Home Blog

Projeto Moldando Futuro abre inscrições gratuitas para capacitação na área automotiva em Curitiba

0

Parceria da Escola do Funileiro e a Zurich Seguros oferece 48 bolsas de estudo em Campinas, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte

Estão abertas as inscrições para a nova edição do “Moldando o Futuro”, projeto realizado pela Zurich Seguros em parceria com a Escola do Funileiro, centro de formação em reparação automotiva pertencente à holding Escola do Mecânico. Voltado a mulheres, jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas 50+, o projeto busca ampliar o acesso à qualificação profissional e contribuir para a formação de mão de obra especializada para o setor de reparação automotiva.

As inscrições seguem abertas até 30 de junho e devem ser realizadas pelo formulário oficial. A seleção será feita a partir de questionário socioeconômico e entrevistas com os candidatos. A iniciativa oferece 48 bolsas de estudo gratuitas para capacitação profissional nas áreas de funilaria, preparação e pintura automotiva, com turmas em Campinas, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. As aulas terão início em julho.

A iniciativa ocorre em um contexto de aquecimento do mercado de reparação automotiva no país. O setor movimenta cerca de R$ 10 bilhões ao ano e ganha ainda mais relevância diante do envelhecimento da frota brasileira, cuja idade média já ultrapassa 10 anos. Esse cenário amplia a demanda por serviços especializados e reforça a necessidade de formação de profissionais qualificados para atender às novas exigências da cadeia automotiva.

“A expectativa é que os recém-formados, após a qualificação, possam ter oportunidades no mercado de trabalho. Essa é uma parceria que fortalecerá ainda mais o setor de reparação e ajudará oficinas no recrutamento de profissionais preparados para atender a grande demanda do mercado.”, diz Sandra Nalli, fundadora da Escola do Funileiro, profissional que tem mais de 30 anos de experiência no segmento.

Para a Zurich, o Moldando Futuro contribui para responder a um desafio relevante para no setor automotivo: a formação de mão de obra qualificada para a cadeia de reparação. Ao aproximar capacitação técnica, parceiros especializados e oportunidade de desenvolvimento profissional, o projeto gera impacto positivo para os participantes e para as oficinas, clientes e empresas do setor.‘’Quando apoiamos a formação de novos profissionais, contribuímos para uma cadeia de reparação mais preparada e conectada às necessidades do mercado. O projeto une capacitação, inclusão e oportunidades reais de desenvolvimento’’, afirma Fabio Santos Silva, superintendente de Sinistro da Zurich Seguros.

A iniciativa se conecta à estratégia de sustentabilidade da Zurich Seguros ao integrar formação profissional, diversidade e empoderamento econômico. Com foco em públicos com menor acesso a oportunidades, o Moldando Futuro contribui para que mais pessoas possam desenvolver autonomia e construir novas trajetórias no mercado de trabalho. O projeto também fortalece práticas alinhadas à economia circular, ao valorizar a reparabilidade de peças e componentes automotivos, contribuindo para o melhor aproveitamento de materiais e para a redução da geração de resíduos na cadeia de reparação.

Em 2026, a iniciativa passa a contar com uma estrutura mais clara de acompanhamento da jornada dos alunos, com monitoramento de indicadores como taxa de conclusão, frequência, evasão e empregabilidade após a formação. Os participantes também poderão contar com o apoio das plataformas de empregabilidade da Escola do Mecânico, como os aplicativos: Emprega Funileiro, Emprega Mecânico e Emprega+, que conectam candidatos em busca de oportunidades a empresas do setor. Atualmente, 30% dos jovens formados pela escola já foram encaminhados ao mercado de trabalho, o que representa cerca de 40 mil alunos.

Na edição de 2025, o Moldando o Futuro formou 38 alunos em turmas realizadas em Belo Horizonte e São Paulo. Em 2026, o projeto amplia a sua atuação para novas regiões e passa a contar com novos cursos, além de acompanhamento pré e pós-empregabilidade.

BYD Servopa apresenta Sealion 7 em lançamento exclusivo inspirado no universo das galerias de arte

0

Evento transforma o novo SUV coupé elétrico da BYD em obra central de uma exposição privada em Curitiba

A BYD Servopa realiza, no dia 23 de junho, em Curitiba, o lançamento oficial do BYD Sealion 7, o mais recente modelo da marca no Brasil. Para apresentar o modelo ao público convidado, a concessionária preparou uma experiência exclusiva com o conceito “Coleção Oceânica”, transformando o showroom em uma verdadeira galeria de arte.

Mais do que lançar um novo veículo, a proposta do evento é apresentar o Sealion 7 como uma obra central dentro de uma exposição cuidadosamente pensada para valorizar design, tecnologia, movimento e natureza. O modelo, que chega ao mercado pelo valor de R$ 339.990, une elegância, desempenho e sofisticação em um SUV coupé 100% elétrico.

Com até 360 km de autonomia PBEV, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e 531 cv de potência máxima, o BYD Sealion 7 traduz em sua construção a força e a fluidez do universo marinho, combinando linhas expressivas, presença imponente e alta tecnologia.

Na experiência criada pela BYD Servopa, o showroom deixa de ser apenas um espaço comercial e passa a funcionar como uma galeria. Os convidados não serão recebidos apenas como clientes, mas também como colecionadores em potencial, com acesso a uma abertura privada antes da apresentação da nova obra da marca ao público.

A ambientação do evento contará com uma narrativa inspirada no universo oceânico, reforçando a relação entre os modelos da BYD e os animais marinhos que inspiram seus nomes e conceitos. A ideia é apresentar os veículos como peças de uma coleção, com quadros, iluminação especial e fichas explicativas no estilo clássico das galerias de arte, destacando a inspiração, o conceito e os atributos de cada modelo.

O Sealion 7 será a obra principal da exposição. Ao seu redor, os demais modelos da marca compõem a chamada Coleção Oceânica, evidenciando como a BYD une natureza, inovação e mobilidade elétrica em uma linguagem própria de design.

“O Sealion 7 simboliza um novo capítulo para a BYD Servopa. É um modelo que reúne design, tecnologia, performance e elegância em uma proposta muito sofisticada. Por isso, pensamos em um lançamento que fosse além da apresentação de um veículo: queríamos criar uma experiência capaz de traduzir tudo o que esse SUV coupé representa, colocando o carro no centro da cena como uma verdadeira obra de arte”, destaca o gestor da BYD Servopa, William Mendes.

Com o lançamento, a BYD Servopa reforça sua atuação no segmento de veículos eletrificados premium e consolida seu compromisso em oferecer ao público paranaense experiências que unem tecnologia, sofisticação, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

Sobre o Grupo Servopa

Há 70 anos atuando no mercado, o Grupo Servopa se consolidou como um dos principais grupos do setor automotivo no Brasil, representando 15 marcas de renome como Volkswagen, Audi, Hyundai, BYD, GAC, Honda, Peugeot, Volvo e Harley-Davidson. Com sede em Curitiba (PR), reúne operações em concessionárias de veículos, consórcios e serviços relacionados, com 52 lojas distribuídas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Paraná ocupa a 2ª posição no ranking nacional e reforça tendência de esporte com propósito também no ambiente corporativo

0

Smile Movement, da Neodent, transforma quilômetros percorridos em apoio a projetos de saúde bucal voltados para populações vulneráveis

O Paraná consolidou-se como um dos principais polos da corrida de rua no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), o número de provas oficiais realizadas no país cresceu 85% em 2025, passando de 2.827 para 5.241 eventos. No ranking nacional, o Paraná aparece na segunda posição, com 645 corridas realizadas ao longo do ano, atrás apenas de São Paulo, que registrou 1.311 provas.

O avanço da modalidade reflete uma mudança de comportamento cada vez mais evidente: correr deixou de ser apenas uma atividade física para se tornar uma ferramenta de bem-estar, socialização e propósito. Essa tendência também é observada dentro das empresas, que vêm encontrando no esporte uma forma de estimular hábitos saudáveis e fortalecer o engajamento dos colaboradores.

É nesse contexto que surgiu o Smile Movement, iniciativa global do grupo suíço Straumann, do qual a paranaense Neodent faz parte. A líder em implantes dentários transforma quilômetros percorridos em doações destinadas a projetos de saúde bucal em diferentes regiões do mundo. A ação convida colaboradores a registrarem caminhadas, corridas e pedaladas em grupo por meio de um aplicativo. A cada quilômetro percorrido, o Grupo Straumann destina recursos à sua fundação global, responsável por apoiar programas sociais voltados para a ampliação do acesso à odontologia.

“O Smile Movement é muito mais do que uma campanha de incentivo ao esporte: é uma ação global que conecta pessoas e promove bem-estar e impacto social. Temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de tantos outros países, reforçando nosso compromisso com a saúde bucal e com uma vida mais saudável para todos. Em 2025, o Brasil se destacou como o país com maior engajamento na iniciativa”, afirma o vice-presidente da Neodent, Almir Zvetz.

A iniciativa ganha ainda mais relevância em um estado como o Paraná, onde a cultura esportiva está em plena expansão e que também abriga a sede da Neodent, em Curitiba. Fundada há mais de 30 anos na capital paranaense, a empresa, que é patrocinadora oficial do Esporte Olímpico Brasileiro, tem como propósito criar novos sorrisos todos os dias.

A ação reforça uma cultura já consolidada dentro da companhia. Há mais de duas décadas, a Neodent promove iniciativas de incentivo ao esporte entre os colaboradores, incluindo equipes de corrida, futebol, ciclismo, triatlo e vôlei. Além disso, a empresa incentiva a participação em provas esportivas realizadas em diversas regiões do país, fortalecendo o senso de comunidade e a qualidade de vida dos profissionais.

Entre os participantes da iniciativa está o gerente de facilities da Neodent, Guilherme Stival, praticante assíduo de corrida de rua. Recentemente, ele concluiu os 42 quilômetros da Maratona de Guaratuba e integra ativamente o Smile Movement, contribuindo para ampliar o impacto social do projeto. Para ele, a iniciativa traz uma motivação extra para manter a prática esportiva. “Saber que cada quilômetro percorrido pode contribuir para levar saúde bucal a pessoas que precisam torna a experiência ainda mais significativa. O Smile Movement une duas coisas que valorizo muito: cuidar da saúde e gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas”, afirma.

Mais do que estimular a prática esportiva, o Smile Movement integra uma estratégia mais ampla de impacto social. Os recursos arrecadados contribuem para programas que levam atendimento odontológico a populações em situação de vulnerabilidade e a regiões de difícil acesso. Entre eles, está a Expedição Novos Sorrisos, iniciativa da Neodent, apoiada pela Straumann Group Foundation, que há 10 anos leva cuidados bucais, informação e conscientização a todas as regiões do Brasil. 

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 98 paísesa Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

CASACOR PARANÁ: mercado imobiliário curitibano prioriza comportamento do consumidor

0

Tema da humanização foi debatido por especialistas no Fórum WTC Curitiba, realizado no espaço da GT Building no evento

Em um mercado que movimentou R$ 23,9 bilhões em Curitiba em 2025, segundo dados da plataforma Valor CWB, compreender os desejos e as necessidades dos moradores tornou-se um diferencial estratégico para incorporadoras. O tema foi debatido por especialistas durante encontro promovido pelo World Trade Center Curitiba (WTC Curitiba), realizado no Lounge GT Building na CASACOR Paraná 2026. O evento reuniu lideranças do setor para discutir o futuro da habitação e o comportamento do consumidor.

O debate aconteceu durante o Fórum de Competitividade sobre Inteligência Estratégica no Novo Mercado Imobiliário e reuniu o empresário Geninho Thomé, presidente da GT Company e fundador da GT Building, Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária, e Guilherme Werner, sócio da Brain Inteligência Estratégica. Ao longo da conversa, os especialistas discutiram como tecnologia, dados e comportamento do consumidor devem moldar o futuro do setor.

Especialistas destacam importância da experiência do consumidor

Para Thomé, em meio ao avanço da tecnologia e ao uso cada vez mais intenso de dados, o principal diferencial do mercado continua sendo a capacidade de compreender as pessoas. Ao traçar um paralelo com sua trajetória na odontologia, área em que ajudava a devolver autoestima por meio do sorriso, Thomé afirma que encontrou no mercado imobiliário uma nova forma de impactar positivamente a vida das pessoas. “O propósito continua: trabalhar em prol de acomodar melhor as pessoas. O foco é construir algo para acomodar uma família, para que ela viva feliz”, afirmou o empresário durante o evento.

A visão foi compartilhada pelos demais participantes do painel, que defenderam a necessidade de equilibrar tecnologia, inteligência de mercado e compreensão das necessidades humanas. Canto, que mediou o encontro, reforça que o mercado imobiliário passou por diversas transformações, mas as pessoas ainda devem ser o foco. “As ferramentas mudaram, a tecnologia mudou, os dados evoluíram, mas as pessoas continuam procurando exatamente as mesmas coisas: um lugar para viver seus sonhos”, destaca.

“No centro dos projetos da GT Building está a experiência de nossos usuários, sejam moradores ou hóspedes em nossos modelos short long stay. Nossos empreendimentos são pensados com foco na forma como as pessoas vivem e utilizam os espaços”, detalha o diretor de incorporação da GT Building, Marcello Malucelli Thá.

A participação da incorporadora no encontro reforça seu compromisso com a inovação e com o desenvolvimento de projetos alinhados às transformações do comportamento e às novas demandas do mercado imobiliário.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira

0

Com mais de 300 mil pessoas impactadas, ações de educação financeira do Sicredi ganham relevância diante do aumento histórico das dívidas

O percentual de famílias endividadas no Brasil alcançou 80,9% em abril de 2026, o maior nível da série histórica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice representa o quarto recorde consecutivo e mostra que o avanço das dívidas tem atingido todas as faixas de renda, ampliando a necessidade de iniciativas voltadas à educação financeira.

Nesse contexto, a 13ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada entre os dias 18 e 24 de maio com o tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”, mobilizou instituições públicas e privadas em todo o país para incentivar o planejamento financeiro, a poupança e a tomada de decisões conscientes sobre o uso do dinheiro.

Nos estados do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro, a participação do Sicredi impactou mais de 300 mil pessoas por meio de mais de duas mil ações promovidas pelas 30 cooperativas de crédito e investimento da região. As atividades incluíram palestras, oficinas e conteúdos educativos voltados a colaboradores, associados e comunidades.

“Os números do endividamento mostram que a educação financeira é cada vez mais necessária na vida das pessoas. Quando ampliamos o acesso à informação e ao conhecimento, contribuímos para que as famílias possam tomar decisões mais conscientes, planejar melhor o futuro e construir uma relação mais equilibrada com o dinheiro”, afirma o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Altair Carrara.

Entre as iniciativas desenvolvidas durante a Semana ENEF estiveram spots de rádio produzidos em parceria com a especialista em comportamento humano e neurociência Michele Mueller. Os conteúdos abordaram conceitos da economia comportamental e buscaram explicar, de forma acessível, fatores que influenciam as decisões financeiras do dia a dia, além de apresentar caminhos para superar hábitos que dificultam uma gestão mais saudável dos recursos.

Embora a mobilização tenha sido intensificada durante a Semana ENEF, o trabalho de educação financeira do Sicredi se estende ao longo de todo o ano. A instituição mantém iniciativas permanentes voltadas ao estímulo de uma relação mais consciente com o dinheiro e à promoção do bem-estar financeiro nas comunidades onde atua. Entre elas está o programa Finanças na Mochila, que leva às escolas conteúdos sobre orçamento, consumo consciente e planejamento financeiro. Já o programa Cooperativas Escolares contribui para o desenvolvimento de habilidades como liderança, protagonismo e trabalho em equipe entre crianças e adolescentes.

Outra iniciativa é a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que utiliza o universo da Turma da Mônica para abordar temas relacionados à educação financeira de forma lúdica. Por meio de gibis e atividades educativas, o projeto incentiva crianças e famílias a refletirem sobre planejamento, consumo consciente e uso responsável do dinheiro. Para saber mais, acesse: Educação Financeira.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok

‘É clima de Outback’: marca lança maior campanha de futebol de sua história no Brasil com ecossistema de entretenimento e gastronomia

Outback aposta na parceria com a CazéTV, com ativações exclusivas, volta do rodízio e novidades para o delivery

O Outback Steakhouse apresenta a maior campanha para futebol de sua história no Brasil, apostando no clima de festa que toma conta dos brasileiros durante um grande campeonato. Desenvolvida pela agência DAVID, a campanha adota o conceito “É Clima de Outback”, estruturando um ecossistema de comunicação para posicionar os restaurantes, os canais digitais e o delivery da rede como os grandes pontos de encontro dos torcedores durante a temporada de jogos.

O filme publicitário da campanha é estrelado pelo apresentador Luisinho, da CazéTV, que convoca o público a vivenciar a experiência e o clima do Outback. A peça se inspira nas entradas ao vivo no jornalismo esportivo e brinca com a quebra da quarta parede, transformando a cabine de narração do Luisinho em uma mesa farta no meio do restaurante. Os jargões do esporte não ficaram de fora, estando presentes na escalação de clássicos do Outback. 

O filme foi divulgado no último sábado (13), pelas redes sociais do Outback, e está disponível neste link.

A marca está apostando em uma comunicação leve e divertida, traduzindo a energia de que a melhor parte da torcida é compartilhar momentos à mesa. Para amarrar a mensagem, o Outback anunciou a volta do seu rodízio, nas opções não-alcoólica (R$ 119,90) e alcoólica (R$ 139,90), e o lançamento do box “Celebração em Casa” no delivery. 

“Mais do que uma campanha promocional, ‘É Clima de Outback’ reforça a nossa proposta de transformar cada partida em uma oportunidade de encontro, celebração e conexão entre as pessoas, seja nos restaurantes, na Casa CazéTV ou dentro de casa”, afirma Claudia Vilhena, vice-presidente de Marketing, Vendas e Growth da Bold Hospitality Company, grupo detentor das marcas Outback, Abbraccio e Aussie no Brasil.

Juntas, agência e marca também desenharam uma ativação inédita fora dos restaurantes: o Outback é o restaurante oficial da Casa CazéTV em São Paulo, contando com um espaço de mais de 100m² e um cronograma de mais de 40 ações de marca ao longo do torneio. As ativações incluem quiz com curiosidades sobre o Brasil e Austrália, a presença de um sósia do apresentador Luisinho e a distribuição de pães australianos e brindes, como bucket hat e porta-copos, além de vouchers de desconto.

FICHA TÉCNICA

 Agência: DAVID

Campanha: É Clima de Outback

Cliente: Outback

Produto: Outback – Rodízio

Partner, Global CCO: Pancho Cassis

Global COO: Sylvia Panico

CCO: Marie Julie Gerbauld

Diretor de Criação Executivo: João Gandara

Diretor de Criação: Fabio Natan

Criação: Guilherme Prado, Matheus Santos, Carol Carrillo, Henrique Soares, Jessica Sanguino, Malu de Deus e Camila Castello

Atendimento: Tom Gil, Juliana Chediac, Bruna Pereira, Rafaela Villa Real

Produção: Fernanda Peixoto, Ana Marques, Leticia Brito

Revisão: Ava Silva

Arte Final: Victor Folha

Planejamento: Carolina Silva, Rafael Gonçales, Gabriel Ridolfi

Mídia: Raoni Oliveira, Valdete Flor

Social Media e Influência: Joel Antunes, Ully Correa, Bruno Portela, Lorena Marques

Data Intelligence: Daniel Nobemassa

Global PR Director: Sandra Azedo

Aprovação do cliente: Claudia Vilhena, Sedenir de Oliveira Junior, Fabiana Sanches de Souza, Laura Davila Couto Pessoa.

Produtora de Imagem: Corazon Filmes

Diretor de Dena: Bruno Zanetti
Direção Executiva: Igor Ferreira e Renato Chabuh

Produtora executiva: Regiani Pettinelli

Atendimento: Babi Kosloff, Vitor Meyer, Bê Crepaldi 

Equipe de Coordenação de Produção: Dani Oliveira, Rafael Pinto e Rafaella Blat

Diretor de Fotografia: William Etchebehere

Assistente de Direção I: Bruno Galvão 

Assistente de Direção II: Marcelo Selingardi
Assistente de Direção III: Caio Torretta

Diretor de arte: Cacá Montagnana
Assistente de Arte: Fernanda Zottis 

Produtor de Objeto: Paty di Giorgio

Figurino: Helô Cobra

Make/Hair: Camila Mendes
Culinarista: Candida Food Stylist

Produtora de elenco: Tuca

Diretor de Produção: Ale Pierro
Produtora: Bruna Carvalho 

Atendimento de Pós-produção: Carol Azambuja e Nadelly Miranda

Pós-Produção: Post It

Coordenação de pós: Felipe Righeto 

Montador: Ariel Serrão

Finalizador: Lucas Aires

Color: Ariel Serrão – Silo 

Produtora de Áudio: CANJA
Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel
Head de Novos Negócios: Lari Storch
Produtor Executivo: Claudio Leal
Gerenciamento de Projeto: Flavia Medeiros, Kaleb Oliveira
Supervisão Musical: Levi Mynssen de Mello e Nando de Castro
Trilha: Levi Mynssen de Mello
Sound Design: Daniele Dantas


Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 191 restaurantes no Brasil e está presente em 87 cidades, 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer. Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback.

Biopark leva modelo premiado de inovação a gestores públicos

0

O vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha, cumpriu agenda de trabalho em Curitiba e Pinhais para apresentar a gestores públicos o ecossistema do Oeste paranaense, reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como o melhor hub de inovação do Brasil e diplomado com o título de utilidade pública estadual pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O objetivo dos encontros foi pavimentar o caminho para futuros projetos integrados de educação e tecnologia entre as regiões.

Futuros Projetos

Em Curitiba, o executivo foi recebido pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo secretário municipal da Educação, Paulo Afonso Schmidt. Em Pinhais, a reunião foi com a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo. Nas audiências, foram detalhadas as características do hub — que engloba escola, faculdade e a Academia Donaduzzi —, com foco nos mais de 50 módulos práticos em robótica, programação e ciências. As reuniões contaram com a participação do fundador do Grupo Inepar, Atilano de Oms, e do diretor do CTNI, Augusto de Oms.

Opinião – Além do “prompt”: o abismo na formação docente diante da IA

0

Miriã Salles*

A Inteligência Artificial chegou às salas de aula sem pedir licença, mas encontrou um sistema de defesa fragilizado. O problema não reside na tecnologia, mas em um gargalo histórico que agora cobra seu preço: a formação de professores no Brasil. Enquanto discutimos o que o estudante deve ou não fazer com a ferramenta, ignoramos que o corpo docente, em sua maioria, foi formado em uma “pedagogia da resposta”, num modelo que pouco prioriza a construção da autonomia e do pensamento crítico, exatamente as competências que a IA agora torna vitais.

É preciso reconhecer que as matrizes curriculares das licenciaturas ainda operam em um inevitável descompasso em relação à velocidade estonteante das transformações tecnológicas. Nossos cursos de Pedagogia, em sua maioria, foram estruturados para um mundo analógico, em que o professor era a fonte primária da informação. Mais do que apontar falhas isoladas, é urgente que as instituições de ensino superior liderem uma revisão profunda de suas bases, integrando a lógica da investigação e a ética da IA como pilares centrais. Ou reformamos a formação de quem ensina, ou continuaremos preparando profissionais para salas de aula que já não existem mais.

Ensinar um estudante a “fazer boas perguntas” para uma IA não é um exercício trivial; é uma técnica que exige domínio de lógica, síntese e, acima de tudo, um vasto repertório cultural. No entanto, como exigir que o professor medie essa arquitetura do pensamento se ele mesmo não foi instrumentalizado para tal? O que vemos é um abismo entre a realidade tecnológica das escolas e currículos que raramente abordam como ensinar e desenvolver estudantes autônomos e críticos.

Se não houver uma modificação profunda e urgente na formação docente, a exclusão educacional no país mudará de face. O risco não é mais o “analfabetismo digital”, mas o “analfabetismo funcional cognitivo”. Teremos uma elite educada para ser arquiteta de sistemas, que sabe usar a IA para potencializar seu intelecto, e uma massa de estudantes que apenas consome passivamente o que o algoritmo entrega, sem capacidade de crítica ou validação.

A formação de professores precisa migrar da entrega de conteúdo para a gestão da investigação. Isso exige currículos que abordem a ética dos dados, a lógica da argumentação e a mediação de processos de aprendizagem. O professor não será substituído pela IA se ele for o mentor que ensina o estudante a navegar no mar de dados com bússola própria. A exclusão aumentará drasticamente se continuarmos ignorando que a base do sistema precisa de uma nova gramática pedagógica.

*Miriã Salles é diretora do Colégio Santo Ivo.

Opinião: Leitura para salvar nossas meninas

0

*Maíra Weber

A violência contra meninas e mulheres, seja física ou simbólica, esteve sempre presente, tristemente, na realidade de diferentes sociedades ao redor do mundo. No Brasil, dados de 2025 indicam 1.568 feminicídios, o que representa uma alta de 4,7% em relação a 2024. E o pior: os números têm aumentado em 2026, com o crescimento de 3,49% registrado apenas em janeiro.

As obras de arte, ao longo do tempo, refletem a sociedade e retratam suas mazelas. As primeiras narrativas literárias voltadas ao público infantil, como os contos de fadas, por exemplo, carregam uma concepção estereotipada da mulher, intimamente ligada à visão de mundo moldada pela coletividade. Muitos clássicos ensinaram meninas a terem como ideal de vida um príncipe salvador e a naturalizar o distanciamento entre os papéis sociais concebidos para homens e mulheres na sociedade.

Ao longo do tempo, isso pode desencadear, inclusive, comportamentos extremistas, como retratado na excelente e multipremiada série britânica Adolescência, que mostra como meninos podem ser ludibriados por discursos misóginos que circulam nas redes sociais. Influenciadores associados ao chamado movimento red pill difundem a ideia de que mulheres devem ocupar um lugar inferior e disseminam a crença de que os homens são vítimas de um sistema social manipulado por mulheres.

Como enfrentar esse desafio? Romper esse ciclo pede mais do que discursos e legislações: exige formação crítica profunda para que ocorram transformações nas ações. É nesse contexto que a literatura pode se tornar uma poderosa aliada, ao trazer a ficção como substrato para o debate. O estudioso austríaco da mente humana Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de fadas, aponta que, para que a criança compreenda sua existência e dê sentido a seus sentimentos, precisa entrar em contato com recursos que possibilitem lidar com seus conflitos.

Assim, a literatura torna-se uma ferramenta importante. Ler é um processo individual de autoconhecimento: é um momento em que a pessoa está sozinha com suas sensações e reflexões – sem televisão, sem celular, sem videogame, sem conversas com outros. Quando se lê, entra-se em um mundo no qual o leitor faz sua própria interpretação da narrativa e reflete sobre questões amplas da humanidade, colocando-se no lugar dos personagens.

No entanto, é preciso qualificar a leitura. É necessário ultrapassar leituras de caráter utilitário, que utilizam o texto meramente como pretexto para atividades didáticas, prática encontrada durante muito tempo nas escolas do país. É importante escolher livros de literatura de qualidade, voltados à formação estética, capazes de educar as sensibilidades e de possibilitar ao leitor um espaço para refletir com criticidade e liberdade interpretativa.

Projetos de leitura literária na escola que engajam estudantes e até suas famílias com histórias que valorizem meninas e mulheres – que podem ser frágeis, fortes, mas sobretudo humanas – oferecem às crianças e aos jovens ferramentas simbólicas para enfrentar a violência e a desigualdade.

A literatura escrita por mulheres é fundamental para ampliar esse horizonte. Autoras como Marina Colasanti, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Conceição Evaristo revelam, em suas obras, a complexidade, a inteligência e a dignidade das experiências femininas. Ao ler essas vozes, jovens meninas e meninos podem rever seus pensamentos e comportamentos. Além disso, há uma imensidão de livros de literatura infantil e infantojuvenil de extrema qualidade – escritos por mulheres e por homens do Brasil e do mundo – que desmistificam o imaginário da fragilidade, da passividade e da inferioridade femininas. Inspirar projetos de mediação de leitura baseados em narrativas potentes pode salvar muitas vidas.

*Maíra Weber é doutora em Educação e pesquisadora do Instituto Positivo.

GFX inaugura polo em São José do Rio Preto e aposta no potencial econômico do noroeste paulista 

0

Empresa especializada em inteligência financeira escolhe a cidade como base estratégica para ampliar o acesso ao planejamento patrimonial integrado no interior de São Paulo 

Um dos principais polos econômicos e de serviços do interior paulista passa a contar com uma nova operação voltada à inteligência financeira. A GFX – Inteligência Financeira inaugura em 23 de junho seu novo polo em São José do Rio Preto, como parte do plano de expansão nacional da companhia. 

A chegada da empresa à cidade acompanha um movimento crescente da população por soluções que integrem planejamento financeiro, investimentos, proteção patrimonial, crédito e sucessão familiar. 

Fundada com o propósito de democratizar o acesso ao planejamento financeiro de alta performance, a GFX desenvolveu um modelo que reúne especialistas em diferentes áreas para construir estratégias completas para pessoas físicas, empresários e famílias. 

Economia de referência para o noroeste paulista 

A escolha de São José do Rio Preto ocorreu em função das características econômicas da região. Considerada referência para dezenas de municípios do noroeste paulista, a cidade reúne forte concentração de profissionais liberais, especialmente da área da saúde, empresários em fase de expansão e um mercado imobiliário aquecido. 

“São José do Rio Preto é uma cidade dinâmica e reúne características que dialogam diretamente com a proposta da GFX. Nossa chegada representa a oportunidade de aproximar a inteligência financeira de famílias, empresários e profissionais que buscam construir patrimônio de forma estruturada, protegida e sustentável”, afirma Philippe Enke Mathieu, fundador e CEO da GFX. 

Metodologia própria organiza a vida financeira 

A metodologia própria da GFX, denominada A Casa Financeira, organiza a construção patrimonial em quatro pilares: organização financeira, proteção, investimentos e planejamento sucessório. O objetivo é transformar patrimônio em legado por meio de uma visão integrada, diferentemente da atuação fragmentada tradicionalmente encontrada no mercado financeiro. 

Atualmente, a GFX soma mais de 12 mil clientes atendidos, mais de 200 consultores especializados, mais de 100 instituições parceiras e R$ 500 milhões em negócios realizados, além de crescimento superior a 100% ao ano. 

“São José do Rio Preto é uma das cidades mais dinâmicas do interior brasileiro e reúne características que dialogam diretamente com a proposta da GFX. Nossa chegada representa a oportunidade de aproximar a inteligência financeira de famílias, empresários e profissionais que buscam construir patrimônio de forma estruturada, protegida e sustentável ao longo das gerações”, afirma Philippe Enke Mathieu, fundador e CEO da GFX. 

A expansão para Rio Preto integra a estratégia nacional da companhia de ampliar sua presença regional e levar soluções de planejamento financeiro integrado para mercados considerados estratégicos.