Home Blog

Master lança tintura profissional para cílios, sobrancelhas e barba

0

Linha chega ao mercado com sete tonalidades, fórmula vegana e composição voltada à segurança e ao cuidado dos fios

A Master, marca própria do Grupo Vermonth, anunciou o lançamento de uma nova linha de tinturas profissionais voltadas para cílios, sobrancelhas e barba. O movimento marca a entrada da empresa em uma nova frente do portfólio e acompanha a maior especialização do mercado de beleza profissional no Brasil.

Desenvolvida para uso recorrente em estúdios de estética e barbearias, a tintura Master está disponível em sete tonalidades, que atendem desde os fios mais claros até os mais escuros: loiro claro, loiro escuro, castanho claro, castanho médio, castanho escuro, marrom e preto.

Segundo a diretora da Vermonth, Ana Paula Giffoni, a formulação incorpora ativos de cuidado aos fios e foi desenvolvida para uso em áreas sensíveis, como olhos e região da barba. Sua composição reúne ativos como Vitamina B5, D-Pantenol, óleo de jojoba e semente de uva, que tratam, fortalecem e protegem os fios durante o processo de coloração.

“Além disso, é um produto vegano, livre de PPD (parafenilenodiamina), amônia e parabenos, bem como com testes dermatológicos e oftalmológicos aprovados e registro na Anvisa, garantindo segurança para o profissional e conforto para o cliente”, complementa Ana Paula.

Com mais de quatro décadas de atuação e presença nacional, o Grupo Vermonth atua no fornecimento e desenvolvimento de produtos profissionais para o mercado de beleza. A nova tintura da Master integra a estratégia do grupo de fortalecer sua marca própria com soluções alinhadas às demandas técnicas e operacionais dos profissionais do setor.

Sobre a Master e o Grupo Vermonth: A Master é a marca própria do Grupo Vermonth, que tem 40 anos de atuação e é um dos principais distribuidores e desenvolvedores de produtos profissionais para cílios e sobrancelhas do Brasil. Além da linha própria voltada ao mercado nacional, o grupo reúne marcas internacionais de referência — como Elite Premium, Neicha, Thuya, Apraise e Kinetics. Com presença em todo o território brasileiro, a Vermonth combina tecnologia, segurança regulatória e formação técnica para fortalecer o setor de beleza profissional.

Carnaval: segurar xixi pode prejudicar saúde

0

Adiar ida ao banheiro pode causar problemas à saúde e comprometer trato urinário

Entre um bloquinho e outro, a vontade de ir ao banheiro costuma ficar para depois em meio às celebrações de Carnaval. No embalo da música, do calor e da animação, muita gente prefere segurar a urina a sair da festa — seja pela falta de banheiros nas ruas, pelas filas nos estabelecimentos ou simplesmente para não perder o ritmo da folia. O problema é que esse hábito, comum não apenas durante o Carnaval, mas também no dia a dia da população, pode ir além do desconforto momentâneo e trazer consequências reais para a saúde urinária.

Atualmente, a incontinência urinária afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, o que corresponde a 5% da população. A condição atinge 45% das mulheres e 15% dos homens com mais de 40 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Embora não seja a única causa para esses problemas, ignorar repetidamente os sinais da bexiga pode contribuir para desequilíbrios no funcionamento do trato urinário a longo prazo, causando outras doenças até mais graves do que a incontinência.

Principais riscos do hábito à saúde

Segundo o urologista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Mark Neumaier, a bexiga tem duas funções principais: armazenar e eliminar a urina. “A capacidade dela é de cerca de 300 a 400 mililitros. Quando chega nesse volume, o ideal é procurar o banheiro e esvaziá-la para evitar problemas”, explica. Ignorar repetidamente esse limite pode trazer impactos importantes, especialmente para as mulheres, que têm a bexiga menor. “Uma das consequências mais comuns de segurar o xixi é o risco de infecção urinária. Quanto mais tempo a urina permanece na bexiga, mais tempo a bactéria tem para se proliferar e causar a infecção”, alerta.

Com o passar dos anos, o hábito de adiar a ida ao banheiro também pode interferir no funcionamento do órgão, podendo chegar ao ponto de perder a capacidade de sentir a bexiga cheia. A bexiga pode perder força e capacidade de contração, o que dificulta o esvaziamento completo. “Com o tempo, pode surgir o resíduo pós-miccional, quando a urina fica presa no sistema. Além disso, segurar a urina pode contribuir para quadros mais graves, como incontinência urinária e até formação de pedras nos rins”, revela Neumaier.

Sinais de que algo pode estar errado

Existem alguns sintomas que podem indicar que o trato urinário não está funcionando bem. Nos homens, os sintomas mais comuns estão associados à próstata. “O jato da urina começa a ficar mais fraco; pode haver gotejamento no final da micção, além daquela sensação de urgência para ir ao banheiro ou de que a bexiga não foi esvaziada”, descreve o especialista. Esses sinais costumam surgir a partir dos 35 ou 40 anos e não devem ser encarados como parte normal do envelhecimento.

Entre as mulheres, os sintomas mais frequentes incluem perda involuntária de urina e bexiga hiperativa, aquela vontade súbita de sair correndo para o banheiro, a chamada urgência miccional. “Esses sinais indicam que algo no aparelho urinário pode estar comprometido e devem ser avaliados por um especialista.”

Como manter o sistema urinário saudável

A principal recomendação para manter o trato urinário funcionando bem é a ingestão adequada de líquidos, principalmente água. A orientação é consumir pelo menos dois litros e meio por dia, o suficiente para que a urina fique clara. “Bebidas como refrigerantes e cafeína podem irritar a bexiga, intensificando o desconforto”, aponta o urologista. Além disso, Neumaier também orienta a atenção para a frequência urinária. Para quem ingere cerca de dois litros de água por dia, o normal é ir ao banheiro até oito vezes por dia. “Um número de idas muito acima disso pode acender o alerta”, afirma.

Dicas para os foliões

Durante o carnaval, quando a combinação de calor, longos períodos na rua e consumo de álcool é comum, é importante manter os cuidados do dia a dia. “Além da hidratação com água, é preciso lembrar que o álcool tem efeito diurético, ou seja, faz com que se produza mais urina”, explica o especialista. Para quem pretende passar horas nos bloquinhos, a recomendação é simples: planejar pausas, identificar banheiros próximos sempre que possível e evitar segurar a urina por longos períodos. “Se você sabe que não terá banheiro disponível tão perto, planeje a ingestão de líquidos e evite ignorar os sinais do corpo”, finaliza.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Hard Rock Cafe Curitiba promove tradicional CarnaRock

0

Evento acontece de 13 a 16 de fevereiro e reúne música ao vivo, decoração temática e atrações para todas as idades

Para quem não dispensa o rock’n’roll nem mesmo durante o Carnaval, o Hard Rock Cafe Curitiba promove o CarnaRock 2026. A programação acontece de 13 a 16 de fevereiro e reúne atrações musicais e ambientações especiais. A abertura será na sexta-feira, 13 de fevereiro, com o CarnaHorror, evento temático inspirado na Sexta-Feira 13 e no clima alternativo de Carnaval. A proposta convida o público a comparecer fantasiado para uma noite imersiva no Hard Rock Cafe Curitiba. A casa funciona das 19h à 1h, com música ao vivo, ambientação temática, experiências sensoriais, promoções especiais e um drink criado exclusivamente para o evento, chamado Electric Blues.

No sábado, 14, das 11h às 16h, acontece o CarnaKids, programação pensada especialmente para crianças, adolescentes e famílias. O evento diurno combina música ao vivo e recreação temática. Os ingressos custam R$ 20 para crianças e R$ 40 para adultos. À noite, o espaço muda de clima com o CarnaLove, que une o espírito do Carnaval a uma celebração especial de Valentine’s Day. A programação inclui decoração temática e apresentações das bandas Brega Boys e Square Grid. Na mesma data, a loja física do Hard Rock Cafe Curitiba promove uma ação especial: na compra de duas peças, a segunda sai com 20% de desconto.

No domingo, 15, a casa recebe o Esquenta CarnaRock, programação pré-feriado com apresentações de Asgard Duo, Heart Sting, Minha Banda é Uma Festa e Gunner, responsáveis pelo som ao longo do dia. 

Na segunda-feira, 16 de fevereiro, a partir das 11h, começa oficialmente o CarnaRock, com a programação principal e estrutura ampliada. As atrações se distribuem entre as áreas internas e o espaço do Jardim, com destaque para os shows de Supla e Autoramas. Para garantir a segurança do público, as ruas do entorno estarão fechadas. O acesso ao espaço externo é gratuito, e a entrada no Hard Rock custa R$ 30.

Serviço

Dias: 13, 14, 15 e 16

Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel

Valores: R$ 30,00 (exceto CarnaKids: R$ 20 crianças e R$ 40 adultos)

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock. Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba/.

 Aos 77 anos, “um senhor estagiário” da vida real prova que nunca é tarde para recomeçar

0

Entre aprendizado, coragem e muita vivência, a história de Abel de Abreu desafia estereótipos e reforça o valor dos profissionais maduros no mundo do trabalho 

Abel de Abreu, de 77 anos, voltou a estudar e queria retornar ao mercado de trabalho. Ele encontrou no estágio a oportunidade perfeita para se reinventar, reconstruir sua rotina e mostrar que experiência e vontade de aprender podem e devem caminhar juntas. Hoje, atuando na Sala do Empreendedor do Paço Municipal na Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, Abel se tornou exemplo de coragem, leveza e determinação, inspirando colegas e provando que recomeços não têm idade.

A trajetória pode até lembrar a do filme Um Senhor Estagiário, de 2015, em que Robert De Niro interpreta Ben, um homem de 70 anos que entra em um programa de estágio em uma startup, porque a vida de aposentado não o satisfaz. Na ficção, depois de enfrentar alguns desafios, é justamente sua experiência que faz diferença — não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida dos colegas, especialmente da fundadora da empresa, Jules, vivida por Anne Hathaway. 

O “senhor estagiário” da vida real conta que gosta da rotina e que o contato com o público o ajudam a evoluir como pessoa e profissional. “Voltei a interagir como há tempos não fazia, tanto com o público quanto com os colegas. Sempre aprendo alguma coisa e percebo que o respeito no ambiente de trabalho ainda é um valor muito presente”, diz. “Mesmo com a diferença de gerações, sempre encontro espaço para aprender e compartilhar o que vivi”, completa.

Antes de conseguir a oportunidade no município, Abel conta que foram quase seis anos fora do mercado. Voltar como estagiário, avalia, foi uma chance de se testar de novo, sentir o mercado atual e mostrar a ele que ainda tem muito a contribuir.

Bom para todo mundo


Para Janete Weschenfelder, coordenadora de estágios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cascavel, a candidatura de alguém de 77 anos foi uma surpresa, que acabou se revelando uma grande oportunidade. “A presença de Abel é boa para todo mundo: ele enfrenta com prazer o desafio de aprender tecnologias novas e de conviver com pessoas bem mais jovens. E nós ganhamos com sua visão de mundo”, conta. 

E é isso que acontece quando se abre espaço para estagiários 50+, acredita Janete. “Ganhamos em humanidade, a experiência deles enriquece o ambiente e contribui para uma sociedade mais saudável, ativa e menos solitária.”

Talento não tem idade

Débora Cristina Nunes, coordenadora do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) salienta que histórias como a do Sr. Abel mostram que nunca é tarde para aprender e contribuir. “Quando a sociedade valoriza a experiência, todos ganham. Estagiários mais experientes fortalecem as equipes, equilibram gerações e ampliam a maturidade das decisões. Essa troca intergeracional é valiosa e estratégica.”

De acordo com ela, o crescimento das vagas para estagiários 50+ demonstra que o mercado está mudando e que as empresas estão entendendo que diversidade etária é sinônimo de inovação e resultado. “Nosso papel no CIEE/PR é abrir portas para todas as idades. Queremos que o estágio seja um espaço de reconexão com o mundo do trabalho para quem decidiu recomeçar.”

E, para as empresas que ainda não consideraram essa possibilidade, é o próprio Abel quem avisa: “Um estagiário mais experiente sempre traz algo da vida real, uma vivência rica e que pode ajudar muito na formação das equipes”, finaliza.

Sobre o CIEE/PR


Há 58 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração da comunidade ao mercado de trabalho como agente transformador. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Junto com diversas entidades e empresas privadas, o CIEE/PR está presente nos 399 municípios do Paraná de forma física e online, e conta com 37 unidades físicas em cidades do Estado. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal, possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,8 milhão de beneficiados.

Carnaval no Shopping Plaza Campos Gerais terá oficinas infantis gratuitas

0

Programação especial acontece de 14 a 17 de fevereiro e inclui atividades criativas, como confecção de tiaras, pulseiras, ecobags e pandeiros

Mais novo empreendimento da região, o Shopping Plaza Campos Gerais preparou uma programação gratuita de oficinas criativas para o público infantil para o feriado de Carnaval. As atividades acontecem de 14 a 17 de fevereiro, das 14h às 18h, e têm como objetivo entreter as crianças que permanecerem em Ponta Grossa no período. 

Ao longo dos quatro dias, o shopping promove diariamente três oficinas temáticas: “Tiaras e Pulseiras Carnavalescas”, “Bag de Carnaval” e “Pandeiro de Carnaval”. As atividades foram pensadas para estimular a criatividade, a coordenação motora e a imaginação, além de incentivar o contato com o universo lúdico do Carnaval. 

Na “Oficina de Tiaras e Pulseiras Carnavalescas”, que acontece das 14h às 15h, a proposta é criar acessórios coloridos com o uso de pompons, olhos móveis, fitas e outros elementos lúdicos, estimulando a imaginação e a coordenação motora. Na sequência, das 15h30 às 16h30, ocorre a “Oficina Bag de Carnaval”, na qual as crianças poderão personalizar uma ecobag temática utilizando tintas e canetinhas próprias para tecido. Além de incentivar a expressão artística, a bag poderá ser usada para guardar os itens produzidos nas demais oficinas. 

Encerrando a programação diária, das 17h às 18h, será realizada a “Oficina de Pandeiro de Carnaval”, na qual as crianças montarão o próprio instrumento com materiais alternativos, como tampinhas, arroz, tintas e fita adesiva colorida, explorando sons e cores e entrando no clima da folia.

As inscrições serão feitas no próprio shopping, e os materiais estão incluídos. As atividades contam com acompanhamento de monitores, garantindo a diversão das crianças e tranquilidade para os pais.

Sobre o Shopping Plaza Campos Gerais

Maior shopping da região, o Plaza Campos Gerais é o 12º empreendimento do Grupo Tacla, maior conglomerado de shopping centers do Sul do Brasil. Inaugurado em 2025, o mall tem 76 mil metros quadrados de área total e 27 mil de área locável. Localizado na região da Ronda, em Ponta Grossa (PR), conta com dois pavimentos comerciais e 130 operações entre lojas e quiosques. Inspirado nas linhas e formas da Escarpa Devoniana, o projeto arquitetônico transformou o mall em um marco para a cidade. Com dezenas de grandes marcas nacionais e internacionais, o Plaza Campos Gerais abriga ainda seis salas de cinema multiplex.

Demanda por iluminação natural cresce e reduz custos operacionais em grandes empresas

0

A busca por soluções de iluminação natural tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionada pelo desejo de reduzir custos operacionais e adotar práticas mais sustentáveis. A utilização da luz natural durante o dia diminui de forma expressiva a necessidade de iluminação artificial, resultando em economia direta na conta de luz e menor impacto ambiental.

No Brasil, esse movimento se reflete nos números da Engepoli, empresa paranaense com 26 anos de experiência e referência em tecnologias de iluminação e ventilação natural. A companhia registrou aumento de cerca de 30% na procura por seus serviços nos últimos dois anos, atendendo setores como centros esportivos, incluindo a Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS), além de supermercados e grandes galpões logísticos.

A empresa destaca que seu sistema exclusivo pode proporcionar redução de até 94% na conta de luz. Em casos reais, empresas que pagavam R$ 100 mil por mês passaram a desembolsar cerca de R$ 10 mil, evidenciando o impacto direto que a iluminação natural bem aplicada pode oferecer. Nos projetos desenvolvidos, também já se observa economia de até 80% no uso de iluminação artificial durante o dia e até 40% na climatização em algumas plantas industriais, dependendo da atividade e do porte da instalação.

Segundo o CEO da companhia, Cássio Pissetti, os sistemas estão entre os mais demandados pelo setor industrial. “Quando bem aplicados, esses sistemas reduzem a necessidade de iluminação artificial e climatização mecânica, o que gera queda expressiva no uso de energia, melhora a qualidade do ar e o conforto térmico. O resultado é um ambiente mais produtivo, seguro e agradável”, afirma.

O crescimento da iluminação natural também acompanha a expansão global das edificações verdes. O mercado mundial de green buildings deve movimentar US$ 650 bilhões em 2025 e chegar a US$ 1,09 trilhão até 2030, segundo o Business Research Insights. No contexto industrial, 42% dos edifícios recém-construídos já buscam certificações como a LEED, segundo o U.S. Green Building Council. Na Europa, 45% dos projetos industriais em 2024 incorporaram o digital twin-based design planning, tecnologia que prevê, simula e otimiza decisões antes da execução, reduzindo desperdícios.

Apesar do forte avanço, a Engepoli alerta que o uso da iluminação natural exige cuidados técnicos. O excesso de domos ou aberturas pode transformar luz em calor, prejudicando o ambiente interno. Temperaturas elevadas podem afastar clientes em supermercados, causar fadiga em trabalhadores da indústria e comprometer a performance operacional. Por isso, o dimensionamento correto é fundamental.

A companhia segue investindo em soluções inovadoras e patenteadas para maximizar os benefícios da iluminação natural com segurança, equilíbrio térmico e eficiência, garantindo ambientes mais saudáveis e econômicos.

Sobre a Engepoli
A Engepoli é uma empresa de soluções para iluminação e ventilação natural de destaque no cenário brasileiro e mundial. Ela oferece serviços certificados e patenteados para empresas, com foco em sustentabilidade, para desenvolver projetos únicos que visam a economia de energia elétrica e o conforto de ambientes. É a única empresa brasileira que oferece sistemas de iluminação natural com 80% de transmissão de luz visível, o nível mais alto do mercado nacional.

Carnaval com atenção ao sorriso: alinhadores permitem manter tratamento ortodôntico com mais conforto, segurança e tranquilidade durante a folia

0

Removíveis e discretos, os alinhadores transparentes facilitam a higiene bucal em meio a festas e longas horas fora de casa

O Carnaval é sinônimo de alegria, encontros e horas intensas fora da rotina. Entre blocos, desfiles e festas, o corpo entra em modo de celebração, e a saúde bucal costuma ficar em segundo plano. No entanto, para quem faz tratamento ortodôntico, especialmente com alinhadores transparentes, o período pode ser atravessado sem interrupções, mantendo a higiene bucal e o conforto mesmo fora do padrão do dia a dia.

Ao contrário dos aparelhos fixos, os alinhadores são removíveis e podem ser retirados para comer, beber e realizar a escovação, o que facilita a manutenção do tratamento e da saúde bucal durante a folia. “Além de contribuir para uma higiene mais eficaz, o uso de alinhadores permite mais conforto em situações fora da rotina, ajudando o paciente a manter os cuidados com a saúde bucal mesmo em períodos de maior movimentação” avalia a dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Ana Alvoledo.

A prática de beijos frequentes contribui para o aumento de casos de herpes labial, mononucleose — popularmente conhecida como “doença do beijo” — e outras infecções transmissíveis. A situação se agrava quando há queda da imunidade e descuido com a higiene, algo frequente em dias de festa prolongada. “É importante que as pessoas fiquem atentas à higiene bucal e evitem o contato direto quando houver sintomas, como feridas nos lábios ou febre, para reduzir o risco de transmissão dessas infecções”, observa a dentista e diretora da Neodent, Priscila Cordeiro.

Outro vilão da folia é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, energéticos e refrigerantes. Além de provocarem desidratação, essas bebidas reduzem a produção de saliva — uma das principais defesas naturais da boca — e costumam ser ricas em açúcar e apresentar alta acidez. Quando a higiene é negligenciada, mesmo que por poucos dias, esse cenário pode contribuir para o desenvolvimento de problemas como a cárie, além de inflamações gengivais e sensibilidade dental. “Algumas substâncias podem causar boca seca, favorecer lesões na mucosa e aumentar o risco de doenças gengivais. Quando associado à má alimentação e à falta de higiene, o impacto tende a ser rápido e significativo”, complementa Priscila.

Usuários de próteses ou lentes de contato dentais também devem evitar impactos, não usar os dentes como ferramenta — como abrir embalagens, garrafas, rasgar plásticos ou segurar objetos — e manter a limpeza adequada, de acordo com as orientações do dentista. Esses cuidados são importantes independente de próteses ou lentes de contato, pois ajudam a prevenir fraturas, desgastes e outros problemas dentários para todos.

Apesar do ritmo intenso, manter cuidados básicos continua sendo possível. Hidratar-se bem, evitar excessos de açúcar e álcool e não passar longos períodos sem escovar os dentes já fazem diferença durante a folia. Para isso, a dentista e diretora da Neodent, sugere o famoso “kit folião”, com escova de dentes, creme dental, fio dental e, se possível, enxaguante bucal sem álcool.

Para um público jovem e em clima de festa, a mensagem precisa ser simples e direta: curta o Carnaval, mas não esqueça de cuidar do seu sorriso. Beber água, escovar os dentes sempre que possível e evitar excessos ajudam a aproveitar a festa com mais conforto, confiança e saúde. Afinal, cuidar da saúde bucal também é uma forma de celebrar — sem dor, sem imprevistos e com muito mais motivos para sorrir.

Sobre a Neodent

A Neodent é a marca de implantes dentários mais utilizada pelos dentistas no Brasil. Com o propósito de criar novos sorrisos todos os dias e contribuir para a democratização da saúde bucal, vai além do desenvolvimento e fornecimento de soluções odontológicas de alta qualidade e tecnologia, promovendo programas como o Neodent+, que conecta correntistas Bradesco aos dentistas Neodent e oferecem condições especiais para a realização de tratamentos, e a Expedição Novos Sorrisos, que leva cuidado odontológico e ações educativas a comunidades carentes em todo o Brasil. 

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é uma das principais marcas de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. A integrante do grupo suíço Straumann está presente no Brasil desde 2018, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.

Shopping Palladium Curitiba promove Pulinho de Carnaval com bailinho gratuito para toda a família

0

Evento acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro, com banda ao vivo e cenografia temática

O clima de Carnaval toma conta do Shopping Palladium Curitiba com mais uma edição do Pulinho de Carnaval, um bailinho gratuito pensado especialmente para crianças e suas famílias. O evento será nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Praça de Eventos Americanas, e promete momentos de muita música, cor e diversão para todas as idades.

Com banda ao vivo e uma cenografia especial que recria o universo carnavalesco, o Pulinho Palladium convida o público a entrar no ritmo da folia em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de alegria. A animação fica por conta do grupo Samba de Saia, que apresenta um repertório animado, com marchinhas e clássicos do Carnaval em versões pensadas para o público infantil e familiar.

A programação acontece no sábado (14), das 15h às 16h30, e no domingo (15), das 16h às 17h30, proporcionando uma experiência divertida e acessível para quem quer aproveitar o Carnaval em família. O evento é gratuito e aberto ao público.

Tradicional no calendário do shopping, o Pulinho de Carnaval já se consolidou como um dos eventos mais aguardados do período. A atração reúne pais, crianças e foliões mirins em um verdadeiro bailinho, com música ao vivo, decoração temática e muita interação.

Serviço:

Pulinho Palladium – Carnaval em Família

Local: Praça de Eventos Americanas – Shopping Palladium Curitiba
Datas: 14 e 15 de fevereiro
Horários:Sábado: das 15h às 16h30
Domingo: das 16h às 17h30
Atração: Banda Samba de Saia
Entrada: Gratuita

Mais informações: palladiumcuritiba.com.br | Instagram: @shoppingpalladium

Grupo Technocoat participa de entrega de produtos de higiene a associações de catadores na Grande Curitiba

0

O Grupo Technocoat esteve entre as empresas protagonistas da segunda entrega de produtos de higiene realizada pelo Sinpacel (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça), em parceria com empresas associadas, dentro do projeto “As Atitudes de Hoje Transformam o Amanhã”. A iniciativa promove impactos sociais e ambientais positivos por meio do apoio direto a associações de catadores da Região Metropolitana de Curitiba.

Nesta etapa, foram beneficiadas a Associação Corbélia, na Cidade Industrial de Curitiba, e a Associação Reciclar, em Araucária. Ao todo, 65 catadores receberam kits individuais de higiene, contendo absorventes da marca Mili e papel higiênico Mili Sensitive Care, destinados ao uso doméstico.

As cooperativas também receberam insumos para uso coletivo, incluindo 15 fardos de papel higiênico e 6 fardos de papel-toalha da linha ecológica Mili Professional. A ação contribui diretamente para melhores condições de higiene, saúde e bem-estar nos espaços compartilhados pelos trabalhadores da reciclagem.

O Grupo Technocoat participou ativamente da entrega presencial, representada por Jhonathan Santos, do time de Marketing da companhia, que acompanhou de perto o impacto social da iniciativa. A ação reforça o compromisso do Grupo Technocoat com práticas sustentáveis e com o fortalecimento da base da cadeia da reciclagem.

Para Clauciane Dias de Lima, engenheira ambiental e responsável pela ação junto ao Sinpacel, a iniciativa vai além da doação de produtos: “a sustentabilidade acontece quando há equilíbrio. No projeto, trabalhamos para que isso se concretize na prática. Unimos forças para beneficiar as associações de catadores, promovendo reconhecimento, dignidade e protagonismo a quem faz a diferença todos os dias”, afirma.

Impacto ambiental relevante
Além do alcance social, o projeto também gera resultados ambientais expressivos. Até dezembro de 2025, a iniciativa já contabiliza o recolhimento de mais de 65 toneladas de materiais administrativos e escolares, gerando:

  • economia estimada de 6,4 milhões de litros de água;
  • redução de aproximadamente 163.750 kWh no consumo de energia elétrica;
  • diminuição de cerca de 106 toneladas de CO₂, equivalente à retirada de 558 veículos de circulação;
  • impacto ambiental comparável ao plantio de 707 árvores;
  • produção de aproximadamente 54,58 toneladas de papel reciclado.

Grupo Technocoat e o fortalecimento da economia circular
Nesta nova fase, o projeto amplia a mobilização de empresas de diferentes setores, estimulando a destinação responsável de resíduos e a realização de campanhas internas de conscientização. A participação do Grupo Technocoat reforça o papel do setor empresarial na promoção da economia circular e na geração de valor social, contribuindo para que mais associações de catadores sejam beneficiadas e para que a reciclagem ganhe cada vez mais escala e relevância.

Grupo Technocoat
Com mais de 25 anos no setor papeleiro, o Grupo Technocoat está instalado em Telêmaco Borba e Araucária, no Paraná, e em Otacílio Costa, em Santa Catarina. Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e na capacitação de colaboradores, a empresa oferece produtos e serviços focados em inovação e sustentabilidade, respeitando boas práticas de segurança, higiene e uso de produtos químicos. Seus produtos são produzidos a partir de fontes renováveis e certificadas pelo FSC – Conselho de Manejo Florestal.

Acidentes de trânsito aumentam até 30% no Carnaval e sobrecarregam hospitais públicos

0

Consumo de álcool, privação de sono e excesso de velocidade são os principais fatores das ocorrências; Hospital Universitário Cajuru lança campanha de conscientização

Durante o período de Carnaval, os acidentes de trânsito registram um aumento significativo em todo o país, impulsionados principalmente pelo consumo de álcool associado à direção. Na prática, essa escalada de ocorrências impacta diretamente os hospitais públicos. Em Curitiba, o Hospital Universitário Cajuru — instituição 100% SUS e referência em atendimento a traumas — registrou, em 2025, o maior número mensal de atendimentos por acidentes de trânsito justamente em março, período em que ocorreu o Carnaval. Foram 501 ocorrências, quase 100 a mais do que o segundo mês com maior demanda.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), as ocorrências crescem entre 20% e 30% durante as festas, e quase dois terços dos casos envolvem motoristas embriagados. O cenário se repete ano após ano e coloca o feriado entre os mais críticos para a rede pública de saúde.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária indicam que, entre 2021 e 2023, a ingestão de álcool ou de outras substâncias psicoativas foi a principal causa de, em média, 16,2 sinistros por dia no Carnaval — um aumento de 25% em relação à média registrada nos demais dias do ano. Esses números ajudam a mensurar o impacto da festa não apenas nas ruas, mas também na rotina e na capacidade de resposta do sistema público de saúde.

Principais causas do aumentoO crescimento no número de acidentes nessa época do ano é resultado da combinação de vários fatores de risco. “Durante o Carnaval, há um aumento expressivo de pessoas circulando simultaneamente, muitas vezes em cidades diferentes e por vias desconhecidas, geralmente após festas, com consumo elevado de álcool e outras substâncias. Isso torna o trânsito mais caótico e imprevisível”, afirma Ricardo Gullit, médico clínico do Hospital Universitário Cajuru.

Além da combinação álcool e direção, fatores como privação de sono, cansaço por dirigir de madrugada, calor, desidratação, excesso de velocidade e o uso do celular ao volante contribuem para um cenário que não apenas eleva o número de ocorrências, mas também a gravidade dos acidentes. “No pronto-socorro, não vemos apenas mais colisões, mas acidentes muito mais graves”, alerta o médico.

Lesões mais comuns e sequelasAs consequências vão muito além do momento do impacto. De acordo com o ortopedista do Hospital Universitário Cajuru, Eduardo Novak, as lesões mais comuns envolvem fraturas de membros inferiores — como perna, fêmur, tíbia, tornozelo e pé —, especialmente entre motociclistas e pedestres, considerados o grupo mais vulnerável. “Também são frequentes as fraturas de membros superiores, que atingem braço, punho, mão e clavícula, além de luxações de ombro, escoriações extensas, cortes profundos e lesões de tendões”, revela.

Nos casos mais graves, há fraturas de coluna e lesões medulares, que podem resultar em paraplegia ou tetraplegia, além de traumatismos cranianos e lesões de pelve, responsáveis pelos altos índices de mortalidade.

Esses traumas frequentemente deixam sequelas permanentes. Segundo Novak, muitos pacientes desenvolvem dor crônica, limitações de mobilidade, desgaste precoce das articulações e déficits neurológicos, como fraqueza muscular, formigamento ou paralisia. “Há pacientes que passam a depender de bengala, cadeira de rodas ou ficam incapacitados para o trabalho”, aponta.

Além dos impactos físicos, os efeitos psicológicos também são significativos. Quadros de ansiedade, depressão e medo de voltar a dirigir são comuns, especialmente entre os mais jovens.

Impacto no SUSA sobrecarga causada pelo aumento dos acidentes é sentida de forma intensa nos hospitais públicos, responsáveis pela maior parte do atendimento às vítimas de trauma. “A imensa maioria desses pacientes é atendida pelo SUS, já que os hospitais públicos concentram a estrutura, as equipes especializadas e os recursos necessários para lidar com casos complexos”, explica Gullit.

Internações prolongadas, ocupação de leitos de enfermaria e de UTI por semanas ou meses e o uso de materiais de alto custo, como placas, parafusos e próteses, acabam impactando diretamente o funcionamento do sistema. “Isso pode atrasar cirurgias eletivas e comprometer o atendimento a outras doenças graves, como câncer, infarto e condições crônicas em idosos e crianças. “É um efeito em cascata que sobrecarrega equipes e consome recursos que poderiam ser usados em outras frentes”, completa Novak.

Recomendações para prevenir acidentesOs especialistas reforçam que a prevenção depende, sobretudo, de escolhas individuais. “Álcool e direção nunca combinam. Planejar a volta da festa, optar por transporte por aplicativo ou táxi e respeitar os limites de velocidade são atitudes fundamentais”, orienta Gullit. Ele também destaca a importância de dormir bem antes de pegar estrada, de evitar o uso do celular ao volante e de adotar a direção defensiva.

O uso adequado de dispositivos de segurança – como o cinto de segurança nos automóveis e o capacete nas motos – é fundamental para reduzir a gravidade das lesões. “No verão, quando as chuvas são mais frequentes, é importante reduzir a velocidade, manter uma distância segura e revisar o veículo antes de viajar, especialmente pneus, freios e limpadores de para-brisa”, recomenda Novak. Pedestres e ciclistas também devem redobrar a atenção, vestindo roupas claras, respeitando a sinalização e atravessando as vias apenas em locais apropriados.

Campanha de conscientizaçãoPara alertar a população sobre os riscos do consumo de álcool associado à direção e de comportamentos imprudentes no trânsito durante o feriado, o Hospital Universitário Cajuru realiza a campanha de conscientização “No carnaval, nada parece mal”. A iniciativa inclui a produção e divulgação de materiais informativos nas redes sociais e no site da instituição, bem como a veiculação de mensagens em painéis instalados em pedágios nas estradas que ligam Curitiba ao litoral de Santa Catarina. A campanha também marca presença durante o carnaval de rua de Curitiba, com ações educativas voltadas a foliões, motoristas, pedestres e ciclistas, reforçando a importância de escolhas responsáveis para evitar acidentes e preservar vidas.

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e pelos valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.