Home Blog

Campanha de colecionáveis do Shopping Palladium Curitiba celebra Dia dos Namorados com brinde exclusivo

Nas compras a partir de R$ 800,00, além de ganhar um conjunto de louças, clientes concorrem a um Ford Territory

Dando continuidade à ação com brindes colecionáveis, a campanha de Dia dos Namorados do Shopping Palladium Curitiba apresenta mais um produto exclusivo da Oxford para os clientes: um conjunto de louças para sopas e caldos. Ao longo do ano, o shopping está promovendo uma campanha exclusiva, com itens que poderão ser adquiridos em diferentes momentos do calendário comemorativo. No Dia das Mães, os consumidores foram presenteados com um conjunto para sorvete. A proposta da campanha é aumentar o volume de vendas do empreendimento e tornar as celebrações ainda mais especiais.

Para o Dia dos Namorados, nas compras a partir de  R$ 800,00, o consumidor garante um kit com quatro peças para degustar sopas e caldos. “Pensamos em algo que unisse carinho, aconchego e praticidade, e que representasse esses momentos a dois. Nossa campanha de Dia dos Namorados foi criada para proporcionar uma experiência especial aos nossos clientes, que poderão celebrar a data com um presente útil, elegante e cheio de afeto”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

Cada item da coleção foi desenvolvido com exclusividade pela Oxford e está disponível em duas cores: estrelado e esmeralda. A distribuição dos brindes é limitada a uma unidade por CPF, e a campanha é válida de 28 de maio a 12 de junho, ou enquanto durarem os estoques. “A coleção de brindes é o grande diferencial das nossas campanhas este ano. Mais que produtos, queremos oferecer experiências que representem o carinho e a conexão com quem se ama. Cada peça foi pensada para fazer parte de momentos especiais e reforçar o vínculo dos clientes com o Palladium”, comenta a gerente.

Além do item colecionável, a campanha também inclui um sorteio especial. A cada R$ 350,00 em compras, os clientes ganham um cupom para concorrer a um Ford Territory. Notas fiscais cadastradas pelo Podi App garantem cupons em dobro. O sorteio será realizado em 13 de junho.

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Farmácias Nissei promovem a 3ª Nissei Run em Curitiba 

0

Corrida com foco em saúde, bem-estar e integração social ocorre dia 8 de junho e deve reunir até 3 mil pessoas no Boulevard da Ligga Arena. Evento contará com presença de Rodrigo Hilbert no espaço dos patrocinadores

Em comemoração ao seu 39º aniversário, as Farmácias Nissei realizam no próximo domingo (8/6) a 3ª edição da Nissei Run, corrida de rua da marca que vem se consolidando no calendário esportivo da capital paranaense. O evento acontece no Boulevard da Ligga Arena, e deve reunir até 3 mil participantes, entre atletas amadores, colaboradores, crianças e famílias.

Mais do que uma prova esportiva, a Nissei Run reforça o compromisso da marca com a promoção de saúde, bem-estar e integração social. A edição anterior foi um sucesso de público. Em 2025, o primeiro e o segundo lote de inscrições para o evento se encerraram em 24h. Um lote extra foi aberto devido à alta demanda de solicitações de corredores e clientes, e esgotou em poucas horas – consolidando a Nissei Run como uma das corridas mais aguardadas de Curitiba.

A prova conta com percursos de 5 km e 10 km, além de categorias especiais para atletas com deficiência (AcD), colaboradores da Nissei e pessoas com mais de 60 anos. Para o público infantil, haverá trajetos de 100 a 600 metros, organizado por faixa etária (4 a 13 anos). Todos os participantes que completarem seus percursos receberão medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

A estrutura do evento foi planejada para oferecer conforto e segurança aos participantes, com espaço kids, guarda-volumes, pontos de hidratação, posto médico e painel para fotos — proporcionando um ambiente acolhedor para toda a família.

Experiência completa e presença especial no evento

Durante a programação, os participantes poderão visitar os espaços dos patrocinadores, como CIMED, VidUp e EMANA, marca de suplementos com foco em nutrição e bem-estar do Grupo Piracanjuba, que trarão ativações especiais e conteúdos voltados à promoção de um estilo de vida mais saudável e ativo. No estande da EMANA, o público contará ainda com a participação especial do apresentador e empresário Rodrigo Hilbert, que é fundador da marca. Ele irá interagir com os visitantes e reforçar os valores de bem-estar e qualidade de vida que a corrida promove.

Entrega de kits

As inscrições para a 3ª Nissei Run foram realizadas na plataforma Ticket Sports e já estão encerradas. A retirada dos kits para os participantes inscritos ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, nas Farmácias Nissei Bacacheri (Av. Pref. Erasto Gaertner, 182). Os kits incluem a camiseta oficial do evento, número de peito com chip de cronometragem, medalha (para quem concluir a prova) e brindes de parceiros.

Sobre a iniciativa

A Nissei Run integra as celebrações de aniversário da rede e reforça o posicionamento institucional das Farmácias Nissei como promotora de um estilo de vida saudável e próxima da comunidade. O evento também estimula o engajamento interno, promovendo o envolvimento dos colaboradores tanto na participação direta na corrida quanto na organização do evento.

Mais informações, acesse:

🔗 www.ticketsports.com.br/e/3-nissei-run-curitiba-71799

UNICURITIBA realiza Feira de Economia Criativa

0

UNICURITIBA realiza Feira de Economia Criativa

Cursos da área criativa promovem evento envolvendo comunidade e estudantes

O UniCuritiba realiza neste dia 5 de junho a Feira de Economia Criativa, uma iniciativa dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação. A proposta é promover o encontro entre empreendedores que souberam usar a criatividade como diferencial de seus negócios, seja como produto/serviço, ou na forma de sua concepção. Participam do evento cerca de 24 expositores e duas palestrantes, que mostrarão como se destacar em um mercado tão competitivo e diferenciado.

“A formação de nossos estudantes passa não só pela aquisição de conhecimento teórico e prático, mas também pelo contato com profissionais e empresas diferenciadas no mercado”, diz a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação, Andinara Ceccatto.

As palestras abrem os dois períodos de realização do evento. De manhã, a arquiteta Maria Alice Crippa, sócia-fundadora da Crippa & Assis Arquitetura vai abordar o tema “Biofilia: a força da natureza na arquitetura”, que é a integração de elementos naturais e simulações da própria natureza em espaços construídos com o objetivo de promover o bem-estar e a conexão com a vida. Já à noite, a palestra do evento fica por conta do Centro Brasil Design (CBD), com a fala da sua diretora técnica Ana Brum, com a palestra “A força do design e dos designers na Economia Criativa”. Ana, que é designer de formação, também vai divulgar o DFBW Award 2025, uma premiação que promove mudanças positivas no mundo. O CBD é um hub de projetos e programas que trazem impactos positivos nos negócios. 

Os expositores confirmados são: Atelier Quebra-Cabeças, de Gislaine Mazzetto, com peças de madeira de demolição e mosaicos; os artistas visuais Lia Strator, Silmara Slobodzian e Marcelo Amato; Cabanas e Mimos de Pano; Acervo de Economia Criativa do UniCuritiba; Brechó das Pretas; Cena Hum – curso de artes cênicas e dublagem; FabLab, laboratório de prototipagem da Prefeitura de Curitiba; Grafbox Gráfica Digital; JM Arte em Crochê; Jornal Plural; Mercado das Pulgas de Curitiba (Antiquário, brechó, museu); MaBu (semi-jóias artesanais); José Aguiar, quadrinista e ilustrador; Rafael Ramos Trindade Design (canecas e camisetas); Rebeldia Tatoo; Sebo do Joaquim (Livraria de usados); Studio e Produtora Capto, Peppers Locadora de Equipamento de Audiovisual e Cívia Lab; Teart (Sou Curitiba); Utopia (Chocolates Artesanais), Alanis Beauty (semijoias) e Velas.com. 

Vale registrar a participação ativa de egressos do UniCuritiba que voltam à faculdade na qualidade de profissionais de destaque em suas áreas: os expositores Marcelo Amato (artista visual) e Felipe Vaini (Grafbox) e a palestrante Maria Alice Crippa. O evento também conta com um acadêmico de design, Rafael Trindade, que já empreende com uma empresa própria, no ramo da economia criativa. 

O evento tem entrada franca e está sendo organizado e promovido pela Agência Experimental de Comunicação do UniCuritiba – a NAVE, movimentando mais uma competência necessária para o mercado de trabalho, com o apoio dos professores Cezar Galhardt e Liliana Nagakogue. “Os estudantes de comunicação estão organizando o evento em si, desde o seu formato, considerando a busca de expositores com relevância e a divulgação”, comenta a professora responsável pela NAVE, Gisele Romanel. 

A Economia Criativa é um setor que tem como força principal a criatividade, a inovação e a cultura. O segmento gera valor econômico a partir do conhecimento, da criatividade, da cultura e do capital intelectual. A Economia Criativa transforma ideias em produtos e serviços, com impactos que vão além do lucro. 

Serviço:

Feira de Economia Criativa do UniCuritiba

Data: 5 de junho (quinta-feira)

Horário: das 9h às 12h e das 19h às 21h30

Local: UniCuritiba – Bloco E – Rua Chile, 1678

Informações: naveagenciaexp@gmail.com ou instagram @nave.exp via DM.

Entrada franca 

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná empossa diretoria e conselheiros

0

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná empossa diretoria e conselheiros

Reeleita, chapa tem novos integrantes e traz como lema “experiência e inovação”

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) tem nova diretoria. A plenária e a cerimônia de posse ocorreram na segunda (26), em Curitiba e na sede da entidade. O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcez Júnior, e outras autoridades prestigiaram o evento.

Vencedores do pleito para o quadriênio 2025–2029 e com o lema “experiência e inovação”, prosseguem na liderança do CRBM6 os biomédicos Thiago Yuiti Castilho Massuda, como presidente, e Daiane Pereira Camacho como vice-presidente.

Conselheiros

A lista dos conselheiros titulares é formada pelos biomédicos Jannaina Ferreira de Melo Vasco (primeira secretária), Valéria Miranda Avanzi (segunda secretária), Raphael Sahd (primeiro tesoureiro) e Bruno Alencar Herrera de Souza (segundo tesoureiro). Completam o quadro os biomédicos Alisson Luiz Silva, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Eduardo Ferreira Ribeiro e Karla Glazielle Gonçalves dos Santos Malachoski.

A lista de conselheiros suplentes do CRBM6 é constituída por Ana Paula Biadola, Luiza Souza Rodrigues, Sara Macente Boni, Aline Cristiane Cechinel Assing Batista, Erika Medeiros dos Santos, Rachel Cezar de Andrade Ribeiro, Rodrigo Cezar Riguete, Thiago Henrique Daniel do Nascimento, Franciele Bona Verzeletti e Tainã Naiara Pompeu.

Conquistas e desafios

Para Thiago Yuiti Castilho Massuda, o momento vivido pela biomedicina no Paraná é importante e marca o resultado de grandes conquistas obtidas ao longo dos últimos quatro anos, tais como a inclusão da biomedicina no organograma dos quadros da saúde do estado e dos municípios paranaenses.

“Com trabalho e diálogo sensibilizamos as autoridades públicas para o reconhecimento de toda uma categoria. Nesta semana, tivemos o anúncio de concurso público estadual com vagas para biomédicos no Paraná. A informação, vinda diretamente de um representante estadual, nos alegra e mostra o quanto o nosso trabalho é e foi necessário”, explica.

A vice-presidente, Daiane Pereira Camacho – que também é a primeira mulher a integrar um cargo na direção do CFBM – observou que o lema “experiência e inovação” traz um caráter de continuidade ao que a equipe vinha desenvolvendo, com desafios ainda maiores. “Entendemos que o CRBM6 tem um papel que vai além do caráter fiscalizador. Temos que ser um órgão de verdadeira representatividade, que promova a interlocução entre os biomédicos e a sociedade, trazendo contribuições e informações de qualidade aos diversos públicos”, complementou.

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcez Júnior, destacou os resultados dos eleitos na última gestão e também o apoio recebido durante o pleito para a nova diretoria do CFBM. “O trabalho de vocês ecoa positivamente em todo o país”, enfatizou.

O biomédico Dácio Campos – membro fundador do Conselho Federal de Biomedicina, profissional com mais de 50 anos de atuação e um dos pioneiros da área Brasil – também participou da solenidade e destacou a atuação dos reeleitos à diretoria do CRBM6. “Vocês são um exemplo de equipe que engrandece a todos nós”.

Sede própria

A posse da diretoria do CRBM6 para o quadriênio 2025–2029 também traz uma nova etapa na história da entidade no Paraná: a inauguração da sede própria.

Recém adquirida com o apoio do CFBM, a sede está situada na Rua Fernando Amaro, 909/915, no bairro Alto da XV, em Curitiba, e vai proporcionar melhor atendimento aos biomédicos do Estado.

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade tem cerca de 5,9 mil profissionais registrados. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão localizadas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Maternidade: Problemas de saúde no pós-parto exigem atenção

0

Maternidade: Problemas de saúde no pós-parto exigem atenção

Especialista reforça a importância de a mulher se preparar para essa nova fase da vida; confira 5 dicas para cuidar da saúde física e mental

A chegada do bebê é um momento emocionante na vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais desafiadores. Da descoberta da gestação aos primeiros dias com o recém-nascido no colo, esse período é marcado por grandes transformações físicas, emocionais e sociais.

Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 40 milhões de mulheres por ano correm o risco de enfrentar complicações de saúde prolongadas decorrentes do parto. O estudo identificou que os problemas emocionais e físicos ocorrem especialmente por serem subestimados e subnotificados.

A ginecologista obstetra e coordenadora do Estágio de Saúde da Mulher do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Carolina Ferrari, reforça que o preparo para a maternidade vai muito além do quarto decorado e do enxoval completo: ele começa com informação, acolhimento e apoio real à saúde da mulher.

“A gestação é uma fase de descobertas e adaptações. O pré-natal tem papel fundamental nesse processo. É nessa etapa que conseguimos identificar precocemente fatores de risco e iniciar tratamentos que podem prevenir complicações no parto e no pós-parto”, explica a médica.

Do corpo ao emocional: mudanças e planos para o parto

Durante os nove meses de gestação, o corpo da mulher passa por uma série de transformações hormonais, físicas e emocionais. É comum que a gestante enfrente cansaço, alterações de humor, dúvidas sobre o parto e inseguranças em relação ao futuro. Nesse contexto, a construção de um plano de parto pode ser uma ferramenta importante de empoderamento e segurança.

“O plano de parto é um documento elaborado pela gestante com o apoio da equipe médica. Nele, a mulher expressa seus desejos em relação ao trabalho de parto e ao pós-parto. Isso garante o direito à informação e à tomada de decisões conscientes sobre o próprio corpo”, explica Carolina.

A humanização do parto se baseia no respeito à autonomia da mulher, ao trabalho da equipe multidisciplinar e às boas práticas da medicina baseadas em evidências. A médica lembra que conhecer seus direitos – como o de ter um acompanhante de livre escolha durante todo o processo – é um passo fundamental para garantir uma experiência respeitosa e segura.

Dúvidas na amamentação

Após o nascimento, outro momento delicado é o início da amamentação. Embora seja um processo fisiológico, muitas mulheres enfrentam dificuldades, especialmente nas primeiras semanas. Dor, dúvidas sobre a pega correta e a ansiedade em relação à produção de leite são comuns.

“É essencial que a mulher se prepare ainda na gestação. Entender a fisiologia da amamentação, aprender sobre pega e posição adequada podem evitar o desespero inicial”, afirma a médica.

Segundo a ginecologista obstetra, mitos como “seu leite é fraco” ou “o bebê está chorando porque está com fome” ainda circulam; o que fragiliza ainda mais a mulher, especialmente no puerpério.

“Nasce um bebê, nasce uma mãe, mas também nasce a culpa. Sem orientação adequada, muitas acabam desistindo da amamentação por pressão ou desinformação. A boa notícia é que, com apoio, paciência e informação, a amamentação tende a se estabelecer naturalmente”, observa.

Saúde mental materna: atenção aos sinais e à rede de apoio

Cuidar da saúde emocional da gestante e da puérpera é tão importante quanto cuidar do físico. O período pós-parto é sensível e muitas mulheres vivenciam o chamado blues puerperal, caracterizado por uma labilidade emocional comum nos primeiros 15 dias após o parto. No entanto, quando os sintomas se intensificam e afetam a qualidade de vida, é hora de ligar o alerta para a depressão pós-parto.

“Chorar sem motivo, ter dificuldades para cuidar de si ou do bebê, sentir rejeição, tristeza constante. Esses são sinais que precisam ser acompanhados. A depressão pós-parto tem tratamento, mas muitas vezes é confundida com o blues puerperal e acaba não sendo diagnosticada”, alerta a médica.

Nesse cenário, a rede de apoio é fundamental. Mas, segundo Carolina Ferrari, é preciso mudar a forma como enxergamos essa rede: “O pai não é rede de apoio, ele é pai. Ele deve dividir as tarefas, cuidar da casa, dos filhos mais velhos, estar presente de forma ativa. Cuidar do lar e da criança não é função exclusiva da mulher; é responsabilidade de todos os adultos que compartilham esse espaço”.

Mais do que preparar o berço, é preciso preparar o coração
Além dos exames, do enxoval e do preparo para o parto, é fundamental que a gestante também priorize a saúde emocional. “Há uma mulher em transformação, que precisa de apoio, empatia e orientação. Uma gestação bem acompanhada, com acesso à informação e ao cuidado humanizado faz toda a diferença na forma como essa mãe vai viver a experiência da maternidade”, comenta a ginecologista.

Para viver o período da gestação de forma leve, prazerosa e se preparar emocionalmente para a chegada do bebê, Carolina Ferrari, listou cinco dicas simples que podem ser colocadas em prática pelas mamães. Confira:

1) Busque informação de qualidade

Evite conteúdos alarmistas ou não confiáveis. Priorize fontes seguras como profissionais de saúde e cursos para gestantes que ajudem a entender o que está por vir.

2) Converse sobre seus sentimentos

Fale abertamente sobre suas emoções com pessoas de confiança ou com o parceiro. Se necessário, procure apoio psicológico para lidar com medos, angústias ou inseguranças.

3) Construa uma rede de apoio

Identifique quem são as pessoas que estarão ao seu lado; emocional e fisicamente. Ter com quem contar faz toda a diferença nessa fase de adaptação.

4) Respeite seus limites

Nem todos os dias serão perfeitos, e tudo bem! Descanse quando precisar. Diga “não” sem culpa e cuide do seu bem-estar com carinho e gentileza.

5) Crie momentos de conexão com o bebê

Ouvir música, conversar com a barriga e imaginar o futuro com seu filho são formas simples e poderosas de fortalecer o vínculo e tornar a espera mais leve e amorosa.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação. Em 2024, passou a oferecer o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, em parceria com a Universidade Augusto Motta (UNISUAM), do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Modelo de transição energética alemão: inspiração sustentável para a indústria e o comércio brasileiro

0

Modelo de transição energética alemão: inspiração sustentável para a indústria e o comércio brasileiro

* Por Daniel da Rosa

Há décadas, a Alemanha é o laboratório mundial de inovação em energia limpa. O país europeu é referência global em políticas de transição energética, graças ao plano governamental chamado “Energiewende”. Trata-se das diretrizes de transição energética em curso que têm como foco a economia de baixo carbono e livre de energia nuclear. Ao apostar em energia solar, eólica, eficiência energética e políticas públicas alinhadas ao meio ambiente, o país não apenas reduz drasticamente suas emissões de CO₂, mas também transforma a sustentabilidade em vetor de competitividade.

Se observarmos as iniciativas alemãs, vemos que as companhias brasileiras têm plena capacidade para adotar certas medidas. Isso se considerarem um planejamento estratégico com metas sustentáveis de médio e longo prazo. O plano alemão foi fruto do consenso político e social em torno da descarbonização e está baseado na independência energética em conjunto com a economia circular. A Alemanha aposta na fusão de painéis solares e baterias recicladas de veículos elétricos, uma solução que satisfaz tanto a necessidade de energia limpa quanto o desafio ambiental do descarte de baterias de lítio.

Nos projetos experimentais desenvolvidos pelos alemães, baterias usadas são reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia solar estacionário. As peças que ainda possuem 80% de sua capacidade útil após o ciclo do veículo são usadas para armazenar a energia solar produzida durante o dia e distribuí-la à noite, para assim, diminuir a necessidade de energia elétrica.

Outro exemplo ocorre no campo da arquitetura, que aproveita as sacadas dos edifícios para instalar placas fotovoltaicas de baixo custo, proporcionando autonomia energética ao apartamento e reduzindo o gasto com energia elétrica dos residentes.

Pense nisso sendo posto em prática num país com grande incidência solar, como o Brasil. Trata-se de uma chance significativa para diminuir os gastos com energia, além de dar uma nova destinação aos resíduos produzidos pela eletrificação de veículos.

Essas iniciativas são claramente resultados do aporte em pesquisa, desenvolvimento e alianças estratégicas feitos pelo país europeu. O ambiente de inovação da Alemanha se fundamenta fortemente na cooperação entre universidades, startups e grandes corporações. Adotar essa estratégia é crucial para que o mercado brasileiro aumente sua competitividade global.

Um exemplo prático dessa capacidade inovadora está no setor de energia renovável. Hoje, na Alemanha, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica equivale a sete vezes a de Itaipu. E a ambição do país é ainda maior, com o planejamento de dobrar esse valor até 2030, o que corresponderá a 14 usinas do porte de Itaipu. É importante mencionar que a energia solar fotovoltaica é, na maioria das vezes, gerada próxima ao local de consumo, evitando altos investimentos em linhas de transmissão.

Se o modelo alemão servir de inspiração para as empresas brasileiras, será possível não só reduzir custos operacionais, mas também se alinhar às crescentes exigências globais de ESG (Environmental, Social and Governance). Afinal, a pressão para atender às regulamentações sustentáveis cresce continuamente, e a exigência de comprovação dos fornecedores em grandes cadeias de fornecimento internacionais leva o setor empresarial a adotar diretrizes ambientais de longo prazo, uma prática cada vez mais valorizada por investidores e consumidores.

A vivência alemã evidencia que a mudança energética não é apenas possível, mas também estratégica. A sua adoção pelas corporações brasileiras significa não apenas colaborar para um futuro mais ecológico, mas também tornar os negócios mais robustos e competitivos.

* Daniel da Rosa é conselheiro da AHK Paraná.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.

Instituto Tibagi faz 30 anos e promove jantar beneficente

0

Instituto Tibagi faz 30 anos e promove jantar beneficente

Evento acontece no dia 5 de junho, no Clube Curitibano; objetivo é arrecadar fundos para manutenção dos trabalhos sociais; convites já estão à venda

O Instituto Tibagi vai completar 30 anos de atividades em 2025. A entidade sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil, que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2024, o Instituto Tibagi ajudou 260 jovens a conseguir o primeiro emprego.

Graças às parcerias e conexões com indústrias e empresas dos mais variados setores, a entidade – que tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões – já capacitou mais de 5 mil jovens aprendizes de Curitiba e Região Metropolitana ao longo de três décadas.

Atualmente, o Instituto Tibagi oferta cursos de pré-aprendizagem, aprendizagem em eletromecânica, administração, auxiliar de produção e operador de computador para adolescentes a partir de 14 anos de idade.

“Proporcionamos uma boa educação e abrimos os caminhos para o primeiro emprego. Auxiliamos para que os jovens se tornem autônomos – cientes de seus direitos e deveres – sejam capazes de definir seus projetos de vida e de transformá-los em verdade”, explica a diretora administrativa do Instituto Tibagi, Maria José Resmer.

Convites à venda

Para angariar fundos, a entidade vai realizar um jantar beneficente aberto a toda comunidade. O cardápio será elaborado pelo chef Elcio Cequinel e envolve entradas, saladas variadas, três tipos de carnes e acompanhamentos.

O evento será realizado no dia 5 de junho, às 19h30, no Clube Curitibano Sede Concórdia [Rua Duque de Caxias, 150, São Francisco, Curitiba]. Os convites podem ser adquiridos pelo https://www.sympla.com.br/evento/jantar-30-anos-instituto-tibagi/2877972

Serviço:

O que: Jantar beneficente alusivo aos 30 anos do Instituto Tibagi

Quando: Dia 5 de junho, às 19h30

Onde: Clube Curitibano Sede Concórdia [Rua Duque de Caxias, 150, São Francisco, Curitiba]

Convites: Já estão à venda e podem ser adquiridos pelo https://www.sympla.com.br/evento/jantar-30-anos-instituto-tibagi/2877972

Sobre o Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Prestes a completar 30 anos, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.

Campanha de Dia dos Namorados no City Center Outlet Premium sorteia final de semana romântico em resort

0

Compras a partir de R$ 600 garantem brindes exclusivos da Karsten

Entre os dias 5 e 15 de junho, o City Center Outlet Premium convida casais a celebrarem o amor com uma campanha que une compras, experiências exclusivas e a redescoberta do turismo regional. A poucos minutos de Curitiba, o outlet reforça sua conexão com a natureza e propõe uma comemoração do Dia dos Namorados que vai além da troca de presentes.

Durante a campanha Compre e Concorra, a cada R$ 300 em compras, o cliente recebe um cupom para participar do sorteio de um fim de semana romântico no Virá Charme Resort — um refúgio acolhedor e sofisticado em meio à natureza. O pacote inclui duas diárias no bangalô Terra, uma experiência a dois no Spa L’Occitane e atividades para aproveitar a região com tranquilidade e romantismo. Completando 27 anos de tradição familiar, o local fica apenas 150 km de Curitiba, no município de Teixeira Soares, e é um dos hotéis fazenda mais elegantes do Brasil. Possui um conceito que mescla natureza e hospitalidade, com privacidade, conforto e infraestrutura completa em acomodações únicas e inspiradoras.

Quem utiliza o aplicativo Podi terá direito a cupons em dobro. O sorteio será realizado no dia 16 de junho, às 16h, e o prêmio é válido por até seis meses após essa data. “A campanha do City Center Outlet Premium reforça o compromisso do empreendimento com experiências que valorizam o bem-estar, o lazer e o turismo de proximidade, convidando casais a viverem momentos únicos e conhecer melhor o nosso estado que tem tantos lugares lindos para desfrutar, sem precisar ir longe”, afirma a gerente de marketing do City Center Outlet Premium, Fernanda Hickson.

Compre e ganhe

Além do sorteio, os consumidores que acumularem R$ 600 em compras durante o período de 5 a 12 de Junho  também poderão participar da ação Compre e Ganhe, com brindes especiais da marca Karsten que é referência em qualidade e tem produtos para tornar o lar ainda mais aconchegante. Estão disponíveis: kit bem estar com sabonete líquido e toalha de rosto, kit romântico com vela aromatizada e porta retrato, mantas e almofadas. A entrega será feita por ordem de retirada, limitada ao estoque disponível.

Sobre o City Center Outlet Premium

Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporciona experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades com grande potencial de compra da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto, que prezam pelo bem-estar e conforto dos visitantes. É o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus e capacidade para 887 pessoas. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: citycenteroutlet.com.br.

Colégios Positivo são pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2025

0

Os colégios da Rede Positivo são os novos pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Prefeitura de Curitiba. A ação é realizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e arrecada roupas, calçados, toalhas de banho e cobertores, que são destinados a pessoas e famílias em situação de rua ou vulnerabilidade social.

A iniciativa ganha mais sete pontos de coleta, em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School. Com essa ampliação, são aproximadamente 120 pontos de coleta espalhados pela cidade, em uma ação que segue até o dia 22 de setembro. Em 2024, foram arrecadadas mais de 342 mil peças, mas cerca de 60 mil foram descartadas por estarem sujas ou danificadas. A orientação da prefeitura é doar apenas itens limpos e em bom estado, com atenção especial para roupas masculinas.

Para o diretor-executivo dos colégios da Rede Positivo, Celso Hartmann, a participação não é apenas arrecadação. “Acreditamos que a educação vai além da sala de aula. Participar da Campanha do Agasalho é uma forma de mobilizar nossa comunidade escolar para olhar com empatia e solidariedade para quem mais precisa”, destaca. Em Curitiba, o Colégio Positivo tem mais de 7 mil alunos e conta com a participação de toda a comunidade escolar, além de moradores das regiões próximas às unidades.

Serviço

Campanha do Agasalho 2025 – Pontos de Coleta Positivo

Colégio Positivo – Júnior (R. Fernando Simas, 969 – Mercês, Curitiba-PR).

Colégio Positivo – Jardim Ambiental (R. Itupava, 985 – Hugo Lange, Curitiba-PR).

Colégio Positivo – Água Verde (R. Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, 411 – Água Verde, Curitiba-PR).

Colégio Positivo – Boa Vista (R. Carlos de Campos, 1090 – Boa Vista, Curitiba-PR).

Colégio Positivo – Ângelo Sampaio (R. Alferes Ângelo Sampaio, 2300 – Bigorrilho, Curitiba-PR).

Colégio Positivo – Hauer (R. Anne Frank, 1919 – Hauer, Curitiba-PR).

Positivo International School (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville, Curitiba-PR).

Mais informações em: fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1847 ou no Instagram @colegiopositivo.

Teatro Positivo é eleito melhor casa de shows de Curitiba em 2024

0

Teatro Positivo é eleito melhor casa de shows de Curitiba em 2024

Terceiro maior teatro do Brasil, o Teatro Positivo, localizado na Universidade Positivo, acaba de ser eleito a melhor casa de shows de Curitiba em 2024. A escolha partiu diretamente do público, por meio de votação aberta. O reconhecimento da plataforma Central Pop destaca a excelência do espaço, que recebeu centenas de atrações nacionais e internacionais ao longo do último ano. 

Administrado pela UP Experience, o Teatro Positivo conta com uma programação diversa e uma estrutura que combina tecnologia, conforto e acessibilidade. Para o diretor administrativo da UP Experience, Willian Carneiro de Oliveira, a premiação vai além do mérito estético ou técnico — trata-se de uma conquista coletiva: “Receber esse retorno  do público é extremamente gratificante. É uma prova de que estamos no caminho certo, promovendo cultura, entretenimento de qualidade e experiências inesquecíveis. Esse prêmio é de todo nosso time que trabalha muito para que cada espetáculo seja único”.

Somente no primeiro trimestre de 2025, mais de 28 mil pessoas passaram pelo espaço. Com uma média anual de mais de 100 eventos, o Teatro Positivo já recebeu grandes nomes da música e da cultura, como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Sandy e Ivete Sangalo, além de atrações internacionais como Norah Jones, André Rieu, Bruce Dickinson, Laura Pausini, Scorpions, Il Divo e Steve Vai.

Com capacidade para mais de 2.400 pessoas e localizado em uma das regiões mais estratégicas da capital paranaense, o Teatro Positivo reafirma sua missão de democratizar o acesso à arte, valorizando talentos locais e acolhendo os principais nomes do cenário artístico nacional e internacional. Confira a agenda completa em: https://upx.art.br/agenda-teatro/.

Sobre a UP Experience

A UP Experience é o maior e mais completo complexo cultural, esportivo e científico do Brasil. Responsável pela gestão dos espaços de locação de todas as instituições do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, a UP Experience é, hoje, parte indispensável do ecossistema de eventos e turismo do país, como um polo de acesso do grande público à cultura, esporte e conhecimento em todo o território brasileiro.