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Mulheres negociam mais dívidas que os homens, revela Serasa

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Um levantamento da Serasa sobre os resultados mais recentes do Feirão Limpa Nome revela que as mulheres estão mais ativas na busca pela regularização financeira. Desde o início da edição atual, em 3 de novembro, o número de mulheres que fecharam acordos foi 29,3% maior do que o de homens.

Embora o Mapa da Inadimplência de setembro indique um cenário praticamente equilibrado – 50,4% dos inadimplentes são mulheres e 49,6% são homens, entre mais de 79 milhões de brasileiros com dívidas –, a disposição para negociar mostra um comportamento diferente. Mais de 1 milhão de mulheres quitaram suas dívidas no Feirão, enquanto 827 mil homens concluíram acordos. A diferença revela o protagonismo feminino no processo de recuperação de crédito.

Quando se considera o total de acordos realizados pelos dois grupos, o cenário se mantém: foram 29,3% mais acordos fechados por mulheres, ultrapassando 1,7 milhão de dívidas negociadas nesta edição. “A liderança feminina nas negociações é um recorte importante, mas também precisamos colocar em evidência o movimento de toda a população pela busca do ‘nome limpo’. Se há recorde de inadimplência, também há recorde de acordos. Neste mesmo período, o Brasil registrou 3,1 milhões de acordos, 9% a mais do que no mesmo período do ano passado”, afirma Aline Maciel, diretora da Serasa.

Idade de quem negocia

Além do destaque feminino na negociação, a análise por faixa etária revela que o grupo entre 31 e 40 anos lidera as negociações ultrapassando 953 mil acordos para mais de 580 mil consumidores. Nesta faixa, o volume somou R$ 2,87 bilhões em descontos concedidos. Logo atrás, brasileiros de 41 a 50 anos registraram mais de 674 mil acordos.

A faixa de 26 a 30 anos também apresentou participação expressiva, com mais de 533 mil acordos. Entre os mais jovens, de 19 a 25 anos, foram 474 mil dívidas negociadas e, entre aqueles com idades de 51 a 65 anos, foram contabilizados mais de 414 mil. Por fim, a faixa dos consumidores acima dos 65 anos fechou pouco mais de 70 mil acordos.

“Essa diversidade de consumidores que fecharam acordos reforça que o endividamento é um desafio presente em todas as etapas da vida. O Feirão Limpa Nome é uma oportunidade para que consumidores de todas as idades possam negociar suas dívidas e retomar o controle financeiro”, explica Aline.

O Feirão Limpa Nome segue até 30 de novembro, reunindo mais de 1,6 mil empresas parceiras entre os diversos segmentos, com ofertas com parcelas a partir de R$9,90 e descontos de até 99% nos débitos. Os consumidores podem acessar oportunidades disponíveis a partir dos canais oficiais da empresa e negociar com descontos de forma online e presencial:  

Estudo comprova os benefícios do exercício físico para a autonomia na terceira idade

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A prática regular de exercícios físicos é uma das estratégias mais eficazes para preservar a autonomia e a qualidade de vida durante o envelhecimento. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa “Avaliação da Capacidade Funcional de Idosos: a experiência do Programa Platinum – Longevidade Saudável” , realizada pelo Instituto Mauro Guiselini e publicada na Revista CPAQV (2025).

O estudo avaliou 59 alunos com idade média de 70 anos, participantes do programa Platinum da Companhia Athletica, desenvolvido pela rede para atender o público 60+. A análise, baseada em testes reconhecidos internacionalmente, como o Senior Fitness Test (SFT) e o Short Physical Performance Battery (SPPB), demonstrou que os participantes obtiveram entre 75% e 83% de desempenho satisfatório nos indicadores de força, equilíbrio e mobilidade. Esses parâmetros estão diretamente relacionados à independência funcional e à prevenção de quedas.

De acordo com os resultados, a maior parte dos alunos apresentou nível de condicionamento classificado como “bom” ou “muito bom”, evidenciando que programas estruturados e supervisionados podem retardar os efeitos da sarcopenia (perda de massa muscular) e contribuir para uma longevidade mais ativa.

“A metodologia aplicada pela Cia Athletica combina ciência do movimento, musculação adaptada e acompanhamento técnico individualizado. Com o Platinum, reforçamos nosso compromisso em transformar o envelhecimento em uma fase ativa, produtiva e repleta de bem-estar”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica.

O programa “Platinum – Longevidade Saudável” é voltado à melhoria da força, da mobilidade e do equilíbrio de pessoas acima dos 60 anos, com treinos personalizados, avaliações multifuncionais periódicas e foco na segurança e na prevenção. A iniciativa reflete a missão da Cia Athletica de oferecer práticas baseadas em evidências científicas que garantam mais vitalidade e independência a seus alunos.

Com o envelhecimento populacional crescente no Brasil, que já soma mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, segundo o IBGE, a Cia Athletica reforça seu papel como referência na promoção da longevidade ativa. A pesquisa comprova que o exercício físico, quando orientado e acompanhado de forma técnica, é um dos caminhos mais consistentes para viver mais e melhor.

4 dicas para sair do sedentarismo na adolescência

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Mais de 80% dos adolescentes não praticam atividade física com regularidade, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Preparamos um guia prático com quatro dicas para ajudar a transformar a rotina com pequenas atitudes

Menos de 20% dos adolescentes praticam atividade física regularmente. Essa constatação, feita em pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) acende um alerta para gestores de saúde pública, já que a prática regular previne a obesidade e diversos problemas associados ao sedentarismo. De acordo com o coordenador da UPX Sports (complexo poliesportivo localizado dentro da Universidade Positivo), Zair Cândido, é entre os 12 e 18 anos, fase em que o corpo ainda está em desenvolvimento, que se consolidam os hábitos saudáveis levados para a vida adulta. 

Mesmo com o excesso de telas, Cândido destaca que é possível encontrar esportes prazerosos e adequados à faixa etária. Ele aponta quatro pilares fundamentais para quem pretende começar uma rotina de atividade física na adolescência. 

1. Quantidade de exercício recomendada

Segundo a OMS, os jovens devem praticar, em média, 60 minutos de atividade física por dia, de preferência exercícios aeróbicos. O ideal é incorporar essas práticas à rotina de forma gradual, aumentando aos poucos a frequência, a intensidade e a duração. Também é importante ser realista e estabelecer metas possíveis de alcançar e superar. “Não adianta definir objetivos muito longos e inalcançáveis. O ideal é traçar pequenas metas: começar correndo 5 km, depois pensar em 10 km  e, então, em uma meia maratona, por exemplo. Assim, a pessoa atinge as metas e se mantém motivada”, explica o coordenador.

A prática de atividade física é multifatorial e deve ser acompanhada por um profissional, que leve em conta os objetivos, o biotipo, o condicionamento físico e outros critérios a serem avaliados com cautela, especialmente quando o jovem ainda não está habituado aos exercícios.

2. Usar a musculação como aliada

O aumento de força e resistência muscular nessa fase traz benefícios como o estímulo ao crescimento ósseo e ao amadurecimento biológico. É fundamental o acompanhamento especializado desde o início, para definir a frequência, a intensidade dos treinos, os grupos musculares a serem trabalhados, o número de repetições e as cargas ideais para cada pessoa. Essa avaliação é essencial, especialmente nessa idade, pois o “estirão da adolescência” faz com que os ossos cresçam rapidamente, enquanto ligamentos e tendões ainda estão se adaptando às mudanças. “O controle de carga evita lesões nesses tecidos compostos por colágeno. Caso contrário,  podem surgir problemas futuros”, reforça Cândido.

3. Preferência por atividades coletivas

A academia não é o único caminho para abandonar o sedentarismo. “Hoje, com tantos esportes novos se popularizando, é mais fácil  diversificar e engajar os adolescentes para que se interessem pela atividade física”, comenta o especialista Ele recomenda escolher exercícios compatíveis com as preferências de cada praticante, o que aumenta as chances de adesão à rotina. Atividades coletivas, como dança, vôlei, beach tennis e corridas em grupo, ajudam a consolidar o hábito ao promover motivação, socialização e bem-estar mental. “A questão social é crucial, porque incentiva, cria compromisso com o grupo e estabelece metas. Essa convivência traz uma motivação maior, e o adolescente passa a se fidelizar à atividade e aos parceiros”, completa o coordenador da UPX Sports.

4. Escolhas que aumentam o gasto calórico

Mudanças simples, como usar a escada em vez do elevador ou caminhar no lugar de utilizar o carro, podem parecer pequenas, mas trazem grandes benefícios para quem está iniciando uma rotina mais ativa. “Quanto mais trocas para atividades que aumentem o gasto calórico, maior a chance de melhorar a performance”, destaca Cândido. O alongamento, muitas vezes negligenciado, também é fundamental para a funcionalidade no dia a dia. Ele ajuda a  prevenir dores na coluna, favorece a postura correta, amplia a mobilidade articular e contribui para uma elasticidade muscular.

Zumbido e eco da própria voz: saiba reconhecer os sinais da otosclerose e quando buscar ajuda médica

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Doença silenciosa exige diagnóstico precoce e tratamento adequado para ajudar a preservar audição e qualidade de vida de pacientes

Foi por volta dos 30 anos de idade que a enfermeira Carolina Maria Bayestorff, hoje com 48, começou a perceber os primeiros sinais de que algo não ia bem com a sua audição. A sensação de ouvido tapado e o zumbido constante estavam prejudicando sua comunicação. “Estava em um período de bastante trabalho e imaginei que poderia ser resultado do estresse. Receber o diagnóstico de otosclerose foi desafiador”, lembra.

Carolina faz parte do universo de duas em cada dez pessoas que convivem com a perda auditiva nas Américas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 217 milhões de pessoas vivem com essa realidade nos continentes americanos, o que corresponde a 21,52% da população dessas regiões. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, são 2,2 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Entre as causas da condição está a otosclerose, uma doença autoimune que compromete o osso do ouvido médio.

O otorrinolaringologista Rodrigo Kopp, que atua no Hospital IPO, em Curitiba, explica que o problema ocorre com o endurecimento progressivo do osso ao redor do estribo (um dos três ossículos do ouvido). “Isso impede que o som seja transmitido corretamente para o ouvido interno. Por isso, o paciente desenvolve principalmente perda auditiva condutiva, que tende a piorar com o tempo caso não seja tratada”, orienta.

Além de comprometer a comunicação e o convívio social, a perda auditiva não tratada está associada a impactos cognitivos importantes, como o aumento do risco de demência e Alzheimer, devido à menor estimulação cerebral e à redução das interações sociais, alerta o especialista.

Como reconhecer a otosclerose

Os primeiros sinais da doença costumam ser sutis, o que pode atrasar o diagnóstico. Kopp cita a perda auditiva progressiva, geralmente unilateral no início, zumbido contínuo, sensação de ouvir melhor em ambiente silencioso do que no barulho e, em fases mais avançadas, pode surgir sensação de eco da própria voz (autofonia). 

“A doença não causa dor, secreção ou tontura intensa. A otosclerose evolui de forma silenciosa, e o paciente costuma atribuir a perda auditiva a causas banais, como acúmulo de cera, envelhecimento ou resfriado, até que a dificuldade se torna incapacitante”, comenta.

Entre os fatores de risco estão a genética, a gestação e o uso de hormônios, que podem acelerar a evolução da doença. Também podem contribuir inflamações ósseas localizadas e influências pós-infecciosas, como exposição prévia ao vírus do sarampo. Mulheres entre 20 e 40 anos e pessoas com história familiar de perda auditiva precoce estão entre as mais suscetíveis a desenvolver a doença.

Qualidade de vida recuperada

Hoje, com a qualidade de vida restabelecida e mais segurança na comunicação, Carolina é acompanhada pela equipe do Centro de Audição e Equilíbrio (CAE) do Hospital IPO, referência no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do labirinto. O CAE é especializado na investigação das causas da tontura, vertigem e outros sintomas que afetam o equilíbrio. Por meio dele, os pacientes têm acesso a exames audiológicos e vestibulares avançados, a uma equipe altamente capacitada e a protocolos personalizados para cada tipo de queixa. “Usei aparelho por muito tempo e fiz cirurgia de implante de teflon. A equipe do CAE tem sido fundamental no acompanhamento”, diz Carolina.

Kopp, que está à frente da equipe, conta que é fundamental que quem percebe os sinais da doença siga o exemplo da paciente. “Com avaliação clínica e exames como audiometria, imitanciometria e tomografia, conseguimos identificar precocemente e intervir no momento adequado, antes que o ouvido interno comece a ser comprometido”, orienta.

O tratamento, completa, pode ser feito com o aparelho auditivo, a cirurgia ou, ainda, apenas o acompanhamento clínico, em casos iniciais ou mais estáveis, esclarece o médico. “São as consultas periódicas que permitem determinar o timing ideal para prótese auditiva ou cirurgia. Essa estratégia ajuda a preservar ao máximo a função auditiva ao longo dos anos. Em casos raros de otosclerose coclear, podem ser discutidos medicamentos que visam estabilizar a progressão.”

Para quem já começou a perceber perda auditiva, Carolina aconselha a não demorar para procurar avaliação médica. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e de retorno à vida normal. Hoje me sinto muito mais segura e com muito mais autoestima”, finaliza.

Sobre o Hospital IPO

Fundado em 1992, o Hospital IPO é a maior referência em Otorrinolaringologia na América Latina. Localizado em Curitiba (PR), oferece atendimento 24 horas focado em nariz, ouvido e garganta, com uma equipe altamente qualificada formada por mais de 115 especialistas. Reconhecido internacionalmente, o IPO destaca-se também pelo seu Núcleo de Ensino e Pesquisa, que mantém parcerias com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL/CCF), o Instituto Assistencial de Saúde do Paraná (IASP) além de outras entidades voltadas à Otorrinolaringologia. O compromisso com a inovação e a excelência no cuidado especializado consolidam o IPO como referência em qualidade.

Mais informações em www.hospitalipo.com ou nas redes sociais @ipo_hospital.

Nextcomm estreia no Ranking 100 Open Startups e conquista 4ª posição na categoria Customer Service

A Nextcomm, empresa especializada em atendimento ao cliente e soluções inovadoras para gestão de relacionamento, conquistou a 4ª posição na categoria Customer Service do Ranking 100 Open Startups 2024 — já em sua primeira participação na premiação. O resultado foi anunciado durante a cerimônia realizada na última segunda-feira (17 de novembro) no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A edição de 2025 celebrou os 10 anos do movimento responsável por colocar a inovação aberta no centro da estratégia de grandes corporações e startups na América Latina.

Criado em 2016, o Ranking 100 Open Startups se tornou uma das principais referências de inovação aberta no continente. A metodologia é baseada em critérios objetivos que consideram contratos firmados, projetos executados e a relevância das soluções aplicadas em parceria com grandes empresas. Na última década, o movimento registrou uma expansão significativa: o volume de contratos saltou de R$ 89 milhões em 2016 para R$ 17 bilhões em 2025, com projeção de ultrapassar R$ 100 bilhões até 2030. Ao todo, a plataforma já conectou 10 mil corporações a 40 mil startups, contabilizando 165 mil contratos de open innovation registrados.

Para Luiz Carlos Santin Junior, fundador e CEO da Nextcomm, o reconhecimento na categoria Customer Service chancela a estratégia da empresa e reforça sua atuação em um mercado cada vez mais competitivo. “Estrear no Ranking 100 Open Startups e já alcançar a 4ª posição demonstra que estamos no caminho certo. Para nós, excelência em atendimento não é apenas entregar soluções, mas construir relações que geram impacto real. Esse resultado reflete a força dos nossos projetos, a confiança dos clientes e o comprometimento do nosso time”, afirma.

Com o reconhecimento no 100 Open Startups, a Nextcomm consolida sua presença no ecossistema de inovação e reforça seu compromisso em transformar o atendimento ao cliente por meio de tecnologia, experiência e colaboração contínua com grandes empresas.

Santin Junior reforça que o desempenho da empresa é fruto direto da combinação entre inovação e propósito. “Nada disso seria possível sem o nosso time, que vive inovação com alma e entrega com paixão, e sem os nossos clientes e parceiros, que constroem soluções conosco. Este prêmio é de todos nós e é apenas o começo do que está por vir”, completa.

63% dos brasileiros apontam parcelamento como uma forma de quitar dívidas, mostra Serasa

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O parcelamento se consolidou como um dos principais instrumentos de organização financeira do brasileiro. De acordo com pesquisa da Serasa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box, 56% dos consumidores afirmam que utilizam o parcelamento como estratégia para manter as contas em dia, enquanto 61% dizem que essa modalidade traz uma sensação de controle sobre o orçamento.

Além disso, 55% dos entrevistados afirmam que o parcelamento é o que permite o acesso a produtos e serviços que não conseguiriam pagar à vista, o que reforça o papel dessa prática como um importante democratizador do consumo no país.

Entretando, o levantamento ainda alerta: 12% dos entrevistados reconhecem que se endividaram por desorganização financeira e, 3% afirmam que tiveram seus nomes negativados em razão do descontrole no parcelamento, apontando a importância de um uso consciente da modalidade.

“Parcelar no Brasil vai muito além de uma forma de pagamento. Por estar há tanto tempo enraizado na nossa cultura, já é parte da estratégia de organização financeira de muitos brasileiros”, explica Patricia Camillo, especialista da Serasa em educação financeira. “Entretanto, ter crédito para parcelar pode ser encarado como um aliado, desde que seja planejado e entendido como parte da renda, e não uma extensão dela.”

Parcelamento pode ser aliado na quitação de dívidas

Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados consideram o parcelamento uma alternativa viável para quitar dívidas, e 61% também afirmam que proporciona a sensação de controle ao negociar os débitos em aberto — a percepção de que será possível colocar as contas em ordem.

Valores acessíveis das parcelas, que cabem no bolso do consumidor, é o principal motivo que o levaria a optar pelo parcelamento da dívida, apontado por 42% dos entrevistados. Na sequência, aparece a facilidade de limpar o nome após o pagamento da primeira parcela (37%).

Segundo Patricia, esses dados reforçam que o parcelamento é visto como uma ponte entre o endividamento e a reorganização financeira, especialmente quando associado a práticas de planejamento e a condições favoráveis ao consumidor.

 “Quando bem utilizado, o parcelamento pode ser um recurso saudável para retomar o controle das finanças, desde que avalie as condições, o número de parcelas e o impacto no orçamento mensal. O problema não está no parcelar, mas em fazer isso sem planejamento”, completa.

Com parcelas a partir de R$9,90, o Feirão Serasa Limpa Nome reúne mais de 1,6 mil empresas parceiras entre os diversos segmentos e descontos de até 99% nos débitos. Desde o início, em 03 de novembro até o dia 16, já foram fechados mais de 738.662 acordos parcelados no principal mutirão de negociação de dívidas do país.

Os consumidores podem acessar oportunidades disponíveis a partir dos canais oficiais da empresa e negociar com descontos de forma online e presencial:  

Para conferir dicas práticas de como parcelar suas contas com responsabilidade e sem retornar ao endividamento, acesse Guia de Parcelamento Consciente da Serasa: https://www.serasa.com.br/guias/guia-do-parcelamento/

Governança clínica oferece mais segurança ao paciente e reduz erros médicos

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Tema foi discutido em congresso nacional de Direito Médico

Você confiaria em um hospital que nunca passou por uma inspeção de qualidade? A pergunta pode parecer dura, mas foi feita com toda seriedade pelo médico, professor e gestor Juliano Gasparetto durante o II Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde, realizado em Curitiba pelo Instituto Miguel Kfouri Neto (IMKN). Segundo ele, menos de 10% dos hospitais no Brasil têm algum tipo de acreditação — uma espécie de “selo de qualidade” que reconhece instituições que seguem padrões rigorosos de qualidade e segurança no atendimento à saúde

Gasparetto dirige dois hospitais com perfis bem diferentes: o Universitário Cajuru, que atende só pelo SUS, e o São Marcelino Champagnat, referência no atendimento privado e suplementar. Os dois têm acreditações máximas, o que, segundo o médico, não é um luxo — é uma necessidade.

“Você não compraria um carro sem saber se o freio funciona. Por que aceitamos ser operados em hospitais que não passam por nenhuma checagem?”, questiona.

Hospital seguro não é obra do acaso

Para Gasparetto, a segurança do paciente e a qualidade do atendimento não dependem apenas de bons médicos ou equipamentos modernos. “É preciso ter regras claras, processos padronizados, trabalho em equipe e transparência nos resultados”, explica.

Esse conjunto de boas práticas tem nome: governança clínica. Na prática, significa que médicos, enfermeiros, gestores e até o setor jurídico do hospital trabalham juntos para garantir o melhor cuidado possível, com o menor risco. “Quando tudo é feito de forma organizada, os erros diminuem, os tratamentos são mais eficientes e a confiança aumenta. Isso faz bem para o paciente e também para o hospital”, resume.

Dentro desse contexto, o jurídico deixa de ser apenas um “bombeiro de crise” e passa a atuar como parte estratégica da governança corporativa. Foi o que destacou o advogado Tertius Rebelo: “Governança e propósito são pilares da eficiência. As empresas de saúde são organismos complexos que operam na interseção entre ciência, ética e negócios. Por isso, devem atuar com jurídico preventivo, gestão estratégica e crescimento sólido”, aponta.

O que é acreditação hospitalar?

A acreditação é uma avaliação feita por instituições independentes que analisam o funcionamento dos hospitais. No Brasil, a principal delas é a Organização Nacional de Acreditação (ONA), mas existem entidades internacionais como a Joint Commission International (JCI). Elas verificam desde a limpeza dos ambientes até o preparo das equipes, o uso correto de medicamentos e o acompanhamento dos pacientes.

O Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, é o único do Paraná com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a obter a acreditação máxima da ONA. “Isso mostra que qualidade não é só uma questão de dinheiro, mas de compromisso”, diz Gasparetto. Já o Hospital São Marcelino Champagnat foi planejado desde o início para seguir os padrões internacionais, e soma três certificações consecutivas da Joint Commission International (JCI), maior referência internacional em acreditação hospitalar. Os hospitais fazem parte do Complexo de Saúde do Grupo Marista.

Saúde com mais valor

O médico também defende uma mudança na forma como os hospitais são pagos. Hoje, a maior parte ainda funciona no sistema chamado fee-for-service, em que o hospital recebe por todo exame ou procedimento feito. Gasparetto propõe o modelo da “saúde baseada em valor”, no qual o pagamento é feito de acordo com os resultados para o paciente. “O que importa não é só quantos exames você fez, mas se a sua dor melhorou, se você conseguiu voltar a trabalhar, se recuperou bem. Isso é saúde com valor de verdade”, reforça.

O que é governança clínica?

É o conjunto de regras, processos e equipes que garante que tudo no hospital funcione de forma segura, organizada e com foco no bem-estar do paciente. Ela envolve médicos, enfermeiros, gestores, juristas e auditores trabalhando juntos por um mesmo objetivo: cuidar melhor das pessoas.

O papel do paciente

Embora muitas decisões sejam técnicas e institucionais, o paciente também exerge um papel essencial nesse processo:

  1. Pergunte se o hospital tem acreditação. É um direito saber quais padrões de qualidade a instituição segue.
  2. Leia e compreenda os termos de consentimento. Eles explicam os riscos e etapas dos procedimentos.
  3. Participe da sua jornada de cuidado. Tire dúvidas, peça informações claras e acompanhe seu tratamento.

Gasparetto resume o que considera o hospital ideal: “Aquele em que a decisão médica é técnica e ética, a gestão é transparente e o paciente está no centro — mas o profissional também é protegido.”

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Reitora e professora do UniCuritiba são homenageadas no RS

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Reitora e professora do UniCuritiba são homenageadas no RS

Celebração de 20 anos do Jornal Estado de Direito destacou a atuação de personalidades nas áreas acadêmica e jurídica

A reitora do UniCuritiba, Rachel Ballardin, e a professora Viviane Séllos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito Empresarial e Cidadania (PPGD) foram homenageadas no início deste mês, em Porto Alegre, em evento alusivo aos 20 anos do Jornal Estado de Direito.

A celebração reuniu juristas, ativistas, professores e voluntários de diferentes regiões do país, com homenagens a mais de 80 personalidades e 17 entidades. “Ao longo de duas décadas, o Jornal Estado de Direito tem contribuído para a reflexão, a promoção da justiça e o fortalecimento da democracia, conectando o saber jurídico à arte e à realidade social. Foi uma noite marcada por significado e propósito”, diz Rachel.

A reitora destacou também o trabalho consistente e inspirador da professora Viviane Séllos nas discussões acadêmicas e jurídicas fundamentais para o avanço do pensamento crítico e da formação de novos pesquisadores. “Essa homenagem simboliza o poder transformador da educação e o compromisso da nossa instituiçâo com a formação integral e o desenvolvimento humano”, completou.

À frente do programa de mestrado do UniCuritiba, Viviane Séllos é a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Direito. “Fico honrada pela homenagem que não só destaca a minha trajetória jurídica e acadêmica como ressalta o papel da liderança feminina”, comenta a professora, jurista e escritora.

Além de sua atuação institucional, Viviane é autora de diversos artigos e obras de referência pelos quais contribui de maneira expressiva para a reflexão sobre governança, direitos fundamentais e papel das instituições jurídicas na promoção da cidadania.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Eficiência energética ganha protagonismo com nova regulamentação que corrige distorções históricas

A recente aprovação da Lei de Modernização do Marco Regulatório do Setor Elétrico pelo Congresso Nacional representa uma das mudanças mais esperadas na estrutura do setor energético brasileiro. A nova legislação estabelece uma relação de “ganha-ganha”, em que todos os envolvidos colhem os benefícios planejados. Ela amplia obrigações e cria instrumentos que prometem impulsionar a inovação, a eficiência e a competitividade. Para empresas que atuam na área de eficiência energética, como a Eletron Energia S.A.,
sediada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o impacto é direto e positivo.
De acordo com Victor Henrique de Moraes, General Manager da Eletron, a inclusão dos agentes comercializadores entre os obrigados a investir em eficiência energética corrige uma distorção histórica. “Todo mundo tem o mesmo direito, mas nem todos tinham o mesmo dever. Por que apenas um tipo de cliente deveria fazer essa captação de recursos?”, questiona.
Segundo ele, o texto da nova lei torna o setor mais justo e equilibrado. Até então, apenas as distribuidoras eram responsáveis por aplicar 0,5% da receita líquida anual em projetos de eficiência energética, enquanto os comercializadores – que movimentam cerca de 40% da
energia vendida no país – não contribuíam com o Programa de Eficiência Energética (PEE), coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Círculo virtuoso
O PEE foi criado para estimular empresas a aprimorar seus sistemas de eficiência energética, gerando um efeito em cadeia positivo para o setor energético com o combate ao
desperdício.
Agora, com a nova regra, todos os agentes de comercialização deverão destinar 1% da receita líquida, sendo metade para pesquisa e desenvolvimento e metade para programas de eficiência energética.
Na avaliação de Moraes, esse avanço “cria um ciclo virtuoso que vai atrair novas empresas e estimular a adoção de tecnologias mais inteligentes, tanto em processos industriais
quanto em serviços”.
A energia, lembra o executivo, é um dos principais custos de qualquer negócio. “Em alguns casos, ela representa mais do que o custo com mão de obra. Se a empresa não der
atenção para isso, pode ficar para trás. Quando enxergamos que nossa energia é cara, entendemos a importância de ter uma base energética mais competitiva”, afirma. Para ele, o
conceito de eficiência energética pode ser traduzido como “redução estratégica de consumo”. “Não é preciso perder produção, e sim usar os equipamentos de forma mais
inteligente”, diz. Ele comenta que a Eletron Energia atua junto às empresas que captam recursos via PEE para implementar as melhorias que garantem a eficiência.

Incentivos
O novo marco legal também cria incentivos específicos para o armazenamento de energia, regulamentando o uso de baterias conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e
reconhecendo seu papel na estabilidade da rede e na integração de fontes renováveis.
Além disso, a legislação estabelece licenciamento ambiental mais ágil para hidrelétricas e usinas reversíveis, com prazos máximos de 90 dias, e mecanismos de redução de encargos
tarifários, buscando modicidade e transparência.
Para empresas especializadas em eficiência energética, como a Eletron Energia, as mudanças ampliam o horizonte de atuação e consolidam um ambiente favorável à
inovação. “O novo mercado vai crescer porque passará a arrecadar mais recursos. É uma oportunidade para reposicionar o setor e estimular a criação de soluções nacionais, que tragam ganhos reais para a economia e para o meio ambiente”, destaca Moraes.

Efeitos multiplicadores
Na prática, o reforço no financiamento de programas de eficiência energética poderá gerar efeitos multiplicadores: mais investimentos, novos projetos e um salto na competitividade das empresas brasileiras. O avanço legislativo também deve fortalecer a política industrial
verde, ao priorizar tecnologias e produtos desenvolvidos no país.
Em um cenário global de transição energética, a aprovação do novo marco sinaliza que o Brasil está disposto a modernizar suas bases regulatórias, equilibrando sustentabilidade, inovação e justiça setorial. Como resume Victor de Moraes, “essa lei não apenas reorganiza
o setor, mas redefine sua lógica. Agora, todos contribuem para um mesmo objetivo: fazer mais com menos energia e construir um sistema mais inteligente, justo e eficiente”.

Sobre a Eletron Energia S.A.
A Eletron Energia nasceu para otimizar o uso de recursos energéticos em indústrias. Para isso, aplica soluções de eficiência energética com maestria graças à expertise dos
profissionais que a compõem. Ainda, garante que a economia pague as melhorias aplicadas e, para tanto, assume o compromisso de cobrar a remuneração apenas após os resultados medidos e comprovados. Não por acaso, seu modelo de negócio tem como premissa tornar os clientes mais competitivos e sustentáveis.
No mercado há dez anos, figura entre as melhores no que tange à aprovação de projetos pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, tendo consolidado mais de R$
200 milhões em projetos de eficiência energética para organizações paranaenses e catarinenses.

Novembro Vermelho: câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil

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Campanha nacional reforça importância do autoexame e de cuidados diários com a saúde

Neste mês, acontece o Novembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca. A ação chama atenção para os cuidados preventivos e incentiva a prática do autoexame, simples e essencial para a detecção precoce da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença, apesar de pouco conhecida, é o oitavo câncer mais frequente no Brasil, sendo mais prevalente entre os homens. Em 2020, foram registrados mais de 6 mil óbitos pela doença — número que reforça a importância do diagnóstico precoce. “Infelizmente, muitas pessoas ainda procuram o dentista apenas quando sentem dor, e acabam deixando passar sinais que poderiam ser identificados logo no início. O diagnóstico precoce é o fator que mais impacta nas chances de cura, que podem variar de 70% a 90% quando o tratamento começa cedo”, ressalta a dentista e diretora da Neodent, Priscila Gonçalves Cordeiro.

O câncer de boca pode se manifestar de diferentes formas. Entre os principais sinais de alerta, estão feridas que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, caroços, dor persistente, sangramentos e dificuldade para engolir ou falar. Observar essas alterações é fundamental, e o autoexame pode ser um grande aliado nesse processo. 

Assim como o autoexame das mamas, o da boca pode ser realizado em casa, diante do espelho e com boa iluminação. O ideal é observar todas as partes da cavidade oral — lábios (por fora e por dentro), gengivas, língua, bochechas, céu da boca e, levantando a língua, o assoalho bucal. Caso sejam notadas feridas, manchas, caroços ou sangramentos incomuns, é fundamental procurar um cirurgião-dentista o quanto antes, principalmente se os sinais persistirem por mais de duas semanas. 

Além do autoexame, algumas atitudes simples ajudam na prevenção do câncer bucal e na manutenção da saúde em geral

  • Evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, principais fatores de risco.
  • Manter boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes.
  • Usar protetor labial com filtro solar, especialmente quem trabalha ao ar livre.

Para quem possui implantes dentários, os cuidados preventivos são os mesmos, mas o acompanhamento profissional ganha ainda mais importância. “O dentista consegue identificar qualquer alteração durante as consultas de manutenção, o que é imprescindível não só para manter a integridade dos implantes, como também para investigar afundo possíveis lesões que mereçam mais atenção. Pacientes com implantes devem manter a rotina de higiene e acompanhamento profissional, assim como qualquer outro paciente”, orienta Priscila.

A recomendação é simples: fazer avaliações periódicas com o dentista, pelo menos a cada seis meses, e realizar o autoexame da boca com regularidade – principalmente pessoas acima de quarenta anos e que acumulam fatores de risco. “Cuidar da boca é cuidar da saúde como um todo. O dentista é um aliado essencial na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar”, finaliza.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Alinhado ao objetivo de impulsionar a democratização e acesso ao implante dentário, o programa Neodent+ oferece aos pacientes condições especiais de parcelamentos e descontos exclusivos. Com um amplo portfólio e presença em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos mais de 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.