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Planejamento das Contratações Públicas e Inteligência Artificial pautam curso em Curitiba

Curitiba recebe, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o professor e palestrante Flávio Cestari para ministrar o curso presencial Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial, com foco na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O evento será no Hotel Sant Emilion, com inscrições pelo site da Unicursos.
Com 15 horas de carga horária, o curso oferece conteúdo programático completo, certificado de conclusão, material de apoio e coffee break, buscando capacitar profissionais que atuam diretamente nos processos de contratação pública.

A importância do planejamento na nova Lei de Licitações
A administração pública brasileira, em suas diversas esferas, tem buscado incessantemente a eficiência e a conformidade em seus processos de contratação. Servidores públicos municipais e de Câmaras de Vereadores, lidam diariamente com as complexidades da Lei de Licitações e Contratos (Lei no 14.133/2021), que trouxe significativas inovações e desafios. O Planejamento das Contratações Públicas é um dos pontos de destaque para a boa governança e para a entrega de serviços públicos de qualidade à sociedade.
Contudo, a transição para o novo marco legal, aliada à necessidade constante de otimizar recursos e tempo, exige uma atualização e um aprofundamento contínuo por parte dos agentes públicos.
Nesse cenário, a carência de programas de capacitação que ofereçam novas abordagens e um foco prático na eficiência torna-se evidente. Muitos cursos existentes abordam a legislação de forma estritamente teórica, sem proporcionar as ferramentas e o raciocínio necessários para enfrentar os dilemas práticos do dia a dia da administração.
Adicionalmente, em comparação com a Lei 8.666, a NLLC implementou rotinas para o planejamento das Contratações: seja o macroplanejamento, representado pelo PCA, ou o planejamento específico, representados pelo ETP e TR/PB.
Este curso, desenhado especificamente para servidores públicos Municipais e de Câmaras de Vereadores, com o viés de novas abordagens e eficiência, busca preencher essa lacuna, proporcionando não apenas o conhecimento técnico-jurídico atualizado, mas também ferramentas práticas e estratégias inovadoras para otimizar os processos de contratação direta e aprimorar a gestão e fiscalização de contratos, resultando em maior segurança jurídica e performance para a administração pública.

Público-alvo
Na esfera pública, Presidente de Câmara, vereadores, Controle interno, procuradores, assessores parlamentares e legislativos, contadores, fiscais e gestores de contratos públicos, e demais servidores públicos e equiparados da Administração Direta e Indireta, que estejam atuando no objeto do curso, bem como, os agentes políticos municipais. Na esfera privada, membros de observatório social e instituições correlatas, pessoas físicas com interesse na fiscalização da administração pública em geral.

Principais assuntos abordados
1 – Planejamento e a Nova Lei de Licitações
∙ Inovações e Desafios sobre o Planejamento
∙ Responsabilidades e Responsabilização: Alta Gestão e Posicionamento dos
Tribunais de Contas
∙ O Uso de I.A. na Administração Pública – Oportunidades e Desafios

2 – Estudo Técnico Preliminar (ETP)
∙ O planejamento individual da Contratação
∙ Posso dispensar ou simplificar o ETP?
∙ Boas práticas na elaboração do Estudo Técnico Preliminar
∙ Prática: Modelos e soluções

3 – Termo de Referência (TR/PB)
∙ O que deve conter um bom termo de Referência
∙ Evitando Impugnações
∙ Fugindo do Direcionamento

4 – Fase Externa e Atuação do Pregoeiro/Agente de Contratação
∙ A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021): Papel e Responsabilidades do Agente de
Contratação/Pregoeiro
∙ Pregão e Concorrência na Prática
∙ Análise de Propostas e Habilitação
∙ Impugnações, Esclarecimentos, Recursos e Diligências
∙ Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade) e Contratos na Perspectiva do
Agente

5 – Inteligência Artificial aplicada às contratações públicas
∙ Ferramentas e Modelos de IA.
∙ Utilização da IA para Geração de Roteiros e Minutas Iniciais de ETP (Estudo Técnico
Preliminar) e TR/PB (Termo de Referência/Projeto Básico)
∙ Como usar a IA para auxiliar na descrição da necessidade e na justificativa do
Documento de Formalização da Demanda (DFD)
∙ Técnicas de Elaboração de Prompts Generativos para resultados mais precisos

Sobre o ministrante
Flavio Cestari é advogado, graduado pela Universidade Estadual de Londrina, e Pós Graduado em Direito Eleitoral (Gran Centro Universitário) e Direito Digital (Faculdade Legale), foi Diretor Jurídico da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (2010-2017), ocupou cargo de Secretário de Administração e Procurador Jurídico Municipal, advogado concursado do CINDEPAR (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná) atuando no setor de licitação, e advogado , associado da Ito e Costa Advogados Associados.

Sobre a Unicursos
Com mais de dez anos de atuação e presença em todo o Brasil, a Unicursos Curitiba é referência em capacitação e treinamento para a Administração Pública. A instituição já capacitou mais de 20 mil alunos e atendeu mais de 400 municípios, oferecendo soluções práticas e inovadoras que fortalecem a eficiência administrativa.

Serviço:
Curso – Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial
Data: 10 a 12 de dezembro
Local: Hotel Sant Emilion, em Curitiba
Inscrições pelo site: www.unicursoscuritiba.com.br

Projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” realiza primeira entrega de produtos de higiene às associações de catadores

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Iniciativa beneficiou 65 catadores de duas associações da Região Metropolitana de Curitiba e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do trabalho de reciclagem
O projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” deu início à sua primeira etapa de entregas, destinando produtos de higiene a duas associações de catadores: a Associação Corbélia, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, e a Associação Reciclar, em Araucária. A ação beneficiou 65 associados, que receberam kits individuais com absorventes e papel higiênico da linha Mili.

A entrega marca o início de uma série de quatro etapas previstas pelo projeto e integra uma ampla mobilização por responsabilidade social, saúde, bem-estar e sustentabilidade. Além dos kits individuais, as associações receberam papel higiênico e papel toalha da linha ecológica Mili Professional para uso coletivo.

O projeto já arrecadou 23,5 toneladas de materiais destinados à reciclagem nesta edição, somando-se às 30,4 toneladas coletadas desde o projeto piloto, realizado entre fevereiro e abril de 2024. Foram distribuídos 1.872 pacotes de absorventes, 288 fardos de papel higiênico Mili Sensitive Care, 96 fardos da linha ecológica e 24 fardos adicionais da linha Mili Professional.

A entrega foi realizada pessoalmente por Cristiano Macedo, CEO da Technocoat; Clauciane Dias de Lima, engenheira ambiental e coordenadora do projeto; Leon Miecoanski, engenheiro ambiental da KWM; e Osmael Gerotto, gerente de Sustentabilidade da Embrart, com o apoio das equipes de marketing da Embrart e da Technocoat.

Para Clauciane Dias de Lima, idealizadora e coordenadora do projeto, a iniciativa representa um avanço na valorização das pessoas e na prática da sustentabilidade:

“Sustentabilidade é transformar realidades. No projeto ‘As atitudes de hoje transformam o amanhã’, nosso propósito é converter resíduos em oportunidades que geram aprendizado, solidariedade e sustentabilidade na prática. Ao devolver 100% dos recursos às associações de catadores, damos reconhecimento e protagonismo a quem faz a diferença todos os dias.”

Já Cristiano Macedo, CEO da Technocoat, destacou que o projeto reflete os valores da empresa e o poder transformador das ações coletivas:

“Sustentabilidade também é responsabilidade social. Este projeto valoriza o trabalho das associações de catadores e demonstra, na prática, os valores da Technocoat, respeito às pessoas, compromisso com o meio ambiente e inovação a serviço do bem coletivo. A iniciativa reforça a importância de integrar empresas, sociedade e natureza em um mesmo propósito: gerar impacto positivo e construir um futuro mais humano e sustentável.”

Os produtos entregues, papel toalha, papel multiuso e papel higiênico das linhas Mili Sensitive Care e Mili Professional, são biodegradáveis e produzidos a partir de árvores cultivadas e fibras recicladas, podendo ser utilizados de forma consciente e sem desperdício.

A ação representa um passo importante na trajetória do projeto, que une empresas, profissionais e comunidade em torno de um propósito comum: transformar atitudes de hoje em um amanhã mais sustentável.

Grupo Technocoat

Com mais de 25 anos no setor papeleiro, o Grupo Technocoat está instalado em Telêmaco Borba e Araucária, no Paraná, e em Otacílio Costa, em Santa Catarina. Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e na capacitação de colaboradores, a empresa oferece produtos e serviços focados em inovação e sustentabilidade, respeitando boas práticas de segurança, higiene e uso de produtos químicos. Seus produtos são produzidos a partir de fontes renováveis e certificadas pelo FSC – Conselho de Manejo Florestal.

Fachadas ventiladas ganham espaço em empreendimentos e se destacam por sustentabilidade, eficiência e bem-estar

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Tendência que alia tecnologia construtiva, economia de energia e conforto térmico pode reduzir até 5 °C na temperatura ambiente e gerar economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica em uso de ar condicionado

Já sentiu aquele calor que entra em casa sem ser convidado? Agora imagine viver em um ambiente que se mantém naturalmente fresco, mesmo nos dias mais quentes, sem precisar recorrer tanto ao ar-condicionado. Essa é uma das propostas das fachadas ventiladas, uma das soluções mais inovadoras e sustentáveis da construção civil contemporânea — especialmente em empreendimentos residenciais de alto padrão. O sistema, amplamente utilizado na Europa há décadas, vem conquistando espaço no Brasil, impulsionado pela busca crescente por eficiência energética, durabilidade e conforto ambiental.

A fachada ventilada é formada por camadas independentes. Uma estrutura metálica é ancorada à parede impermeabilizada da edificação, criando um espaço de ar entre o revestimento externo — que pode ser de porcelanato, cerâmica, painéis metálicos ou outros materiais — e a parede. Esse espaço permite uma ventilação natural contínua, conhecida como “efeito chaminé”, que reduz a absorção e a transferência de calor para o interior do edifício.

Além da eficiência energética, o sistema contribui para o conforto acústico, a proteção contra umidade e a redução de custos de manutenção. A ventilação constante impede o acúmulo de calor e umidade entre as camadas, prolongando a vida útil dos materiais e evitando problemas comuns nas fachadas convencionais. Para os moradores, os benefícios se traduzem em ambientes mais agradáveis, saudáveis e silenciosos, além de redução das despesas mensais com energia e manutenção.

Embora o Brasil ainda esteja em estágio inicial no uso dessa tecnologia em comparação à Europa, o cenário é de rápida evolução. Incorporadoras e construtoras têm percebido que as fachadas ventiladas representam não apenas um diferencial estético, mas também um investimento inteligente em eficiência, valorização e sustentabilidade.

Bem-estar e economia para os moradores

Empreendimentos como o Edifício Oás, da GT Building, — que será o prédio mais alto de Curitiba — exemplificam como a tecnologia pode se transformar em um diferencial competitivo no mercado imobiliário de luxo.

No projeto, o revestimento escolhido foi o porcelanato, que alia leveza, resistência e versatilidade estética. O processo de instalação envolve rigorosas etapas de preparação e impermeabilização da superfície, fixação da estrutura metálica e aplicação precisa das placas, garantindo desempenho técnico, durabilidade e sofisticação visual.

Segundo a equipe técnica da GT Building, estudos realizados para o Oás comprovaram uma redução de até 5 °C nas temperaturas internas em comparação às fachadas convencionais — resultado alcançado de forma totalmente passiva, sem o uso de sistemas de climatização. Essa eficiência térmica pode representar economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica com ar-condicionado, especialmente nos períodos de mais calor. “Buscamos constantemente soluções construtivas que unam tecnologia, conforto e estética, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores”, enfatiza o diretor de operações da GT Building, Maurício Fassina.

NH Collection Curitiba anuncia condições especiais de hospedagem para Black Friday

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O NH Collection Curitiba adere à temporada de descontos da Black Friday com uma oferta voltada para viajantes que planejam estadias na cidade nos próximos meses. A promoção concede 30% de desconto nas diárias, com café da manhã incluído, válida para todas as categorias de apartamentos. As reservas podem ser realizadas até 30 de novembro e contemplam o período de hospedagem entre 15 de dezembro de 2025 e 30 de junho de 2026. Não há exigência de mínimo de noites para utilização da oferta.

As reservas devem ser feitas diretamente pelo site oficial do hotel. Ao selecionar as datas desejadas a tarifa promocional será inserida automaticamente no tarifário. Caso prefira, o desconto também pode ser ativado inserindo o promocode CYBER25 no momento da reserva.

O hotel reúne serviços presentes na marca NH Collection, conhecidos como Brilliant Basics, que incluem menu de travesseiros, café da manhã antecipado e itens de conforto como roupão, chinelos e um kit sono composto por chá, máscara e aromaterapia. Os quartos também contam com máquinas de café Nespresso e televisores smart com acesso a serviços de streaming.

O lobby foi recentemente renovado e passou a contar com som ambiente, fragrâncias exclusivas e um espaço de boas-vindas, onde hóspedes são recebidos com uma bebida de cortesia.

Localizado no bairro Batel, o hotel está próximo ao distrito financeiro e a pontos de interesse cultural, como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. Na área gastronômica, o restaurante Trinitas, comandado pelo chef Silvonei Souza, oferece pratos de inspiração contemporânea com influências mediterrâneas e funciona para café da manhã, almoço, jantar e brunch aos domingos. O Five Lounge Wine & Cocktail Bar complementa a experiência com seleção de vinhos, coquetéis autorais e opções de tapas. Para mais informações, contatar o telefone (41) 98490-2241 ou o e-mail rsv.curitiba@nh-collection.com.

Postos eletrônicos de policiamento transformam escolas de Campo Verde em espaços mais protegidos

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Iniciativa tecnológica implementada desde 2023 reduz riscos, melhora monitoramento urbano e reforça sensação de tranquilidade nas unidades públicas

A presença de postos eletrônicos de policiamento nas escolas públicas de Campo Verde (MT) vem apresentando resultados positivos para a segurança do ambiente escolar. Implantados em 2023, os equipamentos se tornaram parte essencial da rotina das escolas, ajudando a prevenir situações de risco e a fortalecer a sensação de tranquilidade entre alunos, educadores e famílias.

Na Escola Municipal Ledy, a diretora Marisa Santos relata mudanças perceptíveis após a instalação de postos eletrônicos. “Antes, era comum observar indivíduos desconhecidos e em atitude suspeita nas imediações da escola, o que deixava pais e alunos apreensivos. Depois que os equipamentos foram instalados, essa movimentação desapareceu. O equipamento trouxe uma sensação de segurança e tranquilidade para todos”, afirma.

Campo Verde é hoje uma das cidades mais monitoradas eletronicamente de Mato Grosso, com mais de 700 câmeras de vídeo, 5 postos eletrônicos de policiamento instalados nas escolas e 4 postos eletrônicos distribuídos nos bairros:(Belo Horizonte, Jupiara, Jardim Campo Verde, São Miguel, Vale do Sol e São Lourenço) em pontos considerados estratégicos para a circulação de moradores e para a prevenção de delitos. Conectados ao Centro de Controle de Operações, que funciona 24 horas por dia, os equipamentos permitem respostas rápidas em situações emergenciais, auxiliam na identificação de suspeitos e reforçam a atuação preventiva das equipes de segurança.

Segundo Edison Endo, diretor da empresa Helper Tecnologia, responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o modelo adotado em Campo Verde evidencia o potencial das ferramentas digitais para fortalecer a segurança pública de forma preventiva. “Os postos eletrônicos foram desenvolvidos para aproximar o poder público das comunidades e atuar de forma preventiva. Quando a presença deles contribui para aumentar a sensação de segurança e inibir comportamentos suspeitos, significa que estamos cumprindo nosso papel social”, destaca.

A experiência da cidade tem sido acompanhada por outras administrações municipais e se destaca como referência no estado. A iniciativa demonstra como a integração entre tecnologia e políticas públicas pode ampliar redes de proteção e criar ambientes mais seguros para a população — especialmente nas áreas escolares.

Sobre a Helper Tecnologia

A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público. 

Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex – que remetem às viaturas policiais -, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

Em turnê internacional, Christopher Cross, comemora 40 anos de carreira no Teatro Positivo

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Programação de dezembro ainda conta com apresentações natalinas, de humor e espetáculos infantis

O cantor e compositor norte-americano Christopher Cross retorna ao Brasil em turnê mundial para a comemoração dos 40 anos de carreira. Vencedor de cinco Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, o artista imortalizou sucessos como Sailing, Arthur’s Theme, Ride Like the Wind, Never Be the Same e All Right. Em Curitiba, o show será no dia 3. 

Dezembro também está repleto de opções para as crianças, em O Mágico de OZ – Petit Ballet a montagem revisita o clássico com coreografias que tratam de coragem, amizade e sonhos em duas apresentações no dia 13.  No dia 14, o espetáculo Espelho, Espelho Meu leva ao palco mais de 250 bailarinos em uma adaptação de Branca de Neve que destaca a busca por autoconhecimento.

O clima natalino chega ao Teatro Positivo no dia 19 com Jingle Jazz Christmas. A Orquestra Sinfônica de Curitiba revisita canções tradicionais em um show com dança, canto e projeções especiais. Outra grande atração é o espetáculo Em Busca de um Rei, com duas apresentações no dia 20. A produção narra a história de três sábios em sua jornada para encontrar o Rei Prometido. Com música ao vivo, orquestra e teatro, a montagem reúne mais de 400 voluntários e propõe uma reflexão sobre o real significado do Natal.

O humor também sobe ao palco do Teatro Positivo neste fim de ano. Igor Guimarães se apresenta no dia 18, abordando temas do cotidiano, viagens, família, acontecimentos recentes e muito improviso. No dia 21, Afonso Padilha chega à capital com o espetáculo Nosso Show que trata de vida adulta e medos pessoais em situações cômicas. 

No Teatro UP Experience, o mês inicia no dia 3 com o Top Marketing 2025, maior premiação em marketing e vendas no Paraná. No dia 16 de dezembro, a Companhia de Dança Grand Jeté Ballet e Ritmos destaca a diversidade cultural brasileira por meio da dança na apresentação Quatro Cantos. No dia 18, a banda Backstage traz o show Rock Love Songs, com clássicos do rock romântico. E no dia 20 o K-Concerto reúne competições de danças inspiradas no k-pop, cosplay, apresentações de taekwondo e outras expressões da cultura coreana. 

Teatro Positivo

03/12 – Christopher Cross

13/12 – O Mágico de OZ – Petit Ballet

14/12 – Espelho, Espelho Meu

18/12 – Igor Guimarães

19/12 – Jingle Jazz Christmas

20/12 – Em Busca de um Rei

21/12 – Afonso Padilha

Teatro UP Experience

03/12- Top de Marketing 2025

16/12 – 4 Cantos

18/12 – Rock Love Songs

20/12 – K – Concerto

BRW Suprimentos lança campanha Volta às Aulas com R$ 50 mil em prêmios

A BRW Suprimentos inicia o período de Volta às Aulas com uma campanha promocional que deve impulsionar as vendas no varejo de papelaria em todo o país. A ação envolve consumidores, vendedores e lojistas e distribuirá R$ 50 mil em prêmios para quem adquirir produtos da marca.

Para participar, a cada R$ 50 em compras de produtos BRW em um único cupom fiscal, o consumidor recebe um número da sorte. O cadastro é realizado no site oficial da campanha: www.voltaasaulasbrw.com.br. Ao todo, serão 15 prêmios que somam R$ 50 mil, entre eles Nintendo Switch, Smart TV 50”, bicicleta, iPhone 16, PlayStation 5, caixas de som JBL, smartwatch Xiaomi e um pacote de viagem ao Beto Carrero World para o ganhador e sua família.

A iniciativa reforça o compromisso da BRW em valorizar consumidores e parceiros comerciais, incentivando o uso de produtos de qualidade no retorno às aulas. “Nosso objetivo é transformar o momento de compra em uma experiência divertida e recompensadora, celebrando o início de um novo ciclo escolar com criatividade e boas surpresas”, afirma a gerente de marketing e comunicação da BRW Suprimentos, Franciele Bayer.

Premiação também para lojistas e vendedores

A campanha não se limita aos consumidores finais. Lojistas e vendedores parceiros da BRW também terão a chance de ganhar prêmios exclusivos. Para participar, o vendedor precisa se cadastrar no site indicado pela marca, gerando um código exclusivo para que os clientes o insiram no cadastro de suas notas fiscais no hotsite da promoção.

No caso dos lojistas, a campanha prevê duas premiações. A primeira reconhece o estabelecimento cuja venda gerar o número da sorte vencedor do prêmio principal. A segunda contempla a loja que registrar o maior valor acumulado em notas fiscais de produtos BRW ao longo do período da ação. A empresa também fornecerá materiais de ponto de venda para apoiar a divulgação da campanha.

A promoção é válida até 15 de fevereiro de 2026 e abrange todo o período de volta às aulas. O regulamento completo e as demais informações estão disponíveis no site www.voltaasaulasbrw.com.br.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Black Friday: o que as crianças têm a ensinar sobre compras por impulso

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Black Friday: o que as crianças têm a ensinar sobre compras por impulso

Temporada de descontos está oficialmente aberta e professor do UniCuritiba explica como as estratégias mercadológicas influenciam o comportamento dos consumidores

Fenômeno global de vendas, a Black Friday transforma o mês de novembro em um caldeirão de ofertas. De acordo com a pesquisa Tendências de consumo da Black Friday 2025, 70% dos consumidores afirmam se planejar financeiramente, com antecedência, para a temporada de promoções.

Na prática, nem sempre é assim. Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 62% dos brasileiros fazem compras por impulso no ambiente digital e mais de 35% admitem já ter contraído dívidas por compras impulsivas.

Segundo o especialista em comportamento do consumidor, professor doutor Sergio Czajkowski Junior, este cenário expõe a efetividade das campanhas promocionais em criar um senso de urgência irresistível. “Na Black Friday, as ofertas limitadas e contagens regressivas se tornam gatilhos poderosos para decisões de compra nem sempre racionais.”

O docente, que desde 2017 estuda como a Neurociência é usada para potencializar o interesse dos clientes em adquirir diferentes mercadorias, diz que a dualidade entre planejamento e impulso na hora das compras reflete a influência do (neuro)marketing nas práticas de consumo.

Uma das estratégias mais usuais da publicidade é desencadear gatilhos mentais amparados pelo senso de urgência, como: “aproveite a última chance do ano”, “você nunca mais encontrará esse preço, nem mesmo na concorrência”, “mais de 90% dos nossos clientes mudaram de vida após comprar nossos produtos”, etc.

“Por meio desses subterfúgios, a lógica e a racionalidade cedem espaço à emoção e ao desejo de não perder uma oportunidade única, mesmo que ela não seja tão única assim”, ensina o professor Sérgio, docente nos cursos de graduação e pós-graduação do UniCuritiba, instituição que integra o ecossistema Ânima Educação.

A construção do senso de urgência, continua o professor doutor, é uma das ferramentas mais afiadas no arsenal do marketing moderno e tem como objetivo reduzir o tempo para reflexão, impulsionando a compra imediata e pouco balizada.

“Esse tipo de tática explora vieses cognitivos humanos, como o medo de perder ou de ficar defasado, já conhecido como FOMO, do inglês fear of missing out. Nesse sentido, a percepção de que uma oportunidade inigualável pode desaparecer a qualquer momento se torna um potente motor de ação, superando frequentemente a racionalidade do planejamento orçamentário”, alerta o especialista.

Para evitar ciladas, que podem resultar em um quadro de endividamento, o professor e consultor na área de Planejamento Estratégico e de Comportamento do Consumidor enfatiza a importância crítica da educação financeira. “Educação financeira não é apenas sobre saber poupar ou investir. É, acima de tudo, sobre desenvolver a capacidade crítica de discernir entre necessidade e desejo, entre o valor real e o valor percebido.”

Ainda segundo o professor do UniCuitiba, em um mundo dominado por estratégias de marketing complexas, a simplicidade do comportamento infantil pode oferecer lições valiosas sobre economia doméstica, gestão financeira, orçamento familiar e compras conscientes.

“As crianças, em sua essência, sabem diferenciar uma necessidade de um desejo supérfluo. Um adulto pode justificar a compra de um smartphone novo alegando necessidade de trabalho. Já uma criança é capaz de justificar uma compra apenas pelo desejo de ter determinado brinquedo”, compara o especialista.

Essa transparência infantil, continua Sérgio, é um espelho interessante a ser observado pelos adultos. “As crianças raramente se deixam seduzir por oportunidades classificadas como imperdíveis ou pelo medo de perder um desconto. Isso ocorre porque a compreensão delas a respeito de valor e urgência é diferente e está desconectada da necessidade de ostentar algo para alguém.”

5 lições ensinadas pelas crianças

1. Adiar a gratificação é possível – quando as crianças precisam esperar por algo que desejam muito, elas aprendem que nem tudo está disponível imediatamente. Essa é a base da gestão financeira: se os recursos são limitados, é preciso eleger prioridades.

2. Questionar antes de comprar – a criança pergunta “por quê?” antes de aceitar qualquer argumento. Na hora da compra, os adultos precisam fazer o mesmo: “eu realmente preciso?”, “isso vale o preço?”, “estou sendo enganado?”. Essas simples perguntas desativam o senso de urgência.

3. Diferenciar necessidade de desejo – as crianças compreendem intuitivamente a diferença entre essencial e supérfluo. Elas sabem que “precisam” de comida, água e roupas e sabem que “querem” brinquedos. A clareza mental é o antídoto contra compras impulsivas.

4. Resistir a artifícios publicitários – as crianças são alvo de muitas campanhas de marketing, mas não é fácil enganá-las. Como elas ainda não desenvolveram vulnerabilidades emocionais exploradas pela propaganda, não são influenciadas por ofertas. Em geral, elas buscam uma lógica para justificar o que desejam, e não um desconto.

5. Priorizar o que importa – quando uma criança tem pouco dinheiro (mesada ou presente), cada centavo é cuidadosamente considerado. A maioria não gasta suas economias facilmente. Em geral, a criança escolhe o que realmente quer. Esse é o comportamento financeiro saudável que adultos precisam recuperar.

Para finalizar, o professor doutor Sergio Czajkowski Junior, do UniCuritiba, ensina a importância de fazer compras usando técnicas que se utilizam da razão e não da emoção. “Defina um orçamento antes de olhar as ofertas, crie listas de compras com itens que você realmente precisa e deixe a preguiça de lado na hora de pesquisar preços, garantindo que o desconto seja real.”

Caso ainda preexistam dúvidas quanto à real necessidade de compra, aplique a regra da pausa. A dica do especialista é esperar, no mínimo, 24 horas para finalizar o pedido. Isso evita as compras por impulso e ajuda a equilibrar o orçamento doméstico.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

5 motivos para homens irem mais vezes ao médico

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5 motivos para homens irem mais vezes ao médico

Pesquisa mostra que eles ainda têm resistência em procurar serviços de saúde; urologista fala sobre medos, tabus e constrangimentos masculinos

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Dinamarca e publicada na revista PLOS Medicine revelou que os homens adoecem mais e vivem menos do que as mulheres em mais de 200 países, incluindo o Brasil. O estudo mostrou que a resistência masculina em procurar serviços de saúde é um dos principais fatores que explicam essa realidade.

Segundo os pesquisadores, os homens fazem menos consultas de rotina, evitam exames preventivos e têm maior dificuldade em manter tratamentos contínuos. Esse comportamento, de acordo com o estudo, é mais acentuado entre os de 20 e 59 anos, faixa etária em que esses indivíduos ainda estão em plena atividade profissional e social.

Eles vivem menos

No Brasil, os dados confirmam esse cenário. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 revelou que 82,3% das mulheres foram ao médico no ano anterior, contra apenas 69,4% dos homens. A diferença está presente também na expectativa de vida. Em 2023, segundo o IBGE, a média masculina era de 73,1 anos, enquanto a feminina chegava a 79,7 anos.

Além disso, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, embora comuns a ambos os sexos, acabam levando mais homens a complicações fatais como infartos e acidentes vasculares cerebrais. No caso do HIV, os números também são preocupantes: entre 2007 e 2024, 70,7% dos casos registrados no Brasil ocorreram no público masculino.

Buscar ajuda não significa fraqueza

Para o urologista e professor do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Eufanio Saqueti, o problema não está apenas no preconceito cultural masculino, mas também na negligência.

“Observo que muitos homens deixam de procurar atendimento pela correria do dia a dia e pela falsa impressão de que estão bem. As mulheres, por outro lado, ainda se destacam no autocuidado e mantêm uma rotina de atenção maior com a própria saúde”, diz.

Para Saqueti, a resistência masculina também está ligada a uma concepção equivocada de que a doença é sinônimo de fraqueza ou perda de autonomia. “É justamente o contrário. Buscar atendimento precoce significa preservar a qualidade de vida e evitar complicações futuras”, destaca.

5 motivos para investir em prevenção de saúde:

1) Identificar distúrbios na saúde na fase inicial traz maiores possibilidade de cura;

2) Existem protocolos de cuidados específicos na saúde para cada faixa etária da vida;

3) O exame de toque retal é cada vez menos exigido devido aos exames de imagem e, quando necessário, é rápido e indolor;

4) Problemas sexuais não são mais tabu, medicação e terapia são práticas e eficazes;

5) Investir em saúde não é fraqueza, é sinônimo de respeito próprio, força, autonomia, maior rendimento no dia a dia e qualidade de vida por mais tempo.

Origens do Novembro Azul

Para incentivar que os homens cuidassem da saúde de maneira preventiva e regular, um grupo de amigos da Austrália deixou o bigode crescer durante o mês de novembro de 2003. De forma descontraída, a ideia era iniciar conversas sobre doenças como o câncer de próstata.

O movimento chegou ao Brasil em 2008. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu o nome à campanha de “Novembro Azul”, que foi amplamente adotada e abraçada por diversas entidades de saúde.

Atualmente, o “Novembro Azul” é uma ação global que dura o mês inteiro e alerta sobre a necessidade de os homens buscarem atendimento médico, realizarem exames preventivos, ter hábitos saudáveis, promover a saúde integral; inclusive a saúde mental.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão–PR, o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional. Alinhado às demandas do mercado, a instituição busca promover uma formação voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais de hoje e do futuro.

Conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e um corpo docente com sólida experiência acadêmica e prática profissional.

Em 2022, implementou o Integrow — Ecossistema de Inovação Integrado, voltado à promoção da cultura empreendedora, da pesquisa aplicada e da inovação.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 60 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância — incluindo áreas como Direito, Medicina e Odontologia — além de mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Afece lança campanha de Natal e convida comunidade a presentear pessoas com múltiplas deficiências

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Afece lança campanha de Natal e convida comunidade a presentear pessoas com múltiplas deficiências

Comunidade pode escolher cartões com pedidos personalizados e entregar presentes até 5 de dezembro na sede da instituição

A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), instituição referência nacional no atendimento gratuito a pessoas com múltiplas deficiências, deu início à sua Campanha de Natal. Empresas e pessoas físicas que quiserem participar podem ir até a sede da entidade, na Rua Paulo Turkiewicz, 316, no bairro Tarumã, em Curitiba, e escolher um dos cartões que representam os assistidos. Cada um traz o nome de um aluno acompanhado do presente que ele realmente precisa — como roupas, calçados e itens de uso pessoal. As entregas devem ser feitas até o dia 5 de dezembro, diretamente na Afece.

Quem não conseguir “adotar” um carão pode contribuir também com cestas básicas. A campanha reforça o espírito que sustenta a instituição há 58 anos: o cuidado coletivo, a empatia e o compromisso com quem mais precisa. Fundada em 1967, a Afece atende gratuitamente mais de 900 pessoas por meio de um modelo baseado no tripé educação, saúde e assistência social.

Com a campanha deste ano, a Afece reforça seu convite à comunidade: um gesto simples pode transformar o Natal de quem depende da instituição e fortalecer a rede de cuidado que mantém vivo o trabalho há quase seis décadas.

Serviço:

Campanha de Natal da Afece

Onde participar: sede da Afece — Rua Paulo Turkiewicz, 316

Como funciona: escolha um cartão com o pedido de um assistido e entregue o presente até a data limite

Prazo para entrega dos presentes: 5 de dezembro