Home Blog

“Arraiá de Vagas” para estágio acontece nesta quarta-feira (18)

O interessado deve comparecer até a unidade localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC)

Mais de 150 oportunidades estão abertas no “Arraiá de Vagas”, promovido pela GERAR na próxima quarta-feira (18), na unidade localizada no CIC. Com inscrições gratuitas, as vagas de estágios são para as áreas estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Técnico; e para os acadêmicos em Administração, Ciências Contáveis, Direito, Engenharia, Enfermagem, Odontologia, Pedagogia e muitos outros.

“O Arraiá de Vagas é um evento especial com mais de 150 oportunidades de trabalho abertas. As vagas são para diferentes áreas e níveis de experiência, e o melhor: as inscrições são totalmente gratuitas. Se você está procurando uma nova colocação no mercado de trabalho ou conhece alguém que esteja, não perca essa chance”, destaca Pedro Borin, gerente de Marketing da GERAR.

Vale destacar que o evento acontece das 09h às 15h, na GERAR CIC – localizada na Rua Senador Acciolly Filho, nº 511.

“É mais do que só entregar um currículo. É a oportunidade de ser visto, de mostrar seu potencial e iniciar uma trajetória profissional que pode transformar a sua vida. Muitos jovens começaram em feiras como essa e hoje estão construindo carreiras incríveis. Então venha participar, traga sua vontade de crescer e aproveite tudo o que preparamos com muito carinho pra você”, salienta Rafael Kunz, Líder de Recrutamento da GERAR.

Sobre a GERAR  
 
Desde 2003, a GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem sido um pilar de sustentabilidade social, impactando positivamente vidas por quase duas décadas. Fundada em Curitiba-PR, a organização sem fins lucrativos está comprometida com os valores de progresso, geração de emprego, renda e promoção da igualdade social. 

A GERAR promove o desenvolvimento social através da educação, capacitando indivíduos para serem protagonistas em uma sociedade justa e sustentável, focada em oferecer oportunidades.  

São projetos da GERAR o Aprova; Cidadania Digital; Florescer; GERAR Esquenta; MEGA; GERAR Estágios e Aprendiz GERAR.

MRV&CO lança projeto inédito de IA para democratizar o acesso a dados sobre ESG

0

Relatório de Sustentabilidade ganha versão interativa com apoio da Susi

Transformar um relatório técnico de mais de 200 páginas em uma conversa leve, acessível e interativa: essa é a proposta da Susi (Sustentabilidade Inteligente), a nova assistente virtual da MRV&CO criada para facilitar o acesso ao conteúdo do Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS) 2024.

Disponível gratuitamente pelo WhatsApp, no número wa.me/5531975690059, a Susi é a primeira IA do país voltada exclusivamente à disseminação de informações sobre um Relatório de Sustentabilidade. Ela interage com o público em tempo real, respondendo dúvidas com base no conteúdo oficial do relatório e adaptando a linguagem de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante ou profissional.

“A Susi chegou para tornar o RAS mais acessível, compreensível e presente no dia a dia de quem quer aprender mais sobre ESG. É uma forma moderna e inclusiva de compartilhar nossa atuação socioambiental”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.

Inovação com propósito

A proposta da MRV&CO com a Susi é ambiciosa: democratizar o acesso à informação de forma personalizada e confiável, aproximando temas como redução de emissões de carbono, energia limpa, gestão de resíduos, e diversidade e inclusão para um público mais amplo. A tecnologia também amplia o alcance do Relatório, que tradicionalmente circulava entre analistas, investidores e especialistas.

A Susi é resultado da integração entre as áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Tecnologia, Transformação Digital e Inovação da MRV&CO e foi desenvolvida com base no MIAG, o portal de inteligência artificial generativa da companhia, lançado em maio de 2024. O MIAG permite o desenvolvimento de assistentes personalizados com base em documentos internos, garantindo segurança, governança e atualização contínua das informações.

O desenvolvimento da Susi foi ágil: em apenas quatro dias, a assistente já estava pronta para testes. Além disso, ela aceita perguntas por texto e áudio e pode ser facilmente atualizada com novos dados ou adaptada para outros temas. A tecnologia empregada permite que a Susi opere mesmo em momentos de instabilidade de fornecedores externos, graças à estrutura do MIAG, que integra diferentes modelos de IA (OpenAI, Google, Anthropic etc.).

De acordo com Reinaldo Sima, diretor de Tecnologia, Transformação Digital e Inovação na MRV: “a Susi é um dos cinco assistentes virtuais que hoje compõem o ecossistema de IA da companhia, que já conta com soluções como a MIA, da MRV e a Sofia, da Sensia – voltadas para tirar dúvidas e auxiliar com as solicitações de pessoas interessadas em comprar um imóvel; o Marco, assistente do corretor de imóveis; e o MAO (melhor amigo da obra), que apoia gestores e arquitetos com a gestão das obras”, explica.

Conversa que transforma

Muito mais do que uma ferramenta de divulgação, a Susi representa o avanço da transformação digital da MRV&CO e o compromisso da empresa com a inovação a serviço da sustentabilidade.

Segundo Lafetá: “o RAS é uma exigência legal, mas pode e deve ser compreendido por todos. Com a Susi, isso finalmente se torna possível. Ela transformou um conteúdo denso em algo fácil de entender e ainda no canal mais usado pelos brasileiros, o WhatsApp. Ela é rápida, assertiva e prática, ideal para um ano em que temas como ESG e COP ganham ainda mais relevância”, finaliza.

Qualquer pessoa interessada pode conversar com a Susi a qualquer momento. Basta acessar wa.me/5531975690059 e escolher o perfil de usuário para iniciar a interação.

Sobre a MRV&CO

O Grupo MRV&CO desenvolve soluções habitacionais que se adaptam a diferentes momentos de vida e necessidades de seus clientes. São cinco empresas que compartilham o objetivo de oferecer as melhores opções de moradia – seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. O Grupo se completa com a Resia, empresa voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando-se internacionalmente.  

Crianças visitam Hemobanco de Curitiba e aprendem sobre a importância das doações de sangue e medula

0

Atividade faz parte de projeto social do Colégio Marista Anjo da Guarda que começou para sanar dúvidas dos alunos

Com a aproximação do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, uma turma da 2° ano do Ensino Fundamental I do Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba, participou de uma visita ao Hemobanco da cidade para conhecer o funcionamento das doações de sangue e medula óssea. A ação faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS) do colégio, que busca sensibilizar os estudantes sobre a importância da solidariedade e do cuidado com a vida.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto o processo, tirar dúvidas e conversar com profissionais e doadores. A iniciativa também envolveu a criação de cartazes e encontros com pessoas que já participaram da doação e recepção de sangue.

A aluna da 2ª série, Maria Eduarda Rezende Bessa, de 7 anos, destacou o quanto aprendeu com a experiência. “A visita no Hemobanco foi legal porque a gente aprendeu várias coisas que a gente não sabia. Um exemplo foi que uma bolsa salva quatro vidas, e também que o tipo de sangue mais raro é o O+ e O-”, destacou.

Outra estudante da turma, Alice de Oliveira Mello Pereira, contou que a visita também despertou sua curiosidade sobre detalhes do processo. “Eu adorei saber que as plaquetas têm que ficar se movimentando, que os plasmas ficam congelados e as hemácias ficam na geladeira. A gente foi em um monte de lugar legal: laboratório, vimos as pessoas doando sangue e um
monte de coisa incrível”, contou a aluna de 8 anos.

Para a professora da turma do Colégio Marista Anjo da Guarda, Patrícia Elaine Santos Oliveira Lopes, responsável pela organização da ação, a visita foi muito especial. “Foi simplesmente perfeita! O Hemobanco teve um cuidado especial com as crianças, acolhendo cada uma com muito carinho e atenção. Foi um trabalho lindo, feito com alma e muito amor. Só gratidão!”, relata.

A médica coordenadora do serviço de hemoterapia, Camila C. Bernardi, recebeu os estudantes no Hemobanco e destacou o impacto da visita tanto para os profissionais quanto para as crianças. “Recentemente, vivi uma daquelas experiências que aquecem a alma e renovam o propósito do que fazemos diariamente. Foi emocionante ver o entusiasmo e a curiosidade de cada uma das crianças. Elas compreenderam, com muita pureza, a importância do gesto de doar sangue”, destacou.

Para ela, a ação foi além do conhecimento técnico e plantou sementes para o futuro. “Foi uma honra recebê-los, compartilhar o nosso trabalho e testemunhar a formação de algo muito maior: futuros adultos mais conscientes, empáticos e comprometidos com o próximo”, concluiu
Bernardi.

O projeto ainda prevê uma ação para estimular a doação de sangue entre pais, familiares e funcionários da escola, reforçando a importância da solidariedade e do cuidado com a vida.

COMO DOAR SANGUE NO HEMOBANCO DE CURITIBA
Endereço: Rua Capitão Souza Franco, 290 – Batel, Curitiba (PR)
Agendamento: (41) 3023-5542
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 7h às 16h.
Sábado das 7h às 13h.
Requisitos para doação:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados e apresentar autorização)
  • Estar em boas condições de saúde
  • Pesar mais de 50 kgEstar alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação
  • Apresentar documento oficial com foto

Intervalos entre doações:
Homens: a cada 2 meses (máximo 4 vezes ao ano)
Mulheres: a cada 3 meses (máximo 3 vezes ao ano)

SOBRE O MARISTA BRASIL
O Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba (PR), integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.

O que se comemora no Dia Nacional do Luto?

0

No dia 19 de junho, celebra-se no Brasil o Dia Nacional do Luto — uma data que busca dar visibilidade a uma experiência universal, porém muitas vezes silenciada: a perda de pessoas queridas.Desde 2022, o luto prolongado passou a ser reconhecido pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial da Saúde (OMS), caracterizado pela dor persistente por mais de seis meses.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 10% e 11% das pessoas enlutadas podem desenvolver esse quadro – e é por isso que para André Leão, do Grupo Jardim da Saudade, o acolhimento deve ir além do espaço físico:

“Há uma publicação de 2024 divulgada pelo portal SciELO sobre o poder positivo em grupos de apoio e da escuta ativa para mitigar os efeitos do luto. Hoje já existe essa consciência de que ninguém precisa atravessar a dor sem suporte, e isso inclui tanto um local digno para os entes que já partiram quanto acolhimento emocional e rede de apoio para quem perdeu um familiar ou amigo”, afirma.

Ações precisam ver contexto de cada pessoa
Para Leão, o Dia Nacional do Luto é o momento ideal para alertar as pessoas sobre a importância de conversar com psicólogos e reviver a memória de quem partiu com boas lembranças.

Embora o luto seja universal e pessoal ao mesmo tempo, existem fatores culturais e sociais durante esse processo, por exemplo, que exercem papel essencial no fechamento de um ciclo:

“O local de descanso de quem partiu é importante para quem fica, sem dúvida, mas o lado emocional de quem está passando pela perda precisa de suporte em diversos casos. Há estudos que mostram os efeitos positivos que o simples ato de compartilhar sentimentos traz para quem está passando por uma etapa difícil, melhorando, inclusive, o bem‑estar dos enlutados”.


Dicas para quem está passando por um momento de luto
– Aceitando emoções, da dor à raiva, sem sentir culpa.
– Busque apoio de quem se importa ou de grupos de pessoas que estão passando por algo semelhante.
– Celebre a memória através de fotos, cartas ou pequenos rituais ajudam a tornar a lembrança algo vivo e feliz, e não doloroso.
– Mantenha a rotina e crie novos hábitos, como atividade física,manter o sono adequado e alimentação equilibrada ajudam a mente a recuperar-se.
– Consulte profissionais que possam te ajudar. Psicólogos especializados em luto podem ensinar ferramentas para continuar vivendo com mais tranquilidade.

Serviço: Jardim da Saudade
André Leão
Representante do Jardim da Saudade
0800 007 0001
@grupojardimdasaudade
https://www.jardimdasaudade.com/jardim-da-saudade-curitiba/
Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão, Curitiba | PR

Fábrica da Via Araucária tem capacidade para produção de placas de sinalização em 40 minutos

A Via Araucária, concessionária que administra 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais do lote 1, investiu em uma fábrica própria para a produção de todos os tipos de placas de sinalização. A estrutura funciona em Irati, na região central do estado, junto à base de conservação da concessionária. Cerca de 13 mil placas estão espalhadas por todo o trecho de concessão.

A demanda de produção da fábrica se adequa à necessidade de campo e, como o trabalho é feito no formato de linha de produção, a performance varia de acordo com a complexidade das placas requeridas. Placas em formato padrão (como de limite de velocidade, por exemplo) são produzidas em 40 minutos, enquanto placas com características especiais (como placas aéreas com grandes dimensões acima de 6 metros quadrados) precisam de mais tempo e podem levar até oito horas para ficarem prontas. Considerando a manutenção das rodovias do trecho, a equipe tem capacidade para fabricar, em média, entre 50 e 60 placas por dia.

Além da equipe dedicada exclusivamente à produção das placas e à instalação dos dispositivos nas rodovias, a concessionária também tem especialistas que fazem estudos diariamente sobre os trechos e o tipo de sinalização que precisa ser implementado. O gerente de conservação da Via Araucária, José Pereira, explica que a sinalização vertical é essencial para a engenharia de tráfego e a segurança dos motoristas. Os danos causados nas placas, seja por colisões, vandalismo ou outros fatores, comprometem diretamente a segurança nas rodovias. Por isso, a capacidade de reposição rápida é fundamental. “Soluções inovadoras e ágeis, como o uso de tecnologias no processo de fabricação e a manutenção da sinalização, aumentam ainda mais a eficácia desses elementos de segurança viária, o que ajuda a evitar acidentes e melhora a eficiência operacional”, afirma Pereira.

Armazenamento e materiais

As placas são armazenadas em dispositivos sob medida como cavaletes ou prateleiras com os cuidados necessários para que a película retrorrefletiva, material que reflete a luz de volta à fonte, aumentando a visibilidade em ambientes com pouca luz, seja preservada. Na fábrica da Via Araucária são utilizados somente materiais normatizados conforme determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

No processo para fabricação de placas os principais materiais utilizados são:

Película retrorrefletiva
Chapa em aço, ACM ou fibra de vidro
Quadros metálicos para estruturação da placa, parafusos e cantoneiras
Os materiais utilizados no processo de fabricação são feitos para durar no mínimo 10 anos. Mas, ocorrências como vandalismo e acidentes provocam danos na sinalização e, por isso, as manutenções são frequentes.

Agilidade garante mais segurança

Desde que a fábrica foi implementada, no primeiro semestre de 2024, mais de 11 mil placas de diversos modelos e tamanhos já foram produzidas pela equipe da Via Araucária.

A fabricação própria e a possibilidade de rápida reposição de placas e elementos de sinalização contribuem significativamente para a redução dos riscos de acidentes. Além da proteção dos usuários das rodovias, a iniciativa promove uma cultura de segurança que beneficia toda a comunidade.

Five Lounge aposta em drinks autorais com assinatura do melhor bartender do Brasil

0

Ariel Todeschini, campeão do World Class Brasil 2025, assina a criação de 9 drinks exclusivos para o bar do NH Hotel

O paranaense Ariel Todeschini é o grande vencedor da etapa nacional do World Class 2025, considerada a maior competição de coquetelaria do mundo. A final brasileira aconteceu na terça-feira, 10 de junho, em São Paulo. Agora, o mixologista representará o país na final global do campeonato, marcada para setembro e outubro em Toronto, no Canadá.

Todeschini é o head bartender do Wine & Cocktail Bar Five Lounge do NH Curitiba The Five. Localizado no segundo andar do hotel, dentro do Complexo The Five, no bairro Batel, o ambiente do bar combina uma área interna com identidade visual inspirada na coquetelaria clássica e contemporânea, além de um amplo terraço ao ar livre, equipado com poltronas, sofás e lareiras. 

A carta do Five Lounge reúne os principais clássicos da alta coquetelaria, como cosmopolitans, bloody marys, dry martinis e negronis. Ariel Todeschini, responsável pela curadoria do menu, também criou nove drinks reunidos na seção Five Lounge Specials, além de uma seleção exclusiva de variações de gin tônica.

Entre as especialidades elaboradas pelo craque da coqueteleira — e que podem ser saboreadas no Five Lounge — estão:

  • Golden Hour: Johnnie Walker Gold Label, gengibre, maçã e limão;
  • La Caravella: Zacapa Rum, Jerez Oloroso, tangerina e chá preto;
  • Strawberry Collins: Tanqueray Gin, Jerez Fino, morango e Club Soda;
  • Buck Buck Mule: Tanqueray Gin, Jerez Fino, gengibre, pepino, limão e Club Soda;
  • Johnnie High Tea: Johnnie Walker Blonde, tangerina, chá preto e Club Soda;
  • Amaretto Sour: Ketel One Vodka, licor de amêndoas e limão siciliano;
  • Old Pepper: Bulleit Bourbon. Limão siciliano, molho inglês, angostura e tabasco;
  • Funky Sip: Paragon Timur Berry, Vinho Rosé, Jerez Oloroso e Campari.

Serviço:

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 15h à 0h30
Instagram: @fivelounge
Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – 2.º andar – Batel
Telefone: 41 3434-9400

Corrida INCrível une saúde e solidariedade em apoio a crianças com tumores cerebrais

O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) dá a largada para a Corrida INCrível. O evento esportivo será realizado em prol do programa social da instituição, o INC Neuro Kids, que oferece tratamento gratuitamente para crianças de baixa renda com tumores cerebrais, medulares e epilepsia de difícil controle. A corrida de rua ocorrerá no dia 22 de junho, em Curitiba, com provas de 5 km e 10 km, além de caminhada para adultos e também corrida kids, para crianças de até 12 anos. As inscrições já estão no segundo lote e podem ser feitas, até o dia 17 de junho, pela página da Corrida Incrível 2025 no site da Ticket Sports.

Uma parceria do INC com a Global Vita Sports e Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte, a corrida tem inscrições limitadas a 2 mil participantes. Em todas as distâncias, a largada ocorrerá no Pátio Batel, no bairro do Batel, local que vai receber a arena do evento. “O INC Neuro Kids dá a oportunidade de tratamento para crianças que precisam de um atendimento muito especializado, muitas vezes, dando uma chance de cura e de uma qualidade de vida melhor para elas. A corrida vai ajudar a divulgar o programa e a levantar fundos para atender esses pacientes”, reforça o Dr. Ricardo Ramina, sócio-fundador do INC e chefe do Departamento de Neurocirurgia do hospital.

A proposta da Corrida INCrível é unir saúde e solidariedade, ou seja, cada atleta que participar da corrida estará contribuindo para ampliar o acesso de mais crianças ao INC Neuro Kids. Todo lucro do evento será destinado para custear o tratamento desses pequenos pacientes, desde os exames e cirurgias até o internamento e acompanhamento pré e pós-operatório. “A Corrida Incrível representa o que há de mais genuíno na medicina: cuidar do outro com amor e responsabilidade. Cada passo dado nessa prova é um avanço na luta pela vida de crianças carentes que enfrentam diagnósticos difíceis. É uma honra ver a sociedade unida por uma causa tão nobre”, observa o Dr. André Giacomelli, diretor técnico do Hospital INC.

Em parceria com o Hospital INC, a Corrida Incrível 2025 é uma realização da Associação Pro Correr e tem a organização da Global Vita Sports.

INC Neuro Kids oferece tratamento neurocirúrgico e neurológico
O programa INC Neuro Kids foi criado há dez anos e já possibilitou o tratamento e cura para muitos pacientes, oferecendo toda estrutura do Hospital INC, que é um centro de referência em tratamentos neurocirúrgicos e neurológicos: corpo clínico especializado, exames de laboratório e de imagem, internamento e tecnologia de ponta. Podem participar do programa crianças e adolescentes com até 15 anos. A seleção dos pacientes é feita a partir da avaliação da gravidade do caso, urgência e renda familiar. Ao longo dos anos, diversas ações já foram realizadas para ampliar o atendimento pelo programa que, hoje, é bancado pelo próprio hospital, equipe médica e alguns empresários.
Para mais informações sobre o INC Neuro Kids, acesse: www.incneurokids.com.br.

SERVIÇO:
Corrida INCrível 2025
Data: 22 de junho (domingo), às 6h30 (largada).
Local: arena em frente ao shopping Pátio Batel (Avenida do Batel, 1868, Batel)
Inscrições: Corrida Incrível 2025 no site da Ticket Sports. Valores a partir de R$ 125,00 (2º lote).

Benefícios em vida mudam perfil dos planos funerários no Brasil

0

Quem busca um plano funerário está pensando na vida ou na morte? A pergunta provoca uma reflexão sobre o modo como lidamos com o planejamento da despedida e revela uma tendência crescente no setor: oferecer benefícios que façam sentido ainda em vida. É nessa lógica que se baseia o Ame+, plano de assistência familiar desenvolvido em parceria com o grupo Jardim da Saudade.

Com uma proposta focada em saúde, economia e lazer, o serviço destina-se a pessoas que desejam se organizar sem deixar de viver o presente. “A nossa intenção é que o plano seja útil desde o primeiro dia. Não vendemos morte, vendemos tranquilidade para viver melhor”, afirma André Leão, porta-voz do Jardim da Saudade.
No campo da saúde, o plano oferece acesso facilitado a exames, consultas e cirurgias com descontos e parcelamento, sem as burocracias dos convênios tradicionais. Já em lazer, inclui benefícios em restaurantes, cinemas, shows e eventos culturais. De acordo com estimativas do grupo, a economia mensal pode chegar a R$ 500, valor que muitas vezes cobre a mensalidade.

O plano também contempla os serviços funerários prestados pelo Jardim da Saudade, como a locação de capelas, organização da cerimônia, urna e a destinação final – com opções de sepultamento ou cremação. Mas o que se destaca é o perfil do público-alvo: jovens adultos que buscam autonomia e planejamento.

“É um plano pensado para quem está construindo a vida, mas também quer cuidar dos seus e do seu futuro com responsabilidade”, completa Leão.

Jardim da Saudade
Pioneiro no Brasil no conceito de cemitério-parque, o Jardim da Saudade tem unidades em Curitiba, Pinhais e Blumenau, sempre oferecendo um espaço que combina natureza e infraestrutura para proporcionar conforto e serenidade às famílias. Localizado em meio ao centro urbano, o ambiente conta com paisagismo cuidadoso, áreas verdes, capelas climatizadas, salas de repouso, acesso à internet e estacionamento próprio. Além dos serviços funerários tradicionais, a unidade realiza atividades culturais e artísticas, promovendo um espaço de reflexão e homenagem. O Grupo Jardim da Saudade, fundado em 1969, é reconhecido por sua atuação sensível e inovadora no setor funerário

Curitiba recebe evento de adoção de animais

0

Ação acontece nos dias 14 e 15 de junho, no Shopping Palladium, para fortalecer rede de proteção animal e conscientizar sobre adoção responsável

Pela segunda vez no ano, a plataforma on-line Arcanimal e o Shopping Palladium Curitiba realizam uma ação de acolhimento a cães resgatados que procuram um novo lar. Esta será a terceira iniciativa do tipo promovida pelas instituições, com expectativa de ser ainda mais impactante e emocionante. A primeira, em 2024, contou com o apoio da banda Jota Quest.

A ação, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, das 14h às 18h, reunirá animais resgatados por protetores independentes de Curitiba e região metropolitana, oferecendo uma nova chance aos bichinhos.

O encontro representa um recomeço para os animais que enfrentaram o abandono e os impactos de uma das maiores catástrofes ambientais do Brasil. Também contribui para o fortalecimento da rede de proteção e sensibiliza a população sobre a importância da adoção consciente.

Para a gerente de Marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira, a realização reforça o compromisso do shopping com causas sociais. “Estamos muito felizes em promover esta nova edição do evento aqui no Palladium. Mais do que um centro de compras, o nosso shopping tem como propósito fazer parte da vida das famílias que passam por aqui — e isso inclui, claro, os pets, que são membros importantes desses lares. Acreditamos que ações como esta reforçam a ligação com a comunidade e com valores que promovem amor, cuidado e responsabilidade. Ver tantos cães encontrando um novo lar e tantas famílias sendo transformadas é algo que nos enche de orgulho e mostra a importância de estarmos cada vez mais conectados com as pessoas e com o que realmente importa”, destaca. 

Além da chance de levar um novo companheiro para casa, os visitantes poderão conhecer as histórias inspiradoras dos animais disponíveis, tirar dúvidas com especialistas em comportamento e participar de atividades interativas e educativas promovidas pela Arcanimal e seus parceiros.

Arcanimal: tecnologia a serviço da causa animal

O projeto Arcanimal nasceu em um momento de crise. Após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, mais de 70 voluntários foram mobilizados, 493 abrigos temporários cadastrados e  mais de 19 mil animais monitorados. Esse esforço resultou em mais de mil adoções, realizadas em cinco estados brasileiros.

Agora, a organização traz sua expertise para Curitiba, conectando ONGs, protetores e adotantes por meio de tecnologia e dados. “Nossa missão é garantir que cada animal tenha uma nova chance. Para isso, o apoio da sociedade é essencial”, enfatiza o administrador do Arcanimal, Alexandre Beltrão Braga.

Serviço

Adoção Arcanimal

Local: Piso L1, Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Datas: 14 e 15 de junho

Horários: 14h às 18h

Entrada: gratuita e aberta ao público

Mais informações: https://palladiumcuritiba.com.br/ ou https://arcanimal.com.br/ 

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Termina amanhã (13) prazo de inscrição em concurso de bolsas de estudos

0

Termina amanhã (13) prazo de inscrição em concurso de bolsas de estudos

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de junho; benefícios valem durante todo o período de estudos

Os estudantes de todo o Brasil que concluíram o Ensino Médio e desejam cursar uma graduação superior podem concorrer a 10 bolsas de estudos e obter descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/

Os candidatos devem ler e seguir as regras estipuladas, preencher um formulário e podem escolher entre mais de 60 opções de cursos de graduação superior no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR); incluindo áreas concorridas como Odontologia, Direito, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina e outros cursos.

Distribuição das bolsas

Diferentemente dos financiamentos, os estudantes que conquistarem essas 10 bolsas de estudos não precisam devolver nenhum valor à instituição de ensino superior depois de formado.

A distribuição das bolsas de estudos seguirá a classificação geral dos candidatos. O primeiro colocado terá 100% de desconto nas mensalidades. O segundo colocado terá 70% de desconto. Os classificados do 3º ao 10º lugar terão 50% de desconto nas mensalidades. Para manter o benefício, os aprovados devem ter bom rendimento acadêmico e sem reprovações.

Prova

A prova será no formato online, acontecerá no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e os candidatos podem realizar a avaliação somente uma única vez. A plataforma do concurso usa Inteligência Artificial para detectar meios de consulta. Assim, é possível identificar comunicação oral e acesso a outro navegador, o que implica na eliminação do processo seletivo.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br. As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025.

Volta aos estudos depois de 20 anos

O concurso de bolsas de estudos é a porta de entrada na universidade e uma ótima oportunidade para quem deseja se formar no Ensino Superior, ter redução de custos, se dedicar mais aos estudos, se preparar para o futuro e desenvolver suas capacidades.

Esse é o caso de Tatiane de Jesus Kaihara, que ficou 20 sem estudar por questões pessoais. Ao saber do concurso de bolsas, ela se inscreveu em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar. “Estou no primeiro ano do curso de Agronomia no Integrado. Consegui desconto de 100% na mensalidade e graças a essa oportunidade estou realizando um sonho de vida”, explica.

Serviço:

O que: Concurso oferta 10 bolsas de estudos com descontos que chegam a 100% do valor da mensalidade. O benefício vale durante todo o período de estudos e pode ser usado nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Quem pode participar: Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio

Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas até às 13h do dia 13 de junho, somente pelo site https://ceiconcursodebolsas.grupointegrado.br/

Data da prova: Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h, e realizada no formato online

Resultado: A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de junho, no site www.grupointegrado.br 

Matrículas: As matrículas acontecem entre 23 e 25 de junho e as aulas iniciam no segundo semestre de 2025, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR)

Informações: pelos tels. 0800-042-0109 / 0800-000-7005 / 44-3518-2500

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação. Em 2024, passou a oferecer o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local, em parceria com a Universidade Augusto Motta (UNISUAM), do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.