Home Blog

Hospital Angelina Caron promove a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração

0

As inscrições estão abertas e a expectativa é reunir mais de mil participantes

O Hospital Angelina Caron realizará, no dia 29 de novembro, às 9h, a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração, uma iniciativa que alia atividade física, hábitos saudáveis e solidariedade. Com percurso de 4 km, o evento tem como propósito sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde cardiovascular e reforçar os benefícios de um estilo de vida mais ativo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 31% dos adultos em todo o mundo não praticam a quantidade mínima recomendada de atividade física, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e alguns tipos de câncer.

No Brasil, as doenças cardiovasculares continuam sendo responsáveis por cerca de um terço das mortes, segundo o relatório mais recente da publicação Cardiovascular Statistics – Brazil 2023. Esses números ressaltam a urgência de promover a prevenção e a adoção de práticas saudáveis, como a atividade física regular – que melhora a circulação sanguínea, regula os níveis de colesterol, reduz a pressão arterial e favorece a saúde do cérebro.

Além dos benefícios cardiovasculares, a prática regular de atividade física também está comprovadamente associada a maior bem-estar mental. A OMS reforça que qualquer duração, intensidade ou frequência de atividade traz benefícios, ou seja, “alguma atividade é melhor que nenhuma”.

Saúde física, mental e solidariedade

A Caminhada Cuidando do Coração também é uma ação social. A participação é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo novo no dia do evento. Os itens arrecadados serão destinados à Secretaria de Ação Social, Família e Cultura do município. Os primeiros 600 inscritos que se credenciarem garantem uma camiseta personalizada do evento.

Após o percurso, no Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, haverá um espaço de cuidado e bem-estar, com distribuição de frutas e água, além de aferição de pressão arterial. Para facilitar o retorno, será disponibilizado serviço de transfer gratuito entre a chegada e o ponto de partida, a cada 15 minutos.

Apoio

A 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração conta com o patrocínio da Sanepar. Presente em 345 municípios, a Companhia de Saneamento do Paraná reafirma seu compromisso de levar saúde à população de forma sustentável. Além disso, a empresa garantirá água potável aos participantes, com a distribuição de copos d’água durante o evento.

Serviço

Data: 29 de novembro, às 9h
Partida: Praça Central do Hospital Angelina Caron, Rodovia do Caqui, 1150, Araçatuba, Campina Grande do Sul – PR
Chegada: Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, Av. Augusto Staben, 1074, Jardim Paulista, Campina Grande do Sul – PR
Inscrição: Gratuita, com doação de 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo novo.

Link para inscrição: https://conteudo.hospitalangelinacaron.org.br/caminhada-cuidando-do-coracao-2025

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron tem como missão promover saúde com excelência, segurança e gestão eficiente, assegurando atendimento integral, humanizado e qualidade de vida aos seus mais diversos públicos. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 42 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no estado. É o maior centro transplantador de órgãos sólidos do Paraná, com mais de 3 mil transplantes realizados. A instituição é referência nacional em saúde de alta complexidade, com atuação em todas as vertentes da medicina, incluindo procedimentos de cirurgia robótica. Com investimentos constantes em tecnologia e equipamentos de última geração, também se destaca como um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

0

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta

A 10ª Edição do Ranking 100 Open Startups foi celebrada no evento Open Innovation Awards – Edição Especial empresas campeãs da década, na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reconheceu as instituições financeiras, corporações e startups mais consistentes em práticas de inovação aberta. Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, o Sicredi ficou entre os premiados da edição deste ano e da década. 

O Sicredi conquistou o 1º lugar na categoria Serviços Financeiros e foi reconhecido como o campeão da década em Serviços Financeiros, menção feita a empresas e startups que marcaram a história da inovação aberta no país. Foram mais de 11 mil startups e 8,5 mil corporações participantes neste ano. No ranking geral “Top 100 Open Corps”, o Sicredi apareceu na 13ª posição.

“No ciclo do ranking, o Sicredi estabeleceu conexão com 155 startups. Nesse modelo integrado, o protagonismo é compartilhado entre mais de 100 cooperativas, atuando de forma conjunta e coordenada. Essa colaboração permite que nossa marca avance de maneira consistente, incorporando novas tecnologias e práticas que geram valor para nossos associados”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi. 

Iniciativas

As principais iniciativas de fomento ao ambiente de inovação aberta da instituição são o programa “Inovar Juntos” e o “Aceleração Next”, uma parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). 

“Há oito anos, o Sicredi mantém um programa estruturado de Inovação Aberta que tem desempenhado um papel fundamental na evolução da instituição, apoiando a execução da estratégia corporativa e fortalecendo a conexão com startups para acelerar soluções inovadoras”, detalha Maria Reiniger da Luz, superintendente de Estratégia Corporativa.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma pioneira e líder de open innovation na América Latina. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week (Oiweek), comunidade com mais de 200 mil profissionais, e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups. O ranking 100 Open Startup é uma premiação que reconhece as startups mais promissoras e corporações líderes em inovação aberta no Brasil. Em 2025, o mercado de Open Startups prevê alcançar R$ 17 bilhões em contratos ativos, com projeção de R$ 100 bilhões até 2030, conforme dados registrados no Ranking. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok   

Concurso Café Qualidade Paraná destaca protagonismo das produtoras mulheres

0

23ª edição do evento reforça a importância dos produtores do estado e a parceria com o Sicredi

Pela segunda vez, Curitiba sediou a premiação do Concurso Café Qualidade Paraná, que chegou à 23ª edição celebrando a força da cafeicultura no estado. O evento foi realizado nesta terça-feira (25), no Museu Oscar Niemeyer, e reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades, lideranças rurais e dezenas de produtores. Em 2025, 108 cafés paranaenses concorreram nas categorias Café Natural e Cereja Descascado.

Os municípios de Apucarana e Pinhalão foram os grandes destaques da noite. A produtora Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana, conquistou o primeiro lugar na categoria Café Natural. “Isso é um sonho, uma realização muito grande para o produtor que trabalha com café especial”, afirmou. Na categoria Cereja Descascado, o troféu ficou com a produtora  Sirlene Soares dos Santos Souza, de Pinhalão. “É o reconhecimento de um ano inteiro de trabalho. Mostrar que o Paraná faz café de qualidade é muito gratificante”, destacou.

Além das campeãs, o concurso premiou outros quatro produtores em cada categoria e reconheceu cinco campeões regionais. Os valores variaram de R$ 9 mil para o primeiro lugar a R$ 4 mil para os quintos colocados — mesmo valor pago aos  vencedores regionais.

O Sicredi foi por mais um ano patrocinador do evento, sendo representado na cerimônia de premiação pelo presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso, pelo gerente de Desenvolvimento em Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, e pelo gerente da agência Sicredi do bairro Bacacheri, em Curitiba, Lucas May Mendes.

Setor em expansão

O Concurso Café Qualidade Paraná contribui para o fortalecimento do setor e para a retomada do crescimento da produção, especialmente dos cafés especiais. Atualmente, o Paraná é o 5º maior produtor nacional, com  741 mil sacas colhidas em 25,4 mil de hectares distribuídos por mais de 100 municípios

A abertura do evento apresentou projeções otimistas. “O Paraná hoje é grande em qualidade. Os 108 inscritos mostram uma força absurda”, ressaltou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O secretário estadual da Agricultura, Márcio Nunes, enfatizou o papel estratégico da qualidade e das novas rotas de comercialização: “Nosso café chega a mais de 170 países, sendo produzido com qualidade e sustentabilidade, o que nos coloca  entre os melhores cafés do mundo”.

Pela primeira vez, o concurso incluiu visitas técnicas a cafeterias de Curitiba, onde os produtores puderam ver de perto como seus cafés são preparados, avaliados e consumidos em locais como Royalty Café, Lucca Cafés Especiais, Klas Torrefação e Supernova Coffee Roasters. A iniciativa, que aproxima produtores do mercado e amplia sua visão sobre as possibilidades de preparo, reforça a evolução contínua do concurso. “Queremos que eles tenham cada vez mais conhecimento e renda”, destacou o gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Walter Ferreira Lima.

Crédito como alavanca ao setor

Parceiro de longa data da cafeicultura paranaense, o Sicredi participou novamente como patrocinador oficial do concurso. “A gente se sente orgulhoso de apoiar o Café Qualidade Paraná. Os cafeicultores são nossos associados, demandam crédito e desenvolvimento. O Sicredi está aqui porque acredita na cooperação e na força do café paranaense, que é apreciado no Brasil e no mundo”, afirmou o  gerente de Desenvolvimento de Negócios  da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias.

O presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso, destacou a relevância do momento para o setor: “O café está retomando seu protagonismo no Paraná. Muitos dos vencedores têm se desenvolvido com mais tecnologia e melhores práticas, e isso nos orgulha muito”.

Com premiação robusta, novidades na programação e parcerias fortalecidas, a 23ª edição consolida o Café Qualidade Paraná como um dos principais concursos do país. Reconhecido como o terceiro maior prêmio do setor cafeeiro no Brasil, o concurso valoriza a excelência dos cafés produzidos no estado, ficando atrás apenas das competições de Minas Gerais e Espírito Santo. Promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná, composta pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, o evento é um vetor de transformação para centenas de famílias produtoras.

Sobre o SicrediO Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, celebra 40 anos

0

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, celebra 40 anos

Jubileu será celebrado com Missa Solene, seguida de abertura da programação de Natal

O Santuário Santa Rita de Cássia [Rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR] celebra – na próxima segunda-feira (1º de dezembro) – os 40 anos de sua elevação à condição de Santuário. A data marca quatro décadas de intensa vida pastoral, oração e acolhimento de milhares de fiéis que encontram no local um espaço de fé, reconciliação e devoção.

Para marcar o jubileu, a programação comemorativa terá início neste domingo (30/11), às 19h, com Missa Solene presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba. No dia 1º de dezembro, também às 19h, a celebração será presidida pelo Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), padre Sildo César da Costa, SCJ.

Importante centro de devoção

Na tradição da Igreja Católica, um Santuário é reconhecido pelo bispo diocesano ou pela Santa Sé como um lugar sagrado destinado a alimentar a fé e promover a misericórdia. É um espaço privilegiado de encontro com Deus, onde os fiéis buscam consolo, esperança e renovação espiritual.

Dedicado à Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das causas impossíveis, o Santuário do Hauer tem como missão recordar a fidelidade de Deus diante das dores e provações da vida, inspirando os devotos a unir fé e perseverança. Sob a administração dos padres Dehonianos, o local também cultiva profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e acolhe expressões de fé muito presentes na comunidade, como a devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a São Carlo Acutis.

Elevação a Santuário

A história do Santuário do Hauer remonta a agosto de 1985, quando o então arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, anunciou durante visita pastoral à Paróquia Santa Rita de Cássia que a comunidade seria elevada à condição de Santuário. A notícia veio sete anos após a inauguração do novo templo, que já era reconhecido popularmente como “novo santuário” por sua relevância devocional.

O pároco da época, padre Geraldo Dantas de Andrade, posteriormente nomeado bispo, conduziu a preparação da celebração oficial, marcada para 1º de dezembro de 1985. A data ficou registrada como um momento de profunda emoção, quando a comunidade celebrou solenemente o reconhecimento do Santuário de Santa Rita de Cássia, também conhecido como Santuário das Rosas, casa da fé, da reconciliação e dos testemunhos de graças alcançadas.

Ao longo dessas quatro décadas, o Santuário se consolidou como um dos mais importantes centros de devoção de Curitiba. Milhares de fiéis ali depositaram suas intenções, elevaram preces e participaram de momentos de profunda experiência espiritual. O local se tornou símbolo de acolhimento, evangelização e comunhão.

Programação especial para o Natal

As celebrações dos 40 anos de atividades como Santuário também abrem a programação natalina da paróquia, no Hauer.

De acordo com o pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann, SCJ, “o local reforça, com estas celebrações, seu compromisso de seguir sendo casa de oração, acolhida e renovação espiritual para toda a comunidade”.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Confira a programação de Natal:

03/12 – 20h – Concerto Alma Coralis apresenta “Só mais um Coral de Natal”

07/12 – 20h – Cantata de Natal com o Coral Santa Rita & Amigos

13/12 – 19h – Início da Novena de Natal (até 21/12)

24/12 – 20h – Celebração do Natal do Senhor

25/12 – 9h, 16h e 19h – Celebrações do Natal

Informações adicionais

E-mail: contato@santuariosantaritadecassia.com.br

Site: www.santuariosantaritadecassia.com.br 

Redes sociais: @santaritacuritiba

Telefones 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840

Planejamento das Contratações Públicas e Inteligência Artificial pautam curso em Curitiba

Curitiba recebe, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o professor e palestrante Flávio Cestari para ministrar o curso presencial Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial, com foco na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O evento será no Hotel Sant Emilion, com inscrições pelo site da Unicursos.
Com 15 horas de carga horária, o curso oferece conteúdo programático completo, certificado de conclusão, material de apoio e coffee break, buscando capacitar profissionais que atuam diretamente nos processos de contratação pública.

A importância do planejamento na nova Lei de Licitações
A administração pública brasileira, em suas diversas esferas, tem buscado incessantemente a eficiência e a conformidade em seus processos de contratação. Servidores públicos municipais e de Câmaras de Vereadores, lidam diariamente com as complexidades da Lei de Licitações e Contratos (Lei no 14.133/2021), que trouxe significativas inovações e desafios. O Planejamento das Contratações Públicas é um dos pontos de destaque para a boa governança e para a entrega de serviços públicos de qualidade à sociedade.
Contudo, a transição para o novo marco legal, aliada à necessidade constante de otimizar recursos e tempo, exige uma atualização e um aprofundamento contínuo por parte dos agentes públicos.
Nesse cenário, a carência de programas de capacitação que ofereçam novas abordagens e um foco prático na eficiência torna-se evidente. Muitos cursos existentes abordam a legislação de forma estritamente teórica, sem proporcionar as ferramentas e o raciocínio necessários para enfrentar os dilemas práticos do dia a dia da administração.
Adicionalmente, em comparação com a Lei 8.666, a NLLC implementou rotinas para o planejamento das Contratações: seja o macroplanejamento, representado pelo PCA, ou o planejamento específico, representados pelo ETP e TR/PB.
Este curso, desenhado especificamente para servidores públicos Municipais e de Câmaras de Vereadores, com o viés de novas abordagens e eficiência, busca preencher essa lacuna, proporcionando não apenas o conhecimento técnico-jurídico atualizado, mas também ferramentas práticas e estratégias inovadoras para otimizar os processos de contratação direta e aprimorar a gestão e fiscalização de contratos, resultando em maior segurança jurídica e performance para a administração pública.

Público-alvo
Na esfera pública, Presidente de Câmara, vereadores, Controle interno, procuradores, assessores parlamentares e legislativos, contadores, fiscais e gestores de contratos públicos, e demais servidores públicos e equiparados da Administração Direta e Indireta, que estejam atuando no objeto do curso, bem como, os agentes políticos municipais. Na esfera privada, membros de observatório social e instituições correlatas, pessoas físicas com interesse na fiscalização da administração pública em geral.

Principais assuntos abordados
1 – Planejamento e a Nova Lei de Licitações
∙ Inovações e Desafios sobre o Planejamento
∙ Responsabilidades e Responsabilização: Alta Gestão e Posicionamento dos
Tribunais de Contas
∙ O Uso de I.A. na Administração Pública – Oportunidades e Desafios

2 – Estudo Técnico Preliminar (ETP)
∙ O planejamento individual da Contratação
∙ Posso dispensar ou simplificar o ETP?
∙ Boas práticas na elaboração do Estudo Técnico Preliminar
∙ Prática: Modelos e soluções

3 – Termo de Referência (TR/PB)
∙ O que deve conter um bom termo de Referência
∙ Evitando Impugnações
∙ Fugindo do Direcionamento

4 – Fase Externa e Atuação do Pregoeiro/Agente de Contratação
∙ A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021): Papel e Responsabilidades do Agente de
Contratação/Pregoeiro
∙ Pregão e Concorrência na Prática
∙ Análise de Propostas e Habilitação
∙ Impugnações, Esclarecimentos, Recursos e Diligências
∙ Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade) e Contratos na Perspectiva do
Agente

5 – Inteligência Artificial aplicada às contratações públicas
∙ Ferramentas e Modelos de IA.
∙ Utilização da IA para Geração de Roteiros e Minutas Iniciais de ETP (Estudo Técnico
Preliminar) e TR/PB (Termo de Referência/Projeto Básico)
∙ Como usar a IA para auxiliar na descrição da necessidade e na justificativa do
Documento de Formalização da Demanda (DFD)
∙ Técnicas de Elaboração de Prompts Generativos para resultados mais precisos

Sobre o ministrante
Flavio Cestari é advogado, graduado pela Universidade Estadual de Londrina, e Pós Graduado em Direito Eleitoral (Gran Centro Universitário) e Direito Digital (Faculdade Legale), foi Diretor Jurídico da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (2010-2017), ocupou cargo de Secretário de Administração e Procurador Jurídico Municipal, advogado concursado do CINDEPAR (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná) atuando no setor de licitação, e advogado , associado da Ito e Costa Advogados Associados.

Sobre a Unicursos
Com mais de dez anos de atuação e presença em todo o Brasil, a Unicursos Curitiba é referência em capacitação e treinamento para a Administração Pública. A instituição já capacitou mais de 20 mil alunos e atendeu mais de 400 municípios, oferecendo soluções práticas e inovadoras que fortalecem a eficiência administrativa.

Serviço:
Curso – Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial
Data: 10 a 12 de dezembro
Local: Hotel Sant Emilion, em Curitiba
Inscrições pelo site: www.unicursoscuritiba.com.br

Projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” realiza primeira entrega de produtos de higiene às associações de catadores

0

Iniciativa beneficiou 65 catadores de duas associações da Região Metropolitana de Curitiba e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do trabalho de reciclagem
O projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” deu início à sua primeira etapa de entregas, destinando produtos de higiene a duas associações de catadores: a Associação Corbélia, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, e a Associação Reciclar, em Araucária. A ação beneficiou 65 associados, que receberam kits individuais com absorventes e papel higiênico da linha Mili.

A entrega marca o início de uma série de quatro etapas previstas pelo projeto e integra uma ampla mobilização por responsabilidade social, saúde, bem-estar e sustentabilidade. Além dos kits individuais, as associações receberam papel higiênico e papel toalha da linha ecológica Mili Professional para uso coletivo.

O projeto já arrecadou 23,5 toneladas de materiais destinados à reciclagem nesta edição, somando-se às 30,4 toneladas coletadas desde o projeto piloto, realizado entre fevereiro e abril de 2024. Foram distribuídos 1.872 pacotes de absorventes, 288 fardos de papel higiênico Mili Sensitive Care, 96 fardos da linha ecológica e 24 fardos adicionais da linha Mili Professional.

A entrega foi realizada pessoalmente por Cristiano Macedo, CEO da Technocoat; Clauciane Dias de Lima, engenheira ambiental e coordenadora do projeto; Leon Miecoanski, engenheiro ambiental da KWM; e Osmael Gerotto, gerente de Sustentabilidade da Embrart, com o apoio das equipes de marketing da Embrart e da Technocoat.

Para Clauciane Dias de Lima, idealizadora e coordenadora do projeto, a iniciativa representa um avanço na valorização das pessoas e na prática da sustentabilidade:

“Sustentabilidade é transformar realidades. No projeto ‘As atitudes de hoje transformam o amanhã’, nosso propósito é converter resíduos em oportunidades que geram aprendizado, solidariedade e sustentabilidade na prática. Ao devolver 100% dos recursos às associações de catadores, damos reconhecimento e protagonismo a quem faz a diferença todos os dias.”

Já Cristiano Macedo, CEO da Technocoat, destacou que o projeto reflete os valores da empresa e o poder transformador das ações coletivas:

“Sustentabilidade também é responsabilidade social. Este projeto valoriza o trabalho das associações de catadores e demonstra, na prática, os valores da Technocoat, respeito às pessoas, compromisso com o meio ambiente e inovação a serviço do bem coletivo. A iniciativa reforça a importância de integrar empresas, sociedade e natureza em um mesmo propósito: gerar impacto positivo e construir um futuro mais humano e sustentável.”

Os produtos entregues, papel toalha, papel multiuso e papel higiênico das linhas Mili Sensitive Care e Mili Professional, são biodegradáveis e produzidos a partir de árvores cultivadas e fibras recicladas, podendo ser utilizados de forma consciente e sem desperdício.

A ação representa um passo importante na trajetória do projeto, que une empresas, profissionais e comunidade em torno de um propósito comum: transformar atitudes de hoje em um amanhã mais sustentável.

Grupo Technocoat

Com mais de 25 anos no setor papeleiro, o Grupo Technocoat está instalado em Telêmaco Borba e Araucária, no Paraná, e em Otacílio Costa, em Santa Catarina. Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e na capacitação de colaboradores, a empresa oferece produtos e serviços focados em inovação e sustentabilidade, respeitando boas práticas de segurança, higiene e uso de produtos químicos. Seus produtos são produzidos a partir de fontes renováveis e certificadas pelo FSC – Conselho de Manejo Florestal.

Fachadas ventiladas ganham espaço em empreendimentos e se destacam por sustentabilidade, eficiência e bem-estar

0

Tendência que alia tecnologia construtiva, economia de energia e conforto térmico pode reduzir até 5 °C na temperatura ambiente e gerar economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica em uso de ar condicionado

Já sentiu aquele calor que entra em casa sem ser convidado? Agora imagine viver em um ambiente que se mantém naturalmente fresco, mesmo nos dias mais quentes, sem precisar recorrer tanto ao ar-condicionado. Essa é uma das propostas das fachadas ventiladas, uma das soluções mais inovadoras e sustentáveis da construção civil contemporânea — especialmente em empreendimentos residenciais de alto padrão. O sistema, amplamente utilizado na Europa há décadas, vem conquistando espaço no Brasil, impulsionado pela busca crescente por eficiência energética, durabilidade e conforto ambiental.

A fachada ventilada é formada por camadas independentes. Uma estrutura metálica é ancorada à parede impermeabilizada da edificação, criando um espaço de ar entre o revestimento externo — que pode ser de porcelanato, cerâmica, painéis metálicos ou outros materiais — e a parede. Esse espaço permite uma ventilação natural contínua, conhecida como “efeito chaminé”, que reduz a absorção e a transferência de calor para o interior do edifício.

Além da eficiência energética, o sistema contribui para o conforto acústico, a proteção contra umidade e a redução de custos de manutenção. A ventilação constante impede o acúmulo de calor e umidade entre as camadas, prolongando a vida útil dos materiais e evitando problemas comuns nas fachadas convencionais. Para os moradores, os benefícios se traduzem em ambientes mais agradáveis, saudáveis e silenciosos, além de redução das despesas mensais com energia e manutenção.

Embora o Brasil ainda esteja em estágio inicial no uso dessa tecnologia em comparação à Europa, o cenário é de rápida evolução. Incorporadoras e construtoras têm percebido que as fachadas ventiladas representam não apenas um diferencial estético, mas também um investimento inteligente em eficiência, valorização e sustentabilidade.

Bem-estar e economia para os moradores

Empreendimentos como o Edifício Oás, da GT Building, — que será o prédio mais alto de Curitiba — exemplificam como a tecnologia pode se transformar em um diferencial competitivo no mercado imobiliário de luxo.

No projeto, o revestimento escolhido foi o porcelanato, que alia leveza, resistência e versatilidade estética. O processo de instalação envolve rigorosas etapas de preparação e impermeabilização da superfície, fixação da estrutura metálica e aplicação precisa das placas, garantindo desempenho técnico, durabilidade e sofisticação visual.

Segundo a equipe técnica da GT Building, estudos realizados para o Oás comprovaram uma redução de até 5 °C nas temperaturas internas em comparação às fachadas convencionais — resultado alcançado de forma totalmente passiva, sem o uso de sistemas de climatização. Essa eficiência térmica pode representar economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica com ar-condicionado, especialmente nos períodos de mais calor. “Buscamos constantemente soluções construtivas que unam tecnologia, conforto e estética, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores”, enfatiza o diretor de operações da GT Building, Maurício Fassina.

NH Collection Curitiba anuncia condições especiais de hospedagem para Black Friday

0

O NH Collection Curitiba adere à temporada de descontos da Black Friday com uma oferta voltada para viajantes que planejam estadias na cidade nos próximos meses. A promoção concede 30% de desconto nas diárias, com café da manhã incluído, válida para todas as categorias de apartamentos. As reservas podem ser realizadas até 30 de novembro e contemplam o período de hospedagem entre 15 de dezembro de 2025 e 30 de junho de 2026. Não há exigência de mínimo de noites para utilização da oferta.

As reservas devem ser feitas diretamente pelo site oficial do hotel. Ao selecionar as datas desejadas a tarifa promocional será inserida automaticamente no tarifário. Caso prefira, o desconto também pode ser ativado inserindo o promocode CYBER25 no momento da reserva.

O hotel reúne serviços presentes na marca NH Collection, conhecidos como Brilliant Basics, que incluem menu de travesseiros, café da manhã antecipado e itens de conforto como roupão, chinelos e um kit sono composto por chá, máscara e aromaterapia. Os quartos também contam com máquinas de café Nespresso e televisores smart com acesso a serviços de streaming.

O lobby foi recentemente renovado e passou a contar com som ambiente, fragrâncias exclusivas e um espaço de boas-vindas, onde hóspedes são recebidos com uma bebida de cortesia.

Localizado no bairro Batel, o hotel está próximo ao distrito financeiro e a pontos de interesse cultural, como o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico. Na área gastronômica, o restaurante Trinitas, comandado pelo chef Silvonei Souza, oferece pratos de inspiração contemporânea com influências mediterrâneas e funciona para café da manhã, almoço, jantar e brunch aos domingos. O Five Lounge Wine & Cocktail Bar complementa a experiência com seleção de vinhos, coquetéis autorais e opções de tapas. Para mais informações, contatar o telefone (41) 98490-2241 ou o e-mail rsv.curitiba@nh-collection.com.

Postos eletrônicos de policiamento transformam escolas de Campo Verde em espaços mais protegidos

0

Iniciativa tecnológica implementada desde 2023 reduz riscos, melhora monitoramento urbano e reforça sensação de tranquilidade nas unidades públicas

A presença de postos eletrônicos de policiamento nas escolas públicas de Campo Verde (MT) vem apresentando resultados positivos para a segurança do ambiente escolar. Implantados em 2023, os equipamentos se tornaram parte essencial da rotina das escolas, ajudando a prevenir situações de risco e a fortalecer a sensação de tranquilidade entre alunos, educadores e famílias.

Na Escola Municipal Ledy, a diretora Marisa Santos relata mudanças perceptíveis após a instalação de postos eletrônicos. “Antes, era comum observar indivíduos desconhecidos e em atitude suspeita nas imediações da escola, o que deixava pais e alunos apreensivos. Depois que os equipamentos foram instalados, essa movimentação desapareceu. O equipamento trouxe uma sensação de segurança e tranquilidade para todos”, afirma.

Campo Verde é hoje uma das cidades mais monitoradas eletronicamente de Mato Grosso, com mais de 700 câmeras de vídeo, 5 postos eletrônicos de policiamento instalados nas escolas e 4 postos eletrônicos distribuídos nos bairros:(Belo Horizonte, Jupiara, Jardim Campo Verde, São Miguel, Vale do Sol e São Lourenço) em pontos considerados estratégicos para a circulação de moradores e para a prevenção de delitos. Conectados ao Centro de Controle de Operações, que funciona 24 horas por dia, os equipamentos permitem respostas rápidas em situações emergenciais, auxiliam na identificação de suspeitos e reforçam a atuação preventiva das equipes de segurança.

Segundo Edison Endo, diretor da empresa Helper Tecnologia, responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o modelo adotado em Campo Verde evidencia o potencial das ferramentas digitais para fortalecer a segurança pública de forma preventiva. “Os postos eletrônicos foram desenvolvidos para aproximar o poder público das comunidades e atuar de forma preventiva. Quando a presença deles contribui para aumentar a sensação de segurança e inibir comportamentos suspeitos, significa que estamos cumprindo nosso papel social”, destaca.

A experiência da cidade tem sido acompanhada por outras administrações municipais e se destaca como referência no estado. A iniciativa demonstra como a integração entre tecnologia e políticas públicas pode ampliar redes de proteção e criar ambientes mais seguros para a população — especialmente nas áreas escolares.

Sobre a Helper Tecnologia

A Helper Tecnologia é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia avançada para a segurança e monitoramento das cidades brasileiras. Conta com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público. 

Responsável pela criação e pela patente dos Totens de Segurança que oferecem recursos como: formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex – que remetem às viaturas policiais -, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que enviam alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360°. A empresa está alinhada às tendências de cidades inteligentes e conectadas, usando os benefícios da digitalização para oferecer serviços eficientes e, com isso, melhorar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

Em turnê internacional, Christopher Cross, comemora 40 anos de carreira no Teatro Positivo

0

Programação de dezembro ainda conta com apresentações natalinas, de humor e espetáculos infantis

O cantor e compositor norte-americano Christopher Cross retorna ao Brasil em turnê mundial para a comemoração dos 40 anos de carreira. Vencedor de cinco Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, o artista imortalizou sucessos como Sailing, Arthur’s Theme, Ride Like the Wind, Never Be the Same e All Right. Em Curitiba, o show será no dia 3. 

Dezembro também está repleto de opções para as crianças, em O Mágico de OZ – Petit Ballet a montagem revisita o clássico com coreografias que tratam de coragem, amizade e sonhos em duas apresentações no dia 13.  No dia 14, o espetáculo Espelho, Espelho Meu leva ao palco mais de 250 bailarinos em uma adaptação de Branca de Neve que destaca a busca por autoconhecimento.

O clima natalino chega ao Teatro Positivo no dia 19 com Jingle Jazz Christmas. A Orquestra Sinfônica de Curitiba revisita canções tradicionais em um show com dança, canto e projeções especiais. Outra grande atração é o espetáculo Em Busca de um Rei, com duas apresentações no dia 20. A produção narra a história de três sábios em sua jornada para encontrar o Rei Prometido. Com música ao vivo, orquestra e teatro, a montagem reúne mais de 400 voluntários e propõe uma reflexão sobre o real significado do Natal.

O humor também sobe ao palco do Teatro Positivo neste fim de ano. Igor Guimarães se apresenta no dia 18, abordando temas do cotidiano, viagens, família, acontecimentos recentes e muito improviso. No dia 21, Afonso Padilha chega à capital com o espetáculo Nosso Show que trata de vida adulta e medos pessoais em situações cômicas. 

No Teatro UP Experience, o mês inicia no dia 3 com o Top Marketing 2025, maior premiação em marketing e vendas no Paraná. No dia 16 de dezembro, a Companhia de Dança Grand Jeté Ballet e Ritmos destaca a diversidade cultural brasileira por meio da dança na apresentação Quatro Cantos. No dia 18, a banda Backstage traz o show Rock Love Songs, com clássicos do rock romântico. E no dia 20 o K-Concerto reúne competições de danças inspiradas no k-pop, cosplay, apresentações de taekwondo e outras expressões da cultura coreana. 

Teatro Positivo

03/12 – Christopher Cross

13/12 – O Mágico de OZ – Petit Ballet

14/12 – Espelho, Espelho Meu

18/12 – Igor Guimarães

19/12 – Jingle Jazz Christmas

20/12 – Em Busca de um Rei

21/12 – Afonso Padilha

Teatro UP Experience

03/12- Top de Marketing 2025

16/12 – 4 Cantos

18/12 – Rock Love Songs

20/12 – K – Concerto