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 Frio não é desculpa: especialista alerta para a importância de manter a hidratação no inverno

Nutricionista orienta sobre riscos da desidratação no frio e empresa de água mineral aposta em garrafas de diferentes tamanhos para ajudar na rotina.


Nos meses mais frios do ano, muita gente diminui a ingestão de água sem perceber. A menor sensação de sede, associada ao consumo maior de bebidas quentes, faz com que o hábito de hidratação diária seja deixado de lado — o que pode trazer prejuízos à saúde, mesmo em temperaturas mais baixas.

“Isso é muito comum no consultório. No frio, o corpo perde menos água por suor, e a sede diminui. Como as pessoas substituem a água por cafés e chás, acabam se desidratando sem notar”, explica a nutricionista Pietra Corrêa Mello.

Apesar da mudança climática, o corpo continua perdendo água pela respiração, urina e pela pele. A especialista reforça que se manter hidratado no inverno é fundamental para o funcionamento do intestino, elasticidade da pele, regulação da temperatura corporal e até fortalecimento do sistema imunológico — essencial para prevenir gripes e resfriados.

A nutricionista alerta que a atenção deve ser redobrada com crianças e idosos. “Nas crianças, a distração com as brincadeiras faz com que elas esqueçam de beber água. Já nos idosos, o mecanismo da sede é ainda mais reduzido e muitos fazem uso de medicamentos que aumentam a necessidade de hidratação. Por isso, é importante oferecer água com frequência e, no caso dos mais velhos, programar horários específicos”, orienta.

Além de manter a saúde no inverno, criar uma rotina de hidratação constante prepara o corpo para os dias mais quentes. “Quem se mantém hidratado ao longo do ano tem melhor adaptação ao calor, evita sobrecarga nos rins e mantém o equilíbrio térmico com mais facilidade”, completa Pietra.

A água certa na hora certa


Para ajudar a manter a disciplina, a Font Life,  indústria de água mineral, aposta na praticidade das embalagens como aliadas da saúde. Segundo o Diretor Comercial da empresa, Edson Vander Naimeg, a variedade de tamanhos é pensada para diferentes perfis de consumo.

“Muita gente perde o controle da hidratação por falta de praticidade. Com as garrafas de 1L, 1,5L e 2,5L, fica mais fácil visualizar a meta diária e transformar o consumo de água em um hábito automático”, explica.

Confira as indicações de uso das embalagens:

  • 1L: compacta, ideal para carregar na bolsa ou deixar na mesa do trabalho.
  • 1,5L: para quem passa o dia fora e quer evitar recargas frequentes.
  • 2,5L: perfeita para treinos intensos, uso doméstico ou para compartilhar; cabe na porta da geladeira.

Segundo a nutricionista, essa é uma estratégia eficiente. “Garrafas maiores ajudam a visualizar a meta diária e evitam que a pessoa se esqueça ou subestime o quanto já bebeu. Isso torna o hábito de beber água mais automático e mensurável”, reforça Pietra.

Dicas práticas para lembrar de beber água no inverno:

  • Use aplicativos ou alarmes como lembretes.
  • Deixe a garrafa sempre à vista: no trabalho, ao lado da cama ou na bolsa.
  • Associe a ingestão de água a outros hábitos do dia, como levantar da cama, ir ao banheiro ou antes das refeições.
  • Prefira chás sem cafeína e sem açúcar, como camomila, erva-doce e hortelã — eles podem complementar a hidratação.

E o mais importante: não espere sentir sede. “A sede já é um sinal tardio de desidratação. O ideal é ingerir água ao longo do dia, em pequenos goles, mesmo sem vontade”, finaliza Pietra.

Minor Hotels anuncia a chegada da marca NH Collection a Assunção, no Paraguai

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Minor Hotels, em linha com sua estratégia de expansão global, chegará a um novo país no Cone Sul

A Minor Hotels, proprietária e operadora hoteleira global com mais de 560 hotéis e resorts em 57 países, localizados na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa, Américas, África e no Oceano Índico, anuncia sua chegada ao Paraguai com a abertura de um novo NH Collection em Assunção. Esse ambicioso projeto fará parte de um empreendimento imobiliário misto e de grande escala, consolidando-se como um novo ícone arquitetônico e um ponto de referência para a cidade.

O projeto estará localizado na Avenida Santa Teresa, a 400 metros da interseção com a Avenida Aviadores del Chaco, uma das vias mais importantes e dinâmicas da capital paraguaia. Integrado a um complexo de mais de 70 andares, que se tornará o edifício mais alto de Assunção e o quarto mais alto da América do Sul, este empreendimento incluirá residências, escritórios, espaços comerciais e estacionamento, criando um ecossistema urbano de alto padrão que agregará valor à cidade e aos seus habitantes.

A nova propriedade contará com 80 quartos e será operada sob a marca NH Collection, no segmento upper-upscale, oferecendo uma experiência de hospitalidade premium, com padrões de design e serviço de classe mundial, em consonância com sua estratégia de expansão global. A proposta será voltada tanto para pessoas que viajam a negócios quanto para turistas, com uma infraestrutura de alto nível.

O desenvolvimento desse hotel está sendo realizado em parceria com o Grupo Petra, uma empresa líder no setor imobiliário no Paraguai, reconhecida por sua excelência em construção e por desenvolver projetos inovadores de alto padrão. O investimento total estimado para o hotel está entre US$ 8 e US$ 12 milhões e a previsão é de que ele gere entre 35 e 40 empregos diretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.

“Estamos certos de que, junto ao Grupo Petra, faremos desse hotel um verdadeiro referencial em Assunção, uma cidade com grande dinamismo e potencial de crescimento. A chegada do NH Collection representa uma aposta estratégica para nos consolidarmos no Paraguai com um produto diferenciado que eleva a oferta de hospitalidade no país. Esse hotel não será apenas um ícone arquitetônico, mas também marcará um antes e depois na experiência turística da cidade”, afirma Gonzalo Aguilar, CEO da Minor Hotels Europe & Americas.

O investimento no Paraguai é resultado de uma análise de mercado em que se observa um crescimento contínuo no turismo corporativo e de lazer, assim como um aumento na demanda por hotéis nas categorias upscale e premium. Além disso, Assunção consolidou-se como um destino chave para eventos e convenções, o que reforça a oportunidade para a chegada de uma marca como o NH Collection.

O NH Collection Assunção marca o primeiro passo da Minor Hotels no Paraguai, enquanto a companhia continua avaliando oportunidades em cidades secundárias do país. Ao mesmo tempo, a Minor Hotels mantém sua estratégia de crescimento na América Latina, explorando mercados-chave como Chile, Argentina e Peru, além de outros destinos consolidados na região.

Com foco na expansão por meio de modelos de gestão hoteleira (management) e franquias, a companhia busca fortalecer sua presença em mercados emergentes com produtos inovadores e de alta qualidade.

“Estamos entusiasmados por iniciar esse projeto junto com o NH Collection, uma marca que compartilha nossa paixão pela excelência e qualidade. Com seu apoio, sabemos que esse será o começo de algo extraordinário”, afirma Carlos Guasti, presidente do Grupo Petra.

O início das obras está previsto para daqui a dois meses, e a inauguração do hotel está estimada para daqui a cinco anos.

Sobre o NH Collection Hotels & Resorts:

NH Collection Hotels & Resorts é uma marca hoteleira upper-upscale com cerca de 100 propriedades na Europa e nas Américas, e uma presença global em expansão. Oferecendo experiências de hospitalidade extraordinárias, o NH Collection combina perfeitamente conforto, inovação, serviço intuitivo, uma atmosfera elegante e sabores surpreendentes – tudo integrado à identidade local. O NH Collection faz parte do grupo hoteleiro global Minor Hotels e é membro do programa de fidelidade GHA DISCOVERY. Visite nh-collection.com para mais informações e conecte-se com a NH Collection no Facebook, Instagram e YouTube.

Sobre a Minor Hotels

A Minor Hotels é líder global na indústria hoteleira, com mais de 560 hotéis, resorts e residências em 57 países. O grupo cria experiências inovadoras e memoráveis por meio de suas oito marcas hoteleiras – Anantara, Avani, Elewana Collection, NH, NH Collection, nhow, Oaks e Tivoli – além de um portfólio diversificado de restaurantes, bares, experiências de viagem e marcas de spa e bem-estar. Com mais de quatro décadas de experiência, a Minor Hotels fortalece suas marcas, promove relações duradouras e impulsiona o sucesso empresarial ao manter o foco no que realmente importa para seus hóspedes, equipes e parceiros. A Minor Hotels é membro da Global Hotel Alliance (GHA) e reconhece seus hóspedes por meio de um programa único de fidelidade, o Minor DISCOVERY, parte do GHA DISCOVERY. Descubra o nosso mundo em minorhotels.com e conecte-se com a Minor Hotels no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Dia dos Namorados 2024: consumo consciente cresce e favorece marcas sustentáveis

Comemorado em 12 de junho, o Dia dos Namorados segue como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, as vendas no e-commerce cresceram 15,5% em relação ao ano anterior, segundo a Ebit|Nielsen, impulsionadas pela busca por praticidade e pela oferta de produtos personalizados.

Mais do que nunca, consumidores demonstram interesse por marcas que compartilham seus valores. Um levantamento da Think With Google apontou que 46% dos brasileiros preferem comprar de empresas comprometidas com práticas sustentáveis, mesmo que isso represente um custo maior.

Para o especialista em marketing de produtos, Rafael Ribas, essa mudança exige das marcas uma postura alinhada às preocupações ambientais: “Hoje, adotar práticas sustentáveis deixou de ser diferencial e passou a ser requisito. Os consumidores estão atentos a como os produtos são feitos e ao impacto que geram”, afirma.

Ribas observa que campanhas que evidenciam o uso de materiais reciclados, apoio a comunidades locais ou certificações de comércio justo fortalecem a imagem da marca. Ele acrescenta que a escolha por embalagens biodegradáveis ou reutilizáveis é percebida como um gesto de responsabilidade, contribuindo para uma decisão de compra mais consciente.

Neste Dia dos Namorados, a proposta é clara: inspirar conexões que floresçam com propósito — produtos que expressem carinho e também responsabilidade com o futuro do planeta.


Serviço:
RDPR
Rafael Ribas
Especialista em marketing de produto
📱 (41) 99972-1333
📸 @rdpr.oficial
📧 contato@rdpr.com.br
📍 Rua Vicente de Carvalho, 426 – Curitiba/PR.

Campanha de colecionáveis do Shopping Palladium Curitiba celebra Dia dos Namorados com brinde exclusivo

Nas compras a partir de R$ 800,00, além de ganhar um conjunto de louças, clientes concorrem a um Ford Territory

Dando continuidade à ação com brindes colecionáveis, a campanha de Dia dos Namorados do Shopping Palladium Curitiba apresenta mais um produto exclusivo da Oxford para os clientes: um conjunto de louças para sopas e caldos. Ao longo do ano, o shopping está promovendo uma campanha exclusiva, com itens que poderão ser adquiridos em diferentes momentos do calendário comemorativo. No Dia das Mães, os consumidores foram presenteados com um conjunto para sorvete. A proposta da campanha é aumentar o volume de vendas do empreendimento e tornar as celebrações ainda mais especiais.

Para o Dia dos Namorados, nas compras a partir de  R$ 800,00, o consumidor garante um kit com quatro peças para degustar sopas e caldos. “Pensamos em algo que unisse carinho, aconchego e praticidade, e que representasse esses momentos a dois. Nossa campanha de Dia dos Namorados foi criada para proporcionar uma experiência especial aos nossos clientes, que poderão celebrar a data com um presente útil, elegante e cheio de afeto”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

Cada item da coleção foi desenvolvido com exclusividade pela Oxford e está disponível em duas cores: estrelado e esmeralda. A distribuição dos brindes é limitada a uma unidade por CPF, e a campanha é válida de 28 de maio a 12 de junho, ou enquanto durarem os estoques. “A coleção de brindes é o grande diferencial das nossas campanhas este ano. Mais que produtos, queremos oferecer experiências que representem o carinho e a conexão com quem se ama. Cada peça foi pensada para fazer parte de momentos especiais e reforçar o vínculo dos clientes com o Palladium”, comenta a gerente.

Além do item colecionável, a campanha também inclui um sorteio especial. A cada R$ 350,00 em compras, os clientes ganham um cupom para concorrer a um Ford Territory. Notas fiscais cadastradas pelo Podi App garantem cupons em dobro. O sorteio será realizado em 13 de junho.

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Farmácias Nissei promovem a 3ª Nissei Run em Curitiba 

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Corrida com foco em saúde, bem-estar e integração social ocorre dia 8 de junho e deve reunir até 3 mil pessoas no Boulevard da Ligga Arena. Evento contará com presença de Rodrigo Hilbert no espaço dos patrocinadores

Em comemoração ao seu 39º aniversário, as Farmácias Nissei realizam no próximo domingo (8/6) a 3ª edição da Nissei Run, corrida de rua da marca que vem se consolidando no calendário esportivo da capital paranaense. O evento acontece no Boulevard da Ligga Arena, e deve reunir até 3 mil participantes, entre atletas amadores, colaboradores, crianças e famílias.

Mais do que uma prova esportiva, a Nissei Run reforça o compromisso da marca com a promoção de saúde, bem-estar e integração social. A edição anterior foi um sucesso de público. Em 2025, o primeiro e o segundo lote de inscrições para o evento se encerraram em 24h. Um lote extra foi aberto devido à alta demanda de solicitações de corredores e clientes, e esgotou em poucas horas – consolidando a Nissei Run como uma das corridas mais aguardadas de Curitiba.

A prova conta com percursos de 5 km e 10 km, além de categorias especiais para atletas com deficiência (AcD), colaboradores da Nissei e pessoas com mais de 60 anos. Para o público infantil, haverá trajetos de 100 a 600 metros, organizado por faixa etária (4 a 13 anos). Todos os participantes que completarem seus percursos receberão medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

A estrutura do evento foi planejada para oferecer conforto e segurança aos participantes, com espaço kids, guarda-volumes, pontos de hidratação, posto médico e painel para fotos — proporcionando um ambiente acolhedor para toda a família.

Experiência completa e presença especial no evento

Durante a programação, os participantes poderão visitar os espaços dos patrocinadores, como CIMED, VidUp e EMANA, marca de suplementos com foco em nutrição e bem-estar do Grupo Piracanjuba, que trarão ativações especiais e conteúdos voltados à promoção de um estilo de vida mais saudável e ativo. No estande da EMANA, o público contará ainda com a participação especial do apresentador e empresário Rodrigo Hilbert, que é fundador da marca. Ele irá interagir com os visitantes e reforçar os valores de bem-estar e qualidade de vida que a corrida promove.

Entrega de kits

As inscrições para a 3ª Nissei Run foram realizadas na plataforma Ticket Sports e já estão encerradas. A retirada dos kits para os participantes inscritos ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, nas Farmácias Nissei Bacacheri (Av. Pref. Erasto Gaertner, 182). Os kits incluem a camiseta oficial do evento, número de peito com chip de cronometragem, medalha (para quem concluir a prova) e brindes de parceiros.

Sobre a iniciativa

A Nissei Run integra as celebrações de aniversário da rede e reforça o posicionamento institucional das Farmácias Nissei como promotora de um estilo de vida saudável e próxima da comunidade. O evento também estimula o engajamento interno, promovendo o envolvimento dos colaboradores tanto na participação direta na corrida quanto na organização do evento.

Mais informações, acesse:

🔗 www.ticketsports.com.br/e/3-nissei-run-curitiba-71799

UNICURITIBA realiza Feira de Economia Criativa

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UNICURITIBA realiza Feira de Economia Criativa

Cursos da área criativa promovem evento envolvendo comunidade e estudantes

O UniCuritiba realiza neste dia 5 de junho a Feira de Economia Criativa, uma iniciativa dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação. A proposta é promover o encontro entre empreendedores que souberam usar a criatividade como diferencial de seus negócios, seja como produto/serviço, ou na forma de sua concepção. Participam do evento cerca de 24 expositores e duas palestrantes, que mostrarão como se destacar em um mercado tão competitivo e diferenciado.

“A formação de nossos estudantes passa não só pela aquisição de conhecimento teórico e prático, mas também pelo contato com profissionais e empresas diferenciadas no mercado”, diz a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação, Andinara Ceccatto.

As palestras abrem os dois períodos de realização do evento. De manhã, a arquiteta Maria Alice Crippa, sócia-fundadora da Crippa & Assis Arquitetura vai abordar o tema “Biofilia: a força da natureza na arquitetura”, que é a integração de elementos naturais e simulações da própria natureza em espaços construídos com o objetivo de promover o bem-estar e a conexão com a vida. Já à noite, a palestra do evento fica por conta do Centro Brasil Design (CBD), com a fala da sua diretora técnica Ana Brum, com a palestra “A força do design e dos designers na Economia Criativa”. Ana, que é designer de formação, também vai divulgar o DFBW Award 2025, uma premiação que promove mudanças positivas no mundo. O CBD é um hub de projetos e programas que trazem impactos positivos nos negócios. 

Os expositores confirmados são: Atelier Quebra-Cabeças, de Gislaine Mazzetto, com peças de madeira de demolição e mosaicos; os artistas visuais Lia Strator, Silmara Slobodzian e Marcelo Amato; Cabanas e Mimos de Pano; Acervo de Economia Criativa do UniCuritiba; Brechó das Pretas; Cena Hum – curso de artes cênicas e dublagem; FabLab, laboratório de prototipagem da Prefeitura de Curitiba; Grafbox Gráfica Digital; JM Arte em Crochê; Jornal Plural; Mercado das Pulgas de Curitiba (Antiquário, brechó, museu); MaBu (semi-jóias artesanais); José Aguiar, quadrinista e ilustrador; Rafael Ramos Trindade Design (canecas e camisetas); Rebeldia Tatoo; Sebo do Joaquim (Livraria de usados); Studio e Produtora Capto, Peppers Locadora de Equipamento de Audiovisual e Cívia Lab; Teart (Sou Curitiba); Utopia (Chocolates Artesanais), Alanis Beauty (semijoias) e Velas.com. 

Vale registrar a participação ativa de egressos do UniCuritiba que voltam à faculdade na qualidade de profissionais de destaque em suas áreas: os expositores Marcelo Amato (artista visual) e Felipe Vaini (Grafbox) e a palestrante Maria Alice Crippa. O evento também conta com um acadêmico de design, Rafael Trindade, que já empreende com uma empresa própria, no ramo da economia criativa. 

O evento tem entrada franca e está sendo organizado e promovido pela Agência Experimental de Comunicação do UniCuritiba – a NAVE, movimentando mais uma competência necessária para o mercado de trabalho, com o apoio dos professores Cezar Galhardt e Liliana Nagakogue. “Os estudantes de comunicação estão organizando o evento em si, desde o seu formato, considerando a busca de expositores com relevância e a divulgação”, comenta a professora responsável pela NAVE, Gisele Romanel. 

A Economia Criativa é um setor que tem como força principal a criatividade, a inovação e a cultura. O segmento gera valor econômico a partir do conhecimento, da criatividade, da cultura e do capital intelectual. A Economia Criativa transforma ideias em produtos e serviços, com impactos que vão além do lucro. 

Serviço:

Feira de Economia Criativa do UniCuritiba

Data: 5 de junho (quinta-feira)

Horário: das 9h às 12h e das 19h às 21h30

Local: UniCuritiba – Bloco E – Rua Chile, 1678

Informações: naveagenciaexp@gmail.com ou instagram @nave.exp via DM.

Entrada franca 

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná empossa diretoria e conselheiros

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Conselho Regional de Biomedicina do Paraná empossa diretoria e conselheiros

Reeleita, chapa tem novos integrantes e traz como lema “experiência e inovação”

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) tem nova diretoria. A plenária e a cerimônia de posse ocorreram na segunda (26), em Curitiba e na sede da entidade. O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcez Júnior, e outras autoridades prestigiaram o evento.

Vencedores do pleito para o quadriênio 2025–2029 e com o lema “experiência e inovação”, prosseguem na liderança do CRBM6 os biomédicos Thiago Yuiti Castilho Massuda, como presidente, e Daiane Pereira Camacho como vice-presidente.

Conselheiros

A lista dos conselheiros titulares é formada pelos biomédicos Jannaina Ferreira de Melo Vasco (primeira secretária), Valéria Miranda Avanzi (segunda secretária), Raphael Sahd (primeiro tesoureiro) e Bruno Alencar Herrera de Souza (segundo tesoureiro). Completam o quadro os biomédicos Alisson Luiz Silva, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, Eduardo Ferreira Ribeiro e Karla Glazielle Gonçalves dos Santos Malachoski.

A lista de conselheiros suplentes do CRBM6 é constituída por Ana Paula Biadola, Luiza Souza Rodrigues, Sara Macente Boni, Aline Cristiane Cechinel Assing Batista, Erika Medeiros dos Santos, Rachel Cezar de Andrade Ribeiro, Rodrigo Cezar Riguete, Thiago Henrique Daniel do Nascimento, Franciele Bona Verzeletti e Tainã Naiara Pompeu.

Conquistas e desafios

Para Thiago Yuiti Castilho Massuda, o momento vivido pela biomedicina no Paraná é importante e marca o resultado de grandes conquistas obtidas ao longo dos últimos quatro anos, tais como a inclusão da biomedicina no organograma dos quadros da saúde do estado e dos municípios paranaenses.

“Com trabalho e diálogo sensibilizamos as autoridades públicas para o reconhecimento de toda uma categoria. Nesta semana, tivemos o anúncio de concurso público estadual com vagas para biomédicos no Paraná. A informação, vinda diretamente de um representante estadual, nos alegra e mostra o quanto o nosso trabalho é e foi necessário”, explica.

A vice-presidente, Daiane Pereira Camacho – que também é a primeira mulher a integrar um cargo na direção do CFBM – observou que o lema “experiência e inovação” traz um caráter de continuidade ao que a equipe vinha desenvolvendo, com desafios ainda maiores. “Entendemos que o CRBM6 tem um papel que vai além do caráter fiscalizador. Temos que ser um órgão de verdadeira representatividade, que promova a interlocução entre os biomédicos e a sociedade, trazendo contribuições e informações de qualidade aos diversos públicos”, complementou.

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcez Júnior, destacou os resultados dos eleitos na última gestão e também o apoio recebido durante o pleito para a nova diretoria do CFBM. “O trabalho de vocês ecoa positivamente em todo o país”, enfatizou.

O biomédico Dácio Campos – membro fundador do Conselho Federal de Biomedicina, profissional com mais de 50 anos de atuação e um dos pioneiros da área Brasil – também participou da solenidade e destacou a atuação dos reeleitos à diretoria do CRBM6. “Vocês são um exemplo de equipe que engrandece a todos nós”.

Sede própria

A posse da diretoria do CRBM6 para o quadriênio 2025–2029 também traz uma nova etapa na história da entidade no Paraná: a inauguração da sede própria.

Recém adquirida com o apoio do CFBM, a sede está situada na Rua Fernando Amaro, 909/915, no bairro Alto da XV, em Curitiba, e vai proporcionar melhor atendimento aos biomédicos do Estado.

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade tem cerca de 5,9 mil profissionais registrados. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão localizadas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Maternidade: Problemas de saúde no pós-parto exigem atenção

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Maternidade: Problemas de saúde no pós-parto exigem atenção

Especialista reforça a importância de a mulher se preparar para essa nova fase da vida; confira 5 dicas para cuidar da saúde física e mental

A chegada do bebê é um momento emocionante na vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais desafiadores. Da descoberta da gestação aos primeiros dias com o recém-nascido no colo, esse período é marcado por grandes transformações físicas, emocionais e sociais.

Segundo um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 40 milhões de mulheres por ano correm o risco de enfrentar complicações de saúde prolongadas decorrentes do parto. O estudo identificou que os problemas emocionais e físicos ocorrem especialmente por serem subestimados e subnotificados.

A ginecologista obstetra e coordenadora do Estágio de Saúde da Mulher do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Carolina Ferrari, reforça que o preparo para a maternidade vai muito além do quarto decorado e do enxoval completo: ele começa com informação, acolhimento e apoio real à saúde da mulher.

“A gestação é uma fase de descobertas e adaptações. O pré-natal tem papel fundamental nesse processo. É nessa etapa que conseguimos identificar precocemente fatores de risco e iniciar tratamentos que podem prevenir complicações no parto e no pós-parto”, explica a médica.

Do corpo ao emocional: mudanças e planos para o parto

Durante os nove meses de gestação, o corpo da mulher passa por uma série de transformações hormonais, físicas e emocionais. É comum que a gestante enfrente cansaço, alterações de humor, dúvidas sobre o parto e inseguranças em relação ao futuro. Nesse contexto, a construção de um plano de parto pode ser uma ferramenta importante de empoderamento e segurança.

“O plano de parto é um documento elaborado pela gestante com o apoio da equipe médica. Nele, a mulher expressa seus desejos em relação ao trabalho de parto e ao pós-parto. Isso garante o direito à informação e à tomada de decisões conscientes sobre o próprio corpo”, explica Carolina.

A humanização do parto se baseia no respeito à autonomia da mulher, ao trabalho da equipe multidisciplinar e às boas práticas da medicina baseadas em evidências. A médica lembra que conhecer seus direitos – como o de ter um acompanhante de livre escolha durante todo o processo – é um passo fundamental para garantir uma experiência respeitosa e segura.

Dúvidas na amamentação

Após o nascimento, outro momento delicado é o início da amamentação. Embora seja um processo fisiológico, muitas mulheres enfrentam dificuldades, especialmente nas primeiras semanas. Dor, dúvidas sobre a pega correta e a ansiedade em relação à produção de leite são comuns.

“É essencial que a mulher se prepare ainda na gestação. Entender a fisiologia da amamentação, aprender sobre pega e posição adequada podem evitar o desespero inicial”, afirma a médica.

Segundo a ginecologista obstetra, mitos como “seu leite é fraco” ou “o bebê está chorando porque está com fome” ainda circulam; o que fragiliza ainda mais a mulher, especialmente no puerpério.

“Nasce um bebê, nasce uma mãe, mas também nasce a culpa. Sem orientação adequada, muitas acabam desistindo da amamentação por pressão ou desinformação. A boa notícia é que, com apoio, paciência e informação, a amamentação tende a se estabelecer naturalmente”, observa.

Saúde mental materna: atenção aos sinais e à rede de apoio

Cuidar da saúde emocional da gestante e da puérpera é tão importante quanto cuidar do físico. O período pós-parto é sensível e muitas mulheres vivenciam o chamado blues puerperal, caracterizado por uma labilidade emocional comum nos primeiros 15 dias após o parto. No entanto, quando os sintomas se intensificam e afetam a qualidade de vida, é hora de ligar o alerta para a depressão pós-parto.

“Chorar sem motivo, ter dificuldades para cuidar de si ou do bebê, sentir rejeição, tristeza constante. Esses são sinais que precisam ser acompanhados. A depressão pós-parto tem tratamento, mas muitas vezes é confundida com o blues puerperal e acaba não sendo diagnosticada”, alerta a médica.

Nesse cenário, a rede de apoio é fundamental. Mas, segundo Carolina Ferrari, é preciso mudar a forma como enxergamos essa rede: “O pai não é rede de apoio, ele é pai. Ele deve dividir as tarefas, cuidar da casa, dos filhos mais velhos, estar presente de forma ativa. Cuidar do lar e da criança não é função exclusiva da mulher; é responsabilidade de todos os adultos que compartilham esse espaço”.

Mais do que preparar o berço, é preciso preparar o coração
Além dos exames, do enxoval e do preparo para o parto, é fundamental que a gestante também priorize a saúde emocional. “Há uma mulher em transformação, que precisa de apoio, empatia e orientação. Uma gestação bem acompanhada, com acesso à informação e ao cuidado humanizado faz toda a diferença na forma como essa mãe vai viver a experiência da maternidade”, comenta a ginecologista.

Para viver o período da gestação de forma leve, prazerosa e se preparar emocionalmente para a chegada do bebê, Carolina Ferrari, listou cinco dicas simples que podem ser colocadas em prática pelas mamães. Confira:

1) Busque informação de qualidade

Evite conteúdos alarmistas ou não confiáveis. Priorize fontes seguras como profissionais de saúde e cursos para gestantes que ajudem a entender o que está por vir.

2) Converse sobre seus sentimentos

Fale abertamente sobre suas emoções com pessoas de confiança ou com o parceiro. Se necessário, procure apoio psicológico para lidar com medos, angústias ou inseguranças.

3) Construa uma rede de apoio

Identifique quem são as pessoas que estarão ao seu lado; emocional e fisicamente. Ter com quem contar faz toda a diferença nessa fase de adaptação.

4) Respeite seus limites

Nem todos os dias serão perfeitos, e tudo bem! Descanse quando precisar. Diga “não” sem culpa e cuide do seu bem-estar com carinho e gentileza.

5) Crie momentos de conexão com o bebê

Ouvir música, conversar com a barriga e imaginar o futuro com seu filho são formas simples e poderosas de fortalecer o vínculo e tornar a espera mais leve e amorosa.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação. Em 2024, passou a oferecer o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, em parceria com a Universidade Augusto Motta (UNISUAM), do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Modelo de transição energética alemão: inspiração sustentável para a indústria e o comércio brasileiro

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Modelo de transição energética alemão: inspiração sustentável para a indústria e o comércio brasileiro

* Por Daniel da Rosa

Há décadas, a Alemanha é o laboratório mundial de inovação em energia limpa. O país europeu é referência global em políticas de transição energética, graças ao plano governamental chamado “Energiewende”. Trata-se das diretrizes de transição energética em curso que têm como foco a economia de baixo carbono e livre de energia nuclear. Ao apostar em energia solar, eólica, eficiência energética e políticas públicas alinhadas ao meio ambiente, o país não apenas reduz drasticamente suas emissões de CO₂, mas também transforma a sustentabilidade em vetor de competitividade.

Se observarmos as iniciativas alemãs, vemos que as companhias brasileiras têm plena capacidade para adotar certas medidas. Isso se considerarem um planejamento estratégico com metas sustentáveis de médio e longo prazo. O plano alemão foi fruto do consenso político e social em torno da descarbonização e está baseado na independência energética em conjunto com a economia circular. A Alemanha aposta na fusão de painéis solares e baterias recicladas de veículos elétricos, uma solução que satisfaz tanto a necessidade de energia limpa quanto o desafio ambiental do descarte de baterias de lítio.

Nos projetos experimentais desenvolvidos pelos alemães, baterias usadas são reutilizadas em sistemas de armazenamento de energia solar estacionário. As peças que ainda possuem 80% de sua capacidade útil após o ciclo do veículo são usadas para armazenar a energia solar produzida durante o dia e distribuí-la à noite, para assim, diminuir a necessidade de energia elétrica.

Outro exemplo ocorre no campo da arquitetura, que aproveita as sacadas dos edifícios para instalar placas fotovoltaicas de baixo custo, proporcionando autonomia energética ao apartamento e reduzindo o gasto com energia elétrica dos residentes.

Pense nisso sendo posto em prática num país com grande incidência solar, como o Brasil. Trata-se de uma chance significativa para diminuir os gastos com energia, além de dar uma nova destinação aos resíduos produzidos pela eletrificação de veículos.

Essas iniciativas são claramente resultados do aporte em pesquisa, desenvolvimento e alianças estratégicas feitos pelo país europeu. O ambiente de inovação da Alemanha se fundamenta fortemente na cooperação entre universidades, startups e grandes corporações. Adotar essa estratégia é crucial para que o mercado brasileiro aumente sua competitividade global.

Um exemplo prático dessa capacidade inovadora está no setor de energia renovável. Hoje, na Alemanha, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica equivale a sete vezes a de Itaipu. E a ambição do país é ainda maior, com o planejamento de dobrar esse valor até 2030, o que corresponderá a 14 usinas do porte de Itaipu. É importante mencionar que a energia solar fotovoltaica é, na maioria das vezes, gerada próxima ao local de consumo, evitando altos investimentos em linhas de transmissão.

Se o modelo alemão servir de inspiração para as empresas brasileiras, será possível não só reduzir custos operacionais, mas também se alinhar às crescentes exigências globais de ESG (Environmental, Social and Governance). Afinal, a pressão para atender às regulamentações sustentáveis cresce continuamente, e a exigência de comprovação dos fornecedores em grandes cadeias de fornecimento internacionais leva o setor empresarial a adotar diretrizes ambientais de longo prazo, uma prática cada vez mais valorizada por investidores e consumidores.

A vivência alemã evidencia que a mudança energética não é apenas possível, mas também estratégica. A sua adoção pelas corporações brasileiras significa não apenas colaborar para um futuro mais ecológico, mas também tornar os negócios mais robustos e competitivos.

* Daniel da Rosa é conselheiro da AHK Paraná.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.

Instituto Tibagi faz 30 anos e promove jantar beneficente

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Instituto Tibagi faz 30 anos e promove jantar beneficente

Evento acontece no dia 5 de junho, no Clube Curitibano; objetivo é arrecadar fundos para manutenção dos trabalhos sociais; convites já estão à venda

O Instituto Tibagi vai completar 30 anos de atividades em 2025. A entidade sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil, que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2024, o Instituto Tibagi ajudou 260 jovens a conseguir o primeiro emprego.

Graças às parcerias e conexões com indústrias e empresas dos mais variados setores, a entidade – que tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões – já capacitou mais de 5 mil jovens aprendizes de Curitiba e Região Metropolitana ao longo de três décadas.

Atualmente, o Instituto Tibagi oferta cursos de pré-aprendizagem, aprendizagem em eletromecânica, administração, auxiliar de produção e operador de computador para adolescentes a partir de 14 anos de idade.

“Proporcionamos uma boa educação e abrimos os caminhos para o primeiro emprego. Auxiliamos para que os jovens se tornem autônomos – cientes de seus direitos e deveres – sejam capazes de definir seus projetos de vida e de transformá-los em verdade”, explica a diretora administrativa do Instituto Tibagi, Maria José Resmer.

Convites à venda

Para angariar fundos, a entidade vai realizar um jantar beneficente aberto a toda comunidade. O cardápio será elaborado pelo chef Elcio Cequinel e envolve entradas, saladas variadas, três tipos de carnes e acompanhamentos.

O evento será realizado no dia 5 de junho, às 19h30, no Clube Curitibano Sede Concórdia [Rua Duque de Caxias, 150, São Francisco, Curitiba]. Os convites podem ser adquiridos pelo https://www.sympla.com.br/evento/jantar-30-anos-instituto-tibagi/2877972

Serviço:

O que: Jantar beneficente alusivo aos 30 anos do Instituto Tibagi

Quando: Dia 5 de junho, às 19h30

Onde: Clube Curitibano Sede Concórdia [Rua Duque de Caxias, 150, São Francisco, Curitiba]

Convites: Já estão à venda e podem ser adquiridos pelo https://www.sympla.com.br/evento/jantar-30-anos-instituto-tibagi/2877972

Sobre o Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Prestes a completar 30 anos, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.