O deputado federal Felipe Francischini passa a liderar politicamente o Podemos no Paraná. A presidência formal da sigla será assumida por Luciane Bonatto, sua mãe, indicada por ele com o aval da presidente nacional do partido, Renata Abreu. A mudança marca um novo ciclo de organização e fortalecimento da legenda no estado, que agora vai conversar com aliados para construir juntos a executiva estadual do Podemos.
Por conta das regras eleitorais, que exigem respeito à janela partidária, o parlamentar não poderá mudar de partido oficialmente neste momento, mas comandará a estratégia política da legenda no Paraná. É o mesmo caso do seu parceiro político, o deputado estadual licenciado e agora Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Paulo Rogério do Carmo, que também assumirá a nova sigla.
Francischini destacou que a decisão foi tomada após conversas com lideranças tanto do Podemos quanto do partido em que estava anteriormente, ressaltando que a mudança foi “muito bem planejada e construída com responsabilidade”. Por conta das regras eleitorais, que exigem respeito à janela partidária, o parlamentar não poderá assumir a presidência oficialmente neste momento, mas comandará a estratégia política da legenda no Paraná.

“Estamos fortalecendo o Podemos no Paraná, com foco em ampliar alianças e preparar uma estrutura sólida para as próximas eleições. Meu objetivo é construir um partido técnico, com lideranças comprometidas e projetos reais para a população”, afirmou o deputado.
Além de projetar a reestruturação do partido no estado, Francischini confirmou que pretende disputar a reeleição à Câmara dos Deputados em 2026. Segundo ele, já estão em andamento diálogos com prefeitos, vereadores e lideranças políticas locais e regionais com o objetivo de ampliar a base partidária e atrair novas filiações ao Podemos nos próximos meses.
Luciane Bonatto, que assume oficialmente a presidência estadual, é formada em Direito. Com ampla experiência no setor público e privado, atuou na gestão de projetos administrativos e jurídicos e ocupou cargos de liderança na iniciativa privada. Para Francischini, a nomeação de Luciane representa “um reforço estratégico” para consolidar a estrutura do partido no estado e dar suporte técnico às ações políticas.
“O Paraná tem espaço para uma política mais moderna, eficiente e próxima das pessoas. A chegada ao Podemos representa a oportunidade de organizar um time forte, com ideias e coragem para enfrentar os desafios. Vamos trabalhar para que o partido tenha voz ativa em todas as regiões do estado”, completou Francischini.
Com a nova configuração, o Podemos inicia uma fase de expansão e fortalecimento de sua presença no Paraná, mirando não apenas a eleição de 2026, mas também a consolidação de um projeto político consistente e com raízes municipais para planos ainda maiores.
Sugestão de legendas para fotos em anexo:
Foto 1: Nova presidente do Podemos Paraná, Luciane Bonatto, e Presidente Nacional do Podemos, Renata Abreu.
Foto 2: Deputado federal Felipe Francischin, nova presidente do Podemos Paraná, Luciane Bonatto, e Presidente Nacional do Podemos, Renata Abreu.
Foto 3: Deputado federal Felipe Francischin, nova presidente do Podemos Paraná, Luciane Bonatto, Presidente Nacional do Podemos, Renata Abreu, ex-presidente do Podemos Paraná, Gustavo Castro e o vice-presidente Nacional do Podemos, Pastor Everaldo.
Foto 4: Deputado federal Felipe Francischin e o deputado estadual licenciado e agora Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Paulo Rogério do Carmo.
Imagem da Manchete: Do Carmo e Renata Abreu presidente nacional
Imagêm da Matéria: Do Carmo e Everaldo Dias Pereira vice presidente
