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O Boticário apresenta Cuide-se Bem Nuvem de Alegria

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O Boticário apresenta Cuide-se Bem Nuvem de Alegria, com fragrância que, comprovadamente, promove sensação de felicidade


Com neurociência, marca agrega ainda mais inovação e expande o portfólio de Nuvem, uma das linhas best sellers de Cuide-se Bem

Estudos da neurociência têm mostrado que o humor está ligado diretamente à saúde mental e física. Segundo o neurocientista cognitivo Scott Weems*, pessoas bem-humoradas são mais saudáveis. Além disso, cérebros felizes são mais criativos, mais rápidos e mais alertas mentalmente. De olho nesse comportamento e atento às principais tendências do mercado, Cuide-se Bem, marca do Boticário que promove leveza para o momento de autocuidado, expande seu portfólio e lança Cuide-se Bem Nuvem de Alegria, uma linha de edição limitada da queridinha linha Nuvem, uma das famílias mais amadas pelos consumidores. Todos os itens contam com uma fragrância desenvolvida com neurociência, que promove sensação de felicidade* para levantar o astral.

O lançamento materializa o olhar precursor de inovação e tecnologia do Boticário para o desenvolvimento do segmento de beleza. Como resultado, os produtos capazes de despertar boas emoções e experiências sensoriais atendem a uma forte tendência de mercado, que busca por itens que vão além da entrega sensorial. “A novidade da linha de Nuvem, que está entre as top 3 mais vendidas da marca, foi idealizada para proporcionar momentos de leveza e alegria em meio às pressões cotidianas. Sua proposta vai além da hidratação diária, estimulando emoções positivas, oferecendo experiências de prazer e conforto, capazes de gerar otimismo e bem-estar.

Isso acontece tanto por meio da fragrância frutal cítrica e funcional, quanto pelas entregas sensoriais, combinadas com a textura inovadora do único óleo corporal de Cuide-se Bem e também na aplicação das partículas de brilho nas formulações, que deixa o momento mais revitalizante e único”, conta Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário. 

São seis produtos que variam entre as categorias de cuidados corporais, banho e perfumaria com entregas únicas e muito glow para a rotina de autocuidado, a começar pela clássica e favorita loção desodorante hidratante, que tem textura cremosa e absorve rapidamente na pele, sem deixar aquela sensação grudenta, entregando muita hidratação por até 48 horas. Além da fragrância, a novidade também conta com produtos que possuem brilho na formulação: a loção desodorante iluminadora, com partículas luminosas que vão deixar a pele macia, radiante e cheirosa; e o sabonete líquido corporal, que limpa de forma suave e promove sensação relaxante com uma espuma cheia de brilho.

Ainda para o banho, o óleo hidratante corporal, inédito no portfólio de Cuide-se Bem, deixa a pele sedosa como uma nuvem em uma explosão de fragrância no banho. O cheirinho de felicidade vem também nos sabonetes sortidos – em duas cores, em embalagem com quatro unidades, o item proporciona uma espuma cremosa que perfuma e limpa sem ressecar – e no body splash desodorante colônia, que prolonga essa sensação de felicidade e levanta o astral durante todo o dia, por meio de uma fragrância funcional e contagiante, que explora todo o frescor da linha. Todos os produtos são 100% veganos, com altas porcentagens de ingredientes naturais e cruelty free.

A linha de edição limitada Cuide-se Bem Nuvem de Alegria está com 20% de desconto na compra de dois ou mais produtos, disponível em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

*Tecnologia validada por recursos de testagem do setor de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos.

 Serviço:

Loção desodorante hidratante Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 400 ml – Preço sugerido:
R$ 69,90
Formulado com manteiga de karité e glicerol, o produto proporciona 48 horas de hidratação, deixa a pele macia e perfumada; é absorvido rapidamente, fácil de espalhar e não gruda. Tem textura leve e hidratação potente. É vegano, cruelty free e 96% dos ingredientes são naturais.
Loção desodorante iluminadora Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 200 ml – Preço sugerido:
R$ 49,90
O produto conta com muito glitter para uma pele iluminada. De rápida absorção, não fica pegajoso e proporciona 48 horas de hidratação. É vegano, cruelty free e tem 94% de ingredientes naturais. A embalagem é de plástico vegetal.


Sabonete líquido corporal Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 150 ml – Preço sugerido: R$ 44,90
Com glitter, o produto faz uma espuma cremosa e deixa a pele perfumada. Remove as impurezas, o excesso de oleosidade e promove maciez e sedosidade. É vegano, cruelty free e 94% dos ingredientes são naturais. A embalagem é de plástico vegetal.

Oléo hidratante corporal Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 110 ml – Preço sugerido: R$ 54,90
Único óleo do portfólio, promove hidratação intensa por 48 horas, deixa a pele sedosa, aveludada, como uma nuvem, e sem efeito pegajoso. É vegano, cruelty free e 93% dos ingredientes são naturais.

Sabonetes sortidos Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 4 x 80 g – Preço sugerido: R$ 34,90
Em duas cores, o produto limpa delicadamente, sem ressecar, e promove uma pele macia, aveludada e com cheirinho que promove sensação de felicidade. É vegano, cruelty free e 97% dos ingredientes são naturais.

Body splash desodorante colônia Cuide-se Bem Nuvem de Alegria 200 ml – Preço sugerido R$ 84,90
Para todos os momentos do dia, com uma fragrância que promove sensação de felicidade*. É vegano, cruelty free e possui 92% de ingredientes naturais.
*Contém tecnologia validada por neurociência (ressonância magnética funcional), além de resultados comprovados por testes de percepção com consumidores

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. 

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.   

*Fonte: Ha! The Science of When We Laugh and Why.

Professor do UniCuritiba integra Comissão Assessora da Capes

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Professor do UniCuritiba integra Comissão Assessora da Capes

Nomeado em abril, advogado paranaense terá como função avaliar projetos de pesquisa, discutir políticas públicas para o ensino superior e fomentar a inovação

O advogado e professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCuritiba, Fernando Gustavo Knoerr, PhD em Direito pelas universidades de Coimbra (Portugal) e Réggio Calábria (Itália), é um dos novos membros da Comissão Assessora da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A Portaria Capes 82/2025, que trata da nomeação, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de abril. Vinculada ao Ministério da Educação, a Capes coordena e supervisiona programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país. Além do fomento à pesquisa, atua também na promoção da internacionalização do ensino superior, facilitando intercâmbios e parcerias com instituições estrangeiras.

Na Comissão Assessora, o professor do UniCuritiba terá como responsabilidades a avaliação e revisão de projetos de pesquisa que buscam financiamento ou apoio, emissão de pareceres técnicos e contribuição na tomada de decisão para a concessão de financiamentos aos projetos aprovados.

A atividade é realizada em colaboração com outros membros da Comissão Assessora, que contribuem ainda para a formulação de políticas públicas de inovação e pesquisa no Brasil. Segundo Fernando Gustavo Knoerr, a comissão atua para garantir que os recursos públicos sejam alocados de maneira eficaz. “Nossa missão é fazer com que os projetos tenham potencial para gerar impactos positivos na pesquisa e na inovação brasileiras.”

O professor já é membro da Comissão de Relações Internacionais da CAPES e também Membro correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Fernando Gustavo Knoerr foi Procurador Federal de Categoria Especial e Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE-PR. É parecerista, palestrante e autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

O Boticário promove “Camarote do Boti na praia” no Rio de Janeiro

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O Boticário promove “Camarote do Boti na praia” no Rio de Janeiro com experiência inédita co-criada com fãs da marca

Marca levará cinco consumidores para viverem um momento único em Copacabana, inspirado na vibração de EGEO e com ativação de maquiagem Quem Disse, Berenice?

O Boticário lança mais uma iniciativa inédita que transforma a vibração coletiva dos fãs em uma experiência única e exclusiva. Pela primeira vez, a marca convida consumidores de todo o Brasil a co-criarem na ação “Camarote do Boti na praia”, que acontecerá no dia 3 de maio, em um espaço exclusivo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, inspirado nas fragrâncias marcantes de EGEO Red e EGEO Bomb Black.
Com a participação na divulgação de Lorelay Fox, youtuber, palestrante, drag queen, e reconhecida por trazer conteúdos das fanfics – histórias fictícias na internet criadas por fãs –, a ação conta com dinâmica do concurso cultural completo, cujas inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 27 de abril no site oficial do Camarote Boti.

Para participar, os interessados devem preencher um formulário que vai além do básico: os consumidores precisarão usar sua criatividade para escrever a sua fanfic original e que mencione um dos produtos da marca EGEO na história, além de trazer sua autenticidade para contar sobre o que tornaria a participação no camarote do Boti inesquecível. As sugestões criadas pelos consumidores serão insumos para construir toda a dinâmica e ambientação da ativação, o que caracteriza o viés inédito de co-criação.
Cinco participantes serão selecionados para viver essa experiência de perto, garantindo uma viagem para o Rio de Janeiro, que oferecerá um evento com vista privilegiada da praia de Copacabana, música, drinks e momentos de beleza com Quem Disse, Berenice?. Por lá, a marca ativa mais uma edição do “Trago sua make de volta”, que marcou presença em grandes eventos como o Lollapalooza Brasil 2024 e o carnaval de São Paulo (em parceria com a Heavy House), oferecendo estações de retoque de maquiagem para garantir que nenhum look perca o brilho — do começo ao fim da festa.

“Para entregar as melhores experiências para nossa comunidade, tomamos escolhas estratégicas baseadas no contexto cultural e que façam sentido com suas paixões e desejos. Sabendo do forte vínculo que os fãs têm com seus ídolos, conectamos o concurso com as fanfics, que instigam a criatividade e abrem a oportunidade de construírem com a gente. E a amarração de toda essa narrativa com o universo da beleza acontece com EGEO e Quem Disse, Berenice? – duas marcas estratégicas do Grupo Boticário que estão na vanguarda das tendências de comportamento”, afirma Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário e Quem Disse, Berenice?.

A ação, sob insight criativo liderada pela agência SoWhat, faz parte de uma série de iniciativas especiais de aproximação e relacionamento que a marca vem construindo cada vez mais com a sua comunidade – os botilovers, como são carinhosamente chamados – com o objetivo de oferecer experiências únicas e personalizadas.

“Essa já é a quinta edição do Camarote do Boti — reflexo direto do sucesso das últimas ações que colocamos na rua. Na SoWhat, a gente leva a sério entender o que move as comunidades com quem nos conectamos e os contextos culturais que elas estão inseridas. Juntar uma verdade da marca com eventos que são relevantes e únicos para o brasileiro é o que dá vida ao nosso jeito agnóstico de pensar”, afirma Gui Zunttini, Diretor de Criação da SoWhat.


O regulamento completo da promoção está disponível no site. 

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros**  foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada*** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.     

Sobre a Quem Disse, Berenice?

Quem Disse, Berenice?, parte do Grupo Boticário desde 2012, é a marca radar de maquiagem que conecta com jovens adultos apaixonados por beleza e autoexpressão. Nascida na comunidade de beauty, a marca oferece produtos veganos e cruelty-free, incentivando a experimentação e a liberdade de criar seus próprios looks. Com uma estética moderna e vibrante, Quem Disse, Berenice? torna o universo da maquiagem leve e fresh, oferecendo produtos que se tornam hits em um portfólio com mais de 332 produtos que podem ser encontrados em mais de quatro mil pontos de venda, além do e-commerce. A marca também oferece o Menu de Makes, uma experiência de beleza disponível nas lojas Quem Disse, Berenice? e O Boticário, com 100% do valor investido, de R$ 139,90, revertido em produtos à escolha no portfólio da marca.

Fontes:     

*Fonte: Kantar. Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 2.400 entrevistas por ano/ 600 entrevistas por trimestre. – Homens/ 18-60a/ Compradores de Perfumes/Fragrâncias masculinos nos últimos 3 meses.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

***ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Projeto de empreendedorismo gratuito, em Rolândia, vai oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Rolândia, vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Rolândia começam no dia  05 de maio, às 19 horas, no Lions Clube de Rolândia, na Av. Brasília, 801

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/J44sEdxLL37SXi659

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em Rolândia 


Início: 05/05//2025


Local: Lions Clube de Rolândia 

Endereço:   Av. Brasília, 801

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99798-2817 – Michela Notti

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Frio acende alerta para quem sofre de doenças reumáticas

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Frio acende alerta para quem sofre de doenças reumáticas: entenda os impactos e os cuidados necessários

Com a chegada dos dias mais frios, os consultórios de reumatologia costumam registrar aumento nas queixas de dor e rigidez articular. As baixas temperaturas do outono e do inverno podem agravar os sintomas de diversas doenças reumáticas, afetando especialmente idosos, pessoas com artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 15 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de reumatismo, termo que engloba mais de 100 doenças que comprometem articulações, músculos, ossos e tecidos conjuntivos.

De acordo com a Sociedade Paranaense de Reumatologia, o frio por si só não é causa das doenças reumáticas, mas atua como um gatilho para crises de dor, rigidez matinal prolongada, limitação de movimentos e até sintomas depressivos em quem já enfrenta esses diagnósticos.

“As baixas temperaturas provocam a contração muscular, reduzem a circulação sanguínea periférica e aumentam a sensibilidade à dor. Isso pode piorar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes reumáticos, sobretudo quando há também queda na prática de atividades físicas”, explica a reumatologista Dra. Carolina Muller, presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia.

Além disso, quadros como o fenômeno de Raynaud – em que há espasmos nos vasos sanguíneos das extremidades, como dedos das mãos e dos pés – podem ter, em algumas situações, agravamentos significativos no frio, tornando-se um fator de risco para lesões por má circulação.

Cuidados importantes no outono e inverno

Para quem convive com doenças reumáticas, a mudança de estação exige atenção redobrada. A Sociedade Paranaense de Reumatologia orienta alguns cuidados simples que fazem diferença:

Manter o corpo aquecido, com roupas adequadas, luvas e meias, especialmente nas extremidades

Evitar banhos muito quentes, que podem ressecar a pele e agravar sintomas como dor e rigidez

Fazer atividade física regular, mesmo em ambientes fechados, para manter a mobilidade e evitar o enrijecimento muscular

Garantir exposição ao sol sempre que possível, para estimular a produção de vitamina D, importante para a saúde óssea

Manter o acompanhamento médico e o uso correto das medicações, sem interromper o tratamento por conta própria

Evitar o sedentarismo e o isolamento, pois fatores emocionais também impactam o quadro clínico

Importância do diagnóstico precoce

Muitas pessoas atribuem as dores articulares ao envelhecimento ou ao “clima ruim”, e acabam negligenciando os sintomas. A Sociedade Paranaense de Reumatologia alerta que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar a progressão das doenças reumáticas e garantir melhor qualidade de vida. Em caso de dores persistentes, rigidez que dura mais de uma hora pela manhã, inchaço ou limitação de movimento, é essencial procurar um médico reumatologista.

Direito do Trabalho Internacional e Mobilidade Profissional

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Direito do Trabalho Internacional e Mobilidade Profissional

FOL Academy e Internazionale Juris Academy lançam curso inovador

A globalização e o crescimento do trabalho remoto ampliaram a demanda por profissionais qualificados para lidar com contratos internacionais, mobilidade global e compliance trabalhista.

Para atender a essa demanda, o FOL Academy e a Internazionale Juris Academy, iniciativa idealizada e coordenada pela Dra. Rita de Cássia da Silva e que reúne mais de 180 advogados em 16 países, uniram forças para oferecer um curso inovador sobre Direito do Trabalho Internacional e Mobilidade Profissional.

Com aulas 100% online e ao vivo, o curso terá início no dia 5 de maio e vai abordar temas fundamentais para quem deseja atuar no cenário jurídico internacional, incluindo contratos de trabalho internacionais, compliance, tributação, previdência social e gestão da expatriação.

Entre os nomes confirmados estão a Desembargadora Ivani Bramante (TRT 2ª Região) e a advogada internacionalista Rita de Cássia da Silva, trazendo uma visão prática e atual do Direito do Trabalho Internacional.

Serviço:

Início das aulas: 5 de maio de 2025 (segunda-feira)

Formato: 100% online e ao vivo, com gravação

Inscrições:https://academy.folsolutions.com.br/direito-do-trabalho-internacional-e-mobilidade-profissional/

Sobre Rita de Cássia da Silva

Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É Mestranda em Direito Tributário Internacional, especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais. É palestrante, Escritora, Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos, Diretora de Relações Internacionais e Embaixadora do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário nos Estados Unidos da América. Presidente da Comissão de Direito Internacional do Instituto IBRAPEJ. É CEO do Internazionale – Grupo de Estudos em Direito Internacional que já conta com mais de 180 advogados em 16 países, fundadora da Comunidade PrevConnection – a 1ª Comunidade de Direito Previdenciário Internacional e Mentora para advogados que queiram internacionalizar suas carreiras. Mais informações: https://ritasilvaadvogados.com.

Novo comportamento do cliente de imóveis é tema de curso para profissionais do setor

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Evento do Secovi-PR acontece no próximo dia 6 e prepara profissionais para os desafios do mercado contemporâneo

No dia 6 de maio, das 19h às 22h, o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR) promoverá, por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), o curso presencial “O novo comportamento do cliente de imóveis”. O evento acontecerá na sede da instituição em Curitiba e tem como objetivo a preparação de profissionais do setor imobiliário para lidar com as transformações nas dinâmicas de consumo, comportamento e tomada de decisão dos clientes.

O curso será conduzido por Adriana Siufi Samaan, sócia da Nuna Marketing Imobiliário com mais de 20 anos de experiência na área e especialista em comportamento do consumidor e estratégias de mercado. O conteúdo foi elaborado para atender qualquer profissional que deseje se atualizar frente aos novos paradigmas do mercado, entendendo de que forma as transformações sociais, econômicas e tecnológicas vêm influenciando o relacionamento com os clientes, seus processos decisórios e, por consequência, os resultados dos negócios.

A programação irá abordar as mudanças sociais e seus impactos no mercado imobiliário, incluindo a digitalização das relações de consumo, o fortalecimento de temas como sustentabilidade e mobilidade urbana, além das novas exigências no contexto pós-pandêmico, como a valorização do home office, de espaços multifuncionais e da segurança residencial. Também serão discutidas as diferentes expectativas entre as gerações mais jovens, como os Millennials e a Geração Z em contraste com os perfis anteriores de consumidores.

Outro ponto relevante do conteúdo é a aplicação prática das informações no cotidiano profissional. A professora ressalta que, a partir do curso, os participantes estarão mais preparados para interagir com clientes e parceiros, utilizando uma comunicação mais qualificada e alinhada aos novos ritmos e formas de linguagem que caracterizam o consumidor atual.

Serviço:

O novo comportamento do cliente de imóveis

Quando: 6 de maio de 2025, das 19h às 22h

Onde: auditório do Secovi-PR – Rua Doutor Pedrosa, 475 – Centro, Curitiba-PR

Inscrições: até dia 29 de abril, as inscrições saem por R$ 134 para associados, R$ 159 para representados adimplentes e por R$191 para o público em geral.  Após esse prazo, todos poderão adquirir o ingresso por R$ 220.

Para mais informações, acesse www.lojasecovipr.com.br

9 dicas para utilizar inteligência artificial nos estudos

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Aplicação sem critério pode limitar autonomia e criatividade, prejudicando aprendizado, alertam especialistas

Um levantamento da National Literacy Trust revelou que a porcentagem de jovens entre 13 e 18 anos que utilizam IA generativa saltou de 37,1% em 2023 para 77,1% em 2024. Esse crescimento acelerado intensificou os debates sobre os benefícios e desafios dessa tecnologia no ambiente educacional. Educadores de diversas partes do mundo manifestam tanto entusiasmo quanto preocupação com a presença crescente da IA no cotidiano escolar.

Para Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios da Rede Positivo, que conta com 20 unidades entre Sul e Sudeste do Brasil, o uso responsável da IA depende da orientação e capacitação dos estudantes. “Ela deve ser uma aliada, não uma substituta do pensamento crítico e da criatividade. O conhecimento construído ao longo da jornada escolar é essencial para que os alunos desenvolvam habilidades únicas, inclusive para criticar e aprimorar os conteúdos gerados pela própria tecnologia”, ressalta.

No entanto, a incorporação da IA ao ensino exige atenção a limites éticos. Hartmann enfatiza a importância de ensinar os alunos a citar fontes corretamente, respeitar direitos autorais e utilizar a tecnologia de maneira adequada. “Cabe à escola orientar os estudantes para que façam um uso produtivo dessas ferramentas, sem comprometer sua autonomia intelectual e capacidade de reflexão”, reforça.

O desafio, portanto, não está na presença da IA na educação, mas na forma como é empregada. O futuro do ensino depende do equilíbrio entre tecnologia e pensamento humano, garantindo que a inteligência artificial impulsione o aprendizado sem substituir o esforço cognitivo necessário para a construção do conhecimento. O Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) da Rede de Colégios Positivo dá nove sugestões para estudantes aproveitarem os benefícios da IA sem abrir mão da responsabilidade, do pensamento crítico e da criatividade:

           1. Assistentes virtuais para revisão de conteúdos

Ferramentas como o ChatGPT, Grammarly (em inglês) e Gemini podem ajudar na elaboração de resumos e na revisão de matérias.

           2. Feedback nas redações

Experimente usar a IA para perguntar como uma redação poderia ser aprimorada, de acordo com as diretrizes do enunciado e leia a resposta de forma crítica, aceitando as sugestões pertinentes e rejeitando o que considerar descartável. Assim, você aprende com os erros e garante que a autoria e a originalidade sejam preservadas.

           3. Crie quizzes e questões de estudo

Aproveite a capacidade da IA para gerar questões e exercícios que auxiliem na fixação dos conteúdos, personalizando a prática conforme as suas dificuldades.

           4. Personalize trilhas de aprendizado

Nos colégios da Rede Positivo, a IA é utilizada para personalizar o ensino. “Com base nas interações dos alunos, a tecnologia identifica como cada um aprende melhor e propõe trilhas de exercícios personalizadas, ajudando-os a focar nos conteúdos que precisam reforçar”, explica Hartmann. Segundo ele, essa personalização, antes restrita à percepção do professor, agora se beneficia da análise precisa de dados, tornando as estratégias pedagógicas mais eficazes. Assim como as escolas da Rede Positivo utilizam a IA para identificar como cada aluno aprende melhor, você pode organizar seus estudos com base no feedback das ferramentas, focando nas áreas que mais necessita aprimorar.

           5. Aprimore seu pensamento crítico

Compare as informações geradas por mais de uma ferramenta de IA e também com outras fontes confiáveis, desenvolvendo a habilidade de checar fatos e questionar o conteúdo apresentado.

           6. Inove nos projetos acadêmicos

Use a IA para explorar novas ideias e iniciar projetos criativos, mas lembre-se de transformar essas sugestões em trabalhos originais e autorais, sempre acrescentando seu ponto de vista.

           7. Aprimore a organização dos estudos

Ferramentas de IA podem ajudar a estruturar seu cronograma, organizando o tempo de estudo e sugerindo materiais complementares com base nas suas necessidades.

           8. Pratique a citação correta de fontes

Ao utilizar conteúdos gerados por IA para apoiar seus estudos, certifique-se de citar corretamente as fontes e respeitar os direitos autorais, conforme orientam educadores.

           9. Fomente o debate e a discussão

Utilize a IA para obter diferentes perspectivas sobre um mesmo tema, promovendo debates com colegas e familiares que estimulem a reflexão e a construção coletiva do conhecimento.

Apoio ao trabalho docente

Além dos alunos, os professores também encontram na IA uma aliada para otimizar sua rotina. A tecnologia permite a geração automática de questões, a correção de provas e a elaboração de materiais didáticos mais dinâmicos. Ferramentas como ChatGPT, HeyGen, Gamma e DeepSeek estão revolucionando a preparação das aulas e o acompanhamento do progresso dos estudantes pelos docentes.

Com 50 anos de carreira na educação, a diretora do Colégio Jardim das Nações, de Taubaté (SP), Heloisa Carneiro Bastos, reforça que a aprendizagem depende do afeto e da interação humana. “O conhecimento se constrói a partir de relacionamentos reais”, ressalta. “A inteligência artificial veio para agregar ao trabalho do educador. Ela vai facilitar processos administrativos, permitindo que o professor tenha mais tempo para exercer sua verdadeira missão: ensinar”, finaliza.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Crianças com neurodivergência em meio à separação: quais são os direitos e desafios?

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Cuidados necessários para garantir estabilidade e desenvolvimento saudável em casos de divórcio

O fim de um relacionamento, por si só, costuma trazer dúvidas e angústias ao ex-casal, principalmente, quando há filhos envolvidos. Mas, quando a criança tem algum tipo de neurodivergência — como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou outras condições que exigem cuidados especiais — os desafios podem se multiplicar. “A rotina, o apoio terapêutico e o ambiente estável se tornam ainda mais essenciais para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Quando ocorre a separação, o planejamento adequado faz toda a diferença”, afirma o advogado familiarista Henrique Hollanda, que atua em casos de divórcio com filhos neurodivergentes há mais de dez anos.

Em 2024, o Ministério da Saúde divulgou dados preliminares do Relatório Nacional de Neurodesenvolvimento, estimando que cerca de 2,2 milhões de crianças no Brasil recebem assistência especializada para algum tipo de neurodivergência. Para essas famílias, a reconfiguração familiar decorrente da separação pode afetar, diretamente, a continuidade de tratamentos e a manutenção de rotinas que são fundamentais para o bem-estar dos filhos. Segundo Hollanda, a guarda compartilhada continua sendo a modalidade mais recomendada na maior parte dos casos, mas não se aplica de maneira absoluta. “Não adianta impor uma guarda compartilhada se o dia a dia não permite os devidos cuidados — seja por conflito entre os pais ou pela falta de estrutura na casa de um dos genitores”, pontua o advogado.

O ordenamento jurídico brasileiro se esforça em priorizar os interesses da criança e do adolescente, incluindo aqueles com deficiências ou condições que exigem suporte multidisciplinar. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/2015) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência garantem uma série de direitos a crianças neurodivergentes, entre eles a facilidade de acesso aos serviços de saúde e educação adaptada. Na prática, porém, o especialista, Henrique Hollanda, explica que nem sempre é simples unir esses direitos às realidades de uma separação: “Famílias que já enfrentam sobrecarga emocional pela rotina de terapias e consultas podem passar por conflitos adicionais ao tentar dividir responsabilidades, despesas e horários de locomoção.” 

Um dos pontos mais sensíveis é a manutenção das rotinas. Para muitas crianças com TEA, por exemplo, mudanças abruptas de ambiente ou de horário podem acarretar estresse e regressão em certos comportamentos. Por isso, a fim de amenizar possíveis impactos, especialistas recomendam o envolvimento de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas familiares para elaborar uma transição planejada. “A gente percebe que, quando há orientação profissional, fica muito mais viável definir detalhes como qual genitor acompanhará consultas, quem ficará responsável por comprar medicamentos ou gerenciar terapias, e como serão organizados os períodos de convivência”, destaca Hollanda.

Outra questão fundamental é a pensão alimentícia, já que as necessidades de uma criança com neurodivergência podem requerer investimentos maiores — seja em terapias, equipamentos de locomoção ou cuidadores especializados. De acordo com o Boletim Nacional de Ações de Família do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicado em fevereiro de 2025, 57% das disputas envolvendo crianças com necessidades especiais apresentaram pedidos de reavaliação do valor da pensão para custear tratamentos contínuos. “Em muitos casos, a pensão precisa ser recalculada justamente para contemplar despesas fixas mais altas que o convencional, garantindo a continuidade do tratamento”, explica o advogado.

Embora a lei vise proteger o melhor interesse da criança, especialistas concordam que nenhuma norma é capaz de resolver todas as nuances emocionais de cada família. “A atuação de vários profissionais — advogados, psicólogos, pedagogos — colabora para que se chegue a um acordo que priorize, acima de tudo, a estabilidade e o bem-estar do filho. Manter o respeito e o diálogo entre os ex-cônjuges continua sendo o passo mais importante, mesmo que não seja fácil. Afinal, mais do que um papel judicial, o que está em jogo é o futuro de uma criança que merece todo o suporte para continuar se desenvolvendo plenamente”, conclui Henrique Hollanda.

Serviço: Hollanda Advocacia

Dr. Henrique Hollanda – Advogado familiarista 

Redes Sociais: @henriquehollandaadvogado

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AHK Paraná conta com nova diretoria

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AHK Paraná conta com nova diretoria

Nova gestão reforça compromisso com a inovação, diversidade e fortalecimento do ecossistema empresarial entre Brasil e Alemanha

Uma das câmaras bilaterais mais representativas do estado, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná), anuncia a composição de sua nova diretoria, eleita por voto dos mais de 180 associados, durante a última Assembleia Geral, que aconteceu no dia 27 de março. A nova gestão assume o compromisso de fortalecer os laços econômicos entre indústria, comércio e prestadores de serviços paranaenses e a Alemanha, a fim de ampliar as oportunidades de negócios com esse que é o principal parceiro econômico europeu do estado.

O novo conselho, composto por representantes de empresas associadas como Interprint, Bosch, Horsch do Brasil, Gemü do Brasil, OKE do Brasil, Lapinha Spa, entre outros, assume em maio com a meta de manter a excelência nas ações desenvolvidas pela Câmara, ao mesmo tempo que avança em pautas estratégicas como sustentabilidade, transformação digital, diversidade e expansão do networking entre as empresas paranaenses e alemãs.

A relação do Paraná com a Alemanha é sólida. 6,6% de tudo o que é exportado para o país europeu sai do Paraná – ao passo que o Estado importa 7% de tudo o que os germânicos exportam para o Brasil, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “Nos últimos anos, a Câmara se posicionou como uma das mais influentes no setor industrial do Paraná. Agora a nossa missão é fomentar a intensificação do contato das empresas locais com as companhias alemãs, contribuindo para a geração de novos negócios”, afirma Lourdes Manzanares, managing director da INTERPRINT do Brasil | A Toppan Company, que assume a diretoria da entidade pelos próximos dois anos no lugar do cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, que passa a ocupar a cadeira de conselheiro honorário da entidade.

Esta é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo, o que simboliza um avanço na representatividade e diversidade dentro da instituição. Lourdes traz consigo uma sólida experiência no setor industrial e uma visão moderna de gestão, que promete contribuir significativamente para os novos desafios da Câmara. “Acreditamos que a diversidade e a inovação caminham juntas. Nossa nova diretoria foi pensada para refletir esses valores, fundamentais para a construção de uma Câmara ainda mais conectada às necessidades do presente e preparada para o futuro”, destaca Lourdes.

Além da nova diretora, a composição conta com conselheiros regionais e fiscais que representam uma renovação no quadro da AHK Paraná, trazendo diferentes perspectivas, experiências e lideranças jovens da indústria. A entidade tem a meta de continuar oferecendo soluções e iniciativas que fomentam o desenvolvimento empresarial, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação binacional.

“Vamos incrementar o excelente trabalho feito pela gestão anterior, fortalecendo ainda mais os negócios dos nossos associados e do Paraná, promovendo o intercâmbio com a Alemanha e estimulando as relações bilaterais que hoje já são próximas”, finaliza Lourdes.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.