Home Blog

Organização social do Paraná apresenta projetos para a bancada paranaense na Câmara Federal, em Brasília

Deputados federais do Paraná conheceram iniciativas que fortalecem o empreendedorismo e geram oportunidades sociais no Estado.

A equipe da GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), organização social que atua há 22 anos na promoção de ações de educação e empregabilidade,  foi recebida pela bancada paranaense na Câmara Federal, em Brasília (DF), no último dia 21 de outubro. Os deputados federais do Paraná puderam conhecer os projetos sociais da organização, bem como seu impacto positivo no mercado de trabalho e os números alcançados pela instituição.

Estiveram presentes a gerente de Iniciativas Sociais da GERAR, Elizete Dreviski; o gerente de Marketing, Pedro Borin; e o Relações Públicas, Marcos Costa.

Em uma das falas da apresentação, Elizete Dreviski destacou que 40% da população brasileira sonha em empreender.

 “Acredito que todos ainda se recordam das últimas eleições, das pesquisas que mostraram que 40% da população brasileira tinha o sonho de empreender, ter o seu negócio próprio. E a GERAR trabalha com este sonho, com esse projeto. Trabalhamos para fortalecer as ideias, para viabilizar planos de negócio e concretizar sonhos junto com os paranaenses”, afirma.

Ao apresentar a GERAR à bancada, Pedro Borin destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento social. “ Com essa apresentação, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Acreditamos que, juntos, poder público, iniciativa privada e sociedade civil, podemos multiplicar esse impacto e construir um Paraná mais justo, mais produtivo e cheio de oportunidades”, ressalta.

Para Marcos Costa, cada projeto social apresentado representa vidas transformadas e comunidades fortalecidas. “E é isso que queremos continuar fazendo, com o apoio da bancada paranaense e de todos que acreditam que investir em pessoas é o caminho mais seguro para o progresso”, finaliza.

Elizete também ressaltou a importância de que os representantes do Paraná conheçam os projetos e apoiem sua continuidade.

“É fundamental que a bancada paranaense conheça de perto o impacto do nosso trabalho, pois isso fortalece o diálogo e amplia as possibilidades de apoio e parceria. Quando os nossos representantes entendem os resultados gerados pelos projetos sociais, podem contribuir ainda mais para que essas iniciativas continuem transformando vidas e fortalecendo comunidades”, acrescenta a gerente

Sobre a GERAR
Desde 2003, a GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem sido um pilar de sustentabilidade social, impactando positivamente vidas por quase duas décadas. Fundada em Curitiba (PR), a organização sem fins lucrativos está comprometida com os valores de progresso, geração de emprego, renda e promoção da igualdade social.

A GERAR promove o desenvolvimento social por meio da educação, capacitando indivíduos para serem protagonistas em uma sociedade justa e sustentável, focada em oferecer oportunidades.

São projetos da GERAR o Aprova; Cidadania Digital; Florescer; GERAR Esquenta; MEGA; GERAR Estágios e Aprendiz GERAR.

Projeto ViraVolta Circulô leva teatro, música e literatura a escolas públicas do Paraná

Seis municípios paranaenses receberão nas próximas semanas as atividades culturais do projeto ViraVolta Circulô. Proposta pelos artistas e produtores Ligia Ferreira e Flávio Araújo, a iniciativa leva teatro, literatura e workshops de música gratuitos para alunos e professores de escolas públicas. Entre os dias 03 de novembro e 02 de dezembro, o projeto itinerante passará pelas cidades de Tamarana, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Guaraqueçaba. Entre julho e outubro, as atividades já foram realizadas em Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis e Castro.

A ideia é circular os produtos originais e autorais da produtora curitibana ViraVolta Cultural, com espetáculos teatrais, livros infantojuvenis e workshops de música por outras regiões do estado. Cada município receberá 4 apresentações, 1 workshop e 100 livros. “Queremos promover a circulação de nossos produtos culturais, ampliando o acesso da população e colaborando para o desenvolvimento humano dessas regiões”, destaca a atriz, escritora e coordenadora do projeto, Ligia Ferreira, ao lembrar que as ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em sua totalidade, o projeto atenderá 10 municípios e promoverá 40 apresentações teatrais, 10 workshops de música e a distribuição de 1.000 livros infantojuvenis, de forma inteiramente gratuita para os beneficiários diretos.

Apresentações teatrais
Na peça teatral “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, uma narradora conta ao público uma incrível viagem que fez através de um livro, na qual conheceu diferentes histórias de amizade entre crianças e animais. “O espetáculo é leve, divertido e estimula a participação do público, conectando-se às crianças e cultivando o amor pelos animais e a importância de cuidar do seu bem-estar”, ressalta o produtor Flávio Araújo, que também atua como sonoplasta e oficineiro no projeto.

Já a peça “ItUpAvA dois mil e SEM”, de autoria de Flávio Araújo e Ligia Ferreira, traz a temática ambiental para o público, com foco na falta de água. Na história, Augá é uma jovem que vem do futuro para avisar Pâranã, uma sábia pajé, que em 2100 a Terra está secando. Pâranã descobre que ItUpAvA, uma poderosa queda d’água, é o centro de toda vida na Terra e que anos atrás foi iniciado um processo de degradação que está causando enorme dano ao planeta. Juntas, as personagens viajam no tempo e iniciam uma grande aventura para tentar encontrar formas possíveis de modificar os acontecimentos.

Workshop Na palma da mão – música e educação
Idealizado por Flávio Araújo, o workshop é voltado para educadoras e educadores da educação básica, e apresenta ferramentas reflexivas, potentes, práticas e funcionais para as rotinas musicais em sala de aula, tratando de conteúdos como Paisagem sonora, Rítmica básica, Música corporal e Brincadeiras musicadas.

Livros
O livro “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, traz quatro histórias que tratam da relação de crianças com os animais: “Tatá e Cacá”, na qual uma menina apaixonada por tartarugas conhece uma companheira para a vida inteira; “Dudu e o pássaro”, em que um garoto faz amizade com um lindo pássaro e, juntos, passam a criar música; “Dora e Nino”, sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar as coisas e “Tito e o amigo de quatro patas”, na qual o menino mais ligeiro da escola descobre um parceiro tão rápido quanto ele.

Outra obra literária que faz parte do projeto é o livro “Brincar Brincar Brincar”, também de autoria de Ligia Ferreira, que aborda temas como a importância do brincar, o consumo responsável, a alimentação saudável e o uso da tecnologia de forma moderada. No enredo, Lica, Kiko, Guiga, Luna e Nano são crianças vizinhas acostumadas a brincar na rua e na floresta todos os dias. De repente, surgem na vida de Guiga, Luna e Nano misteriosos elementos: t-ble-ta, g-ppin-sho e são-vi-le-te, que alteram a rotina da garotada. Será preciso uma grande aventura para resolver a situação.

O projeto foi contemplado no Edital Viva Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura.

Serviço:
TAMARANA
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
03 de novembro de 2025, às 9h30 e às 10h30.
Local: E.R.M. Enes Barbosa.
Na palma da mão – música e educação
03 de novembro de 2025, das 14h00 às 17h00.
Local: Biblioteca Laura Marilson Catai.
ItUpAvA dois mil e SEM
04 de novembro de 2025, às 10h30 e às 14h00.
Local: C. E. Profa. Maria Cintra de Alcântara.

ORTIGUEIRA
ItUpAvA dois mil e SEM
05 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
Na palma da mão – música e educação
05 de novembro de 2025, das 13h30 às 16h30.
Local: E. M. Profa. Ondina de Oliveira Mattos.
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
06 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.

SÃO JERÔNIMO DA SERRA
ItUpAvA dois mil e SEM
07 de novembro de 2025, às 09h15 e às 10h45.
Local: C E. Indígena Cacique Kofej.
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
07 de novembro de 2025, às 14h30.
Local: C E. Indígena Cacique Kofe.j
08 de novembro de 2025, às 10h.
Local: Terra Indígena Barão de Antonina.
Na palma da mão – música e educação
07 de novembro de 2025, das 18h00 às 21h00.
Local: E. M. Profa. Vera Lúcia Lemos Costa.

NOVA LARANJEIRAS
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
24 de novembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: E.E. Indígena Coronel Nestor da Silva.
Na palma da mão – música e educação
24 de novembro de 2025, das 17h às 20h.
Local: E.E. Indígena Coronel Nestor da Silva
ItUpAvA dois mil e SEM
25 de novembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: C. E. R. Indígena Rio das Cobras.

MANOEL RIBAS
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
26 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.
Na palma da mão – música e educação
26 de novembro de 2025, das 18h às 21h.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.
ItUpAvA dois mil e SEM
27 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.

GUARAQUEÇABA
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
01 de dezembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: E. M. Antonio Barbosa Pinto
Na palma da mão – música e educação
01 de dezembro de 2025, das 18h30 às 21h30.
Local: E. M. Antonio Barbosa Pinto
ItUpAvA dois mil e SEM
02 de dezembro de 2025, às 11h00 e às 14h00.
Local: C. E. Marcílio Dias

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

3º Simpósio Paranaense de Administração Pública Municipal debate eficiência e inovação na gestão pública

A Unicursos realiza, de 26 a 28 de novembro, o 3º Simpósio Paranaense de Administração Pública Municipal, em Curitiba. Serão três dias de imersão em debates sobre eficiência na gestão pública, planejamento, arrecadação e fortalecimento das equipes técnicas municipais, com a participação de especialistas e gestores públicos de diferentes regiões do país.
Entre os palestrantes confirmados estão Fagner Gongorra Ferreira, procurador-geral do Município de São João do Caiuá (PR), e Ana Paula Brito Maciel, doutora em Ciência Política pela UFPR. O evento acontece na sede da Unicursos e promete oferecer conteúdo estratégico e prático para quem atua na administração pública municipal.

Transição de gestão e segurança jurídica no foco das discussões
Após o sucesso das edições anteriores, o simpósio chega à sua 3ª edição consolidado como um dos principais encontros sobre gestão pública no estado. O evento acontece em um momento decisivo: o encerramento de mandatos e a preparação para novas gestões municipais.
Promovido pela Unicursos Curitiba em parceria com o Instituto de Desenvolvimento em Gestão Pública (IDGP), o simpósio vai abordar temas essenciais como prestação de contas, responsabilização de agentes públicos e transição administrativa segura e eficiente.
“O objetivo é oferecer um espaço de aprendizado e atualização para quem quer conduzir a gestão pública com segurança jurídica e eficiência”, destaca Matheus Correa, fundador e diretor da Unicursos. Segundo ele, a proposta é transformar carreiras por meio do conhecimento aplicado e preparar gestores para os desafios e oportunidades da nova fase da administração municipal.

Público-alvo e proposta
O simpósio foi desenhado para lideranças políticas, gestores estratégicos, especialistas jurídicos e técnicos, além de profissionais das áreas financeira e administrativa. O evento busca capacitar servidores e agentes públicos para inovar, liderar e fortalecer a governança em seus municípios.
Além de palestras e painéis temáticos, o encontro será uma oportunidade para trocar experiências e ampliar redes de contato, com foco na excelência da gestão pública.

Sobre a Unicursos
Com mais de dez anos de atuação e presença em todo o Brasil, a Unicursos Curitiba é referência em capacitação e treinamento para a Administração Pública. A instituição já capacitou mais de 20 mil alunos e atendeu mais de 400 municípios, oferecendo soluções práticas e inovadoras que fortalecem a eficiência administrativa.

Serviço
3º Simpósio Paranaense de Administração Pública Municipal
Data: 26 a 28 de novembro
Local: Unicursos – Curitiba (PR)
Inscrições: page.unicursoscuritiba.com.br/simposio-paranaense-de-administracao-publica

UniCuritiba recebe especialistas em direito autoral

0

UniCuritiba recebe especialistas em direito autoral

Organizado em parceria com a UFPR, Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (CODAIP) será realizado no Campus Milton Vianna Filho em novembro

O UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – vai sediar em novembro o 19º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Considerado um dos maiores eventos de direito autoral da América Latina, o CODAIP será entre os dias 3/11 e 5/11 em formato híbrido — presencial no Campus Milton Vianna Filho e com transmissão online exclusiva para participantes inscritos.

A participação no 19º CODAIP faz parte das comemorações de 75 anos do UniCuritiba, uma das mais tradicionais instituições de ensino jurídico do país, responsável pela formação de gerações de juristas, magistrados, advogados e pesquisadores que se destacam no cenário nacional e internacional.

Realizado anualmente pelo Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), o CODAIP 2025 é organizado pela UFPR, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPR), e pelo UniCuritiba, via Programa de Pós-Graduação em Direito Empresarial e Cidadania (PPGD/UniCuritiba). As inscrições para o congresso podem ser feitas no site oficial do evento: https://codaip.com.br

Durante três dias, pesquisadores nacionais e internacionais, juristas, gestores culturais, artistas e profissionais da economia criativa estarão reunidos em Curitiba para discutir os desafios jurídicos da era digital, em especial os impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os direitos autorais e a propriedade intelectual.

“Receber este congresso em um ano tão simbólico, quando comemoramos 75 anos de trajetória acadêmica, é motivo de grande orgulho. A realização do CODAIP reforça o papel do UniCuritiba como espaço de excelência, formação crítica, diálogo internacional e difusão do conhecimento jurídico. Ao abrir as portas da instituição para o mundo, conectamos gerações de estudantes e pesquisadores aos grandes debates do nosso tempo”, diz a vice-reitora do UniCuritiba, Marcela Xavier.

Programação

Com mais de 150 palestras nacionais e internacionais, workshops, mesas-redondas, apresentações de trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas, além do lançamento de 20 livros, o CODAIP 2025 terá a participação de especialistas da América e Europa.

O foco das discussões será a propriedade intelectual em um contexto de globalização e inovação tecnológica. Os temas que norteiam a programação envolvem economia criativa e direitos autorais; inteligência artificial, autoria e originalidade; reforma da lei de direitos autorais no Brasil; gestão coletiva de direito autoral e novas tecnologias.

As palestras vão abordar também blockchain, transparência e remuneração de autores; obras colaborativas, audiovisuais e jogos digitais; conhecimentos tradicionais e diversidade cultural; acesso ao conhecimento, educação aberta e ciência aberta; proteção de dados; liberdade de expressão, criação e moderação de conteúdo.

Serviço:

O quê: 19º CODAIP – Congresso de Direito de Autor e Interesse Público

Quando: 3 a 5 de novembro

Onde: UniCuritiba (presencial) e plataforma online (híbrido)

Inscrições: https://codaip.com.br/

Zireh inaugura Lounge Praias no Pátio Batel e amplia atuação no litoral

0

Expansão do portfólio da imobiliária alto padrão para praias e destinos internacionais atende ao crescente interesse de brasileiros por imóveis para segunda residência e investimento

A Zireh Imóveis acaba de inaugurar o Lounge Praias, no piso L2 do Pátio Batel. O espaço foi concebido para conectar investidores a imóveis de alto padrão distribuídos pelo litoral brasileiro e em destinos internacionais, com atendimento consultivo e personalizado, a exemplo do que já acontece na sede da empresa, também no bairro Batel, em Curitiba. O lançamento do novo espaço aconteceu na terça-feira, 28, e reuniu empresários, investidores e potenciais compradores dos empreendimentos.

Aberto à visitação do público, o Lounge Praias convida os visitantes do shopping a conhecerem de perto as oportunidades exclusivas apresentadas pela Zireh, com uma experiência que une arquitetura, design e consultoria especializada.

Projetado pelo arquiteto Mauricio Melara, todo mobiliário do Lounge Praias é da Artefacto. Durante a mostra de inauguração do novo espaço da Zireh, foram apresentados lançamentos e unidades prontas em parceria com as principais referências construtivas no segmento alto padrão.

O espaço reúne empreendimentos em parceria com grandes incorporadoras, como a Construtora Bouw, com o La Vista, em Guaratuba (PR), que foi desenvolvido dentro do conceito High Luxury Residence, assinatura que define o padrão construtivo da incorporadora; e a PHACZ Empreendimentos, com projetos em Porto Belo (SC).

Com exclusividade nas negociações internacionais, o Lounge conta também com a presença da Elite Imóveis, que representa os icônicos St. Regis Residences (Sunny Isles Beach, Miami, EUA) e FENDI Château Residences (Punta del Este, Uruguai), compondo o cenário com marcas globais de assinatura.

De acordo com o empresário Henry Fuckner, (sócio-fundador) da Zireh, a abertura do lounge marca a expansão da empresa para além de Curitiba, com a criação da unidade Zireh Praias, voltada à curadoria de oportunidades no Brasil e no exterior. Segundo ele, a proposta é servir como ponto de encontro entre investidores e marcas globais do mercado, unindo experiência, destino e ativo com foco em exclusividade e valorização. “Entendemos o luxo de forma estratégica e humanizada. A Zireh traz esse conceito e mira além de Curitiba, especialmente o litoral”, afirmou.

Seu sócio, o empresário José Peixoto, destacou que o objetivo é seguir a mesma proposta de curadoria que já é o foco da Zireh, com imóveis sendo considerados como “obras de arte”. “Sempre valorizamos o imóvel como uma obra de arte. Ele precisa ser apresentado com respeito, posicionado como prazer e como conquista. Nosso mercado vende sonhos e a Zireh nasceu com essa alma”, reforçou.

A expansão do portfólio para praias e destinos internacionais atende ao crescente interesse de brasileiros por imóveis para segunda residência e investimento. O Lounge Praias consolida esse movimento ao reunir marcas de assinatura e negociações exclusivas em um mesmo endereço, com atendimento estratégico a um público exigente.

Humor e planejamento financeiro se encontram no mesmo palco em Curitiba

No dia 8 de novembro, Curitiba recebe o evento “Vida Além dos Boletos”, uma imersão transformadora que une comédia stand-up e educação financeira para ajudar o público a repensar sua relação com o dinheiro — de um jeito leve, divertido e cheio de propósito.

Idealizado pela planejadora financeira Elo Maian, o projeto traz uma proposta inédita: mostrar que cuidar das finanças não precisa ser pesado. Pelo contrário, pode ser uma experiência envolvente, cheia de aprendizados e boas risadas.

“A comédia ajuda a quebrar o medo e o tabu em torno das finanças. O riso abre espaço para novos aprendizados”, explica Elo Maian, idealizadora do evento.

Um dia para rir, aprender e prosperar

Durante a programação, o público vai participar de um dia inteiro de experiências, com:

  • Show de stand-up com comediantes convidados
  • O Jogo da Fortuna, que ensina sobre comportamento financeiro de forma lúdica
  • Conteúdo sobre planejamento financeiro e mentalidade de prosperidade, conduzido por Elo Maian
  • Sorteios especiais

O evento será realizado na DHouse, em Curitiba, das 10h às 17h, e deve reunir entre 50 e 80 participantes.

Mais do que uma palestra ou imersão, o Vida Além dos Boletos é uma experiência para quem quer rir, relaxar e aprender a fazer do dinheiro um aliado na construção de uma vida com mais liberdade e propósito. “Se sua vida é só pagar boletos, tá na hora de mudar o roteiro.”, completa a planejadora finaneira.

Serviço

Evento: Vida Além dos Boletos
Data: 8 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 17h
Local: DHouse – Curitiba
Mais informações.

Sobre Elo Maian

Elo Maian é planejadora financeira e PhD em Geografia Econômica.
Apaixonada por transformar conhecimento em experiências acessíveis, tem como missão mostrar que falar de dinheiro pode — e deve — ser uma jornada leve, humana e cheia de significado.

Halloween do Hard Rock Cafe Curitiba tem cenário inusitado e noite temática

0

Caixão cenográfico instalado na entrada e concurso de fantasias embala festa marca para esta sexta-feira (31)

O Hard Rock Cafe Curitiba está no clima da data mais sombria e divertida do ano. Um caixão cenográfico foi instalado na calçada do restaurante com a frase “só não vem quem já se foi”, para embalar o Halloween da casa. A ação integra o calendário de experiências do restaurante, conhecido por unir música e entretenimento em formatos imersivos. A intervenção urbana permanecerá até o dia do evento e faz parte das atividades promovidas ao longo do mês.

Nesta sexta, dia 31 de outubro, o local entra oficialmente em modo Halloween. O ambiente receberá decoração especial, com a equipe caracterizada, e o público poderá participar de um concurso de fantasias com prêmio para o melhor look. Quem comparecer fantasiado também ganhará um presente exclusivo da Rock Shop, loja oficial do Hard Rock.

“Queremos proporcionar uma experiência completa, com atmosfera lúdica e divertida. O Halloween é uma das festas mais esperadas pelos nossos clientes e uma oportunidade de o público se divertir com esse tema que envolve tanto as crianças quanto os adultos”, destaca o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso.

ServiçoHalloween Hard Rock Cafe CuritibaRua Buenos Aires, 50 – Batel
31 de outubro
Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba

Sobre o Hard Rock Cafe CuritibaInaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza cerca de 1.460 shows anuais. Localizada no bairro Batel, a maior unidade da marca no Brasil tem capacidade para mil pessoas e já recebeu mais de 3 milhões de clientes. O espaço conta com estrutura para eventos corporativos e sociais e uma das lojas mais completas da rede.

Após impulsionar vendas em 58%, “Onda Laranja” do Grupo Vellore volta com meta de R$ 7 milhões em faturamento

0

Ação acontece de 20 a 31 de outubro e percorre o país para reforçar a presença das marcas Foxlux e Famastil no varejo

Depois do sucesso da edição de maio, que impulsionou em 58% o faturamento do canal varejo e trouxe 317 novos clientes, o Grupo Vellore retoma nesta semana a terceira edição da “Onda Laranja”, uma jornada que une a indústria e o comercial em uma verdadeira expedição nacional.

De 20 a 31 de outubro, diversos colaboradores de diferentes áreas do Grupo — do corporativo às equipes de campo — percorrem o país com o objetivo de “pintar o Brasil de laranja”, levando a força das marcas Foxlux e Famastil para todos os cantos.

A Onda Laranja é um movimento de integração, relacionamento e presença, criado para fortalecer o vínculo com representantes comerciais e clientes do varejo. Durante duas semanas, os times visitam pontos de venda e parceiros em todas as regiões, promovendo um contato direto entre o corporativo do Grupo e o mercado. 

Na última edição, foram 1.416 positivações em duas semanas. O faturamento médio por representante cresceu 30%, consolidando a ação como um dos maiores movimentos comerciais do Grupo Vellore e um exemplo de sinergia entre marcas, pessoas e resultados.

Grupo Vellore

O Grupo Vellore é referência no segmento de materiais de construção, oferecendo um portfólio diversificado com mais de 1.200 produtos de alta qualidade. Com presença em mais de 2.500 municípios brasileiros, abrangendo cerca de 50% do território nacional, o Grupo também se destaca no mercado internacional, exportando para seis países. Detentora das renomadas marcas Foxlux e Famastil, a empresa fortalece sua atuação global com um escritório em Ningbo, na China, ampliando sua capacidade de atender às demandas do mercado global.

Congresso de Direito Médico e da Saúde tem início nesta quinta-feira em Curitiba

0

Referências nacionais e internacionais se reúnem na OAB-PR para discutir temas atuais e desafios do setor

Juristas, magistrados, advogados, médicos e outros profissionais da saúde compartilham experiências e conhecimentos no II Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde, nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório principal da OAB-PR, em Curitiba. Promovido pelo Instituto Miguel Kfouri Neto (IMKN), o evento promove um diálogo interdisciplinar sobre temas como responsabilidade civil médica, bioética, direito médico e governança em saúde. 

“Este congresso é uma oportunidade única para atualização, aprendizado e troca de experiências sobre questões críticas e emergentes que impactam tanto o direito quanto a medicina”, destaca a presidente do IMKN, Rafaella Nogaroli. A programação inclui palestras de especialistas internacionais e painéis temáticos divididos em quatro eixos principais: Judicialização da Saúde, Ética Penal, Bioética, e Gestão em Saúde.

O professor e jurista português André Dias Pereira, diretor do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, vem ao Brasil para ministrar a palestra magna de abertura, na quinta-feira, dia 30, às 19h30.

O painel de encerramento trata do consentimento do paciente e conta com Gregorio Robles, catedrático de Filosofia do Direito na Universidade das Ilhas Baleares e professor de Direito da União Europeia na Fundación Mapfre-Estudios, em Madrid. Ele divide a mesa com o professor e desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente honorário do IMKN e coordenador da especialização em Direito Médico da Escola Brasileira de Direito (Ebradi).

Gestão em Saúde e Governança

Presidido pela advogada Natasha Gelinski, professora de Planejamento Estratégico na Saúde no BBI of Chicago e de Responsabilidade Civil Hospitalar na Ebradi, o painel Gestão em Saúde recebe o advogado Tertius Rebelo, o cirurgião oncológico e superintendente de Saúde da Unimed Curitiba, Flávio Saavedra Tomasich, e o diretor do Complexo Saúde Grupo Marista, professor doutor Juliano Gasparetto.

Com o tema “Valor em Saúde e governança clínica”, Gasparetto compartilha com o público do Congresso a experiência na gestão de dois hospitais da capital paranaense com perfis distintos: o Hospital Universitário Cajuru, que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Hospital São Marcelino Champagnat, um dos mais modernos e completos do país, que realiza atendimentos particulares e por meio de planos de saúde.

Segundo Juliano Gasparetto, aumentar o valor entregue ao paciente exige fortalecer a governança hospitalar — especialmente a governança clínica — promovendo uma gestão baseada em evidências, segurança assistencial e responsabilidade compartilhada entre corpo clínico e gestores. “Isso exige mais do que controle administrativo: requer liderança engajada, cultura de qualidade, transparência nos resultados e um modelo assistencial centrado na jornada do paciente”, observa.

Ele salienta que a adoção de práticas de acreditação hospitalar e a mensuração sistemática de desfechos e custos são caminhos concretos para transformar estruturas estáticas em organizações de saúde dinâmicas, sustentáveis e orientadas por valor. A acreditação é uma avaliação externa voluntária que atesta o cumprimento de padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão, definidos por entidades como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International (JCI). “Mais que um selo, ela representa um compromisso com a excelência assistencial, a padronização de práticas, a prevenção de erros e a melhoria contínua”, acrescenta.

Mesmo com avanços, dados da ONA indicam que menos de 10% dos hospitais brasileiros contam com algum modelo de acreditação. O Hospital Universitário Cajuru possui a mais alta classificação da ONA e é o único hospital 100% SUS certificado no Paraná. Já o Hospital São Marcelino Champagnat soma três acreditações consecutivas da JCI, sendo o único do estado reconhecido pela organização não governamental líder mundial em certificação de instituições de saúde.

Gasparetto explica que o custo e a complexidade do processo impactam a adesão. “A acreditação exige investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação e mudança cultural”, afirma. “Em instituições já em funcionamento, isso pode representar uma jornada longa e desafiadora. No caso do Hospital São Marcelino Champagnat, o manual da JCI foi adotado desde a concepção do projeto, o que facilitou todas as etapas de implantação”, conclui.

Serviço

II Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN

Data: 30 e 31 de outubro de 2025

Local: OAB-PR (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú – Curitiba/PR)

Horário: Quinta-feira, das 19h às 21h30 / sexta-feira, das 14h às 21h

Mais informações: www.imkn.com.br

Programação

DIA 30/10

19h às 19h30

PAINEL DE ABERTURA

RAFAELLA NOGAROLI

Presidente do IMKN

19h30 às 20h

PALESTRA MAGNA DE ABERTURA

ANDRÉ DIAS PEREIRA

20h às 21h30

PAINEL I: JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

Mesa presidida por Olavo Fettback Neto

RAFAELA TURRA

Protocolos de cumprimento das ordens judiciais em saúde suplementar: fluxos e formulários médicos

SÍLVIO ROMERO BELTRÃO

O que é justo em relação à saúde?

JOÃO PEDRO GEBRAN NETO

Medicina baseada em evidências e novos desafios da judicialização

RICHARD PAE KIM

Temas 6 e 1234 do STF e a judicialização dos medicamentos de doenças raras

DIA 31/10

14h às 15h30

PAINEL II: ÉTICA PENAL

Mesa presidida por Ana Claudia Pirajá Bandeira

ALESSANDRA MOURA BASTIAN DA CUNHA

O ato médico com tipificação penal fora do âmbito

PAULO YOUNES

O “Homem da Medicina” como sujeito ativo nos crimes contra à dignidade sexual e o punir como paixão contemporânea

ERMELINO FRANCO BECKER

Correlação entre julgamentos éticos e penais para infrações durante o ato médico

15h30 às 17h

PAINEL III: BIOÉTICA

Mesa presidida por Alexandro Oliveira

ROSÂNGELA VIANA ZUZA MEDEIROS

Entre a vontade e a vulnerabilidade: o direito de consentir no final da vida

HENDERSON FÜRST

Bioética e liberdade de expressão: entre regulação e desinformação

ERNANI COSTA MENDES

Enganar os desenganados é moralmente aceitável?

17h às 18h

COFFEE BREAK

18h às 19h30

PAINEL IV: GESTÃO EM SAÚDE

Mesa presidida por Natasha Gelinski

TERTIUS REBELO

Gestão estratégica e responsabilidade civil: quando o erro impacta na judicialização da saúde

FLÁVIO SAAVEDRA TOMASICH

Governança em saúde: a busca do “ponto de equilíbrio” entre qualidade assistencial e segurança jurídica

JULIANO GASPARETTO

Valor em Saúde e Governança Clínica

19h30 às 21h

ENCERRAMENTO: BIOÉTICA

Mesa presidida por Igor Mascarenhas

GREGÓRIO ROBLES

Consentimento do paciente na Teoria Comunicacional do Direito

MIGUEL KFOURI NETO

Consentimento do paciente na jurisprudência brasileira

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

BRW participa da ExpoTEA 2025 com linha de brinquedos pedagógicos

0

A BRW Suprimentos marca presença na ExpoTEA 2025, feira internacional dedicada à inclusão e à neurodiversidade, que será realizada de 28 a 30 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa paranaense foi convidada a apresentar a Dipedu, marca de brinquedos pedagógicos e lúdicos desenvolvida para unir aprendizado e diversão.

Lançada em 2024, a coleção ampliou o portfólio neste ano e reúne mais de 100 brinquedos e jogos educativos que estimulam capacidades cognitivas, motoras e sociais em crianças de diferentes faixas etárias, incluindo as neurodivergentes. 

Os produtos são fabricados com materiais que priorizam segurança e funcionalidade: madeira ecologicamente correta e sem farpas, que auxilia no desenvolvimento tátil; EVA leve e lavável, que facilita o manuseio; e plástico resistente, que assegura durabilidade. Além do uso pedagógico, também podem ser aplicados em contextos terapêuticos, contribuindo para o desenvolvimento integral.

Para tornar a identificação mais acessível, a BRW passou a incluir um selo nas embalagens dos itens indicados ao público neurodivergente. A sinalização, com as indicações “TEA, TDAH e TOD”, facilita a escolha de pais, educadores e terapeutas, destacando os brinquedos que funcionam como ferramentas de apoio ao crescimento e ao aprendizado infantil.

“Ficamos muito felizes com o convite para participar da ExpoTEA. Acreditamos que a educação e o brincar são essenciais para o desenvolvimento e a inclusão. Estar em um evento que promove o diálogo sobre neurodiversidade reforça o nosso compromisso em criar produtos que acolham e estimulem todas as crianças”, afirma o gerente de Novos Negócios e responsável pela marca Dipedu na BRW Suprimentos, Bruno Ribas.

Reconhecida como o maior evento do país voltado para a conscientização e a promoção do entendimento sobre o espectro autista, a ExpoTEA reúne especialistas, empresas e prestadores de serviço referência na área. A programação inclui palestras, painéis e workshops sobre terapias, recursos tecnológicos e práticas inclusivas.

Entre as novidades da linha está o Projetor de Desenho, que permite às crianças desenhar com o auxílio de uma luz projetada sobre uma superfície plana, como papel ou parede. O brinquedo estimula a coordenação motora fina e a criatividade, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e artísticas. O kit acompanha dois discos com 14 opções de desenhos e seis canetinhas coloridas.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.