Home Blog

Prati-Donaduzzi sobe para o 3º lugar entre as empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

0

A Prati-Donaduzzi conquistou a 3ª colocação no ranking geral da 21ª edição do prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo AMANHÃ em parceria com o IXL-Center (EUA), consolidando-se como uma das empresas mais inovadoras da região Sul. A farmacêutica paranaense subiu três posições em relação ao ranking anterior e foi reconhecida como a primeira colocada na categoria “Estratégia”, que avalia o alinhamento entre a inovação e os objetivos estratégicos das empresas.

A premiação, considerada pioneira no Brasil, revelou as 80 empresas mais inovadoras da região Sul, selecionadas entre aproximadamente 300 organizações participantes. Os resultados foram anunciados em 24 de julho, durante evento realizado no Hotmilk, em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pelo canal @amanhatv, no YouTube.

De acordo com o gerente Nacional de Demanda da Prati-Donaduzzi, Christopher Ferrari, o prêmio é o reconhecimento de uma trajetória guiada por visão estratégica, planejamento consistente e coragem para inovar. “Na Prati-Donaduzzi, acreditamos na ciência, e essa conquista reforça nosso compromisso com a qualidade, impulsionada por uma inovação contínua e por um trabalho integrado de todos os colaboradores. Seguimos preparados para enfrentar os próximos desafios com responsabilidade”, afirma.

Referência nacional no setor farmacêutico, a Prati-Donaduzzi tem reforçado sua atuação por meio de investimentos estruturados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Entre as iniciativas que exemplificam essa estratégia está o projeto Conheça Mais, que proporciona à classe médica uma imersão completa no universo da indústria farmacêutica. A ação conduz os profissionais por todas as etapas do processo produtivo, desde a pesquisa até a entrega dos medicamentos.

Considerado a mais importante pesquisa sobre inovação corporativa do país, o prêmio Campeãs da Inovação utiliza a metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI), de Cambridge (EUA), aplicada no Brasil pelo IXL-Center. A iniciativa pioneira permite que empresas da região Sul se comparem com padrões globais de inovação, por meio de indicadores técnicos e estratégicos.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba

0

Jovens que buscam o primeiro emprego podem fazer cursos de graça em Curitiba

Instituto Tibagi oferece capacitações em diferentes áreas e ainda encaminha participantes às empresas que desejam contratar menores aprendizes

Os jovens que buscam o primeiro emprego podem participar de cursos profissionalizantes em Curitiba. O Instituto Tibagi oferece capacitações gratuitas de pré-aprendizagem, aprendizagem em eletromecânica, administração, auxiliar de produção e operador de computador para adolescentes a partir de 14 anos de idade.

Os interessados podem entrar em contato pelo tel. 41-99804-1122 ou e-mail atendimento@institutotibagi.org.br Os atendimentos são agendados. Os cursos acontecem durante a semana, das 8h às 18h, na Rua Santo Antônio, 365, Rebouças, Curitiba, e são ofertadas 55 vagas. Ao término, os participantes ainda são encaminhados às empresas que desejam contratar menores aprendizes.

Somente em 2024, o Instituto Tibagi ajudou 260 jovens a conseguir o primeiro emprego. A entidade sem fins lucrativos tem parcerias e conexões com indústrias, empresas dos mais variados setores e apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná, do Instituto Robert Bosch e da Rede Gerando Falcões.

Desafios no primeiro emprego

Entre as maiores dificuldades enfrentadas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e tem pouca idade estão a falta de experiência profissional, a dificuldade de comunicação e de relacionamento interpessoal, a urgência por resultados rápidos e a desmotivação se isso não acontecer.

“Trabalhamos o comportamento desses jovens e explicamos como se relacionar com outras pessoas num ambiente corporativo, como se comportar ao receber um feedback negativo, a importância do trabalho em equipe e o comprometimento com o futuro emprego”, conta a gestora do Instituto Tibagi, Regina Célia Vogliotti.

Qual a importância do primeiro emprego?

Começar a trabalhar na juventude traz mais responsabilidade aos adolescentes e um aprendizado essencial. Por conta disso, o incentivo para entrar no mercado mais cedo e com Carteira de Trabalho assinada é fundamental.

O primeiro emprego também ajuda a entender os interesses e aptidões pessoais, as dinâmicas corporativas, a cultura organizacional e as expectativas dos empregadores.

“Além do incremento da renda às famílias – na ordem de 35% a 40% – os jovens têm a liberdade de compra, a independência para realizar pequenos sonhos e o desafio de lidar com o dinheiro. Isso ajuda na educação financeira e na possibilidade de tomar decisões mais autônomas sobre a própria vida”, complementa Regina.

Mas para se destacar em meio à concorrência é preciso ser prestativo, comprometido e ter vontade de aprender. “As companhias valorizam mais a parte comportamental, a capacidade de resiliência e o espírito de equipe dos jovens, já que as ampresas fornecem a parte técnica”, destaca gestora do Instituto Tibagi.

Exemplo de sucesso

Foi o que aconteceu com Tainá Barbosa Nogueira. A jovem de 17 anos conheceu o Instituto Tibagi em 2023 e participou de dois projetos de capacitação – Cidadão do Amanhã e Jovem Falcão Tibagi – ao longo do ano.

Os projetos ofereceram mentorias de carreira e inteligência emocional, além de ferramentas para a construção do projeto de vida. Pouco tempo depois, Tainá entrou como aprendiz na Semage Manutenção Industrial, permanece na companhia e foi convidada a participar de um curso de inglês gratuito, que vai até dezembro.

“Proporcionamos uma boa educação e abrimos os caminhos para o primeiro emprego. Auxiliamos para que os jovens se tornem autônomos – cientes de seus direitos e deveres – sejam capazes de definir seus projetos de vida e de transformá-los em verdade”, explica a diretora administrativa do Instituto Tibagi, Maria José Resmer.

Sobre o Instituto Tibagi

O Instituto Tibagi é uma Organização da Sociedade Civil que proporciona educação profissionalizante gratuita e de qualidade a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A entidade sem fins lucrativos atua na capital paranaense desde 1995 e ajuda a inserir menores aprendizes no mercado de trabalho, por meio de parcerias com dezenas de empresas dos mais variados ramos de atividades.

Com 30 anos de atividades, o Instituto Tibagi já ofertou capacitação para mais de 5 mil jovens de Curitiba e Região Metropolitana e ajudou a transformar para melhor suas vidas e de seus familiares.

O Instituto Tibagi tem como apoiadores o Ministério Público do Trabalho no Paraná, o Instituto Robert Bosch e a Rede Gerando Falcões.

Arena Neon Fun realiza edição especial para crianças com TEA no Jockey Plaza Shopping

0

Arena Neon Fun realiza edição especial para crianças com TEA no Jockey Plaza Shopping

Evento inclusivo acontece no dia 3 de agosto, com vagas limitadas, inscrições pelo PODI e ambiente adaptado

A Arena Neon Fun, maior atração indoor das férias de inverno no Jockey Plaza Shopping, realiza uma edição exclusiva e adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será no próximo domingo, 3 de agosto, a partir das 9h, com inscrições gratuitas e limitadas a 150 vagas.

Pensando na inclusão e no bem-estar das famílias, a experiência contará com ambiente controlado, redução de estímulos visuais e sonoros e equipe preparada para proporcionar um momento especial, com mais conforto para as crianças. A ação faz parte do compromisso do shopping em promover experiências acessíveis e acolhedoras para todos os públicos. As vagas estarão disponíveis pelo aplicativo PODI a partir de 30 de julho, quarta-feira.

“Temos o compromisso de tornar nossas atrações acessíveis para todos. Por isso, realizamos edições adaptadas para crianças com TEA em todas as experiências infantis do shopping. Abrimos mais cedo, exclusivamente para recebê-las, com ambiente controlado e equipe preparada, garantindo um momento seguro, acolhedor e especial para essas famílias”, explica a gerente de marketing do Jockey Plaza Shopping, Michelle Cirqueira.

Instalada na praça central do shopping, a Arena Neon Fun é um verdadeiro parque de aventuras com 650 m², quatro andares e 10 metros de altura. A estrutura inclui escorregadores, tirolesa, trampolins suspensos, parede de escalada, piscina de blocos de espuma, gangorra de bola, pontes panorâmicas e muito mais – tudo envolto em um cenário multicolorido com milhares de luzes de LED.

O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370, e tem estacionamento com valor de R$10, por até 30 min, e R$17 por todo o período de utilização dentro da mesma diária. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. E as operações de alimentação de segunda a sexta, das 10h às 22h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h.

Singular Serviços cresce 24% no primeiro semestre e bate a marca de R$29 milhões em faturamento

0

Singular Serviços cresce 24% no primeiro semestre e bate a marca de R$29 milhões em faturamento

Empresa investe em inovação, sustentabilidade e eventos para transformar o mercado no Paraná

A Singular Serviços, referência em segurança e soluções para condomínios, encerra o primeiro semestre de 2025 com crescimento de 24% no Paraná, ampliando sua presença em condomínios residenciais e corporativos e fortalecendo sua atuação no Estado. Somente nos primeiros seis meses do ano, a empresa registrou um aumento de 30% no número de condomínios atendidos, com a conquista de novos contratos e a expansão da equipe, que já ultrapassa 1.000 colaboradores, e bateu a marca de R$29 milhões em faturamento no período.

“Este primeiro semestre foi marcado por avanços estratégicos que refletem nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e qualidade no atendimento aos condomínios. Crescemos de forma consistente, sem abrir mão da personalização e da excelência operacional que são marcas já registradas da Singular. A adoção de novas tecnologias, como o SingDog, os investimentos em mobilidade elétrica e a realização do Condoexpert são exemplos de como estamos transformando o setor condominial, com soluções que olham para o futuro e valorizam as pessoas em cada etapa do processo”, destaca o diretor da Singular Serviços no Paraná, Harrison Junior.

Entre os destaques do semestre, a Singular Serviços reafirmou seu pioneirismo com a adoção do SingDog, primeiro robô de vigilância inteligente em operação em condomínios no Sul do Brasil. A tecnologia foi implantada em três empreendimentos de alto padrão, com investimento de R$500 mil. O equipamento atua de forma autônoma com câmeras e inteligência artificial, reforçando a segurança sem substituir a mão de obra humana.

Outra iniciativa estratégica foi a adoção de uma frota de sete veículos 100% elétricos, com investimento de R$910 mil. Os novos carros já estão em operação em serviços operacionais e de supervisão, e representam o compromisso da Singular com práticas sustentáveis e a redução da emissão de carbono em suas operações.

Além dos avanços em tecnologia e sustentabilidade, a Singular também se consolida como referência em conteúdo e networking no setor. A empresa anunciou a realização do Condoexpert Curitiba 2025, maior evento condominial do Paraná, que acontece no dia 23 de setembro no Centro de Eventos Positivo. O encontro espera reunir cerca de dois mil participantes, com uma programação disruptiva que inclui a palestra de Leandro Karnal, show de uma banda nacional de rock e participação de grandes marcas como Claro, Intelbras, market4u, Cerus Garantidora e Cogecom. “O Condoexpert será um marco na transformação do setor, unindo inovação, qualidade de vida e gestão colaborativa”, afirma Harrison Junior.

Com presença em seis estados brasileiros e 34 anos de atuação, a Singular Serviços segue crescendo de forma sólida e estruturada, com foco em inovação, sustentabilidade e excelência operacional. A empresa conta também com a Associação Dayo, que direciona recursos a ONGs e projetos sociais a cada nova contratação, promovendo impacto positivo nas comunidades onde atua.

As profissões que vão se destacar em 2026

0

As profissões que vão se destacar em 2026 e o que estudar agora para não ficar para trás

Transformações tecnológicas, novas demandas sociais e o avanço da sustentabilidade estão moldando o futuro do trabalho; até 2030 o saldo líquido será de 78 milhões de novos empregos

O mercado de trabalho global está passando por uma reconfiguração profunda, impulsionada por tecnologias emergentes, transição energética, novas exigências sociais e mudanças de comportamento. Segundo o relatório Future of Jobs Report 2025, do Fórum Econômico Mundial, até 2030 o saldo líquido será de 78 milhões de novos empregos, com destaque para funções ligadas à inteligência artificial, análise de dados, sustentabilidade e saúde mental. Por outro lado, ocupações repetitivas e administrativas estão em queda acentuada, com quase 92 milhões de postos em risco de extinção. Em meio a esse cenário dinâmico, investir em formação estratégica, contínua e com visão internacional se tornou uma necessidade, e não mais uma escolha.

De acordo com o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, as transformações não dizem respeito apenas à tecnologia, mas a uma nova forma de pensar e agir no ambiente profissional. “Estamos vivendo uma mudança de paradigma. As empresas não buscam mais apenas currículos técnicos, mas sim profissionais que combinem conhecimento específico, capacidade de adaptação, inteligência emocional e visão global de negócios. A formação precisa acompanhar esse ritmo e ampliar o repertório do estudante para além do conteúdo tradicional, afirma.

Profissões e habilidades em ascensão

Weiler destaca que as profissões em ascensão exigem uma combinação de competências técnicas, digitais e comportamentais. “O mercado está ávido por especialistas em IA, cibersegurança e análise de dados, mas também por líderes capazes de gerenciar times híbridos, lidar com incertezas e propor soluções sustentáveis. Essa nova realidade exige uma formação mais ampla, conectada às transformações do mundo”, explica.

Nesse contexto, os profissionais e estudantes devem pensar a carreira de forma estratégica, buscando se antecipar às tendências para que seja possível ampliar as chances de sucesso num mundo em constante mudança. “Procurar instituições com uma abordagem inovadora, corpo docente atuante no mercado e oportunidades de intercâmbio ou atuação internacional pode ser um grande diferencial”, pontua o consultor.

Weiler também reforça que outro ponto de atenção são as chamadas soft skills, que ganharam protagonismo. “Não basta saber programar ou entender de finanças, é preciso saber trabalhar em equipe, resolver problemas complexos, comunicar ideias com clareza e liderar com empatia. A tecnologia avança, mas são essas habilidades humanas que garantirão o diferencial competitivo”, finaliza.

Tendências de profissões e áreas em ascensão para 2026

Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning
São os profissionais responsáveis por desenvolver, treinar e aplicar sistemas baseados em inteligência artificial, como algoritmos de recomendação, assistentes virtuais e automações inteligentes. Com a IA sendo incorporada a praticamente todos os setores (da saúde ao varejo), esses especialistas têm papel fundamental na inovação e na eficiência operacional das empresas.

Cientistas e analistas de dados
Transformam grandes volumes de dados brutos em informações estratégicas para tomada de decisões. Atuam com análise estatística, modelagem preditiva e ferramentas de visualização de dados. A demanda cresce à medida que empresas buscam decisões baseadas em evidências e dados reais, em vez de intuição.

Engenheiros de FinTech e tecnologia Blockchain
Criam e mantêm soluções tecnológicas para o setor financeiro, como carteiras digitais, meios de pagamento inovadores e sistemas descentralizados baseados em blockchain. Com a digitalização dos bancos e o crescimento das criptomoedas e smart contracts, são cada vez mais requisitados.

Profissionais de segurança cibernética
São os responsáveis por proteger sistemas e dados contra ataques, vazamentos e invasões. Com o aumento do trabalho remoto, da digitalização de processos e dos crimes cibernéticos, esse perfil tornou-se crítico para organizações de todos os portes e setores.

Especialistas em sustentabilidade e transição energética
Trabalham com ESG (Ambiental, Social e Governança), energia renovável, economia circular e responsabilidade ambiental. A busca por modelos de negócios mais sustentáveis está forçando empresas a adotarem práticas verdes, abrindo espaço para esses profissionais.

Engenheiros de robótica e automação
Projetam, constroem e mantêm sistemas robóticos usados em indústrias, hospitais, agricultura e logística. Com o avanço da Indústria 4.0 e da automação inteligente, são peças-chave para ganho de produtividade e redução de custos operacionais.

Gestores de transformação digital
Lideram o processo de inovação tecnológica nas empresas, integrando novas ferramentas, reestruturando modelos de negócios e promovendo a mudança cultural necessária para a era digital. Precisam unir conhecimento técnico e habilidades de gestão.

Profissionais de saúde mental e bem-estar
Psicólogos, terapeutas, mentores e especialistas em qualidade de vida estão ganhando mais espaço nas empresas e na sociedade. A crescente preocupação com burnout, estresse e saúde emocional torna essa área uma das mais valorizadas no pós-pandemia.

Especialistas em Experiência do Cliente (CX)
Mapeiam jornadas, criam estratégias de encantamento e melhoram a relação entre empresas e consumidores. Em mercados competitivos, a experiência tornou-se um fator decisivo para a fidelização e diferenciação das marcas.

Mentores de desenvolvimento profissional
Ajudam profissionais e líderes a desenvolverem competências, tomarem decisões estratégicas e lidarem com mudanças. Com carreiras cada vez menos lineares, esses orientadores são procurados por quem deseja crescer, mudar ou se reposicionar no mercado.

“Curiosamente a transformação promovida pela IA demanda e demandará dos profissionais competências relacionadas à gestão, linguagem, assim como habilidades diretivas e interpessoais. É a máxima de Einstein se manifestando: quanto mais evolui a tecnologia, mais importante o ser humano. Aquilo que mais nos caracteriza como ser humano, será o que nos dará lugar no mercado que está se formando. E a qualidade e amplitude de nosso conhecimento destas áreas nos permitirá atuar de forma realmente inovadora e pertinente”, conclui Weiler.

Feira de Vinhos Madalosso chega à segunda edição com mais de 300 rótulos para degustação

0

Feira de Vinhos Madalosso chega à segunda edição com mais de 300 rótulos para degustação

Evento acontece no dia 16 de agosto e reúne importadoras, experiências sensoriais e master classes com especialistas

Após o sucesso da primeira edição, o restaurante Família Madalosso promove a II Feira de Vinhos Madalosso, um evento exclusivo para enófilos e entusiastas da bebida. No dia 16 de agosto, das 16h às 20h, os salões Nápoli, Gênova e Belágio do restaurante, em Santa Felicidade, transformam-se em um verdadeiro passeio pelos sabores do mundo, com mais de 200 rótulos nacionais e internacionais disponíveis para degustação.

Mais de 20 importadoras participam da feira, entre elas nomes já confirmados como Vinícola Franco Italiano, Primo Cabana, Mise en Place, All Wines, Vinícola Hermann, Decanter, Porto a Porto e Blanc Noir. Os participantes terão acesso à degustação à vontade de todos os rótulos, além de taça personalizada, mesa completa de antepastos e frios especiais, e um pocket show de jazz com Carine Luup Quarteto.

Para deixar o evento ainda mais completo, os participantes poderão renovar seus conhecimentos com três master classes com especialistas do Centro Europeu: 16h30 – Os encantos dos Terroirs, com a professora Sandra Zottis; 18h – Enogastronomia Italiana: Sabores que contam histórias, com o professor Alcioni Dümes, e para encerrar, 19h15 – Desafio das taças, com a professora Edinéia Biassi.

“A feira foi criada para oferecer uma experiência completa em torno do vinho. Na primeira edição, tivemos uma adesão surpreendente e esgotaram os ingressos, o que só reforça o interesse crescente do público por eventos que unem aprendizado, sensorialidade e boa gastronomia. Nesta segunda edição, ampliamos a estrutura e o número de rótulos para tornar a experiência ainda mais memorável”, afirma Mariana Werner, executiva do Grupo Família Madalosso.

O evento conta com entrada exclusiva e ingressos limitados, que já estão à venda pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ii-edicao-feira-de-vinhos-madalosso/2975759.

Serviço:

II Feira de Vinhos Madalosso

Data: 16 de agosto (sexta-feira)

Horário: Das 16h às 20h

Local: Salões Nápoli, Gênova e Belágio – Restaurante Família Madalosso

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade, Curitiba/PR

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ii-edicao-feira-de-vinhos-madalosso/2975759

Sobre o Grupo Família Madalosso

O Grupo Família Madalosso é reconhecido por sua tradição, hospitalidade e culinária com memória afetiva, servindo em um ambiente acolhedor e familiar. Fundado em 1963, tornou-se um destino favorito para moradores locais e visitantes em busca de uma experiência gastronômica memorável em Curitiba. Com duas unidades de restaurante em Santa Felicidade, um container e duas operações express no ParkShoppingBarigüi, Palladium e no Shopping Müeller, o Família Madalosso é patrimônio de Curitiba, conhecido por ser um dos principais empreendimentos gastronômicos da cidade.

Punta Cana recebe evento exclusivo que conecta fornecedores de destination wedding do Brasil

0

Punta Cana recebe evento exclusivo que conecta fornecedores de destination wedding do Brasil

Realizado pela Welcome Weddings, o WelConnect 2025 promove imersão em um dos principais destinos de casamento do mundo e fortalece o networking entre profissionais do setor

Entre os dias 18 a 21 de agosto, Punta Cana será palco da 3ª edição do WelConnect, evento exclusivo promovido pela Welcome Weddings, uma das maiores especialistas em destination weddings da América Latina. O encontro reúne fornecedores do setor de casamentos realizados em destinos especiais, seja no Brasil ou no Exterior, para uma experiência imersiva com foco em troca de conhecimento, relacionamento e vivência prática da estrutura e dinâmica de um casamento fora do local de residência dos noivos.

O evento nasceu em 2023, na Bahia, como uma resposta à necessidade de reconexão entre fornecedores após o isolamento da pandemia. “Percebemos que, apesar da quantidade de feiras voltadas para os noivos, faltava um espaço para conversas e trocas entre os profissionais que atuam nos bastidores do mercado de casamento”, explica Thainá Vasconcelos, coordenadora de produção da Welcome Weddings. “O WelConnect surgiu para preencher essa lacuna com uma proposta de colaboração, não de concorrência.”

Após uma segunda edição em Curaçao, no Caribe, em 2024, o evento chega a Punta Cana em 2025 com formato ampliado, hospedagem em dois resorts cinco estrelas da rede Playa Resorts e programação estendida. Durante quatro dias, os participantes terão acesso a palestras, experiências exclusivas, visitas técnicas, passeios e festas temáticas, vivenciando na prática todos os momentos que envolvem um casamento de destino.

Um dos grandes diferenciais do destination wedding é justamente o que será experimentado ao longo do WelConnect: a viagem como parte da celebração, a reunião de familiares e amigos por vários dias, os momentos compartilhados além da cerimônia. É uma experiência que vai além do “sim”, criando memórias coletivas e laços ainda mais fortes entre todos os envolvidos.

A curadoria dos participantes também é um diferencial: os fornecedores passam por uma seleção que prioriza profissionais com perfil e estrutura para atuar em casamentos em destinos variados, como assessores, fotógrafos, cinegrafistas, maquiadores, celebrantes e DJs. “Buscamos pessoas comprometidas com o mercado de destination wedding e que estejam prontas para atender em outros países”, destaca Thainá. Nesta edição, os selecionados vêm de diversos estados brasileiros.

Além de fortalecer o networking, o evento também gera resultados concretos. “Depois da edição em Curaçao, fechamos quatro contratos de casamento com casais que acompanharam a cobertura do evento. Isso mostra o quanto o mercado valoriza esse tipo de ação e enxerga a Welcome como referência”, afirma Thainá.

Com uma trajetória de 20 anos no turismo e cinco prêmios consecutivos como a melhor produtora de destination wedding da América Latina, a Welcome Weddings se destaca pelo atendimento personalizado, parcerias estratégicas com redes hoteleiras e expertise logística e criativa em casamentos ao redor do mundo.

“Cada detalhe do WelConnect é pensado com o mesmo cuidado que temos ao planejar um casamento: da escolha dos presentes à comunicação visual, da seleção dos fornecedores à experiência sensorial dos participantes. É um evento feito com alma, conexão e propósito”, finaliza Thainá.

Câncer de cabeça e pescoço aumenta entre jovens

0

Tabagismo, consumo de álcool e sexo oral sem preservativo são fatores de risco da doença

Oito em cada dez pessoas diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço no Brasil descobrem a doença em estágio avançado, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Embora pouco comentado, o Ministério da Saúde alerta que esse é o terceiro tipo de câncer mais incidente no país e deve acometer mais de 61 mil brasileiros neste ano, segundo estimativas. A perspectiva de óbitos não é otimista para os próximos anos: a previsão é de aumento de 86%, passando dos atuais 17 mil casos para 30 mil em 2050, de acordo com levantamento do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP). 

“Trata-se de um tipo de câncer que, quando diagnosticado precocemente, apresenta até 90% de chance de cura”, alerta a cirurgiã de cabeça e pescoço do Hospital São Marcelino Champagnat, Ana Gabriela Neis. A prevenção envolve práticas simples de cuidado com a saúde, como evitar o consumo de cigarros — seja comum, eletrônico ou narguilê —, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e utilizar preservativo durante o sexo oral. 

A especialista alerta que o câncer de garganta tem aumentado entre os jovens no país, especialmente devido à infecção por HPV. “Mesmo no sexo oral, o uso da camisinha é essencial para prevenir o vírus. Já temos vacina disponível no SUS para crianças a partir dos 9 anos, mas os casos não param de subir”, ressalta a médica. 

Sinais de alerta

Feridas na boca que não cicatrizam, úlceras, espinhas que não regridem, coçam ou sangram, lesões esbranquiçadas nos lábios ou nas mucosas orais, aftas persistentes e nódulos no pescoço que aumentam de tamanho e em quantidade estão entre os principais sinais de alerta. “São muitos os sinais, e grande parte deles passa despercebida”, alerta a especialista. “É fundamental estar atento à rouquidão persistente, à sensação de  fala alterada — como se estivesse enrolada ou, como relatam alguns pacientes, com ‘voz de batata quente’ — e ao aumento de volume no pescoço, na região da tireóide que, pode indicar um estágio avançado da doença”, frisa Ana Gabriela. 

Tratamento

O tratamento depende da região afetada e do estágio em que a doença é  diagnosticada, podendo incluir cirurgia, radioterapia e, em alguns casos, quimioterapia como complemento. A detecção precoce é essencial, já que as áreas acometidas — boca, faringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares e linfonodos do pescoço — são muito próximas entre si, o que facilita a rápida disseminação do tumor para outros órgãos. De acordo com pesquisa do GBCP, 85,4% dos pacientes sobrevivem por cinco anos após o tratamento quando o tumor é identificado na fase inicial e está restrito a um único órgão. Quando a doença atinge os linfonodos, a taxa de sobrevida cai para 69,4%. Já nos casos em que há metástase para órgãos distantes, como pulmões, fígado ou  ossos, esse índice diminui para 36,9%.

“Além do tratamento ser menos invasivo e mais eficaz quando a doença é detectada no início, a qualidade de vida do paciente após a recuperação é significativamente maior. Já nos casos em que o câncer é diagnosticado em estágio avançado, o tratamento costuma ser bastante agressivo, envolvendo mutilações permanentes e sequelas, como a perda da fala”, explica a cirurgiã. “Por isso, é importante estar atento aos sinais, conversar com amigos e familiares para que também fiquem alertas e procurar ajuda médica já nos primeiros indícios da doença”, finaliza a médica.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Plantio em faixa de domínio amplia renda em comunidades rurais

0

Plantio em faixa de domínio amplia renda em comunidades rurais

Projeto da Via Araucária mapeou mais de 220 áreas que podem ser concedidas para a agricultura familiar no trecho de concessão

A Via Araucária, concessionária do Grupo Pátria responsável pelo Lote 1 de rodovias do Paraná, iniciou o projeto piloto que regulariza o plantio agrícola em faixa de domínio — área de propriedade pública, administrada pela concessionária, que inclui a rodovia e as margens. A iniciativa é autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio do Projeto de Interesse de Terceiros, o PIT, que regulamenta o uso de terrenos à beira da rodovia para a agricultura. A Via Araucária foi a primeira concessionária do país a conseguir autorização da ANTT para iniciar o projeto em caráter experimental.

“É uma via de mão dupla. O produtor amplia sua área de cultivo e a concessionária garante que os terrenos fiquem limpos”, conta Geomar Antonio Joslin, pequeno agricultor de Guajuvira, bairro da zona rural de Araucária, que possui uma propriedade na margem da BR-476, em Araucária. Ele foi um dos primeiros produtores parceiros da Via Araucária neste modelo de plantio. A concessionária já mapeou mais de 220 áreas que podem ser utilizadas para esta finalidade nos 473 km de rodovias que administra. Seis áreas já foram aprovadas pela ANTT e quase 40 processos estão em andamento.

Conforme orientação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o plantio deve considerar questões de segurança, como a visibilidade na rodovia. Por isso, há limite de altura de algumas culturas em determinados trechos.

O processo para os interessados em ampliar os limites da propriedade e ganhar mais terra para cultivar é simples. Além dos documentos pessoais, são exigidos a certidão de matrícula do imóvel, a planta topográfica, um requerimento do proprietário solicitando a regularização da área, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou um documento equivalente, além de uma carta da concessionária, que garante às autoridades competentes, como a ANTT, que não há restrição aos limites e que eles estão sendo respeitados. Quando o processo está concluído, o local ganha uma placa da concessionária, indicando que o terreno está regularizado para uso agrícola.

O produtor Geomar Joslin está autorizado a plantar em uma área que ampliou sua lavoura em quase 10 hectares. Ao todo, o agricultor conta agora com 28 hectares próprios e mais 28 hectares arrendados. Para ele, a extensão da lavoura por meio da faixa de domínio é uma contribuição sobretudo para pequenos agricultores com propriedades próximas a centros urbanos. “Aqui em Araucária, com o crescimento da industrialização, o espaço para plantar é mais restrito e isso interfere na renda das famílias, que ganham o sustento por meio da agricultura. Começamos junto à Via Araucária o processo de regularizar a plantação na faixa de domínio em setembro de 2024. No mês de dezembro cultivamos batatas. Depois da primeira safra, em fevereiro, migramos para a cultura de feijão, que está quase pronto para ser colhido”, relata. 

Responsabilidade social e ambiental

Em contrapartida à ocupação das faixas de domínio da Via Araucária, os produtores precisam fazer uma doação anual para uma instituição social. O valor, que deve ser transferido em dinheiro, é decidido pelos próprios agricultores. “Enxergamos o plantio da faixa de domínio também como um projeto de responsabilidade social e preservação ao meio ambiente, uma vez que reduziremos as emissões de CO2. Com esse projeto, as áreas ociosas às margens das rodovias serão direcionadas para a produção de alimentos e geração adicional de renda para comunidades locais, que são estimuladas a fazer uma doação com parte do seu ganho adicional, construindo um círculo virtuoso. Além disso, o uso das marginais para fins agrícolas é uma forma de promover a segurança viária e proteção contra incêndios. Implementado de forma sustentável, com a devida autorização das autoridades competentes e o cumprimento das normas de segurança e preservação ambiental, a plantação em faixas de domínio só traz ganhos para o produtor, para a concessionária e para toda a sociedade”, afirma Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária. 

Perfil do produtor rural

tem 56 anos e é filho de agricultores. Sua relação com a lavoura começou na infância, aos 7 anos de idade, quando acompanhava os pais na roça. Estudou até a quarta série e desde os 14 anos trabalha como produtor rural. A agricultura é a única fonte de renda da família. Geomar formou a filha mais velha, Giovana, em biomedicina. Gustavo, o caçula, está trilhando o caminho da família paterna e já estuda agronomia em Curitiba. Geomar gostaria que o pequeno produtor rural fosse mais valorizado, mas acredita que a paixão pelo campo compensa todo o sacrifício. Por isso, se dedica com orgulho à produção de alimentos, num lugar simbólico: a mesma terra em que viu seus pais plantarem as primeiras sementes.

Cuide-se Bem Morango e Leite retorna ao portfólio do Boticário

0

Cuide-se Bem Morango e Leite retorna ao portfólio do Boticário após inúmeros pedidos dos consumidores da marca

Com nova fórmula 100% vegana, linha com loção hidratante, body splash e sabonetes em barra proporciona 48 horas de hidratação

O morango é o queridinho dos brasileiros, sendo a fruta mais buscada no último ano, segundo o Pinterest, e se destacando em conteúdos nas redes sociais, estrelando sempre nos trendings topics. Este sucesso reflete também no Boticário, que recebeu mais de sete mil menções da comunidade nas redes sociais, pedindo pela volta da linha Cuide-se Bem Morango e Leite, que foi descontinuada no passado. Agora, ela retorna em nova fórmula 100% vegana para o portfólio da marca, mantendo a mesma fragrância inesquecível.

O carinho da comunidade e a expectativa pelo retorno puderam ser percebidos no pré-lançamento da linha, com o sold out em quatro dias do estoque previsto para vinte no site da marca. O sucesso se deve ao fato de a marca ter preservado todos os atributos queridinhos da linha: fórmula leve, hidratação prolongada e o mesmo cheirinho de antes, aplicado em opções de produtos para a rotina de cuidados no banho e com o corpo.

A linha volta a fazer parte do portfólio fixo de Cuide-se Bem e conta com Loção Desodorante Hidratante 400ml, que proporciona 48 horas de hidratação, somada a textura leve e facilmente absorvida pela pele. O Body Splash eleva a experiência com a fragrância e proporciona perfumação para o dia a dia e, por fim, os Sabonetes em Barra completam a linha com uma formulação que limpa sem ressecar com uma espuma cremosa.

Todos os itens têm o cheirinho delicioso e docinho, inspirado na combinação do morango com o leite e trazem uma proposta de autocuidado completa para o corpo. Além disso, as novas fórmulas são 100% veganas, livres de testes em animais e privilegiam o uso de ingredientes naturais. A combinação dos produtos potencializa e prolonga a perfumação, além de promover um momento de autocuidado ainda mais gostoso e indulgente.
“Exercemos um olhar estratégico a respeito da escuta ativa dos desejos do consumidor, colocando-o como protagonista de nossas escolhas comerciais. É essa atenção que nos permite assertividade ao trazer de volta itens que geraram tanto desejo, enriquecendo as novas formulações e mantendo uma experiência sensorial completa, como a já proporcionada por Cuide-se Bem”, afirma Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário. 

A linha Cuide-se Bem Morango e Leite está com 30% de desconto na compra de dois ou mais produtos, disponível em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele.

Serviço:

Loção Hidratante Desodorante Corporal Cuide-se Bem Morango e Leite 400 ml – Preço sugerido R$ 73,90
A Loção Hidratante Desodorante Corporal Cuide-se Bem Morango e Leite tem hidratação poderosa, fórmula com extratos naturais e uma fragrância deliciosa. Leve, a loção corporal hidrata a pele por 48 horas e é absorvida rapidinho pela pele,. A suave fragrância de Morango e Leite deixa a pele macia e perfumada. 

Body Splash Desodorante Colônia Cuide-se Bem Morango e Leite 200 ml – Preço sugerido R$ 89,90
O Body Splash Desodorante Colônia Cuide-se Bem Morango e Leite está de volta agora vegano! Ele deixa a sua pele perfumada uma deliciosa fragrância docinha com cheirinho de morango e 97% de ingredientes naturais*. 

Sabonetes em Barra Cuide-se Bem Morango e Leite 4×80 g – Preço sugerido R$ 37,90
Os Sabonetes Em Barra Cuide-se Bem Morango e Leite entregam limpeza suave e explosão de fragrância docinha com cheirinho de morango.
A espuma cremosa limpa delicadamente sem ressecar, promovendo uma pele perfumada e com melhora visível da textura da pele, deixando-a macia e aveludada.
Com 97% ingredientes naturais* e embalagem com papel reciclado.

* Cálculo de ingredientes de origem natural baseado na ISO 16128. 

Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. 

A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.