Home Blog

Alcione, Thalles Roberto e Festival de Arte e Cultura Urbana comandam programação de julho no Teatro Positivo

0

O mês de julho começa agitado no Teatro Positivo, com três dias seguidos do Festival de Arte e Cultura Urbana. De 4 a 6 de julho, o FIH2 promete transformar Curitiba no principal palco da cultura urbana brasileira. Na  semana seguinte, de 9 a 12 de julho, o Prêmio Curitiba na Dança, considerado um dos mais relevantes festivais de dança do Brasil, reúne bailarinos, coreógrafos, professores e amantes da dança de diversas partes do Brasil e do exterior. 

Outro grande nome confirmado na programação é a cantora Alcione, com um show ainda mais especial: a turnê que reúne seus maiores sucessos e faixas inéditas do novo álbum, que leva seu nome — Alcione. A apresentação está marcada para o dia 19 de julho.

No último dia do mês, o cantor gospel Thalles Roberto sobe ao palco do Teatro Positivo para um show emocionante, repleto de fé e grandes sucessos.

Junho ainda reserva grandes atrações no Teatro UP Experience. Moacyr Franco e sua Banda se apresentam no dia 13 de julho. Já o grupo Beatles Abbey Road promete um espetáculo cênico-musical que retrata com fidelidade toda a trajetória da banda The Beatles, no dia 19 de julho. Encerrando a programação do mês, o espetáculo Gongada Drag voltará a Curitiba no dia 31 de julho. No comando, o humorista Bruno Motta recebe um elenco que é pura montação e talento, para uma noite de piadas afiadas e performances marcantes.

Os ingressos para todas as atrações do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience estão disponíveis no site do Disk Ingressos.

Serviço

Teatro Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido

4 a 6 de julho: FIH2 — Festival de Arte e Cultura Urbana 

9 a 12 de julho: Prêmio Curitiba na Dança

13 de julho: Moisés Príncipe do Egito — Épico Musical

13 de julho: Embalos de Sábado à Noite

19 de julho: Alcione

20 de julho: Clássicos do Rock

23 e 24 de julho: O Jardim do Inimigo

31 de julho: Thalles Roberto

Teatro UP Experience – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido

10 a 12 de julho: Prêmio Curitiba na Dança

13 de julho: Moacyr Franco & Banda

19 de julho: Beatles Abbey Road

22 de julho: Eli Soares 

25 de julho: Guns N’ Roses In Concert — By Deep Ilusions

26 de julho: The Beast Experience — The Ultimate Iron Maiden Tribute

31 de julho: Gongada Drag

SPVS firma parceria inédita com o Complexo Pequeno Príncipe

Em um marco histórico para a conservação da biodiversidade e para o setor da saúde no Brasil, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) viabilizou a primeira operação do país envolvendo a aquisição de créditos de biodiversidade por uma instituição hospitalar. A parceria pioneira foi firmada com o Complexo Pequeno Príncipe, um dos maiores e mais reconhecidos hospitais pediátricos do Brasil.

A aquisição inicial de cinco mil créditos de biodiversidade, ao custo de US$ 15 mil, representa um terço da estimativa total necessária para compensar os impactos ambientais não mitigáveis da instituição. A assinatura do termo de antecipação de compra, realizada em um encontro no Complexo Hospitalar Pequeno Príncipe, na tarde do dia 26 de junho, oficializa o compromisso voluntário e inaugura um novo e estratégico mercado no país, com potencial para transformar a forma como as corporações em geral empresas se relacionam com a natureza.

A SPVS, organização com 40 anos de atuação na proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados, é a primeira organização brasileira certificada para gerar Créditos LIFE de Biodiversidade, com base em parte dos 19 mil hectares de áreas naturais que mantém no litoral norte do Paraná, na Grande Reserva Mata Atlântica. A certificação foi concedida em novembro de 2024 pela empresa Neocert Certificações Florestais e Agrícolas, a partir da Metodologia LIFE, desenvolvida ao longo de 15 anos com base em critérios técnicos robustos e reconhecimento internacional.

“Hoje, celebramos mais do que uma parceria. Celebramos um exemplo concreto de liderança e coerência com a missão do Complexo Pequeno Príncipe. A iniciativa de reconhecer o custo da natureza e incorporar essa lógica à sua gestão é uma provocação necessária ao setor produtivo brasileiro”, afirmou Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS.

“Estamos falando de uma instituição filantrópica, voltada à saúde, que compreendeu com profundidade a urgência de proteger a biodiversidade — especialmente em um bioma tão pressionado quanto a Mata Atlântica”, disse o diretor.

Para Regiane Borsato, diretora-executiva do Instituto LIFE, a operação representa uma inflexão simbólica na forma como organizações compreendem seu papel na proteção ambiental:

“O que celebramos hoje é histórico. Uma instituição de saúde, filantrópica, referência no cuidado com crianças, torna-se a primeira do mundo a realizar uma compensação com créditos de biodiversidade. Isso marca uma nova era na relação entre conservação e responsabilidade ambiental corporativa.”

Sobre os Créditos de Biodiversidade

Os créditos de biodiversidade são unidades certificadas que representam ganhos reais e mensuráveis em ações de conservação da natureza — como a proteção de ecossistemas, a recuperação de áreas degradadas e a manutenção de serviços ambientais. Com base em metodologias reconhecidas, como a do Instituto LIFE, os créditos integram a biodiversidade à gestão ambiental corporativa, posicionando áreas naturais conservadas como um ativo estratégico frente à crise climática, hídrica e sanitária.
“Cuidar da biodiversidade é também enfrentar a emergência climática e garantir a sustentabilidade das instituições. Não basta fechar a torneira — é preciso proteger as áreas naturais que garantem essa água”, completou Regiane.

Compromisso além da compensação

Além de adquirir os créditos, o Complexo Pequeno Príncipe está em fase avançada para obter a Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade, o que o tornará a primeira instituição de saúde do país a conquistar essa qualificação. O processo exige o mapeamento das pressões ambientais causadas pela operação e a adoção de medidas que excedem as obrigações legais, como ações voluntárias perante a aquisição de créditos, dentro do regramento oferecido pela metodologia LIFE.

“Já fazemos muito na busca por eficiência no uso de energia e água, na redução de emissões e na gestão de resíduos. Somos carbono neutro desde 2021. Mas, diante da gravidade da crise climática, isso não é suficiente. É preciso ir além, com atitudes concretas e responsabilidade”, declarou José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe.

Como os créditos são gerados

De acordo com Natasha Choinski, técnica da SPVS responsável pelos processos de certificação, os créditos, decorrentes da conservação de áreas naturais, são gerados com base em parâmetros técnicos e monitoramento de resultados ambientais.

“A metodologia considera o contexto ecológico da área, sua importância para os serviços ecossistêmicos, fragilidade, localização, e qualidade da gestão. Também avaliamos impactos sobre espécies, comunidades e estrutura da paisagem ao longo do tempo”, explica Natasha.

A parceria entre SPVS e o Complexo Pequeno Príncipe reforça a conexão entre saúde integral e conservação da natureza. O hospital — que integra assistência, ensino e pesquisa — é reconhecido internacionalmente por sua atuação ambiental, sendo signatário de iniciativas como o Pacto Global, Race To Zero e o Programa Empresa Amiga da Mata Atlântica. Em 2024, foi destaque no Children’s Hospital International Executive Forum (CHIEF) por incluir um índice de saúde ambiental no planejamento estratégico, superando metas globais.

“Cuidar das crianças e apoiar suas famílias nos impõe uma responsabilidade enorme — também com o futuro. É motivo de grande satisfação compartilhar esse propósito com instituições como SPVS e Instituto LIFE. Somos três organizações sem fins lucrativos, unidas por um profundo senso de missão”, finalizou Carneiro, citando Saint-Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos.”

Sobre a SPVS
Fundada em 1984, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma das mais relevantes organizações conservacionistas do Brasil, com foco na conservação da Mata Atlântica. Atua com inovação, base técnica sólida e visão restaurativa do desenvolvimento, valorizando a natureza como ativo estratégico para o bem-estar humano e para a adequada gestão territorial.
www.spvs.org.br

Sobre o Complexo Pequeno Príncipe
Instituição sem fins lucrativos, o Complexo Pequeno Príncipe reúne hospital pediátrico, instituto de pesquisa e faculdades. É referência nacional e internacional pela excelência no cuidado com crianças e pela adoção de práticas socioambientais inovadoras no setor da saúde.
www.pequenoprincipe.org.br

Sobre o Instituto LIFE
Criado em 2009, o Instituto LIFE é responsável pelo desenvolvimento das metodologias de certificação LIFE para integrar biodiversidade aos modelos de negócio. Atua internacionalmente com soluções técnicas para empresas que buscam mensurar e mitigar seus impactos sobre a natureza.
lifeinstituteglobal.org

Farmácias Nissei mantém média de mais de 2.500 vagas abertas no semestre em quatro estados

0

A rede Farmácias Nissei segue com forte demanda por contratação em 2025, com uma média de 2.572 vagas abertas por semestre em suas operações no sul, sudeste e centro-oeste do país. Os dados foram informados pela área de Atração & Acompanhamento da companhia e refletem o crescimento contínuo da rede, que já ultrapassa 360 lojas em funcionamento.

A média semestral de vagas se distribui da seguinte forma:

Curitiba e região metropolitana: 980 vagas

Interior do Paraná: 702 vagas

Estado de São Paulo: 744 vagas

Goiás e Distrito Federal: 146 vagas

As oportunidades abrangem diversas áreas, com destaque para atendimento, logística, farmácia e administração, e reforçam o compromisso da Nissei com a geração de empregos e desenvolvimento profissional nas regiões onde atua. Informações em https://pin.nisseilabs.com.br/processos/rh/vagas

Sobre as Farmácias Nissei

Fundada há mais de 35 anos, a Nissei é uma das maiores redes de farmácias do Brasil, sendo referência em inovação, conveniência e atendimento humanizado. Além de medicamentos e produtos de higiene e beleza, a rede oferece diversos serviços farmacêuticos, contribuindo para a qualidade de vida da população.

49% dos docentes brasileiros afirmam estar sobrecarregados; IA pode ser aliada nesse cenário

0

49% dos docentes brasileiros afirmam estar sobrecarregados; IA pode ser aliada nesse cenário

Dados nacionais revelam um cenário alarmante para a saúde emocional dos docentes brasileiros, com 72% dos professores enfrentando algum tipo de problema psicológico. Soluções baseadas em IA apontam caminhos para reduzir a sobrecarga que tem adoecido a categoria, ao automatizar tarefas repetitivas da rotina escolar

O que acontece quando a rotina de trabalho de um professor passa a ser marcada mais por tarefas repetitivas e burocráticas do que por educação? No Brasil, a resposta tem vindo a duras penas: uma epidemia silenciosa de exaustão e sofrimento psicológico. Segundo um levantamento divulgado pela Revista Educação, 21,5% dos professores brasileiros avaliam sua saúde mental como ruim ou muito ruim. Os principais sintomas incluem ansiedade (60,1%), cansaço excessivo (48,1%) e problemas de sono (41,1%). Outros fatores como desmotivação (55%) e sobrecarga de trabalho (49%) também são prevalentes

Mas esse excesso não é apenas curricular. Envolve reuniões pedagógicas, preenchimento de diários, elaboração de questões acadêmicas, correções manuais e demandas administrativas, uma rotina que esmaga o tempo dedicado ao que mais importa: ensinar. “O que mais nos surpreende não é o nível de estresse dos docentes, mas o quanto isso já foi naturalizado pelo sistema. É como se o sofrimento fizesse parte do ofício, mas não tem que fazer”, afirma Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics.ai, EdTech brasileira que utiliza inteligência artificial para otimizar a rotina dos docentes.

É nesse cenário que soluções tecnológicas começam a ganhar relevância, não apenas como ferramentas pedagógicas, mas como estratégias de cuidado com a saúde mental dos educadores. A Maieutics.ai, por exemplo, tem se debruçado sobre esse gargalo com o uso de IA. A plataforma transforma os objetos de aprendizagem da IES, como documentos, slides, textos, vídeos, áudios e legendas em avaliações inéditas em poucos minutos, mantendo o docente como verdadeiro protagonista. Ao simplificar esse processo, a proposta é reduzir o tempo gasto em tarefas burocráticas para abrir espaço para uma educação mais estratégica e humana.

E o impacto já é mensurável. Uma pesquisa conduzida pela própria empresa em 2024, com mais de 13 mil educadores de todo o Brasil, indicou que o uso da plataforma reduz em até 85% o tempo gasto na criação de avaliações. Isso equivale, em média, a cinco horas semanais recuperadas – tempo que pode ser redirecionado ao planejamento de aulas, formação continuada, descanso ou cuidado com a saúde mental. “A IA não substitui a pedagogia, mas pode liberar os docents daquilo que mais os afasta dela: o excesso de tarefas operacionais. É uma mudança estrutural na forma de gerir o tempo docente. A tecnologia por si só não é solução mágica, mas quando bem aplicada, pode atuar diretamente nos pontos de maior pressão da rotina, como as avaliações”, acrescenta Streithorst.

Presente em mais de 15 estados brasileiros, a Maieutics.ai respeita com sua tecnologia o foco pedagógico: todas as questões geradas são inéditas, alinhadas aos materiais fornecidos e podem ser personalizadas. A ferramenta também atende aos critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que os dados e o conteúdo gerado sejam acessíveis apenas a instituição responsável.

Em um Brasil onde mais de 2,3 milhões de docentes atuam na educação básica e superior, segundo o Censo Escolar, iniciativas como a Maieutics.ai se colocam como aliadas na busca por uma escala mais saudável, eficiente e centrada no lado humano. Para Rodrigo, o maior avanço da IA na educação está em sua capacidade de reconectar o educador ao seu propósito. “A IA precisa ser uma aliada da educação, não um atalho. O ChatGPT foi feito para conversar com o mundo, enquanto a Maieutics foi desenvolvida especialmente para as demandas do ensino superior. Nossa missão é construir pontes entre a tradição acadêmica e o futuro da aprendizagem, oferecendo ferramentas que respeitam a experiência dos educadores e potencializam sua atuação. Queremos que os professores continuem sendo protagonistas, conectando o conhecimento acumulado ao que há de mais inovador em tecnologia educacional”, conclui o CEO.

Sobre a Maieutics.AI

A Maieutics.ai é uma edtech curitibana que transforma a criação de avaliações acadêmicas ao combinar inteligência artificial, curadoria especializada e design instrucional. Com uma equipe apaixonada por educação e tecnologia, a edtech desenvolve soluções que colocam o docente no centro da inovação, unindo inteligência humana, inteligência artificial, experiência visual e intuição em uma plataforma eficaz. Seu propósito é construir pontes entre a tradição acadêmica e o futuro da aprendizagem, sempre valorizando o conhecimento e a experiência docente. Acesse e saiba mais: https://maieutics.ai

Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, recebe relíquia de beato Carlo Acutis nesta terça-feira (01/07)

0

Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, recebe relíquia de beato Carlo Acutis nesta terça-feira (01/07)

Evento que marca a chegada de uma relíquia de modo permanente, mobiliza comunidade jovem católica de Curitiba e Região Metropolitana

O Santuário Santa Rita de Cássia, de Curitiba, recebe de modo permanente, nesta terça-feira (01/07), uma relíquia de primeiro grau (um fragmento corporal) do jovem beato Carlo Acutis. 

A entronização da relíquia ocorrerá durante a celebração da Santa Missa, no Santuário Santa Rita de Cássia [Rua Padre Dehon, 728, Hauer, em Curitiba] às 19h. A missa será presidida pelo Padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá (MS), Diretor do Apostolado Carlo Acutis no Brasil e um dos principais divulgadores do apostolado do beato em todo o mundo. 

Acutis – que tem grande identificação com o público jovem católico – foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele verificado no Brasil, em Campo Grande (MS). Sua canonização está prevista para o próximo dia 07 de setembro, em Roma (Itália). 

A relíquia de primeiro grau (com um fragmento corporal do jovem Carlo Acutis) vem diretamente da Associação Carlo Acutis, de Assis, na Itália, pelas mãos do Padre Fábio. A Associação tem como figura principal de divulgação, Dona Antonia Salzano, a mãe do futuro santo. 

O Santuário Santa Rita de Cássia, de Curitiba, será a primeira paróquia no Paraná a receber uma relíquia de primeiro grau de Carlo, que ficará exposta para veneração dos devotos conforme orienta o Concílio de Trento. Com isso, o Santuário Santa Rita de Cássia abre espaço para que os devotos de Carlo Acutis possam venerá-lo, incluindo em sua programação uma missa devocional mensal. Essa missa ocorrerá toda segunda sexta-feira do mês. 

Missão jovem

O Padre Fábio Vieira, divulgador do apostolado do beato em todo o mundo, vem a Curitiba a convite do Santuário. Além de trazer a relíquia e presidir a cerimônia de entronização da mesma no Santuário, a paróquia organizou outros três momentos especiais no município. No dia 02 de julho (quarta-feira), haverá uma visita aos jovens estudantes da ESIC Internacional – Faculdade, Colégio e Pós-Graduação em Curitiba – instituição que integra a obra Dehoniana da qual o Santuário faz parte. Outro momento marcante será uma visita ao Hospital Erastinho a fim de abençoar as crianças em tratamento. À noite, o grupo de jovens do Santuário Santa Rita de Cássia participa de uma roda de conversa na igreja. 

Vida e fé

O beato Carlo Acutis é considerado “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”. Como explica o portal Vatican News, site de notícias do Vaticano, Acutis é associado à internet porque “usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto”. 

O jovem que nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), manifestou a fragilidade da saúde em 2006. Após o diagnóstico, passou por uma leucemia fulminante, entregando a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu em Monza (Itália) – aos 15 anos – no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

Vivência ao lado de Carlo Acutis

Padre Fábio Vieira é diretor espiritual do Apostolado Carlo Acutis no Brasil e Pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no município de Ladário (MS). Teve a possibilidade de viver um período com a família de Carlo Acutis na cidade de Assis, na Itália, foi um dos responsáveis pelo processo de beatificação do jovem e participou das audiências na Congregação pelas Causas dos Santos. Lá escreveu a obra “Foi Carlo”, publicada pela editora Quadrante, lançado em 2021, no qual narra a experiência de ter vivido com a família. 

De acordo com o Pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann SCJ, “o milagre para a canonização do beato já foi aprovado pelo Vaticano e o mesmo será proclamado santo agora, durante o jubileu da Igreja”. E continua: “Ter as relíquias do anjo da juventude em nossa paróquia santuário é uma grande benção; sua vida nos recorda que viver o evangelho nos transforma e transforma o mundo”, destaca o sacerdote. 

Serviço:

O quê: Santa Missa com entronização da relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis

Quando: Terça-feira (01/07), às 19h

Onde: Santuário Santa Rita de Cássia [Rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba]

Informações adicionais

E-mail: santuariodasrosasctba@hotmail.com

Site: www.santuariosantaritadecassia.com.br 

Redes sociais: @santaritacuritiba

Telefones 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840

Ventura Shopping marca presença no 2º Circuito Bom Gourmet de Inverno com opções gastronômicas e descontos especiais

0

De 20 de junho a 3 agosto, festival fortalece o turismo e destaca Curitiba como destino de inverno

O Ventura Shopping participa da segunda edição do Circuito Bom Gourmet de Inverno, festival gastronômico realizado de 20 de junho a 3 de agosto, em Curitiba. O evento, que promete movimentar o turismo e o comércio da capital durante a estação mais fria do ano, reúne mais de 150 estabelecimentos, com descontos de até 60% em produtos selecionados.

Com o objetivo de ampliar sua conexão com o público e fortalecer os negócios das operações gastronômicas, o Ventura Shopping integra o festival com uma proposta diferenciada. “Estar presente em um evento tão relevante como o Circuito Bom Gourmet reforça nosso posicionamento como um centro de compras e experiências completo, que valoriza a gastronomia como parte essencial da jornada do consumidor”, destaca a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Durante as seis semanas do evento, os visitantes encontrarão no shopping uma seleção de produtos com preços promocionais, pensados para agradar a todos os paladares — especialmente nos dias mais frios do inverno curitibano. Dez operações de alimentação dentro do shopping aderiram à ação: Açaí Total, Milk Moo, Cacau Show, Que Paladar, Gorditos, Bier Hoff, Espetinho do Tchê, Remis Food, Jardim das Ervas e La Caffetteria.

O Ventura também passa a integrar o aplicativo Festival Bom Gourmet, plataforma oficial que reúne todos os estabelecimentos participantes. “Essa parceria amplia a visibilidade das nossas operações, facilita a jornada do cliente e fortalece o reconhecimento do Ventura como referência no segmento gastronômico”, destaca Daniela.

O 2º Circuito Bom Gourmet de Inverno conta com apoio institucional do programa Inverno em Curitiba e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para o Ventura, a adesão ao projeto é também uma forma de impulsionar a economia local. “Mais do que um festival de sabores, o Circuito é uma vitrine para os negócios curitibanos. Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa”, finaliza a gerente de marketing.

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Tom Jobim inspira novo ícone residencial em Curitiba

0

Parceria inédita entre incorporadora GT Building e Instituto Tom Jobim traz para o Ecoville um empreendimento que une arquitetura, memória cultural e sustentabilidade. Projeto, que terá a música Wave como trilha sonora, foi autorizado pela família do artista

Um novo edifício em Curitiba será mais do que uma construção: pretende se tornar um marco urbano e cultural. Em parceria com o Instituto Tom Jobim, Jobim Music e com autorização oficial da família do compositor, a incorporadora GT Building anuncia o lançamento do Casa Jobim, um residencial de alto padrão que homenageia um dos maiores nomes da música brasileira.

Com VGV estimado em R$ 180 milhões, o imóvel será erguido em um terreno de 3.350 metros quadrados no Ecoville, próximo ao Parque Barigüi. Planejada e com infraestrutura completa, a região, que é uma das mais valorizadas da capital paranaense, oferece fácil acesso a comércios, mercados, escolas e serviços. O bairro também possui mais de 166 mil metros quadrados de área verde, o que garante qualidade de vida e contato com a natureza.

Esse equilíbrio entre conveniência e bem-estar motivou a GT Building a escolher o bairro para o empreendimento. Segundo a ABRAINC, o segmento de imóveis de médio e alto padrão cresceu 17,6% em valor total comercializado em 2024, refletindo seu alto potencial de valorização. Mais do que um endereço nobre, o Ecoville representa uma forma contemporânea de viver, com mobilidade, sofisticação e responsabilidade ambiental.

Arquitetura com alma brasileira

Inspirado na estética do modernismo brasileiro — movimento artístico que acompanhou a ascensão de Jobim na música — o Casa Jobim terá 32 andares e 61 unidades residenciais, com plantas entre 125 e 227 metros quadrados. Os interiores evocam o Rio de Janeiro e a linguagem poética da Bossa Nova, com o uso de materiais naturais, texturas leves e elementos biofílicos. O projeto leva a assinatura de nomes de peso: Arquitetura Nacional, LW Design Group e Benedito Abbud. 

O escritório Arquitetura Nacional foi reconhecido pelo site nova-iorquino Architizer como um dos 30 melhores do Brasil, ocupando a 6ª posição no ranking e consolidando-se como uma das principais referências da arquitetura atual brasileira. O estúdio global LW Design Group tem trajetória de destaque em Dubai, Hong Kong e Dinamarca, sendo sinônimo de excelência em empreendimentos residenciais de altíssimo padrão. Já Benedito Abbud é considerado o mestre do paisagismo nacional, à frente do maior escritório do setor no país. O Casa Jobim também conta com Helena Gentilli na concepção luminotécnica e com a Garagen Plan no parking design

A leveza de Wave na arquitetura

Além da homenagem simbólica, a GT Building obteve os direitos para utilizar a icônica canção Wave, composição de Tom Jobim que simboliza a leveza e sofisticação da Bossa Nova. “Este projeto nasce de uma profunda admiração pela obra e pelo legado de Tom Jobim. Nosso objetivo é criar uma experiência residencial que dialogue com a arte, a natureza e o tempo”, afirma o diretor de incorporação da GT Building, Marcello Malucelli Thá.

Com linguagem contemporânea, a fachada se destaca pela atemporalidade e pelo uso elegante do concreto aparente, que valoriza texturas e materiais naturais. Um dos elementos mais marcantes da composição é o jogo dinâmico de sacadas assimétricas, projetadas com avanços e recuos alternados. Essa movimentação volumétrica não apenas rompe a rigidez da verticalidade, como também cria um efeito visual fluido. Complementando o conjunto, o paisagismo regenerativo é exuberante, integrando-se de maneira orgânica à base do edifício e às áreas comuns. 

Ambientes que celebram o encontro

Os espaços compartilhados foram concebidos como locais de contemplação e convivência. Um piano Yamaha, semelhante ao utilizado por Jobim, estará no lounge, ao lado de livros, fotografias e peças de design que retratam momentos da trajetória do artista. No topo do prédio, o terraço oferece uma vista panorâmica para o Parque Barigüi — um dos principais cartões-postais da cidade — promovendo a conexão entre o morador, a natureza e o cenário urbano.

A área de lazer inclui salão de festas, brinquedoteca, piscina, lake lounge, espaço gourmet com churrasqueira (barbecue)pet placepool house, quadra de pickeball, bar panorâmico (roof bar), academia com SPA, além do piano lounge e rooftop com vista exclusiva. 

Um tributo com responsabilidade ambiental

Mais do que um gesto simbólico, o Casa Jobim também pretende ser uma referência em sustentabilidade — valor que dialoga profundamente com a trajetória do artista, que viveu por décadas no Jardim Botânico (RJ) cercado pela natureza que inspirou sua obra. Toda a emissão de carbono gerada durante a construção — cerca de 4.700 toneladas — será neutralizada por meio de um projeto de conservação da Mata Atlântica. O edifício também passará pelo processo de certificação do selo Green Building Council. A incorporadora já possui oito empreendimentos com essa chancela.

“O respeito à natureza, tão presente na obra de Jobim, é também um valor que queremos traduzir no nosso fazer arquitetônico”, reforça Marcello. “Por isso, o compromisso ambiental é tão fundamental quanto os valores estético e funcional da construção.”

Entrega em 2029: um novo capítulo para Curitiba

Com previsão de entrega para 2029, o Casa Jobim chega para somar à paisagem urbana de Curitiba uma obra que incorpora uma narrativa única: a da memória afetiva brasileira, da excelência arquitetônica e de um futuro mais sustentável.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Ensino prático leva alunos do interior do PR ao pódio em olimpíadas escolares

0

Mais de 400 estudantes do Colégio e da Academia Donaduzzi, sediados no Biopark, em Toledo (PR), participaram das principais olimpíadas escolares do país — com resultados que impressionam. Foram 433 inscritos e 50 alunos classificados para as próximas fases em competições de alto nível, que envolvem desde desafios de lógica e redação até a construção de foguetes e robôs.

Os resultados refletem o investimento contínuo da instituição em promover o conhecimento científico, fortalecer o protagonismo estudantil e oferecer uma educação conectada aos desafios do presente e do futuro. Na Olimpíada de Língua Portuguesa (OP), 97 alunos participaram e 16 avançaram para a segunda fase. 

Já na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que estimula o raciocínio lógico e revela jovens talentos, o colégio contou com 229 inscritos, dos quais 23 foram classificados para a etapa seguinte — uma taxa de 10%, o dobro da média nacional de classificação, que gira em torno de 5%.

Os temas relacionados ao universo também marcaram presença. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 97 alunos participaram e sete foram selecionados para a próxima fase. Já na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), quatro estudantes aceitaram o desafio de construir e lançar foguetes criados por eles mesmos — entre eles, Iago dos Santos, do 9º ano Z, que conquistou vaga na prestigiada 77ª Jornada de Foguetes, um dos maiores eventos científicos estudantis do país.

Na área de robótica, alunos da Academia Donaduzzi — voltada ao contraturno escolar — marcaram presença na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Londrina. Seis jovens, com idades entre 12 e 14 anos, participaram da modalidade prática, enfrentando desafios de programação e engenharia.

Para o professor Lucas Silva, responsável pela orientação dos alunos na OBA e OBAFOG, os resultados são fruto de um trabalho pedagógico consistente, que aposta em metodologias ativas e no despertar do interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “A participação dos nossos alunos reforça o compromisso com uma educação científica de excelência. Essas olimpíadas despertam vocações, ampliam a visibilidade da escola e mostram que, quando o ensino se conecta aos interesses dos estudantes, o aprendizado se torna mais profundo e transformador”, afirma.

De acordo com o professor Gustavo Klein, supervisor da Academia Donaduzzi, a OBR proporciona uma experiência transformadora. “Eles crescem muito nas chamadas hard skills, como programação e mecânica e também nas soft skills, como resiliência, trabalho em equipe e criatividade. É um aprendizado divertido, desafiador e que amplia a autonomia dos alunos para encarar os desafios da vida real.”

A participação nas olimpíadas e projetos científicos reafirma o compromisso do Colégio e da Academia Donaduzzi com uma educação de excelência, que transcende os limites da sala de aula e prepara os estudantes para trilhar caminhos com mais autonomia, conhecimento e propósito.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Sicredi amplia atuação com empreendedores e cresce no setor de franquias

0

Pela primeira vez na ABF Franchising Expo, instituição financeira cooperativa tem 26% do market share no segmento de pequenas empresas no Brasil

A trajetória da educadora Iara Dietrich, de Cascavel (PR), vai além dos desafios típicos do empreendedorismo. Viúva e mãe de três filhos adolescentes, ela decidiu, em 2013, adquirir a franquia da rede de ensino de idiomas Rockfeller Language Center e reconstruir sua vida por meio do negócio. Hoje, a escola atende cerca de 420 alunos, entre crianças, jovens e adultos. Nesse processo de recomeço, o apoio do Sicredi — instituição financeira cooperativa à qual é associada — foi essencial, oferecendo segurança econômica por meio de linhas de crédito e soluções adequadas à sua realidade. “No Sicredi eu não encontro apenas bons produtos e serviços, eu tenho verdadeiros parceiros, amigos, pessoas preparadas, competentes, sempre muito disponíveis para nos atender”, afirma.

No varejo supermercadista, a história do Marcon Supermercados revela um caminho distinto: o de uma empresa familiar que criou sua própria marca e, com o tempo, tornou-se uma rede franqueadora. Fundado em 1988 pelo casal Verani e Domingos Marcon, o grupo mantém lojas em três cidades do Oeste de Santa Catarina e emprega cerca de 225 colaboradores. Com o suporte do Sicredi, foi possível inaugurar novas unidades, adquirir imóveis e modernizar sua estrutura. “Sempre que surge uma oportunidade de investimento, o Sicredi é nossa primeira opção, pela confiança e proximidade”, afirma Verani Marcon. Com novos projetos em andamento — como a construção de uma loja em Dionísio Cerqueira (SC) —, o grupo prevê investir aproximadamente R$ 20 milhões até 2026 para ampliar sua atuação regional.

Participação na maior feira de franquias do mundo

franchising no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que, no primeiro trimestre de 2025, houve um aumento nominal de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o faturamento ultrapassou R$ 278 bilhões. Esse desempenho é impulsionado pela diversidade de modelos de negócio, pela resiliência das operações e pela estrutura padronizada, que oferece maior segurança aos empreendedores.

Para ampliar sua aproximação com esse setor, o Sicredi patrocina a 32ª edição da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 25 a 28 de junho, em São Paulo (SP). O evento reúne mais de 400 marcas nacionais e internacionais, abrangendo diferentes segmentos, e atrai milhares de visitantes interessados em oportunidades que vão de pequenos investimentos a grandes operações estruturadas.

A proposta do Sicredi é fortalecer o empreendedorismo nacional por meio de soluções financeiras personalizadas e de um relacionamento próximo. “Nosso foco é estar ao lado de quem empreende, compreender suas necessidades e oferecer alternativas simples, seguras e compatíveis com a realidade de cada negócio, incluindo os do segmento de franquias, que exigem atenção especial devido à complexidade do modelo”, afirma o diretor de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá. “Sabemos que o empreendedor precisa de agilidade para receber vendas, realizar pagamentos e tomar decisões com segurança. Por isso, oferecemos uma conta PJ completa, com recursos como máquinas de cartão smart, domicílio bancário, PIX e API Pix gratuitos e ilimitados”, completa.

Crédito que impulsiona múltiplos setores

Em 2024, o Sicredi ampliou sua presença com Pessoas Jurídicas (PJ), movimentando mais de R$ 83 bilhões em operações de crédito — um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. No Brasil, a instituição financeira cooperativa reúne mais de 9 milhões de associados, incluindo mais de 1,2 milhão de PJ — 95% deles micro, pequenas empresas ou MEIs —, correspondendo a cerca de 6% dos 22 milhões de CNPJs ativos no país. Com atuação nacional, a instituição detém atualmente 26% de participação entre as 1,4 milhão de pequenas empresas brasileiras, consolidando-se como um dos principais parceiros financeiros do empreendedor nacional.

Em São Paulo, o Sicredi é a instituição financeira que mais cresce em número de inaugurações, com mais de 420 agências e presença em quase metade dos municípios paulistas. A carteira de crédito para empresas do estado registrou expansão de 40% em 2024, ultrapassando R$ 10,9 bilhões, reforçando o posicionamento da instituição como uma alternativa sólida para impulsionar negócios de um dos maiores polos econômicos do país. Por isso, o Sicredi participa de algumas das principais feiras voltadas ao setor produtivo no Brasil. Além da ABF Franchising Expo, a instituição já marcou presença em eventos relevantes do varejo alimentar, como a Apas Show e a ExpoApras, e tem participação confirmada na Fipan, feira especializada em panificação e food service.

Tanto a história de Iara Dietrich quanto a da família Marcon exemplificam o impacto positivo de uma relação próxima e consistente com uma instituição financeira no fortalecimento de um negócio. Ao oferecer soluções ajustadas à realidade de quem empreende, o Sicredi se posiciona não apenas como provedor de serviços, mas como agente de transformação — em cidades grandes, médias e pequenas, onde o empreendedorismo move a economia. “Trabalhamos para promover o ciclo virtuoso da economia local. Quanto mais fortalecemos os negócios da comunidade, mais crescemos juntos”, finaliza Adilson.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Grupo Vellore é certificado como um excelente lugar para trabalhar pelo GPTW em 2025

0

O Grupo Vellore recebeu a certificação do Great Place to Work (GPTW) em 2025, reconhecimento concedido às empresas que se destacam por boas práticas de gestão de pessoas e clima organizacional. Neste ano, 91% dos colaboradores aderiram à pesquisa.

A certificação reforça o compromisso do Grupo com um ambiente saudável, colaborativo e de valorização profissional. Entre as ações implementadas está o lançamento da Cultura Vellover, que aproximou os valores institucionais da linguagem e do cotidiano dos colaboradores.

Com sede em Pinhais (PR), o Grupo Vellore atua nos segmentos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas, jardinagem e agrícola com as marcas Foxlux e Famastil. A empresa já se prepara para um novo desafio: ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná.