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Halloween do Hard Rock Cafe Curitiba tem cenário inusitado e noite temática

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Caixão cenográfico instalado na entrada e concurso de fantasias embala festa marca para esta sexta-feira (31)

O Hard Rock Cafe Curitiba está no clima da data mais sombria e divertida do ano. Um caixão cenográfico foi instalado na calçada do restaurante com a frase “só não vem quem já se foi”, para embalar o Halloween da casa. A ação integra o calendário de experiências do restaurante, conhecido por unir música e entretenimento em formatos imersivos. A intervenção urbana permanecerá até o dia do evento e faz parte das atividades promovidas ao longo do mês.

Nesta sexta, dia 31 de outubro, o local entra oficialmente em modo Halloween. O ambiente receberá decoração especial, com a equipe caracterizada, e o público poderá participar de um concurso de fantasias com prêmio para o melhor look. Quem comparecer fantasiado também ganhará um presente exclusivo da Rock Shop, loja oficial do Hard Rock.

“Queremos proporcionar uma experiência completa, com atmosfera lúdica e divertida. O Halloween é uma das festas mais esperadas pelos nossos clientes e uma oportunidade de o público se divertir com esse tema que envolve tanto as crianças quanto os adultos”, destaca o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso.

ServiçoHalloween Hard Rock Cafe CuritibaRua Buenos Aires, 50 – Batel
31 de outubro
Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba

Sobre o Hard Rock Cafe CuritibaInaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza cerca de 1.460 shows anuais. Localizada no bairro Batel, a maior unidade da marca no Brasil tem capacidade para mil pessoas e já recebeu mais de 3 milhões de clientes. O espaço conta com estrutura para eventos corporativos e sociais e uma das lojas mais completas da rede.

Após impulsionar vendas em 58%, “Onda Laranja” do Grupo Vellore volta com meta de R$ 7 milhões em faturamento

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Ação acontece de 20 a 31 de outubro e percorre o país para reforçar a presença das marcas Foxlux e Famastil no varejo

Depois do sucesso da edição de maio, que impulsionou em 58% o faturamento do canal varejo e trouxe 317 novos clientes, o Grupo Vellore retoma nesta semana a terceira edição da “Onda Laranja”, uma jornada que une a indústria e o comercial em uma verdadeira expedição nacional.

De 20 a 31 de outubro, diversos colaboradores de diferentes áreas do Grupo — do corporativo às equipes de campo — percorrem o país com o objetivo de “pintar o Brasil de laranja”, levando a força das marcas Foxlux e Famastil para todos os cantos.

A Onda Laranja é um movimento de integração, relacionamento e presença, criado para fortalecer o vínculo com representantes comerciais e clientes do varejo. Durante duas semanas, os times visitam pontos de venda e parceiros em todas as regiões, promovendo um contato direto entre o corporativo do Grupo e o mercado. 

Na última edição, foram 1.416 positivações em duas semanas. O faturamento médio por representante cresceu 30%, consolidando a ação como um dos maiores movimentos comerciais do Grupo Vellore e um exemplo de sinergia entre marcas, pessoas e resultados.

Grupo Vellore

O Grupo Vellore é referência no segmento de materiais de construção, oferecendo um portfólio diversificado com mais de 1.200 produtos de alta qualidade. Com presença em mais de 2.500 municípios brasileiros, abrangendo cerca de 50% do território nacional, o Grupo também se destaca no mercado internacional, exportando para seis países. Detentora das renomadas marcas Foxlux e Famastil, a empresa fortalece sua atuação global com um escritório em Ningbo, na China, ampliando sua capacidade de atender às demandas do mercado global.

Congresso de Direito Médico e da Saúde tem início nesta quinta-feira em Curitiba

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Referências nacionais e internacionais se reúnem na OAB-PR para discutir temas atuais e desafios do setor

Juristas, magistrados, advogados, médicos e outros profissionais da saúde compartilham experiências e conhecimentos no II Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde, nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório principal da OAB-PR, em Curitiba. Promovido pelo Instituto Miguel Kfouri Neto (IMKN), o evento promove um diálogo interdisciplinar sobre temas como responsabilidade civil médica, bioética, direito médico e governança em saúde. 

“Este congresso é uma oportunidade única para atualização, aprendizado e troca de experiências sobre questões críticas e emergentes que impactam tanto o direito quanto a medicina”, destaca a presidente do IMKN, Rafaella Nogaroli. A programação inclui palestras de especialistas internacionais e painéis temáticos divididos em quatro eixos principais: Judicialização da Saúde, Ética Penal, Bioética, e Gestão em Saúde.

O professor e jurista português André Dias Pereira, diretor do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, vem ao Brasil para ministrar a palestra magna de abertura, na quinta-feira, dia 30, às 19h30.

O painel de encerramento trata do consentimento do paciente e conta com Gregorio Robles, catedrático de Filosofia do Direito na Universidade das Ilhas Baleares e professor de Direito da União Europeia na Fundación Mapfre-Estudios, em Madrid. Ele divide a mesa com o professor e desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente honorário do IMKN e coordenador da especialização em Direito Médico da Escola Brasileira de Direito (Ebradi).

Gestão em Saúde e Governança

Presidido pela advogada Natasha Gelinski, professora de Planejamento Estratégico na Saúde no BBI of Chicago e de Responsabilidade Civil Hospitalar na Ebradi, o painel Gestão em Saúde recebe o advogado Tertius Rebelo, o cirurgião oncológico e superintendente de Saúde da Unimed Curitiba, Flávio Saavedra Tomasich, e o diretor do Complexo Saúde Grupo Marista, professor doutor Juliano Gasparetto.

Com o tema “Valor em Saúde e governança clínica”, Gasparetto compartilha com o público do Congresso a experiência na gestão de dois hospitais da capital paranaense com perfis distintos: o Hospital Universitário Cajuru, que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Hospital São Marcelino Champagnat, um dos mais modernos e completos do país, que realiza atendimentos particulares e por meio de planos de saúde.

Segundo Juliano Gasparetto, aumentar o valor entregue ao paciente exige fortalecer a governança hospitalar — especialmente a governança clínica — promovendo uma gestão baseada em evidências, segurança assistencial e responsabilidade compartilhada entre corpo clínico e gestores. “Isso exige mais do que controle administrativo: requer liderança engajada, cultura de qualidade, transparência nos resultados e um modelo assistencial centrado na jornada do paciente”, observa.

Ele salienta que a adoção de práticas de acreditação hospitalar e a mensuração sistemática de desfechos e custos são caminhos concretos para transformar estruturas estáticas em organizações de saúde dinâmicas, sustentáveis e orientadas por valor. A acreditação é uma avaliação externa voluntária que atesta o cumprimento de padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão, definidos por entidades como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International (JCI). “Mais que um selo, ela representa um compromisso com a excelência assistencial, a padronização de práticas, a prevenção de erros e a melhoria contínua”, acrescenta.

Mesmo com avanços, dados da ONA indicam que menos de 10% dos hospitais brasileiros contam com algum modelo de acreditação. O Hospital Universitário Cajuru possui a mais alta classificação da ONA e é o único hospital 100% SUS certificado no Paraná. Já o Hospital São Marcelino Champagnat soma três acreditações consecutivas da JCI, sendo o único do estado reconhecido pela organização não governamental líder mundial em certificação de instituições de saúde.

Gasparetto explica que o custo e a complexidade do processo impactam a adesão. “A acreditação exige investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação e mudança cultural”, afirma. “Em instituições já em funcionamento, isso pode representar uma jornada longa e desafiadora. No caso do Hospital São Marcelino Champagnat, o manual da JCI foi adotado desde a concepção do projeto, o que facilitou todas as etapas de implantação”, conclui.

Serviço

II Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN

Data: 30 e 31 de outubro de 2025

Local: OAB-PR (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú – Curitiba/PR)

Horário: Quinta-feira, das 19h às 21h30 / sexta-feira, das 14h às 21h

Mais informações: www.imkn.com.br

Programação

DIA 30/10

19h às 19h30

PAINEL DE ABERTURA

RAFAELLA NOGAROLI

Presidente do IMKN

19h30 às 20h

PALESTRA MAGNA DE ABERTURA

ANDRÉ DIAS PEREIRA

20h às 21h30

PAINEL I: JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

Mesa presidida por Olavo Fettback Neto

RAFAELA TURRA

Protocolos de cumprimento das ordens judiciais em saúde suplementar: fluxos e formulários médicos

SÍLVIO ROMERO BELTRÃO

O que é justo em relação à saúde?

JOÃO PEDRO GEBRAN NETO

Medicina baseada em evidências e novos desafios da judicialização

RICHARD PAE KIM

Temas 6 e 1234 do STF e a judicialização dos medicamentos de doenças raras

DIA 31/10

14h às 15h30

PAINEL II: ÉTICA PENAL

Mesa presidida por Ana Claudia Pirajá Bandeira

ALESSANDRA MOURA BASTIAN DA CUNHA

O ato médico com tipificação penal fora do âmbito

PAULO YOUNES

O “Homem da Medicina” como sujeito ativo nos crimes contra à dignidade sexual e o punir como paixão contemporânea

ERMELINO FRANCO BECKER

Correlação entre julgamentos éticos e penais para infrações durante o ato médico

15h30 às 17h

PAINEL III: BIOÉTICA

Mesa presidida por Alexandro Oliveira

ROSÂNGELA VIANA ZUZA MEDEIROS

Entre a vontade e a vulnerabilidade: o direito de consentir no final da vida

HENDERSON FÜRST

Bioética e liberdade de expressão: entre regulação e desinformação

ERNANI COSTA MENDES

Enganar os desenganados é moralmente aceitável?

17h às 18h

COFFEE BREAK

18h às 19h30

PAINEL IV: GESTÃO EM SAÚDE

Mesa presidida por Natasha Gelinski

TERTIUS REBELO

Gestão estratégica e responsabilidade civil: quando o erro impacta na judicialização da saúde

FLÁVIO SAAVEDRA TOMASICH

Governança em saúde: a busca do “ponto de equilíbrio” entre qualidade assistencial e segurança jurídica

JULIANO GASPARETTO

Valor em Saúde e Governança Clínica

19h30 às 21h

ENCERRAMENTO: BIOÉTICA

Mesa presidida por Igor Mascarenhas

GREGÓRIO ROBLES

Consentimento do paciente na Teoria Comunicacional do Direito

MIGUEL KFOURI NETO

Consentimento do paciente na jurisprudência brasileira

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

BRW participa da ExpoTEA 2025 com linha de brinquedos pedagógicos

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A BRW Suprimentos marca presença na ExpoTEA 2025, feira internacional dedicada à inclusão e à neurodiversidade, que será realizada de 28 a 30 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa paranaense foi convidada a apresentar a Dipedu, marca de brinquedos pedagógicos e lúdicos desenvolvida para unir aprendizado e diversão.

Lançada em 2024, a coleção ampliou o portfólio neste ano e reúne mais de 100 brinquedos e jogos educativos que estimulam capacidades cognitivas, motoras e sociais em crianças de diferentes faixas etárias, incluindo as neurodivergentes. 

Os produtos são fabricados com materiais que priorizam segurança e funcionalidade: madeira ecologicamente correta e sem farpas, que auxilia no desenvolvimento tátil; EVA leve e lavável, que facilita o manuseio; e plástico resistente, que assegura durabilidade. Além do uso pedagógico, também podem ser aplicados em contextos terapêuticos, contribuindo para o desenvolvimento integral.

Para tornar a identificação mais acessível, a BRW passou a incluir um selo nas embalagens dos itens indicados ao público neurodivergente. A sinalização, com as indicações “TEA, TDAH e TOD”, facilita a escolha de pais, educadores e terapeutas, destacando os brinquedos que funcionam como ferramentas de apoio ao crescimento e ao aprendizado infantil.

“Ficamos muito felizes com o convite para participar da ExpoTEA. Acreditamos que a educação e o brincar são essenciais para o desenvolvimento e a inclusão. Estar em um evento que promove o diálogo sobre neurodiversidade reforça o nosso compromisso em criar produtos que acolham e estimulem todas as crianças”, afirma o gerente de Novos Negócios e responsável pela marca Dipedu na BRW Suprimentos, Bruno Ribas.

Reconhecida como o maior evento do país voltado para a conscientização e a promoção do entendimento sobre o espectro autista, a ExpoTEA reúne especialistas, empresas e prestadores de serviço referência na área. A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre terapias, recursos tecnológicos e práticas inclusivas.

Entre as novidades da linha está o Projetor de Desenho, que permite às crianças desenhar com o auxílio de uma luz projetada sobre uma superfície plana, como papel ou parede. O brinquedo estimula a coordenação motora fina e a criatividade, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e artísticas. O kit acompanha dois discos com 14 opções de desenhos e seis canetinhas coloridas.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Centro de Pesquisa Clínica do INC abre oportunidade de novas terapias para pacientes com Alzheimer

O curitibano Eloi Carlos Diegues, 78, é um dos 1,8 milhão de brasileiros que vivem com alguma forma de demência. De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2024, cerca de 8,5% da população com 60 anos ou mais convivem com a doença, incluindo o Alzheimer, que leva a uma perda progressiva das capacidades cognitivas e da independência. Foi depois de alguns episódios de lapsos de memória, que a família levou Eloi para uma consulta com um neurologista e, após exames e uma avaliação multidisciplinar, veio o diagnóstico da doença de Alzheimer, em 2019. “Foi muito dolorido. A aceitação é muito difícil para a família, você ouvir que o amor da sua vida tem essa doença, que ainda não tem cura”, lembra a esposa de Eloi, Helena Diegues.

Por isso, há três anos, quando houve a oportunidade de Eloi participar de um estudo de uma nova medicação, Helena não teve dúvidas de que ele iria entrar na pesquisa. “Não só ajudou a reduzir os sintomas e o avanço da doença, como também tratou uma cardiopatia severa que ele tem. Temos a consciência de que essa medicação não vai curá-lo, mas ajudou bastante. Nos momentos em que a memória dele volta, aproveitamos para ir ao baile da igreja, dançar e jantar com a família”, conta. “Participar dessas pesquisas também é uma forma de ajudar a encontrar a cura para o futuro”, acredita Helena, informando que, mesmo com o fim dos estudos, o marido continua acessando a medicação gratuitamente.

Essa pesquisa que Eloi participou é realizada no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) e avaliou a segurança e a eficácia de uma nova medicação em pessoas com diagnóstico com comprometimento cognitivo leve ou demência leve devido ao Alzheimer. Também está em andamento outra pesquisa em doença de Alzheimer, e outras duas estão previstas para iniciar até o final do ano – todas buscam, em curto prazo, melhorar a qualidade de vida e diminuir os sintomas, e em médio e longo prazos, a reversão das lesões cerebrais. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e representa cerca de 60% a 70% dos casos.

Agora, está aberta a seleção de novos participantes para uma pesquisa que trata das alucinações e delírios que podem ocorrer em quem tem doença de Alzheimer. O novo estudo compara o remédio ativo com placebo e, em seguida, o paciente passa para o estudo de extensão, quando só é tomada a medicação ativa. “Já existem medicamentos para tratar os delírios em pacientes que estão no nível moderado ou avançado do Alzheimer. Mas a diferença é que agora nós temos um grupo de medicamentos que não tem os efeitos colaterais dos medicamentos antigos, como enrijecer os músculos e dificultar a locomoção (parkinsonismo). A ideia é que as famílias e pacientes saibam dessa possibilidade de fazer um tratamento melhor, que supera o que existe hoje. Claro, que toda conduta só deve ser tomada em consonância com os médicos que atendem esses pacientes regularmente”, explica o neurologista Pedro Kowacs, chefe do Centro de Pesquisa Clínica do INC.

Novos estudos em doença de Azheimer inicial
Ainda neste ano, segundo a gerente do Centro de Pesquisa Clínica do INC, Vanessa Radünz, começam mais dois estudos na fase inicial, que buscam atrasar a progressão da doença. Um deles propõe o tratamento de comprometimento cognitivo associado à doença de Alzheimer – que impacta severamente a rotina dos pacientes e dos cuidadores. Este estudo irá avaliar a eficácia e a segurança de uma nova molécula em adultos de 60 a 85 anos, diagnosticados com doença de Alzheimer leve a moderada, visando melhorar a cognição e o funcionamento global dos participantes.

Já o segundo estudo vai avaliar a eficácia e segurança de um novo anticorpo em paciente com comprometimento cognitivo leve e demência leve decorrente do Alzheimer. O grande diferencial é que esse novo anticorpo é mais eficiente, pois será transportado para o interstício cerebral por uma molécula que o ajuda a ultrapassar a barreira sangue-cérebro.

Centro de referência de pesquisa
Com mais de 21 anos de atividade, o Centro de Pesquisa Clínica do INC se dedica prioritariamente aos estudos em neurologia, com o objetivo de detalhar os efeitos de novos medicamentos ou outras formas de tratamento (genéticos, farmacológicos, imunobiológicos, etc). O INC já participou de mais de 60 estudos de doenças neurológicas comuns e outras raras (com pouca ou nenhuma alternativa de tratamento), que envolveram cerca de 400 participantes. Reconhecido nos âmbitos nacional e internacional pela qualidade do trabalho, o centro já passou por diversas auditorias internacionais, inclusive inspeção do FDA (Food and Drug Administration), e é regulado por comitês de ética local e nacional e também pela ANVISA.

O centro trabalha geralmente nas fases 2 e 3 das pesquisas clínicas. Isso significa que serão testadas a segurança, os níveis do medicamento no sangue, a tolerabilidade e a eficácia da medicação ou produto em seres humanos. Para participar de uma pesquisa, o candidato precisa passar por uma triagem a partir dos critérios de inclusão e exclusão, que costumam ser bem rígidos, para que seja possível comparar pessoas com condições semelhantes.

SERVIÇO
Centro de Pesquisa Clínica do INC
Mais informações: (41) 99633-1810/ pesquisacuritiba@pesquisacuritiba.com

Histórias que inspiram: Educação e inclusão transformam trajetórias no mundo corporativo

Com apoio do Sicredi, pessoas como Sabrina e Eva mostram que é possível recomeçar a partir de novas oportunidades no mercado de trabalho

Aos 14 anos, Sabrina Abigail enfrentou uma perda que marcou sua vida para sempre. Com o falecimento precoce da mãe, ela e os irmãos mais velhos, Gustavo e Samira, precisaram assumir responsabilidades cedo demais e encontraram juntos maneiras de seguir em frente. Dividindo tarefas, cuidando uns dos outros e buscando alternativas para manter a estabilidade da família, Sabrina enxergou na educação uma porta de entrada para o mercado de trabalho. 

Foi em 2023 que uma formação em Mercado Financeiro veio acompanhada de uma oportunidade como jovem aprendiz na área de Governança da cooperativa Sicredi Integração PR/SC. Onze meses depois, ela foi efetivada como auxiliar de Desenvolvimento do Cooperativismo, função que exerce até hoje, conciliando o trabalho com a faculdade de Jornalismo.

Sabrina, hoje com 20 anos, é uma entre os mais de 45 mil colaboradores do Sicredi espalhados pelo país. “Eles acreditaram em mim justamente quando eu mais precisava. Essa confiança foi fundamental para meu amadurecimento na profissão e para que eu me reconhecesse como alguém de valor, capaz e com grande potencial. Foi aqui que entendi que não sou apenas mais uma, pois me sinto acolhida e valorizada”, revela. 

Para ela, a Certificação FBB 510, promovida pela instituição financeira cooperativa em parceria com a Febraban, proporcionou aprendizados que vão além do campo financeiro. O que mais a impactou foi o entendimento do conceito de modelo cooperativo. “Ao aprender sobre cooperativismo, acabei descobrindo mais sobre mim mesma e entendendo aquilo que faz parte de mim desde a infância”, compartilha. A parceria entre o Sicredi e a Febraban já formou mais de cem profissionais — e 51% deles trabalham hoje na instituição financeira. 

Figurando entre as melhores empresas para trabalhar no país, o Sicredi foi reconhecido como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, conforme o ranking do Great Place to Work (GPTW) em 2024. Em 2025, a cooperativa de crédito e investimento foi eleita uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina pela mesma instituição — resultado de um ambiente de trabalho que alia confiança, respeito e desenvolvimento contínuo. “Nossa prioridade é fortalecer um ambiente onde o colaborador se sinta ouvido e motivado a evoluir. Sabemos que isso impacta diretamente a experiência que entregamos aos nossos associados e às comunidades onde atuamos”, destaca o gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi PR/SP/RJ, Marcos Antonio Primão. 

Educação, cooperação e transformação na vida real

Assim como Sabrina, Eva Rodrigues também trilhou um caminho de superação e encontrou nos princípios da cooperação uma nova perspectiva de vida. Natural de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, Eva teve a trajetória marcada desde cedo por desafios que exigiram resiliência e foco. Crescer em uma família numerosa, com seis irmãos, e lidar com a perda precoce de um deles fez parte da sua realidade, assim como a necessidade de cuidar da avó cadeirante e da mãe com problemas de saúde. Mesmo com o ensino médio concluído, os planos de ingressar na faculdade precisaram ser adiados diante das responsabilidades familiares e das dificuldades financeiras.

A mudança para a Região Metropolitana de Curitiba, em 2017, marcou o início de uma nova fase. Com a irmã mais nova ao lado, Eva enfrentou a busca por emprego em um mercado competitivo e sem experiência prévia. Durante anos, acumulou funções como babá e operadora de caixa, além de atuar como auditora de preços em um atacado, conciliando trabalho com o desejo de construir uma vida mais estável.

Em 2021, a possibilidade de assumir o cargo de recepcionista na Central Sicredi PR/SP/RJ abriu caminho para a sua formação técnica. “Desde o ingresso, participei de formações internas, treinamentos e cursos que ampliaram minha compreensão sobre cooperativismo e mercado financeiro”, relata Eva. Esse investimento culminou na realização de um sonho: iniciar a faculdade de Administração.

Morando atualmente em Colombo (PR), Eva mantém o vínculo com suas origens no Nordeste e traça objetivos claros, como a conquista da casa própria e de um veículo, reforçando seu compromisso com o aprimoramento constante e com a construção de uma vida mais segura. “Levo comigo valores como cooperação, ética, proximidade e responsabilidade social, que estão contribuindo para meu crescimento profissional e para a construção de uma consciência sobre meu papel na sociedade”, conta.

Construindo uma cultura que impulsiona o futuro

O fortalecimento da cultura organizacional é uma prioridade constante para o Sicredi. O investimento em programas de desenvolvimento, políticas de diversidade, inclusão e o foco em valores compartilhados criam uma base sólida para a evolução sustentável da instituição financeira cooperativa. “Mais do que um conjunto de diretrizes, nossa cultura é uma construção coletiva, que nasce da confiança e do respeito entre as pessoas. Isso faz toda a diferença na forma como nos relacionamos, crescemos e entregamos valor”, reforça Marcos Antonio Primão.

Sabrina e Eva, em suas histórias de vida e de carreira, personificam o compromisso da instituição com o potencial humano, a valorização de talentos e a expansão de oportunidades. Ambas veem no Sicredi mais do que uma cooperativa de crédito — uma plataforma para sonhar, crescer e contribuir. “Saber que faço parte de algo maior, que acreditou em mim mesmo quando eu tinha dúvidas, me dá força para seguir evoluindo”, diz Sabrina. “O Sicredi não é só um trabalho, é um lugar onde posso aprender, ajudar e, principalmente, me sentir parte de uma mudança que vai além de mim”, completa Eva.

Cooperativismo que gera valor para pessoas e comunidades

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil e com mais de 9 milhões de associados, segue em trajetória de crescimento. Até julho de 2025, seus ativos somaram R$ 423,8 bilhões e a carteira de crédito alcançou R$ 268,4 bilhões, reforçando o apoio a empreendedores, produtores rurais e pessoas físicas. Atualmente, o sistema conta com 9,3 milhões de associados e mais de 3 mil agências no país.

Em 2024, o resultado líquido foi de R$ 6,6 bilhões, dos quais R$ 2,7 bilhões estão sendo distribuídos diretamente aos associados, entre juros ao capital e participação nos resultados. Essa distribuição — deliberada em assembleia por cada uma das mais de 100 cooperativas que compõem o Sicredi — é proporcional ao uso dos produtos e serviços ao longo do ano, beneficiando diretamente quem movimenta a economia local e fortalecendo as comunidades onde o Sicredi está presente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Programa Pró-Trator transforma vida de produtores rurais em São Paulo

Sicredi é líder na destinação do crédito subsidiado no estado com mais de R$ 61,1 milhões financiados, que beneficiam 343 agricultores e geram R$ 9,3 milhões em economia no campo paulista

No sítio de Lucas Fuini, em Itapira (SP), o cultivo de jiló, berinjela e pimentão garante o sustento da família. Filho e neto de produtores rurais, ele cresceu vendo o pai cuidar da terra e, aos 12 anos, já dividia o tempo entre a escola e o trabalho na lavoura. Com esforço e dedicação, manteve o negócio familiar e, neste ano, deu um passo importante: renovou a frota da propriedade por meio do Programa Pró-Trator e do Sicredi. 

“Programas como esse ajudam muito, principalmente porque facilitam o acesso a máquinas novas. Um trator custa quase R$ 200 mil, um valor que seria impossível pagar à vista. O crédito permite seguir investindo sem comprometer tudo de uma vez. Hoje está difícil juntar dinheiro”, conta Lucas, que utiliza o veículo na pulverização para tornar o dia a dia na roça mais eficiente.

Em Divinolândia (SP), o produtor Marcos Riccetto também viu no programa uma oportunidade de modernizar a frota. Ele trabalha com gado de cria e café de montanha e conheceu o Pró-Trator por meio do Sindicato Rural e da Casa da Agricultura do município. “O Sicredi me ajudou a agilizar toda a parte burocrática e de documentação. Essas iniciativas são essenciais, porque o setor primário é a base de tudo — se a agricultura não estiver estruturada, os outros setores também não avançam”, destaca Marcos, que adquiriu um trator de 85 cavalos, com super-redutor, para mecanizar parte da lavoura e otimizar os tratos culturais do café.

Histórias como as de Lucas e Marcos, ambos atendidos pela Sicredi Dexis, refletem a força de um programa que vem transformando a realidade do campo paulista. Parceiro dos produtores rurais há mais de um século e credenciado junto ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o Sicredi foi a primeira instituição financeira do Brasil a operar o Pró-Trator, lançado em maio de 2024 pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem como objetivo apoiar pequenos e médios produtores na modernização de suas propriedades, por meio do financiamento de tratores e implementos agrícolas.

Entre 2024 e 2025, o programa já movimentou R$ 61,1 milhões em financiamentos, beneficiando 343 associados e gerando uma economia de mais de R$ 9,3 milhões aos produtores participantes. Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, os resultados reforçam o papel do cooperativismo de crédito como parceiro estratégico do desenvolvimento regional. “Nosso compromisso é oferecer aos associados o suporte necessário para aprimorar suas operações e aumentar a produtividade. Ao facilitar o acesso a recursos, capacitamos pequenos e médios produtores a enfrentar os desafios com mais confiança e inovação”, ressalta.

O limite da subvenção oferecida pelo Sicredi é de R$ 50 mil. Os itens financiáveis são tratores — um por beneficiário, com potência máxima de motor de até 125 cavalos e fabricação nacional — e implementos agropecuários. Para obter a subvenção do Pró-Trator, o associado deve residir no estado de São Paulo. Mais informações estão disponíveis no site de linhas de crédito do Sicredi.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Sicredi organiza Summit Investimentos na B3 de São Paulo

Instituição financeira cooperativa reforça importância da consultoria personalizada para investidores de acordo com seus momentos de vida financeira

Com foco na integração, na atualização técnica e no planejamento estratégico, o Summit Investimentos Sicredi 2025 reuniu profissionais da área de investimentos das cooperativas Sicredi que atuam no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Santa Catarina para três dias de imersão na sede da B3, em São Paulo. O encontro aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro e destacou o papel essencial dos gerentes e assessores de investimento na jornada do associado, reforçando o compromisso com a formação contínua e com a entrega de uma assessoria financeira cada vez mais próxima e qualificada.

A iniciativa faz parte da agenda permanente de capacitação da instituição financeira cooperativa, que busca preparar os profissionais para reforçar a postura consultiva e o relacionamento próximo aos associados na gestão de investimentos. Para a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná, o Summit foi um marco de alinhamento e inspiração. “O objetivo é olhar para 2026 sempre focados na trajetória única de cada associado. Nosso grande propósito é apoiá-lo na construção dos seus sonhos — e, para isso, precisamos de uma equipe preparada, técnica e com conhecimento”, destacou a mediadora do evento.

Cenário econômico e relacionamento humano

A abertura do Summit teve como destaque a palestra “Cenário Econômico e Tendências para 2026”, conduzida por Eleonora de Oliveira, da equipe de Análises Econômicas do Sicredi. A economista apresentou dados sobre o mercado financeiro nacional e internacional, com foco na geopolítica e nos impactos sobre a economia global e brasileira. “A economia brasileira tem tido bom desempenho, mas começa a perder tração devido aos juros elevados. Nesses momentos de incerteza, o cooperativismo — especialmente o Sicredi — tem a vantagem de conhecer de perto o associado e mitigar riscos que outras instituições não conseguem”, explicou Eleonora.

Na sequência, o gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal, ministrou a palestra “Relacionamento humano em tempos digitais”, reforçando a importância da empatia e da personalização no contato com os associados. “Neste mundo cada vez mais tecnológico, onde a disputa pela atenção das pessoas é intensa, é fundamental evitar soluções prontas e investir em customização — como eventos especiais para investidores, comunicações personalizadas e foco no contato humano. Esse é o caminho para construir vínculos mais verdadeiros”, destacou Leal.

O primeiro dia contou com três momentos de discussão sobre estratégias de investimento. Eduardo Crawshaw d´Azevedo, gerente de Negócios de Investimentos e Previdência do Sicredi, apresentou a palestra “Visão Alongada na Área de Investimentos”. Em seguida, Luiz Furlani (Sicredi Asset), Getulio Ost (Sulamérica Asset) e Christopher Smith (Capitânia Asset) debateram como alinhar segurança e personalização na jornada do investidor.

“O próximo ano será interessante, desafiador e exigente, mas também repleto de boas oportunidades para retornos e novos investimentos”, afirmou André Salgado, da Adam Capital, que participou do painel “Multimercado em Movimento” ao lado de Furlani e Ost. 

Educação financeira e uso de dados

O segundo dia do evento foi dedicado a temas práticos sobre o papel dos assessores e gerentes na orientação financeira e no uso de dados para apoiar o associado investidor. Sandro da Cunha Yamada, analista sênior de investimentos e previdência da Confederação Sicredi, falou sobre como adaptar os produtos financeiros aos diferentes momentos de vida do associado.

Em seguida, os assessores de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central PR/SP/RJ e do Centro Sul, Altair Carrara e Rodrigo Henrique Muller, conduziram a palestra “Orientação financeira como bússola da jornada”, reforçando o papel do Sicredi na formação de associados mais conscientes financeiramente. “Essa é uma iniciativa que ajuda o associado a se organizar dentro de um planejamento, da poupança e do crédito consciente. Assim, ele conquista seus objetivos e realiza seus sonhos junto com o Sicredi”, afirmou Altair.

O dia seguiu com a apresentação de dois cases inspiradores. No primeiro, Fernando José de Carvalho (Sicredi Campos Gerais), Beatriz Tellaroli Pereira (Sicredi Morada do Sol) e Rubens Santos da Silva Junior (Sicredi Paranapanema) mostraram o diferencial do cooperativismo no atendimento à pessoa física. “Tenho muito orgulho e enxergo propósito em atender, porque acredito que podemos mudar a vida do associado por meio da educação financeira”, relatou Beatriz Tellaroli Pereira.

O segundo case, “Soluções financeiras para Pessoa Jurídica — Experiência de sucesso com empresas locais”, foi apresentado por Jonas Eduardo Davide (Sicredi Agroempresarial), Sandro Roque (Sicredi Grandes Lagos) e Thiago Teixeira Amaral Sneideris (Sicredi Centro Oeste Paulista).

Encerrando o dia, Matheus Charleaux, da B3, apresentou a palestra “Como utilizar os dados para entregar valor na jornada do associado investidor?”, mostrando como a análise de informações pode potencializar as estratégias das cooperativas. “Estamos desenvolvendo novas frentes de dados e, o mais importante, queremos estar próximos e ouvir as cooperativas. O Sicredi nos dá essa oportunidade de levar inovação e inteligência de mercado até a ponta”, ressaltou Charleaux.

Propósito e personalização

O terceiro e último dia do evento começou com a palestra de Julio Damião, especialista em finanças, que abordou “Os desafios de se tornar um profissional relevante”. Em seguida, o painel “O papel protagonista do assessor na vida do associado” reuniu André Alonso Brito (Sicredi Nossa Terra), Julio Cesar Santos Borba (Sicredi Rio Paraná) e Fernando Thomé (Sicredi Vale do Piquiri).

Outro destaque foi o case “Soluções de investimentos para o Agronegócio — Impacto na jornada do produtor rural”, com Thais Fernanda A. Hermisdorff Amaral (Sicredi Progresso), Everton Aquino Moreira Rodrigues (Sicredi Credjuris) e Djefferson Rodrigo Anschau (Sicredi Aliança). “Tivemos um crescimento expressivo na base de associados investidores: nossa carteira passou de 10% no ano passado para 20% este ano. Foi um avanço muito positivo”, contou Thais.

O encerramento ficou por conta de Fernando Wissmann, consultor de negócios do Sicredi, com a palestra “Nichos de associados: um olhar para além da segmentação”, convidando os participantes a repensar o atendimento sob uma ótica mais humana e personalizada.

Missão cumprida

Ao longo de três dias, o Summit Investimentos Sicredi 2025 promoveu uma imersão em tendências econômicas, relacionamento humano, educação financeira e inovação em dados — pilares que sustentam a atuação do Sicredi em investimentos.

Mais do que compartilhar conhecimento, o evento reforçou o papel das cooperativas como agentes de transformação financeira e social. “Olhar para o futuro é também reafirmar o nosso propósito: estar ao lado do associado, com empatia, técnica e propósito, ajudando-o a crescer de forma sustentável”, concluiu Adriana Zandoná.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

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Biopark é reconhecido como melhor Hub de Inovação do país pela Anprotec

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Parque Tecnológico de Toledo (PR) comemora três prêmios em uma semana e coloca Paraná no topo da inovação do país

O Biopark — Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, localizado em Toledo (PR), foi o grande vencedor do Prêmio Anprotec de Empreendedorismo Inovador, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), na categoria Hub de inovação. 

A cerimônia, realizada na última quarta-feira (15), durante a Conferência Anprotec 2025, em Foz do Iguaçu, reuniu líderes de ambientes de inovação, representantes de governos, universidades e empreendedores de todo o país. Considerado o mais importante troféu nacional do segmento, o prêmio reconhece instituições e ecossistemas que se destacam pela promoção de iniciativas de empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil. A escolha considerou critérios técnicos e também o engajamento do público nas redes sociais, que conferiu pontuação adicional aos finalistas.

“Esse prêmio vem coroar o trabalho que estamos realizando no Biopark. Acreditamos profundamente no trabalho colaborativo que une educação, pesquisa e empresas, e o NAPI é um exemplo disso, em que o empresariado apresenta as suas necessidades e a universidade pesquisa as soluções”, explica o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha. “O prêmio representa iniciativas que não só inovam, mas também geram impacto real em suas regiões, fomentando conexões e soluções sustentáveis”, afirma a presidente da Anprotec, Adriana Faria.

O case vencedor foi o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Alimentos Saudáveis, uma iniciativa do Biopark Educação em parceria com o Governo do Estado do Paraná, a Fundação Araucária e dez empresas e cooperativas que fazem parte do projeto.

Implantado em 2023, o arranjo recebeu aporte de R$ 50 milhões — metade do valor oriunda do Governo do Estado e a outra parte das empresas participantes — e tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras em alimentos saudáveis, com foco no diferencial competitivo das indústrias paranaenses e na busca por qualidade de vida entre os consumidores, tanto no mercado nacional quanto internacional.

Três prêmios em uma semana

O reconhecimento veio logo após o Prêmio Iguassu Valley de Inovação 2025, promovido pelo Sebrae e entregue durante o Summit Iguassu Valley – Latino América, em Foz do Iguaçu, no dia 9 de outubro. O Biopark conquistou dois primeiros lugares: um na categoria Inovação em Processos de Negócios, com o modelo de governança colaborativa que articula empresas, universidades e institutos de pesquisa; e outro na categoria Inovação de Produtos ou Serviços, com o Colégio Donaduzzi, cuja proposta pedagógica inovadora e integrada ao ecossistema de ciência e tecnologia regional despertou atenção internacional.

Os projetos mobilizaram mais de R$ 50 milhões em investimentos, reduziram custos em até 40% nas empresas parceiras e reforçam a posição do Biopark como referência nacional e global em inovação baseada na educação. “Recebemos três prêmios importantes em uma única semana, e isso coloca a região Oeste e o Paraná como importante pólo de inovação para o Brasil”, comemora Rocha. 

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 129 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além da Faculdade Biopark e do Colégio Donaduzzi. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Residência no SUS forma médicos com olhar humano

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Formação no sistema público alia excelência técnica e compromisso com cuidado integral ao paciente

Dados do Panorama da Residência Médica, divulgado pela Universidade de São Paulo, indicam que mais de 27 mil médicos foram formados em 2024 no Brasil. Em contrapartida, foram oferecidas cerca de 16 mil vagas em residência médica — pouco mais da metade delas, 8.720, pertenciam a 160 instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema proporciona, além do conhecimento técnico e da vivência prática, o compromisso com o cuidado humanizado aos pacientes. 

“A residência em um hospital SUS me proporcionou uma visão ampla do sistema de saúde brasileiro. O contato direto com diferentes realidades sociais e com a alta complexidade clínica trouxe uma base sólida e reforçou a importância de um atendimento humano, acessível e de qualidade”, conta o cirurgião torácico Leonardo Rottili Roeder, que realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre (RS), e em cirurgia torácica no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), ambos dedicados 100% a atendimentos pelo SUS. 

Atualmente, além de atuar como preceptor de residência médica no Cajuru, Roeder realiza atendimentos no hospital privado São Marcelino Champagnat, na capital paranaense, onde também ocupa o cargo de coordenador médico. “Em uma instituição privada, muitas vezes temos mais tecnologias de ponta disponibilizadas, mas acho que o que mais conta para o paciente no atendimento é a empatia. Tento enxergar cada paciente com o olhar dele, entendendo sua história, suas angústias e expectativas. Esse cuidado reduz a distância na comunicação e fortalece a relação médico–paciente”, explica o profissional. “As necessidades humanas são universais, independentemente do tipo de atendimento. Levo comigo a sensibilidade e a visão de integralidade do SUS, o que contribui muito para melhorar a experiência do paciente, seja ele atendido no sistema público, em convênios ou na rede privada”, garante Roeder.

Hospital Universitário Cajuru

Referência no atendimento em traumas em todo o Paraná, o Hospital Universitário Cajuru realiza mais de 147 mil atendimentos por ano. Inaugurado em 1958 pela União dos Ferroviários, foi adquirido em 1977 pela Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUCPR. A partir desse momento, passou a integrar o ensino e as práticas acadêmicas da universidade e, em 1985, iniciou seu primeiro programa de residência médica em cirurgia geral e trauma. Hoje, o hospital oferece 20 especialidades médicas. 

“Ao atuar diariamente nos serviços do SUS, os residentes aprendem a enxergar o paciente em sua totalidade — não apenas a doença, mas também as vulnerabilidades e contexto de vida. Essa vivência desenvolve uma escuta mais empática e um olhar integral para o ser humano, valores que se tornam marca da formação oferecida pelo Cajuru”, afirma a coordenadora de residência médica intensiva, Viviane Chaiben. “Aqui, o conhecimento é construído lado a lado com o paciente. Cada atendimento é uma oportunidade de crescer como médico e como pessoa”, reforça.

Com uma equipe multiprofissional e infraestrutura voltada para o ensino e a assistência, o Hospital Universitário Cajuru oferece um ambiente de aprendizado integral. Os residentes convivem com diferentes especialidades e situações clínicas complexas, o que amplia sua capacidade de atuação e fortalece o sistema público de saúde.

Mais do que uma etapa da formação médica, a residência no Hospital Universitário Cajuru é um exercício diário de humanidade — um aprendizado que acompanha o profissional por toda a vida. “Todo médico que se forma e procura uma instituição para a especialização precisa refletir sobre o que espera da residência. É importante avaliar a qualidade do corpo clínico, as oportunidades de aprendizado prático, a presença de ensino e pesquisa e também a estrutura tecnológica que o hospital oferece. Esses fatores fazem toda a diferença na formação e no preparo para o futuro profissional”, enfatiza Roeder.

“O bom profissional é aquele que vê o paciente como um ser humano e não como um número. Cuidar do outro é um desafio constante e, além da técnica, essa é uma preocupação de quem atua diretamente na formação e qualificação de novos profissionais”, finaliza Viviane.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.