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Estudantes de Foz viajam no tempo e consolidam experiências pedagógicas

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Colégio Semeador revive Idade Média e promove envolvimento da comunidade com aprendizado

Enquanto o porco assa lentamente no espeto, espalhando o aroma pelas barracas enfeitadas, os estudantes das séries finais servem suco de groselha na taberna temática — uma iniciativa criativa para arrecadar fundos destinados à formatura. A 7ª edição da Feira Medieval do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), reúne alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e convidados para o tradicional evento, no dia 13 de setembro. A entrada é a doação de um pacote de leite em pó, destinado ao Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.

Inspirada em estruturas domésticas, arenas, jogos, teatros e gastronomia dos séculos XII e XV, a Feira Medieval proporciona uma experiência pedagógica, reflexiva e de integração com um emblemático período histórico. Acompanhados de professores responsáveis, os estudantes recriam fachadas de castelos e confeccionam ferramentas, como escudos e espadas, para serem utilizadas de forma recreativa, em apresentações aos visitantes da feira. “O evento desenvolve habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e pesquisa histórica: tudo de forma lúdica e significativa”, afirma Henrique Pedrotti, coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador.

A programação inclui também atividades temáticas, como a oficina de slime, inspirada na astronomia, em que o universo ganha forma e dimensão recreativa na imaginação e nas mãos dos estudantes. A música, a dança e as roupas de época complementam o cenário e transportam os alunos e a comunidade escolar para outros tempos. A Feira Medieval do Colégio Semeador se torna uma experiência em que história, cultura e educação trazem novos olhares sobre o passado.

Sobre o Colégio Semeador

Fundado em 1994, em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador atende da Educação Infantil ao Ensino Médio em um espaço de 161 mil m² que valoriza o contato com a natureza e o bem-estar dos estudantes. Sua proposta pedagógica une teoria e prática, promovendo aprendizagem contínua, pensamento crítico e criatividade. Desde 2019, integra a Rede Positivo.

Relatório de Igualdade Salarial entra em fase de fiscalização e resultados serão divulgados neste mês

A pauta da igualdade salarial retorna ao centro das discussões neste mês com o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Previsto na Lei nº 14.611/2023, o documento é obrigatório para organizações com 100 ou mais empregados e tem a finalidade de evidenciar possíveis diferenças de remuneração entre mulheres e homens que exercem as mesmas funções. Mais do que uma exigência legal, o relatório representa um passo importante para promover a equidade de gênero no mercado de trabalho brasileiro, ampliando a transparência e estimulando práticas mais justas de gestão de pessoas.
Em setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério das Mulheres divulgarão o relatório consolidado com informações de mais de 54 mil empresas em todo o país, disponível para consulta a partir do dia 20. Os empregadores também terão acesso aos seus relatórios individuais, que deverão ser publicados em canais institucionais de forma clara e acessível. Para especialistas da Econet Editora, com sede em Curitiba e referência nacional em legislação trabalhista e tributária, este é um momento estratégico para as empresas. “Não se trata apenas de cumprir um prazo burocrático. O relatório de igualdade salarial é um instrumento de gestão que impacta diretamente a reputação da empresa e pode gerar consequências financeiras caso não seja elaborado corretamente”, destaca Katiane dos Santos, especialista trabalhista da Econet Editora.
Relatórios anteriores indicam que, mesmo em cargos equivalentes, as mulheres recebem, em média, 20% a menos que os homens, e que barreiras à ascensão profissional ainda persistem. O desafio não é apenas legal, mas também social. É necessário revisar critérios de promoção, planos de carreira e políticas de retenção de talentos para que a mudança seja efetiva. Para Katiane, “esses dados confirmam que a desigualdade salarial é estrutural, reforçando a necessidade de políticas mais eficazes e contínuas, tanto públicas quanto privadas, para reduzir essa disparidade.”
Além da multa prevista em lei, a omissão pode afetar o relacionamento com clientes, investidores e colaboradores. Mas o debate vai além da legislação. Segundo Katiane, “o mercado está cada vez mais atento às práticas ESG. A transparência salarial se conecta diretamente ao ‘S’, de Social. Empresas que não se adaptarem podem perder competitividade frente a concorrentes que demonstram compromisso com a equidade.”
A fiscalização já está em andamento: segundo dados oficiais, o MTE fiscalizou 217 empresas pelo descumprimento da Lei da Igualdade Salarial, resultando em 90 autos de infração. As penalidades podem chegar a até 3% da folha de pagamento, limitadas a 100 salários mínimos, o que evidencia a seriedade da exigência. Mais do que multas, o descumprimento reforça a percepção de que a empresa não está comprometida com valores de transparência e equidade.
Para a Econet Editora, a quarta edição do relatório representa um momento de amadurecimento dessa política pública. Se, por um lado, as empresas precisam se adequar para evitar sanções, por outro, os relatórios oferecem dados que podem ser utilizados como ferramentas estratégicas de gestão. “É uma oportunidade de repensar estruturas internas, corrigir distorções e demonstrar à sociedade que a empresa valoriza a equidade”, conclui Katiane.
Vale lembrar que esse tema não é novo e que já existem dados suficientes para identificar padrões de desigualdade no mercado de trabalho. Para o cidadão comum, isso evidencia que a equidade salarial deixou de ser uma promessa e passou a integrar uma política pública contínua, com acompanhamento oficial, transparência e possibilidade de cobrança social sobre empresas que não avançam nesse aspecto.

Moda plural e acessível: Encontro de Brechós Saí do Armário amplia segmentos e aposta em experiências únicas

Nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h:00 às 18h:00, a Galeria Green Center recebe mais uma edição do Encontro de Brechós Saí do Armário, evento que já se consolidou como um dos maiores pontos de encontro da moda circular em Curitiba. Serão 29 brechós por dia, reunindo uma seleção de peças a partir de R$10, em todos os estilos e tamanhos, além de uma liquidação de inverno com descontos de até 50%.
Com mais de 150 araras repletas de novidades, o encontro promete movimentar o público curitibano com moda, cultura, gastronomia e boas oportunidades de compra. Para Gabriela Feola, idealizadora do projeto, o Saí do Armário é mais do que um espaço de compras: “É uma vitrine da moda circular e sustentável, que conecta pessoas e estilos. Queremos que o público encontre boas oportunidades e também repense sua forma de consumir”, afirma Gabriela.
O objetivo do Saí do Armário é oferecer qualidade e variedade para que cada brechó traga peças únicas e em excelente estado, garantindo que os visitantes encontrem verdadeiros tesouros. A inclusão de novos segmentos, como as lingeries novas e os produtos Geek, mostra o compromisso em atender a um público cada vez mais amplo e diversificado. Kerolen Martins, também à frente da organização, destaca o caráter democrático do projeto: “Aqui todo mundo é bem-vindo, porque o Saí do Armário é plural, diverso e acessível. Temos moda para todos os gostos e bolsos, sem abrir mão da qualidade e do cuidado na curadoria das peças”, reforça Kerolen.
O evento também traz uma programação diferenciada para cada dia: no sábado, o público encontra produtos coloniais, acessórios no estilo boho, itens geek, cosméticos naturais, além de crepes suíços, chopp e drinks. Já no domingo, conta com produtos geek, lingerie nova, itens coloniais, acessórios variados, chopp e drinks para completar a experiência.

 
Serviço:
🎉48° Encontro de Brechós Saí do Armário 
🏘️Local: Galeria Green Center
🧭Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba. 
🎫Entrada: Franca
📅Datas: 13 e 14 de setembro – Sábado e Domingo
🕛Horário: das 10h:00 às 18h:00
🐶Pet friendly

Shopping Palladium Curitiba celebra Dia do Cliente com presente exclusivo da Vult

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De 5 a 15 de setembro, compras a partir de R$ 350 nas lojas participantes podem ser trocadas por um conjunto de produtos da marca do Grupo Boticário

Para celebrar o Dia do Cliente, o Shopping Palladium Curitiba lança uma campanha especial que combina compras, experiência e beleza. Entre os dias 5 e 15 de setembro, clientes que acumularem R$ 350 em notas fiscais das lojas participantes poderão trocar os comprovantes por um kit de maquiagem e skincare da Vult, marca que integra o Grupo Boticário.

O presente é composto por seis itens de maquiagem e cuidado com a pele — dois glosses labiais, paleta de sombras, iluminador em pó, pó compacto e sérum facial — e marca o início de uma colab inédita entre o Palladium e a Vult. Criada em 2004, a marca brasileira se consolidou pelo portfólio acessível e abrangente, e, desde 2018, faz parte do Grupo Boticário – reforçando o compromisso da companhia com produtos cruelty-free e práticas inovadoras de pesquisa.

Para o Palladium, a iniciativa é também uma forma de estreitar vínculos com o consumidor. “Buscamos constantemente proporcionar experiências memoráveis nas campanhas compre e ganhe. Trazer a Vult para esta ação é unir duas marcas próximas do público e que desejam surpreender positivamente. É uma maneira de celebrar o Dia do Cliente com beleza, inovação e exclusividade”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

A ação é válida enquanto durarem os estoques e os clientes podem consultar o regulamento completo no site do shopping.

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do Sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX — com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 12 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Caixa Misteriosa embala Dia do Cliente no Ventura Shopping

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Ações interativas movimentam o empreendimento curitibano nos dias 11 e 12 de setembro

O Ventura Shopping preparou uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. As atrações ocorrem em dois dias, sempre em horários surpresa e em locais de grande circulação dentro do shopping.

No dia 11, os frequentadores poderão participar da Caixa Misteriosa, com a retirada de cards premiados com brindes como kit churrasco, copos para colorir, baldes de pipoca e pelúcias. Já no dia 12, será a vez do Muro de Brindes, uma parede interativa com vales destacáveis. Além dos prêmios, também haverá distribuição de pares de ingresso para o cinema,

“O Dia do Cliente é uma oportunidade para reforçar nosso relacionamento com o público e agradecer a quem escolhe o Ventura no dia a dia”, destaca a gerente de Marketing do Ventura Shopping, Vanessa Andretta.

Durante o período, diversas lojas participam da ação com ofertas especiais em moda, gastronomia, lazer e serviços, ampliando as oportunidades para quem visita o shopping.

Serviço

Dia do Cliente Ventura Shopping
Datas: 11 e 12 de setembro
Local: R. Itacolomi, 292 – Portão, Curitiba – PR

Participação gratuita
Mais informações: venturashopping.com.br e instagram.com/venturashopping

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

City Center Outlet Premium oferece descontos especiais durante Feira da Louça de Campo Largo (PR)

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Oportunidades incluem artigos esportivos, de moda, utensílios domésticos e cama, mesa e banho

 Entre os dias 4 e 14 de setembro, as lojas do City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), estão com descontos especiais entre 30% a 90% em itens de vestuário, eletrodomésticos, utensílios, decoração, além de cama, mesa e banho. A promoção acontece durante a 32º Feira da Louça, sediada pelo terceiro ano consecutivo no mall

Considerado um dos maiores do setor no país, o evento reúne 70 expositores em mais de 6 mil m² e deve atrair cerca de 180 mil visitantes durante os onze dias.Durante o período, a expectativa é de aumento de até 15% no fluxo de visitantes no empreendimento. De acordo com o superintendente do City Center Outlet Premium, Rodrigo Ferraz Alvim, essa parceria tem um impacto direto no faturamento. Por isso, este ano a área de estacionamento ganhou mais 600 vagas. 

“Nossos lojistas estão abastecidos e com promoções exclusivas para o evento, já que temos um histórico de acréscimo significativo nas vendas do empreendimento. Nossa administração está trabalhando nesse projeto há algum tempo, com os reforços necessários para atender nosso público com a qualidade de sempre”, destaca o superintendente. 

Segundo o gerente da loja Brands House, Gustavo Coelho, o reforço no estoque passa de 6 mil itens com descontos entre 50% a 90%.A multimarcas organizou um bazar e remarcou o preço de duas mil peças a R$98 e mais quatro mil peças por R$198. “Essa é a maior promoção desde a inauguração da nossa loja que começou junto com o mall. Nos outros anos recebemos clientes não só do Paraná, mas também de Santa Catarina, por isso, nesses 10 dias da feira, nossa expectativa é superar o volume de vendas de períodos como o Natal”, projeta. 

As promoções também acontecem em outras lojas do Outlet, como Nike, Puma, Adidas, Boss, Lacoste, Live, Electrolux, Spicy, Trussardi, entre outras.O empreendimento também oferece diversas opções de lazer e gastronomia, entre elas o restaurante Mamma Mia, que serve o típico galeto da Serra Gaúcha.

A Feira da Louça é o principal evento no calendário de Campo Largo e oferece peças a valores promocionais e de custo em produtos como louças, utensílios, decoração e artesanato. A programação deste ano inclui a Feira da Louça Gourmet, com aulas com chefs e influenciadores de gastronomia que vão demonstrar ao vivo a elaboração de pratos utilizando produtos com Indicações Geográficas (IGs), valorizando a culinária regional. 

A Feira da Louça Inova oferece palestras gratuitas nos dias 10, 11 e 12 de setembro no Cineplus do City Center.Temas como inteligência artificial, gestão em tempos de automação, comportamento humano estão entre os destaques. 

O City Center Outlet Premium possui 100 lojas de grandes marcas nacionais e internacionais, possui ainda praça de alimentação completa, espaço kids e estacionamento gratuito para quase três mil veículos.

Serviço

32ª Feira da Louça
Local: City Center Outlet Premium – Rua João Bertoja, 1995 –, Campo Largo (anexo à Praça de Alimentação)
Data: 5 a 14 de setembro
Horário: das 10h às 22
Entrada e estacionamento gratuitos

Brasilidade em cada canto: 4 dicas com materiais naturais para criar ambientes tropicais

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Madeira, palhinha, cerâmica artesanal e algodão cru estão entre os elementos que conferem aconchego, elegância e um estilo de vida tipicamente brasileiro ao lar — mesmo longe do litoral

No ritmo acelerado da vida contemporânea, o lar se torna um espaço de pausa e respiro. A arquitetura nacional mostra que é possível criar ambientes sensoriais, elegantes e acolhedores a partir de materiais genuínos e carregados de identidade. Madeira, palhinha, pedra natural, cerâmica artesanal e tecidos como o algodão cru compõem o centro dessa proposta, que une conforto tátil, estética refinada e um jeito descomplicado de viver, profundamente enraizado na cultura do país.

Para o arquiteto da incorporadora curitibana GT Building, Fabio Lima, a brasilidade vai além da estética: “Ela se revela na integração com a natureza, nas texturas que refletem a diversidade do território e na valorização do artesanal. É o equilíbrio entre o sofisticado e o simples, capaz de criar espaços que acolhem, convidam e contam histórias”, afirma.

Materiais com alma brasileira

Entre os elementos mais representativos dessa linguagem, o arquiteto destaca a madeira maciça e os painéis ripados, que transmitem calor e proximidade com o natural. A palhinha e fibras como rattan e bambu evocam leveza e ventilação visual, enquanto a cerâmica artesanal e os azulejos pintados à mão acrescentam cor, memória e regionalidade. Já os tecidos crus, como algodão e linho, oferecem suavidade ao toque e fluidez.

Para completar, a vegetação tropical — com espécies como samambaias, costela-de-adão e palmeiras — reforça o vínculo com a natureza, seja em jardins, vasos ou traduzida em estampas e texturas.

Do it yourself com um estilo sensorial acessível

Trazer brasilidade para a decoração não exige grandes reformas. Pequenas soluções podem transformar o ambiente de forma simples e econômica:

  • Painéis ripados podem revestir paredes ou cabeceiras, em versões prontas de fácil instalação.
  • A palhinha natural pode aparecer em portas de armário ou até em quadros decorativos.
  • Tecidos aplicados como revestimento de parede oferecem conforto acústico e visual.
    A cerâmica artesanal pode marcar presença em detalhes da cozinha e do banheiro, ou ainda como adornos na sala.
  • Tintas com efeito de cal ou terra crua acrescentam textura suave e sensação de acolhimento às paredes. O uso pontual de cores que remetem à brasilidade e à tropicalidade também é bem-vindo. 

Como compor sem sobrecarregar

Para quem busca um ambiente calmo e sofisticado, Fabio recomenda começar com uma base neutra — em tons de areia, off-white ou cinza claro. “Adicione apenas dois ou três elementos naturais. Madeira clara, algodão cru e pedra são uma combinação infalível para criar elegância sem excessos”, orienta o arquiteto.

Essa abordagem dialoga diretamente com o conceito do empreendimento Casa Jobim, que é um exemplo ideal de decoração com alma brasileira. Inspirado no modernismo nacional e na poética da Bossa Nova, o projeto utiliza materiais naturais, texturas leves e elementos biofílicos para evocar o estilo carioca com sofisticação e identidade autenticamente brasileira. 

Replicando o espírito da casa brasileira em qualquer cidade

lifestyle descontraído das casas litorâneas pode ser transportado para apartamentos urbanos e até para cidades de clima frio. O segredo está na atmosfera sensorial: “A madeira aquece, a palhinha filtra a luz, a cerâmica traz memórias afetivas. Essa ‘bossa’ não é apenas visual — ela alcança os sentidos: tato, olfato e até audição”, explica Fabio.

Para alcançar esse efeito, vale apostar em luz quente e difusa, plantas de folhagem larga, mantas e tecidos crus, tapetes de fibras, objetos artesanais com identidade local e peças de design autoral. O mobiliário deve seguir linhas simples, deixando que as texturas se destaquem e transformem o espaço em um ambiente  acolhedor, elegante e, sobretudo, com alma brasileira.

“Mais do que uma tendência estética, o uso de materiais genuínos e artesanais traduz uma filosofia de vida: desacelerar, valorizar o feito à mão, acolher. Nesse sentido, o design de interiores se torna uma extensão do modo brasileiro de habitar — com calor humano, simplicidade refinada e aquela descontração elegante que só o Brasil sabe expressar”, finaliza o arquiteto. 

“Blitz GERAR”: oportunidades de emprego para quem precisa

O projeto Blitz GERAR já conquistou mais de 1.200 atendimentos desde a sua implantação

Muitos jovens ainda não conseguem ter fácil acesso a oportunidades de aprendiz ou estágio. Por exemplo, a distância até o polo ou dificuldade financeira. Pensando nisso, a GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento) lançou um projeto chamado “Blitz GERAR”.

Apesar do alcance das ações da GERAR, muitos jovens ainda não chegam até as oportunidades — seja por barreiras geográficas, falta de informação ou dificuldade de acesso aos processos seletivos. Para ampliar o impacto da instituição, a Blitz GERAR deve levar oportunidades aos jovens em locais que facilitam o deslocamento do candidato.

De acordo com a Kelly Lima, coordenadora do projeto e Relações Públicas de Eventos para Estágio e Aprendiz da GERAR, o projeto nasceu a partir da dificuldade do candidato se deslocar até algum polo da instituição. “Existe essa preocupação de deslocamento. Nós mapeamos, fizemos esse filtro. No bairro Tatuquara, por exemplo, ficaria perto para esse jovem que estuda, mora e vai trabalhar – como seria esse deslocamento”, destaca.

Entre as atribuições do projeto estão:

    • Divulgar os programas Aprendiz GERAR e GERAR Estágios;

    • Facilitar o cadastro e orientação de candidatos no próprio local;

    • Aproximar a GERAR das comunidades, escolas e empresas.

Vale lembrar que a Blitz GERAR nada mais que uma ação itinerante, onde uma equipe de recrutamento da GERAR atende candidatos diretamente em espaços públicos, instituições, empresas, colégios, prefeituras, regionais e eventos – por meio de uma a van personalizada.

Começo do projeto e expansão

Apesar de ser um projeto novo, a Blitz GERAR já conquistou mais de 1.200 atendimentos. Em uma parceria com o Município de Curitiba, por exemplo, a Blitz participou de diversos eventos durante os seus primeiros dias de execução.

Entre as ações estão nas regionais do Fazendinha, Portão e Tatuquara. Além disso, um dos diferenciais da Blitz GERAR é o atendimento humanizado.

“O diferencial da Blitz GERAR é que realmente nós montamos uma estrutura para o melhor atendimento com cadeiras, com internet. Nós fazemos essa impressão da carta de encaminhamento. A equipe é muito humanizada, tem essa preocupação em ver realmente onde fica propício para esse jovem ter esse emprego, esse novo emprego desse menor aprendiz ou desse estágio”, salienta Rosane Imbrunísio, gerente de Recrutamento da GERAR. 

Vale lembrar que a Blitz GERAR não deve permanecer em Curitiba, mas levar oportunidades a cidades da Região Metropolitana, do Paraná e de Santa Catarina.

Atendimento humanizado e personalizado

A van da Blitz GERAR é totalmente personalizada, com identidade visual e estrutura para atendimento. Uma equipe de Recrutamento é treinada para apresentação da instituição, bem como tirar dúvidas e cadastrar candidatos.

“Queremos saber quais são os projetos para estar em cada comunidade, chegar com a van, com a Blitz GERAR, estacionar e atender e levar oportunidades de emprego”, ressalta Rosane Imbrunísio. Durante a ação, são ofertados palestras de orientação profissional, entrega de brindes e sorteios – além da entrega de materiais de divulgação e QR Codes para cadastro online.

Onde encontrar a Blitz GERAR?

Feiras comunitárias, eventos públicos, escolas, faculdades, universidades. Ufa, a Blitz GERAR estará em todos os lugares levando oportunidades ao jovem candidato. A blitz deve passar também por praças, parques, mercados, igrejas e locais de grande circulação.

Para que isso tudo aconteça, será realizado ações com empresas privadas e órgãos públicos.

“Sabemos que, apesar de todo o alcance das ações da GERAR, ainda existem muitos jovens que não conseguem chegar até nós. Com a Blitz GERAR, levamos oportunidades onde elas são mais necessárias, indo ao encontro desses jovens, levando esperança, conhecimento e caminhos reais para transformar o futuro de cada um deles. Porque acreditamos que nenhum talento deve ficar para trás, e juntos podemos abrir portas que pareciam inalcançáveis”, finaliza Kelly Lima, coordenadora do projeto.

Onze livros e um segredo na Contos do Ben

Mais um evento incrível na Livraria Contos do Ben, sábado, dia 13 de setembro, às 10h, com a novidade do lançamento de onze livros da Editora Sobre Criar Kids. A ideia é trazer os títulos todos juntos para fortalecer a marca e estreitar laços com os leitores.
Venha conferir essa maravilha literária e traga sua família e amigos.

Sobre a Contos do Ben
A Contos do Ben é uma livraria pensada para crianças e seus pais ou familiares, curtirem momentos de educação, incentivo à leitura e lazer! É a livraria infantil e é a única desse segmento no Sul do Brasil, segundo o blog da Editora FTD. (Blog: Portal Conteúdo Aberto). A Contos do Ben também participou do júri dos 30 melhores livros infantis de 2024, seleção da Revista Crescer.
Os donos, o casal Gisele Cassano e Fernando Santos são advogados de formação e muitos anos de atuação, mas com o nascimento do filho Benjamin (por isso o nome da Livraria) criaram a livraria pra ter mais tempo com o filho e estar na vivência ainda maior dos livros.
Até o momento são mais de 1.000 (mil) títulos infantis que a Contos do Ben tem em seu acervo! Já tem duas lojas em Curitiba-PR e pretendem outras lojas! E também tem o site com conteúdo e outro meio para que os leitores mirins ou adultos consigam acessar a livraria de qualquer lugar!

Serviço:
Evento: Lançamento de onze livros na Contos do Ben
Data: 13 de setembro, sábado
Horário: às 10h
Local: Rua Oyapock, 367, Cristo Rei

Saiba quais são as tendências em decoração para quartos infantis

Evento em Curitiba reúne ideias de arquitetas especialistas em projetos para bebês e crianças

A Mostra Sonhos de Ninar, que acontece em Curitiba, apresenta 11 ambientes criados por arquitetas com propostas que unem aconchego, design e sofisticação para quartos infantis.

Segundo a empresária Giovana Carrão,idealizadora do evento, cada espaço foi desenvolvido por especialistas em arquitetura infantil e traz soluções diferentes que exploram o universo lúdico e acolhedor da infância.

 “Mais do que apresentar produtos exclusivos, a mostra tem como objetivo inspirar famílias que desejam transformar o quarto dos filhos em um espaço de afeto, praticidade e beleza”, explica Giovana.

Unindo estética e bem-estar

Entre os nomes participantes está a arquiteta Keyla Kinder (@kidsarquitetura), responsável por quatro projetos. Um deles ocupa a vitrine da loja com inspiração no estilo clássico. O ambiente se destaca pela composição atemporal de papéis de parede Toile de Jouy e xadrez, em suaves tons de azul e branco, que criam uma atmosfera sofisticada e acolhedora para os primeiros anos do bebê.

Com design elegante e detalhes em palha, os móveis reforçam a proposta de unir funcionalidade à sofisticação. A iluminação suave valoriza texturas e padrões, enquanto a decoração cuidadosamente escolhida complementa o ambiente com harmonia.


“Sabemos o quanto os pais investem no planejamento de um quarto especial para os filhos. Por isso, buscamos desenvolver projetos atemporais e flexíveis, que possam acompanhar o crescimento da criança com pequenas mudanças ao longo dos anos”, afirma Keyla Kinder.

Outro destaque é o quarto Primavera, assinado pela arquiteta, que traz uma proposta feminina, delicada e sofisticada. O ponto central é o berço Sonhos, com pés dourados, emoldurado por um painel iluminado que cria um efeito cênico no ambiente. A linguagem arredondada e suave se repete em todo o projeto, reforçando a sensação de aconchego.


“Este projeto reafirma a ideia de aliar técnica e sensibilidade para criar ambientes infantis únicos, onde cada detalhe é pensado para acompanhar as primeiras memórias da infância com beleza e funcionalidade”, complementa a arquiteta.

A arquiteta Larissa Monteiro (@larissamonteiroarquiteta), especialista em ambientes infantis, apresenta um quarto inspirado no estilo Ralph Lauren. Trabalhando tons de verde e azul combinados aos móveis em madeira, ela cria uma atmosfera elegante, acolhedora e atemporal. O papel de parede xadrez e o acabamento em linho azul reforçam a sofisticação da proposta.


“Mais do que um quarto de bebê, este projeto expressa minha visão de criar ambientes funcionais, acolhedores e cheios de identidade”, afirma Larissa.

O escritório Salti Arquitetura Infantil, liderado por Mariana Saltini (@marisaltini @salti.arquitetura.infantil), participa com quatro projetos. 

Entre eles está o quarto “Fundo do Mar”, que une delicadeza e modernidade. O espaço conta com penteadeira em formato de concha e espelho retroiluminado na altura da criança, estimulando a autonomia desde cedo.


“Pensado para acompanhar o crescimento, o quarto inclui uma cama de casal Montessori. Inicialmente, serve como área para brincadeiras e, depois, torna-se a cama definitiva da criança”, explica Mariana.

Outro projeto do escritório é o quarto com tema Morangos, que transforma um espaço compacto em um ambiente funcional e lúdico. O corredor foi adaptado como closet, otimizando a circulação.


“A proposta segue a tendência da mistura de estampas, com paleta em azul, vermelho e rosa, que reforça o tema dos morangos e garante identidade ao espaço”, destaca a arquiteta.

O projeto da arquiteta Neile Tangerino (@arqtangerinos) é de um quarto unissex, pensado, segundo ela,  para transmitir aconchego, funcionalidade e sofisticação.

“A tendência que trago é o uso dos tons neutros e naturais, que criam uma atmosfera calma e elegante, ao mesmo tempo em que permitem versatilidade e longevidade no espaço infantil”, afirma Neile.

Inspiração para famílias

Para Giovana Carrão,  a mostra é um convite à imaginação e ao planejamento de ambientes que traduzem o amor das famílias.


“As arquitetas mostram que a decoração infantil vai além de cores e móveis. Ela é feita de memórias, afetos e experiências que acompanham cada fase da infância. Nosso desejo é que as famílias saiam daqui inspiradas a criar quartos que unam beleza, funcionalidade e emoção, transformando o cotidiano das crianças em um universo de sonhos”, conclui a empresária.

Serviço

Mostra Sonhos de Ninar 2025
Local: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1742
Mais informações: @sonhosdeninar