Home Blog

Enem 2025: cinco eixos temáticos que podem cair na redação

0

Levantamento mostra temas mais frequentes e debates atuais que podem inspirar a banca

A reta final para o Enem sempre traz a mesma dúvida: afinal, qual será o tema da redação? Para a professora Candice Almeida, assessora pedagógica de Redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, a melhor estratégia não é tentar adivinhar, mas se preparar para qualquer desafio. “Esse exercício de futurologia pode ser perigoso. Primeiro, porque dificilmente você vai acertar. Depois, porque você pode se prender a um repertório e deixar de lado outras possibilidades”, alerta.

Embora o tema seja imprevisível, alguns campos aparecem com frequência e merecem atenção dos estudantes. Nas 27 edições do Enem, é possível classificar os temas da prova de redação em cinco grandes tópicos: Cidadania e Direitos Humanos, Educação e Cultura, Tecnologia e Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Saúde e Bem-Estar.

Cidadania e Direitos Humanos

Líder absoluto dos temas do Enem, esse tópico apareceu 15 vezes, sendo recorrente desde 2021. Por isso, a professora de Redação do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), Kayanna Pinter, acredita que há uma grande probabilidade do tema deste ano estar novamente relacionado à Cidadania e Direitos Humanos.

Uma boa dica da professora é buscar conhecimento e repertório em temas relacionados às minorias no Brasil: étnico-raciais, religiosas, de gênero e sexualidade, socioeconômicas, geracionais, pessoas com deficiência, entre outras.  

Educação e Cultura 

Em segundo lugar, o tópico Educação e Cultura foi abordado em 5 provas (1998, 2006, 2014, 2017, 2019). “Essa é uma temática que há muito tempo não é cobrada no Enem e é um debate muito atual. Dentro dela, eu apostaria na questão de como a educação influencia na desigualdade social ou no processo educacional, como a mudança do Ensino Médio”, sugere Kayanna.

Segundo a professora, mesmo que não sejam escolhidos, é importante ampliar o conhecimento e entender as discussões atuais sobre esses temas porque também podem gerar argumentos e repertório para outras áreas.

Educação e Cultura também é uma das apostas do professor Marcel Costa, do IntegralMind, de São Paulo (SP). “É um eixo inevitável. O Brasil ainda sente os efeitos da pandemia na aprendizagem, vive a polêmica do Novo Ensino Médio e carrega desigualdades profundas na educação básica. Soma-se a isso a discussão sobre o papel da leitura, da produção cultural e da tecnologia na formação dos jovens”, afirma. Para ele, nomes como Paulo Freire, Durkheim e Bourdieu ajudam a enriquecer a reflexão, ao lado de relatórios da Unesco sobre metas globais de desenvolvimento.

Tecnologia e Comunicação

Apesar de só ter aparecido em três temas da redação do Enem (2004, 2011, 2018), Tecnologia e Comunicação também é uma aposta da professora Candice. Ela sugere uma relação entre tecnologia digital e adolescentes, ou ainda questões ligadas à adultização e sexualização de menores. “O Enem aborda problemas sociais persistentes. O importante é ter repertório amplo para sustentar os argumentos”, enfatiza.

Para ampliar o repertório, o estudante pode recorrer a diferentes fontes de informação além do material escolar. Candice cita os relatórios da Unesco e da ONU, que trazem dados atualizados sobre educação digital e proteção da infância, enquanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante argumentos jurídicos sobre a sexualização precoce. Livros como “A fábrica de Cretinos Digitais”, de Michel Desmurget, e “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han, ajudam a compreender os impactos da tecnologia no cotidiano. “Já no campo cultural, documentários como “O Dilema das Redes” e episódios da série “Black Mirror” são excelentes exemplos para refletir sobre os efeitos da hiperconexão. Também é válido acompanhar reportagens em jornais de referência, que frequentemente discutem os desafios do ambiente digital na vida dos jovens”, sugere.

Saúde e Bem-Estar

Esse eixo apareceu apenas duas vezes (2013 e 2020) — a última, pouco antes da pandemia. E foi justamente no período da covid-19 em que explodiram os números de problemas de saúde mental — um tema que pode ser abordado em conjunto com o eixo de Tecnologia e Comunicação. 

A obesidade e o consumo de alimentos ultraprocessados são outro tema frequente nos noticiários, assim como o envelhecimento da população e os desafios para o sistema de saúde — lembrando que o SUS completa 35 anos em 2025. “Muita gente não sabe a real abrangência do SUS e utiliza o sistema público de saúde, que vai muito além dos cuidados ofertados nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais”, provoca Candice. O website do Ministério da Saúde e os últimos relatórios da OMS são as dicas dos professores para embasar os argumentos.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Abordado nos temas da redação do Enem em 2001 e 2008, esse é o eixo que não aparece há mais tempo nas provas do Exame. Nessa área, a tendência é que sejam priorizados temas que conectam questões socioambientais globais com os desafios específicos do Brasil. “Os eventos climáticos extremos, a pressão pela preservação da Amazônia e a pauta da transição energética colocam o Brasil no centro das atenções mundiais. Aqui, teorias como a ética da responsabilidade de Hans Jonas, a sociedade de risco de Ulrich Beck e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são referências valiosas”, sugere o professor Marcel. 

Para enriquecer os argumentos sobre os eventos extremos, Candice recomenda que os estudantes relembrem as tragédias no Rio Grande do Sul (2024) ou na Bahia (2021), relendo notícias da época. Já a Amazônia, segundo ela, segue no centro do debate internacional sobre biodiversidade, mudanças climáticas e exploração sustentável. “Apesar da COP30 ter início no dia seguinte da prova, os temas que serão discutidos na Conferência já estão no noticiário e podem ser bons argumentos se o tema da redação vier nessa área”, indica Candice.

Nesse eixo, os estudantes devem observar temas em evidência, como transição energética, poluição de rios e solos, economia circular, logística reversa e as polêmicas sobre agronegócio e preservação ambiental.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Sobre o Colégio Semeador

Fundado em 1994, em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador atende da Educação Infantil ao Ensino Médio em um espaço de 161 mil m² que valoriza o contato com a natureza e o bem-estar dos estudantes. Sua proposta pedagógica une teoria e prática, promovendo aprendizagem contínua, pensamento crítico e criatividade. Desde 2019, integra a Rede Positivo.

O compromisso inegociável da Transparência: uma construção contínua

0

Por Alex Medeiros, Diretor de GRC e Privacidade na MRV&CO. 

Em um mundo onde a confiança nas instituições é cada vez mais desafiada e a cobrança por conduta ética e transparência é cada vez maior, o que nos diferencia não é apenas o que fazemos, mas como comunicamos nossos desafios e avanços. A busca por um mercado mais íntegro e transparente é prioridade estratégica no Brasil, um movimento reforçado por dados e estudos recentes. 

Uma pesquisa da Deloitte sobre integridade corporativa, por exemplo, destaca que o investimento em compliance e em relatórios de transparência é uma crescente em companhias de diversos portes. Já um estudo da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) estima que a corrupção pode gerar perdas anuais equivalentes a até 2,3% do PIB do país, o que reforça a relevância do tema. A transparência não é um mero item de checklist, mas sim um pilar fundamental de governança e cultura organizacional. 

A adesão a certificações como a ISO 37001 (Sistemas de Gestão Antissuborno), o selo Pró Ética da Controladoria Geral da União e o investimento em canais de denúncia independentes são iniciativas que as grandes companhias estão adotando para reforçar esse compromisso. 

Precisamos falar sobre integridade 

Um dos maiores desafios do mercado é a comunicação da cultura de integridade para diferentes públicos. Integridade é assunto não apenas para grandes stakeholders, ou para a alta liderança; integridade é para todos que a tornam uma realidade. 

É com essa visão que a MRV&CO mantém o projeto “Integridade em Pauta”, criado para democratizar o acesso a informação. Com linguagem acessível, proporcionamos a colaboradores dos mais diversos níveis momentos de conscientização, conhecimento e reflexão sobre tópicos essenciais de integridade, direitos humanos e ética, tratando de temas como sustentabilidade, prevenção a corrupção e fraude, promoção do trabalho digno, prevenção a assédio, comportamento inapropriado e discriminação, uso do Canal Confidencial, entre outros. 

Para aprimorar a experiência do usuário e a acessibilidade, o website do Canal Confidencial da MRV&CO, ativo desde 2012, foi totalmente reformulado em 2025. Além do site, o Canal conta com e-mail e telefone e WhatsApp para acolhimento de denúncias e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que todos os públicos com interface com a MRV&CO – incluindo colaboradores, fornecedores e clientes – registrem condutas antiéticas e violações, de forma segura e, se desejarem, anônima. O Canal Confidencial é amplamente divulgado e é operado por empresa independente, garantindo confidencialidade e tratamento adequado a cada situação. 

Essa abordagem ampla é um diferencial competitivo e um reflexo de nossa crença de que a honestidade nos fortalece. A divulgação do nosso Relatório Anual de GRC e Privacidade, com dados detalhados, demonstra a prevalência de um valor histórico para a MRV&CO: fazer o certo, sempre.  

A atuação da MRV como embaixadora do Movimento Transparência 100% desde 2022 também evidencia isso. A iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil materializa a importância de ir além das obrigações legais para fortalecer mecanismos de integridade; como embaixadores, assumimos a responsabilidade de não apenas combater a corrupção e as práticas desleais internamente, mas também de inspirar outras companhias. 

A transparência é um reflexo direto de nossa governança.  Mais do que uma exigência regulatória, é um princípio que orienta nossas escolhas diárias e fortalece a construção de um legado duradouro de confiança com nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade. 

Assim como um edifício, a integridade não se ergue de um dia para o outro: exige bases sólidas, dedicação constante e coragem para enfrentar desafios. Entendo que transparência não é um fim, mas um caminho contínuo – e é nele que reafirmamos, todos os dias, nosso compromisso inegociável com a ética. Afinal, quando trabalhamos, pensamos e comunicamos com verdade, a transformação acontece. 

Triathlon em alta: o que é preciso saber antes de começar

0

Especialistas indicam estratégias para iniciar no esporte de maneira segura e saudável

O triathlon vem registrando aumento expressivo no Brasil. Um levantamento realizado pela plataforma Ticket Sports em 2023 revela que 62,4% dos triatletas começaram a praticar o esporte recentemente, demonstrando um crescimento acelerado no número de adeptos. Por favorecer a capacidade cardiorrespiratória e contribuir para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a modalidade tem conquistado cada vez mais espaço no mundo esportivo.

Um estudo da plataforma de marketing digital Semrush revelou que as buscas por triathlon na internet aumentaram mais de 82% em um ano. Diante desse cenário, o coordenador da UPX Sports, Zair Cândido, e o head coach da equipe Manocchio, Guilherme Manocchio, compartilham recomendações para quem deseja iniciar na prática.

Benefícios do esporte

A combinação de ciclismo, natação e corrida traz diversos benefícios ao corpo por conta da variedade de atividades. A natação contribui para a melhora da massa muscular superior, o ciclismo trabalha mais a parte inferior, e a corrida estimula a capacidade aeróbica e o gasto calórico elevado. “O triathlon é um dos esportes mais completos que existem. Trabalha corpo e mente de forma integrada, promovendo melhora cardiovascular, aumento de força, resistência e equilíbrio emocional. Além dos ganhos físicos, desenvolve disciplina, foco, autoconfiança e capacidade de superação”, afirma Guilherme Manocchio.

Preparação para iniciantes

Diferente do que muitos pensam, o triathlon também é para amadores. “O mais importante é começar no próprio ritmo, com orientação adequada. O rendimento surge como consequência natural da evolução”, indica Manocchio. Alguns pontos devem ser levados em consideração ao começar essa modalidade, como realizar avaliações médicas e físicas, para garantir aptidão aos treinos e ajustar as cargas de forma individualizada. Além disso, é importante buscar uma equipe especializada para alinhar o plano de treinos de acordo com os objetivos. Outros pilares fundamentais para uma evolução segura e com resultados são: alimentação equilibrada, sono de qualidade e constância.

“Além dos treinos específicos para correr, nadar e pedalar, vale incluir musculação para resistência, exercícios funcionais para mobilidade e fortalecimento de regiões-chave, como o core (área central do corpo que inclui abdômen, costas e pelve). A ideia inicial não é performance, mas sim adaptação, construção de base aeróbica e fortalecimento geral do corpo”, orienta Zair Cândido. 

Cuidados para não sobrecarregar o corpo

“É importante equilibrar os treinos de cada modalidade com os chamados brick sessions (treinos combinados), que simulam a transição entre esportes. Por exemplo: pedalar 20 km e, em seguida, correr 5 km. Isso condiciona o corpo para a mudança entre modalidades”, explica Cândido. O coordenador da UPX Sports ressalta que sessões combinadas de alta intensidade exigem descanso posterior. Estratégias de recuperação ativa, como nadar após um treino de corrida ou ciclismo, ajudam a reduzir impacto, trabalhar diferentes grupos musculares e manter a performance sem sobrecarregar o corpo.

O descanso é um pilar fundamental para evitar a sobrecarga do corpo. Sem o repouso adequado, existe a chance de aumento nas taxas de cortisol,  hormônio anti-inflamatório. “Ao fazer overtraining, ocorre um aumento excessivo de cortisol, resultando em irritabilidade e perda de qualidade do sono”, alerta Zair Cândido. Durante o sono ocorre a recuperação do sistema muscular e das reservas metabólicas de energia; portanto, se não houver descanso adequado, efeitos colaterais negativos podem reduzir a performance esportiva. 

Frequência indicada

Segundo Cândido, o ideal é treinar cada modalidade pelo menos duas vezes por semana — cerca de seis dias de treino. Isso garante evolução consistente, com alternância adequada entre recuperação e intensidade. 

Em geral:

  • Natação: duas a três vezes por semana
  • Ciclismo: duas vezes por semana
  • Corrida: duas a três vezes por semana

Essa rotina representa de seis a oito sessões semanais, incluindo um dia de descanso. “O acompanhamento profissional é essencial para equilibrar volume, intensidade e recuperação”, finaliza Guilherme Manocchio.

Crossfit e Corrida Animal movimentam fim de semana no City Center Outlet Premium

0

Ações esportivas acontecem nos dias 25 e 26 de outubro e reúnem participantes de várias regiões

O City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), será palco de dois eventos no último fim de semana de outubro: a 2ª edição do Crossfit Legacy Series e a Corrida Animal. As atividades irão reunir atletas e famílias em uma programação voltada para o esporte, a solidariedade e o bem-estar.

No sábado, dia 25, o outlet recebe o Crossfit Legacy Series, competição que atrai praticantes de diferentes estados. As provas seguem até domingo, dia 26, com disputas individuais e em equipes, nas modalidades feminina e masculina e nas categorias teen, elite e master. Os desafios são definidos conforme o tempo e o peso dos exercícios. A edição deste ano terá 270 atletas, com idades entre 11 e 57 anos, vindos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Alagoas. O evento é aberto ao público contará com exposição e degustação de produtos. As competições acontecem das 7h30 às 21h30 no sábado e das 7h30 às 18h no domingo.

No domingo, dia 26, a partir das 7h30, acontece a primeira Corrida Animal. A prova incentiva a prática esportiva e reforça o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais. As modalidades incluem a corrida de 5 km; a Cãominhada de 1,5 km, para quem participar ao lado do pet; e a Corrida Kids. Todo o valor arrecadado com as inscrições será revertido ao Banco de Ração de Campo Largo, garantindo alimentação para protetores e abrigos cadastrados no município. Haverá premiação com troféus para os três primeiros colocados nas categorias entre 15 e 60 anos. 

Em paralelo ao evento acontece a Au-Au Fest, com dicas de cuidados com os pets, atividades interativas com brindes e prêmios. No local também haverá feira de doação de animais das 13h às 17h. “O City Center Outlet Premium tem se tornado um ponto de encontro para quem busca experiências completas de lazer e bem-estar. Ao reunir eventos esportivos e causas sociais, o empreendimento reforça sua vocação de conectar pessoas por meio de iniciativas que geram impacto positivo”, afirma a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Hickson.  

Serviço

Crossfit Legacy Series
Datas: 25 e 26 de outubro
Horários: sábado, das 7h30 às 21h30; domingo, das 7h30 às 18h
Local: City Center Outlet Premium
R. João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima, Campo Largo
Entrada: gratuita 

Corrida Animal 2025
Datas: 26 de outubro (domingo)
Concentração: a partir das 7h30
Feira de Doação: 13h às 17h
Local: City Center Outlet Premium
R. João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima, Campo Largo

Mais informações: @corridaanimalcl2025

Sobre o City Center Outlet Premium

Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporciona experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades com grande potencial de compra da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto, que prezam pelo bem-estar e conforto dos visitantes. É o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus e capacidade para 887 pessoas. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: citycenteroutlet.com.br.

Secovi-PR promove debate sobre transparência do cadastro imobiliário em Curitiba

0

Evento vai discutir os impactos da abertura de dados sobre IPTU e ITBI na dinâmica do mercado e no debate sobre o Plano Diretor

Na próxima segunda-feira, 27 de outubro, o Secovi-PR promove um debate sobre a abertura das informações do cadastro imobiliário de Curitiba. Participam da discussão Ana Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a vereadora Indiara Barbosa e João Melhado, diretor de Relações Institucionais da Loft. A mediação será conduzida por Eduardo Marques, sócio e membro do conselho no iCities.

Luciano Tomazini, vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, lembra que há um projeto em discussão na Câmara Municipal sobre dados abertos, transparência dos dados no IPTU e do ITBI na cidade de Curitiba. “O mercado imobiliário vem trabalhando há bastante tempo em busca desses dados. Em outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, eles já são abertos”, reforça.

Segundo ele, a disponibilização dessas informações permitirá diversas mensurações. “Falamos de questões importantes, como o crescimento da cidade e o preço do metro quadrado por bairro. Tudo isso com base em dados efetivos dos imóveis negociados e registrados pela Prefeitura”, exemplifica. “Com toda certeza, isso vai facilitar a precificação e a identificação de tendências do mercado”, completa.

A proposta, apresentada pela vereadora Indiara Barbosa, prevê tornar públicas informações como valores de compra e venda e bases de cálculo de IPTU e ITBI.

Roberta Kisy é a palestrante na Terça tem Chá, na Casa Azul de Frida

0

O Instituto ICASAA – Espaço Cultural Casa Azul de Frida segue fortalecendo seu Movimento Cultural & Conexões Empreendedoras, unindo gastronomia, arte e desenvolvimento humano em um mesmo ambiente de troca e inspiração. Localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – Centro, o espaço se consolidou como um ponto de encontro para quem busca experiências que unem cultura, aprendizado e convivência. Vera Itajai é a Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.

Dia 28/10 – Terça Tem Chá
Com Roberta Kisy Guimarães Lourenço, assistente social com especialização em psicologia humanista e existencial, Palestrante e consultora, implementadora da NR1
Tema: Busca do Sentido da Vida


Vera Itajai é Curadora e Presidente do ICASAA – CASA AZUL DE FRIDA.


Serviço: 
INSTITUTO ICASAA – ESPAÇO CULTURAL CASAAZUL DE FRIDA.
Endereço Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 624 – centro, Curitiba
https://www.instagram.com/institutoicasaadeartecultura/
+55 41 99973-3337

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Programa Youth Leadership Journey 2025 do Sicredi proporcionou experiências na Polônia, Bélgica e Alemanha, com foco em liderança, cooperação e parcerias internacionais

Entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, 18 jovens – entre colaboradores e associados da Central Sicredi PR/SP/RJ – viveram uma experiência transformadora no Youth Leadership Journey 2025. O programa internacional proporciona imersões culturais, educacionais e cooperativistas, estimulando a formação de novas lideranças e o fortalecimento de valores como cooperação e cidadania. Durante a viagem, os participantes também tiveram a missão de apresentar o Programa A União Faz a Vida (PUFV), que completa 30 anos como a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, levando práticas inovadoras de ensino e aprendizado a crianças, adolescentes e comunidades em todo o Brasil.

Educação e parceria internacional

Essa conexão entre formação de lideranças e práticas educacionais inovadoras ganhou ainda mais força durante a imersão internacional. Na Polônia, os jovens conheceram a reconstrução pós-Segunda Guerra em Varsóvia e Lublin e acompanharam o primeiro dia de aula em escolas que aplicam a metodologia Montessori. Nessas instituições, o PUFV foi apresentado, seguido da assinatura de um termo de parceria. “Na oportunidade fiz a seguinte analogia: o método Montessori é como um jardim em que cada criança pode crescer e florescer no seu ritmo, com as suas cores, explorando e aprendendo, mas sempre com orientação e propósito. Já o programa A União Faz a Vida funciona como a comunidade que cuida desse jardim, incentivando a cooperação, a cidadania e o aprendizado coletivo”, afirma a gerente de comunicação e marketing do Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Sabrine Cappellari Ribeiro.

A viagem também marcou a ampliação da cooperação entre a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e a cooperativa polonesa Skok, com visitas a agências locais e troca de experiências em relacionamento com associados e programas sociais.

ESG e gestão

Na Alemanha, o grupo esteve em Montabaur, na Akademie der Deutschen Genossenschaften (ADG), referência em cooperativismo, para aprofundar conhecimentos sobre ESG, técnicas de gestão e práticas cooperativas.

Para o conselheiro fiscal da Sicredi Progresso PR/SP, Giovani Kolling, a vivência mostrou o cooperativismo como um movimento em evolução. “A imersão na ADG evidenciou que o cooperativismo é uma filosofia que precisa ser constantemente estudada e aplicada. Foi marcante perceber que, apesar da tradição, o sistema alemão ainda carece de programas para jovens, mulheres e sucessão. Isso reforça meu orgulho em ver que o Sicredi já avança nessas frentes.”

Liderança jovem no centro da transformação

O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou que a iniciativa confirma o compromisso do Sicredi com a formação de novas lideranças e a atuação global. “O Youth Leadership Journey é uma oportunidade de conexão entre culturas, histórias e propósitos. Ao proporcionar essa vivência internacional, investimos no desenvolvimento de jovens líderes comprometidos com os princípios cooperativistas e com a transformação das comunidades.”

A assessora dos programas educacionais e sociais da Central Sicredi PR/SP/RJ, Mariana Baião dos Santos, reforça a importância do papel ativo da juventude por meio das ações do Programa Youth Leadership Journey. “Ver nossos jovens dialogando com outras realidades e absorvendo novos aprendizados mostra que estamos no caminho certo. O cooperativismo se fortalece quando vivido na prática, e essa jornada promove isso: liderança, cooperação e inovação.”

Além da Polônia e da Alemanha, a jornada incluiu a Bélgica e a sede da ONU na capital Bruxelas, ampliando as conexões internacionais da instituição financeira cooperativa. A experiência reforça o posicionamento do Sicredi em educação,  formação de lideranças e construção de parcerias globais.

Na instituição financeira cooperativa, o protagonismo da juventude também é estimulado por meio do Comitê Jovem, iniciativa que reúne mais de 3 mil participantes em todo o Brasil. Atualmente, 35 comitês estão em atividade nas cooperativas, promovendo formação e engajamento das novas gerações. Somente nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, mais de 1,2 mil jovens integram o movimento — número que representa quase metade do total nacional.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Halloween do Ventura Shopping tem programação gratuita e diversão para toda família

0

Serão quatro dias com brincadeiras, gincanas e bailinho temático

O Ventura Shopping se prepara para um dos períodos mais animados e “assustadores” do ano. A partir de 25 de outubro, o empreendimento abre oficialmente sua temporada de Halloween, já tradicional entre as famílias curitibanas, com brincadeiras, oficinas criativas e muita diversão.

Durante a programação, o Clubinho Kids recebe uma série de atividades temáticas que estimulam a criatividade das crianças e a convivência em família. A agenda acontece diariamente, das 14h às 20h, e inclui pintura, criação de personagens e o Bailinho de Halloween, com desfile de fantasias, brincadeiras, gincanas e camarim temático. As ações serão realizadas até dia 2 de novembro, com diversas atividades gratuitas,  as vagas são  limitadas e a inscrição é pelo Podi App.

Essa programação reforça o compromisso do Ventura Shopping em oferecer experiências acessíveis, acolhedoras e cheias de encantamento. “Nosso Halloween já virou tradição e faz parte da memória afetiva de muitas famílias que retornam todos os anos”, comenta a gerente de marketing do empreendimento, Vanessa Andretta.

Serviço

Halloween Ventura
Ventura Shopping – R. Itacolomi, 292 – Portão, Curitiba

25 e 26/10 – Oficinas de Halloween (das 14h às 20h)
Bruxinho no Palito
Slime do Horror (25 reais)
Pintura em Tela  (25 reais)

01/11 – Bailinho de Halloween (das 14h às 20h)
Mexendo o Esqueleto
Teatro: Caldeirão da Bruxa
Show do Horror com a Saci Banda
Brincadeiras e gincanas
Desfile de Fantasias (vagas limitadas – inscrição uma hora antes pelo Podi App)
Oficina: Monstros no Palito (vagas limitadas – inscrição uma hora antes pelo Podi App)

02/11 – Halloween Ventura (das 14h às 20h)
Camarim do Horror
Visita da Bruxa Beth
Oficina: Monstros no Palito 

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento, com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema

Leitura melhora equilíbrio emocional em tempos de inteligência artificial

0

Mesmo diante dos avanços da inteligência artificial, a leitura segue sendo apontada por especialistas como insubstituível para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens. Hoje, respostas instantâneas e conteúdos produzidos por algoritmos estão sempre ao alcance de um clique.

O que mudou? A praticidade chegou, mas o preço por tal facilidade está nos impactos na formação das novas gerações.A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 mostrou 53% da população não leu um livro nos três meses anteriores, derrubando a média anual de leitura para 3,96 exemplares por habitante.
Para o psicólogo clínico Luti Christóforo,é preciso muita atenção> o jovem que apenas consome respostas prontas corre o risco de não aprender e nem elaborar suas próprias ideias:

“A leitura exige esforço cognitivo, como interpretar, questionar e imaginar. É fundamental para a autonomia intelectual dos jovens que estão em formação, observa.

Leitura sem IA
Luti explica que crianças que crescem em contato com livros conseguem, ainda na adolescência, apresentarem melhores desempenhos cognitivos e até mesmo demonstrar maior equilíbrio emocional.

“Ao mergulhar em histórias e personagens, o jovem entra em contato com dilemas humanos universais. Esse processo desenvolve empatia e sensibilidade, além de oferecer uma pausa saudável em um mundo ansioso e acelerado”, destaca Christóforo.
A IA pode ser uma aliada, desde que usada de forma complementar. “O equilíbrio é a chave. A tecnologia deve ser vista como apoio, não como substituta do esforço humano de reflexão”, ressalta o psicólogo.

Luti Christóforo
Psicólogo clínico
WhatsApp: (41) 99809-8887
Instagram: @luti.psicologo
e-mail: lutipsicologo@gmail.com
YouTube: YouTube.com/@lutipsicologo

Com compra de energia Font Life reduz emissão de 118 toneladas de CO2 no meio ambiente

Empresa também já economizou R$ 750 mil e projeta superar R$ 3,5 milhões em cinco anos

A Font Life, tradicional indústria de água do Paraná,  passou a comprar energia de fontes 100% renováveis no Mercado Livre de Energia em outubro de 2024. A decisão trouxe ganhos expressivos para o meio ambiente e para o caixa da empresa. 

Em menos de um ano, a Font Life deixou de emitir 118 toneladas de CO2, o que equivale a plantar 885 árvores cultivadas por 30 anos, percorrer 471 mil quilômetros de carro ou reciclar 41 toneladas de resíduos.

A escolha pelo Mercado Livre de Energia também garantiu a economia. Desde a migração, a empresa já economizou R$ 750 mil e projeta ultrapassar a marca de R$ 1 milhão até o fim de 2025. Em cinco anos, a estimativa é de mais de R$ 3,5 milhões.

O Mercado Livre de Energia funciona como uma alternativa ao modelo tradicional, conhecido como Mercado Cativo. Nele, as empresas podem negociar diretamente com os fornecedores, escolhendo a fonte de energia e as condições do contrato. Esse modelo permite uma redução de até 40% nos custos e isenção das bandeiras tarifárias, mantendo a mesma qualidade de fornecimento, já que a distribuidora continua responsável pela entrega.

O movimento acontece em um ano importante para a agenda climática, com a realização da COP30 no Brasil.

Para o diretor administrativo da Font Life, Célio Baggio, os resultados comprovam que é possível aliar sustentabilidade e eficiência financeira. 

“Com a migração para o Mercado Livre, conseguimos reduzir custos e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente. Essa é uma decisão que gera impacto positivo em várias frentes e mostra que a Font Life está sempre atenta às práticas de sustentabilidade”, afirma o diretor;

A Smart Energia, consultoria responsável pela estratégia, destaca que o resultado da Font Life reforça o potencial do modelo. 

“O Mercado Livre de Energia permite economia e liberdade de escolha, mas também é uma oportunidade de investir em energia limpa. A Font Life é exemplo de como essa transição pode ser feita de forma estratégica e sustentável”, afirma Jean Franco, diretor da Smart Energia.

Sobre a Font LifeFundada em 2000, a Font Life é uma marca paranaense de água mineral reconhecida pela qualidade e compromisso com a sustentabilidade. A empresa alia tecnologia de ponta e responsabilidade ambiental para oferecer produtos que atendem às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores, além de promover o desenvolvimento das comunidades em que atua. Em 2025, a Font Life completa 25 anos consolidada como referência em excelência e inovação no mercado de água mineral.