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Black Fraude: você sabe se proteger na internet?

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Com a chegada da Black Friday, especialistas alertam para aumento de golpes virtuais e orientam como manter a segurança digital dentro e fora das empresas

À medida que as promoções da Black Friday se aproximam, também cresce o número de ataques virtuais. O período, marcado por grande volume de compras e intensa movimentação on-line, torna-se o cenário ideal para a ação de cibercriminosos, que vão desde o roubo de dados pessoais até a instalação de malwares capazes de comprometer informações sigilosas ou até redes corporativas inteiras. 

Promoções irresistíveis, sites falsos e mensagens enganosas por e-mail, SMS ou redes sociais estão entre as principais estratégias usadas por golpistas. Muitas vezes, tudo começa com um simples clique em um link suspeito e pode terminar em prejuízos financeiros, vazamento de dados ou bloqueio de dispositivos. 

“A Black Friday é um dos períodos mais críticos do ano em termos de segurança digital. O aumento das compras on-line impulsiona também o número e a sofisticação dos ataques como sites falsos, links infectados e mensagens de phishing. É fundamental verificar a procedência das lojas, desconfiar de ofertas muito vantajosas e jamais utilizar computadores corporativos para compras pessoais”, explica o diretor Adjunto de Governança & Segurança de TI do Grupo Marista, Cássio de Araújo. 

O especialista reforça que os consumidores devem estar atentos e buscar informações sobre segurança digital para reconhecer sinais de golpes e agir com cautela – “Mais do que nunca, é importante lembrar que somos todos responsáveis por identificar ameaças, adotar boas práticas e agir com segurança no dia a dia reduzindo riscos tanto para a empresa quanto para cada um de nós.” 

Como parte das ações de conscientização, o Grupo Marista oferece, ao longo do ano, um curso básico de proteção on-line voltado aos colaboradores, com orientações práticas sobre segurança digital e uso responsável das ferramentas corporativas. 

Como identificar ameaças 

  • Desconfie de promoções milagrosas: preços muito abaixo do mercado e prazos curtos para pagamento são sinais de alerta. 
  • Cheque o endereço do site: verifique se a URL começa com “https://” e se o domínio é o oficial da marca.
  • Atenção a e-mails e mensagens: não clique em links recebidos por canais não verificados, especialmente os que pedem dados pessoais ou bancários. 
  • Use conexões seguras: evite fazer compras ou acessar contas em redes Wi-Fi públicas. 

Boas práticas de segurança digital 

  • Mantenha o antivírus e o sistema operacional atualizados.
  • Use senhas fortes e não repita a mesma sequência em diferentes plataformas. 
  • Ative a autenticação em dois fatores sempre que possível. 
  • Separe o uso pessoal do profissional: não use o computador da empresa para compras, downloads ou acessos a sites desconhecidos. 
  • Eduque-se e eduque sua equipe: treinamentos e comunicação interna ajudam a criar uma cultura de segurança.

“A conscientização é o primeiro passo para evitar prejuízos e fortalecer a segurança digital, tanto em casa quanto nas empresas. Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença. A proteção on-line não depende apenas de tecnologia, mas também de comportamento responsável e atenção aos detalhes”, reforça o especialista.

O Boticário celebra o Natal de Curitiba com Roda-Gigante e árvore decorada na Rua VX de Novembro

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O Boticário celebra o Natal de Curitiba com Roda-Gigante e árvore decorada na Rua VX de Novembro

A varejista de beleza, que nasceu no Paraná, chega ao quinto ano consecutivo como patrocinadora oficial da festa e promove cortejo especial no dia 2 de dezembro

O Boticário, a marca preferida para presentear no Natal*, anuncia o quinto ano consecutivo como patrocinadora oficial do Natal de Curitiba. A marca paranaense renova sua parceria com a cidade trazendo de volta duas das atrações mais esperadas, com tamanhos ainda maiores: a Roda-Gigante e a árvore de Natal, que prometem iluminar a Rua XV de Novembro e encantar curitibanos e visitantes.

“O Boticário nasceu em Curitiba e carrega em sua essência o amor e o carinho dos paranaenses. O Natal, por sua vez, é uma das celebrações mais especiais e tradicionais do nosso calendário, é tempo de renovar sentimentos, fortalecer laços e celebrar. Por isso, é com imenso orgulho e gratidão que, pelo quinto ano consecutivo, patrocinamos essa festa que enche de magia e encanto a cidade onde nossa história começou”, afirma Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário.

Entre os destaques, a Roda-Gigante do Natal O Boticário volta a ocupar o coração da cidade, na Rua XV de Novembro. Com 22 metros de altura e 16 cabines com capacidade para quatro pessoas cada, a atração oferece uma vista privilegiada de toda a decoração natalina da região central. A participação ocorre por ordem de chegada, mediante formação de fila.

Já a tradicional árvore de Natal também retorna ao calçadão mais famoso do Brasil ainda maior. Com quase 20 metros de altura, será inteiramente decorada e iluminará o cruzamento entre a Rua Doutor Murici e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

As atrações estarão abertas ao público de 25 de novembro a 26 de dezembro, de terça a domingo, das 16h às 22h, e integram o Natal de Curitiba, que neste ano traz o tema “Juntos, o inesquecível acontece”. A edição promete ser a maior e mais encantadora de todos os tempos, com mais de 150 atrações gratuitas espalhadas por parques, praças, ruas e pontos históricos.

Espetáculo especial

No dia 2 de dezembro, o Boticário realiza um evento especial de abertura com cortejo natalino partindo da Árvore de Natal. A celebração contará com personagens temáticos, banda ao vivo e um espetáculo com cantores e bailarinos, que se apresentarão interagindo com a Roda-Gigante, transformando-a em cenário principal da performance.

No dia 2 de dezembro, a partir das 19h, o Boticário realiza um evento especial de abertura com um desfile natalino que parte da árvore de Natal. A celebração contará com personagens temáticos, banda e bailarinos que irão interagir com a Roda-Gigante, transformando-a em cenário principal da apresentação.

Serviço:

Natal O Boticário na Rua XV de Novembro

Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Rua Doutor Murici e a Av. Marechal Floriano Peixoto

Atrações: Roda-Gigante, Árvore de Natal e Cortinas de Luz

Datas: 25 de novembro a 26 de dezembro

Horários: de terça a domingo, das 16h às 22h

Atrações gratuitas

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

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Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

Plataforma digital chega a todas as regiões do país, garantindo segurança, bem-estar animal e eficiência logística com mais de 800 caminhões e suporte completo

A plataforma digital Uboi, desenvolvida pela TRS, transportadora da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, foi expandida para atender pecuaristas em todo o território nacional. Em cinco anos, já movimentou mais de 5 milhões de cabeças de gado entre fazendas em cerca de 94 mil viagens, conectando pecuaristas de todos os perfis – de confinadores a produtores de ciclo completo. O serviço também realiza o transporte de gado de corte até os frigoríficos.

Lançado com o objetivo de revolucionar o transporte de bovinos no Brasil, com investimento inicial de R$ 1 milhão, o serviço é uma resposta à demanda do campo por maior segurança, previsibilidade e eficiência logística, mantendo foco absoluto no bem-estar animal e sustentabilidade na cadeia. Com frota própria de mais de 800 caminhões e 30 filiais estratégicas, o Uboi planeja rotas regionais e de longa distância, incluindo trajetos de até 4.500 km, como do Acre à Bahia, equivalente à distância entre São Paulo e Bogotá.

A logística inteligente da plataforma aproveita o deslocamento dos veículos, direcionando o transporte mais próximo para atender demandas locais ou inter-regionais com agilidade e redução de deslocamentos ociosos, aumentando a eficiência operacional.

“O Uboi vai além de um serviço; é uma solução da TRS que profissionaliza o transporte bovino, reduzindo ineficiências, custos logísticos e garantindo bem-estar animal. Desenvolvido para atender necessidades reais dos pecuaristas, a plataforma multicanal traz simplicidade, confiabilidade e praticidade. Atendemos a demanda de pecuaristas de todos os perfis: pequeno, médio e grande porte, independentemente do volume de rebanho”, afirma Márcio Salaber, diretor da TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da JBS.

A frota utiliza diversos tipos de carretas, inclusive com dois andares, desenvolvidas pela JBS, que aumentam a capacidade de transporte de 18 para até 54 animais por veículo, sempre priorizando o bem-estar dos animais com sistemas de elevação que eliminam escadas, reduzindo estresse e possíveis contusões. A telemetria e a inteligência artificial embarcadas monitoram o comportamento do motorista e garantem rastreabilidade completa do rebanho, prevenindo movimentos bruscos que possam prejudicar os bovinos.

Para viagens longas, a plataforma do Uboi implementa uma logística inteligente com paradas em “boitéis”, locais preparados para descanso, alimentação e hidratação dos animais, além de períodos de repouso para os motoristas. Essas instalações ficam, em sua maioria, localizadas à beira de rodovias específicas para transporte de gado, assegurando conforto e segurança durante todo o trajeto.

A plataforma oferece contratação multicanal: via aplicativo, WhatsApp, telefone e site, desenhada para ser uma ferramenta fácil, rápida e ágil que facilita o acesso mesmo a produtores com baixa familiaridade tecnológica. Essa estratégia é confirmada por uma pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) sobre os Hábitos do Produtor Rural, divulgada em setembro de 2025, que revelou que 98% dos proprietários rurais têm acesso facilitado a smartphones e utilizam o aplicativo WhatsApp. Além disso, o sistema traz transparência ao processo, permitindo que os usuários avaliem os motoristas, o que promove a melhoria contínua no atendimento.

O sucesso alcançado pelo Uboi abre a possibilidade de expansão do serviço. O diretor da TRS sinaliza que, futuramente, o transporte poderá ser ampliado para contemplar suínos, aves e outros segmentos. Hoje, o modelo se consolida como referência na profissionalização do transporte agropecuário. Atualmente, o segmento de transporte de bovinos da TRS representa aproximadamente 40% de todo o negócio de bovinos da transportadora TRS, consolidando o Uboi como uma das principais soluções logísticas.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/

Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

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Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

A sanção da Política Nacional de Linguagem Simples (Lei 15.263/2025) na última semana é um marco histórico para a cidadania no Brasil. A nova legislação exige que órgãos e entidades da administração pública adotem textos mais claros e acessíveis em suas comunicações com a população. Mas, na prática, o juridiquês e o burocratês vão acabar?

Para a jornalista e consultora especialista em Linguagem Simples, Patricia Matuchewski, a lei é a autorização que faltava para uma mudança urgente, mas o verdadeiro trabalho começa agora.

“A lei é um passo fundamental, mas ela sozinha não é suficiente para mudar a forma como os órgãos públicos se comunicam”, afirma Patricia. “O maior desafio não é simplificar um texto difícil, é simplificar a forma de pensar do gestor público. Estamos falando de uma mudança de cultura: sair de uma comunicação focada em processos internos para uma comunicação focada em quem a utiliza, o cidadão, a cidadã.”

Trabalhando com Linguagem Simples em textos do serviço público desde 2020, Patricia explica que os benefícios da mudança vão muito além da clareza. “Simplificar não é empobrecer a comunicação, é torná-la eficiente. Um cidadão que entende um comunicado de primeira não precisa ligar para a repartição para tirar dúvidas, não preenche errado um formulário, não entra com recurso. Significa economia de tempo para os dois lados, diminuição do retrabalho para o servidor e melhor uso do dinheiro público.”

Sobre Patricia Matuchewski

Jornalista com especialização em Inovação, Transformação Digital e e-Gov e em Sociologia Política. Trabalha com Linguagem Simples em textos do serviço público e é facilitadora de oficinas sobre o tema. Coautora do Guia de Linguagem Simples do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e integrante do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil. Também produz vídeos sobre o tema para as redes sociais.

Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

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Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

Investimento viabilizado pela Megamania no equipamento foi de cerca de R$ 1,5 milhão e vai beneficiar centenas de pacientes da rede pública de saúde

O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) recebeu um reforço importante para a retomada plena de seus serviços de diagnóstico. Na última sexta-feira (14), a Associação dos Amigos do HC realizou a entrega oficial de um novo e moderno equipamento de Raios X Contrastado (Telecomandado).

A doação foi viabilizada com recursos provenientes da Megamania Título de Capitalização. O valor total do equipamento de alta complexidade é de R$1.496.000,00, um investimento essencial para garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes do HC, que atende 100% SUS.

O novo aparelho de Raio X Telecomandado substitui os dois equipamentos antigos, que apresentaram falhas em outubro de 2023. Enquanto a entrega do novo equipamento era aguardada, a Associação fez uma parceria e contratualização para encaminhamento dos pacientes pediátricos em espera por atendimento desde 2023. De maio a novembro de 2025, 96 crianças foram remanejadas para o Hospital Pequeno Príncipe.

“Concretizar a doação deste equipamento representa a solução imediata para uma crise que afetava diretamente a vida de centenas de pacientes. A Megamania, através de seu recurso, permitiu que cumpríssemos nosso propósito: garantir que o HC tenha as ferramentas necessárias para oferecer um diagnóstico ágil e seguro, de extrema importância para a recuperação de pacientes adultos e pediátricos de alta complexidade,” afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.

Com a instalação do novo Raio X, o CHC-UFPR poderá retomar a realização de exames especializados como Fistulografia, Histerossalpingografia e Clister Opaco, além de todos os exames de Raio X convencionais, restabelecendo a capacidade do hospital de atender aos requisitos do SUS para diversas especialidades. A aquisição reforça o papel do Hospital de Clínicas como um centro de referência em atendimento de alta complexidade e formação de profissionais de saúde.

“Este aparelho vai nos ajudar a reduzir uma fila de, pelo menos, mil pessoas. Contratamos serviços de outro hospital, mas isso nunca foi suficiente para suprir a demanda. Além disso, o novo aparelho de Raio X Contrastado usa uma tecnologia de ponta, emitindo uma carga mínima de radiação, o que significa muito mais segurança para o paciente”, afirma Adonis Nars, superintendente do CHC- UFPR.

Sobre a Associação dos Amigos do HC

Os Amigos do HC são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há quase 40 anos atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Seu compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes SUS, familiares e acompanhantes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Desde 2016, também prestam assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2021, em comemoração aos 35 anos de história, lançaram o Programa CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, ampliando a atuação para a causa do envelhecimento digno. Em 2024, ampliaram a atuação na proteção dos direitos da criança e do adolescente com o lançamento do Programa PROTEGER, que passou a oferecer em Paranaguá o mesmo modelo de atendimento interdisciplinar realizado pelo DEDICA, em Curitiba.

Serviço:

Associação dos Amigos do HC

Endereço: Av. Agostinho Leão Júnior, 336 – Alto da Glória

Telefone: (41) 3091-1000

Site: https://www.amigosdohc.org.br/

Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

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Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

Com o tema “Jardim Nevado”, o Natal do Shopping Jardim das Américas ganha uma nova fase com a campanha de compras. A partir de 25 de novembro, é possível garantir os presentes já participando da promoção de fim de ano. A cada R$ 350,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por 1 cupom para concorrer a 4 vales-compra de R$ 5 mil. E com R$ 600,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por um kit Capim Limão L’Occitane au Brésil, um presente completo com produtos em tamanho regular e fragrância marcante. O kit inclui hidratante corporal, sabonete e creme para mãos, itens conhecidos pela qualidade, textura e perfume refrescante que só a marca entrega. Um brinde sofisticado, útil no dia a dia e perfeito para quem ama cuidado e bem-estar.

As trocas de cupons serão exclusivamente pelo APP do Shopping e clientes Jardim Pass Prata, Ouro e Diamante têm cupons em dobro. Serão 4 sorteios de vales-compra de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 20 mil. O sorteio será dia 06/01/26.

Além das compras, fica a dica para aproveitar o clima natalino em família. O trono do bom velhinho está no Piso Térreo, junto à grande árvore, que ganha ainda mais encanto com o show de neve artificial, todos os dias, às 19h.

Na Praça de Eventos, um parque temático promete diversão para a criançada. Em parceria com o Grupo Kinder, o espaço conta com uma grande piscina de bolinhas, brinquedão, cama elástica e outras atividades pagas. Ao lado, um parquinho gratuito amplia as opções de lazer para os visitantes do shopping, com atrações gratuitas, como renas sobre molas e um globo inflável, perfeito para fotos e brincadeiras. O globo funciona de segunda a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, das 12h às 21h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Fotos com Noel

O Papai Noel estará à disposição para fotos no Piso Térreo, em horários especiais, com opções de fotos impressas e produtos personalizados para levar como lembrança. Confira os horários e valores das fotos reveladas:

Novembro (07/11/2025 a 30/11/2025):

– Segunda a Sexta-feira: das 13h às 20h, com intervalo das 17h às 18h.

– Sábados: das 12h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– Domingos e Feriados: das 14h às 20h, com intervalo das 17h às 17h30.

Dezembro (01/12/2025 a 24/12/2025):

– De 01 a 07 de dezembro: das 13h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– De 08 a 23 de dezembro: das 13h às 22h, com intervalo das 17h às 18h.

– 24 de dezembro: das 10h às 17h, com intervalo das 14h às 14h30.

Foto 10×15 cm: R$ 20,00

Foto 15×20 cm: R$ 25,00

Bolinha de Natal personalizada: R$ 25,00

Display porta-fotos decorativo: R$ 5,00

Encarte Especial com 2 fotos 15×20: R$ 60,00

Fotos tiradas por você com celulares não serão cobradas.

Árvore Solidária

A tradicional e tão esperada Árvore Solidária do Shopping Jardim das Américas estará com suas cartinhas disponíveis a partir de 17 de novembro. Os clientes podem escolher uma criança para presentear e entregar as doações na Central de Atendimento até 13 de dezembro.

Mais do que uma ação social, a campanha reforça o verdadeiro significado do Natal: compartilhar amor, empatia e esperança. Gestos como esse traduzem a essência do Shopping Jardim das Américas, que há mais de três décadas transforma o Natal em uma celebração de afeto e solidariedade.

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual – FLORA (41) 99238-1421

Telefone:(41) 3366-5885

Med4U celebra recertificação ONA e reforça excelência em saúde

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Med4U celebra recertificação ONA e reforça excelência em saúde

Na tarde de terça-feira, dia 18 de novembro, o IOP celebrou a recertificação ONA nível 3 – Acreditado com Excelência, de suas unidades em um evento realizado no Oncoville, em Curitiba. A cerimônia contou com a presença de Péricles Góes da Cruz, Superintendente Técnico da ONA, que ministrou uma palestra inspiradora sobre pensamento sistêmico e inovação, trazendo reflexões essenciais sobre visão integrada, processos e melhoria contínua. Após a palestra, o grupo recebeu oficialmente o certificado de recertificação, reafirmando seu compromisso com qualidade, segurança e excelência.

Também participaram do momento o Dr. Johnny F. C. Camargo, um dos fundadores do IOP, e a Diretora de Operações, Sabrina Garcia, que reforçaram a importância do cuidado humanizado, da evolução constante e de uma atuação que combina rigor técnico e acolhimento.

A acreditação ONA é considerada o mais alto padrão de qualidade e segurança em saúde no Brasil. A certificação reconhece instituições que operam com processos maduros, integração entre áreas, cultura de segurança consolidada e excelência assistencial. Para o Grupo Med4U, que reúne o IOP, o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville, essa recertificação reafirma o compromisso institucional com a melhoria contínua, a governança estruturada e a segurança como valor central.

Uma trajetória construída muito antes da acreditação

A recertificação coroa uma jornada que começou há três décadas. Desde a fundação, a qualidade já fazia parte do DNA das instituições do grupo. O primeiro passo foi a certificação ISO, responsável por trazer organização e padronização aos processos. Com a chegada da metodologia ONA, em 2015, o desafio foi ampliar essa cultura para um modelo desenhado exclusivamente para serviços de saúde, aprofundando o olhar sobre segurança, governança e fluxo assistencial. A primeira acreditação veio em 2016 e, desde então, o compromisso com a melhoria contínua tem guiado cada etapa da evolução até a recertificação atual.

Por que a recertificação importa

A ONA representa mais que um selo. Para o Grupo Med4U, ela é a expressão prática do propósito institucional. A metodologia integra processos, fortalece a governança, amplia a segurança e garante que qualidade não seja um projeto pontual, mas uma forma permanente de atuação. Os benefícios reforçados pela recertificação incluem mais segurança para pacientes e equipes, maturidade institucional ampliada, credibilidade junto à sociedade e estímulo constante à inovação e à sustentabilidade.

O IOP, 30 anos de excelência

A marca mais antiga da Med4U, o Instituto de Oncologia do Paraná, completou 30 anos em 2025 e mantém posição de destaque no cenário nacional. É a única clínica oncológica do Paraná com acreditação ONA 3, o nível máximo de excelência. Também foi pioneira em Curitiba ao conquistar a certificação ISO 9001, foi a primeira clínica do sul do Brasil integrante da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Além da tecnologia de ponta e da abordagem multidisciplinar, o IOP oferece terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia, reforçando um cuidado que une ciência, humanização e acolhimento.

Excelência que se transforma em cuidado

A recertificação ONA consolida mais de 30 anos de evolução e reafirma que, para o Grupo Med4U, qualidade não é apenas uma certificação, é uma identidade. Cada processo aprimorado e cada vida acolhida refletem o compromisso de transformar excelência em cuidado diário. Seguimos construindo, juntos, um cuidado que une técnica, acolhimento e propósito.

Sobre o Grupo Med4U

A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.

O IOP, a marca mais antiga do grupo, que completou 30 anos de atuação em 2025, continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a aliança com o Hospital São Marcelino Champagnat que oferece um tratamento integrado no formato câncer center e a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. O IOP também se destaca por ter o mais alto nível de acreditação de qualidade no Paraná (única clínica de oncologia ONA 3).

O IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.

Para mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br

IOP: Há 30 anos cultivando histórias, cuidando de pessoas.

Mais informações:

Mateus Leme

Rua Mateus Leme, 2631 B

(41) 3207-9797

Batel

Rua Saldanha Marinho, 1814

(41) 3207-9798

Oncoville

Marginal Rodovia BR-277, 1437

(41) 3099-5800

Hospital São Marcelino Champagnat

Av. Presidente Affonso Camargo, 1399

(41) 3087-7600

Reforma Tributária: o que muda para empresas do Sul a partir de 2026

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Reforma Tributária: o que muda para empresas do Sul a partir de 2026

A partir de 2026, o sistema tributário brasileiro inicia sua maior transformação em décadas, com a entrada em vigor da Reforma Tributária 2026. O novo modelo prevê a substituição de tributos como ICMS, ISS, PIS e Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A proposta tem como objetivo principal promover a simplificação tributária, reduzindo sobreposições e distorções que há anos impactam a competitividade das empresas brasileiras.

Segundo o Dr. Rodolfo Cavali, coordenador da área tributária na Região Sul do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), o momento exige atenção redobrada das empresas. “O novo sistema muda a forma de apuração e recolhimento de tributos sobre o consumo, exigindo das companhias uma revisão detalhada de contratos, modelos contábeis e práticas de precificação. Essa adaptação deve ocorrer já em 2025, para que, quando as regras começarem a valer, o negócio esteja em plena conformidade”, afirma.

A transição do sistema tributário nacional ocorrerá de forma gradual, mas seus impactos serão imediatos. O fim do ICMS e ISS, substituídos pelo IBS, implica que os tributos deixarão de ser cobrados de maneira fragmentada por estados e municípios, o que muda também a lógica de arrecadação e distribuição das receitas. “Embora o modelo seja uniforme em todo o Brasil, as empresas do Sul — com forte presença nos setores industrial e de serviços — precisarão avaliar com cuidado como o novo regime afetará suas cadeias de produção e seus custos logísticos”, explica Cavali.

A introdução da não cumulatividade plena e do split payment altera significativamente a dinâmica tradicional de créditos e débitos tributários, impactando diretamente o fluxo de caixa das indústrias e a gestão de estoques.

Com o split payment — em que o recolhimento do imposto ocorre no momento do pagamento da operação —, as empresas perdem a flexibilidade de gerir o momento do desembolso tributário, o que poderá afetar o capital de giro e exigir ajustes nos controles internos e sistemas de faturamento.

Já a não cumulatividade plena, embora traga maior transparência, demandará um mapeamento minucioso das cadeias produtivas para evitar acúmulo de créditos e garantir a eficiência operacional.

Nesse cenário, é fundamental que o setor industrial do Sul antecipe-se às mudanças, promovendo revisões contábeis e tecnológicas, e ajustando seus processos de compliance fiscal, para não apenas se adequar ao novo modelo, mas também aproveitar as oportunidades que a transição poderá oferecer em termos de competitividade e eficiência tributária.

Entre os principais riscos de não se adequar à reforma estão inconsistências fiscais, erros de escrituração, aumento de passivos tributários e até perda de competitividade frente a concorrentes que já estejam ajustados ao novo formato. “O planejamento fiscal empresarial será determinante nesse processo. As empresas que anteciparem análises e simulações conseguirão ajustar preços, margens e estratégias contratuais de maneira mais segura”, orienta o advogado. Dentro desses cálculos, é importante realizar a atualização cadastral dos clientes, já que agora, os impostos deixarão de ser cobrados no local de origem dos produtos e serviços e passarão a ser tributados no destino.

Para o especialista da NWADV, a Reforma Tributária representa uma oportunidade de modernização do ambiente de negócios, mas sua implementação exigirá preparo técnico e assessoria especializada. “A simplificação, embora positiva, traz uma nova complexidade de transição. O papel do jurídico e da contabilidade será fundamental para garantir uma migração tranquila ao novo sistema”, conclui Cavali.

Sobre a Nelson Wilians Advogados

Com mais de 25 anos de atuação, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) é um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina, com sólida experiência na assessoria jurídica de empresas nacionais e internacionais dos mais diversos setores. Contamos com presença em todas as capitais brasileiras e em importantes cidades do interior, além de representações na América Latina e Europa.

Sicredi acelera projetos de impacto social protagonizados por jovens associados

Programa intensivo de três meses com participantes do Comitê Jovem concluiu etapa final, visando o fortalecimento de lideranças por meio da inovação e do cooperativismo

Jovens associados ao Sicredi apresentaram projetos voltados ao impacto social em suas comunidades durante o Demoday, evento que marcou o encerramento da 4ª edição do programa “Módulo de Projetos e Mentorias”. A iniciativa, promovida pelo Comitê Jovem do Sicredi por meio da Fundação Sicredi, oferece ações de desenvolvimento pessoal e profissional, além de acompanhamento aos integrantes para transformar ideias em ações concretas. As apresentações ocorreram nos dias 7 e 11 de novembro, em formato híbrido, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre.

O Comitê Jovem visa a formação de novas lideranças e o desenvolvimento das regiões onde o Sicredi atua, estimulando soluções cooperativas e fortalecendo a inovação e a colaboração. A realização do Modulo de Projetos e Mentorias e Demoday reforça o compromisso do Sicredi com a aplicação prática do seu propósito institucional de ser um agente na construção de uma sociedade mais próspera.

“O Demoday materializa nossa crença nos jovens e no incentivo à participação cada vez mais próximas às cooperativas. Ver a qualidade dos projetos e o nível de engajamento demonstra que estamos no caminho certo para formar líderes com foco em soluções cooperativas e desenvolvimento das regiões de todo o país. Essa jornada é fundamental para transformar ideias em ações concretas e sustentáveis”, diz Rogério Machado, superintendente de Cooperativismo do Sicredi.

A jornada de formação incluiu encontros presenciais e virtuais, capacitação com workshops e mentorias, tanto individuais quanto coletivas, conduzidas por especialistas do mercado. Mais de 90 integrantes dos Comitês Jovens de 20 cooperativas do Sicredi participaram das atividades.

No Demoday, os jovens apresentaram seus projetos em formato de pitch a uma banca avaliadora, que contribuiu com sugestões construtivas, visando a implementação e o aprimoramento das propostas. Durante o pitch, os participantes apresentaram o problema que precisava ser resolvido, a proposta de valor, a captação de recursos e o impacto positivo gerado em suas comunidades.

Comitê Jovem

O Comitê Jovem foi criado no Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9,5 milhões de associados, com o objetivo de estimular o cooperativismo e a liderança desse público. Por meio do Comitê, são realizadas diversas atividades que buscam despertar o interesse dos jovens em participar de uma organização financeira cooperativa, tornando-o um promotor do cooperativismo e protagonismo social da região onde mora. Atualmente, 32 cooperativas do Sicredi contam com Comitê Jovem, somando mais de 2,5 mil associados integrantes.

Projetos com melhor avaliação no Demoday Sicredi 2025

Descrição da iniciativa: Projeto Social Força Feminina Pradense
Cooperativa: Sicredi Ibiaiaras RS/MG
Associado: Luiza Zulian Da Costa
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Criadores Unidos
Cooperativa: Sicredi Ibiaiaras RS/MG
Associado: Felipe Emanuel Godoi Seganfredo
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Projeto BEB – Avaliação do Allium sativum no controle de verminoses em animais ruminantes
Cooperativa: Sicredi Sul Minas RS/MG
Associado: Bernardo Barbacovi
Participação Demoday: Presencial

Descrição da iniciativa: Rota Financeira – Refugiados e migrantes no controle do próprio futuro financeiro
Cooperativa: Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP
Associado: Myria Tokmaji
Participação Demoday: Online

Descrição da iniciativa: Projeto Renova: Reinserção no mercado de trabalho
Cooperativa: Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
Associado: Daniel Andrade Rodrigues De Souza
Participação Demoday: Online

Descrição da iniciativa: Controle é conhecimento: desmistificando o diabetes
Cooperativa: Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ
Associado: Isadora Beitum Silva
Participação Demoday: Online

Sobre a Fundação Sicredi  

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi: Clique aqui  

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Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.


Site do Sicredi: Clique aqui 

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Madalosso dá início às apresentações de Natal no próximo domingo com espetáculo especial

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Madalosso dá início às apresentações de Natal no próximo domingo com espetáculo especial

Cantora Marina Costa fará participação inédita na abertura no dia 30 de novembro

O clima natalino que já toma conta do Restaurante Família Madalosso ganha um novo capítulo a partir deste domingo, 30 de novembro, com o início oficial das tradicionais apresentações de Natal. Após a inauguração da grandiosa decoração, que segue aberta diariamente ao público, com entrada gratuita, o restaurante mais icônico de Santa Felicidade dá início à sua programação artística, trazendo ainda mais encanto para curitibanos e turistas.

A estreia deste ano terá uma novidade especial: antes do espetáculo, o público será recebido pela cantora Marina Costa, que fará uma participação inédita interpretando três canções clássicas de Natal. A apresentação musical acontece às 19h30, antes do início do espetáculo, tornando a abertura ainda mais emocionante. Depois, o público assiste ao espetáculo teatral natalino, que tem duração de 40 minutos, e resgata a magia da infância, reforçando valores como união, afeto e esperança, elementos que marcam a essência das celebrações do Grupo Família Madalosso, seguido por queima de fogos sem ruído.

As sessões seguem até 23 de dezembro, sempre às terças-feiras e domingos, mantendo a tradição e a magia do Natal da Família Madalosso. No mês de dezembro, durante os dias de apresentações, o restaurante também estará aberto para jantar, convidando os visitantes a viverem uma experiência completa: gastronomia, luzes e emoção. “A visitação da decoração e os espetáculos são nossos presentes para a cidade. Queremos que todos sintam que este é um momento de encontro, luz e celebração”, afirma a executiva do Grupo Família Madalosso, Mariana Werner.

Para quem vai assistir a apresentação, seguem algumas dicas do Restaurante Família Madalosso para aproveitar o momento:

– Chegue com antecedência para escolher um bom lugar, especialmente nos domingos, que costumam atrair mais público.

– A decoração é lindíssima e rende ótimas fotos: aproveite para visitar os pontos instagramáveis antes ou depois da apresentação.

– Traga casaco ou agasalho: mesmo com o clima acolhedor, as noites podem esfriar, então vale se preparar para curtir com conforto.

– Leve crianças e famílias: a Casinha do Papai Noel e os espaços temáticos são parte importante da experiência natalina, ideal para momentos afetivos e registros marcantes.

– Vale lembrar que tanto a visitação da decoração quanto as apresentações são gratuitas, reforçando o caráter inclusivo e comunitário do evento natalino.

Referência em gastronomia e hospitalidade ao longo de mais de 60 anos, o Restaurante Madalosso reafirma, nesta época do ano, seu papel como um dos pontos culturais e turísticos mais emblemáticos de Curitiba. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo integra a programação oficial do Natal da cidade, realizada pela Prefeitura Municipal, e amplia sua atuação social com a doação de 1.200 refeições destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, um gesto que traduz o compromisso do Madalosso com a comunidade que o acompanha há décadas.

Serviço:

Programação de Natal Madalosso

Local: Restaurante Família Madalosso – Av. Manoel Ribas, Santa Felicidade, Curitiba (PR)

Início das apresentações: 30 de novembro, com participação especial de Marina Costa

Datas e horário: de 30/11 a 23/12, sempre às terças e domingos, às 19h30 (duração: 40 min)

Restaurante: aberto para jantar nos dias de espetáculo (terças e domingos)

Visitação da decoração: todos os dias

Entrada: gratuita para visitação e para os shows