Com apoio de iniciativas empresariais, cuidados preventivos alcançam mais brasileiros e contribuem para a redução de índices; Expedição Novos Sorrisos já beneficiou 10 mil pessoas
Mesmo com os desafios persistentes na saúde bucal da população, o Brasil vem avançando rumo a um cenário mais positivo, com o crescimento do acesso a cuidados odontológicos e, consequentemente, um número maior de sorrisos saudáveis. Atualmente, o país conta com 45% de cobertura em saúde bucal, tendo como meta alcançar pelo menos 70%, segundo o Ministério da Saúde.
Além da ampliação de ações públicas, projetos sociais desenvolvidos pela iniciativa privada desempenham um papel essencial na união de forças em busca da democratização do acesso à saúde bucal. É o caso da Expedição Novos Sorrisos, programa social da Neodent, uma das maiores fabricantes de implantes dentários do mundo, que há nove anos percorre o Brasil levando cuidados odontológicos preventivos a diversas comunidades, especialmente àquelas que enfrentam maiores dificuldades no acesso à saúde. A iniciativa acaba de alcançar a marca de 10 mil pessoas beneficiadas – e continua sua jornada, levando sorrisos por onde passa.
O programa contribui para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e para trabalhar o medo que muitos ainda têm de ir ao dentista. “A ampliação do acesso à Odontologia, aliada a campanhas educativas e preventivas, é fundamental para melhorar a qualidade de vida. A saúde bucal está diretamente relacionada ao bem-estar geral, influenciando a alimentação, a autoestima e até o desempenho profissional. Com o fortalecimento de programas sociais e a expansão das políticas públicas, o Brasil segue avançando para garantir mais sorrisos saudáveis em todas as regiões do país”, analisa Raphaela Borba, diretora de Responsabilidade Social da Neodent.
Uma trajetória de inspiração, histórias e sorrisos
Criada em 2016, a Expedição Novos Sorrisos já passou por 44 cidades em 14 estados brasileiros, sempre com o apoio de dentistas voluntários locais. Desde então, mais de 400 profissionais se uniram à iniciativa com um único objetivo: criar sorrisos. Somente no ano passado, mais de mil pessoas foram atendidas na unidade odontológica móvel do programa, somando-se aos 9 mil beneficiados desde o início do projeto, que começou com uma estrutura montada dentro de um trailer.
Em 2019, após percorrer 11 mil quilômetros, estava ainda mais clara a importância desse tipo de cuidado para a população. Foi então que a Neodent decidiu investir em uma estrutura maior, com mais conforto e capacidade de acolhimento – tanto para os pacientes quanto para os profissionais e voluntários. Assim, a Expedição ganhou força para ir ainda mais longe.
A paranaense Roseli foi a paciente que marcou a recente conquista de 10 mil brasileiros beneficiados pelo programa. “Esse trabalho de orientar a correta higiene bucal é muito importante. Eu me senti tão bem acolhida que levei meu filho também, e recomendo que todos procurem a unidade móvel quando ela passar por suas cidades”, afirma.
Já no Ceará, estado visitado pela Expedição em 2023, Marcos compartilha sobre a fragilidade de não ter um sorriso. “Eu trabalho com o público e acabava tendo vergonha de não mostrar um sorriso bonito e ter uma boa apresentação. Tenho esperança no coração por tantas coisas boas que acontecem na minha vida, e uma delas foi ter conhecido a Expedição Novos Sorrisos”, conta. Durante sua visita à unidade odontológica móvel da Neodent, Marcos foi diagnosticado com bruxismo severo e encaminhado para o tratamento adequado.
Investimentos para transformar este cenário
A Neodent reconhece a necessidade dessa mobilização porque, apesar da melhora nos últimos anos, desafios ainda persistem. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil) 2023 mostram que a perda dentária continua sendo uma realidade preocupante, especialmente entre os idosos. Entre a população de 65 a 74 anos, 36% já perdeu todos os dentes – índice superior à média global, de 23%. Já entre os adultos de 35 a 44 anos, o cenário é mais positivo: a média de dentes perdidos caiu para 3,4 em 2023, frente a 7,4 em 2010 e 13,5 em 2003.
Entre crianças e adolescentes, a cárie dentária continua sendo o principal desafio. Aos 5 anos, a média é de 2 dentes com cárie, e 47% das crianças nessa faixa etária apresentam o problema sem tratamento. Aos 12 anos, o índice cai para 1,6, mas 37% ainda tem ao menos um dente permanente com cárie não tratada. Os dados indicam que, apesar dos avanços, ainda é preciso ampliar o acesso a cuidados preventivos e tratamentos odontológicos adequados.
Próximos passos
Depois de percorrer mais de 20 mil quilômetros, a Expedição Novos Sorrisos se prepara para visitar, pela primeira vez, a região Norte do país, completando, assim, sua jornada por todas as regiões do Brasil.
Sobre a Expedição Novos Sorrisos
A Expedição Novos Sorrisos é um programa social da Neodent que, desde 2016, já contribuiu para a melhoria da saúde bucal de mais de 10 mil brasileiros, por meio de ações educativas que contribuem com a democratização do acesso à saúde bucal. Esse impacto é possível graças à equipe da Neodent, que acompanha a Expedição, e aos dentistas voluntários das cidades visitadas, consolidando a iniciativa como um programa de grande alcance. Até o momento, a ação já percorreu mais de 20 mil quilômetros e passou por 44 cidades de 15 estados brasileiros, com a participação de mais de 400 voluntários.
Sobre a Neodent
Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.