Home Blog

Fazenda Rio Grande consolida crescimento e atrai novos investimentos imobiliários

De olho no crescimento da cidade, a Pride Construtora prepara um novo empreendimento em Fazenda Rio Grande

Nos últimos anos, Fazenda Rio Grande vem passando por uma importante transformação econômica e urbana. Aos poucos, o município deixa de ser visto apenas como uma cidade-dormitório e consolida sua posição como um polo de desenvolvimento, atraindo novos moradores, empresas e investimentos.

Segundo dados do IBGE, em 2025 a população da cidade atingiu 165.943 habitantes, com cerca de 4,4 mil novos moradores em apenas um ano. O crescimento de 2,7% superou a média estadual e impulsionou a expansão do comércio, dos serviços e da infraestrutura urbana.

Além do crescimento populacional, o município também tem se destacado em indicadores de qualidade de vida e segurança. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou Fazenda Rio Grande como a cidade mais segura da Região Metropolitana de Curitiba entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Em 2025, a cidade também ficou em 6º lugar no quesito qualidade de vida.

Esse cenário ampliou as oportunidades em diversos setores da economia, incluindo o mercado imobiliário, que acompanha a evolução da cidade e a crescente demanda por moradia.

Atenta a esse movimento, a Pride Construtora prepara um novo investimento em Fazenda Rio Grande, reforçando sua confiança no potencial de crescimento do município e seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento da região.

“Hoje, observamos uma mudança importante no perfil de Fazenda Rio Grande. A cidade deixou de ser apenas uma alternativa habitacional para quem trabalha em Curitiba e passou a reunir emprego, serviços, comércio e infraestrutura próprios. Esse amadurecimento do município cria um ambiente favorável para novos investimentos. Além disso, amplia as oportunidades para quem busca qualidade de vida sem abrir mão da mobilidade e da conveniência, afirma Vevianne Jacques, diretora comercial da Pride.

Nos próximos meses, a construtora apresentará oficialmente seu novo empreendimento na cidade. Essa iniciativa oferecerá mais uma alternativa habitacional para as famílias que desejam morar em um dos municípios que mais crescem na Região Metropolitana de Curitiba.

Sobre a Pride

Com 14 anos de experiência no mercado imobiliário paranaense, a Pride Construtora já entregou mais de 5 mil unidades em diversas cidades do Paraná. Parceira oficial do programa Minha Casa, Minha Vida, a empresa desenvolve empreendimentos voltados a quem deseja sair do aluguel ou investir com segurança, focando em qualidade construtiva, localização estratégica e atendimento transparente.

Por que o DNA brasileiro precisa de uma inteligência artificial própria? Pesquisadora responde em fórum no PR

0

Alerta foi apresentado durante fórum de tecnologia no Paraná; algoritmos importados ignoram mutações locais, como variante com alta incidência no Sul do país

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, tornou-se o epicentro da tecnologia aplicada na América Latina durante a realização da Conferência IA 360. Sediado no Biopark e realizado pela Faculdade Donaduzzi, o evento reuniu cientistas, grandes corporações e lideranças do agronegócio para discutir o impacto real da inteligência artificial desde a saúde pública até o chão de fábrica.

A abertura do fórum acendeu um alerta crítico sobre a urgência de “tropicalizar” as tecnologias importadas que chegam ao Brasil, especialmente na área da saúde. A pesquisadora Ana Carolina Ricciardi (Grupo Fleury / A.C. Camargo Cancer Center) revelou que os algoritmos globais padrão falham em diagnosticar com precisão a população brasileira por não estarem habituados aos riscos genéticos locais. Como exemplo, Ricciardi citou a Síndrome de Li-Fraumeni — uma condição hereditária de alta predisposição ao câncer. Enquanto a doença é considerada rara no restante do planeta, ela atinge um expressivo número de um a cada 472 recém-nascidos no Sul e Sudeste do Brasil, em decorrência de uma variante tipicamente nacional.

“Precisamos de algoritmos que entendam o DNA brasileiro, sob o risco de automatizarmos a invisibilidade da nossa própria população”, destacou a pesquisadora, defendendo a soberania de dados e o desenvolvimento de soluções voltadas à realidade genética do país.

Da ciência ao chão de fábrica

A necessidade de contextualizar a tecnologia deu o tom dos dois dias de discussões profundas. Se por um lado cientistas como Alejandro C. Frery (Victoria University of Wellington, da Nova Zelândia) demonstraram como a mesma matemática usada para mapear florestas por satélite pode ser refinada para detectar doenças humanas raras; por outro, trouxe o pragmatismo econômico para as empresas e para o agronegócio.

O destaque corporativo do segundo dia de palestras foi a apresentação dos chamados “sistemas agênticos” (arquiteturas de IA em que múltiplos agentes autônomos executam processos complexos) em painéis com a gigante de tecnologia NVIDIA e a Rankdone. A discussão demonstrou que a nova onda da IA vai muito além dos robôs de conversa (chatbots) comuns: o mercado agora adota agentes autônomos capazes de tomar decisões para otimizar o faturamento. No bloco focado em Agronegócio e Cooperativismo, especialistas da América Latina mostraram como essas ferramentas já preveem cenários de mercado e administram cadeias logísticas complexas, como a produção de grãos e a piscicultura, pilares da economia do Oeste do Paraná.

Para Leonardo Tampelini, coordenador do IA 360, colocar em evidência tanto os desafios éticos da saúde quanto o impacto financeiro das empresas reforça o propósito central do fórum. “Conseguimos cumprir a nossa meta de eliminar a distância entre a bancada acadêmica e o empresário. O que vimos não foi teoria abstrata, mas caminhos reais para gerar riqueza, poupar custos e salvar vidas por meio da tecnologia aplicada à nossa realidade”, avalia.

Com o encerramento desta edição, a Faculdade Donaduzzi, que conta com curso presencial de Bacharelado em IA com nota máxima no MEC, reforça o Paraná como um polo gerador de tecnologia consciente, registrando índice superior a 90% de empregabilidade e de inserção de seus alunos no mercado antes mesmo da formatura.

Sobre o Biopark

Nomeado pela Anprotec como o melhor hub de inovação do Brasil, o Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de três mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 130 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark (UFPR, UTFPR e IFPR, além da Faculdade e do Colégio Donaduzzi. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

“Mulher Bonita”: a música que está conquistando o público e virando assunto nas redes

O paranaense Renan Rozendo, carinhosamente conhecido por RR, lança mais um hit que, novamente, destaca a mulher. No sucesso passado “Mulher Labirinto”, a garota sumia de vista, fazendo o homem de gato e sapato. Agora, “Mulher Bonita” vem com a mesma proposta, de fazer ela ser a protagonista da história. A letra ressalta uma mulher que decide dar a volta por cima ao invés de chorar por um homem que só quer bagunça. Ela é quem resolve bagunçar com a cabeça e o coração do rapaz.

Quem acompanha a carreira de Renan Rozendo sabe que suas músicas têm uma mistura de malícia e brincadeira. Seu timbre marcante, voz potente, presença de palco e o charme que tem encantado a mulherada lhe garantem um combo perfeito que faz muita gente compara-lo ao jeitinho do saudoso Cristiano Araújo.

O músico, que além de cantor é também compositor, vem ganhando visibilidade na imprensa. Depois de 12 anos na estrada, a repercussão dessa música indica que esse é mais um grande momento para o sertanejo.  E não poderia ser diferente. O hit Mulher Bonita ganhou vida na interpretação de Renan Rozendo, com ritmo dançante e um refrão chiclete, mas a equipe envolvida fez toda a diferença. A composição do single é de Mateus Candotti, a produção artística é de Jimmy Oliveira e a divulgação está por conta da New Music.

A letra é leve e engraçada, mas permite também uma reflexão. Diferente das músicas que submetem a mulher a um lugar de lamentação, essa enfatiza aquela que decide virar o jogo. Então vale checar. Mas fica o conselho: ouça até o final para não tirar conclusões precipitadas, já que o refrão é “Mulher bonita não fica solteira”.

Uma brincadeira ou uma provocação? Tire suas conclusões. E dance bastante, por que essa música é também bem gostosa pra dançar.

Siga @renanrozendooficial no Instagram

E a canção você encontra em todas as plataformas digitais.

Senior Sistemas compra Salú por R$ 318,7 milhões

0

Operação vai ampliar o portfólio de HCM com uma plataforma completa de saúde ocupacional integrada à jornada de gestão de pessoas da companhia

A Senior Sistemas, uma das maiores empresas de tecnologia para gestão da América Latina, assinou o maior acordo de M&A de sua história para adquirir a Salú, HRtech especializada em saúde ocupacional, por R$ 318,7 milhões. O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de condições precedentes e à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Após concluída, a transação representará a aquisição de 100% da Salú pela Senior.

Fundada em 2020, com sede em São Paulo, a Salú atua na digitalização da jornada de saúde e segurança do trabalho por meio de uma plataforma SaaS combinada a uma operação especializada. A companhia atende mais de 800 clientes distribuídos em todos os estados brasileiros, soma mais de 1 milhão de agendamentos ocupacionais realizados e mais de 300 mil horas devolvidas aos times de RH por meio da automação de fluxos de saúde ocupacional. Entre seus clientes estão marcas como QuintoAndar, GPA, XP, C6 Bank, Afya e Ipiranga.

A Salú também vem sustentando uma trajetória acelerada de crescimento desde sua fundação, com CAGR de receita líquida de 115,5% nos últimos dois anos. Em 2025, a companhia registrou receita operacional líquida de R$ 76,8 milhões e margem EBITDA ajustada de 20,2%.

A aquisição reforça a estratégia da Senior de ampliar seu ecossistema de HCM (Gestão do Capital Humano). Com a Salú, o portfólio passa a contar com uma plataforma vocacionada para a saúde ocupacional, conectando processos como gestão de exames clínicos e laboratoriais, programas legais, PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), EPI (Equipamento de Proteção Individual), atestados, afastamentos, absenteísmo, ambulatórios corporativos e rede credenciada.

“A operação vai somar novas tecnologias às soluções de Segurança e Medicina do Trabalho da Senior, ampliando a oferta de “HCM end-to-end” da companhia”, afirma Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior. Atualmente, o HCM da Senior conta com soluções para folha de pagamento, ponto eletrônico, recrutamento e seleção, admissão digital, gestão de desempenho e carreira, desenvolvimento, analytics e demais etapas críticas da jornada do colaborador.

“A aquisição da Salú acelera uma frente estratégica para a Senior: integrar saúde ocupacional à jornada completa de gestão de pessoas. Esse é um tema cada vez mais relevante para as empresas, porque combina eficiência operacional, redução de riscos, compliance e melhor experiência para RHs e colaboradores. Com a Salú, avançamos em uma solução moderna, especializada e com evolução para uma experiência AI Native, capaz de consolidar informações, tarefas, riscos e recomendações em uma única visão para o RH”, completa o CEO da Senior.

“A Salú nasceu para transformar uma operação historicamente manual e fragmentada em uma experiência digital, simples e orientada por dados. Essa união com a Senior vai nos permitir acelerar essa visão em escala nacional, integrando saúde ocupacional ao coração da gestão de pessoas nas empresas. Há uma grande sinergia de cultura, foco em cliente e visão de produto, e acreditamos que essa conexão ampliará o valor entregue ao mercado”, afirma René Neme, CEO e cofundador da Salú, que permanecerá à frente da operação após a conclusão da transação.

Senior amplia escala em gestão de pessoas

Após a aprovação e conclusão da operação, a Senior ampliará ainda mais sua atuação com foco em gestão de pessoas, área em que administra mais de 11 milhões de vidas e processa 7 milhões de folhas de pagamento. Com a Salú, a Senior adicionará mais 460 mil vidas ativas sob gestão.

A companhia também estima que aproximadamente 18% das folhas de pagamento do país sejam processadas por suas soluções, reforçando sua presença em um setor marcado por eficiência operacional, conformidade regulatória e melhor experiência para os colaboradores.

Nos últimos 12 meses, até março de 2026, a Senior registrou receita líquida de R$ 1,2 bilhão, receita recorrente de R$ 1,1 bilhão, EBITDA de R$ 364,8 milhões e lucro líquido de R$ 264,3 milhões.

Sobre a Senior: A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Indústria, Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção e Logística. 38 anos de excelência já transformaram a gestão de mais de 14,5 mil empresas de médio e grande portes no Brasil e em outros países da América Latina. Com 15 filiais e mais de 3,8 mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior acredita que com sua profunda expertise e soluções tecnológicas tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo a maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.

Sobre a Salú: A Salú é uma HRtech brasileira orientada por dados e tecnologia, que simplifica a gestão de saúde ocupacional e corporativa nas empresas. Fundada em 2020 e sediada em São Paulo, a companhia combina plataforma SaaS e operação especializada para digitalizar processos de SST, exames, ASOs, programas legais, absenteísmo e rede credenciada. Hoje, apoia mais de 800 empresas, cuida de mais de 460 mil vidas e atua em diferentes setores e regiões do país. Reconhecida como uma das 20 empresas brasileiras em ascensão pelo prêmio LinkedIn Top Startups Brasil 2025, a Salú ajuda o RH a ganhar eficiência, reduzir atividades manuais e tomar decisões com mais inteligência.

Empreendedores migrantes apresentam negócios em feira aberta ao público nesta quinta-feira

Evento gratuito reúne empreendedores migrantes e refugiados formados pelo projeto Mega que teve uma edição especial no Vale do Pinhão

Quem busca conhecer histórias inspiradoras de empreendedorismo, apoiar pequenos negócios e valorizar a diversidade cultural terá uma oportunidade especial na Feira do Empreendedor Migrantes que acontece  próxima quinta-feira (25/6) na Unicuritiba ( Rua Chile, 1.678- Rebouças)

O evento marca o encerramento de mais uma turma do projeto Mega da Gerar (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) que teve uma edição específica para migrantes no Vale do Pinhão. 

Os participantes que já têm ou pretendem ter uma empresa receberam orientações sobre gestão, marketing, precificação, estruturação e formalização de negócios, conteúdos fundamentais para quem deseja empreender no Brasil.

A feira reunirá empreendedores migrantes e refugiados que participaram da capacitação oferecida pelo projeto e que agora terão a oportunidade de apresentar seus produtos, serviços e ideias de negócio ao público. A entrada é gratuita.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento, apoiar iniciativas como essa é uma forma de fortalecer a inclusão produtiva e ampliar as oportunidades de geração de renda na cidade.

“Curitiba é uma cidade que acolhe pessoas de diferentes nacionalidades e reconhece a riqueza que essa diversidade traz para a economia local. Ao apoiar eventos que oferecem capacitação e criar espaços para que esses empreendedores apresentem seus negócios, contribuímos para a geração de emprego, renda e desenvolvimento, além de fortalecer a integração dos migrantes e refugiados à nossa comunidade”, afirma o secretário.

Para a coordenadora do projeto Mega, Valquíria Crispim, a feira representa um momento importante de visibilidade e conexão para os participantes.

“A Feira do Empreendedor Migrantes é muito mais do que a conclusão de uma capacitação. É a oportunidade de apresentar talentos, produtos e histórias de superação para a comunidade. Esses empreendedores chegam com muita experiência e vontade de crescer. A feira ajuda a criar conexões, ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a integração dessas pessoas à economia local”, destaca.

Além de conhecer produtos e serviços desenvolvidos pelos participantes, os visitantes poderão conversar diretamente com os empreendedores, conhecer diferentes culturas e apoiar iniciativas que contribuem para a geração de renda e a inclusão social na cidade.

Serviço

Feira do Empreendedor Migrantes

Data: 25 de junho de 2026 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: Unicuritiba, Rua Chile, 1.678, Rebouças- Curitiba
Entrada gratuita

Foto: Levy Ferreira/SECOM 

Arraiá no Jockey: corridas, forró e sabores nordestinos animam o domingo em Curitiba

Programação gratuita reúne oito páreos, música ao vivo, comidas típicas, Copa Paraná de Inverno e atrações para toda a família

O clima das festas de São João vai tomar conta do Jockey Club do Paraná neste domingo, 28 de junho.  Além da tradicional programação de corridas ao vivo, o público poderá aproveitar uma verdadeira festa junina, com música, gastronomia típica, atrações para crianças e atividades para toda a família.

Ao todo, serão realizadas oito provas entre 13h e 17h30. Um dos grandes destaques da programação será a primeira edição da Copa Paraná de Inverno, que reunirá alguns dos melhores potros e potrancas do turfe paranaense em disputas que prometem movimentar a pista.

Enquanto os competidores entram em ação, os visitantes poderão curtir uma programação especial inspirada nas festas juninas. A animação ficará por conta da banda Calango Brabo, que apresentará um repertório com forró, músicas típicas de arraial e outros ritmos que fazem parte das celebrações desta época do ano.

A gastronomia será outro atrativo da festa. O público poderá saborear um almoço nordestino que reúne o melhor da culinária do sertão ao litoral do Nordeste. Entre os destaques estão pratos tradicionais como baião de dois, cuscuz, macaxeira amanteigada e carne de sol. Para a sobremesa, não faltarão clássicos das festas juninas, como bolo de milho, mungunzá e bolo de tapioca.

O mascote do Jockey também estará presente para recepcionar os visitantes e garantir a diversão das crianças.

Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento reforça a proposta do Jockey Club do Paraná de oferecer uma opção de lazer acessível para as famílias. O espaço conta com ampla área verde e permite que o público acompanhe de perto toda a emoção das corridas.

Serviço

Arraiá do Jockey Club do Paraná

Data: Domingo, 28 de junho
Horário do evento: das 12h às 17h30
Corridas: das 13h às 17h30
Local: Jockey Club do Paraná
Endereço: Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299, Tarumã
Entrada e estacionamento gratuitos

Toy Story 5 reacende debate sobre infância hiperconectada

0

Novo filme da Pixar coloca brinquedos em confronto com um tablet inteligente e provoca discussão sobre telas e desaparecimento do tempo livre

Woody, Buzz Lightyear e os brinquedos mais famosos do cinema enfrentam um novo adversário em Toy Story 5: um tablet inteligente chamado “Lilypad”, criado para disputar a atenção das crianças. Estreada nos cinemas brasileiros dia 18 de junho, a nova animação da Pixar e Disney já provoca debates entre educadores, psicólogos e especialistas em infância.

A nostalgia não é o único motivo das discussões. Ao transformar as telas no centro do conflito narrativo, a franquia reacende debates contemporâneos sobre excesso de estímulos digitais, agendas infantis superlotadas, escolas excessivamente conteudistas, violência urbana e o desaparecimento do tempo livre na infância.

A geração retratada nos primeiros filmes da franquia cresceu em um cenário marcado por brincadeiras presenciais, quintais, vizinhança e maior convivência espontânea entre crianças. Hoje, a realidade infantil é outra. As crianças têm mais acesso à informação, mas menos autonomia física. Estão hiperconectadas digitalmente, mas mais isoladas socialmente, de um modo geral.

Segundo a gerente pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais dos colégios da Rede Positivo, Hannyni Mesquita, a infância contemporânea passou a ser marcada por dois fenômenos simultâneos: hiperestimulação digital e hiperprodutividade. “Além do tempo diante das telas, muitas crianças vivem agendas semelhantes às de adultos, com atividades extracurriculares sucessivas, restando pouco espaço para o tempo livre, justamente uma das condições mais importantes para o brincar livre e para a imaginação infantil”, afirma.

Tempo livre virou problemaDurante décadas, o tédio era considerado parte natural da infância. Hoje, muitos especialistas observam uma crescente “demonização” do tempo livre. “Existe uma pressão permanente para que a criança esteja ocupada, produzindo, aprendendo ou sendo estimulada”, ressalta Hannyni.

Para ela, porém, é justamente nos momentos aparentemente “vazios” que surgem experiências fundamentais: invenção, criatividade, autonomia, imaginação e construção emocional. Uma caixa vira foguete. Um sofá vira castelo. Uma conversa vira brincadeira. “Sem tempo desacelerado, a infância perde parte de sua potência criativa”, alerta.

O desaparecimento das ruas também mudou a infânciaOutro ponto que atravessa o debate provocado por Toy Story 5 é a transformação dos espaços urbanos. Até os anos 1980 e 1990, crianças brincavam com mais liberdade em ruas, calçadas, praças e terrenos vazios.

Hoje, violência urbana, trânsito intenso, insegurança e hiperproteção reduziram drasticamente a circulação infantil. A consequência é uma infância mais confinada dentro de casa, em ambientes fechados e sob supervisão constante. Hannyni alerta que isso afeta diretamente o desenvolvimento socioemocional. “É nas brincadeiras espontâneas entre crianças que surgem aprendizados importantes sobre empatia, negociação, resolução de conflitos, cooperação e tolerância à frustração”, informa.

O problema não é demonizar a tecnologiaEspecialistas defendem que o debate deve evitar simplificações. Jogos digitais, plataformas online e redes sociais também podem funcionar como espaços de socialização, pertencimento e criação de identidade para crianças e adolescentes.

“O problema surge quando o universo digital substitui experiências sociais e presenciais, são usadas por horas e sem cuidado parental”, destaca. Segundo ela, uma infância sem convivência, sem movimento, sem natureza e sem tempo livre tende a empobrecer o desenvolvimento emocional e simbólico.

Uma nostalgia que também precisa de cuidadoO sucesso da franquia Toy Story também ativa memórias afetivas de adultos que cresceram em uma infância menos mediada por telas. Mas especialistas alertam para o risco de romantizar o passado.

“Infâncias anteriores conviviam com violência física naturalizada, pouca escuta emocional, desigualdade social extrema e ausência de debates sobre saúde mental. Por isso, o desafio contemporâneo não seria ‘voltar ao passado’, mas recuperar elementos fundamentais da experiência humana, como convivência, pertencimento, imaginação, autonomia, tempo livre e vínculos sociais”, afirma a gerente.

O alerta por trás do entretenimentoAo colocar brinquedos diante de um tablet inteligente capaz de monopolizar a atenção infantil, Toy Story 5 toca em uma inquietação compartilhada por muitas famílias: como equilibrar tecnologia, aprendizado, segurança e desenvolvimento emocional sem transformar a infância em uma experiência permanentemente acelerada e monitorada?

Para Hannyni, esse equilíbrio não passa apenas por retirar a tela das mãos das crianças. Para que o tempo longe dos dispositivos faça sentido, é preciso que existam adultos disponíveis para a interação, para a escuta, para a conversa e para a presença. “Talvez esse seja um dos maiores desafios da infância contemporânea: as crianças não são as únicas hiperconectadas. Pais, mães, educadores e cuidadores também vivem atravessados por notificações, urgências, jornadas exaustivas e pela dificuldade de estar verdadeiramente presentes”, alerta.

Nesse sentido, discutir o uso de telas na infância exige também olhar para o comportamento dos adultos. Como responsáveis pela formação das crianças e conscientes dos impactos que a hiperconexão tem produzido no desenvolvimento infantil, é necessário assumir uma posição ativa e responsável.

“A resposta talvez esteja menos em proibir telas e mais em reconstruir espaços de convivência, escuta e brincadeira. Porque, no fim, o maior risco contemporâneo pode não ser a tecnologia em si, mas uma infância cada vez mais entretida e cada vez menos vivida”, finaliza.

Projeto Moldando Futuro abre inscrições gratuitas para capacitação na área automotiva em Curitiba

0

Parceria da Escola do Funileiro e a Zurich Seguros oferece 48 bolsas de estudo em Campinas, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte

Estão abertas as inscrições para a nova edição do “Moldando o Futuro”, projeto realizado pela Zurich Seguros em parceria com a Escola do Funileiro, centro de formação em reparação automotiva pertencente à holding Escola do Mecânico. Voltado a mulheres, jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas 50+, o projeto busca ampliar o acesso à qualificação profissional e contribuir para a formação de mão de obra especializada para o setor de reparação automotiva.

As inscrições seguem abertas até 30 de junho e devem ser realizadas pelo formulário oficial. A seleção será feita a partir de questionário socioeconômico e entrevistas com os candidatos. A iniciativa oferece 48 bolsas de estudo gratuitas para capacitação profissional nas áreas de funilaria, preparação e pintura automotiva, com turmas em Campinas, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. As aulas terão início em julho.

A iniciativa ocorre em um contexto de aquecimento do mercado de reparação automotiva no país. O setor movimenta cerca de R$ 10 bilhões ao ano e ganha ainda mais relevância diante do envelhecimento da frota brasileira, cuja idade média já ultrapassa 10 anos. Esse cenário amplia a demanda por serviços especializados e reforça a necessidade de formação de profissionais qualificados para atender às novas exigências da cadeia automotiva.

“A expectativa é que os recém-formados, após a qualificação, possam ter oportunidades no mercado de trabalho. Essa é uma parceria que fortalecerá ainda mais o setor de reparação e ajudará oficinas no recrutamento de profissionais preparados para atender a grande demanda do mercado.”, diz Sandra Nalli, fundadora da Escola do Funileiro, profissional que tem mais de 30 anos de experiência no segmento.

Para a Zurich, o Moldando Futuro contribui para responder a um desafio relevante para no setor automotivo: a formação de mão de obra qualificada para a cadeia de reparação. Ao aproximar capacitação técnica, parceiros especializados e oportunidade de desenvolvimento profissional, o projeto gera impacto positivo para os participantes e para as oficinas, clientes e empresas do setor.‘’Quando apoiamos a formação de novos profissionais, contribuímos para uma cadeia de reparação mais preparada e conectada às necessidades do mercado. O projeto une capacitação, inclusão e oportunidades reais de desenvolvimento’’, afirma Fabio Santos Silva, superintendente de Sinistro da Zurich Seguros.

A iniciativa se conecta à estratégia de sustentabilidade da Zurich Seguros ao integrar formação profissional, diversidade e empoderamento econômico. Com foco em públicos com menor acesso a oportunidades, o Moldando Futuro contribui para que mais pessoas possam desenvolver autonomia e construir novas trajetórias no mercado de trabalho. O projeto também fortalece práticas alinhadas à economia circular, ao valorizar a reparabilidade de peças e componentes automotivos, contribuindo para o melhor aproveitamento de materiais e para a redução da geração de resíduos na cadeia de reparação.

Em 2026, a iniciativa passa a contar com uma estrutura mais clara de acompanhamento da jornada dos alunos, com monitoramento de indicadores como taxa de conclusão, frequência, evasão e empregabilidade após a formação. Os participantes também poderão contar com o apoio das plataformas de empregabilidade da Escola do Mecânico, como os aplicativos: Emprega Funileiro, Emprega Mecânico e Emprega+, que conectam candidatos em busca de oportunidades a empresas do setor. Atualmente, 30% dos jovens formados pela escola já foram encaminhados ao mercado de trabalho, o que representa cerca de 40 mil alunos.

Na edição de 2025, o Moldando o Futuro formou 38 alunos em turmas realizadas em Belo Horizonte e São Paulo. Em 2026, o projeto amplia a sua atuação para novas regiões e passa a contar com novos cursos, além de acompanhamento pré e pós-empregabilidade.

BYD Servopa apresenta Sealion 7 em lançamento exclusivo inspirado no universo das galerias de arte

0

Evento transforma o novo SUV coupé elétrico da BYD em obra central de uma exposição privada em Curitiba

A BYD Servopa realiza, no dia 23 de junho, em Curitiba, o lançamento oficial do BYD Sealion 7, o mais recente modelo da marca no Brasil. Para apresentar o modelo ao público convidado, a concessionária preparou uma experiência exclusiva com o conceito “Coleção Oceânica”, transformando o showroom em uma verdadeira galeria de arte.

Mais do que lançar um novo veículo, a proposta do evento é apresentar o Sealion 7 como uma obra central dentro de uma exposição cuidadosamente pensada para valorizar design, tecnologia, movimento e natureza. O modelo, que chega ao mercado pelo valor de R$ 339.990, une elegância, desempenho e sofisticação em um SUV coupé 100% elétrico.

Com até 360 km de autonomia PBEV, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e 531 cv de potência máxima, o BYD Sealion 7 traduz em sua construção a força e a fluidez do universo marinho, combinando linhas expressivas, presença imponente e alta tecnologia.

Na experiência criada pela BYD Servopa, o showroom deixa de ser apenas um espaço comercial e passa a funcionar como uma galeria. Os convidados não serão recebidos apenas como clientes, mas também como colecionadores em potencial, com acesso a uma abertura privada antes da apresentação da nova obra da marca ao público.

A ambientação do evento contará com uma narrativa inspirada no universo oceânico, reforçando a relação entre os modelos da BYD e os animais marinhos que inspiram seus nomes e conceitos. A ideia é apresentar os veículos como peças de uma coleção, com quadros, iluminação especial e fichas explicativas no estilo clássico das galerias de arte, destacando a inspiração, o conceito e os atributos de cada modelo.

O Sealion 7 será a obra principal da exposição. Ao seu redor, os demais modelos da marca compõem a chamada Coleção Oceânica, evidenciando como a BYD une natureza, inovação e mobilidade elétrica em uma linguagem própria de design.

“O Sealion 7 simboliza um novo capítulo para a BYD Servopa. É um modelo que reúne design, tecnologia, performance e elegância em uma proposta muito sofisticada. Por isso, pensamos em um lançamento que fosse além da apresentação de um veículo: queríamos criar uma experiência capaz de traduzir tudo o que esse SUV coupé representa, colocando o carro no centro da cena como uma verdadeira obra de arte”, destaca o gestor da BYD Servopa, William Mendes.

Com o lançamento, a BYD Servopa reforça sua atuação no segmento de veículos eletrificados premium e consolida seu compromisso em oferecer ao público paranaense experiências que unem tecnologia, sofisticação, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

Sobre o Grupo Servopa

Há 70 anos atuando no mercado, o Grupo Servopa se consolidou como um dos principais grupos do setor automotivo no Brasil, representando 15 marcas de renome como Volkswagen, Audi, Hyundai, BYD, GAC, Honda, Peugeot, Volvo e Harley-Davidson. Com sede em Curitiba (PR), reúne operações em concessionárias de veículos, consórcios e serviços relacionados, com 52 lojas distribuídas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Paraná ocupa a 2ª posição no ranking nacional e reforça tendência de esporte com propósito também no ambiente corporativo

0

Smile Movement, da Neodent, transforma quilômetros percorridos em apoio a projetos de saúde bucal voltados para populações vulneráveis

O Paraná consolidou-se como um dos principais polos da corrida de rua no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), o número de provas oficiais realizadas no país cresceu 85% em 2025, passando de 2.827 para 5.241 eventos. No ranking nacional, o Paraná aparece na segunda posição, com 645 corridas realizadas ao longo do ano, atrás apenas de São Paulo, que registrou 1.311 provas.

O avanço da modalidade reflete uma mudança de comportamento cada vez mais evidente: correr deixou de ser apenas uma atividade física para se tornar uma ferramenta de bem-estar, socialização e propósito. Essa tendência também é observada dentro das empresas, que vêm encontrando no esporte uma forma de estimular hábitos saudáveis e fortalecer o engajamento dos colaboradores.

É nesse contexto que surgiu o Smile Movement, iniciativa global do grupo suíço Straumann, do qual a paranaense Neodent faz parte. A líder em implantes dentários transforma quilômetros percorridos em doações destinadas a projetos de saúde bucal em diferentes regiões do mundo. A ação convida colaboradores a registrarem caminhadas, corridas e pedaladas em grupo por meio de um aplicativo. A cada quilômetro percorrido, o Grupo Straumann destina recursos à sua fundação global, responsável por apoiar programas sociais voltados para a ampliação do acesso à odontologia.

“O Smile Movement é muito mais do que uma campanha de incentivo ao esporte: é uma ação global que conecta pessoas e promove bem-estar e impacto social. Temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de tantos outros países, reforçando nosso compromisso com a saúde bucal e com uma vida mais saudável para todos. Em 2025, o Brasil se destacou como o país com maior engajamento na iniciativa”, afirma o vice-presidente da Neodent, Almir Zvetz.

A iniciativa ganha ainda mais relevância em um estado como o Paraná, onde a cultura esportiva está em plena expansão e que também abriga a sede da Neodent, em Curitiba. Fundada há mais de 30 anos na capital paranaense, a empresa, que é patrocinadora oficial do Esporte Olímpico Brasileiro, tem como propósito criar novos sorrisos todos os dias.

A ação reforça uma cultura já consolidada dentro da companhia. Há mais de duas décadas, a Neodent promove iniciativas de incentivo ao esporte entre os colaboradores, incluindo equipes de corrida, futebol, ciclismo, triatlo e vôlei. Além disso, a empresa incentiva a participação em provas esportivas realizadas em diversas regiões do país, fortalecendo o senso de comunidade e a qualidade de vida dos profissionais.

Entre os participantes da iniciativa está o gerente de facilities da Neodent, Guilherme Stival, praticante assíduo de corrida de rua. Recentemente, ele concluiu os 42 quilômetros da Maratona de Guaratuba e integra ativamente o Smile Movement, contribuindo para ampliar o impacto social do projeto. Para ele, a iniciativa traz uma motivação extra para manter a prática esportiva. “Saber que cada quilômetro percorrido pode contribuir para levar saúde bucal a pessoas que precisam torna a experiência ainda mais significativa. O Smile Movement une duas coisas que valorizo muito: cuidar da saúde e gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas”, afirma.

Mais do que estimular a prática esportiva, o Smile Movement integra uma estratégia mais ampla de impacto social. Os recursos arrecadados contribuem para programas que levam atendimento odontológico a populações em situação de vulnerabilidade e a regiões de difícil acesso. Entre eles, está a Expedição Novos Sorrisos, iniciativa da Neodent, apoiada pela Straumann Group Foundation, que há 10 anos leva cuidados bucais, informação e conscientização a todas as regiões do Brasil. 

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 98 paísesa Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.