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Governo anuncia 12 bilhões em crédito para modernizar indústrias

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Governo anuncia 12 bilhões em crédito para modernizar indústrias

Empresários devem aproveitar a oportunidade para tornar negócios mais competitivos. Esse será um dos temas de Fórum em Curitiba, que debate eficiência energética

A indústria brasileira enfrenta um desafio: modernizar seus processos para ganhar competitividade e reduzir custos, sem abrir mão da sustentabilidade. O próprio governo federal acabou de anunciar a distribuição de R$ 12 bilhões em crédito subsidiado para empresas que buscam investir em tecnologia e automação ligados a indústria 4.0. Ao lado do investimento em linhas de produção inteligentes, projetos de eficiência energética formam um eixo estratégico da modernização.

Victor Moraes, engenheiro na Eletron Energia S.A., explica que a modernização das indústrias caminha de mãos dadas com a eficiência energética. “A eficiência energética é um dos primeiros passos dentro dos processos de melhoria industrial garantindo que a automação opere em um ambiente já enxuto, abrindo portas para a indústria 4.0”, pontua Moraes.

Ele acrescenta que a eficiência energética não só reduz custos, como cria recursos para reinvestir em automação e inovação. Assim, a empresa cria um ciclo sustentável: economiza energia, reduz gastos e reinveste em modernização.

Debate público

Esse assunto será tema do Fórum Eficiência Energética, que acontece em Curitiba nos dias 10 e 11 de setembro. O evento, promovido pelo Tecpar, integra a programação da Smart Energy e reunirá especialistas, empresários e autoridades para debater políticas públicas, incentivos e novas tecnologias para o setor industrial.

A Eletron Energia S.A. faz parte deste seleto grupo e irá apresentar para os participantes sua expertise na implementação de mais R$ 200 milhões em projetos que otimizam o uso de energia em empresas e indústrias. São soluções que incluem a substituição de motores antigos, automação de processos e outras medidas que reduzem desperdícios, geram economia e criam bases sólidas para a Indústria 4.0.

“O evento será uma oportunidade para os participantes compreenderem que a eficiência energética inicia o processo de modernização das indústrias e que os empresários podem se beneficiar dos subsídios, que tornam esse recurso ainda mais atraente”, afirma Victor Moraes.

No Paraná, por exemplo, a Copel abre editais todos os anos para subsidiar projetos de eficiência energética. A Eletron Energia S.A. foi destaque na última chamada pública. Todas as cinco iniciativas aprovadas de forma preliminar na categoria industrial do edital foram propostas pela empresa.

Juntas, as propostas somam mais de R$15 Milhões em investimentos previstos e apresentam economia estimada de 6.334,06 MWh (Megawatt-hora) por ano — o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de duas mil e quinhentas residências durante um ano.

As empresas atendidas pela Eletron Energia e cujas propostas foram aprovadas na categoria industrial da chamada da Copel são: Ibema Papelcartão, Mondelez Internacional, Pado S.A., GT Foods e Rebras Papéis.

Serviço:

Os interessados podem fazer inscrição Fórum Eficiência Energética pelo site: https://www.forumeficiencia.com.br/ . Informações completas sobre o Smart Energy em: https://smartenergy.org.br/.

Data: 10 a 11 de setembro

Horário: das 8h às 18h

Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep, nos auditórios do Centro de Eventos

Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR

Padaria Requinte conquista prêmio “Melhor Sonho” de Curitiba

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Padaria Requinte conquista prêmio “Melhor Sonho” de Curitiba

Curitiba acaba de consagrar um dos maiores ícones de sua história gastronômica. Na noite de ontem, a Padaria Requinte foi a grande vencedora do Prêmio Bom Gourmet 2025, na categoria “Melhor Sonho” de Curitiba, reconhecimento que celebra não apenas a excelência de um produto, mas também mais de quatro décadas de dedicação, tradição e afeto — e que chega de forma ainda mais especial justamente no mês do aniversário da Requinte.

Fundada há 41 anos por Regina Cazella, a Requinte nasceu com a proposta de unir sabor, qualidade e cuidado em cada detalhe. Regina, que iniciou a padaria movida pela paixão pela confeitaria e pelo desejo de oferecer experiências marcantes aos clientes, transformou o negócio em referência de excelência na cidade. Sua trajetória é marcada pela incansável busca por inovação sem perder a essência artesanal, o que consolidou a marca como um verdadeiro patrimônio afetivo de Curitiba.

Ao lado de Regina, duas mulheres dão continuidade a essa história de sucesso: Maristela Spengler, gerente geral, e Gabriella Draher Batista, filha de Regina e atual gerente de operação e inovação. Juntas, elas representam a união entre experiência, gestão e visão de futuro, garantindo que o legado da Requinte siga crescendo com criatividade e solidez.

O título de “Melhor Sonho” de Curitiba não poderia ser mais simbólico: ele traduz o espírito da casa, que sempre buscou encantar gerações de curitibanos com receitas que carregam tradição, técnica e afeto.

O Prêmio Bom Gourmet é um dos mais prestigiados reconhecimentos da gastronomia paranaense, e a conquista reforça a posição da Padaria Requinte como referência não só em confeitaria, mas também em resiliência empresarial e conexão com o público.

Mais do que um título, essa vitória celebra uma trajetória doce, construída com talento, trabalho e o carinho de todos os clientes que fazem parte dessa história.

Líder de perfumaria no Brasil, Natura lança nova fragrância, Luna Divina, com convite “Liberte a deusa que você é”

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Líder de perfumaria no Brasil, Natura lança nova fragrância, Luna Divina, com convite “Liberte a deusa que você é”

Luna Divina apresenta linha completa de perfumação e hidratação pensada para a mulher poderosa que marca presença

Natura celebra dez anos de Luna e apresenta Luna Divina, nova fragrância que convida a mulher a explorar a sua própria liberdade e poder. Mais que uma fragrância, é um ritual completo que expressa a essência de quem o usa.

Luna Divina traz um chipre floral marcante. A composição integra o patchouli, madeira que exala personalidade, a vivacidade da framboesa e da pimenta-rosa e a delicadeza da peônia. E a experiência sensorial se expande além da deo colônia. O lançamento inclui um Perfume para Cabelos, que adiciona brilho e controla o frizz, e um Hidratante Iluminador Corporal Perfumado, que hidrata por 48 horas e oferece um acabamento com partículas de brilho.

Tatiana Ponce, vice-presidente de Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento para Natura e Avon, afirma que “Luna Divina traduz a mulher que se conhece, se escuta e se permite ser. É sobre exaltar a autenticidade e a beleza que vem de dentro, com a liberdade de ser quem se é”.

Com Luna Divina, a Natura não só expande a família Luna, mas também conecta-se com um público que busca mais que uma fragrância: procura uma forma de expressão.

A nova linha de Luna Divina está disponível no site oficial da marca www.natura.com.br, nas lojas físicas ou com a Consultora de Beleza. 

Luna Divina Deo Colônia 75 ml – R$ 181,90

Luna Divina é uma fragrância que exalta a liberdade e o poder da mulher em todas as suas formas. Marcante e irresistível, combina o patchouli, madeira que exala personalidade, com o toque vibrante da framboesa, a ousadia da pimenta-rosa e a delicadeza das pétalas de peônia. Com priprioca — ingrediente da biodiversidade brasileira — em sua composição, Luna Divina entrega uma perfumação sofisticada, feita para mulheres que abraçam suas diferentes versões com autenticidade e confiança. 

Luna Divina Perfume para Cabelos 30ml – R$ 85,90
Perfume seus cabelos com o chipre irresistível de Luna Divina e leve sofisticação para a sua rotina de cuidados. Com fórmula leve e eficaz, o produto proporciona brilho imediato, neutraliza odores indesejados e não resseca os fios. Além disso, auxilia na redução do frizz, deixando os cabelos mais alinhados e perfumados ao longo do dia. Sua fragrância chipre floral é inspirada no desodorante colônia da linha, garantindo uma experiência sensorial completa, sofisticada e envolvente. 

Luna Divina Desodorante Hidratante Iluminador Corporal Perfumado 150ml – R$ 63,90
Hidrate e perfume sua pele com o chipre irresistível de Luna Divina, e descubra uma nova forma de se conectar com a sua beleza. Com 48 horas de hidratação, a fórmula promove uma pele radiante, macia e delicadamente perfumada, revelando um brilho sofisticado que valoriza o melhor da sua pele. Enriquecido com micas de fundo, o produto garante uma iluminação homogênea e metalizada, proporcionando um efeito glow irresistível e natural. Suas partículas cintilantes completam a experiência, deixando a pele com uma luminosidade envolvente, perfeita para todas as ocasiões.

¹Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Pátio Batel anuncia ocupação inédita de arte contemporânea com artistas nacionais

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Pátio Batel anuncia ocupação inédita de arte contemporânea com artistas nacionais

Iniciativa coloca a arte como protagonista, em evento com curadoria de Ana Carolina Ralston; exposição fica aberta para visitação de 3 de setembro a 15 de outubro

O Pátio Batel anuncia “Vestir o Olhar”, uma mostra inédita de arte contemporânea com artistas brasileiros. A iniciativa coloca a arte como protagonista em uma ação que ocupa três andares do shopping com obras de nove artistas. A ocupação, que fica aberta para visitação de 3 de setembro a 15 de outubro, transformará o Pátio em uma galeria aberta ao público, reunindo nomes como Verena Smit, Renata Egreja e Guita Soifer, entre outros.

“A ocupação reforça o compromisso do Pátio Batel em gerar repertório e enriquecer a cultura de arte de nossos clientes. Valorizamos a arte nacional e, ao mesmo tempo, evidenciamos a conexão intrínseca entre a arte e a moda, um convite para que nosso público se inspire e vista o olhar para o novo”, avalia Camila Fleischfresser, head de marketing do Pátio Batel.

Democratização da arte contemporânea e suas relações com a moda

À frente da curadoria do projeto está Ana Carolina Ralston, pesquisadora de arte independente, com passagem por grandes publicações nacionais do segmento artístico e parcerias com o Pavilhão da Bienal e com o MIS-SP.

Realizada em parceria com a produtora Ayo Cultural, que já realizou mais de 100 projetos de artes visuais no Brasil e no exterior, a mostra busca despertar novas percepções entre o público do Pátio Batel. “É maravilhoso a gente criar essas conexões, tanto visuais como mentais e intelectuais, entre artistas que atuam em diferentes áreas e em diferentes linguagens”, comenta Ana Carolina.

Obras site-specific foram pensadas para o Pátio Batel

A exposição foi idealizada para ser site-specific, ou seja, com obras criadas especialmente para os espaços do shopping. As instalações artísticas, muitas delas, são aéreas, podendo ser vistas de diferentes pontos de vista, criando uma atmosfera artística por todo o shopping. Para enriquecer a experiência do público, a exposição contará com visitas guiadas a partir do dia 11 de setembro, sempre às quintas-feiras, tendo como ponto de partida o átrio do shopping, no piso L1, que estará ambientado como um living, um espaço de recepção e contemplação assinado pelo decorador Marcos Soares. Entre os destaques do mobiliário, está um sofá do renomado designer egípcio Karim Rashid.

Confira abaixo a lista completa dos artistas de “Vestir o Olhar”:

Guita Soifer: Uma das artistas paranaenses mais importantes da história, seu trabalho transita por diversas linguagens, como pintura, gravura, fotografia e vídeo-arte.

Verena Smit: Multiartista de São Paulo, conhecida por expandir o conhecimento por meio de diversas técnicas, como serigrafias, objetos e performances. Sua obra dialoga com grandes marcas, como Vivara e Gucci, com a qual colabora desde 2015.

Aline Bispo: Artista visual e ilustradora de São Paulo, sua prática se centra na pluralidade da experiência brasileira, com imagens de forte caráter gráfico. Colaborou com a Hering em uma coleção-cápsula.

Vigas: Explora arte e tecnologia com projetos que utilizam projeções em grande escala, instalações de luz e performance. Colaborou com a Bvlgari no projeto global Bvlgari Studio no Brasil.

Renata Egreja: Pintora com gestualidade solta e enérgica, sua formação na FAAP-SP e em Paris a levou a um abstracionismo que evoca ícones sagrados do Oriente e a simbologia botânica. Colaborou com a Salvatore Ferragamo em uma coleção-cápsula para a América Latina.

Filipe Jardim: Ilustrador carioca radicado entre Brasil e França, com uma sólida carreira internacional e parcerias com grifes como Hermès, Chanel, Louis Vuitton e Tiffany.

Coletivo Brutas: Formado por Erica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Paula Calory, o grupo cria a partir da memória compartilhada, com as palavras como seu território comum.

André Azevedo: Artista curitibano que manipula a matéria ordinária, adicionando camadas simbólicas. Sua pesquisa com tecidos se baseia em sua experiência pessoal e familiar.

Mariana Palma: Dedica-se a aquarelas e pinturas e já realizou exposições em diversas cidades, incluindo Curitiba.

“Eu acredito muito que as artes visuais são a ‘ponta da lança’, quando a gente fala para onde o mundo está indo. Então, nada mais esperado que as artes estivessem integradas em um local que também mostra todas essas tendências no ato de vestir”, conclui a curadora.

Serviço:

Vestir o Olhar

De 3 de setembro a 15 de outubro

Pátio Batel – Av. do Batel, 1868

Agendamentos devem ser feitos via Concierge: 41 3069 8301 (também disponível em WhatsApp) ou concierge@patiobatel.com.br

Mais informações: patiobatel.com.br/vestiroolhar

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 72 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 11 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição

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O Boticário apresenta EGEO CoguMellow, nova versão da primeira fragrância do mundo a utilizar o cogumelo Boletus Edulis* em sua composição

Em edição limitada, a marca expande a linha com um novo gourmand, além de trazer o primeiro lançamento da marca que já nasce com a proposta de uso único ou combinado entre as versões, por meio da técnica layering, criando olfativos surpreendentes

Com o olhar de vanguarda da perfumaria nacional, O Boticário surpreende novamente com a nova fragrância EGEO CoguMellow, que traz para o mercado um novo gourmand com o cogumelo Boletus Edulis*, ingrediente inédito da perfumaria. A novidade chega para duplar com a primeira versão da linha, EGEO Cogu, que surpreendeu os consumidores e gerou curiosidade dos lovers da marca para conhecerem o olfativo inédito da perfumaria no mundo.

Egeo CoguMellow é um frutal gourmand que surpreende na combinação das notas de destaque: smoothie de pêra e baunilha de madagascar com o acorde de cogumelo, enquanto Egeo Cogu, um oriental frutal de notas gourmands e amadeiradas, com amora e crème brullè e o acorde de cogumelo com grande presença. A novidade é mais frutal e ideal para o dia a dia, enquanto a outra versão tem a potência do gourmand mais sofisticado.

As duas versões de fragrâncias com o exclusivo acorde de cogumelo e assinaturas olfativas desenvolvidas pela renomada casa de fragrâncias alemã, Symrise, chegam ao consumidor com mais uma inovação da proposta de layering, técnica de sobreposição na perfumaria que permite a combinação no uso. As diferentes proporções de borrifadas de EGEO CoguMellow e Cogu resultam em um universo de possibilidades e a combinação ideal para cada um, conforme a personalidade, preferências pessoais e ocasiões de uso. A marca testou seis combinações, que permeiam efeitos mais frutais, doces ou equilibrados entre os dois universos.

O lançamento reforça a liderança da marca na perfumaria, com tradição de mais de 45 anos, na vanguarda da categoria e propondo inovações relevantes para o mercado mundial. “A escolha de trazer um ingrediente disruptivo e inédito no mercado de perfumaria mundial para EGEO, se conecta com a verdade da marca e dos consumidores que estão em busca constante de novas possibilidades e experiências irreverentes e autênticas. EGEO CoguMellow chega para surpreender com um novo gourmand combinado as notas de cogumelo. É um olfativo que se diferencia de EGEO Cogu, mas que se combinam, por meio da orientação de composições com a técnica de layering, trazendo uma experiência olfativa totalmente nova”, explica Fernanda Marques, diretora da categoria de Perfumaria do Grupo Boticário.

EGEO CoguMellow e Cogu estão disponíveis em edição limitada, com 10% de desconto até o dia 31 de agosto, em todas as lojas físicas do país, no e-commerce da marca, além do app do Boticário, para as versões Android e iOS e via revendedores pelo Encontre Boticário. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo link.

Serviço:

Egeo CoguMellow Desodorante Colônia 90 ml – Preço sugerido: R$ 154,90
Egeo CoguMellow Desodorante Colônia é uma fragrância para surpreender. O frutal gourmand, traz a combinação inusitada do Cogumelo Boletus Edulis* com notas frutais e gourmands, como o smoothie de pêra e a baunilha de madagascar, ideal para o dia a dia.

 *Extração natural pelo exclusivo processo “Symrise”.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.

O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

2º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Vinil acontece em setembro com bate-papo especial

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2º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Vinil acontece em setembro com bate-papo especial

No dia 13 de setembro de 2025, das 9h às 16h, a Galeria Cezar Franco (Rua Emiliano Perneta, 30) recebe o 2º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Vinil, evento que reúne alguns dos maiores colecionadores de Curitiba e convidados de outros estados, incluindo o dono da tradicional loja Locomotiva, de São Paulo. A iniciativa é organizada pela Rose Vinyl e contará com expositores de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O espaço será pet friendly e oferecerá venda de chope artesanal, lanches rápidos da Banca de Revista Zacarias, além de estacionamento conveniado e restaurantes próximos.

A principal atração será o bate-papo com Almir Mesadri, da Paraíso Sonoro, técnico com 53 anos de experiência em conserto, restauração e projeto de equipamentos vintage. Ele já trabalhou em marcas históricas do som no Brasil, como Gradiente, Polyvox e Akai, além de equipamentos importados do Japão e dos Estados Unidos. O encontro acontece das 14h às 15h e, ao final, haverá sorteio de um LP exclusivo entre os participantes.

Considerado um dos maiores especialistas do país, Almir dará dicas valiosas para quem deseja iniciar no mundo do vinil, adquirir um toca-discos ou recuperar aparelhos antigos. “Quem está começando pode encontrar bons toca-discos usados a partir de R$ 2 mil, desde que verifique a procedência. O direct drive tem fama, mas quando dá problema a manutenção é bem cara; os de correia são mais confiáveis e baratos de manter. E, para mim, nada supera a sonoridade de um amplificador analógico”, afirma.

Ao longo do dia, também serão sorteados três vinis especiais entre os visitantes:

1º prêmio: Elza Soares – No Tempo da Intolerância

2º prêmio: Letrux – Como Mulher Girafa

3º prêmio: Rashid – Portal

O 2º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Vinil reforça a força do mercado fonográfico e o crescente interesse pelo vinil, que segue conquistando novas gerações e valorizando a experiência musical analógica.

Serviço:

2º Encontro de Colecionadores e Feira de Vinil

13 de setembro de 2025

Das 9h às 16h

Galeria Cezar Franco – Rua Emiliano Perneta, 30 (Em frente ao Procon e Praça Zacarias).

Bate-papo com Almir Mesadri, da Paraíso Sonoro, técnico com 53 anos de experiência em conserto, restauração e projeto de equipamentos vintage.

Entrada Gratuita – Pet Friendly – Estacionamento conveniado.

Conheça Natura Solar, nova linha de protetores solares desenvolvida para promover uma relação saudável com o sol

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Conheça Natura Solar, nova linha de protetores solares desenvolvida para promover uma relação saudável com o sol

Com exclusiva tecnologia BioProteção tripla ação e testado dermatologicamente , a novidade oferece proteção contra os efeitos nocivos dos raios UVB/UVA, prevenção de danos ao DNA e cuidado que mantém a hidratação da pele

Em um momento em que o autocuidado e a consciência sobre os efeitos do sol na saúde da pele ganham ainda mais protagonismo nas discussões sobre bem-estar, a Natura, líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil*, apresenta sua nova linha de protetores solares: Natura Solar. Desenvolvida para quem busca viver uma relação mais equilibrada e saudável com o sol, seja no dia a dia ou em momentos de exposição intensa.

Com fórmulas resistentes à água, acabamento invisível para todos os tons de pele e textura leve que combina com diferentes tipos de rotina, além de fragrância leve e refrescante, Natura Solar foi pensada para todas as idades e toda a família, com linhas específicas para crianças acima de 3 anos. A inovação da linha está na tecnologia exclusiva BioProteção, que une filtros solares potentes a um complexo antioxidante de ingredientes da biodiversidade brasileira. O resultado é uma tripla ação: proteção contra os raios UVA/UVB, prevenção de danos ao DNA que podem causar câncer de pele e envelhecimento precoce, e cuidado prolongado com a hidratação.

A linha Natura Solar conta com protetores corporais e faciais em diferentes níveis de proteção, de FPS UVB 30 a FPS UVB 70 e sempre com 1/3 de FPUVA, para proteger as diferentes camadas da pele, com fórmulas pensadas para peles normais a secas, mistas a oleosas desde o uso diário a alta exposição solar. Os protetores faciais, em especial, ganham protagonismo na rotina de cuidado diário: resistência à água e ao suor, não comedogênicos, com opções em FPS 50 e 70 e benefícios específicos por tipo de pele, são ideais para quem busca proteção sem abrir mão do conforto. Enquanto as versões para peles mistas a oleosas oferecem textura fluida ultraleve, efeito matte instantâneo e com partículas que absorvem a oleosidade de forma imediata e garantem um controle de oleosidade por até 12 horas, as fórmulas para peles normais a secas entregam textura leve, toque aveludado e complexo nutritivo que oferece uma hidratação revitalizante por até 8h.

As embalagens também trazem inovação. As corporais vêm com a exclusiva tampa antiareia, que foi desenvolvida para evitar aquela terrível sensação de protetor solar esfoliante, sabe? Pode cair na areia ou na terra, que ela está protegida contra a entrada de sujeira. As embalagens faciais são super práticas e cabem até no bolso da calça. E mais: vêm com trava de segurança que evitam desperdício.

Entre os produtos da linha estão o protetor facial em stick, que possui fórmula com toque macio, não deixa brilho nem sensação de pele pegajosa e disfarça a aparência dos poros, além de proporcionar uma aplicação fácil, sem sujar as mãos, indicado para usar na pré-maquiagem e para reaplicar ao longo do dia e com resistência à água e ao suor, ideal desde o uso diário até a alta exposição solar, inclusive para atividades físicas, respondendo a uma demanda dos consumidores que buscam cada vez mais por esse formato. Só em 2025, as buscas aumentaram 45%, segundo o Google Trends. A linha também conta com um novo pós sol gel hidratante com fragrância refrescante, fórmula gel e fácil de espalhar. Ainda em 2025, a marca contará com o Protetor Solar Corporal e Facial Criança FPS 50, para proteção imediata para a pele delicada das crianças, com aprovação de pediatras e dermatologicamente testado.

“Natura Solar chega para ampliar o portfólio de cuidados dos consumidores, com benefícios reais para o dia a dia. Além da nova textura, facilidade de aplicação e reaplicação, diversidade de FPS, temos uma inovação no formato de um dos produtos, o protetor solar em stick. Tudo isso cuidando da pele contra os danos causados pela exposição solar, resultando ainda em uma prevenção ao longo dos anos, protegendo o DNA contra doenças de pele e muito mais. A nova marca reforça ainda mais o nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade, oferecendo produtos veganos, sem testes em animais, com ingredientes seguros para toda a família e para os corais e promovendo bem-estar para as pessoas e o meio ambiente”, comenta Denise Coutinho, diretora de Comunicação e Marketing da Natura.

Após 25 anos de experiência, Natura Fotoequilíbrio evoluiu para Natura Solar, uma marca que herda o pioneirismo, a inovação, a sustentabilidade e que se renova para oferecer uma proteção solar ainda mais completa e eficaz, consolidando o compromisso com o bem estar. A nova linha Natura Solar já está disponível no e-commerce da marca, nas lojas físicas e com as Consultoras de Beleza Natura. 

*Euromonitor International; Beleza e Cuidados Pessoais edição 2024; vendas ao varejo em valor (RSP), dados de 2023”. *deve ser usado acompanhando embalagens ou destaques da marca Natura acompanhando o selo abaixo.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Monumentos e prédios públicos em Curitiba ganham iluminação especial em alusão ao Setembro Roxo

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Monumentos e prédios públicos em Curitiba ganham iluminação especial em alusão ao Setembro Roxo

Jardim Botânico, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa estão entre os locais que serão iluminados para chamar atenção sobre a fibrose cística

Para marcar o Setembro Roxo, mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística, nove prédios públicos e monumentos em Curitiba ganharão uma iluminação roxa especial. Confira lista completa de datas e locais: 

– Câmara Municipal – 1 a 6 de setembro. 
– Tribunal de Justiça do Paraná – 4 a 8 de setembro. 
– Assembleia Legislativa do Paraná – 5 a 10 de setembro. 
– Jardim Botânico – 10 a 14 de setembro. 
– Monumento da Praça 29 de Março – 10 a 14 de setembro. 
– Monumento da Praça 19 de dezembro – 10 a 14 de setembro. 
– Museu do Automóvel do Parque Barigui – 10 a 14 de setembro.  
– Museu Municipal de Arte do Portão (MUMA) – 10 a 14 de setembro. 
– Torre de Cronometragem do Parque Náutico – 10 a 14 de setembro. 

A iluminação é uma forma de chamar atenção para a fibrose cística. Conhecida também como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, a patologia faz com que a secreção no organismo fique mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação e causando sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, pólipos nasais, baqueteamento digital, suor mais salgado que o normal e dificuldade em ganhar peso e altura.  

A iniciativa é do Instituto Unidos pela Vida em parceria com associações de assistência e voluntários de todo o país. Além de Curitiba, outros locais icônicos do país como o Congresso Nacional, Teatro Amazonas, em Manaus e o Centro de Visitantes da ITAIPU Binacional, em Foz do Iguaçu, vão receber a iluminação durante o mês de setembro.  

Confira a lista completa dos monumentos que serão iluminados, com as respectivas datas. 

Brasília (DF): 
Congresso Nacional – 2 e 3 de setembro. 

Caxias do Sul (RS): 
Jesus Terceiro Milênio – 1 a 15 de setembro. 

Cuiabá (MT): 
Tribunal de Justiça do Mato Grosso – a definir. 

Curitiba (PR): 
Câmara Municipal – 1 a 6 de setembro. 
Tribunal de Justiça do Paraná – 4 a 8 de setembro. 
Assembleia Legislativa do Paraná – 5 a 10 de setembro. 
Jardim Botânico – 10 a 14 de setembro. 
Monumento da Praça 29 de Março – 10 a 14 de setembro. 
Monumento da Praça 19 de dezembro – 10 a 14 de setembro. 
Museu do Automóvel do Parque Barigui – 10 a 14 de setembro.  
Museu Municipal de Arte do Portão (MUMA) – 10 a 14 de setembro. 
Torre de Cronometragem do Parque Náutico – 10 a 14 de setembro. 

Fortaleza (CE): 
Justiça Federal do Estado do Ceará – 1 a 15 de setembro. 

Foz do Iguaçu (PR): 
Calotas do Parque Piracema – 5 a 8 de setembro. 
Centro de Visitantes da ITAIPU Binacional – 5 a 8 de setembro. 
Monumento da Unila – 5 a 8 de setembro. 

Manaus (AM): 
Teatro Amazonas – 8 de setembro.  

Ponta Grossa (PR)
Chaminé Indústrias Wagner iluminada de roxo – a definir.
Biblioteca Municipal de Ponta Grossa iluminada de roxo – a definir.
Conservatório de Ponta Gtossa iluminado de roxo – a definir.

Porto Alegre (RS): 
Palácio Piratini – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – 1 a 5 de setembro. 

Santos (SP): 
Palácio José Bonifácio – Prefeitura Municipal de Santos – 13 a 15 de setembro.  
Viaduto Paulo Gomes Barbosa – 13 a 15 de setembro. 
Praça das Bandeiras – 13 a 15 de setembro. 
Palmeiras da Avenida Ana Costa – 13 a 15 de setembro. 

Vitória (ES): 
Palácio Jerônimo Monteiro – 21 a 25 de setembro.
Catedral Metropolitana de Vitória iluminada de roxo – 21 a 25 de setembro.
Viaduto Caramuru iluminado de roxo – 21 a 25 de setembro.
Tribunal de Justiça do Espírito Santo – durente todo o mês. 

Para saber mais sobre o Setembro Roxo e a fibrose cística, acesse setembroroxo.org.br.  

Sobre o Instituto Unidos pela Vida  

O Instituto Unidos pela Vida tem como missão defender que pessoas com fibrose cística, doenças raras e respiratórias no Brasil tenham conhecimento sobre sua saúde e direitos, equidade no acesso ao diagnóstico precoce e aos melhores tratamentos, contribuindo para melhora na qualidade de vida.  

Além dos mais de 200 eventos realizados e 7 mil atendimentos, o Unidos pela Vida também busca instituir oficialmente, via lei nacional, setembro como o Mês Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, o Setembro Roxo.  

Saiba mais sobre o Instituto Unidos pela Vida aqui: https://unidospelavida.org.br/.  

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de gliomas de baixo grau

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Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de gliomas de baixo grau

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Voranigo® (vorasidenibe), medicamento oral indicado para o tratamento de gliomas difusos de baixo grau, um tipo de tumor cerebral associado a mutações específicas. O fármaco, desenvolvido pela farmacêutica francesa Servier, será disponibilizado em comprimidos de uso diário.

Segundo a Anvisa, essa é a primeira vez em mais de duas décadas que uma terapia direcionada é aprovada para esse tipo de câncer no sistema nervoso central. O medicamento é recomendado para pacientes a partir de 12 anos, diagnosticados com astrocitomas ou oligodendrogliomas de grau 2, portadores de mutações nos genes IDH1 ou IDH2, já submetidos a cirurgia e sem indicação imediata de quimioterapia ou radioterapia.

O neurocirurgião Denildo Veríssimo, especialista em doenças do crânio, coluna e técnicas minimamente invasivas, ressalta que a novidade representa um marco não apenas para a oncologia, mas também para a neurocirurgia, já que o procedimento cirúrgico é a primeira linha de tratamento desses tumores. “Temos uma notícia histórica para a medicina e para milhares de famílias brasileiras. A Anvisa aprovou o vorasidenibe, que é o primeiro medicamento oral específico para tratar um tipo de tumor cerebral chamado glioma difuso de baixo grau, associado a mutações específicas. Até hoje os pacientes que passavam por cirurgia tinham como única alternativa aguardar o momento de iniciar quimioterapia ou radioterapia, que trazem efeitos colaterais importantes e podem comprometer a qualidade de vida. Agora, com esse novo medicamento, fruto da tecnologia molecular cada vez mais avançada, é possível atrasar por vários anos a necessidade desses tratamentos mais agressivos”, explicou.

Estudos clínicos internacionais mostraram que o vorasidenibe quase triplica o tempo sem progressão do tumor. Isso significa oferecer ao paciente mais tempo, mais qualidade de vida e mais esperança. “O melhor é que se trata de um comprimido de uso diário, simples e de fácil adesão. Essa é a primeira vez em duas décadas que surge uma terapia direcionada para esse tipo de câncer no cérebro. Para famílias e pacientes, a notícia representa um avanço científico e também um marco de esperança, mostrando que a medicina e a biotecnologia seguem transformando vidas”, completou o neurocirurgião.

A aprovação do Voranigo® reforça a importância do acompanhamento multidisciplinar e o papel da neurocirurgia como porta de entrada para terapias inovadoras. Para a comunidade médica e para os pacientes, trata-se de um avanço que alia ciência, inovação e impacto direto na qualidade de vida.

Sobre o Dr. Denildo Veríssimo – Por Dr. Denildo Veríssimo, neurocirurgião, especialista em doenças do crânio, coluna e técnicas minimamente invasivas – Com uma carreira que combina excelência técnica, paixão pela ciência e um compromisso inegociável com o cuidado humanizado, o Dr. Denildo Veríssimo representa uma nova geração de médicos que enxergam além do bisturi. Sua atuação é guiada pelo conhecimento, mas também pela empatia, pelo desejo de aliviar a dor — física e emocional — e pela certeza de que cada paciente carrega uma história única. Em sua rotina entre centros cirúrgicos, consultórios e salas de aula, ele equilibra precisão técnica com escuta ativa, conectando ciência e propósito em cada decisão clínica. Para ele, Medicina não é apenas diagnóstico ou procedimento — é presença, responsabilidade e respeito. Em um cenário cada vez mais tecnológico e acelerado, Dr. Denildo reforça, com exemplo diário, que o toque humano continua sendo o maior diferencial da medicina. E que a verdadeira transformação acontece quando o saber se alinha com a sensibilidade.

Serviço:

Instagram: @neurocirurgia

Contato whatsapp – 41 99915-4121

Teleconsultas whatsapp: 41 3253-1379

Dino Park invade o Shopping Jardim das Américas com muita aventura pré-histórica 

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Dino Park invade o Shopping Jardim das Américas com muita aventura pré-histórica 

Até 26 de outubro, mês das crianças, o Shopping Jardim das Américas terá uma atração para quem curte dinossauros e piscina de bolinhas: o DINO PARK. Em parceria com o Grupo Kinder, o espaço promete diversão sem fim: o Labirinto Kid Play desafia com obstáculos internos, escorregador e guerra de cotonetes dentro de uma grande piscina de bolinhas. O Playground Fofossauros garante brincadeiras para os menores, enquanto a mesinha de atividades convida a soltar a criatividade. O espaço fica na Praça de Eventos, no 2º Piso e os ingressos podem ser comprados na hora.

DINO PARK

Segunda a sexta: das 12h às 20h

Sábados, domingos e feriados: das 12h às 21h

Entrada: R$ 40,00 (por 1 hora de diversão)

Local: Praça de Eventos – 2º Piso, Shopping Jardim das Américas 

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual – FLORA (41) 99238-1421

(41) 3366-5885