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Centro de Pesquisa Clínica do INC abre oportunidade de novas terapias para pacientes com Alzheimer

O curitibano Eloi Carlos Diegues, 78, é um dos 1,8 milhão de brasileiros que vivem com alguma forma de demência. De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2024, cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convivem com a doença, incluindo o Alzheimer, que leva a uma perda progressiva das capacidades cognitivas e da independência. Foi depois de alguns episódios de lapsos de memória, que a família levou Eloi para uma consulta com um neurologista e, após exames e uma avaliação multidisciplinar, veio o diagnóstico da doença de Alzheimer, em 2019. “Foi muito dolorido. A aceitação é muito difícil para a família, você ouvir que o amor da sua vida tem essa doença, que ainda não tem cura”, lembra a esposa de Eloi, Helena Diegues.

Por isso, há três anos, quando houve a oportunidade de Eloi participar de um estudo de uma nova medicação, Helena não teve dúvidas de que ele iria entrar na pesquisa. “Não só ajudou a reduzir os sintomas e o avanço da doença, como também tratou uma cardiopatia severa que ele tem. Temos a consciência de que essa medicação não vai curá-lo, mas ajudou bastante. Nos momentos em que a memória dele volta, aproveitamos para ir ao baile da igreja, dançar e jantar com a família”, conta. “Participar dessas pesquisas também é uma forma de ajudar a encontrar a cura para o futuro”, acredita Helena, informando que, mesmo com o fim dos estudos, o marido continua acessando a medicação gratuitamente.

Essa pesquisa que Eloi participou é realizada no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) e avaliou a segurança e a eficácia de uma nova medicação em pessoas com diagnóstico com comprometimento cognitivo leve ou demência leve devido ao Alzheimer. Também está em andamento outra pesquisa em doença de Alzheimer, e outras duas estão previstas para iniciar até o final do ano – todas buscam, em curto prazo, melhorar a qualidade de vida e diminuir os sintomas, e em médio e longo prazos, a reversão das lesões cerebrais. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e representa cerca de 60% a 70% dos casos.

Agora, está aberta a seleção de novos participantes para uma pesquisa que trata das alucinações e delírios que podem ocorrer em quem tem doença de Alzheimer. O novo estudo compara o remédio ativo com placebo e, em seguida, o paciente passa para o estudo de extensão, quando só é tomada a medicação ativa. “Já existem medicamentos para tratar os delírios em pacientes que estão no nível moderado ou avançado do Alzheimer. Mas a diferença é que agora nós temos um grupo de medicamentos que não tem os efeitos colaterais dos medicamentos antigos, como enrijecer os músculos e dificultar a locomoção (parkinsonismo). A ideia é que as famílias e pacientes saibam dessa possibilidade de fazer um tratamento melhor, que supera o que existe hoje. Claro, que toda conduta só deve ser tomada em consonância com os médicos que atendem esses pacientes regularmente”, explica o neurologista Pedro Kowacs, chefe do Centro de Pesquisa Clínica do INC.

Novos estudos em doença de Azheimer inicial
Ainda neste ano, segundo a gerente do Centro de Pesquisa Clínica do INC, Vanessa Radünz, começam mais dois estudos na fase inicial, que buscam atrasar a progressão da doença. Um deles propõe o tratamento de comprometimento cognitivo associado à doença de Alzheimer – que impacta severamente a rotina dos pacientes e dos cuidadores. Este estudo irá avaliar a eficácia e a segurança de uma nova molécula em adultos de 60 a 85 anos, diagnosticados com doença de Alzheimer leve a moderada, visando melhorar a cognição e o funcionamento global dos participantes.

Já o segundo estudo vai avaliar a eficácia e segurança de um novo anticorpo em paciente com comprometimento cognitivo leve e demência leve decorrente do Alzheimer. O grande diferencial é que esse novo anticorpo é mais eficiente, pois será transportado para o interstício cerebral por uma molécula que o ajuda a ultrapassar a barreira sangue-cérebro.

Centro de referência de pesquisa
Com mais de 21 anos de atividade, o Centro de Pesquisa Clínica do INC se dedica prioritariamente aos estudos em neurologia, com o objetivo de detalhar os efeitos de novos medicamentos ou outras formas de tratamento (genéticos, farmacológicos, imunobiológicos, etc). O INC já participou de mais de 60 estudos de doenças neurológicas comuns e outras raras (com pouca ou nenhuma alternativa de tratamento), que envolveram cerca de 400 participantes. Reconhecido nos âmbitos nacional e internacional pela qualidade do trabalho, o centro já passou por diversas auditorias internacionais, inclusive inspeção do FDA (Food and Drug Administration), e é regulado por comitês de ética local e nacional e também pela ANVISA.

O centro trabalha geralmente nas fases 2 e 3 das pesquisas clínicas. Isso significa que serão testadas a segurança, os níveis do medicamento no sangue, a tolerabilidade e a eficácia da medicação ou produto em seres humanos. Para participar de uma pesquisa, o candidato precisa passar por uma triagem a partir dos critérios de inclusão e exclusão, que costumam ser bem rígidos, para que seja possível comparar pessoas com condições semelhantes.

SERVIÇO
Centro de Pesquisa Clínica do INC
Mais informações: (41) 99633-1810/ pesquisacuritiba@pesquisacuritiba.com

Histórias que inspiram: Educação e inclusão transformam trajetórias no mundo corporativo

Com apoio do Sicredi, pessoas como Sabrina e Eva mostram que é possível recomeçar a partir de novas oportunidades no mercado de trabalho

Aos 14 anos, Sabrina Abigail enfrentou uma perda que marcou sua vida para sempre. Com o falecimento precoce da mãe, ela e os irmãos mais velhos, Gustavo e Samira, precisaram assumir responsabilidades cedo demais e encontraram juntos maneiras de seguir em frente. Dividindo tarefas, cuidando uns dos outros e buscando alternativas para manter a estabilidade da família, Sabrina enxergou na educação uma porta de entrada para o mercado de trabalho. 

Foi em 2023 que uma formação em Mercado Financeiro veio acompanhada de uma oportunidade como jovem aprendiz na área de Governança da cooperativa Sicredi Integração PR/SC. Onze meses depois, ela foi efetivada como auxiliar de Desenvolvimento do Cooperativismo, função que exerce até hoje, conciliando o trabalho com a faculdade de Jornalismo.

Sabrina, hoje com 20 anos, é uma entre os mais de 45 mil colaboradores do Sicredi espalhados pelo país. “Eles acreditaram em mim justamente quando eu mais precisava. Essa confiança foi fundamental para meu amadurecimento na profissão e para que eu me reconhecesse como alguém de valor, capaz e com grande potencial. Foi aqui que entendi que não sou apenas mais uma, pois me sinto acolhida e valorizada”, revela. 

Para ela, a Certificação FBB 510, promovida pela instituição financeira cooperativa em parceria com a Febraban, proporcionou aprendizados que vão além do campo financeiro. O que mais a impactou foi o entendimento do conceito de modelo cooperativo. “Ao aprender sobre cooperativismo, acabei descobrindo mais sobre mim mesma e entendendo aquilo que faz parte de mim desde a infância”, compartilha. A parceria entre o Sicredi e a Febraban já formou mais de cem profissionais — e 51% deles trabalham hoje na instituição financeira. 

Figurando entre as melhores empresas para trabalhar no país, o Sicredi foi reconhecido como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, conforme o ranking do Great Place to Work (GPTW) em 2024. Em 2025, a cooperativa de crédito e investimento foi eleita uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina pela mesma instituição — resultado de um ambiente de trabalho que alia confiança, respeito e desenvolvimento contínuo. “Nossa prioridade é fortalecer um ambiente onde o colaborador se sinta ouvido e motivado a evoluir. Sabemos que isso impacta diretamente a experiência que entregamos aos nossos associados e às comunidades onde atuamos”, destaca o gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi PR/SP/RJ, Marcos Antonio Primão. 

Educação, cooperação e transformação na vida real

Assim como Sabrina, Eva Rodrigues também trilhou um caminho de superação e encontrou nos princípios da cooperação uma nova perspectiva de vida. Natural de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, Eva teve a trajetória marcada desde cedo por desafios que exigiram resiliência e foco. Crescer em uma família numerosa, com seis irmãos, e lidar com a perda precoce de um deles fez parte da sua realidade, assim como a necessidade de cuidar da avó cadeirante e da mãe com problemas de saúde. Mesmo com o ensino médio concluído, os planos de ingressar na faculdade precisaram ser adiados diante das responsabilidades familiares e das dificuldades financeiras.

A mudança para a Região Metropolitana de Curitiba, em 2017, marcou o início de uma nova fase. Com a irmã mais nova ao lado, Eva enfrentou a busca por emprego em um mercado competitivo e sem experiência prévia. Durante anos, acumulou funções como babá e operadora de caixa, além de atuar como auditora de preços em um atacado, conciliando trabalho com o desejo de construir uma vida mais estável.

Em 2021, a possibilidade de assumir o cargo de recepcionista na Central Sicredi PR/SP/RJ abriu caminho para a sua formação técnica. “Desde o ingresso, participei de formações internas, treinamentos e cursos que ampliaram minha compreensão sobre cooperativismo e mercado financeiro”, relata Eva. Esse investimento culminou na realização de um sonho: iniciar a faculdade de Administração.

Morando atualmente em Colombo (PR), Eva mantém o vínculo com suas origens no Nordeste e traça objetivos claros, como a conquista da casa própria e de um veículo, reforçando seu compromisso com o aprimoramento constante e com a construção de uma vida mais segura. “Levo comigo valores como cooperação, ética, proximidade e responsabilidade social, que estão contribuindo para meu crescimento profissional e para a construção de uma consciência sobre meu papel na sociedade”, conta.

Construindo uma cultura que impulsiona o futuro

O fortalecimento da cultura organizacional é uma prioridade constante para o Sicredi. O investimento em programas de desenvolvimento, políticas de diversidade, inclusão e o foco em valores compartilhados criam uma base sólida para a evolução sustentável da instituição financeira cooperativa. “Mais do que um conjunto de diretrizes, nossa cultura é uma construção coletiva, que nasce da confiança e do respeito entre as pessoas. Isso faz toda a diferença na forma como nos relacionamos, crescemos e entregamos valor”, reforça Marcos Antonio Primão.

Sabrina e Eva, em suas histórias de vida e de carreira, personificam o compromisso da instituição com o potencial humano, a valorização de talentos e a expansão de oportunidades. Ambas veem no Sicredi mais do que uma cooperativa de crédito — uma plataforma para sonhar, crescer e contribuir. “Saber que faço parte de algo maior, que acreditou em mim mesmo quando eu tinha dúvidas, me dá força para seguir evoluindo”, diz Sabrina. “O Sicredi não é só um trabalho, é um lugar onde posso aprender, ajudar e, principalmente, me sentir parte de uma mudança que vai além de mim”, completa Eva.

Cooperativismo que gera valor para pessoas e comunidades

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil e com mais de 9 milhões de associados, segue em trajetória de crescimento. Até julho de 2025, seus ativos somaram R$ 423,8 bilhões e a carteira de crédito alcançou R$ 268,4 bilhões, reforçando o apoio a empreendedores, produtores rurais e pessoas físicas. Atualmente, o sistema conta com 9,3 milhões de associados e mais de 3 mil agências no país.

Em 2024, o resultado líquido foi de R$ 6,6 bilhões, dos quais R$ 2,7 bilhões estão sendo distribuídos diretamente aos associados, entre juros ao capital e participação nos resultados. Essa distribuição — deliberada em assembleia por cada uma das mais de 100 cooperativas que compõem o Sicredi — é proporcional ao uso dos produtos e serviços ao longo do ano, beneficiando diretamente quem movimenta a economia local e fortalecendo as comunidades onde o Sicredi está presente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Programa Pró-Trator transforma vida de produtores rurais em São Paulo

Sicredi é líder na destinação do crédito subsidiado no estado com mais de R$ 61,1 milhões financiados, que beneficiam 343 agricultores e geram R$ 9,3 milhões em economia no campo paulista

No sítio de Lucas Fuini, em Itapira (SP), o cultivo de jiló, berinjela e pimentão garante o sustento da família. Filho e neto de produtores rurais, ele cresceu vendo o pai cuidar da terra e, aos 12 anos, já dividia o tempo entre a escola e o trabalho na lavoura. Com esforço e dedicação, manteve o negócio familiar e, neste ano, deu um passo importante: renovou a frota da propriedade por meio do Programa Pró-Trator e do Sicredi. 

“Programas como esse ajudam muito, principalmente porque facilitam o acesso a máquinas novas. Um trator custa quase R$ 200 mil, um valor que seria impossível pagar à vista. O crédito permite seguir investindo sem comprometer tudo de uma vez. Hoje está difícil juntar dinheiro”, conta Lucas, que utiliza o veículo na pulverização para tornar o dia a dia na roça mais eficiente.

Em Divinolândia (SP), o produtor Marcos Riccetto também viu no programa uma oportunidade de modernizar a frota. Ele trabalha com gado de cria e café de montanha e conheceu o Pró-Trator por meio do Sindicato Rural e da Casa da Agricultura do município. “O Sicredi me ajudou a agilizar toda a parte burocrática e de documentação. Essas iniciativas são essenciais, porque o setor primário é a base de tudo — se a agricultura não estiver estruturada, os outros setores também não avançam”, destaca Marcos, que adquiriu um trator de 85 cavalos, com super-redutor, para mecanizar parte da lavoura e otimizar os tratos culturais do café.

Histórias como as de Lucas e Marcos, ambos atendidos pela Sicredi Dexis, refletem a força de um programa que vem transformando a realidade do campo paulista. Parceiro dos produtores rurais há mais de um século e credenciado junto ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o Sicredi foi a primeira instituição financeira do Brasil a operar o Pró-Trator, lançado em maio de 2024 pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem como objetivo apoiar pequenos e médios produtores na modernização de suas propriedades, por meio do financiamento de tratores e implementos agrícolas.

Entre 2024 e 2025, o programa já movimentou R$ 61,1 milhões em financiamentos, beneficiando 343 associados e gerando uma economia de mais de R$ 9,3 milhões aos produtores participantes. Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, os resultados reforçam o papel do cooperativismo de crédito como parceiro estratégico do desenvolvimento regional. “Nosso compromisso é oferecer aos associados o suporte necessário para aprimorar suas operações e aumentar a produtividade. Ao facilitar o acesso a recursos, capacitamos pequenos e médios produtores a enfrentar os desafios com mais confiança e inovação”, ressalta.

O limite da subvenção oferecida pelo Sicredi é de R$ 50 mil. Os itens financiáveis são tratores — um por beneficiário, com potência máxima de motor de até 125 cavalos e fabricação nacional — e implementos agropecuários. Para obter a subvenção do Pró-Trator, o associado deve residir no estado de São Paulo. Mais informações estão disponíveis no site de linhas de crédito do Sicredi.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Sicredi organiza Summit Investimentos na B3 de São Paulo

Instituição financeira cooperativa reforça importância da consultoria personalizada para investidores de acordo com seus momentos de vida financeira

Com foco na integração, na atualização técnica e no planejamento estratégico, o Summit Investimentos Sicredi 2025 reuniu profissionais da área de investimentos das cooperativas Sicredi que atuam no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina para três dias de imersão na sede da B3, em São Paulo. O encontro aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro e destacou o papel essencial dos gerentes e assessores de investimento na jornada do associado, reforçando o compromisso com a formação contínua e com a entrega de uma assessoria financeira cada vez mais próxima e qualificada.

A iniciativa faz parte da agenda permanente de capacitação da instituição financeira cooperativa, que busca preparar os profissionais para reforçar a postura consultiva e o relacionamento próximo aos associados na gestão de investimentos. Para a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná, o Summit foi um marco de alinhamento e inspiração. “O objetivo é olhar para 2026 sempre focados na trajetória única de cada associado. Nosso grande propósito é apoiá-lo na construção dos seus sonhos — e, para isso, precisamos de uma equipe preparada, técnica e com conhecimento”, destacou a mediadora do evento.

Cenário econômico e relacionamento humano

A abertura do Summit teve como destaque a palestra “Cenário Econômico e Tendências para 2026”, conduzida por Eleonora de Oliveira, da equipe de Análises Econômicas do Sicredi. A economista apresentou dados sobre o mercado financeiro nacional e internacional, com foco na geopolítica e nos impactos sobre a economia global e brasileira. “A economia brasileira tem tido bom desempenho, mas começa a perder tração devido aos juros elevados. Nesses momentos de incerteza, o cooperativismo — especialmente o Sicredi — tem a vantagem de conhecer de perto o associado e mitigar riscos que outras instituições não conseguem”, explicou Eleonora.

Na sequência, o gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal, ministrou a palestra “Relacionamento humano em tempos digitais”, reforçando a importância da empatia e da personalização no contato com os associados. “Neste mundo cada vez mais tecnológico, onde a disputa pela atenção das pessoas é intensa, é fundamental evitar soluções prontas e investir em customização — como eventos especiais para investidores, comunicações personalizadas e foco no contato humano. Esse é o caminho para construir vínculos mais verdadeiros”, destacou Leal.

O primeiro dia contou com três momentos de discussão sobre estratégias de investimento. Eduardo Crawshaw d´Azevedo, gerente de Negócios de Investimentos e Previdência do Sicredi, apresentou a palestra “Visão Alongada na Área de Investimentos”. Em seguida, Luiz Furlani (Sicredi Asset), Getulio Ost (Sulamérica Asset) e Christopher Smith (Capitânia Asset) debateram como alinhar segurança e personalização na jornada do investidor.

“O próximo ano será interessante, desafiador e exigente, mas também repleto de boas oportunidades para retornos e novos investimentos”, afirmou André Salgado, da Adam Capital, que participou do painel “Multimercado em Movimento” ao lado de Furlani e Ost. 

Educação financeira e uso de dados

O segundo dia do evento foi dedicado a temas práticos sobre o papel dos assessores e gerentes na orientação financeira e no uso de dados para apoiar o associado investidor. Sandro da Cunha Yamada, analista sênior de investimentos e previdência da Confederação Sicredi, falou sobre como adaptar os produtos financeiros aos diferentes momentos de vida do associado.

Em seguida, os assessores de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central PR/SP/RJ e do Centro Sul, Altair Carrara e Rodrigo Henrique Muller, conduziram a palestra “Orientação financeira como bússola da jornada”, reforçando o papel do Sicredi na formação de associados mais conscientes financeiramente. “Essa é uma iniciativa que ajuda o associado a se organizar dentro de um planejamento, da poupança e do crédito consciente. Assim, ele conquista seus objetivos e realiza seus sonhos junto com o Sicredi”, afirmou Altair.

O dia seguiu com a apresentação de dois cases inspiradores. No primeiro, Fernando José de Carvalho (Sicredi Campos Gerais), Beatriz Tellaroli Pereira (Sicredi Morada do Sol) e Rubens Santos da Silva Junior (Sicredi Paranapanema) mostraram o diferencial do cooperativismo no atendimento à pessoa física. “Tenho muito orgulho e enxergo propósito em atender, porque acredito que podemos mudar a vida do associado por meio da educação financeira”, relatou Beatriz Tellaroli Pereira.

O segundo case, “Soluções financeiras para Pessoa Jurídica — Experiência de sucesso com empresas locais”, foi apresentado por Jonas Eduardo Davide (Sicredi Agroempresarial), Sandro Roque (Sicredi Grandes Lagos) e Thiago Teixeira Amaral Sneideris (Sicredi Centro Oeste Paulista).

Encerrando o dia, Matheus Charleaux, da B3, apresentou a palestra “Como utilizar os dados para entregar valor na jornada do associado investidor?”, mostrando como a análise de informações pode potencializar as estratégias das cooperativas. “Estamos desenvolvendo novas frentes de dados e, o mais importante, queremos estar próximos e ouvir as cooperativas. O Sicredi nos dá essa oportunidade de levar inovação e inteligência de mercado até a ponta”, ressaltou Charleaux.

Propósito e personalização

O terceiro e último dia do evento começou com a palestra de Julio Damião, especialista em finanças, que abordou “Os desafios de se tornar um profissional relevante”. Em seguida, o painel “O papel protagonista do assessor na vida do associado” reuniu André Alonso Brito (Sicredi Nossa Terra), Julio Cesar Santos Borba (Sicredi Rio Paraná) e Fernando Thomé (Sicredi Vale do Piquiri).

Outro destaque foi o case “Soluções de investimentos para o Agronegócio — Impacto na jornada do produtor rural”, com Thais Fernanda A. Hermisdorff Amaral (Sicredi Progresso), Everton Aquino Moreira Rodrigues (Sicredi Credjuris) e Djefferson Rodrigo Anschau (Sicredi Aliança). “Tivemos um crescimento expressivo na base de associados investidores: nossa carteira passou de 10% no ano passado para 20% este ano. Foi um avanço muito positivo”, contou Thais.

O encerramento ficou por conta de Fernando Wissmann, consultor de negócios do Sicredi, com a palestra “Nichos de associados: um olhar para além da segmentação”, convidando os participantes a repensar o atendimento sob uma ótica mais humana e personalizada.

Missão cumprida

Ao longo de três dias, o Summit Investimentos Sicredi 2025 promoveu uma imersão em tendências econômicas, relacionamento humano, educação financeira e inovação em dados — pilares que sustentam a atuação do Sicredi em investimentos.

Mais do que compartilhar conhecimento, o evento reforçou o papel das cooperativas como agentes de transformação financeira e social. “Olhar para o futuro é também reafirmar o nosso propósito: estar ao lado do associado, com empatia, técnica e propósito, ajudando-o a crescer de forma sustentável”, concluiu Adriana Zandoná.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Biopark é reconhecido como melhor Hub de Inovação do país pela Anprotec

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Parque Tecnológico de Toledo (PR) comemora três prêmios em uma semana e coloca Paraná no topo da inovação do país

O Biopark — Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, localizado em Toledo (PR), foi o grande vencedor do Prêmio Anprotec de Empreendedorismo Inovador, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), na categoria Hub de inovação. 

A cerimônia, realizada na última quarta-feira (15), durante a Conferência Anprotec 2025, em Foz do Iguaçu, reuniu líderes de ambientes de inovação, representantes de governos, universidades e empreendedores de todo o país. Considerado o mais importante troféu nacional do segmento, o prêmio reconhece instituições e ecossistemas que se destacam pela promoção de iniciativas de empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil. A escolha considerou critérios técnicos e também o engajamento do público nas redes sociais, que conferiu pontuação adicional aos finalistas.

“Esse prêmio vem coroar o trabalho que estamos realizando no Biopark. Acreditamos profundamente no trabalho colaborativo que une educação, pesquisa e empresas, e o NAPI é um exemplo disso, em que o empresariado apresenta as suas necessidades e a universidade pesquisa as soluções”, explica o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha. “O prêmio representa iniciativas que não só inovam, mas também geram impacto real em suas regiões, fomentando conexões e soluções sustentáveis”, afirma a presidente da Anprotec, Adriana Faria.

O case vencedor foi o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Alimentos Saudáveis, uma iniciativa do Biopark Educação em parceria com o Governo do Estado do Paraná, a Fundação Araucária e dez empresas e cooperativas que fazem parte do projeto.

Implantado em 2023, o arranjo recebeu aporte de R$ 50 milhões — metade do valor oriunda do Governo do Estado e a outra parte das empresas participantes — e tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras em alimentos saudáveis, com foco no diferencial competitivo das indústrias paranaenses e na busca por qualidade de vida entre os consumidores, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Três prêmios em uma semana

O reconhecimento veio logo após o Prêmio Iguassu Valley de Inovação 2025, promovido pelo Sebrae e entregue durante o Summit Iguassu Valley – Latino América, em Foz do Iguaçu, no dia 9 de outubro. O Biopark conquistou dois primeiros lugares: um na categoria Inovação em Processos de Negócios, com o modelo de governança colaborativa que articula empresas, universidades e institutos de pesquisa; e outro na categoria Inovação de Produtos ou Serviços, com o Colégio Donaduzzi, cuja proposta pedagógica inovadora e integrada ao ecossistema de ciência e tecnologia regional despertou atenção internacional.

Os projetos mobilizaram mais de R$ 50 milhões em investimentos, reduziram custos em até 40% nas empresas parceiras e reforçam a posição do Biopark como referência nacional e global em inovação baseada na educação. “Recebemos três prêmios importantes em uma única semana, e isso coloca a região Oeste e o Paraná como importante pólo de inovação para o Brasil”, comemora Rocha. 

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 129 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além da Faculdade Biopark e do Colégio Donaduzzi. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Residência no SUS forma médicos com olhar humano

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Formação no sistema público alia excelência técnica e compromisso com cuidado integral ao paciente

Dados do Panorama da Residência Médica, divulgado pela Universidade de São Paulo, indicam que mais de 27 mil médicos foram formados em 2024 no Brasil. Em contrapartida, foram oferecidas cerca de 16 mil vagas em residência médica — pouco mais da metade delas, 8.720, pertenciam a 160 instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema proporciona, além do conhecimento técnico e da vivência prática, o compromisso com o cuidado humanizado aos pacientes. 

“A residência em um hospital SUS me proporcionou uma visão ampla do sistema de saúde brasileiro. O contato direto com diferentes realidades sociais e com a alta complexidade clínica trouxe uma base sólida e reforçou a importância de um atendimento humano, acessível e de qualidade”, conta o cirurgião torácico Leonardo Rottili Roeder, que realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre (RS), e em cirurgia torácica no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), ambos dedicados 100% a atendimentos pelo SUS. 

Atualmente, além de atuar como preceptor de residência médica no Cajuru, Roeder realiza atendimentos no hospital privado São Marcelino Champagnat, na capital paranaense, onde também ocupa o cargo de coordenador médico. “Em uma instituição privada, muitas vezes temos mais tecnologias de ponta disponibilizadas, mas acho que o que mais conta para o paciente no atendimento é a empatia. Tento enxergar cada paciente com o olhar dele, entendendo sua história, suas angústias e expectativas. Esse cuidado reduz a distância na comunicação e fortalece a relação médico–paciente”, explica o profissional. “As necessidades humanas são universais, independentemente do tipo de atendimento. Levo comigo a sensibilidade e a visão de integralidade do SUS, o que contribui muito para melhorar a experiência do paciente, seja ele atendido no sistema público, em convênios ou na rede privada”, garante Roeder.

Hospital Universitário Cajuru

Referência no atendimento em traumas em todo o Paraná, o Hospital Universitário Cajuru realiza mais de 147 mil atendimentos por ano. Inaugurado em 1958 pela União dos Ferroviários, foi adquirido em 1977 pela Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUCPR. A partir desse momento, passou a integrar o ensino e as práticas acadêmicas da universidade e, em 1985, iniciou seu primeiro programa de residência médica em cirurgia geral e trauma. Hoje, o hospital oferece 20 especialidades médicas. 

“Ao atuar diariamente nos serviços do SUS, os residentes aprendem a enxergar o paciente em sua totalidade — não apenas a doença, mas também as vulnerabilidades e contexto de vida. Essa vivência desenvolve uma escuta mais empática e um olhar integral para o ser humano, valores que se tornam marca da formação oferecida pelo Cajuru”, afirma a coordenadora de residência médica intensiva, Viviane Chaiben. “Aqui, o conhecimento é construído lado a lado com o paciente. Cada atendimento é uma oportunidade de crescer como médico e como pessoa”, reforça.

Com uma equipe multiprofissional e infraestrutura voltada para o ensino e a assistência, o Hospital Universitário Cajuru oferece um ambiente de aprendizado integral. Os residentes convivem com diferentes especialidades e situações clínicas complexas, o que amplia sua capacidade de atuação e fortalece o sistema público de saúde.

Mais do que uma etapa da formação médica, a residência no Hospital Universitário Cajuru é um exercício diário de humanidade — um aprendizado que acompanha o profissional por toda a vida. “Todo médico que se forma e procura uma instituição para a especialização precisa refletir sobre o que espera da residência. É importante avaliar a qualidade do corpo clínico, as oportunidades de aprendizado prático, a presença de ensino e pesquisa e também a estrutura tecnológica que o hospital oferece. Esses fatores fazem toda a diferença na formação e no preparo para o futuro profissional”, enfatiza Roeder.

“O bom profissional é aquele que vê o paciente como um ser humano e não como um número. Cuidar do outro é um desafio constante e, além da técnica, essa é uma preocupação de quem atua diretamente na formação e qualificação de novos profissionais”, finaliza Viviane.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Produtora curitibana lança aplicativo que conecta contratantes e fornecedores de festas e eventos

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Produtora curitibana lança aplicativo que conecta contratantes e fornecedores de festas e eventos

Lissland reúne profissionais, criadores e empresas do setor de entretenimento em um portfólio digital gratuito, pensado para impulsionar o mercado de eventos e valorizar pequenos empreendedores

Organizar uma festa ou evento é uma arte e, muitas vezes, um verdadeiro desafio logístico. Encontrar o fornecedor ideal para cada detalhe pode exigir tempo, pesquisa e uma boa dose de sorte. Pensando em simplificar esse processo, a empresária curitibana Cris Lissoni criou a Lissland, um aplicativo inovador que conecta contratantes a profissionais do universo de eventos, de cosplayers a chefs de cozinha, passando por decoradores e músicos, facilitando as contratações desses profissionais e movimentando toda a cadeia produtiva do setor com cobertura nacional.

Disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos, a Lissland é, neste primeiro momento, totalmente gratuita tanto para contratantes quanto para fornecedores, democratizando o acesso e ampliando as oportunidades de negócios. A ideia da empresária é ampliar as funcionalidades ao longo do tempo, com serviços exclusivos e outras possibilidades de explorar o app, no entanto, agora o objetivo é lançar o produto como forma de colocar em prática a tecnologia.

“Queremos que o app seja um verdadeiro espaço de encontro. Nosso propósito é fortalecer o mercado nacional de entretenimento, dar visibilidade a profissionais da área e valorizar quem faz a festa acontecer, que são os pequenos e médios empreendedores. Antes de pensar em lucro, queremos criar um ambiente de trocas e conexões reais”, explica Cris Lissoni, idealizadora do projeto.

A inspiração para o aplicativo nasceu em meio à pandemia, quando o setor de eventos foi um dos mais afetados. Para minimizar os impactos, Cris organizou reuniões virtuais e rodadas de negócios entre profissionais do ramo. A adesão surpreendeu: em apenas quinze dias, mais de 800 CNPJs e CPFs foram cadastrados.
“Começamos de forma despretensiosa. Mas quando vimos aquela rede de profissionais se formando, percebemos o poder da união. Foi ali que surgiu a ideia de criar um espaço digital permanente, um aplicativo que reunisse todos: fornecedores e contratantes, num só lugar”, relembra Cris.

Uma “terra de oportunidades”

Com mais de 20 anos de experiência na produção de eventos, a empresária dedicou cerca de três anos no desenvolvimento da ferramenta. Disponível para Android e iOS, a Lissland aposta em um design gamificado, que transforma a experiência do usuário em uma “cidade de oportunidades”. “Queríamos criar um ambiente lúdico e interativo, como um jogo que simula a vida real. A plataforma tem uma mascote e espaços temáticos para cada área, como música, gastronomia, fotografia, cosplay, cerimonial, decoração, cabelo e maquiagem, e muito mais”, conta Cris.

Além do visual diferenciado, o aplicativo contém ainda uma rede social entre fornecedores e contratantes. “A ideia é que a conexão aconteça dentro da própria plataforma, fortalecendo o setor e estimulando a troca de experiências e oportunidades”, complementa.

Na prática

Para utilizar o aplicativo, os contratantes precisam apenas criar seu perfil, navegar pelo app, encontrar o fornecedor e fazer as negociações, como orçamento e contratação, diretamente com o prestador de serviço. Ainda, é possível favoritar atividades, pessoas, e encontrar detalhes sobre o serviço prestado, tudo de forma gratuita para quem está em busca de um trabalho específico. Com cobertura nacional, o app utiliza o sistema de geolocalização para facilitar a conexão entre empreendedores e contratantes da mesma localidade.

“Um músico, por exemplo, pode detalhar onde atua, que tipo de música toca, se está disponível para viagem, se possui equipamentos, se emite nota fiscal. Enfim, a ideia é que seja um portfolio virtual bem completo, para que as pessoas que estão contratando não tenham nenhuma surpresa desagradável. Além, é claro, de ser possível contactar os profissionais de forma direta”, explica Cris.

Já para quem é fornecedor, os chamados Lissplayers, o cadastro também é gratuito e sem burocracias. A ideia é que a plataforma seja uma facilitadora, mas que também ofereça suporte e apoio para os profissionais. “Os Lissplayers terão liberdade para negociar, sem nossa interferência. Ainda, oferecemos todo o suporte necessário, com a garantia de que neste início da operação, não haverá nenhum custo para os profissionais”, explica a empresária.

Projeções e próximos passos

Além de impulsionar o mercado e fomentar o networking entre profissionais e clientes, a Lissland pretende investir em capacitação. O aplicativo deve incluir um centro de formação voltado ao desenvolvimento de competências como pitch de negócios, gestão e investimentos. Ainda, dentro do app estão previstas melhorias e o lançamento de novas funcionalidades, além de um plano de monetização da plataforma. No entanto, a ideia agora é colocar ele pra rodar para que o setor seja ativado.

“Mais do que conectar pessoas, queremos contribuir para a qualificação do setor. Um mercado com conhecimento é um mercado fortalecido, em que todos saem ganhando: quem presta serviço e quem contrata”, finaliza a empresária.

Sobre a Anverso

A Anverso nasce do princípio de que arte e esporte são expressões da alma humana, feitos de talento, disciplina, superação e paixão. A empresa atua na gestão de carreiras de artistas e atletas, olhando além dos palcos, arenas e holofotes, e valorizando o ser humano por trás da performance — suas histórias, desafios e conquistas.

Futurize-se #2 reúne líderes e especialistas para discutir o futuro do mercado e as transformações que moldam os negócios

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Futurize-se #2 reúne líderes e especialistas para discutir o futuro do mercado e as transformações que moldam os negócios

Evento promovido pelo Núcleo de Futuros e Tendências (NFT) da ADVB/PR traz visões sobre tecnologia, cidades e novas oportunidades de mercado no MON

O Núcleo de Futuros e Tendências (NFT) da ADVB/PR realiza, no dia 4 de novembro, a segunda edição do Futurize-se, evento que propõe uma imersão nas ideias e forças que estão moldando o futuro dos negócios. Com o tema “O mercado do futuro”, o encontro acontece no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), a partir das 19h, reunindo líderes e especialistas para discutir inovação, tecnologia, planejamento urbano e as novas formas de enxergar oportunidades em um mundo em constante transformação.

Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o evento reforça o compromisso da entidade com a inovação e o desenvolvimento de lideranças visionárias. “A ADVB/PR tem como missão antecipar movimentos de mercado e fomentar o pensamento estratégico em vendas, marketing e gestão. O Futurize-se é um espaço para quem quer se inspirar e pensar o futuro com propósito e inteligência coletiva”, destaca.

Entre os palestrantes confirmados estão Guto Silva, secretário das Cidades do Paraná, gestor e empresário, que abordará a perspectiva do planejamento e do futuro das cidades; Jesper Rohde, especialista em negócios e tecnologia, com uma visão global sobre as tendências que estão redefinindo o mercado; e Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, que trará uma reflexão sobre negócios e oportunidades em ambientes não tradicionais. A mediação será de Isabela Melnechuky, diretora da ADVB/PR, coordenadora do Futurize-se e pesquisadora formada pelo Copenhagen Institute for Futures Studies, com mais de dez anos de experiência em inteligência de mercado.

“O Futurize-se é um convite para olhar além do agora e compreender as forças que moldam o amanhã. Queremos que as pessoas saiam do evento com novos repertórios, mais preparadas para lidar com a incerteza e para transformar tendências em ações concretas”, afirma Isabela.

A segunda edição do Futurize-se dá continuidade ao ciclo de eventos iniciado em 2024, com o objetivo de promover reflexões sobre as transformações sociais, econômicas e tecnológicas que estão redesenhando o ambiente de negócios no Brasil e no mundo.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas pelo https://www.diskingressos.com.br/event/1691.

Serviço:

Futurize-se #2 – O mercado do futuro

Data: 4 de novembro de 2025

Horário: 19h

Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR)

Inscrições gratuitas: https://www.diskingressos.com.br/event/1691

Halloween: saiba onde encontrar itens para sua festa a partir de R$2,90

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Halloween: saiba onde encontrar itens para sua festa a partir de R$2,90

Doces, fantasias e produtos de decoração estão entre os mais procurados no Grupo MiniPreço

Para atender a demanda crescente e garantir que os consumidores possam celebrar o Halloween em grande estilo, o Grupo MiniPreço está com suas lojas totalmente preparadas para o Dia dos Bruxas, comemorado em 31 de outubro. Os clientes encontram centenas de artigos para transformar casas e ambientes, além das guloseimas para as brincadeiras das crianças, o tradicional “doce ou travessura”.

É possível decorar e fazer a festa com itens a partir de R$2,90. O chapéu de bruxa, item bastante procurado, custa R$9,99 e, no setor de doces, ainda é possível encontrar produtos em promoção como o marshmallow, que tem desconto na compra da segunda unidade. “O grande diferencial do Grupo MiniPreço é o compromisso com o custo benefício. Trabalhamos antecipadamente com os fornecedores e negociamos os melhores preços. Por isso, a rede garante os melhores preços para atender a todos os clientes, reforçando seu posicionamento de oferecer qualidade e variedade com economia”, conta Beni Gelhorn, diretor comercial do Grupo MiniPreço.

Data consolidada

Consolidado no calendário de eventos nacionais, o Halloween se transformou em um motor de vendas para o comércio, com a expectativa de quebrar novos recordes neste ano, impulsionado pelo crescente interesse dos consumidores por decorações, fantasias, adereços e doces. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o varejo brasileiro projeta um crescimento de cerca de 4% em 2025, mantendo o ritmo da demanda do País.

Especificamente para o Halloween, a entidade havia estimado um movimento de mais de R$3,7 bilhões em 2024, o que representou uma alta superior a 15% sobre o ano anterior. Para 2025, o setor de festas e celebrações projeta um novo avanço de dois dígitos nas vendas, confirmando a relevância econômica da data.

Ainda de acordo com o diretor comercial do Grupo MiniPreço, a data já está consolidada no calendário varejista e gera negócios para diversos setores. “A crescente procura por itens de decoração e adereços é um dos destaques desse movimento. O brasileiro está investindo na transformação de ambientes, buscando desde as tradicionais abóboras e teias de aranha até os doces, o que estimula diversos segmentos, como lojas de festas, supermercados, e-commerce e varejistas, por exemplo”, finaliza.

Serviço:

Halloween Grupo MiniPreço

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h

Confira o endereço mais próximo em: https://site.minipreco.com.br/lojas/

Redes Sociais: @miniprecobr

De cáries a doenças do coração: o que a falta de higiene bucal pode causar?

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De cáries a doenças do coração: o que a falta de higiene bucal pode causar?

Cuidados com a higiene oral se adaptam a cada fase da vida; falta de limpeza na boca aumenta risco de câncer

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que quase metade da população mundial (45% ou 3,5 bilhões de pessoas) sofre de doenças bucais. Nos últimos 30 anos, os casos globais aumentaram em 1 bilhão, indicando que os cuidados com a higiene da boca não ganharam a atenção que deveriam.

Segundo a OMS, entre as doenças mais comuns estão a cárie dentária, periodontite grave, perda dentária e câncer bucal. Considerada “a porta de entrada do organismo”, a boca reflete o estado sistêmico do indivíduo.

“A saúde começa pela boca e vai muito além de um sorriso bonito. Cuidar da higiene bucal é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças que afetam todo o corpo, incluindo câncer de boca, problemas cardiovasculares e até o agravamento de condições sistêmicas, como o diabetes”, explica a mestre em Endodontia e coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Thamara Costa Maluf.

A especialista ressalta que processos infecciosos, inflamatórios ou até deficiências nutricionais podem se manifestar inicialmente na cavidade oral. “Por isso, é fundamental compreender que cuidar da saúde bucal é cuidar do corpo como um todo”.

Câncer de boca

Um dos aspectos mais preocupantes relacionados à falta de higiene bucal é o aumento do risco de câncer de boca, especialmente entre fumantes e pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o oitavo tipo de câncer mais frequente no Brasil e, no triênio 2022-2025, deve ultrapassar a marca de 15 mil pacientes diagnosticados.

A inflamação crônica causada pelo acúmulo de biofilme (placa bacteriana) cria um ambiente favorável para alterações celulares malignas. “Feridas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem causa aparente e dor ao engolir são sinais de alerta. Ao menor sintoma persistente, é essencial procurar um cirurgião-dentista”, orienta Thamara.

Impactos no organismo

O impacto da má higiene bucal pode ir muito além da cavidade oral. O sistema cardiovascular é um dos mais afetados, com aumento do risco de aterosclerose (obstruções nas artérias que nutrem o coração) e endocardite bacteriana (infecção grave do revestimento interno do coração).

Já o sistema respiratório pode ser comprometido pela aspiração de bactérias orais, especialmente em pacientes hospitalizados, levando a casos de pneumonia. Além disso, doenças periodontais podem interferir no controle glicêmico de diabéticos e causar desequilíbrios inflamatórios em todo o organismo. “É por isso que a saúde bucal precisa ser vista como parte integrante da saúde geral”, reforça Thamara.

Cuidados indispensáveis

A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível. Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e visitar o dentista semestralmente são atitudes básicas e que trazem bons resultados.

A especialista destaca a importância de escolher escovas com cerdas macias, trocá-las a cada três meses e utilizar creme dental com flúor. “Além disso, limpar a língua e manter uma alimentação equilibrada também faz parte dos cuidados essenciais. São hábitos que ajudam a controlar o número de bactérias na boca e evitam doenças”, complementa.

Thamara lembra que os cuidados com a higiene bucal se adaptam a cada fase da vida. Nas crianças, a prevenção começa antes mesmo da erupção dos dentes, com orientação aos pais e escovação supervisionada. Nos adultos, o foco é a manutenção da saúde da gengiva. Já nos idosos, o cuidado se volta para próteses, mucosas e a atenção à boca seca, um efeito colateral comum do uso de medicamentos.

Olhar sistêmico

Reconhecer a saúde bucal como parte integrante do bem-estar geral exige sólidos conhecimentos odontológicos, experiência prática, formação humanizada e atualizada com as evidências científicas.

“A profissão requer um olhar cuidadoso e sistêmico. Por isso, proporcionamos aos nossos estudantes uma vivência real, moderna e conectada com as tendências da carreira. Um exemplo é a Clínica Odontológica Integrado, onde os estudantes vivenciam experiências, aprimoram suas habilidades, adquirem novos conhecimentos, atendem pacientes de toda a região e ajudam a melhorar a saúde bucal da sociedade”, complementa Thamara Costa Maluf.

Vestibular de Odontologia

Para os interessados em ingressar na área, o Centro Universitário Integrado realiza o Vestibular de Odontologia 2026/1 e vai premiar os melhores classificados.

O primeiro colocado geral receberá uma bolsa de estudos completa, de 100% do valor das mensalidades durante toda a graduação, enquanto o segundo colocado garantirá 50% de desconto.

As inscrições para esse processo seletivo estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de outubro pelo site https://ceigraduacao.grupointegrado.br/ A prova será no dia 1º de novembro e o resultado sairá a partir das 19h. As aulas começam no início de 2026.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

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