Home Blog

Instituto Yduqs e Educação Sem Fronteiras ampliam alcance nacional de certificação em Língua Portuguesa para refugiados

0

Instituto Yduqs e Educação Sem Fronteiras ampliam alcance nacional de certificação em Língua Portuguesa para refugiados

Mutirão nacional será realizado no Dia Mundial do Refugiado e chega a 13 estados brasileiros, mais que dobrando a cobertura geográfica da iniciativa

No próximo dia 20 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, o Instituto Yduqs e a organização Educação Sem Fronteiras promovem mais uma edição da prova de proficiência em Língua Portuguesa voltada a refugiados e imigrantes residentes no Brasil. A iniciativa conta com o apoio das instituições de ensino Estácio e Wyden e reforça o compromisso das organizações com a inclusão, a cidadania e a integração social de pessoas que reconstruíram suas vidas no país.

A ação dá continuidade ao trabalho realizado em 2025, quando refugiados e migrantes atendidos pela Educação Sem Fronteiras participaram de um processo de certificação em Língua Portuguesa reconhecido pelo MEC. Após um curso preparatório de 48 horas baseado na metodologia de Português como Língua de Acolhimento (PLAC), os participantes realizaram a avaliação, fundamental para processos de naturalização, acesso ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos no Brasil.

Em 2026, a iniciativa alcança um novo patamar. O mutirão nacional prevê a aplicação de provas para 94 participantes em unidades da Estácio e da Wyden distribuídas por 16 estados brasileiros. Em relação à edição anterior, a cobertura geográfica mais que dobrou, ampliando significativamente o acesso de refugiados e migrantes à certificação.

Entre as cidades participantes estão Manaus (AM), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Eusébio (CE), Cacimbinhas (AL), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São José (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG).

A edição deste ano também marca a entrada de diversas novas praças na mobilização nacional, incluindo cidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo. A expansão fortalece a capilaridade da iniciativa e permite alcançar refugiados e migrantes que antes não tinham acesso facilitado à certificação. “A certificação em Língua Portuguesa representa muito mais do que um documento. Ela amplia oportunidades, fortalece a autonomia e ajuda a construir novos caminhos para pessoas que precisaram recomeçar suas vidas longe de seus países de origem. É uma iniciativa que traduz nosso compromisso com a inclusão, a dignidade e o acesso à educação”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente da Yduqs.

Para Adriano Abdo, CEO da Educação Sem Fronteiras, a ampliação da iniciativa representa um avanço importante para a integração da população refugiada no Brasil. ” O projeto Cidadania Sem Fronteiras nasce como um passo concreto rumo à dignidade plena: não apenas acolher, mas garantir caminhos reais de pertencimento. Quero, antes de tudo, reconhecer e parabenizar cada colaborador e colaboradora que tornou essa iniciativa possível — é o compromisso coletivo de vocês que transforma propósito em impacto. Mais do que oferecer aulas, estamos construindo pontes. Para os alunos aprovados, este certificado, com a assinatura humanitária do Instituto Yduqs, representa uma conquista decisiva: ele abre a possibilidade de avançar no processo de naturalização brasileira junto à Polícia Federal. Com esse selo de qualidade, sustentado por um corpo dedicado de educadores e profissionais, temos convicção de que a naturalização virá — pelo esforço, pela persistência e, sobretudo, pelo mérito de cada estudante. Desejamos a todos uma excelente prova e que, muito em breve, possam acessar plenamente seus direitos no Brasil e conquistar o tão sonhado passaporte brasileiro”.

Ao unir educação, cidadania, esporte e inclusão social, o Instituto Yduqs, a Estácio, a Wyden e a Educação Sem Fronteiras contribuem para que refugiados e migrantes encontrem no Brasil não apenas proteção, mas oportunidades concretas para reconstruir suas trajetórias pessoais e profissionais.

Cursinho que já aprovou mais de 400 alunos da rede pública busca espaço para iniciar atividades em Foz do Iguaçu

Projeto social Aprova, da GERAR, procura parceiros para viabilizar nova turma gratuita voltada à preparação para o Enem e vestibulares

Após transformar a trajetória de centenas de jovens paranaenses, o cursinho pré-vestibular social Aprova está prestes a chegar a Foz do Iguaçu. Antes do início das aulas, marcado para 3 de agosto de 2026, a GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) busca parceiros na cidade que possam ceder um espaço para receber a nova turma do projeto.

A iniciativa é totalmente gratuita e destinada a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. A expectativa é atender 32 jovens em uma formação completa que combina preparação para o Enem e vestibulares com desenvolvimento pessoal e orientação para o futuro profissional.

Para tornar o projeto possível em Foz do Iguaçu, a instituição procura organizações, escolas, associações, igrejas ou coletivos comunitários que possam disponibilizar uma sala adequada para as aulas.

O espaço deve contar com carteiras ou mesas e cadeiras para os estudantes, quadro branco ou de giz, ventilação adequada, banheiro acessível e condições de segurança. Uma monitora ou monitor acompanhará diariamente as atividades da turma.

Segundo a coordenadora do Aprova, Maureen Skroski, a proposta do projeto sempre esteve ligada à construção de parcerias com a comunidade.

“Nosso objetivo é levar oportunidades para onde os estudantes estão. Por isso, buscamos espaços que possam acolher esses jovens durante sua jornada de preparação para o ensino superior. Não precisamos de estruturas sofisticadas, mas de ambientes seguros, acessíveis e preparados para receber uma turma que sonha em transformar sua realidade por meio da educação”, afirma.

Maureen destaca que Foz do Iguaçu reúne uma demanda significativa de estudantes que desejam ingressar na universidade, mas nem sempre têm acesso a cursos preparatórios de qualidade.

“Sabemos que existem muitos jovens talentosos na rede pública que precisam apenas de uma oportunidade. O Aprova nasceu para reduzir essa desigualdade de acesso e mostrar que a universidade pode ser um caminho possível para todos. Encontrar um espaço parceiro em Foz significa abrir portas para dezenas de estudantes que estão se preparando para construir um futuro melhor”, ressalta.

Mais de 400 aprovações

O Aprova é uma das principais iniciativas desenvolvidas pela Organização Social GERAR e já contabiliza mais de 400 alunos aprovados em universidades por meio do Enem e vestibulares em diferentes regiões do Paraná.

O projeto oferece material didático autoral e atualizado, metodologia inovadora, professores especializados, simulados periódicos, uniforme gratuito e acompanhamento contínuo dos estudantes ao longo de todo o curso.

A primeira etapa da formação acontece entre 3 de agosto e 18 de dezembro de 2026. Já a segunda etapa será realizada entre 11 de janeiro e 22 de abril de 2027. Ao todo, o programa conta com carga horária de 750 horas e oferece certificado aos estudantes que concluírem a formação.

Muito além do vestibular

Além da preparação acadêmica, o Aprova em Foz do Iguaçu terá uma segunda etapa voltada ao Projeto de Vida. Nela, os estudantes participam de atividades relacionadas ao resgate da aprendizagem, mercado de trabalho, oportunidades de acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Fies e Prouni, comunicação, educação financeira e desenvolvimento socioemocional.

“A proposta é oferecer uma formação integral, fortalecendo não apenas o desempenho nos exames, mas também a confiança e o planejamento de futuro dos participantes. Ao final, os estudantes recebem uma certificação que reconhece toda a jornada de aprendizado desenvolvida ao longo do programa”, finaliza a coordenadora.

Instituições interessadas em apoiar o projeto por meio da cessão de espaço podem entrar em contato pelo telefone (45) 9959-0145.

Hard Rock Cafe Curitiba recebe imersão sobre posicionamento e autoridade para empresários

0

Evento será conduzido por Allan Barros, fundador da Pullse e mentor do G4 Educação e StartSe

O Hard Rock Cafe Curitiba recebe na próxima terça-feira, dia 23 de junho, um evento exclusivo voltado para empresários, empreendedores e líderes que buscam ampliar sua influência nos negócios. O encontro será conduzido pelo fundador da Pullse, Aceleraí e MGS, além de mentor do G4 Educação e da StartSe, Allan Barros. Com o tema Founder-Led Growth, o evento busca apresentar um método desenvolvido para transformar fundadores em protagonistas do crescimento de suas empresas.

Ao longo do dia, os participantes terão acesso a conteúdos sobre posicionamento, construção de narrativa, liderança e fortalecimento da marca pessoal, além de momentos de networking e troca de experiências. A programação também inclui uma conversa com o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso, sobre gestão, cultura de serviços e os desafios de liderar negócios em mercados cada vez mais competitivos. 

O evento acontece das 8h às 20h e reúne empreendedores de diferentes segmentos em um dia de aprendizado, conexões e negócios. “Quando empresários compartilham experiências, desafios e aprendizados, todo o ecossistema evolui. Essa imersão traz ferramentas para que eles aumentem sua relevância e fortaleçam sua autoridade, gerando mais negócios”, enfatiza Magosso.

As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições no site oficial do evento: www.flgcuritiba.com.br

Serviço

Founder-Led Growth

Data: 23 de junho de 2026

Horário: das 8h às 20h

Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock.

Empreendedoras de São José dos Pinhais se reúnem nesta segunda (22/06) para lançamento do ecossistema Hiléia

0

Empreendedoras de São José dos Pinhais se reúnem nesta segunda (22/06) para lançamento do ecossistema Hiléia

Encontro busca gerar oportunidades reais de negócios, parcerias estratégicas e capacitação para o público feminino

O empreendedorismo feminino de São José dos Pinhais ganhará um importante reforço nesta segunda-feira (22/06). Das 13h às 18h, o Castelo Berti sedia o lançamento oficial do ecossistema Hiléia (@somoshileia). O evento vai reunir lideranças locais, incluindo a prefeita Nina Singer, que integrará as discussões sobre o fortalecimento e o protagonismo das mulheres no mercado econômico regional.

O objetivo do encontro é gerar oportunidades reais de negócios tanto para empresárias já consolidadas, quanto para aquelas que desejam iniciar a jornada corporativa ou ampliar o alcance de seus produtos e serviços.

Além do networking guiado, a programação contará com a palestra “A venda que você está evitando”, ministrada por Gi Duailibe, talk-show com lideranças femininas, dinâmicas de apresentação e interação com empresas expositoras. Os ingressos custam R$ 97 por pessoa e estão à venda no Sympla.

Cenário nacional e regional em expansão

A chegada da Hiléia (@somoshileia) a São José dos Pinhais acompanha um momento histórico para o setor. Dados do Sebrae apontam que mais de 2 milhões de pequenos negócios foram abertos por mulheres no Brasil em 2025. Em uma década, o número de empresárias no país saltou de 8,2 milhões para 10,4 milhões, um crescimento de 27%.

No Paraná, o perfil dessas gestoras reflete alta qualificação e independência. Conforme levantamento do Sebrae Paraná, 60% das empreendedoras do estado possuem ensino superior ou pós-graduação, 83% criaram suas empresas do zero e 73% atuam sem sócios. Além disso, 82% utilizaram recursos próprios para iniciar as atividades, concentrando-se principalmente nos setores de Serviços (45%) e Comércio (43%).

Conexões que transformam

Para a sócia-diretora da BertCon Contabilidade e líder da Hiléia em São José dos Pinhais, Andrea Leticia Berti, fazer parte de uma rede de apoio significa entender que nenhuma mulher precisa trilhar o caminho corporativo de forma solitária.

“Ao longo da minha trajetória como empresária, percebi que o sucesso vai muito além dos números. Ele nasce das conexões, do apoio mútuo e da construção de relacionamentos genuínos. Quando uma empreendedora cresce, ela impacta sua família, sua comunidade e inspira outras”, destaca Andrea.

O apoio institucional e financeiro também desempenha papel crucial nessa engrenagem. Fernanda Gabriela Godri, gerente da agência BluSol Crédito Simples, reforça o impacto social do incentivo à autonomia financeira das mulheres.

“Acreditamos que cada empreendedora carrega consigo a força para transformar sua realidade. Apoiar a Hiléia é fortalecer sonhos e incentivar o crescimento de negócios liderados por mulheres. É um impacto que vai além do mercado: promove desenvolvimento e transformação social”, avalia Fernanda.

Plataforma pioneira e ajuda mútua

Diferente de rodadas de negócios tradicionais, a Hiléiaoferece uma plataforma exclusiva e pioneira no Brasil, além do aplicativo Somos Hiléia. A ferramenta disponibiliza funcionalidades práticas como clube de benefícios, identificação digital e acesso facilitado a um hub de soluções integradas.

Idealizado pelas empresárias Luciana Burko, Sandra Pedroso e Veridiana Pluscheg, o projeto nasceu em Curitiba com o propósito de estruturar uma “rede viva” de transformação. O modelo de atuação é baseado em planos de adesão que dão acesso a treinamentos híbridos, visitas técnicas industriais e missões empresariais.

Após passar por Curitiba, Ponta Grossa e Campo Largo, o ecossistema chega agora a São José dos Pinhais. As próximas etapas de expansão incluem o Litoral paranaense (Guaratuba), Foz do Iguaçu, Fortaleza (CE) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

“Trabalhamos para que as mulheres tenham condições de gerar renda e conquistar uma vida com mais autonomia e propósito por meio do conhecimento e da ajuda mútua”, resume Luciana Burko, diretora de Estratégias de Negócios e Comunicação da Hiléia.

Serviço:

O quê: Lançamento do ecossistema Hiléia em São José dos Pinhais (PR)

Quando: Nesta segunda-feira (22 de junho), das 13h às 18h

Onde: Castelo Berti (Rua Tomazina, 400, bairro Bom Jesus, São José dos Pinhais-PR)

Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla (R$ 97 por pessoa)

Informações: www.somoshileia.com.br e @somoshileia

Papel de figurinha da Copa leva até 100 anos para se decompor; Colégio Positivo cria ponto de coleta

Campanha incentiva o descarte correto do material e reforça a conscientização ambiental entre estudantes e famílias

A troca de figurinhas é uma das tradições que acompanham a Copa do Mundo, mas poucos sabem que o papel que fica no verso dos cromos, conhecido como liner, não pode ser descartado junto aos recicláveis comuns. Nos primeiros dias de venda do Álbum da Copa do Mundo 2026, estimou-se a geração de cerca de 11,7 toneladas desse material. Para contribuir com a destinação correta do resíduo, o Colégio Positivo lança pontos de arrecadação de papéis liner em todas as unidades de Curitiba.

O liner é o papel do verso das figurinhas — aquele fundo branco e levemente escorregadio que sobra depois que os cromos são retirados do envelope. O revestimento de silicone exige um processo específico de reciclagem e, quando descartado nos aterros sanitários, pode levar até 100 anos para se decompor. O material coletado nas unidades será enviado a uma empresa paulista especializada na reciclagem de papéis de difícil reciclagem, uma das únicas da América Latina com tecnologia para transformar o liner em celulose reciclada.

“A campanha une um tema que mobiliza famílias, estudantes e o Brasil como um todo. A Copa do Mundo pode, e deve, estimular uma reflexão importante sobre consumo consciente e a destinação correta de resíduos, a começar pela escola”, destaca Celso Hartmann, diretor-executivo dos Colégios da Rede Positivo.

Além de oferecer uma alternativa sustentável para um item que normalmente acaba no lixo comum, a campanha pretende estimular reflexões sobre consumo, reciclagem e responsabilidade ambiental. A iniciativa integra as ações da área de Sustentabilidade do Grupo Positivo, reforçando o compromisso da instituição com práticas que unem aprendizado, transformação de comportamento e impacto positivo para a sociedade.

“No Positivo, entendemos que a educação para a sustentabilidade se concretiza quando o conhecimento se traduz em prática. Com esses pontos de coleta, incentivamos os estudantes a olharem de forma mais consciente para o uso e destinação dos materiais e para a importância das pequenas escolhas que fazem no dia a dia”, afirma a diretora de Sustentabilidade do Grupo Positivo, Eliziane Gorniak.

Como participar

Até a primeira semana de agosto, a comunidade escolar pode participar da campanha descartando os materiais nas caixas coletoras disponíveis em todas as unidades do Colégio Positivo na capital: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior, Positivo International School e também no CEI Maria Amélia. 

Grupo Marista anuncia novo CFO e reforça governança

0

William Bauer assume a área financeira em momento de avanço da gestão institucional e consolidação da estratégia de longo prazo

O Grupo Marista anuncia William Bauer como novo Chief Financial Officer (CFO). O executivo passa a integrar a organização em um momento de fortalecimento da estrutura de gestão, ganho de eficiência operacional e consolidação da estratégia de longo prazo das Frentes de Missão, responsáveis pelas áreas de educação, saúde e impacto social.

William Bauer assume a posição anteriormente ocupada por Diogo Banke, que passa a exercer uma nova função como Head de Mercado Público na FTD Educação.

No novo cargo, Bauer terá como foco o fortalecimento da sustentabilidade financeira do Grupo Marista e o aprimoramento da gestão institucional. Também deve apoiar a estratégia da organização em um contexto de maior integração entre as áreas de atuação e de evolução dos modelos de governança e operação.

Para o executivo, assumir a posição representa a oportunidade de contribuir para a continuidade de um projeto institucional em expansão. “Dar sequência à trajetória construída pelo Grupo Marista e pelo antigo CFO é um grande desafio. Venho para somar ao plano de crescimento da organização, trazendo eficiência, conhecimento de mercado e fortalecimento da gestão. Minha experiência em diferentes setores também pode agregar novas perspectivas para apoiar o planejamento estratégico e o desenvolvimento das equipes”, afirma.

Segundo o CEO do Grupo Marista, Maurício Zanforlin, a chegada de Bauer ocorre em um momento marcado pelo avanço da estrutura de gestão e pela consolidação da visão estratégica de longo prazo da instituição. “William reúne ampla experiência na área financeira e passagens relevantes por organizações de referência. Em uma instituição filantrópica como a nossa, a área financeira exerce papel essencial para garantir crescimento responsável e sustentabilidade da missão. Tenho certeza de que sua chegada contribuirá significativamente para essa caminhada”, ressalta.

Com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança no ambiente corporativo, Bauer construiu sua trajetória nas áreas de finanças, planejamento estratégico, controladoria, riscos, compliance, fusões e aquisições e transformação organizacional. Possui formação executiva e acadêmica, com especializações voltadas à gestão, à estratégia e à liderança ao longo da carreira.

Antes de ingressar no Grupo Marista, atuava como CFO da Ibema, onde liderou iniciativas de transformação financeira e evolução organizacional. Também foi CFO do Grupo Unicesumar e acumulou 15 anos de experiência na PwC, com atuação em auditoria e consultoria para empresas de diferentes setores.

Apresentação aos stakeholders

O novo CFO foi apresentado oficialmente a representantes de bancos, seguradoras e convênios parceiros das Frentes de Missão do Grupo Marista durante o Banking Day, realizado em Curitiba.

No encontro, Bauer destacou a importância da aproximação com os stakeholders logo no início da sua atuação e reforçou a disposição do Grupo Marista de ampliar relacionamentos e desenvolver novas parcerias. Ele ressaltou ainda que o contato com instituições financeiras e parceiros estratégicos é fundamental para compreender o ecossistema em que a organização está inserida e apoiar a atuação integrada das Frentes de Missão.

Diagnóstico molecular ganha espaço na medicina veterinária e ajuda no tratamento precoce de pets

0

Identificar rapidamente a doença faz toda a diferença para iniciar o tratamento adequado e aumentar as chances de recuperação

Quem convive com um pet sabe como é angustiante perceber que o animal não está bem sem conseguir entender exatamente o que está acontecendo. Falta de apetite, febre, vômitos ou mudanças no comportamento podem indicar diferentes doenças, muitas delas com sintomas parecidos. Nesses casos, identificar rapidamente a causa do problema faz toda a diferença para iniciar o tratamento adequado e aumentar as chances de recuperação.

Uma das formas mais eficientes de identificar o agente infeccioso é por meio do diagnóstico molecular, um tipo de exame que identifica vírus, bactérias e outros agentes infecciosos por meio da análise do material genético, permitindo resultados mais rápidos e precisos.

“Com isso, é possível garantir mais sensibilidade e precisão, o que permite decisões clínicas mais rápidas e seguras. Isso impacta diretamente na recuperação do animal e também na redução dos riscos de transmissão em ambientes compartilhados, como clínicas, hospitais veterinários, canis e gatis”, explica a biomédica Gabriela Cesarini, gestora de pesquisa e desenvolvimento da Loccus. 

A rapidez, ressalta Gabriela, é um fator decisivo principalmente em casos críticos, de animais internados ou imunossuprimidos. “Isso porque diferentes doenças podem apresentar sinais clínicos semelhantes, mas exigem tratamentos e manejos específicos e, quanto mais cedo o agente infeccioso é identificado, mais assertiva tende a ser a conduta”, afirma.

Entre as doenças que reforçam a importância desse tipo de exame estão a cinomose, parvovirose, leishmaniose, FeLV, FIV, PIF e infecções respiratórias felinas, que demandam diagnósticos rápidos para uma melhor condução clínica. Além disso, doenças infecciosas respiratórias, gastrointestinais e transmitidas por vetores seguem como desafios frequentes em clínicas e hospitais veterinários.

Esse cuidado cada vez mais próximo com os animais acompanha uma mudança no perfil das famílias brasileiras. Hoje, o Brasil tem cerca de 160 milhões de pets e ocupa a terceira posição entre os maiores mercados pet do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O setor também segue em expansão: apenas em 2024, o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões, crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior. 

Sobre a Loccus

A Loccus é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções para biologia molecular, diagnóstico e automação laboratorial. Com foco em inovação científica e tecnológica, atua no fornecimento de equipamentos, reagentes, kits e sistemas automatizados para laboratórios, hospitais, universidades, centros de pesquisa e indústrias em todo o país. A companhia desenvolve soluções voltadas a áreas como diagnóstico molecular, genômica, biotecnologia e extração automatizada de DNA e RNA, contribuindo para mais precisão, segurança e agilidade nos processos laboratoriais. A empresa também apoia iniciativas de fortalecimento da ciência e ampliação do acesso ao diagnóstico no Brasil.

Da caixa de brinquedos às telas: o que Toy Story nos ensina sobre a infância na Era Digital

Especialistas refletem sobre a importância do brincar em um cenário cada vez mais conectado

Quando Toy Story chegou aos cinemas pela primeira vez, em 1995, a rotina das crianças era marcada por brinquedos físicos, brincadeiras ao ar livre e encontros presenciais. Três décadas depois, a realidade mudou significativamente: celulares, tablets e videogames passaram a ocupar parte importante do tempo livre de crianças e adolescentes.

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil mostram que mais de 90% das crianças e adolescentes brasileiros entre nove e 17 anos utilizam a internet regularmente, reforçando o desafio de equilibrar tecnologia e experiências fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Nesse contexto, o universo da animação convida famílias e educadores a refletirem sobre o valor do brincar, da imaginação e das interações presenciais para a formação das novas gerações.

“Embora a tecnologia faça parte da rotina das novas gerações, é importante garantir espaços para experiências que estimulem a imaginação e as relações humanas. Os filmes do Toy Story resgata justamente esse olhar ao mostrar o valor dos brinquedos, das histórias criadas pelas próprias crianças e dos laços de amizade, elementos que contribuem para o desenvolvimento socioemocional e para uma infância mais equilibrada”, destaca a orientadora pedagógica dos anos iniciais do Colégio Marista Anjo da Guarda, Luciane Bolcato Guariza Proenca.

Dentro dessa perspectiva, a Anna Maria Raicoski Chiaretto, também orientadora pedagógica do Colégio destaca cinco aprendizados que o filme traz para as famílias:

  • O brincar continua sendo essencial para o desenvolvimento infantil
  • A imaginação estimula criatividade e resolução de problemas
  • Brinquedos e jogos fortalecem vínculos familiares
  • O equilíbrio entre telas e atividades presenciais é fundamental
  • Experiências compartilhadas geram memórias afetivas duradouras

Mais do que nostalgia para quem cresceu acompanhando a franquia, Toy Story oferece uma oportunidade para refletir sobre os desafios da infância contemporânea. Em um cenário cada vez mais conectado, especialistas defendem que o equilíbrio entre tecnologia e experiências presenciais segue sendo um dos principais caminhos para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Sobre o Marista Anjo da Guarda

O Colégio Marista Anjo da Guarda, integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 100 mil crianças, jovens e adultos em 97 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org.

Aussie entra no clima da torcida e lança o Hexa Chicken Sandwich por tempo limitado

Disponível exclusivamente no delivery, o lançamento foi pensado para acompanhar os encontros que reúnem amigos, torcida e boa comida em torno dos jogos

O Aussie, marca conhecida por seus sanduíches de frango crocante pertencente ao mesmo grupo do Outback Steakhouse, entra no clima do maior torneio de futebol do mundo com o lançamento do Hexa Aussie Chicken Sandwich, criado especialmente para o período da competição.

Disponível entre 11 de junho e 19 de julho exclusivamente pelos canais de delivery, como iFood, a novidade aposta em ingredientes que remetem às cores e à energia da torcida brasileira. O sanduíche combina peito de frango crocante, cheddar em dobro (em versão fatiada e cremosa), Brasil Mayo, House Aioli e pão tipo brioche.

A novidade poderá ser adquirida individualmente (R$ 26,90) ou em combo, que acompanha chips e refrigerante (R$ 36,90), e faz parte da estratégia da marca de criar experiências conectadas aos momentos de consumo dos brasileiros, especialmente durante grandes eventos esportivos, quando aumentam os encontros em casa e os pedidos por delivery.

Serviço

Hexa Aussie Chicken Sandwich
Período: 11 de junho a 19 de julho de 2026

Descrição: Peito de frango crocante, cheddar em dobro, Brasil Mayo, House Aioli e pão tipo brioche.

Opções de compra: Sanduíche avulso e combo

Disponibilidade: Delivery

Sobre o Aussie

O Aussie Chicken and More possui mais de 500 operações no Brasil e está presente em mais de 80 cidades, 21 estados e no Distrito Federal. Tendo a proteína do frango como carro-chefe do seu menu, a marca tem em seu DNA o conceito Sweet and Spicy, e prioriza o sabor, a mistura de ingredientes frescos e temperos marcantes. Atuando exclusivamente via delivery e se posicionando como Fast Casual, Aussie Chicken and More explora o mundo em busca de inspirações para criar combinações com sabores intensos, que transformam a experiência de comer em entretenimento. A rede de restaurantes foi criada em 2019 na Arábia Saudita, expandindo posteriormente para outras regiões como Hong Kong e EUA. A primeira operação brasileira da marca foi inaugurada em 2020, em São Paulo. Aussie Chicken and More pertence ao grupo Bold Hospitality Company, que também conta com as marcas Outback Steakhouse e Abbraccio no país.

Fadiga constante e dores no corpo podem indicar doenças autoimunes em mulheres

0

Casos como os de Selena Gomez, Selma Blair e Cláudia Rodrigues ajudam a dar visibilidade a condições que ainda passam despercebidas no dia a dia

Cansaço persistente, dores no corpo, alterações de sensibilidade e até mudanças na visão podem ser os primeiros sinais de doenças autoimunes — condições em que o sistema imunológico passa a atacar o próprio organismo. Apesar da ampla ocorrência, essas doenças ainda são frequentemente subdiagnosticadas, especialmente entre mulheres. 

Estimativas de sociedades médicas internacionais indicam que as doenças autoimunes afetam entre 5% e 8% da população mundial. A incidência é maior no público feminino, que concentra a maior parte dos casos e tem risco até quatro vezes superior de desenvolvê-las, sobretudo entre os 30 e 40 anos.

Mais do que uma questão biológica, especialistas chamam atenção para um fator comportamental e social: muitas mulheres tendem a normalizar sintomas como a fadiga e a dor, associando-os à sobrecarga da rotina, ao acúmulo de funções e ao estresse do dia a dia. Esse padrão pode atrasar a busca por atendimento e contribuir para o diagnóstico tardio.

O tema ganhou visibilidade nos últimos anos com figuras públicas no Brasil e no exterior. A cantora Selena Gomez, diagnosticada com lúpus, e as atrizes Selma Blair e Cláudia Rodrigues, que convivem com esclerose múltipla, ajudaram a ampliar o debate sobre doenças que, apesar de relativamente frequentes, ainda têm diagnóstico tardio em muitos casos. 

Segundo a reumatologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Ana Cristina Boni Lenci, o início costuma ser marcado por sintomas comuns e pouco específicos, o que contribui para que sejam subestimados. “Observamos com frequência, no consultório, que sinais como fadiga, febre e dores no corpo acabam sendo atribuídos ao estresse ou à sobrecarga da rotina. Com isso, o paciente demora a buscar ajuda e, quando o faz, nem sempre é encaminhado ao especialista adequado”, explica.

Esse atraso na busca por atendimento, aliado à variedade de sintomas, é um dos principais fatores para o diagnóstico tardio. Há ainda um componente biológico relevante: a maior incidência em mulheres está relacionada à influência hormonal sobre o sistema imunológico, especialmente em fases de maior variação hormonal ao longo da vida adulta.

Sinais além do cansaço

Entre as condições sistêmicas, o lúpus é uma das mais conhecidas — e também das que mais geram confusão nas fases iniciais, já que os sinais podem ser facilmente atribuídos a situações comuns, como a exposição ao sol ou o desgaste físico.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) apontam que a doença afeta entre 150 mil e 300 mil pessoas no país, principalmente mulheres jovens. Em média, o diagnóstico demora de três a seis anos. “Os sinais iniciais do lúpus dependem muito do órgão acometido. Entre os mais comuns, estão lesões de pele no rosto, com vermelhidão que muitas vezes é confundida com rosácea ou com reação ao sol. A dor articular também é frequente, mas, como geralmente não há inchaço ou calor, o paciente tende a atribuí-la ao uso excessivo das articulações”, esclarece a especialista.

O quadro pode envolver fadiga persistente, queda de cabelo localizada e, em estágios mais avançados, comprometimento de órgãos como os rins e o coração. A dor inflamatória apresenta um padrão característico: tende a ser mais intensa ao acordar, com rigidez, e melhora ao longo do dia, com o movimento. Sem tratamento, a doença pode evoluir e levar a complicações graves. Por outro lado, com acompanhamento adequado, é possível controlar a condição e preservar a qualidade de vida. “O paciente pode levar uma vida normal. O principal risco está no diagnóstico tardio, quando a doença já provocou danos”, reforça.

Esse tipo de dor inflamatória também está presente na artrite reumatoide, que atinge principalmente as articulações e pode ser confundida com desgaste natural, como a artrose. A doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens, segundo a SBR. “A dor costuma vir acompanhada de rigidez matinal e dificuldade para movimentos simples, como fechar as mãos, e melhora ao longo do dia. É diferente da artrose, que tende a piorar com o uso”, explica.

Outra condição que afeta predominantemente mulheres é a síndrome de Sjögren, caracterizada pela secura intensa dos olhos e da boca. Diferente de quadros passageiros, o sintoma é contínuo e não melhora mesmo com hidratação ou uso de colírios, podendo comprometer as saúdes bucal e ocular. Em alguns casos, a doença também está associada a complicações mais graves, como o aumento do risco de linfoma.

Quando os sinais são neurológicos

Entre as doenças neurológicas relacionadas ao sistema imunológico, a esclerose múltipla ocorre com maior frequência em mulheres no início da vida adulta, entre os 20 e 30 anos. Alterações visuais, formigamentos, perda de força e dificuldades motoras podem surgir de forma isolada e, muitas vezes, são interpretadas como condições passageiras. “Toda nova alteração neurológica deve ser investigada, especialmente quando não há uma causa evidente. O início precoce do tratamento é essencial para evitar sequelas e preservar a qualidade de vida”, alerta a neuroimunologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Mariana Trintinalha.

A miastenia gravis é outra condição que também afeta mulheres, geralmente por volta dos 30 anos, e tem como principal característica a fraqueza muscular flutuante. Ao contrário do cansaço comum, os sintomas tendem a piorar ao longo do dia. “É uma fadiga diferente: a pessoa começa o dia bem e vai piorando. Pode ter visão dupla e dificuldade para tarefas simples. Essa flutuação dos sintomas é bem característica”, detalha Mariana.

Por que essas doenças surgem — e como podem se acumular

Apesar das diferentes manifestações, as doenças autoimunes compartilham um mecanismo comum. Suas causas exatas ainda não são totalmente conhecidas, mas envolvem uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Infecções, estresse, exposição a agentes externos e alterações hormonais podem atuar como gatilhos em pessoas predispostas, o que ajuda a explicar tanto a maior frequência em mulheres quanto o surgimento em fases específicas da vida. 

Além disso, pessoas que já têm doença autoimune devem manter acompanhamento contínuo. Segundo as especialistas do Hospital São Marcelino Champagnat, há maior probabilidade de desenvolver outras condições ao longo do tempo, o que torna o monitoramento essencial para o diagnóstico precoce e o controle adequado.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia robótica e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).