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Sicredi participa da Feira do Empreendedor Sebrae 2025 e reforça apoio aos pequenos negócios

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Evento acontece de 11 a 14 de setembro no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), reunindo especialistas em gestão, inovação e finanças

Com 26% de participação de mercado entre micro e pequenas empresas no Brasil e mais de 365 mil contas de pessoas jurídicas, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados em todo país, marca presença na Feira do Empreendedor Sebrae 2025. Com entrada gratuita, o evento é um dos mais relevantes do país para estimular novos negócios, reunindo milhares de visitantes, expositores e instituições dedicadas ao desenvolvimento empresarial.

Para reforçar a proximidade com empreendedores de diferentes portes, a Sicredi Empreendedores PR, cooperativa de crédito que atende Curitiba e Região Metropolitana, participa pela segunda vez da feira. A Sicredi Empreendedores enxerga o empreendedor e o empresário muito além da condição de cliente. Ao abrir uma conta, ele passa a ser associado, com direito a participar das decisões e a compartilhar os resultados anuais da cooperativa. Essa relação de parceria se reflete também no dia a dia, com atendimento próximo, orientação financeira especializada e soluções que simplificam pagamentos, recebimentos e a gestão do negócio – sempre com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável dos pequenos negócios.

A Sicredi Empreendedores é uma das poucas instituições financeiras que oferece pix gratuito e ilimitado nos canais digitais para os empreendedores que recebem ou realizam pagamento com essa modalidade, além do custo reduzido para recebimentos via API Pix. No estande, os visitantes terão acesso a outras soluções como a conta PJ — como máquinas de cartão smart, consórcios, crédito para investimento e capital de giro, além da possibilidade de usar o celular como máquina de cartão.

O Sicredi ainda apresentará na Feira do Empreendedor Sebrae 2025 a Clover, solução de adquirência desenvolvida e integrada ao portfólio da instituição. O equipamento reúne, em um único dispositivo, recursos de pagamento e gestão para empresas de diversos segmentos — de bares e restaurantes a clínicas, farmácias, postos de combustíveis e hotéis.

Para o presidente da Sicredi Empreendedores PR, Evaldo Kosters, a participação na feira é estratégica, pois possibilita compreender as demandas dos empresários e oferecer soluções alinhadas ao cotidiano dos negócios. “Nosso objetivo é mostrar ao empreendedor que existe uma cooperativa feita para ele, que pode apoiar sua jornada com crédito, tecnologia e relacionamento próximo. Estar em um evento como este reforça o compromisso do Sicredi com o fortalecimento da economia local e a geração de emprego, renda e desenvolvimento”, destaca Kosters.

Gestão inteligente de pagamentos

Nos modelos Flex e Mini, a Clover — grande novidade do Sicredi para a Feira do Empreendedor Sebrae 2025 — permite acompanhar vendas por cartão, pix ou carteiras digitais, facilita a conciliação de valores e traz diferenciais como cadastro de clientes, gestão de equipes, emissão de relatórios e suporte remoto direto pela máquina. A plataforma também oferece emissão automática de notas fiscais, controle de estoque e geração de tickets para eventos, entregando mais do que os terminais tradicionais de pagamento. 

O lançamento acontece em um momento de forte expansão do Sicredi no setor de meios de pagamento. Segundo a CardMonitor, a instituição cresceu 55% no volume de transações no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior — um dos maiores percentuais entre as credenciadoras.

Proximidade com quem empreende

Enquanto a maior parte dos bancos, nos últimos anos, reduziu o número de agências e direcionou seus investimentos para a automação, o Sicredi seguiu em outra direção, ampliando sua presença física. A cooperativa de crédito acaba de atingir a marca de 3 mil agências espalhadas pelo Brasil. 

Essa rede permite um atendimento baseado no entendimento antes da oferta. Em vez de disponibilizar pacotes ou produtos financeiros padronizados, o Sicredi prioriza a escuta das necessidades reais dos associados e, a partir disso, apresenta as soluções mais adequadas. O atendimento humanizado é o que faz a diferença para Antônio Romão da Silva Filho, o Toninho, sócio de uma empresa do segmento de autopeças e serviços e associado há 15 anos: “Enquanto outras instituições financeiras estão migrando para o digital, o atendimento presencial do SIcredi sai na frente. Me sinto à vontade para fazer negócios e recebo feedbacks do gerente”, enfatiza Toninho. 

No Paraná, a cooperativa de crédito e investimento mantém a maior rede de agências financeiras do estado, com 481 pontos de atendimento em 338 municípios, sendo a única instituição em 62 deles. Em 2024, a carteira de crédito para pessoas jurídicas no estado somou R$ 15,9 bilhões, um crescimento de 27,2% em comparação ao ano anterior. Os números reforçam o papel do Sicredi no apoio a micro, pequenas e médias empresas — essenciais para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Como parte da estratégia de aproximação com o setor produtivo, a cooperativa atua para fortalecer negócios e impulsionar o crescimento econômico das comunidades onde está presente. “Nosso foco é estimular o ciclo virtuoso da economia local. Ao apoiar um pequeno negócio, geramos emprego, renda e movimentamos toda a comunidade”, afirma o presidente da Sicredi Empreendedores PR, Evaldo Kosters. “Queremos estar presentes em todas as fases do crescimento das empresas, garantindo segurança, confiança e oportunidades para que se desenvolvam de forma sustentável”, conclui.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

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Livro inédito de Manoel Carlos Karam será lançado neste sábado (06/09), na Livraria Arte & Letra

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Livro inédito de Manoel Carlos Karam será lançado neste sábado (06/09), na Livraria Arte & Letra

Obra traz crônicas originais e apresenta curiosidades do autor que faleceu em 2007; 100 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente no evento

Após 18 anos de falecimento, o premiado escritor Manoel Carlos Karam [1947-2007] terá um novo livro. A obra intitulada “Crônicas de Alhures do Sul” vem recheada com mais de cem narrativas que relatam fatos do cotidiano de maneira concisa e com bom-humor, que são características do autor.

O livro será lançado no próximo sábado (06/09), às 14h, na Livraria Arte & Letra de Curitiba, durante um bate-papo com o filho do escritor, Bruno Karam, a jornalista da Rádio BandNews FM Lorena Pelanda, Thiago Tizzot, Carla Viccini, Cristiano Nagel e o público.

Serão distribuídas gratuitamente cem unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13h. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na Livraria Arte & Letra. Além disso, serão doados exemplares para escolas públicas, Casas da Leitura e Biblioteca Pública do Paraná.

Ficção e criatividade

Durante os anos de 2006 e 2007, Karam postava semanalmente um texto no Blog do Zé Beto e o apresentava na Rádio BandNews FM Curitiba toda segunda e terça-feira. Os textos se chamavam “Crônicas de Alhures do Sul”; uma cidade fictícia inventada e contada pelo Karam.

O livro homônimo apresenta a visão aguçada do escritor sobre o dia a dia, as pessoas e a cidade que o cerca e reúne dezenas de crônicas. Como característica de sua escrita, é possível observar a identidade fragmentada do indivíduo pós-moderno e o ambiente urbano através de uma narrativa veloz.

Buscando ser um escritor “sem estilo”, sem preocupações em enquadrar suas obras nos gêneros literários estabelecidos, o autor certa vez escreveu que “quando eu tô escrevendo, acabo descobrindo que mais importante que a história que eventualmente eu possa contar, é a maneira de contar esta história”.

‘Ouvir’ o livro

Quem desejar ‘ouvir’ o livro também poderá apreciar os conteúdos, que estão disponíveis em podcasts no YouTube e no Spotify. As gravações – com leituras originais na voz de Karam – foram realizadas a partir do acervo do autor e pesquisas do filho, Bruno Karam.

Essa união de pai e filho resultou numa preciosa viagem íntima e literária pela obra de um dos grandes cronistas brasileiros. Os novos episódios – que mesclam as vozes Bruno e Manoel exploram a sensibilidade, o olhar crítico do autor e curiosidades biográficas – vão ao ar toda segunda e quarta-feira e podem ser ouvidos gratuitamente nas duas plataformas digitais.

Múltiplas ações inéditas

“Esses conteúdos em áudio integram um grande projeto cultural que leva o mesmo nome do livro e contempla muitas novidades sobre Manoel Carlos Karam. O objetivo é que o público conheça, aprecie, leia, ouça e valorize o trabalho do escritor”, explica o produtor, Cristiano Nagel.

Além dos 30 podcasts e do livro, o projeto cultural terá a realização de 5 oficinas de formação voltadas a professores e mediadores, 30 rodas de leitura para jovens e adultos – que vão acontecer nas Casas da Leitura Miguel de Cervantes e Vladimir Kozak, com público agendado de escolas públicas de Curitiba.

“Mais do que uma homenagem, esta é uma proposta de circulação e escuta para que as palavras de Manoel Carlos Karam sigam em movimento entre pági­nas, vozes e encontros com novos leitores e ouvintes. Queremos valorizar a obra do escritor para além da publicação”, complementa Nagel.

Quem foi Manoel Carlos Karam?

Foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu em Rio do Sul (SC) em 25 de abril de 1947, viveu em Curitiba desde 1966 e faleceu na capital paranaense em 1º de dezembro de 2007.

Escreveu e dirigiu 20 peças de teatro na década de 1970. A partir dos anos 1980, passou a se dedicar aos livros e em 1995 venceu o Prêmio Cruz e Souza de Literatura, com a obra Cebola. Escreveu 14 livros com textos que possibilitem inúmeras leituras, apresentam personagens e enredos inquietantes.

Como jornalista, trabalhou na RPC TV, nos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná e na prefeitura de Curitiba. Deixou crônicas inéditas e outros textos a serem publicados.

No dia 2 de dezembro de 2008, a Casa da Leitura do Parque Barigui, mantida pela prefeitura de Curitiba, foi batizada com o nome do escritor. O espaço abriga a biblioteca particular de Manoel Carlos Karam, composta de mais de três mil volumes, recebe excursões escolares e tem um auditório – com pôsteres das peças escritas por Karam – que serve como local para palestras e rodas de leitura.

O projeto cultural intitulado Crônicas de Alhures do Sul é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Crônicas de Alhures do Sul” do escritor Manoel Carlos Karam, bate-papo com o filho, Bruno Karam, a jornalista da Rádio BandNews FM Lorena Pelanda, Thiago Tizzot, Carla Viccini, Cristiano Nagel e o público

Quando: Dia 06/09 (sábado), às 14h, na Livraria Arte & Letra [Rua Desembargador Motta, 2011, Centro, Curitiba]

Quanto: A entrada é franca. Serão distribuídas gratuitamente 100 unidades do livro no local, mas para garantir um exemplar é preciso retirar uma senha na livraria, a partir das 13h. Após o evento, a obra estará à venda por R$ 40 na Livraria Arte & Letra.

Onde ‘ouvir’ o livro: Gratuitamente no YouTube (@ArteeLetra) e no Spotify pelo link https://encurtador.com.br/ugsnQ ou busca Crônicas de Alhures do Sul Editora Arte e Letra

Podcasts: Serão disponibilizados 30 podcasts que constam no livro. Os novos episódios vão ao ar toda segunda e quarta-feira nas duas plataformas digitais

Informações sobre todo o projeto cultural: Com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br

Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres

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Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres

Ações gratuitas vão destacar o papel das mulheres na sociedade, trazer histórias inspiradoras, exemplos reais e incentivar o empoderamento feminino

Quatro escolas públicas de Tijucas do Sul vão receber atividades culturais gratuitas que ajudam a fortalecer a autoestima e o pensamento crítico sobre o papel transformador das mulheres na sociedade. O objetivo é inspirar as novas gerações de estudantes e contribuir para a formação de educadores conscientes sobre a força e a autonomia feminina.

No dia 8 de setembro serão realizadas Rodas de Leitura para 26 turmas – do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – do Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz e da Escola Professor Francisco da Rocha Camargo Sobrinho. No dia 17 de outubro, as mesmas ações vão acontecer na Escola Professora Leovanil Camargo e Escola Francisco M. de Camargo.

Cerca de 2.500 estudantes e professores devem participar dessas Rodas de Leitura, que serão coordenadas pelas mediadoras de leitura Carla Viccini, Taíne Alves e Elaine Minami.

“Vamos apresentar histórias inspiradoras de mulheres reais, como exemplos a serem seguidos. Queremos estimular o resgate da imagem feminina como forte, capaz de fazer o ela desejar, ser independente e dona de seu destino”, explica a doutoranda em Letras pela UFPR, Taíne Alves.

Empoderamento feminino

Todas essas ações em Tijucas do Sul integram o projeto Era uma vez… Nem conto, nem fada!, que ainda contempla outras ações gratuitas futuras.

Entre elas está a realização de dois encontros com as escritoras Luci Collin e Gloria Kirinus – para bate-papo com mulheres sobre os desafios e conquistas do papel feminino na sociedade moderna – e duas oficinas de fotografias com exposição de imagens para evidenciar a maneira como as mulheres se veem; ambas em datas e locais a serem definidos.

“Também vamos realizar essas mesmas atividades culturais gratuitas em Balsa Nova, em 2026. Estamos fazendo os agendamentos com as instituições de ensino para que mais estudantes e educadores aproveitem esses encontros para debater sobre a participação feminina na sociedade”, destaca a idealizadora do projeto cultural, Taíne Alves.

Como vão funcionar as Rodas de Leitura

As educadoras vão apresentar trechos de obras biográficas e literárias que foram escritas por mulheres e sobre as mulheres tais como Malala Yousafzai, Chimamanda Ngozi Adichie, Anne Frank, Carolina Maria de Jesus e Narcisa Amália. Também haverá debates com os participantes sobre as trajetórias de personalidades que revolucionaram o cenário social em que viveram.

“As narrativas evidenciarão o protagonismo feminino, rompendo com o estereótipo das personagens de contos de fadas caracterizadas como frágeis e dependentes dos príncipes encantados; visão que não reflete há muito tempo a realidade social”, complementa Taíne Alves.

O projeto cultural Era uma vez… Nem conto, nem fada! é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Mais informações com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br

Suicídio: A Hora de Falar é Agora

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O Setembro Amarelo nos lembra da importância de falar sobre um tema sensível e doloroso, mas que precisa ser encarado com coragem: o suicídio. O tema segue urgente no Brasil, pois dados do Ministério da Saúde mostram que o SUS registrou mais de 11 mil internações por tentativas de suicídio no ultimo ano. Os adolescentes estão em uma faixa ainda mais preocupante: cerca de mil jovens de 10 a 19 anos morrem por suicídio anualmente no país, principalmente entre 15 e 19 anos.

Para o psicólogo clínico Luti Christóforo, que atua com base na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, esses números revelam mais que estatísticas. “A ideação suicida não expressa apenas o desejo de morrer, mas, muitas vezes, a necessidade de transformar algo que se tornou insuportável na vida psíquica. O que o paciente quer matar não é a própria vida, mas uma parte de si que adoeceu”, afirma.

Christóforo recorda situações clínicas em que o acolhimento terapêutico fez a diferença. “Um jovem, pressionado por cobranças acadêmicas, acreditava que desaparecer era a única saída. No processo, percebeu que não precisava matar a si mesmo, mas sim os padrões irreais que o aprisionavam. Já uma mulher em depressão após o divórcio descobriu no vazio um espaço fértil para reconstruir sua identidade”, relata.

Setembro Amarelo é importante, mas precisa ser reforçado
Apesar do avanço de campanhas como o Setembro Amarelo, estudos apontam que as taxas de suicídio seguem em alta no Brasil, chegando a 14 mil mortes anuais — o equivalente a 31 vidas perdidas por dia.

Para Christóforo, o caminho está no diálogo contínuo: “Falar sobre suicídio não aumenta o risco, pelo contrário: quebra o silêncio e abre espaço para que a dor encontre acolhimento. Prevenir o suicídio é, antes de tudo, resgatar a vida que ainda pulsa em quem sofre.

O psicólogo ainda reforça que mais do que evitar a morte, o Setembro Amarelo é o momento ideal para resgatar a vida que ainda pulsa dentro de quem sofre: “Sempre existe uma saída que não passa pela autodestruição. Enquanto houver escuta, amor e disponibilidade para caminhar junto, haverá esperança”.

Luti Christóforo reforça também a importância de redes de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188, chat e e-mail.

Luti Christóforo
Psicólogo clínico
WhatsApp: (41) 99809-8887
Instagram: @luti.psicologo
e-mail: lutipsicologo@gmail.com
YouTube: YouTube.com/@lutipsicologo

Encontro em São José dos Pinhais debate soluções para o turismo regional 

O sócio proprietário da BWT Operadora e diretor geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, será um dos palestrantes do ConexTur RMC, dia 11 de setembro, em São José dos Pinhais. O encontro busca integrar forças, despertar oportunidades e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento regional.  

 “A Região Metropolitana de Curitiba reúne uma riqueza cultural, histórica e natural que merece ser cada vez mais valorizada, e o encontro se propõe a criar pontes para que esse potencial se transforme em desenvolvimento econômico e social”, afirma  Arruda Filho.  

A palestra “Comercialização de produtos e destinos turísticos” começa às 10h40, e é aberta ao público.  Aos 46 anos, Adonai Arruda Filho é considerado um dos principais nomes da indústria do turismo no Brasil, com atuação à frente do Trem da Serra do Mar Paranaense, operadora de turismo e pousadas no litoral paranaense, além de ampla experiência em entidades nacionais e internacionais.  

Renato Bach é também convidado do evento e abordará o tema “Turismo: Que Negócio é Esse?”, trazendo sua experiência de mais de duas décadas em varejo e serviços. Graduado em Administração, Pedagogia, Gastronomia e Negócios Imobiliários, ele é também mestre em Meio Ambiente e Turismo pela UFPR e atua como professor e consultor credenciado do Sebrae-PR. 

O ConexTur RMC é um evento que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer experiências, aprender com especialistas e ampliar conexões no setor. 

Serviço 
 

ConexTur RMC 
Data: 11 de setembro 
Horário: das 9h às 11h30 
Local: Cantina Zanchetta – R. José Zancheta Filho, 3555 – Campina do Taquaral, São José dos Pinhais   

Evento aberto ao público 

Freiras do beatbox fazem show em festa de padroeira na CIC

A Paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro CIC, em Curitiba, promove neste domingo (7) a tradicional festa em honra a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade. Entre as atrações, destaque para a participação das irmãs Marizele e Marisa, da Congregação da Copiosa Redenção. Conhecidas como as “Freitas do Beatbox”.

A programação da festa começa às 10h com a Santa Missa. À tarde, a partir das 14h, o evento terá show de prêmios com mais de 20 rodadas, apresentações musicais de pagode, samba, pop, rock, sucessos dos anos 70 e o show especial da dupla da música vocação, as irmãs que viralizaram na TV e nas redes sociais ao misturar dança e percussão vocal de forma descontraída e envolvente.

O evento contará também com praça de alimentação com vendas de pastéis, bolo com medalhas de Nossa Senhora da Luz, cachorro-quente e sorvete. A entrada no evento é gratuita e aberta à toda comunidade.

Serviço:
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Domingo, 7 de setembro
Paróquia Nossa Senhora da Luz – CIC
Rua Davi Xavier da Silva, 615 – CIC, Curitiba

Painéis solares ajudam indústria de água do Paraná a economizar R$ 250 mil por ano em energia

Instalação de 830 painéis reforça compromisso da Font Life com a sustentabilidade

A Font Life, uma das maiores indústrias de água do Paraná, localizada em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, economiza cerca de R$ 250 mil por ano em energia desde a instalação de sua própria usina solar, que gera 40% da energia consumida pela planta. Além da redução de custos, a matriz energética sustentável contribui para a diminuição significativa da pegada de carbono da empresa.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2019 com a instalação de 830 painéis solares. Após dois anos de implantação, a indústria passou a utilizar energia limpa produzida pelo sistema fotovoltaico.

Segundo o diretor administrativo da Font Life, Célio Baggio,  com a usina, a empresa mantém o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.


“A captação de energia limpa por meio da instalação de painéis fotovoltaicos ´é uma das nossas ações mais importantes  porque transformam a energia solar em energia elétrica para uso em nossa planta”, afirma.

As vantagens, segundo o diretor, vão além da economia financeira:  “A implementação do projeto de energia solar traz uma significativa redução nos custos operacionais. Ao gerar nossa própria energia, diminuímos a dependência de fontes externas e evitamos flutuações de preços no mercado. Isso nos permite investir mais em inovação e qualidade dos nossos produtos”, explica Baggio.

A iniciativa foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Copel , regulado pela Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) que financia projetos de economia de energia por meio da substituição de equipamentos e sistemas por alternativas mais eficientes. O projeto da Font Life foi implantado em parceria com a Eletron Energia.

Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa preservada, a Font Life investe constantemente em práticas que minimizem impactos ambientais. A empresa realiza reflorestamento em áreas estratégicas, promove logística reversa de embalagens e há dez anos é certificada com a ISO 9001. 

Atualmente, está em processo de obtenção da certificação ISO 14001, voltada à gestão ambiental.

 “A futura certificação reforça nosso DNA sustentável. Estamos alinhados aos desafios globais e orgulhosos de ser referência em produção responsável”, conclui o diretor.

Sobre a Font Life
 

Fundada em 2000, a Font Life é uma marca paranaense de água mineral reconhecida pela qualidade e sustentabilidade. A empresa oferece produtos que atendem às necessidades de saúde e bem-estar de seus consumidores, preserva recursos naturais e promove o desenvolvimento das comunidades onde atua. Com tecnologia de ponta, compromisso ambiental e uma equipe dedicada, a Font Life completa 25 anos como referência em excelência e inovação no mercado de água mineral.

Oportunidades em sete cidades paranaenses serão apresentadas na Feira do Empreendedor

Quem já possui empresa e está em busca de expansão, quem procura ideias para tirar um negócio do papel, tem uma agenda certa na Feira do Empreendedor Sebrae, em Curitiba. No evento, que acontece de quinta-feira (11) a domingo (14), das 14h às 22h, no Viasoft Experience, serão apresentadas oportunidades de novos empreendimentos.

O estudo apresenta possibilidades de negócios em Curitiba, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Paranaguá, sendo cinco opções de segmentos de atuação para cada local.

Os elementos analisados envolvem o perfil demográfico e empresarial das cidades, com a consideração de mais de 90 indicadores. Entre eles, dados da Receita Federal, IBGE, população dos municípios, número de empresas, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipais.

Seja na região metropolitana de Curitiba, na capital ou no litoral do Estado, o consultor do Sebrae/PR, Walter Garcia Xavier, indica que o material vem para ser um ponto de partida.

“Esse material que vamos apresentar contribui para que a pessoa possa enxergar o mercado de forma prática e próxima da realidade de cada território. Quando mostramos dados de oportunidade e potenciais de crescimento, trazemos uma chance inicial de planejar melhor e encontrar oportunidades que serão mais receptivas para a montagem de um novo negócio. Isso significa transformar informação em decisão estratégica, capaz de orientar investimentos e gerar negócios mais sustentáveis”, destacou.

Em Curitiba, por exemplo, uma das oportunidades apontadas é o comércio varejista de artigos de armarinho. Atualmente, a capital tem 558 empreendimentos ativos, número inferior à média de 907 estabelecimentos observada em cidades comparáveis. Esse cenário, somado a tendências como a valorização do feito à mão, o crescimento da moda sustentável e a busca por personalização de peças, indica um potencial de mercado a ser explorado.

Todos os dias, serão realizadas apresentações do material no espaço Oportunidades e Tendências, além de contar com uma equipe técnica da instituição para orientar e solucionar dúvidas do público.

Feira do Empreendedor
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e acontece de 11 a 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições gratuitas estão disponíveis em: https://sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba/.

Organizações de Curitiba participam de formação sobre Advocacy e Impacto Social

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Encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social, ofertado com patrocínio do Grupo Embraed.

Nesta semana, 60 Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) de Curitiba participaram de uma formação gratuita sobre Advocacy e impacto social, buscando formar parcerias estratégicas e ampliar o alcance das ações que desenvolvem. O encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social, uma iniciativa que reconhece iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Selo Social em Curitiba é realizado com patrocínio da Embraed Empreendimentos e do Instituto Rogério Rosa. Este foi o quarto encontro presencial de formação do ciclo e 154 iniciativas sociais buscam o reconhecimento.

A advogada e consultora em Governança e Gestão de Riscos, Camila Schreder, conduziu a formação sobre advocacy com o grupo. Ela destaca que o termo pode ser também definido como uma “advocacia de causas”, articulando organizações públicas, privadas e da sociedade civil. Com isso, busca influenciar políticas públicas e decisões coletivas em defesa de demandas sociais e interesses coletivos, o que representa um caminho estratégico para organizações da sociedade civil ampliarem o alcance de suas iniciativas.

 “O advocacy fortalece a voz das comunidades, promove mudanças estruturais duradouras e potencializa o impacto social, garantindo que projetos não se restrinjam a ações pontuais, mas contribuam efetivamente para a construção de políticas e práticas mais justas e inclusivas, que é justamente um dos focos do Selo Social”, destaca a especialista.

Organizações rumo à certificação

A Embraed é parceira do Selo Social para reconhecer agentes sociais e projetos socioambientais nas cidades em que atua. Além de Curitiba, patrocina o programa em Maringá, também no Paraná, e nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, em Santa Catarina. As formações do Selo Social são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo.

JBS lança programa de estágio em busca de talentos regionais para desenvolver futuras lideranças no Paraná

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JBS lança programa de estágio em busca de talentos regionais para desenvolver futuras lideranças no Paraná

Com vivência prática em unidades industriais e foco em estudantes das comunidades locais, Programa de Estágio 2026 alia formação técnica e comportamental

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, abre de 01 a 26 de setembro as inscrições para seu Programa de Estágio 2026. A iniciativa oferece vagas em unidades industriais distribuídas pelo Brasil e tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de futuras lideranças a partir das diferentes regiões em que a companhia atua. No Paraná, onde a JBS conta com mais de 14 mil colaboradores, as vagas são para a unidade de Rolândia.

Com duração de 12 meses, o programa propõe uma imersão prática em áreas como produção, manutenção, agropecuária e garantia da qualidade. A jornada, de 30 horas semanais, acontece presencialmente nas fábricas, com acompanhamento direto de especialistas, metas definidas e uma trilha estruturada de desenvolvimento técnico e comportamental.

“O diferencial do programa é colocar o estudante no centro da operação, para que ele compreenda o negócio de forma profunda e se desenvolva já com os olhos voltados para a próxima etapa da carreira. Queremos formar talentos com conhecimento técnico, mas também com visão de processo, atitude de dono e capacidade de liderar”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.

O Programa de Estágio 2026 tem vagas em outras unidades industriais da JBS, nas cidades de Brasília (DF), Ituiutaba (MG), Naviraí (MS), Barra do Garças e Campo Verde (MT), Marabá (PA), Vilhena (RO), Bom Retiro do Sul, Montenegro e Passo Fundo (RS), Lages, São José e Seara (SC) e Presidente Epitácio (SP). Um dos pilares do programa é a valorização de talentos regionais: a companhia prioriza candidatos que já vivem nas localidades onde atua, conhecem a dinâmica local e desejam crescer profissionalmente perto de casa.

“Esse é um investimento de longo prazo. Ao formar estagiários dentro das nossas fábricas, conseguimos desenvolver profissionais com vínculo genuíno com a empresa e com a nossa cultura”, reforça Meller. Além da experiência prática, o programa oferece uma jornada de formação voltada para resultados e competências essenciais ao mercado. Os estagiários atuam em projetos com indicadores reais, como eficiência de equipamentos, rendimento da produção ou taxas de não conformidade, e participam de trilhas com foco em resiliência, comunicação, influência social, melhoria contínua e aprendizagem ativa.

Durante o estágio, os jovens são acompanhados por líderes e passam por avaliações periódicas com feedbacks estruturados, voltados à preparação para uma futura efetivação. “Nosso compromisso é preparar esses profissionais não apenas para concluir o estágio, mas para serem protagonistas das suas carreiras, dando a eles a oportunidade de crescer dentro da companhia”, destaca o executivo.

Presente em mais de 200 municípios brasileiros, a JBS investe na formação de talentos na prática, dentro de suas operações, como parte de sua estratégia de desenvolvimento social e fortalecimento das comunidades onde está inserida.

Como participar

O processo seletivo tem início por meio da plataforma Gupy, no link: https://estagiojbs.gupy.io/. As etapas incluem avaliação de raciocínio lógico, entrevistas com RH e lideranças das unidades e uma dinâmica de grupo com foco em trabalho em equipe e comunicação. O início das atividades está previsto para 12 de janeiro de 2026.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores.