Podcasts trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam
Áudios mesclam vozes de pai e filho e apresentam curiosidades do autor; novo livro de Karam será lançado no dia 06/09, em Curitiba
Já estão disponíveis no YouTube e no Spotify os primeiros dos 30 podcasts que trazem crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007]. As gravações foram realizadas a partir do acervo do autor – com trechos de leituras que ele mesmo fazia na Rádio Band News FM Curitiba, entre os anos de 2006 e 2007 – aos trabalhos do filho, Bruno Karam.
O resultado é uma preciosa viagem íntima e literária pela obra de um dos grandes cronistas brasileiros. Os novos episódios – que mesclam as vozes de pai e filho, exploram a sensibilidade, o olhar crítico do autor e curiosidades biográficas – vão ao ar toda segunda e quarta-feira e podem ser ouvidos gratuitamente nas duas plataformas digitais.
Múltiplas ações inéditas
“Esses conteúdos em áudio integram um grande projeto cultural gratuito, que contempla muitas novidades sobre Manoel Carlos Karam; tudo para que o público conheça, aprecie, leia, ouça e valorize a obra de Karam”, explica o produtor do projeto, Cristiano Nagel.
Além dos 30 podcasts, as ações incluem a publicação de um livro inédito do escritor – intitulado “Crônicas de Alhures do Sul”, cujo lançamento e bate-papo está confirmado para o dia 06/09, às 14h, na Livraria Arte & Letra -, a realização de 5 oficinas de formação voltadas a professores e mediadores, 30 rodas de leitura para jovens e adultos além da distribuição de 100 exemplares no dia do lançamento. Todas as ações serão realizadas em Curitiba e terão entrada franca.
“Mais do que uma homenagem, esta é uma proposta de circulação e escuta para que as palavras de Manoel Carlos Karam sigam em movimento entre pági¬nas, vozes e encontros com novos leitores e ouvintes”, complementa Nagel.
Quem foi Manoel Carlos Karam?
Foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu em Rio do Sul (SC) em 25 de abril de 1947, viveu em Curitiba desde 1966 e faleceu na capital paranaense em 1º de dezembro de 2007.
Escreveu e dirigiu 20 peças de teatro na década de 1970. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar aos livros e em 1995 venceu o Prêmio Cruz e Souza de Literatura, com a obra Cebola. Escreveu 14 livros com textos que possibilitem inúmeras leituras, apresentam personagens e enredos inquietantes.
Como jornalista, trabalhou na RPC TV, nos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e na prefeitura de Curitiba. Deixou crônicas inéditas e outros textos a serem publicados.
No dia 2 de dezembro de 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui, mantida pela prefeitura de Curitiba, foi batizada com o nome do escritor. O espaço abriga a biblioteca particular de Manoel Carlos Karam, composta de mais de três mil volumes, recebe excursões escolares e tem um auditório – com pôsteres das peças escritas por Karam – que serve como local para palestras e rodas de leitura.
O projeto cultural intitulado Crônicas de Alhures do Sul é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e Universidade Positivo.
Serviço:
O que: Podcasts apresentam crônicas inéditas do escritor Manoel Carlos Karam
Onde ouvir: Gratuitamente no YouTube (@ArteeLetra) e no Spotify pelo link https://encurtador.com.br/ugsnQ ou busca Crônicas de Alhures do Sul Editora Arte e Letra
Total: Serão disponibilizados 30 podcasts. Os novos episódios vão ao ar toda segunda e quarta-feira nas duas plataformas digitais
Informações sobre todo o projeto cultural: Com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br