Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Faculdade Biopark recebeu conceito 5; MEC avalia infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico e práticas educacionais
Mais um curso da Faculdade Biopark garante nota máxima do Ministério da Educação. A graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia recebeu conceito 5 na avaliação de reconhecimento realizada pelo MEC. Além dele, o curso de Administração tem a nota máxima (5), seguido pelos cursos de Farmácia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos com nota 4. Esse resultado reforça o padrão de excelência da instituição, localizada em Toledo, no Oeste do Paraná, e a dedicação contínua à formação de profissionais conectados às necessidades da sociedade e do mercado.
A avaliação do MEC leva em consideração critérios rigorosos do instrumento avaliativo e suas dimensões, como infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico e práticas educacionais. O conceito 5 representa o mais alto nível de qualidade atribuído pelo órgão regulador e posiciona o curso entre os melhores do país.
O professor e coordenador do curso em Ciência e Tecnologia, Vander Fábio Silveira, ressalta que a conquista é reflexo de um trabalho coletivo e consistente. “Essa nota é resultado do empenho de toda a comunidade acadêmica — gestores, professores e estudantes — que compartilham o mesmo propósito: promover um ensino superior de excelência. Nosso projeto pedagógico é centrado no estudante e busca desenvolver o pensamento crítico, científico e tecnológico desde o início da formação”.
Desde sua criação, o curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia foi idealizado com foco na inovação, na interdisciplinaridade e na conexão com o mercado. Os estudantes têm acesso a laboratórios modernos, programas de iniciação científica, apoio à pesquisa aplicada e projetos integrados a empresas, ampliando sua formação para além da sala de aula.
Educação de excelência
Inserida no coração do Parque Tecnológico Biopark, a Faculdade Biopark está localizada a cerca de 16 km do centro de Toledo (PR), em uma área de mais de 5 milhões de m² destinada à tecnologia, pesquisa e ensino.
Fundada junto com a criação do próprio Biopark, em 2016, pelo casal Carmen e Luiz Donaduzzi, a Faculdade Biopark está intrinsecamente ligada ao propósito inicial do parque: enfrentar a carência de mão de obra especializada nas Ciências da Vida. A instituição já nasceu com a proposta de unir formação teórica e prática em um só lugar.
Em 2021, com a formatura das primeiras turmas, a faculdade conquistou nota máxima (5) no credenciamento do MEC. “Essa avaliação reflete a qualidade da estrutura, do corpo docente e das metodologias utilizadas”, afirma Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark Educação. Atualmente, mais de 70% dos cursos são reconhecidos pelo MEC com a nota máxima ou próxima disso, consolidando a instituição entre as melhores do Brasil.
Hoje, são oferecidos 11 cursos de graduação, como Administração, Farmácia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciência de Dados, Ciência e Tecnologia, Gestão da Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o inovador Bacharelado em Inteligência Artificial — autorizado e com nota máxima pelo MEC, sendo o primeiro do gênero no Paraná.
Segundo Rocha, um dos grandes diferenciais da instituição está na aplicação de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em problemas e projetos em empresas do próprio Biopark, desde os primeiros semestres. Há também uma forte integração com o mercado de trabalho, com mais de 90% dos alunos já empregados ou estagiando.
Apesar de ser uma instituição privada, a Faculdade Biopark realiza um grande trabalho social. Em 2024, disponibilizou mais de R$ 5 milhões em bolsas e foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública em Toledo. Além do programa de bolsas de estudo (via desempenho acadêmico e para cotistas), a instituição oferece isenção de mensalidade para quem não está empregado e auxílio-moradia para quem vem de fora.
A faculdade conta ainda com laboratórios de ponta (como biomateriais, queijos finos e multiusuários), biblioteca, auditório, salas de conferência e restaurante universitário. Na área de pesquisa, atua em parceria com instituições como a Embrapa, com quem divide a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI), desenvolvendo projetos com foco em agronegócio, piscicultura, reúso de água e análise de efluentes.
“A integração com mais de 200 empresas, os projetos que aliam ciência e comunidade, o reconhecimento do MEC e o índice de empregabilidade dos alunos, que ultrapassa os 94% fazem da Faculdade Biopark uma das mais prestigiadas instituições privadas de Ensino Superior do Brasil, atuando como motor de desenvolvimento urbano e tecnológico da região, transformando uma área agrícola em polo de inovação”, finaliza Rocha.
Sobre o Biopark
O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.