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Biopark inspira secretários e consolida Paraná como polo de inovação nacional

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Visita de representantes de 17 estados ao parque tecnológico de Toledo reforça papel da região como modelo de integração entre educação, pesquisa e investimento privado

O que nasceu do sonho de dois empreendedores paranaenses para aproximar a ciência da prática hoje atrai olhares de todo o país. O Biopark, em Toledo, foi destino da visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizada na sexta-feira (10). Ao todo, participaram delegações de 17 estados, entre elas 11 secretários estaduais, gestores e dirigentes de instituições de fomento à pesquisa.

O grupo foi conhecer de perto o modelo de desenvolvimento que faz do Oeste do Paraná um exemplo de como educação, inovação e investimento privado podem caminhar juntos. Além da parada em Toledo, a comitiva também passou por Foz do Iguaçu, onde visitou o campus da Unioeste localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Impressionado com o modelo, o secretário de ciência, tecnologia e inovação de São Paulo e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou que o Biopark se diferencia de outros parques tecnológicos que já conheceu no Brasil e no exterior. “O que torna o Biopark único é ter um casal de empresários genuinamente comprometidos em investir em inovação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além de aportar recursos, eles estão atuando diretamente, criando uma nova visão de desenvolvimento”, observou.

“Enxergamos o Biopark como uma ponte para a inovação e para a realização da pesquisa. Acreditamos na importância do investimento contínuo em formação e conhecimento Por isso, além de instituições federais como a UFPR, IFPR e UTFPR que tem unidades instaladas em nosso território, criamos a Academia, Colégio e Faculdade Donaduzzi, para investir e incentivar crianças e jovens a paixão pela pesquisa e a oportunidade de vivenciar uma educação voltada à prática”, ressaltou o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi. “O Biopark se difere dos outros parques tecnológicos porque é totalmente privado. Nós já investimos R$512 milhões em nove anos de parque, dinheiro que saiu do nosso bolso. O fator de sucesso do parque é sem dúvida a paixão que temos em ensinar e a coragem de colocarmos a mão no bolso”, complementa Carmen Donaduzzi. 

De Norte a Sul, o sentimento foi o mesmo: o Biopark é prova de que a inovação pode nascer longe dos grandes centros. O presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, Gesil Sampaio, comparou o modelo de Toledo às ações de fortalecimento da produção de cacau e chocolate em sua região. “É importante observarmos essas iniciativas empresariais na área de tecnologia e inovação, não só do ponto de vista de desenvolvimento de novos produtos e processos, mas também na área educacional. No Sul da Bahia temos uma iniciativa parecida com o que está sendo realizado com os queijos aqui, que é o melhoramento da qualidade do cacau e do chocolate para elevar a renda dos produtores”, comparou. 

“A paixão pelo trabalho, educação e inovação estão nos olhos e na fala dos fundadores do Biopark. Precisamos de mais brasileiros, empresários, que acreditem que possam fazer a diferença como o dr. Luiz e dona Carmen estão fazendo aqui em Toledo”, frisou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia da SETI Paraná, Marcos Pelegrina, o objetivo da visita foi unir todos os dirigentes para conhecer os laboratórios e a estrutura construída nesse ecossistema e verificar como a inovação é tratada no estado. “O Biopark é um dos mais importantes ecossistemas de inovação do país”, destacou.

A agenda evidenciou o potencial do Oeste do Paraná como um ecossistema de inovação interconectado, que reúne universidades, empresas, governo e investidores privados em torno do desenvolvimento sustentável. Para o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, “a visita dos membros do Consecti reforça o reconhecimento nacional do Biopark e de Foz do Iguaçu como exemplos de ambientes de inovação que unem propósito, investimento e impacto social, consolidando o Paraná como referência em ciência e tecnologia no Brasil”.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 129 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), além da Faculdade Biopark e do Colégio Donaduzzi. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Cultura coreana ganha destaque no Ventura Shopping com K-Pop Club e quiosque com produtos típicos

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Espaço temático e novo quiosque unem música, cultura e gastronomia com foco na demanda crescente

O Ventura Shopping inaugurou duas novas atrações que reforçam sua conexão com a cultura coreana: o K-Pop Club Ventura e o Magissoyo, quiosque gastronômico especializado em receitas tradicionais do país asiático. Com estas novidades, o shopping se tornou um novo ponto de referência desse movimento cultural que combina música, dança, moda e culinária.

O K-Pop Club, localizado no Setor Verde, é um espaço gratuito criado especialmente para os fãs do pop coreano. Com painel instagramável, quadros decorativos, pallets com almofadas e luzes coloridas, o ambiente reproduz a estética vibrante dos videoclipes e palcos que caracterizam o gênero. O local é aberto ao público e foi projetado para ser cenário de fotos, vídeos e encontros entre admiradores. Uma TV exibe produções de artistas e grupos consagrados e, em breve, serão promovidos eventos como desafios de dança, oficinas culturais e fan meetings.

“Curitiba tem uma das comunidades mais ativas de K-pop do Brasil, com grupos de dança, festivais e uma cena que cresce a cada ano. Queremos que o Ventura seja um ponto de encontro permanente para esse público, oferecendo um espaço onde possam se expressar, criar e se sentir representados”, afirma a gerente de Marketing do Ventura Shopping, Vanessa Andretta.

A poucos metros do clube, na Praça de Alimentação, o público encontra o Magissoyo, novo quiosque dedicado à gastronomia coreana. Entre as opções do cardápio estão o corn dog — salsicha no palito empanada com massa frita e farinha panko — e o tteokbokki, bolinho de arroz servido com molho picante e gergelim torrado, e para sobremesa o Bungeoppang – waffle em formato de peixe recheado.Há também bebidas importadas da Coreia do Sul, como o refrigerante de melão e o chá de pêssego.

Com a inauguração do K-Pop Club e do Magissoyo, o Ventura reforça sua proposta de ser um centro de convivência multicultural, reunindo diferentes públicos e expressões artísticas em um mesmo ambiente.

ServiçoK-Pop Club VenturaSetor Verde – Ventura Shopping, R. Itacolomi, 292 – Portão, Curitiba
Espaço gratuito e aberto ao público

 Mais informações: venturashopping.com.br | @venturashopping

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento, com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche e a maior pista de kart indoor de Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que administra outros 11 empreendimentos no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: venturashopping.com.br | instagram.com/venturashopping.

Corretora de seguros do Sicredi estima crescer dois dígitos neste ano

Ao completar 25 anos de operação, corretora da instituição financeira cooperativa amplia carteira e mira expansão em número de associados e faturamento

No ano em que completa 25 anos de operação, a corretora de seguros do Sicredi projeta faturamento de R$ 4 bilhões ao final de 2025, crescimento de 25% em relação aos R$ 3,2 bilhões de 2024 e acima dos 12,2% da expansão do ano passado. Em junho de 2025, a corretora atingiu o marco de 5 milhões de apólices vigentes e uma produção acumulada de 1,6 bilhão em prêmio emitido (vendas), representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Nos próximos anos, a área estima ainda dobrar a carteira, com atualmente 4 milhões de associados – do total de 9,5 milhões do Sicredi –, que possuem algum produto de seguro. Um dos segmentos com maior potencial para isso, por exemplo, é o residencial, com entrada de apenas 3% da base de associados. A projeção é de que a corretora possa atingir 15% desse universo, em linha com o percentual de mercado nessa modalidade, que é em torno de 17% de clientes assinando este produto junto às seguradoras. A corretora também investe em novos produtos, como na área de saúde, atendendo planos de saúde e odontológico, e em seguro empresarial para Pessoas Jurídicas. 

“Estamos com boas perspectivas para os próximos anos. A área de Seguros no Brasil ainda tem espaço para crescer de maneira geral, e avaliamos que também podemos ampliar nossas operações, com diversidade de produtos e com o nosso diferencial do relacionamento no atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de nossos associados”, destaca Thiago Rossoni, diretor de Produtos e Serviços do Sicredi.

Origem

Fundada em 2000 com o objetivo de oferecer soluções de proteção aos associados das cooperativas, a Corretora consolidou-se como um dos pilares estratégicos do Sicredi, ao integrar produtos de seguros à jornada financeira das pessoas. Iniciou com uma operação pequena, em parceria com uma seguradora e oferta de dois produtos e, com o passar dos anos, cresceu e, atualmente, possui parceria com mais de dez seguradoras, apresentando um portfólio de mais de 30 soluções de Seguros.

Dentre os principais produtos por segmento, estão seguros para Pessoa Física, o que inclui Automóvel, Vida, Residencial, Placa Solar, Viagem, Prestamista; Seguros para Pessoa Jurídica, que congrega Empresarial, Frota, Vida em Grupo, e seguros para o segmento agro, com produtos Rural, Agrícola, Residencial, Vida e Automóvel. Neste ano, a corretora também passou a operar produtos como Seguro para Condomínios, Seguro para Frotas e Seguro Margem. 

“Temos um portfólio completo, cujo principal objetivo é oferecer mais segurança e tranquilidade para os nossos associados segurados. São mais de 120 anos de história do Sicredi e 25 anos da corretora de seguros trabalhando em conjunto com os colegas nas mais de 3000 mil agências que temos no Brasil para que os associados tenham a melhor oferta de seguro como parte do planejamento financeiro, contribuindo para a gestão de riscos e educação financeira”, ressalta Rossoni.

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok  

Projeto leva literatura e representatividade às comunidades periféricas de Curitiba

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Projeto leva literatura e representatividade às comunidades periféricas de Curitiba

Ações englobam rodas de leitura com autores negros, mulheres, público LGBTQIAPN+; oficinas; bate-papos abertos à comunidade e doação de livros

O Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Luiza Ross [Rua Maestro Carlos Frank, 616, Boqueirão, Curitiba] vai receber as primeiras ações do projeto cultural “Textos à Margem – Literatura e Minorias”. Nos dias 3, 4, 5 e 10 de novembro acontecem 16 rodas de leitura com estudantes do ensino médio, professores e equipe pedagógica.

As atividades, que foram previamente agendadas, serão realizadas em sala de aula e o objetivo é incentivar a leitura de textos literários que abordam questões de identidade, diversidade e inclusão.

“Queremos ampliar o acesso à literatura em bairros da capital paranaense em situação de vulnerabilidade social; promover o debate sobre representatividade e o papel social da literatura; valorizar escritoras e escritores negros, mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+”, explica o produtor e idealizador da ação, Cristiano Nagel.

Leitura como ferramenta de inclusão

O projeto “Textos à Margem – Literatura e Minorias” nasceu da urgência de ampliar as vozes presentes na leitura e na formação de leitores. O intuito é que estudantes e a comunidade em geral tenha mais contato com livros que abordam o racismo, a misoginia, a LGBTfobia e outras formas de preconceito para estimular a reflexão, empatia e o pertencimento.

Para isso, até o dia 5 de dezembro serão realizadas 60 rodas de leitura em diversas escolas públicas que ficam em diferentes bairros periféricos de Curitiba, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes dos Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA).

Também haverá um encontro e bate-papo sobre representatividade na literatura com o produtor cultural Gabriel Santinelli, a atriz e compositora Cleo Cavalcanty e a escritora e tradutora Luci Collin.

“Representatividade importa. O leitor precisa se ver nas histórias que lê, se sentir reconhecido e com a sensação de pertencimento. Isso ajuda na construção da identidade, na promoção da empatia, no combate a preconceitos, na formação da autoestima e numa sociedade mais justa e igualitária”, destaca Cristiano Nagel.

Contexto e relevância

Por outro lado, a baixa representatividade de autoras mulheres, negras e pessoas LGBTQIAPN+ na literatura e no ensino formal ainda reflete estruturas de exclusão. Assim, o projeto também se propõe a romper com o olhar único, ampliar o repertório literário de estudantes, professores e dar espaços a todas as vozes.

Inspirado em nomes como Djamila Ribeiro – que afirma que o combate ao racismo e à desigualdade é uma responsabilidade coletiva – o projeto cultural reafirma a leitura como ato político e ação afirmativa. “Ao aproximar leitores de narrativas diversas, promove-se também o fortalecimento de identidades e o reconhecimento de novos protagonistas”, destaca Nagel.

Transformação

Segundo Cristiano Nagel, a literatura funciona como um espelho não apenas por refletir o que somos, mas por participar ativamente da sua construção e por nos desafiar a enxergar as múltiplas facetas de nossa identidade e da sociedade em que vivemos.

“Essa é uma metáfora poderosa que ilustra a capacidade dos textos literários de refletir e moldar quem somos, tanto individual quanto coletivamente. A leitura é um ato político; e todo ato político, pode transformar realidades, situação extremamente importante numa cultura jovem dominada pelas redes sociais”, enfatiza Cristiano Nagel.

Doação de livros

Como forma de contrapartida social, o projeto “Textos à Margem – Literatura e Minorias” vai realizar uma oficina de escrita criativa voltada às mulheres, população negra e comunidade LGBTQIAPN+, ministrada pela escritora Lilyan de Souza.

Também haverá a doação de 32 livros – de autores como Conceição Evaristo, Maria Carolina de Jesus, Marcelino Freire, James Baldwin e Caio Fernando Abreu – com temáticas negras, femininas e LGBT para as Casas da Leitura de Curitiba.

Para participar dessas e de outras ações que serão abertas ao público em geral e estão em fase de agendamento, basta acompanhar o @cristianonagel. A expectativa é impactar cerca de 3 mil pessoas.

O projeto cultural “Textos à Margem – Literatura e Minorias” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com o incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Corrida e caminhada Correr é Positivo movimenta Curitiba neste domingo (2)

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Prova estreia no calendário esportivo da cidade com percursos de 3 km, 5 km e 10 km

A primeira edição da Corrida e Caminhada Correr é Positivo será realizada neste domingo (2), em Curitiba, com largada às 6h30, no Colégio Positivo – Água Verde (R. Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, 411). O evento reúne atletas e famílias em percursos de 5 km e 10 km de corrida, 3 km de caminhada e uma prova kids, destinada a crianças de 4 a 13 anos.

Retirada de kits

Os kits dos participantes, que incluem camiseta personalizada, número de peito e chip de cronometragem, devem ser retirados no sábado, 1º de novembro, das 10h às 17h, na sede do Colégio Positivo – Água Verde. Não haverá entrega de kits no dia da prova.

Bloqueios e percursos 

Algumas vias da região terão bloqueios parciais e temporários a partir das 6h, com liberação gradual após o término da corrida, previsto para às 8h. O bloqueio total ocorrerá apenas na rua da largada (Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro), até o encerramento do evento, às 10h30.

A prova conta com três percursos: 3 km de caminhada, 5 km e 10 km de corrida. Para o trajeto de 3 km, largada pela Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, seguindo pelas ruas Brasílio Itiberê, Nunes Machado, Chile, Antônio Celli, Baltazar Carrasco dos Reis, Me.Maria dos Anjos, Avenida Água Verde, Coronel Dulcídio, retornando pela Brasílio Itiberê e chegada em frente ao Colégio Positivo – Água Verde.

O percurso de 5 km seguirá pelas ruas Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, Brasílio Itiberê, Nunes Machado, Chile, Antônio Celli, Baltazar Carrasco dos Reis, Me. Maria dos Anjos, Avenida Água Verde, Professor Luís César, José Cadilhe e Guilherme Pugsley, retornando pela Brasílio Itiberê e finalizando na Rua Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, em frente ao Colégio Positivo – Água Verde.

Os participantes da categoria de 10 km percorrerão o mesmo trajeto, realizando duas voltas no circuito.

Cerca de 600 pessoas devem participar da prova, que contará com o apoio de agentes e monitores de trânsito em todo o percurso, garantindo segurança e orientação ao público e aos motoristas.

Premiação

Todos os atletas receberão medalha de participação. A premiação com troféus será concedida aos três primeiros colocados da prova de 10 km nas categorias masculino e feminino do público geral. Na prova de 5 km, também serão premiados os três primeiros colocados, além das categorias para atletas com deficiência visual e cadeirantes.

O evento é realizado pela Sportion, com apresentação da Posigraf, patrocínio master do Colégio Positivo, parceria de mídia com Favretto e Outdoormídia, e apoio da Rádio TMC, Mix Curitiba, 89 FM e Saltori, com patrocínio do Outback e Nitkus.

Arena de experiências

Após a chegada, os participantes poderão aproveitar uma arena com atividades recreativas, espaço de convivência e opções de alimentação. O ambiente foi planejado para proporcionar momentos de lazer e interação entre famílias e amigos, reforçando o propósito do evento de incentivar o bem-estar e a conexão por meio do esporte.

ServiçoCorrer é Positivo – Corrida e CaminhadaData: Domingo, 2 de novembro
Horário: Largada às 6h30
Local: Colégio Positivo – Água Verde (R. Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, 411)
Modalidades: Corrida (5 km e 10 km) | Caminhada (3 km) | Prova Kids (4 a 13 anos)
Retirada de kits: 1/11, das 10h às 17h, na sede do Colégio Positivo – Água Verde
Mais informações: www.ticketsports.com.br/e/correr-e-positivo-72920
Instagram: @correrepositivo

Turismo do sono: nova tendência de bem-estar transforma experiência de viajar

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Hotéis investem em experiências exclusivas para proporcionar descanso profundo e restaurador

Dormir bem virou destino. Nos últimos anos, o chamado “turismo do sono” tem ganhado espaço no setor de viagens como resposta à busca crescente por qualidade de vida, equilíbrio mental e bem-estar. A proposta vai além de oferecer acomodações confortáveis: trata-se de uma experiência sensorial completa, pensada para promover noites de descanso profundo e minimizar os impactos da vida contemporânea sobre o dormir. 

Uma pesquisa recente realizada pelo metabuscador Kayak e apresentada em seu Guia de Turismo do Sono mostra que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias. O estudo também indica que 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos cinco anos e 20%  desejam recuperar o sono em viagens futuras. Os números evidenciam uma mudança clara de comportamento: descansar virou prioridade e está redefinindo a forma de viajar.

Mais do que fugir da rotina, o novo viajante busca desacelerar e restaurar corpo e mente — e encontra nos hotéis e retreats especializados o ambiente ideal para isso. Entre os diferenciais estão quartos com isolamento acústico, controle de temperatura e iluminação, colchões e travesseiros de alta performance, aromaterapia, cromoterapia e até acompanhamento de especialistas em sono.

No Brasil, essa tendência já se manifesta em iniciativas como a do NH Collection Curitiba, situado na capital paranaense. Em meio ao ritmo intenso da cidade, o hotel convida os hóspedes a desacelerar e cuidar do corpo e da mente. Os quartos foram cuidadosamente adaptados para oferecer o máximo conforto e descanso, com cortinas blackout, isolamento acústico e detalhes que aprimoram a experiência de relaxamento, como os novos travesseiros com tecnologia Nasa nas suítes corner e um menu de travesseiros que será lançado em breve.

“Já percebemos uma mudança significativa no perfil dos nossos hóspedes nos últimos anos. Cada vez mais pessoas escolhem o NH Collection como refúgio para descansar, se desconectar e recuperar as energias”, afirma o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque. “Nosso foco tem sido adaptar serviços e ambientes para atender a essa nova demanda, oferecendo não apenas conforto, mas um verdadeiro caminho para o equilíbrio físico e mental.”

Os hóspedes também contam com os Brilliant Basics, conjunto de serviços essenciais da marca NH Collection que inclui café da manhã antecipado (early bird breakfast), kit sono com chá relaxante, máscara e itens de aromaterapia, além de roupão, chinelos e uma atmosfera preparada para o relaxamento. Experiências sensoriais personalizadas, como o uso de aromas específicos e playlists tranquilizantes, ajudam a induzir um estado de calma e bem-estar.

Reforçando essa proposta de hospitalidade voltada para o equilíbrio físico e mental, o NH Collection Curitiba dispõe ainda do Naturo Spa, espaço dedicado à saúde integral dos hóspedes e visitantes. “Nosso objetivo é proporcionar uma jornada sensorial única e exclusiva para cada indivíduo. Oferecemos uma experiência que vai além do simples relaxamento superficial”, afirma o diretor. O spa aposta em atendimento personalizado, com foco no biotipo de cada cliente e uso de produtos adaptados às suas necessidades. 

Entre os serviços mais procurados estão massagens relaxantes, drenagem linfática, Miracle Face e massagem modeladora com técnicas da renomada Renata França, além de terapias orientais como Zen Shiatsu e Thai Massage, realizadas diretamente no solo. Todas as práticas são conduzidas por terapeutas especializados, com técnicas exclusivas e patenteadas, garantindo uma experiência diferenciada.

“Com TVs smart, máquinas de café Nespresso e atendimento pensado nos mínimos detalhes, o NH Collection Curitiba mostra como o turismo do sono está se consolida como uma das principais apostas do setor hoteleiro. Em um mundo onde dormir bem virou luxo, viajar para descansar de verdade se tornou não só uma escolha, mas uma necessidade. O turismo do sono atende essa demanda, transformando o quarto de hotel em um verdadeiro santuário do descanso”, finaliza Antonio. 

ABRAJET Paraná empossa nova diretoria em cerimônia realizada em Curitiba

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraná (ABRAJET-PR) realiza, no dia 4 de novembro, a cerimônia de posse de sua nova diretoria, em um brunch exclusivo promovido em parceria com o Curitiba Convention & Visitors Bureau, na Vinícola Durigan, em Santa Felicidade. O evento também marca o pré-lançamento do Prêmio Embaixadores de Curitiba e do Prêmio Capivara, que reconhecem o trabalho de destaque de profissionais e instituições do turismo e eventos no Estado.

A nova diretoria será presidida pela jornalista Silvana Canal, de Foz do Iguaçu, que assume o cargo ao lado de Pierpaolo Nota (Curitiba) como vice-presidente, Lana Seganfredo (Curitiba) como secretária e Cleucimara Carneiro Santiago da Silva (Ponta Grossa) como tesoureira. O Conselho Fiscal será formado por Jean Luiz Sampaio Féder, Marcos Roberto Silva (Ponta Grossa) e Maria Alice Martins de S. Varajão (Curitiba).

Fundada há 41 anos, a ABRAJET Paraná consolida-se como a legítima representante dos jornalistas de turismo do Estado, com atuação ativa em conselhos municipais e estaduais, como o Cepatur e os Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa e Castro. A entidade também participa do Projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, da Fecomércio Paraná, e mantém parcerias com o Sebrae Paraná, Viaje Paraná e o próprio Curitiba Convention.

Segundo a nova presidente, Silvana Canal, o objetivo da próxima gestão é fortalecer a representatividade e ampliar as parcerias. “Nossa missão é seguir fortalecendo a ABRAJET, construindo parcerias que somam, ampliando nossa representatividade e tornando-nos referência no setor de turismo do Estado. O Paraná é diverso, rico em atrativos, e queremos mostrar essa força ao Brasil e ao mundo”, afirma Silvana.

O jornalista Jean Luiz Sampaio Féder, que deixa a presidência após quatro anos de gestão e passa a integrar o Conselho Fiscal, ressalta a consolidação da entidade no cenário turístico.  “A ABRAJET-PR se consolidou nos últimos anos como a legítima representante dos jornalistas profissionais que escrevem sobre turismo. Com assento em diversos conselhos e participação ativa no Conselho Paranaense de Turismo, a Associação mostra que seus associados, além de escreverem sobre turismo, levam a esses órgãos uma visão independente para que o turismo no Paraná evolua”, destaca Féder.

Durante o brunch, o Curitiba Convention & Visitors Bureau apresentará os Prêmios Embaixadores de Curitiba e Capivara, que valorizam o setor de eventos e reconhecem a excelência na prestação de serviços dos associados.

A ABRAJET-PR reforça, com esta nova fase, seu papel estratégico na divulgação do turismo, da gastronomia e dos eventos paranaenses, promovendo o intercâmbio entre profissionais e entidades que movem o setor no Estado.

Serviço
Posse da nova diretoria da ABRAJET-PR
Data: 4 de novembro (terça-feira)
Horário: das 10h às 13h
Local: Vinícola Durigan – Av. Manoel Ribas, 5455, Santa Felicidade, Curitiba
Realização: ABRAJET-PR e Curitiba Convention & Visitors Bureau

Palladium Curitiba retoma campanha de sucesso com novo kit exclusivo da Vult

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Campanha compre e ganhe acontece entre 31 de outubro e 1º de novembro e reforça parceria que conquistou o público feminino

Após o sucesso da edição do Dia do Cliente, o Shopping Palladium Curitiba retoma a campanha compre e ganhe, em parceria com a Vult. Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, clientes que acumularem R$ 350 em compras poderão trocar as notas fiscais por um kit de maquiagem e cuidados com a pele.

Entre os itens estão máscara incolor 3 em 1, caneta para sobrancelhas, batom líquido, sérum facial, caneta delineadora para olhos e um combo de lapiseiras delineadoras. A iniciativa reforça os valores compartilhados pelo Shopping Palladium e pela marca Vult, do Grupo Boticário, com o objetivo de oferecer produtos acessíveis e inovadores que valorizam a beleza das mulheres brasileiras.

Criada em 2004, a Vult se consolidou pela variedade de portfólio e, desde 2018, integra o Grupo Boticário, que mantém compromisso com práticas cruelty-free e investimentos em pesquisa e inovação. A nova campanha amplia a conexão entre as clientes do Palladium e a categoria de beleza, fortalecendo a relevância do shopping como espaço de experiência e lifestyle.

Para a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira, o retorno da ação é resultado direto da sintonia com o público. “A receptividade da primeira edição foi extraordinária. Nossas clientes mostraram que maquiagem e cuidado com a pele fazem parte da rotina. Por isso, decidimos repetir a iniciativa. É uma forma de agradecer e celebrar essa parceria de sucesso, que une duas marcas muito próximas do consumidor”, afirma.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques, com limite de um kit por CPF.

Serviço

Campanha compre e ganhe

Local: Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão

Datas: 31/10 a 1º/11

Mais informações: https://palladiumcuritiba.com.br/

Sobre o Palladium Curitiba

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. É considerado o centro de compras com maior mix do sul do país, com 154 mil m² de área construída, distribuídos em três pisos. O shopping recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes, todos os meses, oferecendo um mix de cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – com a maior tela do Brasil. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: palladiumcuritiba.com.br.

Organização social do Paraná apresenta projetos para a bancada paranaense na Câmara Federal, em Brasília

Deputados federais do Paraná conheceram iniciativas que fortalecem o empreendedorismo e geram oportunidades sociais no Estado.

A equipe da GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), organização social que atua há 22 anos na promoção de ações de educação e empregabilidade,  foi recebida pela bancada paranaense na Câmara Federal, em Brasília (DF), no último dia 21 de outubro. Os deputados federais do Paraná puderam conhecer os projetos sociais da organização, bem como seu impacto positivo no mercado de trabalho e os números alcançados pela instituição.

Estiveram presentes a gerente de Iniciativas Sociais da GERAR, Elizete Dreviski; o gerente de Marketing, Pedro Borin; e o Relações Públicas, Marcos Costa.

Em uma das falas da apresentação, Elizete Dreviski destacou que 40% da população brasileira sonha em empreender.

 “Acredito que todos ainda se recordam das últimas eleições, das pesquisas que mostraram que 40% da população brasileira tinha o sonho de empreender, ter o seu negócio próprio. E a GERAR trabalha com este sonho, com esse projeto. Trabalhamos para fortalecer as ideias, para viabilizar planos de negócio e concretizar sonhos junto com os paranaenses”, afirma.

Ao apresentar a GERAR à bancada, Pedro Borin destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento social. “ Com essa apresentação, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Acreditamos que, juntos, poder público, iniciativa privada e sociedade civil, podemos multiplicar esse impacto e construir um Paraná mais justo, mais produtivo e cheio de oportunidades”, ressalta.

Para Marcos Costa, cada projeto social apresentado representa vidas transformadas e comunidades fortalecidas. “E é isso que queremos continuar fazendo, com o apoio da bancada paranaense e de todos que acreditam que investir em pessoas é o caminho mais seguro para o progresso”, finaliza.

Elizete também ressaltou a importância de que os representantes do Paraná conheçam os projetos e apoiem sua continuidade.

“É fundamental que a bancada paranaense conheça de perto o impacto do nosso trabalho, pois isso fortalece o diálogo e amplia as possibilidades de apoio e parceria. Quando os nossos representantes entendem os resultados gerados pelos projetos sociais, podem contribuir ainda mais para que essas iniciativas continuem transformando vidas e fortalecendo comunidades”, acrescenta a gerente

Sobre a GERAR
Desde 2003, a GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) tem sido um pilar de sustentabilidade social, impactando positivamente vidas por quase duas décadas. Fundada em Curitiba (PR), a organização sem fins lucrativos está comprometida com os valores de progresso, geração de emprego, renda e promoção da igualdade social.

A GERAR promove o desenvolvimento social por meio da educação, capacitando indivíduos para serem protagonistas em uma sociedade justa e sustentável, focada em oferecer oportunidades.

São projetos da GERAR o Aprova; Cidadania Digital; Florescer; GERAR Esquenta; MEGA; GERAR Estágios e Aprendiz GERAR.

Projeto ViraVolta Circulô leva teatro, música e literatura a escolas públicas do Paraná

Seis municípios paranaenses receberão nas próximas semanas as atividades culturais do projeto ViraVolta Circulô. Proposta pelos artistas e produtores Ligia Ferreira e Flávio Araújo, a iniciativa leva teatro, literatura e workshops de música gratuitos para alunos e professores de escolas públicas. Entre os dias 03 de novembro e 02 de dezembro, o projeto itinerante passará pelas cidades de Tamarana, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Guaraqueçaba. Entre julho e outubro, as atividades já foram realizadas em Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis e Castro.

A ideia é circular os produtos originais e autorais da produtora curitibana ViraVolta Cultural, com espetáculos teatrais, livros infantojuvenis e workshops de música por outras regiões do estado. Cada município receberá 4 apresentações, 1 workshop e 100 livros. “Queremos promover a circulação de nossos produtos culturais, ampliando o acesso da população e colaborando para o desenvolvimento humano dessas regiões”, destaca a atriz, escritora e coordenadora do projeto, Ligia Ferreira, ao lembrar que as ações são realizadas exclusivamente em cidades com territórios indígenas ou quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em sua totalidade, o projeto atenderá 10 municípios e promoverá 40 apresentações teatrais, 10 workshops de música e a distribuição de 1.000 livros infantojuvenis, de forma inteiramente gratuita para os beneficiários diretos.

Apresentações teatrais
Na peça teatral “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, uma narradora conta ao público uma incrível viagem que fez através de um livro, na qual conheceu diferentes histórias de amizade entre crianças e animais. “O espetáculo é leve, divertido e estimula a participação do público, conectando-se às crianças e cultivando o amor pelos animais e a importância de cuidar do seu bem-estar”, ressalta o produtor Flávio Araújo, que também atua como sonoplasta e oficineiro no projeto.

Já a peça “ItUpAvA dois mil e SEM”, de autoria de Flávio Araújo e Ligia Ferreira, traz a temática ambiental para o público, com foco na falta de água. Na história, Augá é uma jovem que vem do futuro para avisar Pâranã, uma sábia pajé, que em 2100 a Terra está secando. Pâranã descobre que ItUpAvA, uma poderosa queda d’água, é o centro de toda vida na Terra e que anos atrás foi iniciado um processo de degradação que está causando enorme dano ao planeta. Juntas, as personagens viajam no tempo e iniciam uma grande aventura para tentar encontrar formas possíveis de modificar os acontecimentos.

Workshop Na palma da mão – música e educação
Idealizado por Flávio Araújo, o workshop é voltado para educadoras e educadores da educação básica, e apresenta ferramentas reflexivas, potentes, práticas e funcionais para as rotinas musicais em sala de aula, tratando de conteúdos como Paisagem sonora, Rítmica básica, Música corporal e Brincadeiras musicadas.

Livros
O livro “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, de Ligia Ferreira, traz quatro histórias que tratam da relação de crianças com os animais: “Tatá e Cacá”, na qual uma menina apaixonada por tartarugas conhece uma companheira para a vida inteira; “Dudu e o pássaro”, em que um garoto faz amizade com um lindo pássaro e, juntos, passam a criar música; “Dora e Nino”, sobre uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar as coisas e “Tito e o amigo de quatro patas”, na qual o menino mais ligeiro da escola descobre um parceiro tão rápido quanto ele.

Outra obra literária que faz parte do projeto é o livro “Brincar Brincar Brincar”, também de autoria de Ligia Ferreira, que aborda temas como a importância do brincar, o consumo responsável, a alimentação saudável e o uso da tecnologia de forma moderada. No enredo, Lica, Kiko, Guiga, Luna e Nano são crianças vizinhas acostumadas a brincar na rua e na floresta todos os dias. De repente, surgem na vida de Guiga, Luna e Nano misteriosos elementos: t-ble-ta, g-ppin-sho e são-vi-le-te, que alteram a rotina da garotada. Será preciso uma grande aventura para resolver a situação.

O projeto foi contemplado no Edital Viva Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura.

Serviço:
TAMARANA
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
03 de novembro de 2025, às 9h30 e às 10h30.
Local: E.R.M. Enes Barbosa.
Na palma da mão – música e educação
03 de novembro de 2025, das 14h00 às 17h00.
Local: Biblioteca Laura Marilson Catai.
ItUpAvA dois mil e SEM
04 de novembro de 2025, às 10h30 e às 14h00.
Local: C. E. Profa. Maria Cintra de Alcântara.

ORTIGUEIRA
ItUpAvA dois mil e SEM
05 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
Na palma da mão – música e educação
05 de novembro de 2025, das 13h30 às 16h30.
Local: E. M. Profa. Ondina de Oliveira Mattos.
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
06 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.
Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.

SÃO JERÔNIMO DA SERRA
ItUpAvA dois mil e SEM
07 de novembro de 2025, às 09h15 e às 10h45.
Local: C E. Indígena Cacique Kofej.
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
07 de novembro de 2025, às 14h30.
Local: C E. Indígena Cacique Kofe.j
08 de novembro de 2025, às 10h.
Local: Terra Indígena Barão de Antonina.
Na palma da mão – música e educação
07 de novembro de 2025, das 18h00 às 21h00.
Local: E. M. Profa. Vera Lúcia Lemos Costa.

NOVA LARANJEIRAS
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
24 de novembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: E.E. Indígena Coronel Nestor da Silva.
Na palma da mão – música e educação
24 de novembro de 2025, das 17h às 20h.
Local: E.E. Indígena Coronel Nestor da Silva
ItUpAvA dois mil e SEM
25 de novembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: C. E. R. Indígena Rio das Cobras.

MANOEL RIBAS
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
26 de novembro de 2025, às 13h30 e às 14h30.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.
Na palma da mão – música e educação
26 de novembro de 2025, das 18h às 21h.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.
ItUpAvA dois mil e SEM
27 de novembro de 2025, às 09h30 e às 10h30.
Local: C. E. indígena Cacique Gregório Kaekchot.

GUARAQUEÇABA
Bibi Cricri – Bichos e Crianças
01 de dezembro de 2025, às 10h30 e às 13h30.
Local: E. M. Antonio Barbosa Pinto
Na palma da mão – música e educação
01 de dezembro de 2025, das 18h30 às 21h30.
Local: E. M. Antonio Barbosa Pinto
ItUpAvA dois mil e SEM
02 de dezembro de 2025, às 11h00 e às 14h00.
Local: C. E. Marcílio Dias

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.