (acesso pelo G1), com grupos limitados a 75 crianças, proporcionando uma experiência exclusiva e acolhedora para todos os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Podi App.

Serviço

Chá Encantado com o Coelhinho da Páscoa 

Local: Terraço Palladium – Área Externa (acesso pelo G1) | Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Datas: 19 de abril 

Horários:

  • 1ª grupo: das 09h às 11h
  • 2ª grupo: das 11h às 13h
  • 3ª grupo: das 13h às 15h
  • 4ª grupo: das 15h às 17h
  • 5° grupo: 17h às 19h

Capacidade: 75 crianças por grupo

Entrada: gratuita

Mais informações: https://www.podiapp.com.br/

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Campanha de vacinação nas escolas é parceria entre Sesa, Seed e Sinepe/PR

0

Até o dia 31 de maio, às escolas privadas do Paraná poderão oferecer vacinação gratuita aos estudantes com o apoio e logística da Secretaria da Saúde

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, junto com César Neves, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), esteve presente na sede do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) para assinar o ofício conjunto da Estratégia de Vacinação nas Escolas – 2025. A campanha, promovida pelo Estado do Paraná, com o apoio do Sinepe/PR, visa viabilizar a vacinação de crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio, dentro das próprias instituições de ensino. A ação conta também com a parceria da Secretaria da Educação (Seed) e será realizada até o dia 31 de maio.

A adesão das escolas privadas é opcional, mas essencial para a abrangência da imunização. “A aproximação da campanha de vacinação às escolas particulares do Paraná representa uma ação estratégica, pois amplia o alcance da imunização ao incluir uma parcela significativa da população infantojuvenil que está na rede privada de ensino; contribui para o controle de doenças imunopreveníveis; facilita o acesso dos alunos à vacinação; e incentiva famílias a manterem atualizadas as cadernetas de vacinação”, adicionou Haroldo Andriguetto Júnior, presidente do Sinepe/PR. Em 2024, a iniciativa resultou em 300 mil vacinas aplicadas. Agora, a expectativa para 2025 é que a imunização chegue a cerca de 500 mil estudantes.

Na ocasião, o secretário explicou que o foco será em quatro doenças: a influenza, que é fundamental nesta época do ano; a febre amarela, que já registra casos em São Paulo e no Paraná; a Covid-19, que tem baixa procura no momento; e o HPV, que tem como foco os adolescentes de 15 e 16 anos para prevenir os casos de câncer de colo de útero em mulheres. Já a parte logística será realizada pela equipe municipal da Unidade Básica de Saúde (UBS), que entrará em contato com as escolas interessadas e para elaborar o planejamento e a programação do processo de vacinação na comunidade escolar.

“Quero deixar registrado nosso agradecimento ao Sinepe/PR, em nome do governador Ratinho Júnior, e dizer a todos os estabelecimentos que essa é uma oportunidade que nós temos de fazer em ambiente seguro e protegido, que é o ambiente das escolas e dos colégios, um trabalho de levantamento de atraso vacinal, de avaliação das carteirinhas e, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, fazer acontecer a vacinação intramuros, dentro das instituições”, afirmou Beto Preto.

Farmácias Nissei celebram o Mês da Saúde com diversas ações em suas Filiais

0

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, as Farmácias Nissei iniciaram uma série de atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar. A data marcou o início do Mês da Saúde Nissei, que oferece diversas ações nas lojas da rede, entre os dias 07 e 30 de abril de 2025.

Além do Mês da Saúde, durante todo o ano, os clientes encontram nas Farmácias Nissei diversos serviços voltados ao cuidado e à prevenção em saúde. A rede também oferece condições especiais na compra de produtos de higiene pessoal, beleza e bem-estar, reforçando seu compromisso com a qualidade de vida de seus clientes.

A iniciativa acontece em parceria com a MedMe, empresa do Grupo Nissei que integra soluções de saúde com serviços farmacêuticos, exames laboratoriais e gestão de benefícios, ampliando o acesso da população a atendimentos de qualidade.

“Nossa equipe tem o compromisso de levar saúde e bem-estar para as comunidades onde atua. Este mês é uma oportunidade para reforçarmos esse propósito de forma ainda mais intensa”, afirma Marcelo Damari, Diretor de Vendas da rede.

As ações especiais, acontecerão em 20 filiais espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina, envolvendo as equipes de atenção farmacêutica em atividades voltadas para a saúde preventiva.

A campanha se estende até 30 de abril, com foco principal nas ações em loja até o dia 27. O cronograma completo pode ser acompanhado pelas redes sociais da marca, no Instagram: @farmaciasnissei e através do site oficial: nissei.vc/saúde

Farmácias Nissei incentivam vacinação contra a gripe durante a Semana Mundial da Imunização

0

Rede oferece imunização com Influvac Tetra e reforça a importância de manter a proteção em dia

As Farmácias Nissei lançam sua Campanha de Vacinação contra a Gripe, oferecendo a dose da Influvac Tetra por R$ 74,90 em suas unidades. A ação acontece ao longo de abril e ganha ainda mais relevância durante a Semana Mundial da Imunização, de 24 a 30 de abril, período dedicado à conscientização sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado para garantir a proteção individual e coletiva.

Para facilitar o acesso à vacina, a Nissei disponibiliza agendamento online pelo site NISSEI.VC/VACINA, proporcionando mais comodidade aos clientes. Além disso, os farmacêuticos da rede estão capacitados para aplicar a vacina com segurança e oferecer orientações sobre os benefícios da imunização.

Com mais de 450 lojas nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e no Distrito Federal, a Nissei reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, incentivando a prevenção contra a gripe por meio da vacinação.

Mais informações sobre a campanha e a localização das unidades podem ser encontradas no site farmaciasnissei.com.br.

Sobre as Farmácias Nissei

Fundada há mais de 38 anos, a Nissei é uma das maiores redes de farmácias do Brasil, sendo referência em inovação, conveniência e atendimento humanizado. Além de medicamentos e produtos de higiene e beleza, a rede oferece diversos serviços farmacêuticos, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Projeto de empreendedorismo gratuito, em Rio Branco do Sul, vai oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores 

0

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Rio Branco do Sul começam no dia  22  de abril, às 19 horas, na Universidade Aberta do Brasil, na Rua Cel. Carlos Pioli, 253

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-p6zDboxreIHV9woyJKxcbGrlIYmWEgowqmkNCBwiZlUzIQ/viewform

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em Londrina


Início: 22/04/2025


Local: Universidade Aberta do Brasil 

Endereço:  Rua Cel. Carlos Pioli, 253

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99798-2817 – Michela Notti

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Font Life apresenta novidades na ExpoApras 2025: garrafa de 1L  e drinks premium com água gaseificada

Empresa paranaense une praticidade e inovação com lançamentos que prometem revolucionar o consumo de água mineral

A Font Life, tradicional indústria de água mineral do Paraná, prepara duas grandes novidades para a ExpoApras 2025, maior feira de supermercados do estado, que acontece de 22 a 24 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Uma das novidades é o lançamento da garrafa de 1 litro que deve agradar principalmente quem busca hidratação precisa durante atividades físicas. Com design ergonômico e embalagem premium, a solução permite calcular a ingestão diária recomendada de água (2L = 2 garrafas). 

” A ideia é atender a necessidade de quem faz atividades físicas em academias ou ao ar livre. É o formato ideal para mochilas e porta-garrafas de equipamentos”, explica Célio Baggio, proprietário da Font Life.

A garrafa de  1L também é a medida que faltava no extenso catálogo da marca, que se destaca no mercado por oferecer embalagens que vão de 200 ml a 20L;

Benefícios para visitantes

Revendedores da empresa participam do evento para dar consultoria sobre o mix de produtos e atender diretamente os clientes que terão descontos especiais para pedidos feitos durante a feira. 

“Além disso, os  clientes que visitarem o estande da Font Life durante o evento vão ganhar um kit especial com uma garrafa de alumínio e duas garrafas de água mineral premium da marca”, conta o empresário.

Experiência sensorial: água gaseificada transformada em drinks


Em parceria com a Maturi Tropical Syrup, a marca levará um espaço de degustação com drinks sem álcool à base de água com gás e xaropes naturais em sabores exclusivos como Caju, Jabuticaba, Mirtilo, limão-siciliano além de mix de frutas tropicais e amarelas.

“São opções sofisticadas para quem busca sabor com hidratação. Uma tendência forte no mercado food service”, complementa Célio.

Sobre a ExpoApras 2025


Com o tema “Inovação e Tecnologia Conectando Gerações”, o evento reunirá 450 marcas e oferecerá:

  • 30+ palestras sobre varejo
  • Rodadas de negócios
  • Demonstrações de tecnologias para supermercados

Inscrições no site : www.apras.org.br/expoapras

Festival Mundial da Criatividade divulga programação em Curitiba

0

World Creativity Day 2025 chega à capital paranaense com mais de 50 atividades gratuitas, atrações culturais, premiações e formações para todas as idades

Curitiba é palco do maior festival colaborativo de criatividade do mundo. De 21 a 23 de abril, a cidade sedia o World Creativity Day (WCD) 2025, evento global apoiado pela ONU que conecta pessoas, ideias e iniciativas com o objetivo de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano por meio da criatividade.

Com o tema Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto, o festival promove mais de 50 atividades gratuitas, distribuídas por diversos espaços culturais, educativos e de inovação da capital. Mais de 60 voluntários, artistas, educadores, empresários e agentes públicos estão mobilizados para proporcionar uma experiência imersiva voltada a públicos de todas as idades.

Reconhecida como Cidade Criativa da UNESCO no campo do design, Curitiba reafirma seu papel de destaque no cenário nacional e internacional ao integrar o circuito simultâneo do WCD, realizado em 67 cidades ao redor do mundo.

Destaques da programação

8 a 19 de abril — Ventura Shopping

O Ventura Shopping inaugurou dois espaços para inspirar a comunidade criativa da cidade. O Espaço Criativo conta com o mural interativo Curitiba Mais Criativa, no qual os visitantes podem deixar ideias, desenhos ou frases sobre ações criativas que já realizaram. Já o Espaço Empreendedor é voltado a quem busca novas formas de alavancar seus negócios com criatividade. A programação, de segunda a sábado, das 10h às 21h, oferece mais de 30 opções de palestras, oficinas e workshops que valorizam o uso da imaginação como ferramenta para gerar soluções e resultados concretos.

21 de abril – Festival na Ópera de Arame

O icônico espaço é palco da abertura oficial do evento, com o Palco Mundo MIX, que traz apresentações da Orquestra e do grupo Ópera Café, além de mesas-redondas com temas como “Inovação criativa na gestão pública”, “O papel da criatividade no desenvolvimento da cidade” e “Cultura maker e futuro das cidades”. A programação se estende ao longo do dia e inclui batalhas de slam, oficinas literárias, apresentações de poesia, oficinas de pintura com luz, HQs, edição criativa e cultura maker. O evento traz também uma feira autoral, das 9h às 17h30, com gastronomia local e marcas criativas independentes.

22 de abril — Formação, inspiração e capacitação

O segundo dia será dedicado à formação de públicos diversos em diferentes polos da cidade, como o Pinhão HubVentura ShoppingUniOpet e Impact Hub. São mais de 40 atividades, entre palestras, oficinas e mesas-redondas, voltadas a estudantes, profissionais criativos e empreendedores, com foco em inspiração, qualificação e desenvolvimento de competências para o futuro. 

A programação completa pode ser conferida no site https://worldcreativityday.com/brazil/curitiba/activities.

23 de abril — Encerramento e Reconhecimento

O último dia é marcado por celebrações e premiações, começando  com a Creative Morning — uma mesa redonda no Pinhão Hub sobre o DNA criativo de Curitiba, com representantes do ecossistema de inovação da cidade.

Às 10h30, o Tour Criativo parte do Pinhão Hub para uma jornada imersiva pelo ecossistema criativo curitibano, passando por espaços e projetos que são referência em criatividade. O trajeto inclui paradas estratégicas para conhecer histórias inspiradoras e interagir com empreendedores e criativos que estão moldando o futuro. No caminho, pitches dinâmicos e interações surpresa tornam a experiência ainda mais envolvente.

O desembarque acontece no Hard Rock Café Curitiba, onde acontece o encerramento oficial do Festival WCD 2025. Entre as atrações da noite, destacam-se o Pitch Night re.Cria Curitiba — em que universitários apresentam ideias para transformar a cidade — e a revelação dos vencedores do Prêmio Curitiba Mais Criativa

Todas as atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial: https://worldcreativityday.com/brazil/curitiba/activities.

O WCD Curitiba 2025 é liderado pelo Collab.Hub, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, SEBRAE, Ventura Shopping, Impact Hub, Central Press, entre outros parceiros locais. O Centro Universitário UniOpet é mantenedor pelo segundo ano consecutivo.

Sobre o World Creativity Day

Reconhecido pela ONU, o WCD é um movimento global que celebra o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21 de abril). Desde 2018, mobiliza milhares de pessoas em centenas de cidades com atividades gratuitas que unem criatividade, educação, empreendedorismo e desenvolvimento social.

Serviço

Contato para a imprensa

Raphaella Caçapava📞 (41) 9 9574-1941
📧 raphaellacacapava@gmail.com

Jornalista e especialista em marketing e inovação, Raphaella é líder criativa do WCD Curitiba e sócia-fundadora do Collab.Hub. Atua há mais de 15 anos liderando projetos de impacto e experiências criativas no Brasil.

1º Seminário Paranaense de Aprendizagem acontece nesta quarta-feira (16)

O seminário acontece presencialmente na GERAR CIC e de forma híbrida, nos demais polos, no dia 16 de abril a partir das 13h30

A GERAR promove, nesta quarta-feira dia 16 de abril, o 1º Seminário Paranaense de Aprendizagem. O evento ocorre de forma presencial na sede da instituição, em Curitiba (CIC); de forma híbrida, nas subsedes da GERAR no Paraná. O evento também acontece de forma online.

Realizado pela GERAR, o 1º Seminário Paranaense de Aprendizagem conta  com apoio da UNILEHU; FEBRAEDA e FENASAP.

O evento corporativo é voltado aos gestores de Recursos Humanos e deve contar com as palestras de Pio Martins, economista e professor de Economia; Marcos Meier, psicólogo e metre em Educação; Erika Medina, coordenadora de aprendizagem no Paraná (MTE); Mariane Josviak, Procuradora-Regional do Ministério Público do Trabalho; Antônio Pasin, superintendente da FEBRAEDA e Oriovisto Guimarães, economista e Senador da República.

“É um seminário de aprendizado, diferente do comum, sobre como a aprendizagem pode sanar dores que muitos de nossos parceiros apresentavam e atrapalhavam na execução e produtividade de suas operações. O foco do evento é na empresa formadora de talentos. O nosso diferencial é que o seminário abordará questões além do social” destaca o gerente de Marketing da GERAR, Pedro Borin.

Vale destacar que para participar do seminário, o interessado deve se inscrever neste link: O evento é gratuito e aberto para empresas parceiras, ou não, da GERAR.

Sobre o evento

O seminário aborda a importância da aprendizagem profissional, como ferramenta estratégica para o desenvolvimento das empresas na sociedade. O conteúdo programático do evento está dividido da seguinte forma:

    • Inovação e Gestão de Talentos – Palestras com especialistas como Prof. Pio Martins e Marcos Meier, discutindo como as empresas podem atrair, desenvolver e reter talentos em um cenário em constante evolução.

    • Cenário Jurídico e Regulatório – Painéis com representantes do MTE, TRT e MPTE, abordando as regulamentações, desafios e oportunidades na contratação e capacitação de aprendizes.

    • Casos de Sucesso e Impacto Empresarial – Depoimentos de empresas e aprendizes, demonstrando na prática como a aprendizagem profissional transforma carreiras e fortalece organizações.

Além disso o evento contará com sorteios, interações e dinâmicas ao vivo. E, por fim, deve garantir um formato envolvente e participativo – tanto para o público presencial quanto online.

Serviço

Seminário “Formando Talentos, Transformando Empresas”

Onde: GERAR CIC – Rua Senador Acciolly Filho, 511 – Cidade Industrial – Curitiba/PR (presencial); híbrido nas subsedes da instituição e online. 

Quando: 16 de abril

Horário: A partir das 13h30

Link para a inscrição: https://empresa.gerar.org.br/seminario-pr#rd-form-m7jif9kt

Palestrantes confirmados: Pio Martins, economista e professor de Economia; Marcos Meier, psicólogo e metre em Educação; Erika Medina, coordenadora de aprendizagem no Paraná (MTE); Mariane Josviak, Procuradora-Regional do Ministério Público do Trabalho; Antônio Pasin, superintendente da FEBRAEDA e Oriovisto Guimarães, economista e Senador da República.