Home Blog

Maior sistema público de saúde do mundo, SUS chega aos 35 anos com presença diária na vida da população

0

Sistema garante vacinas, transplantes, consultas e medicamentos para todos os brasileiros – incluindo usuários de planos privados.

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos em setembro. Inspirado na NHS (sistema público de saúde do Reino Unido) e consolidado como maior sistema público de saúde do mundo, o SUS garante acesso gratuito à saúde de qualidade para 215 milhões de brasileiros. Dentre os serviços oferecidos, está a distribuição gratuita de 800 itens, entre insumos e medicamentos, de acordo com a última versão do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), publicada em 2022. Desses, mais de 26% são produzidos pela indústria Prati-Donaduzzi, no interior do Paraná. 

Segundo dados do IQVIA, empresa global de serviços e tecnologia para a indústria das ciências da vida, a farmacêutica paranaense disponibilizou para o SUS 7 bilhões de doses no último ano (entre agosto de 2024 e julho de 2025). A participação acontece por licitações públicas e representa cerca de 20% do faturamento total da Prati-Donaduzzi. 

“Em 1999, entramos no mercado de genéricos com o objetivo de disponibilizar mais opções de medicamentos com a mesma qualidade dos que já haviam nas farmácias, mas com preços mais acessíveis. No início, nossa produção tinha como principal destino as unidades básicas de saúde, 85% da nossa receita vinha da comercialização via licitação para o SUS. Em 2009, começamos a fortalecer nossa marca no varejo, vendendo medicamentos para as farmácias. Com a expansão de canais de distribuição, as vendas para o SUS representam atualmente 20% do faturamento da companhia”, conta o CEO da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni. 

Hoje, a farmacêutica fornece ao SUS 189 apresentações de genéricos, além de medicamentos de referência e os chamados de marca ou similaresa. “Também produzimos os que chamamos de Non Retail Channel, uma categoria que abrange medicamentos de alto custo, voltados a tratamentos específicos em hospitais e unidades especializadas da rede pública.”

SUS para todos

Todas as pessoas que moram no Brasil utilizam o SUS – e, muitas vezes, sem saber. Isso porque além das consultas, vacinas, medicamentos disponibilizados e até transplantes de órgãos, o sistema público de saúde está presente diariamente na vida dos brasileiros, mesmo quando são usuários dos sistemas privados.

Graças ao SUS, por exemplo, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), quem reside no país têm acesso gratuito às principais vacinas. Além disso, é pelo sistema que os usuários podem consultar o valor máximo de medicamentos nas farmácias e drogarias. Outros procedimentos mais complexos, como quimioterapia e transplantes de órgãos, também são ofertados via SUS.

Ele vai muito além dos cuidados ofertados nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais. É provável que muitos nunca tenham pensado nisso, mas o SUS está presente nas compras do mercado e em idas aos restaurantes. Isso porque também cabe ao sistema público de saúde, por meio da Vigilância Sanitária, a fiscalização e qualidade de alimentos nos estabelecimentos comerciais de alimentos.

A água que chega à torneira de casa também faz parte de um serviço do SUS. Ela precisa ser distribuída conforme o padrão de qualidade estabelecido na legislação vigente, para que se torne própria para consumo. Nesse contexto, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do sistema público de saúde, desempenha papel fundamental. E o SUS vai muito além, atuando em portos e aeroportos e nos cuidados com os animais. 

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Investimento, inovação e perspectivas para o mercado de lubrificantes no Brasil

Por Luiz Alberto Gomes Jr., diretor-executivo da Acipar Lubrificantes

O mercado brasileiro de lubrificantes vive uma fase de expansão sem precedentes. Em 2024, o país alcançou um recorde histórico, com 1,53 milhão de m³ vendidos, consolidando-se como o quinto maior mercado do mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia e Japão. As projeções indicam que o consumo nacional de lubrificantes automotivos passará de 0,96 bilhão de litros em 2024 para 1,04 bilhão até 2026. Esse avanço demonstra a força do setor, que deve movimentar cerca de US$ 2,5 bilhões até 2033, crescendo a uma taxa média anual de 3,3%.

Dentro desse cenário, o segmento de motocicletas merece destaque, com taxa de crescimento anual próxima a 5,5%. Trata-se de uma oportunidade estratégica para distribuidores e parceiros que atuam no setor automotivo, industrial, de frotas e no agronegócio.

Na Acipar, acompanhamos de perto esse movimento e nos preparamos para um novo salto em nossa trajetória. Fundada em Curitiba em 1972, ao longo de 53 anos construímos uma base sólida de atuação no Paraná, distribuindo lubrificantes Mobil™ e, mais recentemente,  Tirreno, além de oferecer um portfólio diversificado de produtos complementares. Hoje, atendemos mais de 18 mil clientes, sendo 6 mil ativos, e movimentamos em torno de 10 milhões de litros por ano. Esse desempenho nos garante aproximadamente 10% do mercado paranaense de lubrificantes, chegando perto de 40% no segmento de motos.

Para sustentar o crescimento dos próximos anos, estamos investindo  em torno de R$ 10 milhões na construção de nossa nova sede em Pinhais (PR). A estrutura foi projetada para armazenar até 3 milhões de litros e atender às demandas de expansão pelos próximos dez anos. Além de ampliar nossa capacidade logística, a nova sede reforça nosso compromisso em oferecer eficiência e agilidade para todos os canais de atendimento.

Crescimento, para nós, não se limita à infraestrutura. Investimos continuamente na capacitação da equipe, com treinamentos específicos por canal e linha de produto, para garantir que cada cliente tenha acesso a soluções de qualidade, tecnologia de ponta e atendimento personalizado.

Temos também a responsabilidade de alinhar nosso desenvolvimento às boas práticas ambientais. Somos integrantes do Programa Jogue Limpo, que garante a logística reversa de embalagens plásticas e óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Além disso, adotamos o Troca Inteligente Mobil, uma solução de troca de óleo a granel que reduz desperdícios e elimina o uso de embalagens individuais.

Com cerca de 100 colaboradores em áreas estratégicas e uma operação que cresce de forma consistente — 45% nos últimos cinco anos —, acreditamos que estamos preparados para contribuir de maneira ainda mais relevante com o mercado brasileiro de lubrificantes.

Olhando para 2026, enxergamos um horizonte de expansão sustentada, impulsionada por inovação, capacitação e responsabilidade ambiental. Nossa missão é seguir ampliando a presença da Acipar, fortalecendo parcerias e entregando valor em cada litro movimentado.

Sobre a Acipar Fundada em Curitiba em 1972, a Acipar é representante oficial da Mobil™ no Paraná e atua há mais de cinco décadas na distribuição de lubrificantes e soluções para os segmentos automotivo, industrial, de frotas e agronegócio. Reconhecida pela excelência no atendimento e pelo relacionamento próximo com seus clientes, a empresa investe continuamente em inovação, capacitação de equipes e práticas sustentáveis, como a logística reversa de embalagens e a troca de óleo a granel. Com uma trajetória sólida e em expansão, a Acipar tem como compromisso oferecer qualidade, tecnologia e confiança ao mercado paranaense de lubrificantes.

Flor de Angaco, o novo rosé da Bodega Costantini, chega para celebrar a Primavera

0

Bodega Costantini, conhecida por unir a alma argentina ao terroir brasileiro, anuncia um rótulo de tiragem ultralimitada, o Flor de Angaco, um vinho rosé jovem e moderno

A Bodega Costantini apresenta ao público seu mais novo rótulo, o Flor de Angaco, com lançamento marcado para 23 de setembro, terça-feira, em sincronia com a chegada da primavera. Este vinho rosé, o primeiro do Brasil elaborado a partir da uva Bonarda, cultivada em Porto Amazonas, Paraná, chega para reforçar o portfólio da vinícola, que já conquistou reconhecimento internacional com diversas medalhas para seus tintos e sua sidra.

Essência jovem e limitada
O Flor de Angaco é uma verdadeira peça de colecionador. Foram produzidas apenas 638 garrafas desta safra 2025. O vinho se destaca por sua leveza e frescor, características que o colocam ao lado de outro sucesso da marca, Angaco Syrah Nouveau.

Em taça, o Flor de Angaco exibe notas sutis de frutas vermelhas e nuances florais, proporcionando uma textura aveludada e sedosa, com acidez revigorante. Este perfil aromático e gustativo reflete a dedicação da Bodega Costantini em elaborar vinhos autorais.

Design Inovador
Fiel à identidade da Bodega, que entrelaça as tradições vinícolas de San Juan, Argentina, com o solo fértil de Porto Amazonas, Brasil, o Flor de Angaco celebra essa união em seu design.

Sua apresentação é jovial e moderna. A garrafa transparente abandona o rótulo tradicional, substituindo-o por uma cinta. O grande diferencial está nos adesivos personalizáveis que a acompanham, trazendo ilustrações autorais de flores tanto da região de Angaco, na Argentina — terra natal do fundador Costantino Costantini, e local de origem do DNA da vinha — quanto de Porto Amazonas, no Paraná.

Os adesivos incentivam a personalização de cada garrafa, que também é acompanhada de uma tampa especial para reuso, reforçando um conceito de sustentabilidade e criatividade e se transformando num presente único.

Tradição Familiar
A uva Bonarda utilizada no Flor de Angaco é uma das variedades cultivadas pela Bodega Costantini a 875 metros de altitude em Porto Amazonas. O vinhedo mescla as tradições de San Juan com o terroir brasileiro, sob a condução do enólogo argentino Raúl Menegazzo.
A vinícola, que lançou seus primeiros rótulos comercialmente em 2024, rapidamente se estabeleceu como uma marca de excelência. Vinhos como Don Costantino e Enigma — sendo este último um blend que também utiliza Bonarda — conquistaram medalhas de ouro em um dos certames mais prestigiados do mundo, o Vinalies 2025, na França.

Alessandro Costantini, diretor da vinícola, destaca que este reconhecimento internacional “reforça nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade”. O lançamento do Flor de Angaco comprova que a proposta da Bodega está no caminho certo, ao contar uma história viva que une inovação e raízes.

Curitiba debate o futuro da educação, impacto e ética da Inteligência Artificial

0

O futuro da sala de aula foi discutido ativamente em Curitiba no último final de semana. A International School of Curitiba – ISC Brazil sediou o evento AI4Good Learning, nos dias 19 e 20 de setembro, reunindo alguns dos nomes mais importantes da área educacional para debater a Inteligência Artificial.

O encontro se destacou por envolver não apenas educadores, mas também pais reforçando a visão de que é essencial que todos compreendam e vivenciem essa transformação no aprendizado.

Com a presença de 116 participantes, 17 palestrantes de 13 escolas e 6 empresas, incluindo especialistas de renome internacional como Fiona Reynolds e Tricia Friedman e nacionais como Pedro Pinheiro, a conferência teve como objetivo explicar os fundamentos da IA e, principalmente, esclarecer as oportunidades e os perigos do uso dessa tecnologia na educação.

Nova Realidade
Um dos pontos centrais debatidos na conferência foi a urgência da adaptação escolar. As escolas precisam se preparar para um mundo caracterizado por mudanças rápidas e incertezas. Fiona Reynolds enfatizou que as instituições devem focar na resiliência e na segurança emocional.

Em vez de fingir estabilidade, as escolas devem se tornar âncoras, onde a conexão humana e a segurança emocional vêm antes da entrega de conteúdo. Fiona reforçou duas verdades cruciais que a IA ajuda a resolver: nem todos os alunos aprendem no mesmo dia ou da mesma maneira; e estudantes já chegam à aula sabendo cerca de 40% a 50% do conteúdo, mas o conhecimento é único para cada um. Neste cenário, a IA surge como uma ferramenta indispensável para ir além das limitações humanas e garantir a personalização do aprendizado.

Vantagens
A principal promessa da IA na educação é o suporte a caminhos de aprendizagem individualizados para os estudantes.A tecnologia foi descrita como uma forma de fornecer um “Chão Baixo, Teto Alto e Paredes Largas”. Na prática, isso significa que a IA pode:

Garantir a acessibilidade ao conteúdo para todos (“Chão Baixo”).
Permitir complexidade e avanço para os alunos mais dedicados (“Teto Alto”).
Oferecer flexibilidade e amplitude de recursos (“Paredes Largas”).

Para os professores, a IA deve funcionar como um “Parceiro de Pensamento”. Ao analisar grandes volumes de dados que os educadores coletam – incluindo notas, perfis de estudantes e feedback aberto -, a tecnologia auxilia na modificação do conteúdo e no melhor atendimento às necessidades específicas de cada aluno.

O ISC, por exemplo, apresentou estudos de caso sobre a criação de caminhos personalizados para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio utilizando IA.

Alerta: ética, privacidade e amizades digitais
O encontro dedicou atenção especial aos riscos e às questões éticas da IA. A integridade acadêmica e a privacidade dos dados foram temas centrais, com sessões dedicadas a navegar pelas oportunidades e riscos da proteção de dados.

O especialista Pedro Pinheiro ressaltou para os pais a importância de acompanharem de perto a atividade de seus filhos no uso da IA. E a vigilância, segundo ele, deve acompanhar o crescimento das crianças. “Um pai não deixa uma criança pequena atravessar a rua sozinha. Ele dá a mão. E assim deve ser com o uso da IA. Os pais devem dar mais liberdade e autonomia à medida que seus filhos t6em condições de compreender o que estão fazendo”, exemplificou.

Outro ponto de grande interesse para os pais foi a discussão sobre a IA Companheira (Companion AI), trazida pela palestrante Tricia Friedman. Ela alertou que a IA Companheira é um “filhote que crescerá rápido”. Pesquisas indicam que mais da metade dos adolescentes entre 13 e 17 anos já utilizou IA Companheira.

Para acompanhar essa transformação, alguns cuidados são essenciais para os pais. Ë fundamental manter um diálogo aberto com os filhos. O conselho fundamental para pais é iniciar conversas – sem julgamento – com seus filhos adolescentes sobre quais plataformas eles usam e como se sentem em relação às amizades com IA versus amizades humanas. E fazer perguntas críticas, questionando os sistemas de IA. Por exemplo: O que a IA faz com os dados do meu filho? Que lições da nossa história de vida com companheiros são válidas para este novo futuro?

Escola Internacional de Curitiba: Modelo de Vanguarda
Ao promover o AI4Good Learning, a Escola Internacional de Curitiba reforça seu modelo de vanguarda na preparação para o futuro. A iniciativa evidencia a importância de que a adoção da tecnologia seja guiada pela ética, pela equidade e por uma mentalidade que prioriza a conexão humana.

Pride entrega o Verttice Tingui e reforça presença em Curitiba

A Pride Construtora e entregou neste segundo semestre Verttice Tingui, empreendimento que consolida a atuação da empresa em Curitiba e reforça seu compromisso em oferecer projetos que unem qualidade de vida, valorização e localização estratégica.

O Verttice fica no Tingui e se conecta a importantes vias da cidade, como a Linha Verde e a Avenida Paraná, além de estar próximo ao Parque Bacacheri (4 minutos), supermercados, padaria 24 horas, lojas de departamento, farmácias, agências bancárias, escolas, veterinários, cabeleireiros, materiais de construção, postos de combustíveis, cartório, Unidade de Saúde do Tingui e Correios. Todas essas opções de comércio e serviços podem ser acessadas a pé e garantem facilidade para os moradores, em uma região em constante valorização.

O Verttice Tingui foi planejado para atender diferentes perfis de famílias. O empreendimento oferece apartamentos de 2 e 3 quartos, com suítes, sacada gourmet e opções de vagas de garagem, priorizando a funcionalidade dos espaços. As plantas inteligentes permitem melhor aproveitamento da área privativa, trazendo conforto sem renunciar à praticidade no dia a dia.

Estrutura completa de lazer e convivência

Mais do que um endereço, o Verttice Tingui representa uma experiência de viver bem. O condomínio conta com salão de festas, piscina, espaço gourmet, brinquedoteca, academia, playground e churrasqueira, ambientes projetados para integrar momentos de lazer, saúde e convivência. A infraestrutura foi pensada para atender diferentes faixas etárias e estilos de vida, criando um espaço acolhedor para famílias e amigos.

Compromisso com crescimento e valorização

Segundo a diretora comercial da Pride, Vevianne Jacques, a entrega do empreendimento está alinhada com o projeto de expansão da Pride, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos imobiliários de ticket médio e que aliam inovação, excelência construtiva e valorização das regiões onde está presente.

“O Verttice Tingui reflete a solidez da nossa operação e nosso compromisso em oferecer empreendimentos que geram qualidade de vida e alto potencial de valorização para nossos clientes. Cada entrega marca um avanço na construção de uma Curitiba mais moderna e conectada”, destaca Vevianne.

Inteligência Artificial avança com responsabilidade e ética nas organizações

0

Investimentos em projetos, treinamentos e tecnologias unem eficiência e atenção ao fator humano

O uso da Inteligência Artificial (IA) deixou de ser tendência e já faz parte do cotidiano de muitas organizações. A ferramenta otimiza processos, potencializa o trabalho humano e fomenta a inovação. Esse avanço, no entanto, só se sustenta quando há diretrizes claras que assegurem ética, segurança e governança.

No Grupo Marista, essa jornada é conduzida com foco em responsabilidade e impacto positivo. Desde 2023, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (COE) atua como hub estratégico para promover o uso consciente da tecnologia, conectar áreas e incentivar a inovação com sentido humano. O COE estimula pesquisas internas, desenvolve soluções próprias e estabelece políticas de segurança e governança que orientam o uso da IA em toda a organização.

A formação de pessoas é parte essencial dessa estratégia. O COE oferece treinamentos on-line e conteúdos gratuitos sobre IA a todos os colaboradores, além de capacitar a liderança com cursos voltados para o uso adequado e ético da tecnologia. “Os treinamentos aproximam a IA da rotina e mostram como aplicá-la de forma simples e responsável em diferentes áreas”, afirma Rafael Sabino Chaves – Gerente de Design e Experiência Digital e responsável pelo CoE de IA do Grupo Marista.

Uma das etapas desse processo de aprendizado ocorre, inclusive, com a alta liderança das organizações. Há cerca de dois meses, a diretoria do Grupo Marista tem participado de aulas periódicas sobre o tema, reforçando a necessidade de que líderes se apropriem dessa inovação para conduzir a transformação de forma consciente. “A Inteligência Artificial é uma pauta estratégica e as empresas que anteciparem o treinamento de seus colaboradores estarão à frente. Ao oferecer um ambiente seguro de IA e investir na formação, essas empresas fazem a diferença: vão trazer mais qualidade a seus públicos, oferecendo serviços de qualidade”, afirma o diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Grupo Marista, Silvio Mendonça.

Formação contínua e liderança engajada impulsionam uso responsável da IA

Nos bastidores desse processo, diversas iniciativas internas simbolizam o alcance da IA como ferramenta de impacto. Um exemplo é o programa Life Long Learning da PUCPR — plataforma de educação personalizada para médicos que reúne mentorias, curadoria de conteúdos científicos e experiências em hospitais, laboratórios e clínicas. Também inclui temas como finanças, marketing e bem-estar. O serviço oferece acesso a bases de pesquisa renomadas, consolidando-se como ecossistema de desenvolvimento personalizado e contínuo em todas as fases da carreira médica.

Outro exemplo é a Plataforma Iônica, do sistema FTD. O ambiente digital integrado conecta estudantes, professores, gestores e famílias, fornecendo acesso a materiais didáticos, atividades, cursos e notificações em diferentes dispositivos, hoje com o apoio da Inteligência Artificial para apoiar o aluno e professor a encontrar o melhor material de forma natural e ágil, além de oferecer serviços como correção e apoio ao desenvolvimento de aprendizagem. Apoia diretamente a prática pedagógica e fortalece o vínculo entre tecnologia e educação.

No hospital São Marcelino Champagnat, a IA também mostra resultados apoiando na humanização do atendimento. Transcrições automáticas em consultas permitem que médicos foquem no paciente. Soluções como o RapidAI ajudam a identificar AVCs em imagens, acelerando diagnósticos e tratamentos. Em ortopedia, a IA possibilita reconstruções de imagens em 3D, reduz a radiação e aumenta a precisão dos diagnósticos de diversas condições clínicas.

Para Silvio, a inovação tecnológica precisa caminhar junto com a responsabilidade. “O desafio está em equilibrar a velocidade das transformações com uma cultura sólida de governança”, analisa.

40 fingers: fenômeno da música mundial chega a Curitiba

Um fenômeno musical chega ao Brasil pela primeira vez: o quarteto de violonistas italianos 40 Fingers, que possui a incrível marca de 350 milhões de visualizações na internet, começa a sua turnê em Curitiba, em única apresentação, nesta sexta-feira (26), às 21 horas, no Grande Auditório do Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/nº). Formado em 2018 por Matteo Brenci, Emanuelle Grafitti, Enrico Maria Milanesi e Andrea Vittori, o grupo vem surpreendendo o mundo com suas incomparáveis releituras de clássicos do rock, do pop e de icônicas trilhas sonoras. Estão no repertório músicas como Sultans of Swing, Africa, The Sound of Silence, Bohemian Rhapsody, O Último dos Moicanos, Libertango e muitas outras que atravessam estilos e gerações. Os ingressos custam a partir de R$80 e já estão à venda pelo Disk Ingressos.

Unindo técnica impressionante, sensibilidade musical e criatividade, o 40 Fingers não conquistou apenas o público, mas também o respeito de músicos em todo o mundo. Estrelas como Andrea Bocelli e o guitarrista do The Police, Andy Summers, que fizeram parceria na música Bring on the Night, do The Police (vídeo). Entre seus maiores feitos, destaca-se o reconhecimento oficial do Queen, que elogiou a versão de Bohemian Rhapsody feita pelo grupo e a publicou em seu site oficial. https://bit.ly/40Fqueen.

Cada integrante do grupo traz uma bagagem musical rica e um estilo, criando uma sonoridade fresca e inovadora por meio de dedilhados complexos e arranjos elaborados. O repertório é variado, com versões de sucessos do rock e pop, além de composições autorais. A paixão pelo cinema e pelas trilhas de TV também se reflete em interpretações marcantes de temas icônicos, como Star Wars (John Williams), O Último dos Moicanos, um emocionante medley da Disney e trechos de Harry Potter.

Serviço:

40 Fingers – Show com o quarteto de violonistas italiano. Sexta-feira, dia 26, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade. s/nº). Duração: 1h30. Classificação indicativa: Livre.

Ingressos:

Site do Disk Ingressos – Disk Ingressos

Pré-venda de “O Poder da Sintonia da Venda” une vendas com propósito social

0

A pré-venda do livro “O Poder da Sintonia da Venda”, de Caleb Tavares, gestor comercial com mais de 20 anos de experiência, começa nessa quinta-feira, dia 25 de setembro, e segue até o dia 25 de outubro. . A obra vai além das técnicas de negociação: apresenta, em formato de storytelling, a trajetória de Caio Ivani Tales — personagem inspirado em histórias reais — que transforma desafios pessoais e profissionais em um método de vendas sólido e humano.

Com linguagem envolvente, Caleb estrutura sua filosofia em cinco pilares da Sintonia da Venda e detalha os seis passos práticos do método A VENDA, somados a um e-book bônus de matemática comercial acessível via QR Code. O lançamento traz como diferencial a fusão entre técnica e propósito, revelando como disciplina, valores e conexão genuína podem gerar resultados consistentes tanto no mercado quanto na vida pessoal.

“Venda não é apenas sobre fechar negócios, mas sobre alinhar propósito e verdade em cada escolha. Quando técnica e vida caminham na mesma frequência, nasce a sintonia que sustenta resultados duradouros”, afirma Caleb Tavares.

Além do conteúdo transformador, a iniciativa carrega um impacto social: 100% da rentabilidade obtida até o Natal será revertida ao Projeto Sorriso Terapia, que apoia crianças autistas, órfãos e mães atípicas. “Quis transformar meu primeiro livro em mais do que um manual de vendas. Ele é também um instrumento de esperança. Cada exemplar adquirido ajuda a espalhar cuidado e dignidade para quem mais precisa”, reforça o autor.

A pré-venda segue até 25 de outubro, com até 10% de desconto. A compra é feita online, e os exemplares serão entregues diretamente aos leitores após o período de pré-lançamento.

Sobre Caleb Tavares
O autor construiu sua carreira em grandes empresas como Tigre S.A. Tubos e Conexões, Pulvitec — Grupo Soprema e Madeiras Eulide, passando de vendedor interno à diretoria comercial. Reconhecido pelo estilo de liderança inspirador, é também palestrante e treinador de equipes de vendas. Casado e pai de dois filhos, dedica-se a conectar resultados profissionais a propósito de vida.

Serviço
Título: O Poder da Sintonia da Venda
Autor: Caleb Tavares
Pré-venda até 25/10 – com até 10% de desconto
Bônus: E-book de Matemática Comercial (via QR Code)
Impacto social: renda destinada ao Projeto Sorriso Terapia até o Natal
www.calebtavares.com.br
Instagram: @tavarescaleb
LinkedIn: Caleb Tavares
Contato: tavares.caleb@gmail.com
WhatsApp: (41) 99932-0565

Crédito com garantia de imóvel financiado cresce no Brasil

0

Existe uma lei que facilita a obtenção de empréstimos, usando imóveis como garantia. Antes, você só podia fazer isso se o imóvel já estivesse totalmente pago, o que tornava o processo bem difícil. Com o Marco das Garantias (Lei 14.711/2023), mesmo que a pessoa ainda esteja pagando o financiamento, já pode usar o imóvel para conseguir um empréstimo maior e com juros menores.

Essa mudança, que começou no fim de 2023, fez o mercado de crédito disparar: só em 2024, a quantidade de empréstimos garantidos por imóveis cresceu 53,5%, totalizando mais de R$ 10 bilhões!

Para Noé Santiago, CEO da fintech ANIDEA, a regra pode abrir muitas portas, ajudando as pessoas a conseguir dinheiro para reformar a casa, investir em um negócio ou até mesmo reorganizar as finanças com mais tranquilidade: “A mudança impulsionou o setor. O diferencial está em permitir liquidez sem perder o imóvel. É possível trabalhar com imóveis alienados, desde que haja margem de valor suficiente para a operação”.

Números mostram bom momento
No primeiro semestre de 2024, o volume financiado atingiu R$ 4,6 bilhões, alta de 45% em relação a 2023, mostrando que a novidade foi bem aceita. O custo competitivo — em média de 1,5% a 2,0% ao mês — e o fato do imóvel continuar em uso pelo tomador também ajudaram na procura.

“Neste ano, vamos testemunhar a consolidação desta modalidade como alternativa relevante para empresas e famílias que buscam crédito mais barato sem abrir mão do patrimônio, mesmo que o impovel ainda seja financiado” completa. 

Serviço: Anidea Soluções Financeiras 

Noé Santiago

Economista
41 9652-5524

@anidea.br
noe.santiago@anidea.com.br
https://anidea.com.br

Mal. Deodoro, 51 – Sala 205B – Centro, Curitiba/PR.

Erro de homônimo leva INSS a cancelar benefício de idoso que ganha indenização

0

É possível um erro administrativo quase custar a dignidade de uma pessoa? No caso de José Mendes, de 82 anos, de Curitiba, essa situação quase aconteceu. O aposentado teve seu benefício previdenciário cancelado após o sistema do INSS confundir seus dados com os de um homônimo que havia falecido no Rio de Janeiro.

Sem qualquer aviso prévio, a única fonte de renda do aposentado foi suspensa, o que trouxe insegurança e dificuldades no dia a dia. A família precisou recorrer à Justiça para reverter a situação.

“O processo revelou que o erro ocorreu por falta de conferência adequada nos registros do INSS, que associou o CPF de José Mendes ao óbito do outro cidadão”, explica Humberto Tommasi, advogado fundador da Ozon & Tommasi Advogados.

Situação não é novidade
Casos de cancelamento indevido de benefícios previdenciários têm se multiplicado no Brasil. Em 2024, um aposentado no Espírito Santo ficou três meses sem renda após ser dado como morto e obteve indenização de R$ 10 mil. Outra situação semelhante, no Paraná, resultou em um segurado que precisou aguardar mais de 200 dias até reaver seu pagamento pelo mesmo motivo, recebendo reparação judicial.

Tommasi lembrou ainda que, na decisão recente, além de restabelecer o benefício, a Justiça também reconheceu o abalo emocional causado, gerando indenização por danos morais. Para o advogado, esta sentença serve de alerta:

“Temos que lembrar sempre que o benefício previdenciário é a sobrevivência de milhares de pessoas e erros como esse não podem ser tratados com descuido, principalmente quando há idosos envolvidos”, completa o advogado, que reforça a necessidade de maior rigor na checagem de dados por parte dos órgãos previdenciários.

Serviço: Ozon & Tommasi

Advocacia Previdenciária

(41)3022-1240/98831-8630

@ozonetommasiprev

contato@aot.adv.br

Av. Visc. de Guarapuava, 2764 – sala 704/706 – Centro, Curitiba.