Home Blog

Mais acesso à saúde: canabidiol fica mais barato a partir de 1° de julho

0

Estratégia da Prati-Donaduzzi visa ampliar o acesso ao tratamento com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes

Ampliar o acesso de pacientes que utilizam o canabidiol em seus tratamentos. Essa é a expectativa da farmacêutica Prati-Donaduzzi ao anunciar uma redução em 40% no valor dos produtos de canabidiol. Com a medida, válida a partir de 1º de julho, a expectativa é de que o impacto seja sentido diretamente nas farmácias, tornando o tratamento mais acessível para os pacientes que necessitam do produto. As três concentrações do produto — 200 mg, 50 mg e 20 mg — terão o preço reduzido, facilitando o acesso para cerca de 500 mil pessoas que dependem da substância para o tratamento de diversas patologias.

“Esta decisão reforça nosso propósito de levar saúde a mais pessoas. Ao reduzir o preço do canabidiol,  queremos derrubar barreiras e facilitar que pacientes tenham acesso a um tratamento de qualidade.”, afirma Eder Maffissoni, CEO da Prati-Donaduzzi, que foi o primeiro autorizado pela Anvisa a ser comercializado no país.

O Canabidiol (CBD) é uma substância reconhecida pelo potencial terapêutico. Prescrito por médicos, ele tem demonstrado bons resultados no tratamento de doenças crônicas e distúrbios neurológicos diversos, oferecendo qualidade de vida a pacientes que, muitas vezes, não encontravam nos tratamentos convencionais.

Pioneirismo e inovação

A farmacêutica Prati-Donaduzzi foi a primeira empresa a conseguir a autorização sanitária para comercializar o produto no Brasil, ainda em 2020. Para isso, realizou estudo clínico em parceria com a Universidade São Paulo (USP). A última fase do estudo já foi concluída e agora a indústria aguarda o registro definitivo para ser comercializado como medicamento.

“O canabidiol produzido pela Prati-Donaduzzi é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, utilizando tecnologia que assegura pureza e padronização do princípio ativo. Fabricado em unidades certificadas pelas boas práticas de fabricação (BPF), o produto garante qualidade e segurança para o paciente”, explica Eder. “Fomos pioneiros na produção, acreditando no potencial desse tratamento quando ainda era um tema cercado de dúvidas. Hoje seguimos firmes nesse compromisso, buscando não só inovação, mas também acesso e inclusão”, ressalta o CEO.

A redução no preço do Canabidiol Prati-Donaduzzi traz um impacto direto no bolso dos pacientes que fazem uso contínuo do medicamento, gerando economia sem abrir mão da qualidade e segurança. Desenvolvido dentro dos mais altos padrões de qualidade, o produto segue todas as regulamentações e é indicado exclusivamente mediante prescrição médica, contribuindo de forma segura para o tratamento e qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental

0

A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro troféus no 21º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, uma das premiações mais relevantes do setor gráfico.

A cerimônia, promovida pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica — Regional Paraná (Abigraf-PR) e com coordenação e auditoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR), reconhece os melhores produtos gráficos impressos no estado nos últimos 12 meses. A premiação também contempla fornecedores e prestadores de serviço, com base em critérios como confiabilidade, qualidade no atendimento e cumprimento de prazos.

Destaque em sustentabilidade e inovação

A Posigraf foi premiada nas categorias Sustentabilidade Ambiental; Revistas Periódicas de Caráter Variado com Recursos Gráficos Especiais; Catálogos Promocionais e de Arte sem Efeitos Gráficos Especiais; e Calendários Próprios. O principal destaque foi o troféu na categoria Sustentabilidade Ambiental, conquistado com o projeto que transforma resíduos de toners utilizados na impressão em novos produtos.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Zero Waste, a partir de uma demanda identificada pela gráfica, que buscava soluções inovadoras para impulsionar a economia circular. No processo, os toners passam por descaracterização e reciclagem, sendo transformados em matéria-prima para a produção de itens urbanos, como grelhas de boca de lobo, bancos, vasos e outros tipos de mobiliário. “A iniciativa reforça nosso compromisso com o conceito de ‘aterro zero’, alcançado em 2022, e amplia nossa atuação dentro da lógica da economia circular, consolidando a Posigraf como referência em inovação gráfica e responsabilidade ambiental”, afirma Taís Araújo, supervisora de Sustentabilidade da Posigraf.

Sobre a Posigraf

A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é referência em soluções de impressão, com mais de 52 anos de experiência e um portfólio completo voltado a diversos setores. A empresa oferece desde impressos tradicionais, como catálogos, revistas e embalagens, até soluções inovadoras com acabamentos especiais. A Posigraf se destaca pela personalização: atua em parceria com cada cliente para desenvolver materiais impressos que expressem a identidade da marca e gerem resultados concretos.

Shopping Palladium Curitiba lança campanha de inverno com guarda-chuva exclusivo como presente

0

Promoção acontece de 10 a 16 de julho, unindo funcionalidade e estilo

O Palladium Curitiba dá as boas-vindas à estação mais fria do ano com uma campanha especial que combina elegância, praticidade e cuidado com o público. A Campanha de Inverno Palladium acontece entre os dias 10 e 16 de julho, com uma mecânica simples e atrativa.

Durante o período da ação, consumidores que acumularem R$ 600,00 em compras nas lojas participantes poderão trocar seus cupons fiscais por um guarda-chuva exclusivo. Ideal para os dias frios e chuvosos do inverno curitibano, o item está disponível em oito cores diferentes, permitindo que cada cliente escolha a opção que mais combina com seu estilo  — sujeito à disponibilidade de estoque.

Mais do que uma ação promocional, a campanha busca reforçar a conexão do Palladium com seus frequentadores, oferecendo um presente útil, sofisticado e alinhado com a estação. “Queríamos algo prático e, ao mesmo tempo, elegante — que acompanhasse o ritmo dos nossos clientes nesta época do ano. O guarda-chuva exclusivo reúne essas características e reforça o cuidado do Palladium com a experiência de quem nos visita”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba.

Serviço

Campanha de Inverno Palladium Curitiba

Local: Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Datas: 10 a 16 de julho

Promoção: na compra de R$ 600,00 ganhe um guarda-chuva exclusivo

Mais informações: https://palladiumcuritiba.com.br/ 

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Dia da Amizade: saúde mental e emocional em alta com amigos

0

Comemorado em 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade convida à reflexão sobre a importância dos vínculos afetivos na promoção da saúde integral. Estudos recentes reforçam que ter amigos verdadeiros pode ser tão benéfico quanto um tratamento preventivo. Os laços profundos não apenas geram bem-estar emocional, como também ajudam a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e até os índices de mortalidade precoce.

Conexão emocional e benefícios para o corpo

Segundo o psicólogo Luti Christóforo, conexões sociais sólidas funcionam como pilares da saúde mental. “Relações verdadeiras oferecem suporte, pertencimento e funcionam como rede de proteção contra as pressões emocionais do dia a dia”, afirma. Pesquisas recentes apontam que amizades estimulam a liberação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e ocitocina — substâncias que promovem bem-estar, reduzem o estresse e fortalecem a sensação de felicidade.

Uma meta-análise publicada em 2023 reuniu evidências de que grupos estruturados de amizade reduzem significativamente sintomas depressivos. Já o projeto “Friendship Benches”, implementado no Reino Unido, alcançou até 80% de queda nos sintomas de depressão entre os participantes. Outro estudo, divulgado em janeiro de 2025, revelou que idosos com laços afetivos mantidos apresentaram 24% menos risco de mortalidade precoce.

Terapia e amizade: papéis complementares

Apesar de seus benefícios, amizades profundas nem sempre são fáceis de construir. Barreiras emocionais como timidez, insegurança ou traumas podem dificultar os vínculos. Nesse cenário, a psicoterapia é uma aliada fundamental. “O processo terapêutico oferece escuta especializada, sigilosa e sem julgamentos — algo que, por mais bem-intencionados que sejam, os amigos nem sempre conseguem garantir”, explica Christóforo.

O psicólogo destaca que amizades e terapia não se substituem, mas se complementam: enquanto os amigos acolhem e acompanham, o terapeuta fortalece com técnicas e orientação emocional. Neste Dia da Amizade, a recomendação é clara: agradecer aos amigos que caminham conosco e também investir no autoconhecimento como forma de nutrir relações ainda mais saudáveis e duradouras.

Serviço: Luti Christóforo 

Psicólogo Clínico

(41) 99809-8887

@luti.psicologo

lutipsicologo@gmail.com

Oportunidade em Ribeirão Claro: capacitação gratuita e prêmio de R$ 1.500 para empreendedores

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de  Ribeirão Claro, norte do Paraná,  terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Ribeirão Claro começam no dia   23 de julho às 19 horas na Escola Municipal José Gavioli na Rua  Zacarias Bueri, 200

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/T44a6MFjV1x4mMMa8

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  Ribeirão Claro 

Início: 23 /07/2025- Quarta-feira 


Local: Escola Municipal José Gavioli  

Endereço: Rua  Zacarias Bueri, 200

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Cirurgia plástica no inverno: menos inchaço, mais conforto e melhor recuperação

No Brasil, a procura por procedimentos estéticos registra um pico nos meses mais frios do ano. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indicam que a demanda pode crescer em até 50% durante o inverno, em comparação ao verão . Segundo estimativa da SBCP, o país realiza, em média, 1,5 milhão de cirurgias plásticas por ano, e grande parte desses procedimentos é agendada entre junho e agosto .

Especialistas atribuem esse fenômeno a fatores que favorecem tanto o pré‑ quanto o pós‑operatório. “A baixa temperatura ajuda a reduzir o edema e a formação de hematomas, pois provoca vasoconstrição dos vasos sanguíneos”, explica Ana Carolina Padilha, fisioterapeuta com especialização em cicatrização pós‑operatória de alta complexidade. De acordo com ela, o frio também permite o uso mais confortável de ataduras, placas e meias cirúrgicas essenciais para a sustentação dos tecidos nos primeiros dias de recuperação.

“No inverno, o paciente consegue manter o repouso com menos desconforto, já que não há calor excessivo e a roupa de frio permite esconder curativos de forma discreta. Além disso, o uso de tecnologias como kinesio taping assegura um acompanhamento contínuo e multidisciplinar do pós-operatório.”

Pesquisas apontam ainda que o período de férias escolares e de trabalho facilita o planejamento da recuperação, que costuma durar de quatro a doze semanas, dependendo do procedimento. A estada prolongada em ambientes climatizados e a menor exposição ao sol colaboram para uma cicatrização mais uniforme e para a prevenção de manchas na pele.

Ana Carolina Padilha ressalta a importância do atendimento personalizado e do monitoramento funcional e estético.“Cada paciente apresenta uma resposta única ao processo cicatricial. A atuação multidisciplinar, com reavaliações frequentes, é fundamental para adaptar o protocolo de fisioterapia e garantir resultados seguros e satisfatórios.”

Para ela, independentemente da complexidade, toda cirurgia plástica configura um procedimento invasivo e envolve riscos que devem ser respeitados.  “É fundamental escolher um cirurgião qualificado, com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e seguir rigorosamente as orientações médicas antes e depois da operação. Cuidados pré‑operatórios — como jejum adequado, exames laboratoriais e avaliação clínica — e protocolos de reabilitação pós‑operatória — incluindo repouso, drenagem linfática e kinesiotaping — são determinantes para o sucesso e a segurança do paciente.”

Mais informações no link

Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí

0

Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram da Expedição de Aprendizagem Participativa em Santa Catarina, com visitas técnicas aos municípios que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) CoGEMFRI, na região de Itajaí.

O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas do ADE do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGEMFRI) e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais.

A programação incluiu visitas a escolas, secretarias de Educação e ao Centro de Educação Alternativa de Itajaí, além de encontros com lideranças da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí). A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Positivo (IP), que atua com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil, incentivando o regime de colaboração.

“Acreditamos que o fortalecimento das redes de colaboração entre os gestores públicos da educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao apoiar essa iniciativa, buscamos promover a troca de experiências entre os secretários do Litoral Paranaense e de outras regiões, incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios educacionais”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira.

Sobre o ADE CoGEMFRI

O ADE CoGEMFRI é formado pelos municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. O trabalho em regime de colaboração teve início em 2018, com o objetivo de ampliar as ações conjuntas entre as secretarias municipais de educação.

Sobre o ADE Litoral Paranaense

Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense reúne sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhorar a educação no território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.

Resultados e próximos passos

A partir das visitas, está sendo elaborado um relatório de boas práticas, que servirá como base para futuras ações do ADE Litoral Paranaense. O documento reunirá relatos das visitas, análises das estratégias observadas e sugestões de aplicação nas realidades locais. Também foi estabelecido um relacionamento, e deste modo, trocas de experiências entre ADE CoGEMFRI e o ADE LP.

Opinião – Quando a nota 10 não vem

0

Anna Paula Romanoski Arruda*

Vivemos em uma sociedade que valoriza o sucesso a qualquer custo. Desde cedo, muitas crianças são submetidas a uma pressão desproporcional para serem as melhores em tudo: na escola, nos esportes, nas atividades extracurriculares e, mais recentemente, até mesmo nas redes sociais. Mas será que essa é realmente a melhor forma de educar nossos filhos?

Em certa ocasião, presenciei uma cena na escola que ilustra bem essa situação. Uma criança do 5º ano chorava, lamentando por não ter tirado 10 no boletim: “Meus pais vão brigar comigo! Acabou a viagem do final de semana para a praia”. Essa reação, infelizmente, reflete a realidade de muitas crianças que enfrentam expectativas elevadas e uma constante busca pela perfeição.

A participação dos pais na educação escolar é fundamental. No entanto, é preciso ensinar as crianças a lidar com frustrações e desafios. A superproteção e a cobrança excessiva impedem o desenvolvimento da resiliência e da autonomia. Quando os pais exigem que seus filhos sejam impecáveis em tudo, acabam sufocando a criatividade e a espontaneidade, além de cultivarem um medo constante de falhar.

Os pais devem incentivar os filhos a descobrirem suas verdadeiras paixões e talentos, em vez de forçá-los a corresponder a padrões irreais de excelência. A felicidade não está em ser o melhor em tudo, mas, sim, em encontrar sentido e satisfação naquilo que se faz. Afinal, ninguém é impecável em todas as áreas da vida: um esportista excepcional pode não ser fluente em línguas, assim como um médico ortopedista pode ter pouco conhecimento sobre partos.

Uma educação pautada exclusivamente na competição pode ser prejudicial. A vida não é uma corrida em que apenas os primeiros colocados têm valor. Pelo contrário, é essencial ensinar às crianças a colaborarem, desenvolverem empatia e compreenderem que o sucesso assume diferentes formas e significados.

É fundamental que os pais revisitem suas expectativas e compreendam que seus filhos não precisam ser os melhores em tudo; eles precisam ser saudáveis emocionalmente. Isso significa abrir espaço para erros, aprendizados e escolhas individuais, garantindo que cresçam confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida com sabedoria e equilíbrio. O verdadeiro sucesso está em ser autêntico e realizado consigo mesmo, sabendo lidar com as adversidades de forma madura e serena.

Mais importante do que alcançar o resultado perfeito é valorizar o processo. Se uma criança estudou e se esforçou ao máximo, mas não alcançou a nota 10, é o empenho que deve ser reconhecido. Motive-a, mostrando que está no caminho certo e que a nota não define tudo o que ela aprendeu — como resiliência, perseverança e força de vontade.

Cada criança é única e deve ser respeitada em sua singularidade. Exigir que ela dê mais do que consegue resulta apenas em angústia e baixa autoestima. Ao longo da vida, os desafios tornam-se cada vez maiores, e compreender nossos limites desde cedo nos ajuda a lidar com as dificuldades de maneira equilibrada. Afinal, super-homens só existem nos quadrinhos e nas telas de cinema.

*Anna Paula Romanoski Arruda, pedagoga e psicopedagoga, é coordenadora do Ensino Bilíngue do Colégio Positivo – Júnior.

Lavagem nasal, água oxigenada, óleos essenciais: soluções caseiras para problemas respiratórios podem causar danos

0

Com queda das temperaturas e secura do ar, número de doenças respiratórias dispara; entenda os riscos, cuidados essenciais e o que realmente funciona para proteger a respiração

A chegada do outono e do inverno traz mudanças climáticas que impactam diretamente a saúde respiratória. O ar seco, típico desses meses, somado ao uso de aquecedores, à permanência em ambientes fechados e à baixa umidade relativa do ar, compromete a primeira barreira de defesa do corpo: o nariz. O resultado? Mais casos de rinite, sinusite, crises de asma, bronquite e infecções que, muitas vezes, levam à internação.

Dados do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostraram um aumento de infecções respiratórias. De meados de maio a meados de junho, a incidência da influenza subiu para mais de 40%, fora as outras doenças respiratórias. Os mais afetados são crianças e idosos, que respondem por mais de 70% das internações por complicações como pneumonia, bronquiolite e crises asmáticas.

“O nariz funciona como um grande filtro. Ele aquece, umedece e filtra o ar antes que chegue aos pulmões. Mas, quando a mucosa nasal está ressecada, esse filtro perde eficiência, e o organismo fica mais exposto a vírus, bactérias e alérgenos”, explica Pauline Michelin, médica otorrinolaringologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, de Curitiba (PR).

Cuidar da respiração nesse período é essencial. “Muita gente acredita que o frio, por si só, causa gripe ou resfriado, mas o maior problema está na baixa umidade e nos ambientes fechados, que facilitam a propagação de vírus e irritam as vias aéreas. Isso afeta principalmente crianças, idosos e adultos que têm o sistema imunológico mais sensível”, afirma a especialista. “O uso de produtos como água oxigenada e óleos essenciais para tentar respirar melhor é perigoso, pois causa inflamação na mucosa, prejudicando as defesas naturais do nariz”, ressalta.

A seguir, a médica esclarece o que é mito e verdade quando o assunto é a saúde respiratória:

Lavagem nasal com soro fisiológico previne infecções

VERDADE: “A lavagem ajuda a hidratar as mucosas, eliminar secreções e fortalecer a defesa natural do nariz. O ideal é fazê-la ao menos duas vezes ao dia, especialmente em dias frios ou secos.”

Dormir com a casa toda fechada evita doenças

MITO: “Ambientes sem ventilação acumulam poeira, ácaros e vírus. Abrir as janelas por alguns minutos diariamente é fundamental.”

Beber bastante água ao longo do dia protege a respiração

VERDADE: “A hidratação mantém as mucosas da nossa via aérea úmidas e funcionais. Quando estão ressecadas, perdem a capacidade de reter e eliminar microorganismos inalados.”

Umidificador ligado a noite toda é bom para evitar doenças em crianças

MITO: “O aparelho pode ajudar, mas o excesso de umidade favorece mofo e fungos. O ideal é usá-lo por até duas horas seguidas, mantendo a umidade entre 50% e 60%.”

Inalações com substâncias caseiras são seguras

MITO: “Produtos caseiros e óleos podem queimar a mucosa e causar lesões, além de favorecer infecções mais graves. A inalação deve ser sempre indicada por um médico.”

Óleos essenciais e água oxigenada podem ser utilizadas para ajudar a destrancar o nariz

MITO: “Muitas vezes, a população recorre a receitas caseiras que, embora possam proporcionar um alívio momentâneo, acabam piorando a qualidade da respiração, trazendo ainda mais riscos à saúde, como inflamação da mucosa nasal, alteração do pH e prejuízos às defesas naturais do nariz”.

Descongestionante nasal pode ser usado sem risco

MITO: “Esses produtos aliviam momentaneamente, mas o uso contínuo pode causar efeito rebote e até problemas cardíacos. Só devem ser usados com orientação médica e por tempo limitado.”

Filtros de ar-condicionado devem ser limpos regularmente

VERDADE: “A falta de limpeza favorece o acúmulo de fungos e poeira, que são liberados no ambiente. Além disso, o uso prolongado do aparelho de ar condicionado vai ressecar a mucosa do nosso nariz pelo seu funcionamento, mesmo estando higienizado.”

Sinais de alerta

Alguns sintomas indicam que o quadro respiratório pode estar se agravando. Procure um médico se houver:

  • febre alta ou persistente;
  • chiado no peito ou falta de ar;
  • dor intensa no rosto, testa ou atrás dos olhos;
  • tosse seca que persiste por mais de uma semana;
  • secreção nasal espessa, amarela ou esverdeada por vários dias;
  • coloração azulada nos lábios ou unhas (cianose);
  • confusão mental, sonolência ou recusa para comer (em idosos e crianças).

Prevenir ainda é o melhor remédio

Ainda de acordo com a otorrinolaringologista, hidratar-se, manter uma alimentação balanceada, lavar o nariz com soro fisiológico, evitar locais fechados por longos períodos e manter as vacinas em dia — especialmente contra gripe e pneumonia — são atitudes simples que ajudam a atravessar o inverno com mais saúde e menos riscos.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Curso gratuito em Bandeirantes, norte do Paraná, premia empreendedores com capital semente de R$ 1.500,00

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de Bandeirantes, no norte do Paraná, terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Bandeirantes começam no dia  22 de julho às 19 horas na Sec. de Ação Social na Rua Dino Veiga, 29

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/df7iLaeZ87tJApod7

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  Palmas 

Início: 22/07/2025- Terça-feira 

Local: Sec. de Ação Social  

Endereço:  Rua Dino Veiga, 29

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR