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Agudos do Sul ganha nova empresa e gera cerca de 100 novos empregos

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A K1, empresa detentora da marca quase centenária de malas IKA e operadora de importantes marcas como a Excel America, inaugurou no sábado (dia 22 de novembro) seu Hub de Operações Logísticas e Industriais em Agudos do Sul, no Paraná. Cerca de 90 empregos diretos e indiretos deverão ser gerados com o início dos trabalhos da unidade, previsto para 2026.

O investimento foi motivado pela proposta de incentivo ao empreendedor proporcionada pela Paraná Invest, do Governo do Paraná. O diretor presidente da Paraná Invest, José Eduardo Bekin, esteve presente na cerimônia de entrega do espaço e reforçou a importância para o município. “O novo centro é um marco para o desenvolvimento local, pois gera uma força motriz significativa de criação de quase uma centena de empregos diretos e indiretos, em uma área eminentemente rural”, disse.

O projeto é visto como um marco de uma virada no desenvolvimento do município e da região, de acordo com o prefeito Genésio Ferreira, também presente na solenidade. O prefeito destacou as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo município, situado numa região de mananciais, em que as exigências de preservação ambiental restringem diversas atividades econômicas.

“O trabalho desenvolvido pela K1 não implica em nenhum tipo de poluição ambiental além de ser bastanto tecnológico, considerando o nível atual da indústria brasileira, pois conta com processos avançados de extrusão e termoformagem”, explica a diretora de expansão da K1, Francielle Zuffo. O centro também aprimora a eficiência de entrega para clientes B2B e B2C, pois integra estoques diferenciados no mesmo local, com sistemas de gestão distintos.

Em termos estratégicos, o hub está alinhado com o planejamento da K1 para os próximos anos. A unidade contempla um centro de distribuição voltado para o atacado e e-commerce, e, principalmente, uma fábrica orientada à produção de produtos populares, incluindo as camadas mais atrativas e populares da marca IKA. Esta estratégia visa disponibilizar produtos com preços mais competitivos, enquanto as importações da K1 continuam focadas em artigos de maior valor agregado.

O sucesso da implantação do centro, mesmo em um cenário eleitoral, foi resultado da convergência de interesses no crescimento da região e da indústria parananse. Francielle Zuffo, diretora de expansão da K1, ressaltou a importância da parceria com a Paraná Invest. “O grande desafio de encontrar convergência política foi magistralmente orquestrado sob a batuta da Paraná Invest, que conseguiu equalizar diferenças em prol do desenvolvimento do município”, comentou.

O novo hub aumenta a oferta de produtos para outros estados com extrema competitividade. Olhando para o futuro, a K1, através da referência IKA, que tem uma existência quase centenária, está voltada a agregar consciência de sustentabilidade em suas práticas. A empresa, a sete anos de completar 100 anos de IKA, busca reafirmar seus valores de reciprocidade, ética, tradição e inovação.

Grandes descontos e prêmios instantâneos agitam Black Friday do Ventura Shopping

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Serão três dias com redução de 50% a 80% em diversos produtos

O Ventura Shopping programou três dias de promoções para a Black Friday deste ano. De 28 a 30 de novembro, os clientes vão poder aproveitar descontos de 50% a 80% em diversos produtos. O shopping, localizado no bairro Portão, em Curitiba (PR), também preparou ações com brindes e cupons especiais para quem passar pelo mall nesse período. A intenção é superar as vendas em comparação com o ano passado, e manter o bom desempenho em dezembro com a proximidade do Natal.

Na ação Estoure e Ganhe, um grande painel cheio de balões será instalado na Praça de Alimentação. Entre 12h e 13h do dia 28, quem estiver no local vai poder estourar um balão e ganhar um brinde ou cupom de desconto. No mesmo dia, das 17h30 às 18h30, o shopping apresenta o Cofre de Prêmios, que vai circular pelos corredores. Para tentar “abrir” o cofre, o cliente precisa responder perguntas simples e rápidas; quem acertar recebe, na hora, um voucher de uma das lojas do shopping. 

Com um público cada vez mais atento e decidido, o empreendimento aposta em ofertas e ações interativas. “O cliente da Black Friday pesquisa, compara e monitora os preços. Ele espera o momento certo para comprar. Nossos lojistas selecionaram produtos com ótimos descontos. Estamos otimistas com as vendas nesses três dias”, afirma a gerente de marketing do Ventura Shopping, Vanessa Andretta. 

Black Friday 

De 28 a 30 de novembro 

28 de novembro
Estoure e Ganhe – das 12h às 13h
Cofre de Prêmios – das 17h30 às 18h30

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche, e a maior reta em pista de kart indoor em Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que possui outros 11 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: www.venturashopping.com.br.

Novembro Azul: Sindirepa-PR leva exame preventivo às oficinas de Curitiba

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A iniciativa visa facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde e intensificar a conscientização sobre o câncer de próstata

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR) promove, de 24 a 28 de novembro, uma ação de saúde voltada à campanha Novembro Azul, mês destinado à prevenção do câncer de próstata. Durante toda a semana, o sindicato está oferecendo o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) gratuitamente para os associados de oficinas mecânicas e seus colaboradores acima de 40 anos. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI).

A entidade levará às oficinas associadas a coleta gratuita do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), usado na detecção precoce do câncer de próstata. O atendimento será feito no próprio local de trabalho, em formato in company, para facilitar o acesso dos colaboradores aos cuidados preventivos.

Equipes formadas por enfermeiro e técnico de enfermagem visitarão as oficinas cadastradas ao longo da semana. O objetivo é ampliar a prevenção, combater preconceitos ligados à saúde do homem e incentivar a realização regular do exame.O serviço não terá custo para os trabalhadores.

Em 2024 cerca de 150 trabalhadores realizaram o exame preventivo.
Cred. Hellena Cesar Oliveira

Este é o segundo ano que a ação é realizada nas oficinas associadas. Wilson Simas, vice-presidente do Sindirepa-PR, conta que em 2024 cerca de 150 trabalhadores realizaram o exame preventivo. Simas destaca que a iniciativa é de grande importância, uma vez que um dos participantes apresentou uma alteração no exame de PSA e foi imediatamente encaminhado para aprofundamento da investigação. “Sem essa ação, ele poderia demorar mais para descobrir a alteração e procurar um especialista. A detecção precoce é o caminho mais fácil para evitar desdobramentos mais graves”, explica Simas.

Câncer de próstata no Brasil

O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens, excluindo o de pele não melanoma. De acordo com a Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados quase 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país, equivalente a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

Apesar de ser altamente curável quando identificado precocemente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata causou 17.587 mortes no Brasil em 2024, o que representa uma média de 48 óbitos por dia.

Para Simas, os homens costumam ser mais resistentes a fazer os exames preventivos e a cuidar da saúde em geral. “Esse é o meio mais eficaz e simples de evitar complicações futuras causadas pelo câncer de próstata”, pontua. Como os homens são maioria no segmento, o vice-presidente do sindicato complementa que a ação foi pensada como uma alternativa para facilitar o acesso dos associados aos cuidados básicos de saúde.

Sobre o Sindirepa-PR
O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-PR) é uma entidade representativa que reúne empresas e profissionais do setor de reparação automotiva no Brasil. O Sindirepa-PR representa cerca de 10 mil empresas que atuam nesse segmento, abrangendo oficinas mecânicas, funilaria, pintura e outros serviços de reparação e manutenção de veículos com atuação em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. 

Além de atuar na defesa dos interesses econômicos e jurídicos do setor, o Sindirepa promove capacitação técnica, organiza eventos e oferece apoio às associadas em questões como legislação, inovação tecnológica e desenvolvimento de boas práticas de gestão e atendimento. 

Feirão Serasa Limpa Nome oferece megaoperação com telefone gratuito para a negociação de dívidas

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No Paraná, o Feirão já registra 193.589 acordos, colocando o estado como o quinto com maior número de negociações nesta edição

O atendimento telefônico gratuito para negociação de dívidas retorna para a 34ª e maior edição do Feirão Serasa Limpa Nome. A ação “Alô Serasa”, acontece a partir de terça-feira (25) e se estende até o último dia do mutirão, no sábado (29), pelo telefone 0800 591 5161.

O projeto foi criado em novembro de 2024 para englobar todos os brasileiros que buscam por um atendimento humanizado para negociar dívidas. Desde então, nas duas edições realizadas, já foram mais de 77 mil atendimentos, que geraram mais de 30 mil acordos fechados apenas pelo contato telefônico gratuito.

“Mesmo com o mundo cada vez mais digitalizado, muitos consumidores não se se sentem à vontade em negociarem dívidas sem um atendimento humano”, explica Daniel Nure, coordenador de atendimento da Serasa. “A ação foi criada exatamente para atender aos consumidores de todo o país, que podem conversar com atendentes treinados sem sair de casa. Dessa forma, todos podem tirar suas dúvidas, negociar com facilidade e retomar a vida financeira sem dívidas”.

Com funcionários especialistas disponíveis das 8h às 20h, a nova edição reúne as mesmas ofertas do site e aplicativo da empresa. Ao todo, são mais de 633 milhões de dívidas e 1,6 mil parceiros, entre bancos, financeiras, contas básicas, varejo e entre outros. O consumidor pode encontrar descontos de até 99%, além de condições de parcelamento a partir de R$9,90 e pagamento via Pix, que permite a baixa da negativação instantânea e atualização da pontuação de crédito (Serasa Score) em tempo real.

Serasa contra fraudes

A Serasa alerta para cuidados com golpes e fraudes, envolvendo números suspeitos de telefone: o canal 0800 591 5161 apenas recebe chamadas dos consumidores. “Se o número for diferente ou similar, com apenas um ou dois algoritmos diferentes, esse não é o atendimento oficial”, reforça Nure.

A Serasa reforça que o canal 0800 foi aberto em caráter de excepcionalidade para atuar exclusivamente para negociação de dívidas e assuntos relacionados ao Feirão Limpa Nome. Outros serviços podem ser respondidos pelo telefone 3003-6300 ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096, como ocorre todos os dias de segunda a sexta-feira durante todo o ano.

Para saber mais sobre a ação “Alô, Serasa”, acesse:

https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/feirao/alo-serasa

Black Fraude: você sabe se proteger na internet?

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Com a chegada da Black Friday, especialistas alertam para aumento de golpes virtuais e orientam como manter a segurança digital dentro e fora das empresas

À medida que as promoções da Black Friday se aproximam, também cresce o número de ataques virtuais. O período, marcado por grande volume de compras e intensa movimentação on-line, torna-se o cenário ideal para a ação de cibercriminosos, que vão desde o roubo de dados pessoais até a instalação de malwares capazes de comprometer informações sigilosas ou até redes corporativas inteiras. 

Promoções irresistíveis, sites falsos e mensagens enganosas por e-mail, SMS ou redes sociais estão entre as principais estratégias usadas por golpistas. Muitas vezes, tudo começa com um simples clique em um link suspeito e pode terminar em prejuízos financeiros, vazamento de dados ou bloqueio de dispositivos. 

“A Black Friday é um dos períodos mais críticos do ano em termos de segurança digital. O aumento das compras on-line impulsiona também o número e a sofisticação dos ataques como sites falsos, links infectados e mensagens de phishing. É fundamental verificar a procedência das lojas, desconfiar de ofertas muito vantajosas e jamais utilizar computadores corporativos para compras pessoais”, explica o diretor Adjunto de Governança & Segurança de TI do Grupo Marista, Cássio de Araújo. 

O especialista reforça que os consumidores devem estar atentos e buscar informações sobre segurança digital para reconhecer sinais de golpes e agir com cautela – “Mais do que nunca, é importante lembrar que somos todos responsáveis por identificar ameaças, adotar boas práticas e agir com segurança no dia a dia reduzindo riscos tanto para a empresa quanto para cada um de nós.” 

Como parte das ações de conscientização, o Grupo Marista oferece, ao longo do ano, um curso básico de proteção on-line voltado aos colaboradores, com orientações práticas sobre segurança digital e uso responsável das ferramentas corporativas. 

Como identificar ameaças 

  • Desconfie de promoções milagrosas: preços muito abaixo do mercado e prazos curtos para pagamento são sinais de alerta. 
  • Cheque o endereço do site: verifique se a URL começa com “https://” e se o domínio é o oficial da marca.
  • Atenção a e-mails e mensagens: não clique em links recebidos por canais não verificados, especialmente os que pedem dados pessoais ou bancários. 
  • Use conexões seguras: evite fazer compras ou acessar contas em redes Wi-Fi públicas. 

Boas práticas de segurança digital 

  • Mantenha o antivírus e o sistema operacional atualizados.
  • Use senhas fortes e não repita a mesma sequência em diferentes plataformas. 
  • Ative a autenticação em dois fatores sempre que possível. 
  • Separe o uso pessoal do profissional: não use o computador da empresa para compras, downloads ou acessos a sites desconhecidos. 
  • Eduque-se e eduque sua equipe: treinamentos e comunicação interna ajudam a criar uma cultura de segurança.

“A conscientização é o primeiro passo para evitar prejuízos e fortalecer a segurança digital, tanto em casa quanto nas empresas. Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença. A proteção on-line não depende apenas de tecnologia, mas também de comportamento responsável e atenção aos detalhes”, reforça o especialista.

O Boticário celebra o Natal de Curitiba com Roda-Gigante e árvore decorada na Rua VX de Novembro

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O Boticário celebra o Natal de Curitiba com Roda-Gigante e árvore decorada na Rua VX de Novembro

A varejista de beleza, que nasceu no Paraná, chega ao quinto ano consecutivo como patrocinadora oficial da festa e promove cortejo especial no dia 2 de dezembro

O Boticário, a marca preferida para presentear no Natal*, anuncia o quinto ano consecutivo como patrocinadora oficial do Natal de Curitiba. A marca paranaense renova sua parceria com a cidade trazendo de volta duas das atrações mais esperadas, com tamanhos ainda maiores: a Roda-Gigante e a árvore de Natal, que prometem iluminar a Rua XV de Novembro e encantar curitibanos e visitantes.

“O Boticário nasceu em Curitiba e carrega em sua essência o amor e o carinho dos paranaenses. O Natal, por sua vez, é uma das celebrações mais especiais e tradicionais do nosso calendário, é tempo de renovar sentimentos, fortalecer laços e celebrar. Por isso, é com imenso orgulho e gratidão que, pelo quinto ano consecutivo, patrocinamos essa festa que enche de magia e encanto a cidade onde nossa história começou”, afirma Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário.

Entre os destaques, a Roda-Gigante do Natal O Boticário volta a ocupar o coração da cidade, na Rua XV de Novembro. Com 22 metros de altura e 16 cabines com capacidade para quatro pessoas cada, a atração oferece uma vista privilegiada de toda a decoração natalina da região central. A participação ocorre por ordem de chegada, mediante formação de fila.

Já a tradicional árvore de Natal também retorna ao calçadão mais famoso do Brasil ainda maior. Com quase 20 metros de altura, será inteiramente decorada e iluminará o cruzamento entre a Rua Doutor Murici e a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

As atrações estarão abertas ao público de 25 de novembro a 26 de dezembro, de terça a domingo, das 16h às 22h, e integram o Natal de Curitiba, que neste ano traz o tema “Juntos, o inesquecível acontece”. A edição promete ser a maior e mais encantadora de todos os tempos, com mais de 150 atrações gratuitas espalhadas por parques, praças, ruas e pontos históricos.

Espetáculo especial

No dia 2 de dezembro, o Boticário realiza um evento especial de abertura com cortejo natalino partindo da Árvore de Natal. A celebração contará com personagens temáticos, banda ao vivo e um espetáculo com cantores e bailarinos, que se apresentarão interagindo com a Roda-Gigante, transformando-a em cenário principal da performance.

No dia 2 de dezembro, a partir das 19h, o Boticário realiza um evento especial de abertura com um desfile natalino que parte da árvore de Natal. A celebração contará com personagens temáticos, banda e bailarinos que irão interagir com a Roda-Gigante, transformando-a em cenário principal da apresentação.

Serviço:

Natal O Boticário na Rua XV de Novembro

Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Rua Doutor Murici e a Av. Marechal Floriano Peixoto

Atrações: Roda-Gigante, Árvore de Natal e Cortinas de Luz

Datas: 25 de novembro a 26 de dezembro

Horários: de terça a domingo, das 16h às 22h

Atrações gratuitas

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

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Uboi, da JBS, ultrapassa 5 milhões de cabeças de gado transportadas no Brasil

Plataforma digital chega a todas as regiões do país, garantindo segurança, bem-estar animal e eficiência logística com mais de 800 caminhões e suporte completo

A plataforma digital Uboi, desenvolvida pela TRS, transportadora da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, foi expandida para atender pecuaristas em todo o território nacional. Em cinco anos, já movimentou mais de 5 milhões de cabeças de gado entre fazendas em cerca de 94 mil viagens, conectando pecuaristas de todos os perfis – de confinadores a produtores de ciclo completo. O serviço também realiza o transporte de gado de corte até os frigoríficos.

Lançado com o objetivo de revolucionar o transporte de bovinos no Brasil, com investimento inicial de R$ 1 milhão, o serviço é uma resposta à demanda do campo por maior segurança, previsibilidade e eficiência logística, mantendo foco absoluto no bem-estar animal e sustentabilidade na cadeia. Com frota própria de mais de 800 caminhões e 30 filiais estratégicas, o Uboi planeja rotas regionais e de longa distância, incluindo trajetos de até 4.500 km, como do Acre à Bahia, equivalente à distância entre São Paulo e Bogotá.

A logística inteligente da plataforma aproveita o deslocamento dos veículos, direcionando o transporte mais próximo para atender demandas locais ou inter-regionais com agilidade e redução de deslocamentos ociosos, aumentando a eficiência operacional.

“O Uboi vai além de um serviço; é uma solução da TRS que profissionaliza o transporte bovino, reduzindo ineficiências, custos logísticos e garantindo bem-estar animal. Desenvolvido para atender necessidades reais dos pecuaristas, a plataforma multicanal traz simplicidade, confiabilidade e praticidade. Atendemos a demanda de pecuaristas de todos os perfis: pequeno, médio e grande porte, independentemente do volume de rebanho”, afirma Márcio Salaber, diretor da TRS, transportadora da divisão de Novos Negócios da JBS.

A frota utiliza diversos tipos de carretas, inclusive com dois andares, desenvolvidas pela JBS, que aumentam a capacidade de transporte de 18 para até 54 animais por veículo, sempre priorizando o bem-estar dos animais com sistemas de elevação que eliminam escadas, reduzindo estresse e possíveis contusões. A telemetria e a inteligência artificial embarcadas monitoram o comportamento do motorista e garantem rastreabilidade completa do rebanho, prevenindo movimentos bruscos que possam prejudicar os bovinos.

Para viagens longas, a plataforma do Uboi implementa uma logística inteligente com paradas em “boitéis”, locais preparados para descanso, alimentação e hidratação dos animais, além de períodos de repouso para os motoristas. Essas instalações ficam, em sua maioria, localizadas à beira de rodovias específicas para transporte de gado, assegurando conforto e segurança durante todo o trajeto.

A plataforma oferece contratação multicanal: via aplicativo, WhatsApp, telefone e site, desenhada para ser uma ferramenta fácil, rápida e ágil que facilita o acesso mesmo a produtores com baixa familiaridade tecnológica. Essa estratégia é confirmada por uma pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) sobre os Hábitos do Produtor Rural, divulgada em setembro de 2025, que revelou que 98% dos proprietários rurais têm acesso facilitado a smartphones e utilizam o aplicativo WhatsApp. Além disso, o sistema traz transparência ao processo, permitindo que os usuários avaliem os motoristas, o que promove a melhoria contínua no atendimento.

O sucesso alcançado pelo Uboi abre a possibilidade de expansão do serviço. O diretor da TRS sinaliza que, futuramente, o transporte poderá ser ampliado para contemplar suínos, aves e outros segmentos. Hoje, o modelo se consolida como referência na profissionalização do transporte agropecuário. Atualmente, o segmento de transporte de bovinos da TRS representa aproximadamente 40% de todo o negócio de bovinos da transportadora TRS, consolidando o Uboi como uma das principais soluções logísticas.

Sobre a JBS no PR

A JBS possui operação em 11 cidades do Paraná, entre fábricas e centros de distribuição das unidades de negócios, conta com mais de 14 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/

Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

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Burocratês com os dias contatos? Especialista analisa o impacto da nova lei de linguaguem simples

A sanção da Política Nacional de Linguagem Simples (Lei 15.263/2025) na última semana é um marco histórico para a cidadania no Brasil. A nova legislação exige que órgãos e entidades da administração pública adotem textos mais claros e acessíveis em suas comunicações com a população. Mas, na prática, o juridiquês e o burocratês vão acabar?

Para a jornalista e consultora especialista em Linguagem Simples, Patricia Matuchewski, a lei é a autorização que faltava para uma mudança urgente, mas o verdadeiro trabalho começa agora.

“A lei é um passo fundamental, mas ela sozinha não é suficiente para mudar a forma como os órgãos públicos se comunicam”, afirma Patricia. “O maior desafio não é simplificar um texto difícil, é simplificar a forma de pensar do gestor público. Estamos falando de uma mudança de cultura: sair de uma comunicação focada em processos internos para uma comunicação focada em quem a utiliza, o cidadão, a cidadã.”

Trabalhando com Linguagem Simples em textos do serviço público desde 2020, Patricia explica que os benefícios da mudança vão muito além da clareza. “Simplificar não é empobrecer a comunicação, é torná-la eficiente. Um cidadão que entende um comunicado de primeira não precisa ligar para a repartição para tirar dúvidas, não preenche errado um formulário, não entra com recurso. Significa economia de tempo para os dois lados, diminuição do retrabalho para o servidor e melhor uso do dinheiro público.”

Sobre Patricia Matuchewski

Jornalista com especialização em Inovação, Transformação Digital e e-Gov e em Sociologia Política. Trabalha com Linguagem Simples em textos do serviço público e é facilitadora de oficinas sobre o tema. Coautora do Guia de Linguagem Simples do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e integrante do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil. Também produz vídeos sobre o tema para as redes sociais.

Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

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Amigos do HC doam aparelho de Raio-X de última geração ao Hospital de Clínicas da UFPR

Investimento viabilizado pela Megamania no equipamento foi de cerca de R$ 1,5 milhão e vai beneficiar centenas de pacientes da rede pública de saúde

O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) recebeu um reforço importante para a retomada plena de seus serviços de diagnóstico. Na última sexta-feira (14), a Associação dos Amigos do HC realizou a entrega oficial de um novo e moderno equipamento de Raios X Contrastado (Telecomandado).

A doação foi viabilizada com recursos provenientes da Megamania Título de Capitalização. O valor total do equipamento de alta complexidade é de R$1.496.000,00, um investimento essencial para garantir a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes do HC, que atende 100% SUS.

O novo aparelho de Raio X Telecomandado substitui os dois equipamentos antigos, que apresentaram falhas em outubro de 2023. Enquanto a entrega do novo equipamento era aguardada, a Associação fez uma parceria e contratualização para encaminhamento dos pacientes pediátricos em espera por atendimento desde 2023. De maio a novembro de 2025, 96 crianças foram remanejadas para o Hospital Pequeno Príncipe.

“Concretizar a doação deste equipamento representa a solução imediata para uma crise que afetava diretamente a vida de centenas de pacientes. A Megamania, através de seu recurso, permitiu que cumpríssemos nosso propósito: garantir que o HC tenha as ferramentas necessárias para oferecer um diagnóstico ágil e seguro, de extrema importância para a recuperação de pacientes adultos e pediátricos de alta complexidade,” afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.

Com a instalação do novo Raio X, o CHC-UFPR poderá retomar a realização de exames especializados como Fistulografia, Histerossalpingografia e Clister Opaco, além de todos os exames de Raio X convencionais, restabelecendo a capacidade do hospital de atender aos requisitos do SUS para diversas especialidades. A aquisição reforça o papel do Hospital de Clínicas como um centro de referência em atendimento de alta complexidade e formação de profissionais de saúde.

“Este aparelho vai nos ajudar a reduzir uma fila de, pelo menos, mil pessoas. Contratamos serviços de outro hospital, mas isso nunca foi suficiente para suprir a demanda. Além disso, o novo aparelho de Raio X Contrastado usa uma tecnologia de ponta, emitindo uma carga mínima de radiação, o que significa muito mais segurança para o paciente”, afirma Adonis Nars, superintendente do CHC- UFPR.

Sobre a Associação dos Amigos do HC

Os Amigos do HC são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há quase 40 anos atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Seu compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes SUS, familiares e acompanhantes do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Desde 2016, também prestam assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2021, em comemoração aos 35 anos de história, lançaram o Programa CEDIVIDA – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, ampliando a atuação para a causa do envelhecimento digno. Em 2024, ampliaram a atuação na proteção dos direitos da criança e do adolescente com o lançamento do Programa PROTEGER, que passou a oferecer em Paranaguá o mesmo modelo de atendimento interdisciplinar realizado pelo DEDICA, em Curitiba.

Serviço:

Associação dos Amigos do HC

Endereço: Av. Agostinho Leão Júnior, 336 – Alto da Glória

Telefone: (41) 3091-1000

Site: https://www.amigosdohc.org.br/

Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

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Campanha de Natal do Shopping Jardim das Américas terá sorteio de vales-compra e compre e ganhe da L’Occitane au Brésil

Com o tema “Jardim Nevado”, o Natal do Shopping Jardim das Américas ganha uma nova fase com a campanha de compras. A partir de 25 de novembro, é possível garantir os presentes já participando da promoção de fim de ano. A cada R$ 350,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por 1 cupom para concorrer a 4 vales-compra de R$ 5 mil. E com R$ 600,00 em compras, o cliente troca suas notas fiscais por um kit Capim Limão L’Occitane au Brésil, um presente completo com produtos em tamanho regular e fragrância marcante. O kit inclui hidratante corporal, sabonete e creme para mãos, itens conhecidos pela qualidade, textura e perfume refrescante que só a marca entrega. Um brinde sofisticado, útil no dia a dia e perfeito para quem ama cuidado e bem-estar.

As trocas de cupons serão exclusivamente pelo APP do Shopping e clientes Jardim Pass Prata, Ouro e Diamante têm cupons em dobro. Serão 4 sorteios de vales-compra de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 20 mil. O sorteio será dia 06/01/26.

Além das compras, fica a dica para aproveitar o clima natalino em família. O trono do bom velhinho está no Piso Térreo, junto à grande árvore, que ganha ainda mais encanto com o show de neve artificial, todos os dias, às 19h.

Na Praça de Eventos, um parque temático promete diversão para a criançada. Em parceria com o Grupo Kinder, o espaço conta com uma grande piscina de bolinhas, brinquedão, cama elástica e outras atividades pagas. Ao lado, um parquinho gratuito amplia as opções de lazer para os visitantes do shopping, com atrações gratuitas, como renas sobre molas e um globo inflável, perfeito para fotos e brincadeiras. O globo funciona de segunda a sexta, das 13h às 19h; aos sábados, das 12h às 21h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Fotos com Noel

O Papai Noel estará à disposição para fotos no Piso Térreo, em horários especiais, com opções de fotos impressas e produtos personalizados para levar como lembrança. Confira os horários e valores das fotos reveladas:

Novembro (07/11/2025 a 30/11/2025):

– Segunda a Sexta-feira: das 13h às 20h, com intervalo das 17h às 18h.

– Sábados: das 12h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– Domingos e Feriados: das 14h às 20h, com intervalo das 17h às 17h30.

Dezembro (01/12/2025 a 24/12/2025):

– De 01 a 07 de dezembro: das 13h às 21h, com intervalo das 17h às 18h.

– De 08 a 23 de dezembro: das 13h às 22h, com intervalo das 17h às 18h.

– 24 de dezembro: das 10h às 17h, com intervalo das 14h às 14h30.

Foto 10×15 cm: R$ 20,00

Foto 15×20 cm: R$ 25,00

Bolinha de Natal personalizada: R$ 25,00

Display porta-fotos decorativo: R$ 5,00

Encarte Especial com 2 fotos 15×20: R$ 60,00

Fotos tiradas por você com celulares não serão cobradas.

Árvore Solidária

A tradicional e tão esperada Árvore Solidária do Shopping Jardim das Américas estará com suas cartinhas disponíveis a partir de 17 de novembro. Os clientes podem escolher uma criança para presentear e entregar as doações na Central de Atendimento até 13 de dezembro.

Mais do que uma ação social, a campanha reforça o verdadeiro significado do Natal: compartilhar amor, empatia e esperança. Gestos como esse traduzem a essência do Shopping Jardim das Américas, que há mais de três décadas transforma o Natal em uma celebração de afeto e solidariedade.

Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual – FLORA (41) 99238-1421

Telefone:(41) 3366-5885