Home Blog

GERAR oferece vagas de aprendiz em Logística para jovens de 14 a 17 anos com CadÚnico

Seleção acontece nesta terça, 02 de dezembro, às 14h, na GERAR CIC

A GERAR promove nesta terça-feira, 02 de dezembro, às 14h, uma importante ação voltada à inclusão produtiva de adolescentes no mercado de trabalho. A iniciativa apresenta vagas específicas para o programa Jovem Aprendiz na área de logística, destinadas exclusivamente a jovens de 14 a 17 anos que possuam cadastro ativo no CadÚnico.

As oportunidades são para atuação no centro de distribuição da Morifarma, empresa parceria da GERAR localizada no bairro Orleans em Curitiba. Por se tratar de uma função operacional no setor logístico, o objetivo é atrair jovens que residam na região ou que tenham fácil deslocamento até o local de trabalho.

Além da contratação, os selecionados terão acesso a curso gratuito, ampliando suas habilidades e preparando-os para iniciar a carreira com mais segurança e conhecimento.

O encontro será realizado na Rua Senador Accioly Filho, 511, na GERAR CIC. A ação reforça o compromisso do GERAR em promover oportunidades concretas, especialmente para jovens em situação de maior vulnerabilidade social.

Serviço

Vagas para Jovem Aprendiz
Público-alvo: 14 a 17 anos (CadÚnico)
Vagas ofertadas: 17, para logística
Quando: 2 de dezembro, na GERAR CIC
Localização: Rua Senador Accioly Filho, 511 – CIC – Curitiba/PR

Empresa paranaense amplia linha de cuidados diários para cílios e sobrancelhas

Master, especializada em produtos profissionais para cílios e sobrancelhas, acaba de ampliar sua linha “Home Care”. Composta por quatro itens — espuma de limpeza, creme regenerador, sérum 4 em 1 e pasta modeladora —, a linha estende o cuidado iniciado nos estúdios profissionais para a rotina diária de embelezamento dos fios.“Com o lançamento, a Master leva para o uso diário a mesma tecnologia e segurança dos produtos profissionais usados pelas lashes designers. Com isso, também contribuímos para prolongar os resultados de procedimentos nos cílios e nas sobrancelhas, além de reforçar o vínculo entre profissionais e consumidoras, fortalecendo a fidelização dos nossos clientes”, afirma Ana Paula Giffoni, diretora da Vermonth.Além de fórmulas seguras e eficazes, os produtos unem ativos como D-Pantenol, ácido hialurônico e extrato de açaí, que hidratam, nutrem e protegem sem comprometer a saúde dos fios. “O objetivo é atuar também de forma reparadora e preventiva, mantendo a saúde, a integridade e o equilíbrio após os procedimentos, reduzindo os efeitos da química e prolongando os resultados alcançados em estúdio”, explica Ana Paula.Os quatro aliados da rotina de belezaA linha Home Care da Master é formada por quatro produtos complementares que unem tecnologia e sensorialidade:Foam – Espuma de limpeza suave que remove impurezas e maquiagem sem ressecar, respeitando as áreas sensíveis dos olhos e fios. Enriquecida com Vitamina B5 e extrato de açaí, proporciona frescor e hidratação imediata.

Full Brows – Creme regenerador com ação nutritiva e calmante, ajuda a preencher falhas, mantendo sobrancelhas e cílios mais encorpadas. É indicado tanto para o cuidado diário quanto para pós-procedimentos como brow lamination, design de sobrancelhas ou lash lifting.

Sérum 4 em 1 – Elixir de força e crescimento com D-Pantenol, Prohairin e Ácido Hialurônico. Nutre e hidrata tanto cílios quanto sobrancelhas, com aplicador de silicone de fácil uso. O produto é indicado inclusive para quem tem extensões de cílios.

Glow Up – Pasta modeladora de sobrancelhas, com efeito de “brow lamination” instantâneo. Define os fios, ao mesmo tempo em que nutre e protege, garantindo acabamento natural e duradouro.Os produtos já estão disponíveis em lojas e redes de cosméticos parceiras, e a marca se prepara para ampliar sua presença também em canais de varejo.

Sobre a Master e o Grupo Vermonth: A Master é a marca própria do Grupo Vermonth, que tem 40 anos de atuação e é um dos principais distribuidores e desenvolvedores de produtos profissionais para cílios e sobrancelhas do Brasil. Além da linha própria voltada ao mercado nacional, o grupo reúne marcas internacionais de referência — como Elite Premium, Neicha, Thuya, Apraise e Kinetics. Com presença em todo o território brasileiro, a Vermonth combina tecnologia, segurança regulatória e formação técnica para fortalecer o setor de beleza profissional.

Programa de pavimentação do Governo do Estado ultrapassada a marca de R$1 bilhão investidos

O programa Asfalto Novo, Vida Nova, um dos maiores esforços do Governo do Estado na qualificação urbana dos pequenos aos grandes municípios do Paraná, teve ultrapassada a marca de R$ 1 bilhão aplicado em projetos de pavimentação já concluídos ou em andamento, com o objetivo de eliminar o pó e a lama de áreas urbanas.

Lançado em 2019, o programa soma mais de 418 quilômetros entregues pavimentados até o momento, com asfalto pronto chegando a mais de 3,5 mil ruas que não tinham pavimentação até então. Projetos já com status de concluídos estão localizados em 168 municípios paranaenses.

Considerado o maior de urbanização da América do Sul, o programa, que leva também calçadas acessíveis, galerias pluviais e iluminação de LED aos municípios, foi acelerado neste ano com o trabalho da Secretaria de Estado das Cidades, transformando a vida dos paranaenses.

“Este é um marco histórico, chegamos a R$ 1 bilhão em investimento pelo Asfalto Novo, Vida Nova. Caminhamos para os 500 quilômetros desse programa que tem feito uma revolução nas cidades, nos eixos urbanos. São bairros inteiros com pavimentação, tirando a população do pó e da poeira, com iluminação da LED. É um novo Paraná, iluminado, pavimentado, olhando para a frente”, disse o secretário das Cidades, Guto Silva.

O total em ações, em projetos que se encontram em todos os status, alcança R$ 5,3 bilhões e 386 municípios até o momento, sendo que, obras em execução, somam R$ 655 milhões em 139 municípios. Autorizados para licitação perfazem mais de R$ 456 milhões em investimentos.

Para acompanhar esse avanço, o Governo do Estado disponibilizou o Asfaltômetro, ferramenta online que mostra em tempo real número de quilômetros pavimentados e os valores investidos em cada município.

Segundo Camila Mileke Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, Serviço Social Autônomo que operacionaliza os projetos nos 399 municípios do Estado, os números confirmam que o Programa Asfalto Novo Vida Nova tem sido essencial para transformar a realidade das comunidades que ainda conviviam com vias de terra.

“Ao substituir essas vias por pavimentação de qualidade, o programa melhora a mobilidade, reduz poeira e lama, aumenta a segurança, valoriza os bairros e garante mais dignidade às famílias. É um investimento direto na qualidade de vida da população e no desenvolvimento urbano dos municípios”, disse.

MUNICÍPIOS CONCLUÍDOS – Renascença, Antonio Olinto e Sabáudia são os municípios que tiveram projetos de maior monta desse tipo de pavimentação já concluídos, com valores direcionados adequados às demandas particulares de cada obra. Renascença, com R$ 9,2 milhões em projetos concluídos e 4,24 km pavimentados pelo programa, hoje tem 95% da malha urbana revestida.

Sabáudia teve R$ 6 milhões aplicados na pavimentação de 7,98 km que se encontravam em leito natural, chegando a 91% do município que deu adeus ao pó e à lama. O prefeito Hugo Manueira explicou que nessa etapa do programa foi usado recurso no parque industrial do município, na Avenida Arvelino Durante, onde trabalham mais de mil pessoas.

“Naquele trecho das indústrias, quando chovia, até os caminhões para sair com o produto pronto tinha dificuldades, assim como caminhões para chegar com matéria-prima”, disse, ressaltando que o pavimento foi fundamental para o desenvolvimento daquele trecho, para o qual ainda há projetos de pavimentação ativos.

Antonio Olinto teve R$ 7,6 milhões investidos na pavimentação de 7,24 km, alcançando 74% da malha revestida, investimento que é comemorado pelo prefeito Fabio Machiaveli. Segundo ele, foram pavimentadas 10 vias importantes a partir desse projeto, entre elas as ruas Jaime Train, Estanislau Boczkovski e a Theodoro Kogelinski.

“Essas obras trazem uma grande melhoria para a cidade, um impacto grande na questão econômica durante a execução das obras e, hoje, uma valorização para as pessoas que moram nessas ruas. É uma melhoria muito significativa ao nosso quadro urbano”, disse o prefeito. Ele destacou o trabalho do governador Ratinho Junior e do secretário Guto Silva pelo progresso que o programa tem trazido aos pequenos municípios.
O Paraná já tem 17 municípios com as áreas urbanas completamente pavimentadas ou com projetos em andamento de obras que darão cobertura integral às vias: Itaguajé, Alvorada do Sul, Sertaneja, Flórida, Nova Santa Bárbara, Quinta do Sol, Arapuã, Nova Cantu, Farol, Boa Esperança, Ubiratã, Jesuítas, Brasilândia do Sul, São José das Palmeiras, Santa Helena, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.

IMPACTOS – O impacto do programa Asfalto Novo, Vida Nova vai além da infraestrutura. Com o asfalto, o transporte escolar se torna mais seguro, ambulâncias e veículos de emergência têm acesso mais rápido, e pequenos comércios locais ganham fôlego. A iluminação de LED garante maior segurança à noite, enquanto as calçadas acessíveis abrem espaço para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.

E a expansão segue em todo o Paraná. “Além dos municípios já concluídos, novas frentes de trabalho estão em andamento, incluindo cidades de maior porte e bairros periféricos que antes ficavam fora do alcance da pavimentação. A meta é reorganizar completamente o espaço urbano, garantindo que todas as áreas das cidades tenham condições iguais de infraestrutura”, disse Guto Silva.

Dezembro Verde: mês de combate e conscientização ao abandono animal

0

Muitas campanhas importantes usam um mês e uma cor para chamar a atenção. O Dezembro Verde é uma delas. Ele foi escolhido porque dezembro é época de férias e festas. Neste período, o número de viagens e a compra de pets como presente aumentam. Por isso, a campanha foca em prevenir a compra por impulso com o objetivo principal em combater o abandono que costuma crescer muito no fim do ano.

Em Curitiba, a luta contra os maus-tratos e o abandono animal é constante. Políticas públicas e projetos assistenciais voluntários trabalham juntos pela causa. Manter a saúde dos pets em dia é a principal forma de evitar que problemas de saúde se tornem motivos para o descarte.

Para Rafael Binder, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, a conscientização é a chave. “A importância de cuidar do seu pet é total. É um ser vivo que depende de você pelos próximos 10 anos no mínimo. O abandono provém de uma irresponsabilidade. A pessoa não procura saber sobre a raça, não vacina e não castra, o animal adoece, e ela se vê sem condições de tratar. O planejamento é fundamental. O pet não é um brinquedo,” lembra Binder.

Muitos abandonos acontecem por falta de informação. O animal apresenta um comportamento difícil ou envelhece e o responsável desiste. A prevenção de doenças é o melhor caminho, seja com castração, consultas regulares ao veterinário, ambiente seguro e adequado, identificação na coleira e a microchipagem. Se o pet se perder, ele poderá ser identificado e voltar para casa.

Para apoiar as famílias da cidade, o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba é um recurso valioso. Ele oferece consultas eletivas para a rotina e prevenção. Este serviço, porém, é focado em quem mais precisa, ou seja, famílias que se enquadram em critérios sociais específicos e que residam em Curitiba.

Para agendar uma consulta, os moradores de Curitiba devem acessar a aba “Eventos” no site oficial da Proteção Animal de Curitiba (protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br). Levar comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias, ter o cadastro no Armazém da Família por mais de 6 meses, além do cadastro ativo na Rede de Proteção Animal de Curitiba.

No dia do atendimento, é obrigatório levar todos os documentos. Esta é uma medida para garantir que o serviço chegue a quem realmente mora na cidade e atende ao perfil de vulnerabilidade. O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua César Misael Chaves, 147 – bairro Taboão.

Hospital Angelina Caron promove a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração

0

As inscrições estão abertas e a expectativa é reunir mais de mil participantes

O Hospital Angelina Caron realizará, no dia 29 de novembro, às 9h, a 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração, uma iniciativa que alia atividade física, hábitos saudáveis e solidariedade. Com percurso de 4 km, o evento tem como propósito sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde cardiovascular e reforçar os benefícios de um estilo de vida mais ativo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 31% dos adultos em todo o mundo não praticam a quantidade mínima recomendada de atividade física, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e alguns tipos de câncer.

No Brasil, as doenças cardiovasculares continuam sendo responsáveis por cerca de um terço das mortes, segundo o relatório mais recente da publicação Cardiovascular Statistics – Brazil 2023. Esses números ressaltam a urgência de promover a prevenção e a adoção de práticas saudáveis, como a atividade física regular – que melhora a circulação sanguínea, regula os níveis de colesterol, reduz a pressão arterial e favorece a saúde do cérebro.

Além dos benefícios cardiovasculares, a prática regular de atividade física também está comprovadamente associada a maior bem-estar mental. A OMS reforça que qualquer duração, intensidade ou frequência de atividade traz benefícios, ou seja, “alguma atividade é melhor que nenhuma”.

Saúde física, mental e solidariedade

A Caminhada Cuidando do Coração também é uma ação social. A participação é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo novo no dia do evento. Os itens arrecadados serão destinados à Secretaria de Ação Social, Família e Cultura do município. Os primeiros 600 inscritos que se credenciarem garantem uma camiseta personalizada do evento.

Após o percurso, no Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, haverá um espaço de cuidado e bem-estar, com distribuição de frutas e água, além de aferição de pressão arterial. Para facilitar o retorno, será disponibilizado serviço de transfer gratuito entre a chegada e o ponto de partida, a cada 15 minutos.

Apoio

A 12ª edição da Caminhada Cuidando do Coração conta com o patrocínio da Sanepar. Presente em 345 municípios, a Companhia de Saneamento do Paraná reafirma seu compromisso de levar saúde à população de forma sustentável. Além disso, a empresa garantirá água potável aos participantes, com a distribuição de copos d’água durante o evento.

Serviço

Data: 29 de novembro, às 9h
Partida: Praça Central do Hospital Angelina Caron, Rodovia do Caqui, 1150, Araçatuba, Campina Grande do Sul – PR
Chegada: Ginásio Poliesportivo Ricieri Bernardi, Av. Augusto Staben, 1074, Jardim Paulista, Campina Grande do Sul – PR
Inscrição: Gratuita, com doação de 1 kg de alimento não perecível ou brinquedo novo.

Link para inscrição: https://conteudo.hospitalangelinacaron.org.br/caminhada-cuidando-do-coracao-2025

Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron tem como missão promover saúde com excelência, segurança e gestão eficiente, assegurando atendimento integral, humanizado e qualidade de vida aos seus mais diversos públicos. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 42 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no estado. É o maior centro transplantador de órgãos sólidos do Paraná, com mais de 3 mil transplantes realizados. A instituição é referência nacional em saúde de alta complexidade, com atuação em todas as vertentes da medicina, incluindo procedimentos de cirurgia robótica. Com investimentos constantes em tecnologia e equipamentos de última geração, também se destaca como um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

0

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta

A 10ª Edição do Ranking 100 Open Startups foi celebrada no evento Open Innovation Awards – Edição Especial empresas campeãs da década, na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reconheceu as instituições financeiras, corporações e startups mais consistentes em práticas de inovação aberta. Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, o Sicredi ficou entre os premiados da edição deste ano e da década. 

O Sicredi conquistou o 1º lugar na categoria Serviços Financeiros e foi reconhecido como o campeão da década em Serviços Financeiros, menção feita a empresas e startups que marcaram a história da inovação aberta no país. Foram mais de 11 mil startups e 8,5 mil corporações participantes neste ano. No ranking geral “Top 100 Open Corps”, o Sicredi apareceu na 13ª posição.

“No ciclo do ranking, o Sicredi estabeleceu conexão com 155 startups. Nesse modelo integrado, o protagonismo é compartilhado entre mais de 100 cooperativas, atuando de forma conjunta e coordenada. Essa colaboração permite que nossa marca avance de maneira consistente, incorporando novas tecnologias e práticas que geram valor para nossos associados”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi. 

Iniciativas

As principais iniciativas de fomento ao ambiente de inovação aberta da instituição são o programa “Inovar Juntos” e o “Aceleração Next”, uma parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). 

“Há oito anos, o Sicredi mantém um programa estruturado de Inovação Aberta que tem desempenhado um papel fundamental na evolução da instituição, apoiando a execução da estratégia corporativa e fortalecendo a conexão com startups para acelerar soluções inovadoras”, detalha Maria Reiniger da Luz, superintendente de Estratégia Corporativa.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma pioneira e líder de open innovation na América Latina. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week (Oiweek), comunidade com mais de 200 mil profissionais, e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups. O ranking 100 Open Startup é uma premiação que reconhece as startups mais promissoras e corporações líderes em inovação aberta no Brasil. Em 2025, o mercado de Open Startups prevê alcançar R$ 17 bilhões em contratos ativos, com projeção de R$ 100 bilhões até 2030, conforme dados registrados no Ranking. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok   

Concurso Café Qualidade Paraná destaca protagonismo das produtoras mulheres

0

23ª edição do evento reforça a importância dos produtores do estado e a parceria com o Sicredi

Pela segunda vez, Curitiba sediou a premiação do Concurso Café Qualidade Paraná, que chegou à 23ª edição celebrando a força da cafeicultura no estado. O evento foi realizado nesta terça-feira (25), no Museu Oscar Niemeyer, e reuniu mais de 300 pessoas entre autoridades, lideranças rurais e dezenas de produtores. Em 2025, 108 cafés paranaenses concorreram nas categorias Café Natural e Cereja Descascado.

Os municípios de Apucarana e Pinhalão foram os grandes destaques da noite. A produtora Flávia Guimarães da Silva Rosa, de Apucarana, conquistou o primeiro lugar na categoria Café Natural. “Isso é um sonho, uma realização muito grande para o produtor que trabalha com café especial”, afirmou. Na categoria Cereja Descascado, o troféu ficou com a produtora  Sirlene Soares dos Santos Souza, de Pinhalão. “É o reconhecimento de um ano inteiro de trabalho. Mostrar que o Paraná faz café de qualidade é muito gratificante”, destacou.

Além das campeãs, o concurso premiou outros quatro produtores em cada categoria e reconheceu cinco campeões regionais. Os valores variaram de R$ 9 mil para o primeiro lugar a R$ 4 mil para os quintos colocados — mesmo valor pago aos  vencedores regionais.

O Sicredi foi por mais um ano patrocinador do evento, sendo representado na cerimônia de premiação pelo presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso, pelo gerente de Desenvolvimento em Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, e pelo gerente da agência Sicredi do bairro Bacacheri, em Curitiba, Lucas May Mendes.

Setor em expansão

O Concurso Café Qualidade Paraná contribui para o fortalecimento do setor e para a retomada do crescimento da produção, especialmente dos cafés especiais. Atualmente, o Paraná é o 5º maior produtor nacional, com  741 mil sacas colhidas em 25,4 mil de hectares distribuídos por mais de 100 municípios

A abertura do evento apresentou projeções otimistas. “O Paraná hoje é grande em qualidade. Os 108 inscritos mostram uma força absurda”, ressaltou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O secretário estadual da Agricultura, Márcio Nunes, enfatizou o papel estratégico da qualidade e das novas rotas de comercialização: “Nosso café chega a mais de 170 países, sendo produzido com qualidade e sustentabilidade, o que nos coloca  entre os melhores cafés do mundo”.

Pela primeira vez, o concurso incluiu visitas técnicas a cafeterias de Curitiba, onde os produtores puderam ver de perto como seus cafés são preparados, avaliados e consumidos em locais como Royalty Café, Lucca Cafés Especiais, Klas Torrefação e Supernova Coffee Roasters. A iniciativa, que aproxima produtores do mercado e amplia sua visão sobre as possibilidades de preparo, reforça a evolução contínua do concurso. “Queremos que eles tenham cada vez mais conhecimento e renda”, destacou o gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná, Walter Ferreira Lima.

Crédito como alavanca ao setor

Parceiro de longa data da cafeicultura paranaense, o Sicredi participou novamente como patrocinador oficial do concurso. “A gente se sente orgulhoso de apoiar o Café Qualidade Paraná. Os cafeicultores são nossos associados, demandam crédito e desenvolvimento. O Sicredi está aqui porque acredita na cooperação e na força do café paranaense, que é apreciado no Brasil e no mundo”, afirmou o  gerente de Desenvolvimento de Negócios  da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias.

O presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso, destacou a relevância do momento para o setor: “O café está retomando seu protagonismo no Paraná. Muitos dos vencedores têm se desenvolvido com mais tecnologia e melhores práticas, e isso nos orgulha muito”.

Com premiação robusta, novidades na programação e parcerias fortalecidas, a 23ª edição consolida o Café Qualidade Paraná como um dos principais concursos do país. Reconhecido como o terceiro maior prêmio do setor cafeeiro no Brasil, o concurso valoriza a excelência dos cafés produzidos no estado, ficando atrás apenas das competições de Minas Gerais e Espírito Santo. Promovido pela Câmara Setorial do Café do Paraná, composta pelo Sistema FAEP, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, o evento é um vetor de transformação para centenas de famílias produtoras.

Sobre o SicrediO Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui 
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, celebra 40 anos

0

Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, celebra 40 anos

Jubileu será celebrado com Missa Solene, seguida de abertura da programação de Natal

O Santuário Santa Rita de Cássia [Rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba-PR] celebra – na próxima segunda-feira (1º de dezembro) – os 40 anos de sua elevação à condição de Santuário. A data marca quatro décadas de intensa vida pastoral, oração e acolhimento de milhares de fiéis que encontram no local um espaço de fé, reconciliação e devoção.

Para marcar o jubileu, a programação comemorativa terá início neste domingo (30/11), às 19h, com Missa Solene presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba. No dia 1º de dezembro, também às 19h, a celebração será presidida pelo Superior Provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), padre Sildo César da Costa, SCJ.

Importante centro de devoção

Na tradição da Igreja Católica, um Santuário é reconhecido pelo bispo diocesano ou pela Santa Sé como um lugar sagrado destinado a alimentar a fé e promover a misericórdia. É um espaço privilegiado de encontro com Deus, onde os fiéis buscam consolo, esperança e renovação espiritual.

Dedicado à Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das causas impossíveis, o Santuário do Hauer tem como missão recordar a fidelidade de Deus diante das dores e provações da vida, inspirando os devotos a unir fé e perseverança. Sob a administração dos padres Dehonianos, o local também cultiva profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e acolhe expressões de fé muito presentes na comunidade, como a devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a São Carlo Acutis.

Elevação a Santuário

A história do Santuário do Hauer remonta a agosto de 1985, quando o então arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, anunciou durante visita pastoral à Paróquia Santa Rita de Cássia que a comunidade seria elevada à condição de Santuário. A notícia veio sete anos após a inauguração do novo templo, que já era reconhecido popularmente como “novo santuário” por sua relevância devocional.

O pároco da época, padre Geraldo Dantas de Andrade, posteriormente nomeado bispo, conduziu a preparação da celebração oficial, marcada para 1º de dezembro de 1985. A data ficou registrada como um momento de profunda emoção, quando a comunidade celebrou solenemente o reconhecimento do Santuário de Santa Rita de Cássia, também conhecido como Santuário das Rosas, casa da fé, da reconciliação e dos testemunhos de graças alcançadas.

Ao longo dessas quatro décadas, o Santuário se consolidou como um dos mais importantes centros de devoção de Curitiba. Milhares de fiéis ali depositaram suas intenções, elevaram preces e participaram de momentos de profunda experiência espiritual. O local se tornou símbolo de acolhimento, evangelização e comunhão.

Programação especial para o Natal

As celebrações dos 40 anos de atividades como Santuário também abrem a programação natalina da paróquia, no Hauer.

De acordo com o pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann, SCJ, “o local reforça, com estas celebrações, seu compromisso de seguir sendo casa de oração, acolhida e renovação espiritual para toda a comunidade”.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Confira a programação de Natal:

03/12 – 20h – Concerto Alma Coralis apresenta “Só mais um Coral de Natal”

07/12 – 20h – Cantata de Natal com o Coral Santa Rita & Amigos

13/12 – 19h – Início da Novena de Natal (até 21/12)

24/12 – 20h – Celebração do Natal do Senhor

25/12 – 9h, 16h e 19h – Celebrações do Natal

Informações adicionais

E-mail: contato@santuariosantaritadecassia.com.br

Site: www.santuariosantaritadecassia.com.br 

Redes sociais: @santaritacuritiba

Telefones 41-3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840

Planejamento das Contratações Públicas e Inteligência Artificial pautam curso em Curitiba

Curitiba recebe, entre os dias 10 e 12 de dezembro, o professor e palestrante Flávio Cestari para ministrar o curso presencial Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial, com foco na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O evento será no Hotel Sant Emilion, com inscrições pelo site da Unicursos.
Com 15 horas de carga horária, o curso oferece conteúdo programático completo, certificado de conclusão, material de apoio e coffee break, buscando capacitar profissionais que atuam diretamente nos processos de contratação pública.

A importância do planejamento na nova Lei de Licitações
A administração pública brasileira, em suas diversas esferas, tem buscado incessantemente a eficiência e a conformidade em seus processos de contratação. Servidores públicos municipais e de Câmaras de Vereadores, lidam diariamente com as complexidades da Lei de Licitações e Contratos (Lei no 14.133/2021), que trouxe significativas inovações e desafios. O Planejamento das Contratações Públicas é um dos pontos de destaque para a boa governança e para a entrega de serviços públicos de qualidade à sociedade.
Contudo, a transição para o novo marco legal, aliada à necessidade constante de otimizar recursos e tempo, exige uma atualização e um aprofundamento contínuo por parte dos agentes públicos.
Nesse cenário, a carência de programas de capacitação que ofereçam novas abordagens e um foco prático na eficiência torna-se evidente. Muitos cursos existentes abordam a legislação de forma estritamente teórica, sem proporcionar as ferramentas e o raciocínio necessários para enfrentar os dilemas práticos do dia a dia da administração.
Adicionalmente, em comparação com a Lei 8.666, a NLLC implementou rotinas para o planejamento das Contratações: seja o macroplanejamento, representado pelo PCA, ou o planejamento específico, representados pelo ETP e TR/PB.
Este curso, desenhado especificamente para servidores públicos Municipais e de Câmaras de Vereadores, com o viés de novas abordagens e eficiência, busca preencher essa lacuna, proporcionando não apenas o conhecimento técnico-jurídico atualizado, mas também ferramentas práticas e estratégias inovadoras para otimizar os processos de contratação direta e aprimorar a gestão e fiscalização de contratos, resultando em maior segurança jurídica e performance para a administração pública.

Público-alvo
Na esfera pública, Presidente de Câmara, vereadores, Controle interno, procuradores, assessores parlamentares e legislativos, contadores, fiscais e gestores de contratos públicos, e demais servidores públicos e equiparados da Administração Direta e Indireta, que estejam atuando no objeto do curso, bem como, os agentes políticos municipais. Na esfera privada, membros de observatório social e instituições correlatas, pessoas físicas com interesse na fiscalização da administração pública em geral.

Principais assuntos abordados
1 – Planejamento e a Nova Lei de Licitações
∙ Inovações e Desafios sobre o Planejamento
∙ Responsabilidades e Responsabilização: Alta Gestão e Posicionamento dos
Tribunais de Contas
∙ O Uso de I.A. na Administração Pública – Oportunidades e Desafios

2 – Estudo Técnico Preliminar (ETP)
∙ O planejamento individual da Contratação
∙ Posso dispensar ou simplificar o ETP?
∙ Boas práticas na elaboração do Estudo Técnico Preliminar
∙ Prática: Modelos e soluções

3 – Termo de Referência (TR/PB)
∙ O que deve conter um bom termo de Referência
∙ Evitando Impugnações
∙ Fugindo do Direcionamento

4 – Fase Externa e Atuação do Pregoeiro/Agente de Contratação
∙ A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021): Papel e Responsabilidades do Agente de
Contratação/Pregoeiro
∙ Pregão e Concorrência na Prática
∙ Análise de Propostas e Habilitação
∙ Impugnações, Esclarecimentos, Recursos e Diligências
∙ Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade) e Contratos na Perspectiva do
Agente

5 – Inteligência Artificial aplicada às contratações públicas
∙ Ferramentas e Modelos de IA.
∙ Utilização da IA para Geração de Roteiros e Minutas Iniciais de ETP (Estudo Técnico
Preliminar) e TR/PB (Termo de Referência/Projeto Básico)
∙ Como usar a IA para auxiliar na descrição da necessidade e na justificativa do
Documento de Formalização da Demanda (DFD)
∙ Técnicas de Elaboração de Prompts Generativos para resultados mais precisos

Sobre o ministrante
Flavio Cestari é advogado, graduado pela Universidade Estadual de Londrina, e Pós Graduado em Direito Eleitoral (Gran Centro Universitário) e Direito Digital (Faculdade Legale), foi Diretor Jurídico da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (2010-2017), ocupou cargo de Secretário de Administração e Procurador Jurídico Municipal, advogado concursado do CINDEPAR (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná) atuando no setor de licitação, e advogado , associado da Ito e Costa Advogados Associados.

Sobre a Unicursos
Com mais de dez anos de atuação e presença em todo o Brasil, a Unicursos Curitiba é referência em capacitação e treinamento para a Administração Pública. A instituição já capacitou mais de 20 mil alunos e atendeu mais de 400 municípios, oferecendo soluções práticas e inovadoras que fortalecem a eficiência administrativa.

Serviço:
Curso – Planejamento das Contratações Públicas e Uso de Inteligência Artificial
Data: 10 a 12 de dezembro
Local: Hotel Sant Emilion, em Curitiba
Inscrições pelo site: www.unicursoscuritiba.com.br

Projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” realiza primeira entrega de produtos de higiene às associações de catadores

0

Iniciativa beneficiou 65 catadores de duas associações da Região Metropolitana de Curitiba e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do trabalho de reciclagem
O projeto “As atitudes de hoje transformam o amanhã” deu início à sua primeira etapa de entregas, destinando produtos de higiene a duas associações de catadores: a Associação Corbélia, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, e a Associação Reciclar, em Araucária. A ação beneficiou 65 associados, que receberam kits individuais com absorventes e papel higiênico da linha Mili.

A entrega marca o início de uma série de quatro etapas previstas pelo projeto e integra uma ampla mobilização por responsabilidade social, saúde, bem-estar e sustentabilidade. Além dos kits individuais, as associações receberam papel higiênico e papel toalha da linha ecológica Mili Professional para uso coletivo.

O projeto já arrecadou 23,5 toneladas de materiais destinados à reciclagem nesta edição, somando-se às 30,4 toneladas coletadas desde o projeto piloto, realizado entre fevereiro e abril de 2024. Foram distribuídos 1.872 pacotes de absorventes, 288 fardos de papel higiênico Mili Sensitive Care, 96 fardos da linha ecológica e 24 fardos adicionais da linha Mili Professional.

A entrega foi realizada pessoalmente por Cristiano Macedo, CEO da Technocoat; Clauciane Dias de Lima, engenheira ambiental e coordenadora do projeto; Leon Miecoanski, engenheiro ambiental da KWM; e Osmael Gerotto, gerente de Sustentabilidade da Embrart, com o apoio das equipes de marketing da Embrart e da Technocoat.

Para Clauciane Dias de Lima, idealizadora e coordenadora do projeto, a iniciativa representa um avanço na valorização das pessoas e na prática da sustentabilidade:

“Sustentabilidade é transformar realidades. No projeto ‘As atitudes de hoje transformam o amanhã’, nosso propósito é converter resíduos em oportunidades que geram aprendizado, solidariedade e sustentabilidade na prática. Ao devolver 100% dos recursos às associações de catadores, damos reconhecimento e protagonismo a quem faz a diferença todos os dias.”

Já Cristiano Macedo, CEO da Technocoat, destacou que o projeto reflete os valores da empresa e o poder transformador das ações coletivas:

“Sustentabilidade também é responsabilidade social. Este projeto valoriza o trabalho das associações de catadores e demonstra, na prática, os valores da Technocoat, respeito às pessoas, compromisso com o meio ambiente e inovação a serviço do bem coletivo. A iniciativa reforça a importância de integrar empresas, sociedade e natureza em um mesmo propósito: gerar impacto positivo e construir um futuro mais humano e sustentável.”

Os produtos entregues, papel toalha, papel multiuso e papel higiênico das linhas Mili Sensitive Care e Mili Professional, são biodegradáveis e produzidos a partir de árvores cultivadas e fibras recicladas, podendo ser utilizados de forma consciente e sem desperdício.

A ação representa um passo importante na trajetória do projeto, que une empresas, profissionais e comunidade em torno de um propósito comum: transformar atitudes de hoje em um amanhã mais sustentável.

Grupo Technocoat

Com mais de 25 anos no setor papeleiro, o Grupo Technocoat está instalado em Telêmaco Borba e Araucária, no Paraná, e em Otacílio Costa, em Santa Catarina. Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e na capacitação de colaboradores, a empresa oferece produtos e serviços focados em inovação e sustentabilidade, respeitando boas práticas de segurança, higiene e uso de produtos químicos. Seus produtos são produzidos a partir de fontes renováveis e certificadas pelo FSC – Conselho de Manejo Florestal.