Home Blog

História de luta no cuidado com familiares leva mulher a descobrir vocação e se dedicar à carreira de enfermagem 

0

Busca pela profissão teve salto no pós-pandemia; mulheres representam 85% dos mais de 3 milhões de profissionais que atuam na área no país

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mais de 3 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem atuam hoje no Brasil. Esses profissionais estão diretamente ligados aos cuidados com os pacientes, desde a internação até o acompanhamento da evolução dos casos. Para o médico, cientista e escritor Dráuzio Varella, é a enfermeira “quem dá o padrão de atendimento, é ela quem está ao lado do doente o tempo todo”, disse em uma coluna em vídeo sobre a profissão em setembro de 2022.   

Parte desse time, a técnica de enfermagem do Hospital IPO, Ana Luiza Souza Lima, concorda. No caso dela, a enfermagem veio de experiências próprias – tanto de cuidado quanto de apoio. Ainda antes de escolher a profissão, aos 19 anos, ela precisou cuidar do primeiro filho, que foi internado na UTI neonatal após um parto induzido. Depois dessa experiência, já aos 25 anos, foi a hora de cuidar da avó, com doença pulmonar e dependente de oxigênio. Aos 32, o marido com um câncer agressivo exigiu cuidados paliativos antes de falecer.

Viúva, com dois filhos e prestes a se mudar para um novo apartamento, Ana Luiza, que havia exercitado seu dom de cuidar também de vizinhos e conhecidos acamados, recebeu o chamado profissional da enfermagem. “Eu não tinha uma profissão certa, já havia feito trabalhos em algumas áreas e resolvi topar o desafio de aprender a teoria do que eu já sabia fazer na prática”, conta. “Com o meu marido, principalmente, passei por diversos hospitais e entendi a necessidade de olhar para o paciente e para os cuidadores como um todo”, completa.

Há quase um ano na área de otorrinolaringologia, hoje ela conta que percebe a identificação com o que a aproximou da função: a humanização do atendimento, um dos valores do IPO. “Embora os casos sejam mais simples, em geral, no hospital-dia, precisamos ajudar a acalmar as mães que chegam aflitas com as crianças com problemas para respirar e acompanhamos alguns ressecamentos de tumor. Nosso lado empático precisa estar aflorado a todo momento”, constata. 

Valorização e crescimento pós-pandemia

Na área há cerca de cinco anos, os estudos e o início da carreira de Ana Luiza coincidiram com a pandemia da Covid-19, em 2020. Ela chegou a ser infectada antes do início da vacinação, como aconteceu com uma série de outros profissionais da área da saúde, que trabalhavam por longos períodos para suprir as necessidades de atendimento dos doentes, que nem podiam receber visitas em função da necessidade de isolamento. 

O mesmo período, segundo o Cofen, foi marcado pelo aumento da valorização da enfermagem. Como consequência, a entidade viu também um incremento de profissionais nos anos seguintes. Entre os anos de 2013 e 2022, a quantidade de profissionais na enfermagem cresceu em torno de 66%. Dos pouco mais de 3 milhões em atuação, há 470 mil auxiliares, quase 2 milhões de técnicos, 775 mil enfermeiros e 534 obstetrizes. As mulheres são ampla maioria, somando 85%.

Um profissional, várias frentes

Quem opta pela carreira pode trabalhar com os cuidados diretos com os pacientes tanto em hospitais e clínicas, quanto em atendimento domiciliar. Em instituições de saúde, a enfermagem é responsável pelo recebimento dos pacientes, exames iniciais, administração dos medicamentos prescritos, acompanhamento da evolução dos casos e, quase sempre, do suporte emocional à família dos doentes. 

Sobre o Hospital IPO

Fundado em 1992, o Hospital IPO é a maior referência em Otorrinolaringologia na América Latina. Localizado em Curitiba (PR), oferece atendimento 24 horas focado em nariz, ouvido e garganta, com uma equipe altamente qualificada formada por mais de 115 especialistas. Reconhecido internacionalmente, o IPO destaca-se também pelo seu Núcleo de Ensino e Pesquisa, que mantém parcerias com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL/CCF), o Instituto Assistencial de Saúde do Paraná (IASP) além de outras entidades voltadas à Otorrinolaringologia. O compromisso com a inovação e a excelência no cuidado especializado consolidam o IPO como referência em qualidade.

Mais informações em www.hospitalipo.com.br ou nas redes sociais @ipo_hospital.

Estreia de “Lilo e Stitch” terá programação especial ao Ventura Shopping

0

Com produtos personalizados, combos especiais e espaço instagramável, ação promete transportar o público para o universo do filme

A chegada do live-action de “Lilo & Stitch”, clássico de animação da Disney, inspirou uma programação especial no Ventura Shopping. Para entrar no clima da estreia, o empreendimento preparou sorteios, brindes, achadinhos e muitas surpresas para toda a família. Com ambientações temáticas, produtos exclusivos e combos, a proposta é conectar o público à magia do cinema e à divertida história do pequeno alienígena azul.

Na sessão de estreia, no dia 22 de maio, às 13h30, o clima tropical invade a sala de cinema. Os fãs serão recepcionados com colares havaianos e poderão participar de sorteios temáticos com brindes exclusivos — entre eles, baldes de pipoca personalizados com o rosto do Stitch, recheados com pipoca azul, além de ingressos para o filme e combos especiais.  

O shopping contará com um espaço instagramável tematizado, onde os visitantes poderão registrar momentos com os personagens do filme. A ação também se estende para as redes sociais do Ventura Shopping, com achadinhos em lojas participantes, como Pinheirinho, Arte do Rock, O Garra, Pequeninos e Havan. 

“Queremos que cada visita ao shopping seja uma diversão, assim como a jornada do Stitch e da Lilo. É uma forma de unir entretenimento, cinema e interação com nosso público”, destaca a gerente de Marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Inscrições abertas para aulas gratuitas de viola na Associação Musical Alegro

0

Crianças de 11 a 16 anos podem participar e não é preciso ter o instrumento

A Associação Musical Alegro está com vagas abertas para crianças de 11 a 16 anos interessadas em aprender a tocar viola. As aulas são gratuitas e não é necessário possuir o instrumento para participar.

Em 2016, a Alegro passou a desenvolver um trabalho musical voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a entidade atende às cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Lapa e Piraquara, no Paraná, e Barbacena (MG). Além das aulas de violino, a associação mantém a Orquestra Infantojuvenil Alegro (OIA), que já revelou muitos talentos. “Por meio dos nossos projetos, esses jovens têm a oportunidade de crescer e transformar sua realidade por meio da música. Mais do que desenvolver o talento musical, promovemos habilidades essenciais como autoconfiança, motivação, disciplina, cooperação e foco. Além disso, eles constroem vínculos significativos com outros jovens ao longo do processo”, pontua o fundador e diretor-geral da Alegro, Edward Matkin.

As aulas de viola marcam a primeira ação da expansão das atividades do Núcleo UP. Para o diretor administrativo da UP Experience, Willian Carneiro de Oliveira, ser a casa da associação é motivo de orgulho. “Esse apoio está totalmente ligado à cultura, um dos eixos de trabalho da UP Experience. Sabemos que o contato com a música é um dos caminhos mais seguros para levar oportunidades a crianças e adolescentes de todas as classes sociais, especialmente os mais vulneráveis. Desde 2023, a Alegro utiliza o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience e outros espaços da Universidade para ensaios e apresentações. Acreditamos que essa é uma forma de a universidade contribuir para o ensino e a cultura, dois pilares fundamentais para nós”, destaca.

As inscrições para as aulas gratuitas de viola podem ser realizadas por meio deste formulário, entre 19 de maio e 1° de junho. Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail alegroproj@gmail.com.

Livros, pontes para o conhecimento

0

Como a leitura transforma comunidades e estimula novas ideias.

A leitura sempre desempenhou um papel fundamental na formação de sociedades, seja para transmitir conhecimentos técnicos ou compartilhar experiências de vida. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a promoção de livros e da leitura está diretamente ligada ao desenvolvimento socioeconômico e cultural de diferentes países. É neste cenário que a escritora e mentora de escrita Márcia Marconi, CEO da Editora Marconi, destaca a importância de publicar e compartilhar livros como forma de impactar positivamente a vida das pessoas.

Segundo Márcia, a criação de um livro vai além do processo individual de escrita. Trata-se de construir pontes entre as experiências do autor e as necessidades do leitor, incentivando reflexões e novas perspectivas. “Vejo muitos autores em início de carreira buscando orientação para organizar suas ideias e, ao mesmo tempo, desejando que suas histórias contribuam para a transformação social. Esse é o ponto central: escrever para fazer diferença na vida do outro”, afirma ela. Em sintonia com dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que apontam o crescimento do número de autores independentes no país, Márcia destaca que cada publicação representa uma oportunidade de diálogo com o mundo.

A leitura, de acordo com diversas pesquisas da UNESCO, é uma ferramenta poderosa para a redução do analfabetismo e o aumento da inclusão cultural. Além disso, relatórios do Banco Mundial indicam que o acesso a livros de qualidade contribui para a melhoria dos índices educacionais e de empregabilidade, sobretudo em comunidades menos favorecidas. Márcia reforça que, quando os autores entendem a relevância de seu papel, podem atuar como verdadeiros agentes de mudança, estimulando debates, promovendo empatia e ampliando horizontes.

Para atender à crescente demanda por livros, a Editora Marconi investe em programas de mentoria focados em diferentes gêneros literários, desde ficção até obras técnicas e científicas. Márcia explica que a qualidade editorial é essencial, pois um livro bem estruturado e revisado tende a alcançar um público maior e a se manter relevante com o passar do tempo. “Mais do que publicar por publicar, queremos formar escritores engajados em levar conteúdo consistente, algo que realmente vá agregar valor ao leitor”, comenta.

Em um mundo cada vez mais conectado, a possibilidade de compartilhar histórias e conhecimento jamais foi tão grande. Para a CEO da Editora Marconi, escrever livros é uma forma de perpetuar ideias, auxiliar no processo de educação e criar uma rede de pessoas transformadas pela leitura. “A cada novo autor que investe em seu potencial, surgem oportunidades de influenciar a maneira como a sociedade enxerga questões fundamentais, sejam elas históricas, culturais ou científicas”, conclui Márcia, reafirmando o poder que os livros têm de unir gerações e estimular o progresso coletivo.

Serviço: Editora Marconi
Márcia Marconi
CEO e Mentora de escrita
41 984387858
@editoramarconi
marciavmarconi@gmail.com

Nova regra na Argentina: Por que o seguro viagem vale a pena sempre

A Argentina acaba de implementar novas regras para a entrada de turistas estrangeiros, incluindo a obrigatoriedade de contratação de seguro viagem com cobertura médica. A medida gerou apreensão entre viajantes, que temem custos adicionais, mas especialistas garantem: o seguro é mais barato do que se imagina e deve ser um item essencial em qualquer viagem ao exterior.  

“O viajante brasileiro ainda vê o seguro como um custo extra, quando na verdade deveria ser considerado parte essencial do planejamento, assim como passagem e hospedagem”, afirma Gabriel Cordeiro, diretor geral da BWT Operadora. Ele ressalta que um atendimento médico básico no exterior pode custar milhares de dólares, enquanto um seguro com cobertura médica custa a partir de R$ 100 na maioria dos casos. 

Além da proteção financeira, o seguro facilita o acesso a assistência 24 horas em outro país. Luigi Biasetto, Executivo da Universal Assistance, seguradora, explica: “Muita gente só descobre a importância do seguro quando precisa de ajuda em uma emergência. Ter um serviço que resolve problemas de documentação, extravio de bagagens ou até internação hospitalar faz toda a diferença quando você está longe de casa”. 

“Embora a Argentina, assim como o Brasil, tenha saúde pública, algumas províncias daquele país já estão cobrando para o atendimento a não residentes e acreditamos que a regra passe adotada em todo território argentino, em breve”, explica o executivo. “O seguro viagem garante acesso a hospitais particulares com menor tempo de espera, melhor infraestrutura e, em muitos casos, padrões mais altos de cuidado médico. Além disso, é uma questão de responsabilidade turística – não deveríamos sobrecarregar o sistema público de um país que nos recebe como visitantes.” 

Barato e essencial 

A exigência argentina segue tendência internacional – países como Alemanha, Espanha, Noruega e Portugal já possuem regras similares. “Mais do que uma burocracia, é uma garantia de que o turista não ficará desamparado”, alerta Luigi.  

De acordo com o especialista, o seguro viagem deveria ser tão essencial no planejamento quanto a reserva do hotel ou a compra das passagens. “É daqueles serviços que ninguém deseja usar, mas que traz conforto e segurança inestimáveis quando necessário”.  Ele explica ainda que é possível encontrar coberturas personalizadas que se adaptam ao perfil de cada viajante – desde os que buscam apenas a proteção básica até quem deseja assistência completa. E o melhor: esse cuidado adicional representa menos de 3% do valor total de um pacote de viagem. “Um pequeno investimento para evitar grandes preocupações e garantir que seu único foco seja aproveitar ao máximo a experiência internacional”, completa.  

Méqui Fest traz 3 itens por R$15 e cheeseburger grátis na 1ª compra no app da rede

O McDonald’s anuncia a edição 2025 da Méqui Fest, festival de descontos exclusivos, com preços imbatíveis para itens selecionados do cardápio. A combinação fica por conta do cliente: 1 refrigerante refil 500ml + 2 itens, entre sundae, cheeseburger, McFritas média e Chicken Jr. são algumas das opções. E tudo isso por apenas R$ 15,00, celebrando o carinho dos fãs do Méqui em um mês recheado de novidades. Além disso, na primeira compra via app do Méqui, pelo Peça e Retire ou pelo McDelivery, em pedidos com valor mínimo de R$ 15, você descola um cheeseburger de graça.

Os fiéis clientes do Meu Méqui também não ficam de fora. Durante a campanha, todos os pedidos feitos utilizando pontos do programa de fidelidade, serão recompensados com 100% de “cashméqui” proporcional à compra: Resgatou 6.000 pontos? Ganhou 6.000 pontos de volta em até 7 dias.

E as vantagens não param por aí! Pagando via PIX com o Recarga Pay, em pedidos a partir de R$ 27,90, o cliente ganha um super desconto de R$ 10.

A Méqui Fest fica no ar entre os dias 19 de maio e 15 de junho e promete ainda mais surpresas – consulte todos os detalhes das promoções aqui.

Para ficar por dentro dessa e de outras novidades do McDonald’s, acesse o site oficial.

Junior, da Nextcomm, automatiza processo de vendas e ensina empresas a vender

Quem é empresário sabe que as vendas são o combustível para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. Sem dinheiro no caixa não há como investir em qualquer melhoria ou expansão. Outro aspecto relevante neste sentido é que a maioria das pequenas empresas é gerida por especialistas em sua área de atuação, mas sem capacitação em gestão comercial. A venda é um processo técnico, estruturado e organizado, seguindo uma sequência lógica de ações para otimizar a jornada do cliente e aumentar a probabilidade de fechamento. E a falta dessa competência se torna uma barreira para atrair e fidelizar os clientes, que fazem a roda do negócio girar.

E para dar um suporte para esse público vender mais, a Nextcomm lançou o Junior: um CRM, cuja tradução da sigla para o português é Gestão de Relacionamento com o Cliente. Os softwares fazem parte dessa evolução no processo de vendas porque conseguem centralizar informações importantes, como dados dos clientes e o histórico das compras e ainda conseguem salvar todas as interações entre o consumidor e o vendedor. “Com o CRM todo o atendimento é automatizado, o que agiliza e facilita o relacionamento com o cliente”, aponta Luiz Santin, CEO da Nextcomm.

Para ele, a tecnologia é uma aliada sobretudo das empresas que não possuem um time comercial experiente. “Uma ferramenta de CRM como o Junior traz transparência para a gestão comercial porque traduz em números toda a análise do processo de vendas, especialmente os pontos que precisam de melhorias. Esses números são fundamentais para a tomada de decisões e para ampliar a visão estratégica do negócio”, afirma Santin.

Perfil do Junior

O Junior foi concebido pela Nextcomm para ser o primeiro CRM das empresas em fase de expansão e organização comercial. É um sistema simples, com um dashboard (uma espécie de “painel de controle”) intuitivo, que pode ser utilizado mesmo por empresários com poucas habilidades em manusear ferramentas de tecnologia. Nele, os usuários conseguem enxergar o funil de vendas e organizar o processo, sem perder prazos.

O Junior pode ser personalizado de acordo com o negócio e permite o acompanhamento de todos os processos de venda em tempo real. O cadastro de leads é fácil e pode ser feito por meio da integração com outras plataformas como whatsapp e redes sociais – Instagram, Facebook e Linkedin e à telefonia Voip. “Tudo isso torna o processo de vendas mais eficiente porque diminui o tempo de resposta aos clientes, o que é fundamental para concretizar uma venda. Estudos indicam que ligar para um lead em no máximo 5 minutos após a solicitação de contato aumenta em até 100 vezes a chance de fechar negócio”, salienta Santin.

Copiloto das vendas

O Junior também ensina o empresário a vender. O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial. São as etapas que vão conduzir o lead desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Por ser integrada ao Whatsapp e à telefonia Voip, a ferramenta possibilita iniciar contatos com os leads diretamente do CRM, guardando todo o histórico de chamadas e suas gravações.

A outra inovação é que as gravações são analisadas utilizando inteligência artificial, além do fornecimento de um resumo fidedigno do que foi tratado na conversa, que é direcionado automaticamente para o CRM. Esse documento traz sugestões de qual abordagem poderia ter sido utilizada na conversa em cada etapa do funil. “O Junior analisa o diálogo e assume o papel de copiloto, oferecendo dicas para o empresário sobre como prosseguir na próxima etapa e construir uma relação com o cliente até o fechamento da venda”, acrescenta Luiz Santin.

Fortalecer os pequenos negócios para o desenvolvimento do Brasil

Para além da fabricação de tecnologias para a gestão empresarial, a Nextcomm enxerga sua atuação no mercado com um propósito maior: contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Os pequenos negócios são a espinha dorsal da economia brasileira, representando 97% das empresas do país, gerando 26,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e sete em cada dez empregos no país.

“Os números falam por si só sobre a importância desses negócios para a economia brasileira. O desafio agora é dar suporte para esses empresários para que eles possam aumentar sua participação no PIB, aumentando a renda da população e diminuindo as desigualdades sociais. Temos essa consciência e, por este motivo, acreditamos que a Nextcomm cumpre um papel social ao dar assistência para essas empresas”, finaliza Luiz Santin.

Force One inaugura terceira academia em Curitiba

A terceira unidade da academia Force One em Curitiba abre as portas para o público às 19 horas, no próximo dia 14 de maio. Localizada na Rua Mateus Leme, número 2280, no Ahú. O endereço, aliás, é o diferencial desta unidade, que beneficia especialmente os alunos do plano Club, que podem treinar em qualquer estabelecimento da rede. Apenas na capital paranaense, foram inaugurados três empreendimentos no prazo de cinco meses. As outras duas unidades são no Boa Vista e no Jardim das Américas.
Esta será a décima sexta academia da Force One e terá dois andares e estacionamento próprio. A unidade Ahú contempla área de peso livre, equipamentos de cardio (esteira, bike, elíptico e escada), mais de 200 equipamentos de musculação de última geração (das marcas Matrix e Cimerian), sala multifuncional e sala de spinning.
A academia também possui vestiário com chuveiros aquecidos, armários rotativos, wifi, áreas climatizadas com ar-condicionado e aplicativo de treino e nutrição.
Toda essa infraestrutura é uma das marcas registradas da rede, que se diferencia também por oferecer, além da musculação, mais de dez modalidades inclusas nos planos. São elas: Force Spinning Tech, Pilates One, Force Gap, Force ABS, Force Express, Force Step, Musculação, Force Fight, Force Spinning, Force Dance, Black Hiit e Cardio.
“Os mais de 37 mil alunos matriculados na rede têm acesso a todas essas aulas, independente do plano. Apesar de enquadrar no modelo de negócio low cost, que oferece serviços básicos de ginástica por um valor acessível, a Force One oferece diversas opções para quem quer cuidar da saúde”, explica Renan Oliveira Pedroche, Ceo fundador da Force One.
Ele acrescenta que a diversidade de modalidades é uma estratégia para atender um público amplo, com interesses diferentes. “Afinal, cada cliente possui objetivos específicos em sua jornada na academia. Neste cenário, a diversidade de aulas é uma forma de proporcionar uma experiência completa, personalizada e abrangente”, conta Pedroche.
Este diferencial está explícito no slogan da rede: a academia do sei jeito. “Entendemos que as pessoas frequentam uma academia por diversas razões: melhorar o condicionamento físico, a resistência cardiovascular, perder peso, ganhar músculos ou para o bem-estar mental. E a diversidade de modalidades reconhece essa multiplicidade de objetivos e cria um ambiente motivador para nossos alunos, Quremos participar do projeto de uma vida extraordinária de cada um deles”, completa o CEO da Force One.
Crescimento exponencial
A rede Force One cresce a passos largos. Inaugurada na cidade de Cianorte, no noroeste do Paraná, em 2017, já está presente nas principais cidades do estado. Além de Curitiba, possui unidades em Londrina, Maringá, Cascavel e há previsão de inauguração em Guarapuava, Arapongas e uma quarta unidade em Curitiba ainda em 2025.
Já em Santa Catarina, está em Joinville – onde possui duas unidades, uma delas a maior da cidade – Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, Lajes, Itajaí e Chapecó.
Até o final do ano, serão mais de 20 unidades espalhadas pelos dois estados.
Valor promocional
Até a data da inauguração, o valor para os alunos no primeiro mês é de R$ 9,90 na unidade Ahú. A partir do dia 15 de maio o valor para o mês de inauguração é de R$ 39.

Construtora Paranaense é reconhecida no Ranking INTEC 2025

O Bairro da Liberdade, em São Paulo, foi palco da “Noite de Premiação do Ranking INTEC das 100 maiores construtoras do Brasil – Edição 2025”. A Pride Construtora figura neste grupo seleto e participou da celebração. A empresa paranaense ocupa a 51ª posição na lista, resultado dos 320.209,46 metros quadrados contabilizados em 2024. Apenas no ano passado, a construtora entregou quase dois mil imóveis.
O Ranking Intec reconhece as empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento da infraestrutura nacional no que diz respeito ao volume e impacto das obras. A pesquisa foi realizada com tomadores de decisão de compra na área de obras e construtoras. O estudo coletou informações e atualizou diariamente o banco de dados sobre as obras para chegar ao resultado final.
Para Leonardo Manenti de Souza, sócio-diretor da Pride, que recebeu o prêmio em São Paulo, é um orgulho fazer parte do Ranking da INTEC. “O reconhecimento reflete nosso compromisso em desenvolver projetos inovadores, além de contribuir para que milhares de famílias construam seus lares e seus melhores momentos. E essa premiação nos inspira a oferecer, cada vez mais, a melhor experiência para nossos clientes, além de aprimorar nossos processos construtivos”, afirma Souza.
No ano passado, a Construtora Pride conquistou a 19ª posição no Negócios de Expansão 2024 da Revista Exame, em parceria com o BTG Pactual e a PwC, que reconhece as empresas que mais cresceram no Brasil em 2023.
“As premiações são uma chancela do mercado de que somos uma referência no setor imobiliário. Estamos trabalhando incansavelmente para entregar empreendimentos que agreguem valor para os clientes”, acrescenta Leonardo de Souza.
Expansão
A Pride foi fundada em 2012 e se destaca pela construção de empreendimentos voltados para o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), principalmente no norte do Paraná. Nos últimos dois anos, a empresa expandiu sua atuação e ingressou no segmento de studios e imóveis de médio padrão em Curitiba. A diversificação de portfólio prevê ainda o investimento em bairros planejados e condomínios de terrenos.
Os próximos passos serão a construção de empreendimentos em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a Pride já possui terrenos e projetos em fase de aprovação.

Em Campo Magro, Jogos Escolares do Paraná movimenta economia local

Em 30 anos de história, o município de Campo Magro nunca viu a cidade se movimentar em prol de um campeonato esportivo – com diversas modalidades e atletas de Campo Magro, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. 

Com mais de 1.800 atletas, os Jogos Escolares do Paraná movimentaram a economia local. A cidade, que nunca havia sediado um evento esportivo de tamanha proporção, se preparou com dedicação e carinho para recepcionar todos os atletas.

Mais do que uma competição, os Jogos Escolares do Paraná em Campo Magro representou uma chance única de crescimento, visibilidade e união. No município de Campo Magro, foi apresentado as modalidades de Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Basquetebol, Futsal, Futsal Paradesportivo, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Vale lembrar que, para os atletas, participar dos Jogos Escolares foi uma experiência inesquecível. Para a cidade, um marco que deve ficar na memória – e quem sabe, o início de um novo capítulo para o esporte e o desenvolvimento local.

Abertura especial

Para receber as delegações de 14 municípios, Campo Magro celebrou uma abertura especial no último dia 16 de maio. Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na abertura que aconteceu no Ginásio Eduardo Jarek.

Vale destacar que a abertura dos jogos contou com a presença do prefeito Bozinha, do vice-prefeito Gusto Juninho; dos secretários municipais; dos vereadores de Campo Magro; prefeitos e representantes dos 14 municípios participantes; e, por fim, da equipe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte.