Home Blog

Opinião. O preço que o País paga por ter uma regra em cada cidade

0

*Raphael Lafetá é diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO

O Brasil precisa passar por uma revisão criteriosa das políticas públicas de planejamento urbano.

Hoje, as construtoras enfrentam um emaranhado de exigências específicas em cada município, que podem elevar os custos de obras em até 15% e o preço final do imóvel em até 30%, segundo dados do Ipea. A padronização das regras poderia trazer uma economia de até 20% no valor das unidades, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para o consumidor, isso significa tornar o sonho da casa própria mais acessível.

Ainda segundo estudo da CBIC, uma política nacional de padronização de requisitos poderia elevar em até 1% o PIB do Brasil – ganho potencial de cerca de R$ 25 bilhões, somado a novas oportunidades de emprego e investimentos. Um caminho seria padronizar as exigências do setor público por meio do Plano Diretor das cidades com mais 20 mil habitantes, respeitando as particularidades de cada região.

A NBR 15.575, revisada em 2021, estabelece diretrizes técnicas para padronizar requisitos de segurança, conforto e desempenho nas edificações residenciais. Entre os principais critérios estão: resistência ao fogo conforme a altura da edificação, desempenho térmico mínimo de acordo com a zona bioclimática, vedação eficiente das esquadrias contra a ação de água e vento, resistência à umidade em áreas molhadas e estabilidade estrutural em condições normais de uso.

O Paraná é líder nacional em número de cidades com Plano Diretor atualizado: 42% dos seus 399 municípios, ou seja, 170 deles seguem diretrizes robustas por lei, enquanto em São Paulo esse percentual é de apenas 22%.

O setor da construção civil já tem experimentado avanços importantes nas técnicas e tecnologias construtivas, o que reverbera na oferta de soluções mais econômicas, otimizando tempo, recursos e investimentos – e potencializando os efeitos das evoluções nos programas habitacionais. Mas normativas e requisitos universais gerariam mais ganhos de escala, redução de custos e aumento da produtividade em toda a cadeia, com a reprodução de modelos bem-sucedidos de ocupação do espaço urbanos.

Esse ganho de economia chegaria também ao consumidor, que teria seu poder de compra ampliado, mas também traria mais qualidade de vida, porque o acesso à moradia digna viabiliza um crescimento mais sustentável das áreas urbanas. A falta de moradia digna acessível acarreta, por exemplo, a ocupação de áreas irregulares, sem infraestrutura adequada, muitas vezes sem saneamento básico, o que leva à proliferação de doenças, onerando o sistema público de saúde.

Segundo dados recentes do Instituto Trata Brasil, em 2024 houve mais de 300 mil internações por doenças relacionadas à ausência de água tratada e esgotamento sanitário adequado. De acordo com o DATASUS, são 12,46 internações por doenças de veiculação hídrica a cada 10 mil habitantes, com um custo estimado de R$ 99 milhões. Os dados apontam, ainda, que apenas 56% da população brasileira tem acesso a esgoto sanitário adequado, e somente 52,2% dos esgotos são tratados – o que contribui diretamente para surtos de doenças como dengue, disenteria e hepatite A, conforme estudos da Fundação Oswaldo Cruz. Os surtos epidemiológicos somam custos que poderiam ser evitados com investimentos estruturais, uma vez que exigem ações emergenciais, como campanhas de vacinação e mutirões de limpeza. 

No âmbito do meio ambiente, a ocupação desordenada das áreas urbanas também tem seu preço, e é alto: da degradação de ecossistemas urbanos e rurais, com desmatamento e perda de biodiversidade, ao aumento da incidência de alagamentos, dada a sobrecarga nos sistemas de drenagem das cidades com a ocupação de áreas de absorção natural e a impermeabilização do solo.

Além disso, a falta de infraestrutura nas áreas irregulares leva à poluição do solo e dos corpos d’água, afetando a dinâmica dos recursos hídricos e do acesso à água potável – mais um risco às condições de saúde –, e ao aumento da vulnerabilidade de áreas geologicamente instáveis: mais erosão e mais deslizamentos.

O objetivo tem de ser ampliar a construção de moradia formal de qualidade com infraestrutura adequada; evitar a ocupação de áreas de risco; promover o crescimento das cidades preservando o meio ambiente e salvaguardando a saúde e a dignidade das pessoas – tudo isso dentro de uma lógica econômica que faça sentido para quem produz.

Techstars Startup Weekend Curitiba une tecnologia, inovação e vida saudável em programação inédita

O ecossistema de inovação de Curitiba ganha, em agosto, uma programação inédita que combina negócios, tecnologia e qualidade de vida. Entre os dias 20 e 24 de agosto, a cidade será palco de duas iniciativas integradas do Techstars Startup Weekend Curitiba: a Tech Run, corrida inédita no Brasil, e a edição especial do Startup Weekend com foco em Inteligência Artificial. O objetivo é ampliar o impacto educacional do evento, promovendo não apenas o desenvolvimento de negócios, mas também a importância de hábitos saudáveis para empreendedores e profissionais de tecnologia.

A abertura da programação acontece no dia 20 de agosto, no Parque Barigui, com a Tech Run — corrida que já esteve presente em grandes eventos globais como Web Summit, South Summit e Startup Summit, e que agora estreia no país em parceria oficial com o Startup Weekend Curitiba. Gratuita e aberta ao público, a atividade pretende quebrar o estereótipo do profissional de tecnologia como alguém distante da vida ativa, incentivando práticas de bem-estar e conexão entre os participantes antes da imersão empreendedora.

De 22 a 24 de agosto, no Sebrae Curitiba, acontece o Techstars Startup Weekend AI, um dos maiores programas globais de fomento ao empreendedorismo, que retorna à capital paranaense após cinco anos. A metodologia do evento, aplicada em mais de 150 países, propõe 54 horas de imersão para transformar ideias em negócios viáveis, reunindo profissionais de diversas áreas e promovendo aprendizado prático, colaboração multidisciplinar e acesso a uma rede internacional de especialistas, investidores e líderes de mercado.

Nesta edição, o tema central será a aplicação da Inteligência Artificial em setores estratégicos como saúde, logística, educação e serviços financeiros — áreas que têm atraído crescente atenção de investidores na América Latina. Além da experiência intensiva, os participantes terão acesso a benefícios pós-evento, como bolsas integrais da escola de tecnologia Harve, fast track para o programa NVIDIA Inception e acesso gratuito a espaços de coworking parceiros.

“Mais do que um evento, o Startup Weekend é uma jornada de transformação. E nesta edição, queremos mostrar que o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado com a saúde e o bem-estar. A Tech Run abre nossa programação incentivando hábitos saudáveis, para que todos possam viver a imersão com mais energia, foco e equilíbrio”, afirma Guilherme Zanotto Lofrano, coorganizador do evento e sócio da Traktor.

Com a soma da Tech Run e do Startup Weekend AI, Curitiba reforça sua posição como um dos principais polos de inovação do Brasil e se conecta ainda mais à rede global de empreendedorismo, em um momento em que o mercado latino-americano volta a ganhar força.

Serviço
Tech Run – Startup Weekend Curitiba
📅 20 de agosto de 2025
📍 Parque Barigui – Curitiba (PR)
🎟 Evento gratuito

Techstars Startup Weekend AI – Edição Especial Curitiba
📅 22 a 24 de agosto de 2025
📍 Sebrae Curitiba – Rua Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba (PR)
⏰ Sexta-feira, das 18h às 22h; Sábado, das 8h às 22h; Domingo, das 8h às 20h
🎟 Inscrições: www.startupweekend.org

Sicredi reforça compromisso com a valorização das pessoas e o desenvolvimento humano no CONARH 2025

0

Instituição participa de um dos maiores evento de gestão de pessoas da América Latina e destaca seus diferenciais como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional, participa da 51ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo. Com o tema “Potencializando Conexões”, o congresso celebra os 60 anos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil). 

A participação do Sicredi ganha destaque com a presença de Daniele Schmidt, Diretora executiva de Pessoas e Cultura, que conduz a apresentação “Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?”,  na Arena de Conhecimento, às 10h50min do dia 20/08. A executiva abordará os pilares que sustentam a estratégia de gestão de pessoas da organização que, em 2024, foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work (GPTW) – um reflexo da sua cultura baseada em relacionamento, confiança e cuidado com as pessoas.

Com uma taxa de adesão de 90% à pesquisa de clima organizacional, o Sicredi reforça a importância do trabalho integrado entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as Centrais e as Cooperativas. Essa atuação conjunta, voltada para o desenvolvimento e valorização das pessoas, tem se refletido em resultados de negócio diferenciados. Entre os principais fatores de engajamento estão o orgulho de pertencer, as oportunidades de crescimento profissional e a forte conexão com os valores da instituição. Mais do que declarações em documentos, a cultura organizacional é vivida no dia a dia, sustentando práticas que fortalecem a experiência dos colaboradores e a entrega de valor aos associados.

Mais do que uma instituição financeira, o Sicredi se diferencia por seu modelo cooperativo e por promover um ambiente no qual o desenvolvimento profissional anda lado a lado com o propósito. “Acreditamos que o nosso maior ativo são as pessoas – colaboradores, associados e comunidades. Por isso, nosso modelo de gestão é pautado por escuta ativa, inclusão, desenvolvimento contínuo e fortalecimento dos vínculos humanos”, afirma Daniele Schmidt. 

Cultura que atrai e engaja talentos

De acordo com a diretora, no Sicredi, prosperidade não é apenas um resultado, é o propósito que orienta o negócio. “O modelo de atuação conecta impacto social e resultado financeiro, buscando o desenvolvimento das regiões onde está presente. E essa prosperidade externa começa dentro de casa: ao valorizar e engajar colaboradores, fortalecemos a cultura organizacional e potencializamos o relacionamento com o associado. Afinal, quanto maior a satisfação interna (E-NPS), maior a confiança e a recomendação dos nossos associados (NPS), o que consolida nosso diferencial competitivo. Essa evolução é o que iremos apresentar no CONARH”, conta a especialista. 

Os mais de 49 mil colaboradores (dado de junho de 2025) atuam em todo o país, beneficiando-se de programas estruturados de capacitação, desenvolvimento de liderança e bem-estar. Esses resultados reforçam a construção de uma cultura que atrai e engaja talentos, e que contribui diretamente para a consolidação da marca empregadora da organização. No período, foram cerca de R$ 55 milhões investidos em desenvolvimento e capacitação das pessoas colaboradoras. 

A participação no CONARH também é um movimento estratégico para ampliar o reconhecimento de marca no cenário nacional, especialmente entre profissionais de RH e talentos em busca de ambientes de trabalho humanos, colaborativos e com propósito claro. “Vivemos um momento de expansão e visibilidade, e eventos como o CONARH são essenciais para mostrarmos quem somos, o que acreditamos e o que oferecemos como empregadora”, finaliza a diretora.

Serviço

CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo)

Painel: Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?

Data e Horário: 20 de agosto (quarta-feira), às 10h50min na Arena de Conhecimento

Mais informações: https://conarh.org.br/  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Acipar investe em nova sede e mira liderança no mercado de lubrificantes no Paraná

Com 53 anos de atuação, a Acipar Lubrificantes se prepara para um novo salto de crescimento no setor automotivo. Fundada em Curitiba no ano de 1972, a companhia iniciou distribuindo lubrificantes multimarcas e filtros e, desde 1989, mantém a exclusividade da distribuição ExxonMobil no Paraná — parceria que se mantém sólida há mais de 35 anos. Atualmente, é distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™ e Tirreno, além de oferecer um portfólio diversificado de produtos complementares para segmentos como automotivo, industrial, frotas e agro.

Com uma carteira de mais de 18 mil clientes, sendo cerca de 6 mil ativos, a Acipar detém aproximadamente 10% do mercado paranaense de lubrificantes, chegando perto de 40% de participação no segmento de motos. A operação movimenta 800 mil litros por mês, ou 9,6 milhões de litros ao ano, e cresceu 45% nos últimos cinco anos.

Para sustentar esse avanço, a empresa prepara a inauguração de uma nova sede em Pinhais (PR), projetada para armazenar até 3 milhões de litros e atender as necessidades de expansão pelos próximos dez anos. A logística é apoiada por frota própria e complementada por transportadoras parceiras para rotas no interior do estado.

“Nosso crescimento não está apenas na estrutura física — investimos fortemente na capacitação da equipe, com treinamentos personalizados por canal e linha de produto, para mantermos qualidade e eficiência em cada etapa”, afirma Luiz Alberto Gomes Jr., diretor-executivo da Acipar.

O momento de investimento acompanha o bom desempenho do setor no Brasil. Em 2024, o país registrou recorde histórico de vendas de lubrificantes, somando 1,53 milhão de m³, consolidando-se como o quinto maior mercado do mundo, atrás apenas de China, EUA, Índia e Japão. O segmento automotivo responde por parcela relevante desse volume e deve seguir em crescimento. Estimativas indicam que o mercado brasileiro de lubrificantes automotivos movimentou cerca de US$ 1,9 bilhão em 2024, com projeção de atingir US$ 2,5 bilhões até 2033, a uma taxa média anual de 3,3%. Em termos de volume, o consumo nacional deve passar de 0,96 bilhão de litros em 2024 para 1,04 bilhão até 2026. No recorte por tipo de veículo, motocicletas figuram entre os segmentos de maior crescimento, com taxa anual próxima a 5,5%.

Dentro desse cenário, a Acipar aposta também em diferenciais ambientais e operacionais. A empresa integra o Programa Jogue Limpo, iniciativa nacional voltada para logística reversa de embalagens plásticas e óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Outra frente é o Troca Inteligente Mobil, solução de troca de óleo a granel que reduz desperdícios e elimina o uso de embalagens individuais, contribuindo para a sustentabilidade.

Com cerca de 100 colaboradores distribuídos entre as áreas comercial, administrativa, marketing, pessoas, tecnologia, financeiro, operações e logística, a empresa mantém o foco em inovação e atendimento personalizado. “Nosso compromisso é unir qualidade, tecnologia e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que ampliamos nossa presença e relevância no mercado”, finaliza Luiz Alberto.

Marca paranaense conquista prêmio nacional e lança mais de 200 produtos em feira de papelaria

0

A BRW Suprimentos comemora os resultados da participação na Escolar Office Brasil 2025, principal feira do setor de papelaria da América Latina, realizada de 3 a 6 de agosto, em São Paulo. A marca paranaense, com sede em Araucária (PR), apresentou mais de 240 lançamentos e foi reconhecida com o Prêmio Estande Destaque, na categoria “Experiência de Marca”, que premiou os melhores expositores entre mais de 280 participantes.

Segundo o CEO da BRW, Bruno Borgonovo, a feira marca um momento estratégico para a empresa. “Mesmo com a economia retraída no primeiro semestre, crescemos 8%. Agora projetamos um crescimento de até 15% até o fim do ano. Os lançamentos movimentam o ponto de venda e reacendem o ânimo do mercado”, afirma.

Entre os destaques apresentados pela BRW está a coleção inspirada na capivara, animal que ganhou forte apelo entre diferentes públicos, no Brasil e no exterior. A personagem aparece em cadernos, canetas, marca-textos, borrachas, corretivos e até apontadores no formato do animal.

A linha Infinity também ganhou reforços, como a caneta esferográfica com textura peluciada de 29 cm de comprimento, cola bastão de 115g e marca-texto aromático de ponta dupla. Entre os itens colecionáveis, destaque para as borrachas com formatos interativos. Já na categoria de impressão, o foco está nas tintas Bulk Ink, com opções em cores individuais e kit para sublimação.  

Premiação

O reconhecimento veio pelo projeto do estande de 250 m², que proporcionou uma jornada imersiva ao público. Cada categoria de produtos foi representada por uma cor — escritório (lilás), artística (rosa), escolar (laranja) e divertida (amarelo) — o que contribuiu para uma navegação intuitiva e visualmente marcante. A jornada começava na ampla bancada de testes e seguia pelas diferentes linhas.

Segundo Franciele Bayer, gerente de Marketing da BRW, a premiação reflete o cuidado com cada detalhe do espaço. “Pensamos em um ambiente funcional e envolvente, onde a experiência com a marca fosse marcante do início ao fim. Essa fluidez e imersão, sem dúvida, foram decisivas para o reconhecimento do júri”, destaca. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Brainbox Design for Business.

Antes da feira, a empresa reuniu 200 colaboradores em sua convenção anual, que teve como tema “Potência Máxima” e foco no alinhamento e na estratégia para o segundo semestre. Para Bruno, a força do time e a receptividade do público na feira indicam um cenário promissor. “A resposta na feira foi muito positiva. O volume de pedidos nos primeiros dias superou o do ano anterior e mostra que estamos no caminho certo”, completa.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Stella Pure Gold, o brinde de ouro do Festival de Cinema de Gramado

Símbolo de excelência e inovação da Ambev, Stella Pure Gold chega à 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado para brindar o melhor do audiovisual brasileiro e latino. Com o mesmo sabor clássico da Stella Artois original, sem glúten, com menos calorias e apresentada em uma elegante embalagem dourada, a cerveja premium da Ambev combina perfeitamente com experiências sofisticadas, como o evento mais prestigiado do cinema nacional.

De 13 a 23 de agosto, a charmosa Serra Gaúcha se torna palco para grandes produções, talentos e histórias que emocionam. É nesse cenário de glamour e reconhecimento que Stella Pure Gold reafirma sua essência: unir sabor marcante e leveza em cada brinde.

“A Ambev é parceira do Festival de Cinema de Gramado há 18 anos e, pela primeira vez, traz Stella Pure Gold para assinar o patrocínio. É um momento especial para nós, pois unimos a tradição de apoiar este evento icônico à oportunidade de aproximar o público de uma cerveja que combina sabor marcante e uma proposta inovadora, perfeita para celebrar o talento e a criatividade do nosso cinema”, comenta Mariana Dedivitis, diretora de marketing de Stella Artois.

O retorno de Stella Artois ao festival acontece em um momento de forte performance da marca: no segundo trimestre de 2025, Stella Pure Gold mais que dobrou seu volume em relação ao mesmo período do ano anterior e já representa cerca de 30% do total da marca no Brasil. Parte do portfólio premium da Ambev, o desempenho do produto também tem contribuído para o crescimento do segmento, que registrou um avanço de 15% no mesmo período.

Stella Pure Gold promete ser um dos sabores mais marcantes da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, com um bar exclusivo e luminosos para colocar o público no clima de comemoração do evento. Porque quando o cinema brasileiro está em cena, a celebração também merece ser dourada.

Novo Territory chega mais completo, com avanços em design, tecnologia e foco no consumidor brasileiro

0

Evento reuniu mais de 100 fãs da marca na Ford Slaviero, em Curitiba

Chegou a vez de Curitiba conhecer de perto o novo Ford Territory 2026. O SUV médio, que se destacou nos últimos anos como um dos maiores sucessos da marca no Brasil, estreia com visual renovado, tecnologias avançadas e foco total no conforto e conectividade. A Ford Slaviero, concessionária com 80 anos de atuação na capital paranaense, já tem à pronta-entrega o modelo, que segue em versão única Titanium — topo de linha — pelo mesmo valor da linha anterior: R$ 215 mil.

Com o novo Territory, a montadora reafirma sua aposta no segmento mais disputado da indústria e mira em um público que valoriza espaço interno, design sofisticado e alto nível de tecnologia. Com a chegada da geração atual, a concessionária tem registrado um aumento significativo na procura e nos agendamentos de test drive.

“Curitiba é um mercado estratégico para a Ford e o Territory tem excelente aceitação entre nossos clientes. O novo modelo chega com um pacote muito competitivo e reforça a tradição da marca em SUVs”, afirma o diretor da Ford Slaviero, Luis Antonio Sebben, que reuniu mais de 100 clientes num evento especial em Curitiba. “Apresentamos a novidade e ficamos surpreendidos positivamente com a receptividade do público”, celebra.

Design com presença e estilo global

Com frente remodelada, faróis full-LED em formato de L, nova grade preta com detalhes cromados e rodas esportivas de 19 polegadas, o novo Territory impõe mais presença visual. O modelo também está maior: são 55 mm a mais no comprimento (4.685 mm), o que contribui para a sensação de robustez. Entre as seis opções de cores, três são novidades: Cinza Dover, Azul Profundo e Verde Oásis.

Interior mais espaçoso e requintado

Por dentro, o Territory aposta no espaço generoso — destaque da categoria — e em um acabamento refinado. Os bancos com ajustes elétricos (10 posições para o motorista e 4 para o passageiro), ventilação e aquecimento oferecem conforto superior. A cabine combina tons escuros com detalhes em Marrom Manuka, criando um ambiente acolhedor e moderno. Há ainda teto solar panorâmico, ar-condicionado digital dual zone com saídas traseiras e luz ambiente com 26 opções de cor.

O porta-malas também se destaca: são 448 litros de capacidade, com abertura elétrica sem uso das mãos, regulagem do ângulo de abertura e sistema antiesmagamento.

Tecnologia de ponta e conectividade total

A central multimídia e o painel digital de 12,3” ganharam novo visual e software adaptado ao perfil do consumidor brasileiro. O modelo traz conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução, três portas USB-C, uma USB-A e tomada 12V.

Outro diferencial é a conectividade completa com o app FordPass, que permite partida remota, travamento e destravamento, localização do veículo e acesso ao status geral em tempo real. O sistema também inclui serviços como agendamento online, Ford Concierge, guia 360 e notificações de manutenção preventiva.

Desempenho eficiente e segurança de ponta

O modelo tem um motor 1.5 EcoBoost turbo a gasolina, câmbio automático de 7 marchas, dupla embreagem e quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo. O pacote de segurança é completo: frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, seis airbags, assistente de permanência e centralização em faixa, câmera 360°, sensores dianteiros e traseiros, controle de tração e estabilidade, entre outros.

“O novo Territory foi desenvolvido com participação ativa do time de engenharia da Ford no Brasil. É o modelo com maior índice de qualidade, com sistemas testados e calibrados para as condições brasileiras de clima, altitude e pavimento”, explica Sebben.

Territory cresce e conquista novos públicos

Com mais de 13 mil unidades em circulação no Brasil — e 80% dos clientes sendo novos na marca — o Territory se consolidou como o segundo veículo mais vendido da Ford, atrás apenas da Ranger. Em 2024, o modelo já havia registrado crescimento expressivo, e a expectativa da marca é seguir ganhando espaço com a linha 2026.

“O Territory é peça-chave na nova estratégia da Ford e tem conquistado espaço em mercados altamente competitivos, como o brasileiro. Agora, com mais conteúdo e mesmo preço, deve avançar ainda mais”, finaliza o gerente de Marketing da Ford, Dennis Rossini.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Em 58 anos de história, CIEE/PR já mudou a vida de quase 2 milhões de jovens e estudantes no estado

0

Presente nos 399 municípios do Paraná, com unidades físicas e cursos EAD, instituição celebra trajetória de oportunidades e transformação

Ao longo de quase seis décadas, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) tem sido protagonista na formação educacional e profissional de gerações. Com presença ativa em todo o estado, a instituição se aproxima da marca de 2 milhões de estudantes beneficiados, com a oferta de estágios, programas de aprendizagem e capacitação gratuita com foco em empregabilidade.

Para o presidente da instituição, Antoninho Caron, o resultado reflete o propósito de transformar vidas por meio da educação e do trabalho — compromisso presente desde o início das atividades, em 14 de agosto de 1967.

“Seguimos firmes nessa missão, com uma atuação que vai além da formação profissional. Temos fé no potencial e no desenvolvimento humano e contamos com o empenho de mais de 450 colaboradores que dedicam seu tempo a atender os 399 municípios do Paraná”, destaca.

Segundo ele, os resultados do CIEE/PR são fruto do trabalho voluntário e comprometido da diretoria, conselheiros e de toda a equipe, que conecta empresas, instituições de ensino, entidades de classe, federações e diversos órgãos. “Juntos, transformamos vidas com educação e trabalho, todos os dias”, completa.

Estágios, aprendizados e novas trajetórias

Para a advogada Carla Beux, de 52 anos, há uma preocupação genuína do CIEE/PR com o jovem em formação. Ela, que iniciou sua carreira como estagiária em grandes ambientes corporativos como o Citibank e a Petróleo Ipiranga, passou a atuar no direito corporativo, sempre contando com o suporte do Centro na contratação de estagiários e na formação de novos profissionais.

Hoje, sócia e responsável pela gestão estratégica e inovação do escritório Batista Pereira & Oliveira Advogados, ela acredita que o estágio é um aprendizado fundamental para a vida e carreira. “Por isso, acolher os jovens com paciência e responsabilidade é uma missão importante”, salienta.

Da cozinha de casa ao próprio negócio: o empreendedorismo feminino movimenta a confeitaria em Curitiba

0

Da cozinha de casa ao próprio negócio: o empreendedorismo feminino movimenta a confeitaria em Curitiba

Juliana Paiff, idealizadora do Confeita Curitiba, deixou a estabilidade de um emprego para realizar um sonho, e virou referência no saboroso ramo da gastronomia

A confeitaria se consolidou como uma verdadeira porta de entrada para o empreendedorismo feminino. Seja por necessidade, vocação ou busca por autonomia, muitas mulheres têm começado seus negócios a partir da cozinha de casa, e encontrado na produção de doces uma forma legítima de sustento e realização pessoal e profissional. É o caso de Juliana Paiff, idealizadora do Confeita Curitiba, maior encontro de confeitaria do Sul do Brasil, que terá sua terceira edição nos dias 27 e 28 de agosto, no Espaço Torres.

A história da Juliana é daquelas que merecem ser reconhecidas e aplaudida por todos. Ela deixou a estabilidade do serviço público de uma grande estatal paranaense para se dedicar integralmente a um sonho. Em 2019, após dez anos de atuação como servidora, deu início a Ju Paiff Patisserie, uma referência na produção de doces finos para eventos, em Curitiba. Em três anos, a empresa produziu mais de 100 mil doces e atendeu inúmeros clientes, inclusive com mais 1700 convidados em uma única festividade.

Com o crescimento da marca, a confeiteira inaugurou, em setembro de 2023, sua primeira loja física no bairro Cajuru, na capital paranaense. Hoje, além do atendimento direto, a Ju Paiff Patisserie está presente no iFood e conta com um sistema de delivery próprio, focado especialmente em eventos de médio e grande porte.

Quando a vivência vira solução coletiva

Durante a pandemia da Covid-19, Juliana percebeu que muitas confeiteiras viviam realidades parecidas: trabalhavam sozinhas, tinham o desafio e dificuldade para precificar seus produtos, não sabiam onde encontrar bons insumos e sentiam falta de apoio e orientação para crescer. Foi então que surgiu a ideia de criar um evento que unisse capacitação técnica, conteúdo de gestão e espaço para networking. Assim nasceu o Confeita Curitiba.

“Minha intenção sempre foi que o Confeita fosse um atalho. Que ajudasse outras mulheres que estão começando, que se sentem sozinhas, a se conectarem e ganharem força. Eu mesma já estive nesse lugar”, contou Juliana, que além da experiência prática, é formada em Administração e tem pós-graduação em Chef Patissier e Boulanger.

Na primeira edição do Confeita, em 2023, reuniu aproximadamente 300 participantes. Em 2024, o número saltou para mais de 450 pessoas. Agora, em 2025, o evento volta ainda maior, com aulas-show de grandes nomes da confeitaria nacional, exposição de produtos, rodada de negócios e o Confeita Awards, concurso que valoriza a criatividade de quem vive da confeitaria, sem esquecer do lado em empoderamento. “É muito mais do que ensinar receitas. É sobre empoderar mulheres, mostrar que é possível viver do que se ama com técnica, planejamento e conexão”, resume Juliana.

Apoio que impulsiona: parceria com a Davipan

Nesta terceira edição, o Confeita Curitiba conta com a parceria estratégica da Davipan Distribuidora, empresa com quase 30 anos de atuação no fornecimento de insumos para confeitaria, sorveteria e panificação. A marca atende pessoas físicas e jurídicas com entrega direta e uma abordagem consultiva, ajudando confeiteiros e confeiteiras a conhecerem novidades do setor e produtos com melhor custo-benefício.

“A Davipan mantém um centro de treinamento para oferecer suporte técnico e orientação empreendedora, sobretudo às confeiteiras que estão iniciando seu negócio. As capacitações abordam conteúdos de gestão e receitas, o que reforça justamente a proposta do Confeita, de contribuir com a profissionalização dessas empreendedoras”, explicou Fátima Yae, sócia da empresa.

Programação inclui aulas-show, exposição de produtos e rodada de negócios

Durante os dois dias de evento, o público poderá participar de aulas-show com estrelas da confeitaria nacional, como Amélia Lino, Lucas Corazza, Cesar Yukio, Camila Ayana, Tathi Fabulosa e Juliana Paiff, além de nomes paranaenses como Vinicius Coutinho, Cristiane Betho, Daniel Carvalho, Danilo Costa, Alison Moacir, Natalia Bini e Bruno Bolos.

A exposição de produtos reunirá marcas como Bunge, Harald, Aurea, Selecta e Specialitá, apresentando lançamentos e insumos que facilitam o dia a dia dos profissionais da área. Já a rodada de negócios, promovida pelo Sebrae/PR, conectará profissionais a fornecedores e empresas do setor, além de oferecer palestras sobre gestão e empreendedorismo.

Inscrições abertas

As inscrições para o Confeita Curitiba já estão abertas. O evento é voltado a quem empreende ou quer empreender no segmento de confeitaria, panificação e sorveteria, além de apaixonados pela arte de fazer bolos, doces e pães.

Serviço:

Confeita Curitiba – 3ª edição

Dias: 27 e 28 de agosto de 2024

Local: Espaço Torres – Curitiba (PR)

Inscrições: https://confeitacuritiba.com.br

Instagram: @confeitacuritiba

Informações: 41 98770-0333

Nextcomm aposta em tecnologia acessível para escalar entre pequenas empresas

0

Nextcomm aposta em tecnologia acessível para escalar entre pequenas empresas

Com nova marca, soluções mais leves e expansão internacional, empresa paranaense quer democratizar o acesso à automação e fortalecer negócios que normalmente ficam à margem das grandes plataformas digitais

Focada há 16 anos em tecnologia para relacionamento e atendimento ao cliente, a paranaense Nextcomm atravessa em 2025 a maior transformação de sua história. A empresa, que nasceu como integradora de telefonia em nuvem e soluções digitais sob medida, agora reposiciona sua marca, amplia canais e desenvolve produtos com preço e linguagem voltados às pequenas e médias empresas (PMEs).

O plano é alcançar 5 mil clientes até 2027 e consolidar presença internacional, com operação já iniciada nos Estados Unidos. Essa meta será sustentada por uma ofensiva comercial em curso, com reforço de equipe, distribuição ampliada e portfólio modular. A empresa segue operando com capital próprio e só considera a entrada de investidores após esse ciclo de expansão.

“A partir deste momento, a Nextcomm se posiciona como uma empresa que transforma tecnologia em crescimento real, oferecendo soluções acessíveis, humanas e inteligentes que colocam pequenas e médias empresas no comando do seu futuro”, afirma Luiz Carlos Santin Junior, CEO da Nextcomm.

O foco em PMEs também tem viés de impacto social. “Acreditamos que, ao empoderar o pequeno negócio, movimentamos a economia real. Eles são os maiores empregadores do país e os que mais precisam de acesso a tecnologia acessível, simples e eficiente”, diz Santin. Ele lembra que as PMEs representam 99% dos negócios do país, 60% dos empregos formais e cerca de 30% do PIB. “Se cada pequena empresa gerar cinco novos empregos, o PIB brasileiro cresce 3%”, complementa.

Com esse público no radar, a empresa revisou sua estrutura de produtos. A Judite, assistente virtual com inteligência artificial integrada à telefonia, segue como símbolo de inovação e robustez, atendendo empresas com operações mais complexas, como seguradoras, operadoras de saúde e redes de turismo. “Ela não é uma solução de massa, mas representa bem o nosso nível de exigência técnica”, afirma o CEO. Segundo ele, a mesma excelência será aplicada aos produtos desenvolvidos para o pequeno empreendedor.

Em fase final de desenvolvimento, o próximo lançamento da Nextcomm será exclusivo para pequenos lojistas e prestadores de serviço. O modelo será comercializado por assinatura, com custo acessível. “Vamos entregar algo funcional, com impacto direto na venda e que converse com a realidade do empreendedor”, diz Santin.

De startup paranaense a tech escalável: como a Nextcomm se reinventou

Fundada em 2008, em Curitiba (PR), a Nextcomm entregou ao longo de sua trajetória mais de 5 mil projetos e atendeu mais de 700 empresas em todos os estados brasileiros. Sua operação inclui soluções sob medida, como telefonia em nuvem, automação de atendimento, CRM, cibersegurança e inteligência artificial.

Em 2017, a empresa iniciou uma virada estratégica. Ao participar de mentorias promovidas pelo Sebrae/PR e pela Fundação Dom Cabral, a liderança foi provocada a repensar o modelo de negócio e buscar caminhos mais escaláveis. Mas, segundo Santin Junior, foi a reestruturação societária em 2019 que abriu espaço para novos produtos, formatos de entrega e uma visão mais clara de posicionamento. “O avanço foi acelerado durante a pandemia de Covid-19, quando a procura por soluções digitais de atendimento aumentou e evidenciou o potencial da Nextcomm de atuar além do modelo consultivo”, lembra o CEO.

Agora integrada ao ecossistema de inovação HOTMILK, da PUC-PR, a empresa aposta em uma estrutura mais leve e modular, voltada à democratização do acesso à tecnologia, especialmente entre as pequenas e médias empresas. “O reposicionamento da marca em 2025 consolida esse processo de transformação e marca o início de um novo ciclo”, conclui Santin.