Home Blog

JBS lança programa de estágio em busca de talentos regionais para desenvolver futuras lideranças no Paraná

0

JBS lança programa de estágio em busca de talentos regionais para desenvolver futuras lideranças no Paraná

Com vivência prática em unidades industriais e foco em estudantes das comunidades locais, Programa de Estágio 2026 alia formação técnica e comportamental

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, abre de 01 a 26 de setembro as inscrições para seu Programa de Estágio 2026. A iniciativa oferece vagas em unidades industriais distribuídas pelo Brasil e tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de futuras lideranças a partir das diferentes regiões em que a companhia atua. No Paraná, onde a JBS conta com mais de 14 mil colaboradores, as vagas são para a unidade de Rolândia.

Com duração de 12 meses, o programa propõe uma imersão prática em áreas como produção, manutenção, agropecuária e garantia da qualidade. A jornada, de 30 horas semanais, acontece presencialmente nas fábricas, com acompanhamento direto de especialistas, metas definidas e uma trilha estruturada de desenvolvimento técnico e comportamental.

“O diferencial do programa é colocar o estudante no centro da operação, para que ele compreenda o negócio de forma profunda e se desenvolva já com os olhos voltados para a próxima etapa da carreira. Queremos formar talentos com conhecimento técnico, mas também com visão de processo, atitude de dono e capacidade de liderar”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.

O Programa de Estágio 2026 tem vagas em outras unidades industriais da JBS, nas cidades de Brasília (DF), Ituiutaba (MG), Naviraí (MS), Barra do Garças e Campo Verde (MT), Marabá (PA), Vilhena (RO), Bom Retiro do Sul, Montenegro e Passo Fundo (RS), Lages, São José e Seara (SC) e Presidente Epitácio (SP). Um dos pilares do programa é a valorização de talentos regionais: a companhia prioriza candidatos que já vivem nas localidades onde atua, conhecem a dinâmica local e desejam crescer profissionalmente perto de casa.

“Esse é um investimento de longo prazo. Ao formar estagiários dentro das nossas fábricas, conseguimos desenvolver profissionais com vínculo genuíno com a empresa e com a nossa cultura”, reforça Meller. Além da experiência prática, o programa oferece uma jornada de formação voltada para resultados e competências essenciais ao mercado. Os estagiários atuam em projetos com indicadores reais, como eficiência de equipamentos, rendimento da produção ou taxas de não conformidade, e participam de trilhas com foco em resiliência, comunicação, influência social, melhoria contínua e aprendizagem ativa.

Durante o estágio, os jovens são acompanhados por líderes e passam por avaliações periódicas com feedbacks estruturados, voltados à preparação para uma futura efetivação. “Nosso compromisso é preparar esses profissionais não apenas para concluir o estágio, mas para serem protagonistas das suas carreiras, dando a eles a oportunidade de crescer dentro da companhia”, destaca o executivo.

Presente em mais de 200 municípios brasileiros, a JBS investe na formação de talentos na prática, dentro de suas operações, como parte de sua estratégia de desenvolvimento social e fortalecimento das comunidades onde está inserida.

Como participar

O processo seletivo tem início por meio da plataforma Gupy, no link: https://estagiojbs.gupy.io/. As etapas incluem avaliação de raciocínio lógico, entrevistas com RH e lideranças das unidades e uma dinâmica de grupo com foco em trabalho em equipe e comunicação. O início das atividades está previsto para 12 de janeiro de 2026.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores.

O Boticário expande atuação no mercado de amadeirados na perfumaria masculina com Zaad Intense

0

O Boticário expande atuação no mercado de amadeirados na perfumaria masculina com Zaad Intense, nova versão mais potente de clássico da marca

Inspirada na travessia do Cabo Horn, a fragrância combina notas aquáticas ao exclusivo acorde Driftwood, traduzindo a força e ousadia do explorador moderno em um confronto entre o homem e o oceano 

Zaad Intense, do Boticário, acaba de chegar ao portfólio de perfumaria masculina da marca, inspirado na travessia do Cabo Horn, no Chile, uma das rotas mais desafiadoras e lendárias para os navegantes. A fragrância é a versão mais potente de Zaad Tradicional, revelando uma versão mais intensa do DNA icônico da marca. Ela também conta com o exclusivo Acorde Driftwood, inspirado na madeira flutuante, que agrega notas amadeiradas, sofisticação e complexidade olfativa a ela, traduzindo a força e a intensidade do espírito destemido do explorador moderno.

Além disso, o eau de parfum traz consigo a tecnologia Thalassogaia, que mimetiza o ecossistema oceânico e o traduz olfativamente, trazendo seus atributos e mantendo o tom aquático da linha, enquanto proporciona robustez a uma fragrância genuinamente amadeirada e aromática, com elementos de diferenciação desejados pelo consumidor.

O lançamento eleva Zaad a um novo patamar, fortalecendo a atuação do Boticário na perfumaria masculina, com intensidade olfativa e atributos de sofisticação para os amadeirados. Para materializar essa intensidade, a narrativa que atua como plano de fundo e inspiração para a criação da fragrância alcança o ápice do espírito desbravador e aventureiro, característicos de Zaad, por meio da ligação com o mar impetuoso que está conectado a esse homem e, ao mesmo tempo, o desafia.

Por meio de tecnologias e acordes diferenciados, a novidade reforça o posicionamento da marca em oferecer alta perfumaria para o público masculino, cada vez mais atento a tendências e exigente quanto a performance de seus produtos de beleza e autocuidado. O lançamento reforça a potência aspiracional da marca na construção de novas fragrâncias e bebe do imaginário de um homem lendário, que desbrava a própria intensidade, sem medo do desconhecido.

Intensidade em cada camada da pirâmide olfativa

Zaad Intense é como a madeira driftwood, que fica à deriva nas águas, resiste à fúria do mar e emerge transformada. Sua criação, assinada pelo perfumista francês Antoine Maisondieu, é ancorada no pilar de marca que prioriza a arte da perfumaria, sendo capaz de traduzir a concepção de uma fragrância de forma sensorial e inusitada ao consumidor.

Ela tem em suas notas de topo a Bergamota da Itália, Coriandro da Rússia, Zimbro, Cardamomo, Notas Verdes e Pimenta Rosa. No corpo, Cedro dos Estados Unidos, Cravo, Noz Moscada da Indonésia e Patchouli da Indonésia. Em seu desfecho, as notas de fundo se projetam com Âmbar, Musgo de Carvalho, Notas Ozônicas, Sândalo da Austrália, Vetiver e o Acorde Driftwoods.

Essa combinação a torna uma fragrância extremamente versátil, ideal para diversas ocasiões, agradando a todos e oferecendo a intensidade suficiente para eventos noturnos, mas também sendo adaptável ao uso cotidiano, sem perder a sofisticação. Além disso, conta com a mesma durabilidade e projeção da família, sendo uma excelente alternativa para fragrância assinatura.
Zaad Intense já está disponível nas lojas do Boticário em todo o Brasil, com valor promocional de lançamento, no e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos por meio do WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br.

Serviço:

Zaad Intense EDP – Preço sugerido: R$319,90

Inspirado na travessia mais perigosa dos oceanos, o Zaad Intense combina o amadeirado do acorde Driftwood com a sofisticada tecnologia Thalassogaia, que mimetiza o ecossistema oceânico e traz seus benefícios ao olfativo, proporcionando robustez a uma fragrância amadeirada fresca que traz intensidade ao portfólio de Zaad. O eau de parfum tem em suas notas de topo Bergamota da Itália, Coriandro da Rússia, Zimbro, Cardamomo, Notas Verdes e Pimenta Rosa. No corpo, Cedro dos Estados Unidos, Cravo, Noz Moscada da Indonésia e Patchouli da Indonésia. Em seu fundo, tem Âmbar, Musgo de Carvalho, Notas Ozônicas, Sândalo da Austrália, Vetiver e o Acorde Driftwoods. 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

JBS tem 290 vagas de emprego abertas no Paraná

0

JBS tem 290 vagas de emprego abertas no Paraná

Oportunidades abrangem diferentes funções em unidades de Rolândia e Campo Mourão

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com 291 vagas de emprego abertas para atuação nas unidades de Rolândia e Campo Mourão, no Paraná. As oportunidades abrangem diversas funções nas unidades da Seara, com contratações imediatas, sendo a maioria destinada a candidatos sem experiência prévia.

Na unidade de Rolândia, são 211 vagas, distribuídas nas áreas e cargos abaixo:

• 105 para operador de produção
• 30 para desossador (experiência anterior é um diferencial)
• 30 para área de paletização
• 26 para operador de máquina (ensino médio completo ou cursando; curso em áreas de manutenção é um diferencial)
• 15 para área de higienização
• 5 para área do restaurante

Os interessados devem comparecer com documentos na unidade, localizada na BR-369, km 47, saída para Arapongas, de segunda a sexta-feira às 8h ou às 15h. A companhia oferece benefícios aos colaboradores, como vale-compras, kit assiduidade, convênio com mercado e farmácia, telemedicina e restaurante no local.

No complexo da JBS em Campo Mourão, são 80 vagas abertas, distribuídas nas áreas e cargos abaixo:

• 20 para operador de produção I
• 20 para operador de produção II
• 20 para desossador
• 10 para operador de plataforma
• 10 para auxiliar de inspeção

Os interessados devem enviar currículo para o WhatsApp: (44) 9162-5376 ou entregá-lo presencialmente na unidade, todas as segundas feiras, das 7h às 11h.

Os candidatos selecionados passarão por treinamento interno antes de iniciarem as atividades.

Entre os benefícios estão vale-alimentação, kit assiduidade, kit de produtos, telemedicina e participação nos resultados (PPR).
Profissionais interessados em fazer parte do banco de talentos da JBS, em todo o Brasil, também podem se cadastrar pelo site: www.jbs.com.br/carreiras.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/

Rodrigo Hayalla ministra duas palestras sobre literatura e memória

0

Rodrigo Hayalla ministra duas palestras sobre literatura e memória

Ações gratuitas acontecem nos dias 5 e 10/09 e são direcionadas aos professores da rede pública de ensino de Curitiba

O mediador de leitura e agente literário, Rodrigo Hayalla, vai ministrar a palestra “Narrativas Íntimas: literatura e memória” em duas ocasiões, no mês de setembro. Durante os encontros – que serão gratuitos, terão intérprete de libras para facilitar a inclusão e vão acontecer em Curitiba – ele vai abordar as intrincadas relações entre literatura, memória e identidade.

Ao mesmo tempo, Hayalla e os participantes vão entender como a escrita literária funciona como instrumento de preservação, reconstrução e reinvenção do passado. Por meio de obras contemporâneas de diversos autores, as conferências vão investigar como os escritores transformam experiências individuais e coletivas em narrativas que transcendem o tempo, costuram lembranças, traumas, afetos e esquecimentos.

Datas, locais e horários

A primeira palestra será no dia 5 de setembro (sexta-feira), das 14h às 16h, na Casa da Leitura Hilda Hilst [Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru] e será direcionada aos professores da rede pública de ensino. Para participar, basta chegar ao local e não é preciso fazer inscrições.

A segunda conferência será no dia 10 de setembro (quarta-feira), das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro]. Essa palestra – que faz parte da programação do III Festival da Palavra de Curitiba – também é direcionada aos professores da rede pública de ensino. As inscrições já podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CPKoWqAhD6Uoszn57 As vagas são limitadas.

Estímulo aos idosos

As duas palestras de Rodrigo Hayalla integram o projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória. A iniciativa engloba diferentes eventos que estimulam os idosos a praticar a escrita criativa e a imaginação, a partir da rememoração de suas vivências com os cães.

“O objetivo é incentivar as pessoas de mais idade a ter contato com a escrita e com a leitura, auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, concentração, na expressão das emoções e na organização dos pensamentos”, conta a escritora, doutora em Teoria e História da Literatura pela Unicamp e idealizadora do projeto, Iamni Reche Bezerra.

Diferentes ações

O projeto cultural iniciou em julho, segue até o mês de novembro e engloba a realização de 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura para crianças e jovens (a partir de 12 anos) da rede pública de ensino de Curitiba e mais 3 laboratórios de leitura. Também haverá a doação de 100 livros de literatura para as Casas da Leitura da capital paranaense.

As atividades estão sendo realizadas por uma equipe de profissionais que envolve a escritora e idealizadora do projeto Iamni Reche Bezerra, a produtora e escritora Lilyan de Souza e pelo escritor, Ali Freyer.

“Todas essas ações são gratuitas. Algumas serão agendadas e outras abertas ao público, mas o intuito é dar a oportunidade para que mais pessoas – especialmente os idosos – pratiquem a escrita criativa e a leitura literária. É um exercício que faz bem ao corpo e à mente”, complementa Iamni.

Apoios

O projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Palestras “Narrativas Íntimas: literatura e memória” ministradas pelo mediador de leitura e agente literário, Rodrigo Hayalla

Quando e onde: Dia 05/09, das 14h às 16h, na Casa da Leitura Hilda Hilst [Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru] e direcionada aos professores da rede pública de ensino. Para participar, basta chegar ao local e não é preciso fazer inscrições.

A segunda conferência será no dia 10/09, das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná [Rua Cândido Lopes, 133, Centro]. Essa palestra – que faz parte da programação do III Festival da Palavra de Curitiba – também é direcionada aos professores da rede pública de ensino. As inscrições já podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CPKoWqAhD6Uoszn57 As vagas são limitadas.
Quanto custa: As duas palestras são gratuitas e haverá intérprete de libras para facilitar a inclusão
Informações: tel. 41-98442-0942 e e-mail lilyan.souza@gmail.com

Obras de Juarez Machado inauguram nova galeria em Joinville

0

A cidade de Joinville (SC) ganhou, na última quarta-feira (27) a Galeria Juarez Machado, um espaço dedicado à obra e ao legado de um dos artistas mais versáteis do Brasil. A iniciativa é do Curso Positivo, que homenageia o artista com uma exposição permanente composta por 13 quadros ampliados da série “Ilha de Santa Catarina – Caderno de Esboços”.

Realizados entre 1996 e 1997, os desenhos em crayon revelam a sensibilidade de Juarez ao retratar a cultura, a paisagem e o cotidiano catarinense. As obras são marcadas por um traço único, cores simbólicas e a ironia refinada que permeia toda sua produção, reconhecida mundialmente.

Juarez é conhecido por sua atuação multifacetada como pintor, escultor, mímico, ator e designer. A curadoria da galeria ressalta esse espírito criativo e crítico. De acordo com o diretor-geral do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, “a galeria não é apenas uma homenagem, mas também uma lição de sensibilidade e expressão. Ela celebra o poder da arte como linguagem educativa e formativa”.

De acordo com um dos fundadores e diretor-geral do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, a galeria não é apenas uma homenagem, mas também uma lição de sensibilidade e expressão. “Ela celebra o poder da arte como linguagem educativa e formativa. Aprender a observar e interpretar para se expressar de forma objetiva, simples e direta, é fundamental para os vestibulandos obterem sucesso nos vestibulares”, pontua.

De Poty a Juarez

Em comemoração aos 50 anos do Curso Positivo, em 2022, a instituição inaugurou a Galeria Poty Lazzarotto, em Curitiba, com 18 obras exclusivas do artista paranaense que retratam a vida escolar, desde o Ensino Básico até a preparação para o Ensino Superior.

O presidente do Instituto e irmão de Juarez, Edson Machado, celebra a abertura do novo espaço. “Me encanta muito esta galeria estar em uma instituição de ensino. São momentos como esse que nos remetem à espontaneidade de curiosidade e descoberta de cada um”, comenta. A galeria é aberta à visitação gratuita e integra o compromisso do Curso Positivo com a cultura e a educação de excelência.

SERVIÇO

Galeria Juarez Machado

Local: Curso Positivo – Rua Henrique Meyer, 171 – Centro.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Entrada gratuita.

UniCuritiba inaugura estufa para aulas de botânica e ecologia

0

UniCuritiba inaugura estufa para aulas de botânica e ecologia

Evento em comemoração ao Dia do Biólogo será nesta quarta-feira (03/09), às 10h30, no Campus Milton Vianna

O sistema de agricultura indoor está em franco crescimento. O tamanho do mercado global que usa o modelo de cultivo em ambiente controlado deve chegar a US$ 122,3 bilhões até 2030, aponta o relatório “Indoor Farming Market 2022-2030”.

De olho nessa tendência, o UniCuritiba passará a contar com uma estufa didática para aulas de botânica e ecologia. A inauguração da Estufa Bioma dos Saberes será nesta quarta-feira (03/09), às 10h30, no Campus Milton Vianna (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças), em celebração ao Dia do Biólogo.

No novo espaço de estudos e práticas, os estudantes de Ciências Biológicas terão a possibilidade de cultivar hortaliças, flores, mudas, plantas ornamentais, medicinais e frutíferas em pequena ou média escala.

“O Bioma dos Saberes é um marco de inovação e faz parte das celebrações de 75 anos da nossa instituição de ensino. O projeto foi um dos pilares para o reconhecimento do curso de Ciências Biológicas com nota máxima (conceito 5) no processo de avaliação do MEC”, diz a diretora-adjunta do UniCuritiba, Marcela Xavier.

Segundo a coordenadora dos cursos nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas, Saúde e Humanas, professora Glenda Naila de Souza, a estufa permitirá que os estudantes acompanhem, na prática, o ciclo de vida das plantas em um ambiente protegido, observando de perto fenômenos como germinação, fotossíntese, polinização e colheita.

“A estrutura arredondada facilita a drenagem da água, a entrada de luz e a ventilação. O material da cobertura fornece a proteção necessária contra os raios ultravioletas sem impedir a iluminação natural”, explica a professora do curso de Ciências Biológicas, Thais Pacheco.

Projetado para uso didático, o local vai abrigar diferentes tipos de cultivos, como hortaliças, flores, ervas medicinais e até experimentos com plantas nativas. “Além de ser uma ferramenta prática para as aulas, a estufa também incentiva o trabalho em equipe, o cuidado com o meio ambiente e a conscientização sobre alimentação saudável e agricultura sustentável”, continua a professora.

Serviço:

  • O quê: Inauguração da Estufa Bioma dos Saberes – Dia do Biólogo e 75 anos do UniCuritiba
  • Onde: Campus Milton Vianna (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças).
  • Quando: 03 de setembro (quarta-feira), às 10h30
  • Quem: aberto à comunidade

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).  

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba, terá espaço personalizado para atendimento 

A Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/PR em Curitiba, terá um espaço de Atendimento dedicado aos empreendedores de micro e pequenas empresas. Os visitantes poderão receber orientação personalizada, contratar consultorias e acessar soluções como Empretec, Sebraetec e Sonar, pela Loja Sebrae. O evento será realizado de 11 a 14 de setembro, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300).

O evento é indicado para quem já empreende ou deseja começar um negócio. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site https://sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba/.

“O diferencial do espaço é permitir a quem empreende, ou deseja iniciar, além de receber orientação, dar início a soluções práticas para o seu negócio ainda durante a Feira”, afirma Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR.

Espaço de atendimento terá Loja Sebrae oferecendo soluções para empreendedores. Crédito: Inove

A empreendedora Jaqueline do Rocio Silva, à frente da Lumicalis Semijoias, é um exemplo do impacto que o atendimento da Feira pode gerar. “Foi no espaço de atendimento da Feira do Empreendedor de 2023 que meu negócio começou a sair do papel. Lembro que a questão das inteligências artificiais ainda era pouco discutida naquela época, mas com a ajuda do Sebrae eu já saí na frente no uso dessas ferramentas”, conta.

Jaqueline retornará ao evento neste ano, com foco na expansão da sua marca. “Quero saber como precificar melhor meus produtos e acredito que o espaço vai me dar alguma luz nesse sentido”, afirma.

A empreendedora Jaqueline participa da Feira do empreendedor todos os anos desde 2023. Crédito: Inove

O espaço também será uma oportunidade para quem deseja entrar no universo das franquias. Os visitantes interessados em se tornar franqueados terão acesso a informações para entender melhor as possibilidades e os passos necessários para investir no setor.

Feira do Empreendedor Sebrae

Empreendedores terão a oportunidade de receber atendimentos personalizados. Crédito: Inove

Além do Espaço de Atendimento e da Loja Sebrae, a Feira do Empreendedor oferece uma programação diversificada, com palestrantes nacionais, conteúdos, consultorias, orientações e um espaço com expositores de diferentes segmentos, como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais.

Zumbido no ouvido: saiba quando procurar um otorrino

0

Chiados persistentes podem ser sinais de problemas auditivos, neurológicos ou emocionais

Mais comum do que se imagina, o zumbido no ouvido, caracterizado por algum chiado, apito ou som constante, pode ser mais do que um simples incômodo. Mais de 28 milhões de brasileiros relatam sentir algum grau de zumbido no ouvido, segundo dados do Ministério da Saúde. E, embora muitas vezes encarado como um incômodo passageiro, quando persistente ou acompanhado de outros sintomas, o zumbido pode indicar problemas de saúde mais sérios, como tumores, alterações vasculares ou doenças do ouvido interno.

De acordo com Henrique Furlan, otorrinolaringologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, o zumbido em si não é uma doença, mas pode ser um alerta emitido pelo corpo para a identificação de alguma condição. “O zumbido é apenas um sintoma, não o problema. Pode ter causas simples, como acúmulo de cera, mas também pode apontar condições que exigem atenção médica imediata”, reforça.

Causas e fatores de risco

Entre os principais motivos do zumbido no ouvido estão a perda auditiva relacionada à idade, exposição prolongada a ruídos intensos, infecções, disfunções da articulação temporomandibular (ATM) e problemas circulatórios. Além disso, o estresse e a ansiedade também podem agravar o quadro, tornando o zumbido mais frequente ou incômodo.

O uso frequente de fones pode ser uma séria ameaça à saúde auditiva, especialmente os modelos intra-auriculares, que direcionam o som diretamente ao tímpano e potencializam danos quando usados em volume alto ou por longos períodos. “A exposição prolongada a sons acima de 85 decibéis já é suficiente para causar perda auditiva progressiva e irreversível”, alerta Furlan. Para se proteger, ele indica optar por modelos externos com cancelamento de ruído, que permitem ouvir em volumes mais baixos, e adotar a regra 60/60: ouvir no máximo a 60% do volume por até 60 minutos, fazendo pausas.

Quando se preocupar

De acordo com o especialista, é importante procurar um otorrinolaringologista se o zumbido surgir de forma súbita, persistir por vários dias, estar presente apenas em um dos ouvidos, vir acompanhado de tontura, dor ou secreção, e ter ritmo pulsátil, como se acompanhasse os batimentos cardíacos. “Esses sinais podem indicar problemas mais sérios, como a Doença de Ménière, surdez súbita ou até mesmo tumores benignos, como o schwannoma vestibular, também conhecido como neuroma acústico, que, além da audição, pode afetar também o equilíbrio”, alerta.

Embora o zumbido nem sempre esteja associado a uma condição grave, Furlan ressalta a importância de investigar suas causas. Isso porque o sintoma pode afetar profundamente a qualidade de vida do paciente, desencadeando distúrbios como insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e até depressão— fatores que, por sua vez, podem intensificar ainda mais a percepção do zumbido.

Principais tratamentos

A boa notícia é que, uma vez identificada a causa, o tratamento costuma apresentar bons resultados. Pode variar desde a limpeza de cera acumulada, uso de aparelhos auditivos, terapias sonoras e tratamento da ansiedade, até intervenções mais específicas, nos casos mais complexos. “O mais importante é não ignorar um zumbido quando ele persiste e interfere na qualidade de vida. Quanto antes for avaliado, melhores as chances de tratamento e recuperação”, finaliza o especialista.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

 CIC recebe feira de empreendedorismo com oportunidades para aprendizes e estagiários

Mais de 30 expositores estão confirmados para o evento na próxima quinta e sexta 

Nos próximos dias 04 e 05 de setembro ( quinta e sexta)  acontece na Cidade Industrial de Curitiba CIC, mais uma edição da Mega Feira da Gerar.

O evento é gratuito e vai reunir mais de 30 expositores com produtos artesanais, comidas típicas, food trucks, moda, beleza e utilidades, além de atrações para toda a família.

Os jovens que estão em busca do primeiro emprego também terão a oportunidade de escolher entre inúmeras vagas que vão estar disponíveis durante a feira.

O objetivo da feira é fortalecer o empreendedorismo local, divulgar os projetos sociais da GERAR e proporcionar momentos de lazer e oportunidade para a comunidade da CIC e região.

Os expositores são alunos do projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas), iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20 anos promove ações de qualificação profissional e empregabilidade.

Segundo Michela Notti, coordenadora do projeto MEGA , o projeto oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e pessoas interessadas em iniciar no mundo dos negócios.

Após encontros presenciais com foco em temas como gestão, vendas e organização financeira, a feira é o momento em que os participantes colocam os conhecimentos em prática, vendendo seus produtos diretamente ao público.

 A feira, segundo Michela Notti é uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam sobre precificação, atendimento e divulgação.

“É nesse momento que os empreendedores percebem o quanto a capacitação pode fazer diferença. Com mais segurança, conseguem apresentar melhor seus produtos e, assim, vender mais”, afirma a coordenadora.

Serviço

MEGA Feira na GERAR

Data:  04 e 05 de setembro ( quinta e sexta )

Horário: Das 10h às 18h

Local: Sede da GERAR -Rua Senador Accioly Filho, 511- CIC – Estacionamento frontal

Sindirepa/PR lança campanha “Revisão Premiada” para incentivar a manutenção veicula

0

Iniciativa, em parceria com a Associação Comercial do Paraná, visa ampliar a segurança nas estradas antes da temporada de férias de verão

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa/PR) lançou, na noite desta quinta-feira (28), a campanha “Revisão Premiada”, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). A ação integra o calendário do “Natal ACP – Sindirepa” e incentiva a revisão preventiva antes das viagens de fim de ano e da temporada de férias, com sorteios ao longo do período da campanha.

O projeto mobiliza a cadeia automotiva, com benefícios e premiações para as oficinas, centros automotivos e, também, para os clientes, que concorrem a prêmios que incluem carros zero quilômetro, motocicletas e eletroeletrônicos.

Sandro Cruppeizaki, presidente do Sindirepa/PR, destacou a importância da participação das oficinas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. “A Revisão Premiada põe o setor em movimento e traz novas oportunidades de negócios para o fim de ano”, comentou. Segundo ele, além de ser um período estratégico para o setor, é um tema de extrema relevância social, em virtude do grande volume de veículos em circulação nesse período. “É, sobretudo, um investimento em segurança.”

Rodrigo Ribeiro, gestor de Varejo e Serviços do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) em Curitiba, disse que o papel da primeira edição da campanha Revisão Premiada é fomentar atendimento e o relacionamento das oficinas com os clientes, com a premiação ajudando no convite à execução dos serviços de manutenção veicular. “Em parceria com o Sindirepa, o Sebrae leva consultoria e conexão para que as empresas atraiam mais público e fortaleçam a gestão”, disse. Ele salientou, ainda, que a aproximação também favorece a oferta de conteúdos de educação para tornar os negócios mais sustentáveis.

Fabiane Franciscone, diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), ressaltou a qualificação profissional como eixo fundamental do setor. “O compromisso do Senai é formar profissionais para as ocupações que o mercado precisa, em trilhas de aprendizagem alinhadas às demandas das oficinas. Com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ampliamos o acesso a estagiários e promovemos feiras das profissões e do emprego para aproximar alunos e empresas”, afirmou.

Representando o Sindicato do Comércio Varejista, Atacadista e Distribuidor de Peças e Acessórios para Veículos e do Comércio Varejista de Veículos do Paraná (Sincopeças-PR), a tesoureira Michelle Saori Miyake destacou a convergência entre distribuidores e reparadores. De acordo com ela, a parceria entre os dois sindicatos está alinhada pelo mesmo objetivo: oferecer os melhores produtos e atendimento de excelência ao motorista e ao proprietário de veículo. “A oficina, o reparador, realiza a manutenção e nós viabilizamos as peças. No fim do ano o movimento cresce muito. Entre outubro e dezembro registramos o pico de serviços porque a revisão antecipada é essencial para uma viagem segura”, enfatizou.