Home Blog Page 10

Inscrições abertas para bolsas de estudos a novos alunos no Colégio Sinerge

Com inscrições gratuitas, as vagas são limitadas e as provas acontecem em novembro

Já estão abertas as inscrições para o ingresso a novos alunos ao Colégio Sinerge, do Grupo GERAR – para o ensino médio técnico. O público-alvo são para estudantes de ensino público ou privado, que tenham concluído o Ensino fundamental – Anos Finais ou que cursarão o 1º ano do Ensino Médio em 2026.

As provas acontecerão em duas edições: dia 08 de novembro (sábado), às 08h e 13 de dezembro, também às 08h. Vale destacar que serão contempladas 5 bolsas, dos quais 1 bolsa integral e 4 bolsas gradativas (com descontos proporcionais de acordo com a posição do aluno) – e serão  concedidas de acordo com o desempenho dos candidatos nas provas.

“O Colégio Sinerge convida todos os estudantes que desejam dar um passo importante em sua trajetória acadêmica a participarem do processo de ingresso para o Ensino Médio Técnico 2026. Nosso objetivo é oferecer uma formação completa, que une excelência acadêmica, desenvolvimento pessoal e preparo para o futuro. As bolsas de estudo são uma oportunidade para que mais jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, com o acolhimento e o compromisso que marcam a nossa instituição”, destaca Francisco Essert, presidente do Conselho Diretor da GERAR.

As inscrições para o dia 8 de novembro já pode ser realizadas por meio do link:

https://forms.gle/oVKjLCtDGXaekYpW7

Sobre a prova

A prova terá 25 questões objetivas, com conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental e uma redação de no mínimo 15 linhas dissertativo-argumentativa. Para esclarecimento de qualquer dúvida, o pai ou responsável pode entrar em contato pelo e-mail secretaria@colegiosinerge.com.br ou pelo telefone (41) 9 9895-0125.

Sobre o Colégio Sinerge

O Colégio Sinerge, de instituição privada, conta com uma equipe de professores qualificados recrutados para oferecer o melhor ensino da região. Atento às mudanças do Ensino Médio Técnico, o Colégio Sinerge conta com aulas presenciais. O espaço, sede matriz da GERAR em Curitiba, conta atualmente com 12 salas de aulas; 3 laboratórios de informática; 1 de ciências; 1 de administração e 1 voltado a desenvolvimento de sistemas

Sicredi lança o Prêmio Sicredi Comunicação em Rede e abre inscrições para jornalistas e criadores de conteúdo

0

Iniciativa reforça a importância do jornalismo e da produção de conteúdo
para o fomento do cooperativismo de crédito para a sociedade

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9,5 milhões de associados, anuncia a abertura das inscrições para a primeira edição do Prêmio Sicredi Comunicação em Rede, que irá reconhecer e premiar jornalistas e criadores de conteúdo que publicaram materiais sobre o cooperativismo de crédito no país. O lançamento acontece durante o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião do Sicredi, em Porto Alegre (RS).


O lançamento do Prêmio faz parte do movimento da marca em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas (2025), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). As matérias inscritas deverão retratar a temática do cooperativismo de crédito no Brasil.


A iniciativa reforça o compromisso da Instituição com o fortalecimento do jornalismo brasileiro e com a criação de conteúdos qualificados e genuínos, que valorizem o impacto do cooperativismo de crédito na transformação de realidades por meio da inclusão financeira, e o desenvolvimento social e local e da cooperação entre pessoas.

Com premiação total de R$220 mil, o concurso está dividido em duas categorias principais: Jornalistas Profissionais (com subcategorias em texto, áudio e audiovisual, nos âmbitos nacional, regional e local) e Comunicadores em Rede (criadores de conteúdo digital com projetos multimídia). No total serão 11 prêmios de R$ 20 mil.

“O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspiram, conscientizem e fortaleçam nossa identidade cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.

Podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede:

Jornalistas profissionais: autores de matérias publicadas em veículos da imprensa brasileira, em língua portuguesa, entre 07 de outubro de 2025 a 30 de junho de 2026. Serão aceitos conteúdos nos formatos texto, áudio e audiovisual, veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão.

Comunicadores em rede (criadores de conteúdo digital): autores de conteúdos originais sobre cooperativismo de crédito, publicados em blogs, mídias sociais, podcasts, serviços de streaming ou outras plataformas digitais, desde que em língua portuguesa, com link público. Como requisito, o participante deve possuir um mínimo de 5.000 seguidores em pelo menos um único perfil de rede social.

Todos os participantes devem ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliados no Brasil, com cadastro regular no CPF. Os materiais inscritos serão avaliados a partir de critérioscomo: ​técnico (qualidade da produção, apuração jornalística, inovação); ​impacto (relevância social, alcance, influência)​ e ​criatividade (originalidade, engajamento).

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas até 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo site www.sicredi.com.br/premio-comunicacao-em-rede

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui   Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok  

Campanha “Histórias Sem Fim” busca reverter cenário e resgatar hábito de leitura

0

Ação realizada pelo Shopping Palladium, reforça campanha institucional e arrecada livros para casas de leitura e tubotecas de Curitiba

A mais recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2024, trouxe um dado alarmante: o país perdeu 6,7 milhões de leitores em quatro anos e, pela primeira vez na série histórica, a proporção de não leitores (53%) superou a de leitores (47%). Para ajudar a transformar este cenário, a campanha “Histórias sem Fim” chega a Curitiba entre os dias 3 e 13 de outubro com a proposta de fortalecer o acesso ao livro e incentivar a leitura em todas as idades.

A ação realizada pelo Shopping Palladium Curitiba convida o público a doar livros em bom estado de conservação. A iniciativa faz parte da campanha institucional “Na real, a vida pode ser mais”, que reforça a proposta de resgatar experiências fora do ambiente digital. “Ao propor aos nossos clientes doar livros, estamos incentivando mais do que um gesto solidário: convidamos a mergulhar em histórias, estimular a imaginação e compartilhar conhecimento. A leitura é um elo entre gerações, um exercício de conexão que dialoga diretamente com os nossos valores”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

O ponto de coleta das doações está localizado no piso L3 do shopping, próximo ao IMAX, em um espaço ambientado como uma grande biblioteca. Cada doador receberá um brinde como forma de agradecimento. A ação conta com o apoio das Livrarias Curitiba.

Todos os exemplares arrecadados serão destinados para o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e distribuídos para 16 casas de leitura e 10 tubotecas da cidade, ampliando o alcance das histórias para milhares de pessoas.

Para a diretora-executiva do ICAC, Juliana Midori, a iniciativa reforça a importância do livro na formação e no desenvolvimento, além de ser uma importante ferramenta de inclusão, educação e cidadania. “A literatura tem o poder de transformar a sociedade. Ficamos felizes com essa iniciativa, pois o shopping tem um grande poder de alcance e impacto”, afirma.

Serviço

Campanha Histórias Sem Fim

Local: Shopping Palladium Curitiba – Av. Pres. Kennedy, 4121, Portão (Piso L3)
Data: 3 a 13 de outubro

Sobre o Palladium Curitiba
Um dos empreendimentos do Grupo Tacla, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008. É considerado o shopping com maior mix do Sul do Brasil, com 154 mil m² de área construída e cerca de 350 lojas. O mall recebe uma média de 1,5 milhão de visitantes por mês e reúne ainda oito salas multiplex de cinema UCI, incluindo uma sala IMAX com a maior tela do país. O empreendimento é administrado pelo Grupo Tacla Shopping, que conta com outros 11 centros comerciais nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Com foco na Black Friday e Natal, Palladium Curitiba realiza Mutirão de Empregos com mais de 60 lojas

0

Ação oferece aproximadamente 500 vagas em shoppings da capital e conecta lojistas e candidatos às oportunidades de fim de ano

O Shopping Palladium Curitiba realiza no dia 14 de outubro, das 8h às 11h, mais uma edição do Mutirão de Empregos com a participação de aproximadamente 60 lojas do empreendimento. A ação tem como objetivo apoiar os lojistas na formação de equipes para o período de maior movimento do comércio, que inclui a Black Friday e o Natal.

Serão cerca de 500 vagas disponíveis, sendo 250 delas para atuação no próprio shopping, localizado no bairro Portão, e as demais em outros empreendimentos da capital. Entre as lojas participantes estão grandes redes, como Lojas Renner, Riachuelo, Magazine Luiza, Centauro, Life Vivara, Natura, O Boticário e McDonald’s, além das lojas de menor porte e em áreas operacionais do Palladium. As oportunidades são para cargos fixos e temporários, com foco em vendas, atendimento, estoque, logística e alimentação. Durante o mutirão, os candidatos poderão entregar seus currículos diretamente nas lojas de interesse. Para participar do evento é fundamental levar cópias do currículo, além da versão digital para envio por e-mail ou WhatsApp. 

“O Feirão é uma iniciativa de apoio direto aos nossos lojistas, que se preparam para o período mais intenso do varejo. Esse trabalho faz parte de uma série de iniciativas, como o programa Master Lojista, com capacitação contínua, orientações de gestão e estratégias de marketing voltadas a fortalecer os negócios e aumentar as vendas”, explica a gerente de Marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

Ela lembra ainda que o Mutirão de Empregos reforça o compromisso do Palladium com o desenvolvimento local, em um formato que aproxima as empresas de quem busca um recomeço. “Com esse movimento, conectamos quem precisa contratar com quem procura uma oportunidade. O comércio é um setor dinâmico e muito promissor para quem se dedica e o fim de ano pode representar o início de uma nova trajetória profissional”, finaliza.

O Mutirão terá apoio da Agência do Trabalhador de Curitiba, que vai disponibilizar parte das vagas no sistema, podendo ser acessadas diretamente na agência ou pela carteira de trabalho digital. No próximo dia 14, funcionários da Agência estarão no shopping para receber o currículo dos candidatos que participarem e não conseguirem um agendamento de entrevista. 

Serviço
Mutirão de Empregos Palladium Curitiba
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: das 8h às 11h
Local: Shopping Palladium Curitiba – Av. Presidente Kennedy, 4121, Portão

Sobre o Palladium Curitiba
Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 e é considerado o centro de compras com o maior mix do Sul do país. O shopping recebe, em média, 1,5 milhão de visitantes por mês e reúne cerca de 350 lojas, praça de alimentação com mais de 25 opções de fast-food, Boulevard com oito restaurantes e oito salas de cinema UCI, incluindo a sala IMAX – com a maior tela do Brasil. Mais informações em palladiumcuritiba.com.br

Flores da primavera: 3 plantas nativas que trazem cor e vida à decoração

Plantio purifica o ambiente, renova a energia e traz aconchego; veja como cultivar

Com a primavera, a casa ganha mais luz, cor e vitalidade. Uma forma sustentável  de celebrar a estação é incluir plantas nativas brasileiras na decoração. Além da beleza, essas espécies favorecem  a biodiversidade, atraem polinizadores e contribuem para o equilíbrio ambiental, mesmo em áreas urbanas. Além de deixarem a casa mais bonita e cheirosa, o paisagismo preenche e transforma o lugar, conferindo uma sensação de serenidade, alegria e aconchego. 

O arquiteto da incorporadora paranaense GT Building, Fabio Lima, indica quatro espécies ideais para esta época, considerando as condições de luz e umidade de cada ambiente antes de escolher as plantas: 

1. Manacá-da-serra: 

Árvore ornamental com flores que mudam do branco ao lilás e depois ao roxo. Pode ser cultivada em vasos grandes ou pequenos jardins, atraindo borboletas e abelhas.
Dica de uso: posicione na entrada ou em varandas amplas para maior impacto visual.

2. Ipê-amarelo: 

Símbolo da flora brasileira, exibe flores vibrantes que remetem à renovação. Embora seja conhecido pelo porte, há versões anãs  que podem ser cultivadas em vasos.
Dica de uso: perfeito para varandas ensolaradas e bem ventiladas.

3. Begônia-cerosa: 

Herbácea resistente, de fácil cultivo, com flores em rosa, vermelho ou branco. Vai bem em vasos, jardineiras e floreiras suspensas.

Dica de uso: excelente para nichos, estantes ou bancadas, trazendo cor e delicadeza.

Decoração com propósito

Ao escolher plantas nativas, é possível valorizar o bioma brasileiro, apoiar a fauna local e estimular a regeneração dos ecossistemas. Mais do que estética, o paisagismo regenerativo prioriza a consciência ambiental e bem-estar.

Natura Ekos relança linha de Andiroba com foco no bem-estar e poder anti cansaço

0

Natura Ekos relança linha de Andiroba com foco no bem-estar e poder anti cansaço

A coleção é um tratamento cosmético potente e inovador para os dias exaustivos, que relaxa as tensões corporais diárias e oferece o ritual perfeito para restaurar a pele 

Pensando no bem-estar dos seus consumidores, a Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina*, anuncia o lançamento de novos produtos da linha Natura Ekos Andiroba, que chega ao mercado com uma proposta ainda mais potente e sensorial: transformar esse bioativo amazônico em um tratamento anticansaço, que restaura a pele e alivia as tensões do corpo. Com fórmulas renovadas e eficácia comprovada, a linha une natureza à ciência da cosmética, entregando resultados visíveis e sensações perceptíveis já nas primeiras aplicações. 

A linha completa foi pensada para proporcionar uma experiência sensorial profunda e restauradora em um único ritual anticansaço. Os benefícios são expressivos – durante os testes realizados com as consumidoras, os produtos da linha Natura Ekos Andiroba demonstraram contribuir com a redução de até 94% das tensões corporais, aliviar em até 70% a sensação de cansaço no corpo e auxiliar em até 74% na diminuição da retenção de líquido. O ritual de autocuidado foi pensado para atender às demandas de uma rotina cada vez mais intensa, oferecendo alívio, bem-estar e renovação para o dia a dia.

A linha Natura Ekos Andiroba conta com cinco produtos: a Polpa Hidratante para o Corpo, que alivia a sensação de cansaço e hidrata por até 72 horas; o Óleo Trifásico Desodorante Corporal, melhora a textura da pele, deixando-a mais iluminada e hidratada ao longo do dias; o Fluido de Massagem, ideal para auxiliar no relaxamento das tensões diárias que se acumulam nas costas, ombros, pescoço, pernas e pés; o Esfoliante Térmico, que aquece a pele em contato com a água, auxiliando no relaxamento das tensões diárias; e para finalizar, o Sabonete em Barra Massageador, com espuma cremosa que limpa e massageia a pele sem ressecar

Café Natura Ekos em São Paulo

E para promover o relançamento de Ekos Andiroba, a Natura inaugurou um café exclusivo com programação gratuita e aberta ao público, onde une experiências sensoriais, como aula de yoga, pintura em Cerâmica, além de massagem Bluma, com produtos da linha. O café ficará disponível ao público no Três Trópicos em Pinheiros, São Paulo, durante o mês de outubro. As vagas são abertas semanalmente, toda segunda-feira e quarta-feira, às 12h, com inscrições e informações no link.

Mais detalhes dos lançamentos

Polpa Hidratante para o Corpo Natura Ekos Andiroba (R$88,90)
Sua pele restaurada e hidratada por até 72 horas. Rico em óleo bruto de Andiroba, auxilia no alívio da sensação de cansaço do corpo, deixando a pele mais nutrida e com aspecto saudável. Com textura cremosa e rápida absorção, proporciona um ritual de cuidado e bem estar prazeroso.

Óleo Trifásico Desodorante Corporal Natura Ekos Andiroba – R$96,90
Novo Natura Ekos Andiroba, mesma fragrância e textura, mais potência para a sua pele. Melhora a textura da pele, deixando-a mais iluminada e hidratada. Restaura a pele, alivia a sensação de cansaço do corpo e forma um filme protetor. Fragrância revigorante, textura surpreendente e não pegajosa.

Fluido de Massagem para o Corpo Natura Ekos Andiroba – R$76,90
Auxilia no relaxamento das tensões diárias que se acumulam nas costas, ombros, pescoço, pernas e pés. Reduz a sensação de inchaço do corpo e alivia a sensação de cansaço das pernas e pés

Esfoliante Térmico Natura Ekos Andiroba – R$89,90
Esfolia e aquece a pele para auxiliar no relaxamento das tensões diárias. Ajuda a aliviar a sensação de cansaço corporal.

Sabonete em Barra Massageador Puro Vegetal Natura Ekos Andiroba – R$26,90
Limpa e massageia a pele sem ressecar. Potência anti cansaço, restaura a pele e ajuda a aliviar as tensões do corpo. Com espuma cremosa, ideal para um banho relaxante. Perfuma a pele com notas verdes e frescas.

Todos os produtos de Natura Ekos Andiroba estão disponíveis no site oficial da marca www.natura.com.br, nas lojas físicas ou com a Consultora de Beleza Natura mais próxima de você.

¹Fonte: Euromonitor International Limited, Beleza e Cuidados Pessoais edição 2025; Marca Guarda-Chuva Natura: Vendas no varejo em valor (RSP), dados referentes à 2024.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Praça do Japão ficou rosa para lembrar o mês de prevenção ao câncer de mama 

0

Praça do Japão ficou rosa para lembrar o mês de prevenção ao câncer de mama 

O exercício físico é uma das recomendações para a prevenção do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 73 mil novos casos por ano no país. Apesar da alta incidência, quando diagnosticado precocemente, as chances de tratamento bem-sucedido superam 90%. E para dar início ao Outubro Rosa, o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) deixou a Praça do Japão rosa no último sábado, 04 de outubro. O ponto turístico ficou repleto de balões rosas para receber uma aula de ritmos latinos e alongamento em parceria com a academia WePlay.

“Foi uma alegria participar dessa ação e ver tantas pessoas engajadas no Outubro Rosa. Estimamos que uma em cada oito mulheres receberá o diagnóstico de câncer de mama em algum momento da vida, por isso o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e permitir tratamentos menos tóxicos. O autoconhecimento e os exames de rastreio são fundamentais nessa jornada. Também reforçamos a importância da atividade física regular, que pode reduzir em até 40% o risco da doença. A parceria entre o IOP e a WePlay mostrou como a informação e o movimento podem caminhar juntos pela saúde e pela prevenção”, afirmou o Dr. Luís Felipe Matiusso de Souza, oncologista clínico e responsável técnico do IOP.

“Essa parceria teve um significado muito importante pra mim, porque passei pelo tratamento de câncer de mama no IOP e tenho um carinho enorme por toda a equipe, pelos médicos e profissionais que me acompanharam com tanto cuidado. O aulão do Outubro Rosa reforçou a importância da atividade física antes, durante e depois do tratamento oncológico, além de promover informação e acolhimento. O IOP esteve presente com uma equipe incrível, levando orientações e conscientização sobre o diagnóstico precoce, que salva vidas”, contou Márcia Massan, da WePlay Batel.

Fique de olho nas próximas atividades

O IOP se une ao Yoga no Parque para levar consciência, autocuidado e bem-estar. Dia 11, no Barigui e Botânico. Dia 12 nas Ruínas de São Francisco. E dias 18 e 25, no Barigui e Botânico. Sábados às 9h30 e domingos, às 9h.

No dia 14 de outubro, pacientes do IOP serão convidadas a entrar em campo com os jogadores do Athletico Paranaense.

E no dia 26 de outubro, a Caminhada IOP terá um percurso de aproximadamente 3 km, saindo da unidade da Mateus Leme até a Pedreira Paulo Leminski, reunindo pacientes, colaboradores, médicos e a comunidade em uma atividade física para fechar o mês do Outubro Rosa. 

Sobre o Grupo Med4U

A Med4U é uma holding que engloba algumas das marcas mais reconhecidas no setor da saúde, oferecendo soluções integradas e inovadoras para pacientes e profissionais. Entre as empresas que fazem parte da Med4U estão o IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), o IOP Educa, o IOP Pesquisa, o Valencis, a Spesia e o centro de radioterapia Oncoville. Juntas, essas instituições formam um grupo dedicado à excelência no cuidado oncológico, educação e inovação em saúde.

O IOP, a marca mais antiga do grupo, que completou 30 anos de atuação em 2025, continua sendo uma referência no tratamento do câncer. Com quatro sedes em Curitiba (PR), o IOP se destaca por suas parcerias estratégicas, como a aliança com o Hospital São Marcelino Champagnat que oferece um tratamento integrado no formato câncer center e a parceria com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sendo a única clínica no sul do Brasil a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. O IOP também se destaca por ter o mais alto nível de acreditação de qualidade no Paraná (única clínica de oncologia ONA 3) e também por ter sido eleita a melhor clínica de oncologia de Curitiba em 2024, pelo prêmio TOPVIEW Mais Saúde.

O IOP oferece tratamentos avançados e humanizados, utilizando tecnologia de ponta e uma abordagem multidisciplinar, que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além disso, terapias complementares como cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia ajudam a proporcionar um cuidado mais completo e humanizado.

Para mais informações ou para agendar sua consulta, acesse nosso site: https://iop.com.br

IOP: Há 30 anos cultivando histórias, cuidando de pessoas.

Mais informações

Mateus Leme
Rua Mateus Leme, 2631 B
(41) 3207-9797

Batel
Rua Saldanha Marinho, 1814
(41) 3207-9798

Oncoville
Marginal Rodovia BR-277, 1437
(41) 3099-5800

Hospital São Marcelino Champagnat
Av. Presidente Affonso Camargo, 1399
(41) 3087-7600

Artista curitibano Felipe Scandelari apresenta releituras de grandes obras da história da arte em sua série Renascimento 

0

Felipe Scandelari é um artista de destaque no circuito artístico curitibano, com suas pinturas figurativas, através da técnica clássica do óleo. Em sua série de quadros, Renascimento, Scandelari cria releituras com base nos grandes mestres. Nascido em Curitiba, em 1981, onde vive e trabalha, formou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2006. Atualmente, é representado pela Sève Art Galeria, com sede em Curitiba.

Seu processo criativo parte de referências renascentistas, que funcionam como ponto de partida para composições contemporâneas. A fotografia integra a etapa inicial: familiares, amigos ou imagens coletadas online assumem o lugar dos personagens históricos que podem ser apreciados na série Renascimento. O uso de múltiplas referências e o “enxerto” de imagens criam diálogos entre culturas e tempos distintos. Muitas vezes, personagens de diferentes obras são combinados, produzindo encontros inéditos e reinterpretando narrativas clássicas em chave contemporânea. Não se trata apenas de releitura, mas de um verdadeiro “renascimento” de imagens que ganham novos sentidos.

“Deuses, entes naturais e cores. O artista brinca com o criador ao efetuar uma desconstrução do imaginário renascentista. Manipula os mitos com muita liberdade, de forma lúdica. Diverte-se com deuses e heróis: nas suas pinturas, eles trocam de sexo (em sua Vênus, a Deusa vira um Deus), ou se travestem em personagens reais no cotidiano do artista: esposa, filhos, amigos e pessoas aleatórias (…). Outras vezes, salta de uma pintura para outra. Mistura personagens, imaginando um diálogo possível entre eles, e cria outra imagem: Nada Mais Importa empresta o anjo de Michelangelo e o diabo de Bartolomé Bermejo, ambientados em uma paisagem de Jan Van Eyck”, afirma a crítica de arte Maria José Justino.

Segundo Justino, as informações que o artista nos dá não resolvem o mistério, na medida em que provocam ambiguidades. As imagens nascem de outras imagens. “Cabe ao espectador buscar, inventar, encontrar sentidos, como nas antigas narrativas. Scandelari deixa a critério do espectador interpretar as imagens tal como as entende. Cada recorte é um fato; somados, criam inquietudes envoltas em um clima enigmático. Deixa florescer o dionisíaco”, complementa a crítica de arte.

Ainda sobre o processo criativo, após reunir suas referências, Scandelari transfere o desenho para a tela com lápis grafite e inicia a pintura, em sua maioria realizada a óleo, por vezes combinada com acrílica, aplicadas em camadas. Em alguns momentos, lixa a superfície para suavizar o relevo, alcançando acabamento refinado. O processo alterna entre pincéis largos e finíssimos, equilibrando gesto expressivo e a precisão nos detalhes. Uma curiosidade é que ele é daltônico e, por isso, enfrenta desafios cromáticos singulares — o rosa-claro percebido como branco, os verdes confundidos com marrons —, especialmente ao representar a pele. 

Sobre Felipe Scandelari

Nasceu em 1981 em Curitiba, Paraná, onde vive e trabalha. Formou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2006. O artista participou de diversas exposições individuais. Entre elas destacam-se: Mythologia na Caixa Cultural Curitiba; Desenhos de Felipe Scandelari no Museu Casa Andrade Muricy; e a exposição individual Felipe Scandelari da Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba no Museu da Fotografia do Solar do Barão.

Participou também das exposições coletivas: Belas 75 – Caminhos da Arte Paranaense no Museu Municipal de Arte de Curitiba; Queermuseu: cartografias da diferença na arte Brasileira no Santander Cultural de Porto Alegre, RS; 70 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná no Museu Paranaense; 6ª. Bienal de Curitiba: Além da Crise na Casa Andrade Muricy; O Estado da Arte – 40 Anos da Arte Contemporânea no Paraná no Museu Oscar Niemeyer, Trilhas do Desejo, A Arte Visual Brasileira – Rumos Itaú Cultural no Paço das Artes do Rio de Janeiro e no Instituto Itaú Cultural de São Paulo, SP.

Foi contemplado com a Bolsa Produção Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e com o Prêmio Museu de Arte de Cascavel.

Possui obras em diversos acervos públicos como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Escola de Musica e Belas Artes do Paraná; Museu de Arte de Cascavel, Paraná; Paço Municipal de Santo André, São Paulo; Pinacoteca Municipal de Piracicaba, São Paulo; Museu Galeria Graça Landeira, Belém do Pará, além de outras coleções particulares.

Sobre a Sève Art Galeria

Criada em 2022 em Curitiba pelas arquitetas Helena e Letícia Rolim de Moura, a galeria tem como missão valorizar artistas nacionais vivos, consolidar a presença da arte no cotidiano e ampliar sua inserção em projetos residenciais e corporativos, além também de coleções particulares.

Serviço:

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1547 – Batel, Curitiba – PR

https://www.instagram.com/seveartgaleria

41 99126-1955

Artista curitibano Felipe Scandelari apresenta releituras de grandes obras da história da arte em sua série Renascimento 

Felipe Scandelari é um artista de destaque no circuito artístico curitibano, com suas pinturas figurativas, através da técnica clássica do óleo. Em sua série de quadros, Renascimento, Scandelari cria releituras com base nos grandes mestres. Nascido em Curitiba, em 1981, onde vive e trabalha, formou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2006. Atualmente, é representado pela Sève Art Galeria, com sede em Curitiba.

Seu processo criativo parte de referências renascentistas, que funcionam como ponto de partida para composições contemporâneas. A fotografia integra a etapa inicial: familiares, amigos ou imagens coletadas online assumem o lugar dos personagens históricos que podem ser apreciados na série Renascimento. O uso de múltiplas referências e o “enxerto” de imagens criam diálogos entre culturas e tempos distintos. Muitas vezes, personagens de diferentes obras são combinados, produzindo encontros inéditos e reinterpretando narrativas clássicas em chave contemporânea. Não se trata apenas de releitura, mas de um verdadeiro “renascimento” de imagens que ganham novos sentidos.

“Deuses, entes naturais e cores. O artista brinca com o criador ao efetuar uma desconstrução do imaginário renascentista. Manipula os mitos com muita liberdade, de forma lúdica. Diverte-se com deuses e heróis: nas suas pinturas, eles trocam de sexo (em sua Vênus, a Deusa vira um Deus), ou se travestem em personagens reais no cotidiano do artista: esposa, filhos, amigos e pessoas aleatórias (…). Outras vezes, salta de uma pintura para outra. Mistura personagens, imaginando um diálogo possível entre eles, e cria outra imagem: Nada Mais Importa empresta o anjo de Michelangelo e o diabo de Bartolomé Bermejo, ambientados em uma paisagem de Jan Van Eyck”, afirma a crítica de arte Maria José Justino.

Segundo Justino, as informações que o artista nos dá não resolvem o mistério, na medida em que provocam ambiguidades. As imagens nascem de outras imagens. “Cabe ao espectador buscar, inventar, encontrar sentidos, como nas antigas narrativas. Scandelari deixa a critério do espectador interpretar as imagens tal como as entende. Cada recorte é um fato; somados, criam inquietudes envoltas em um clima enigmático. Deixa florescer o dionisíaco”, complementa a crítica de arte.

Ainda sobre o processo criativo, após reunir suas referências, Scandelari transfere o desenho para a tela com lápis grafite e inicia a pintura, em sua maioria realizada a óleo, por vezes combinada com acrílica, aplicadas em camadas. Em alguns momentos, lixa a superfície para suavizar o relevo, alcançando acabamento refinado. O processo alterna entre pincéis largos e finíssimos, equilibrando gesto expressivo e a precisão nos detalhes. Uma curiosidade é que ele é daltônico e, por isso, enfrenta desafios cromáticos singulares — o rosa-claro percebido como branco, os verdes confundidos com marrons —, especialmente ao representar a pele. 

Sobre Felipe Scandelari

Nasceu em 1981 em Curitiba, Paraná, onde vive e trabalha. Formou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2006. O artista participou de diversas exposições individuais. Entre elas destacam-se: Mythologia na Caixa Cultural Curitiba; Desenhos de Felipe Scandelari no Museu Casa Andrade Muricy; e a exposição individual Felipe Scandelari da Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba no Museu da Fotografia do Solar do Barão.

Participou também das exposições coletivas: Belas 75 – Caminhos da Arte Paranaense no Museu Municipal de Arte de Curitiba; Queermuseu: cartografias da diferença na arte Brasileira no Santander Cultural de Porto Alegre, RS; 70 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná no Museu Paranaense; 6ª. Bienal de Curitiba: Além da Crise na Casa Andrade Muricy; O Estado da Arte – 40 Anos da Arte Contemporânea no Paraná no Museu Oscar Niemeyer, Trilhas do Desejo, A Arte Visual Brasileira – Rumos Itaú Cultural no Paço das Artes do Rio de Janeiro e no Instituto Itaú Cultural de São Paulo, SP.

Foi contemplado com a Bolsa Produção Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e com o Prêmio Museu de Arte de Cascavel.

Possui obras em diversos acervos públicos como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Escola de Musica e Belas Artes do Paraná; Museu de Arte de Cascavel, Paraná; Paço Municipal de Santo André, São Paulo; Pinacoteca Municipal de Piracicaba, São Paulo; Museu Galeria Graça Landeira, Belém do Pará, além de outras coleções particulares.

Sobre a Sève Art Galeria

Criada em 2022 em Curitiba pelas arquitetas Helena e Letícia Rolim de Moura, a galeria tem como missão valorizar artistas nacionais vivos, consolidar a presença da arte no cotidiano e ampliar sua inserção em projetos residenciais e corporativos, além também de coleções particulares.

Serviço:

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1547 – Batel, Curitiba – PR

https://www.instagram.com/seveartgaleria

41 99126-1955

Dia das Crianças no Shopping Jardim das Américas

0

Dia das Crianças no Shopping Jardim das Américas

O Shopping Jardim das Américas preparou dois dias inteiros de diversão para celebrar o Dia das Crianças com famílias e visitantes. Este ano, o destaque é o Dino Park, em parceria com o Grupo Kinder. O espaço conta com o Labirinto Kid Play, obstáculos internos, escorregador e guerra de cotonetes dentro de uma grande piscina de bolinhas. O Playground Fofossauros garante brincadeiras para os menores, enquanto a mesinha de atividades convida a soltar a criatividade. O espaço fica na Praça de Eventos, no 2º Piso, até o dia 20 de outubro e os ingressos podem ser comprados na hora (R$ 40,00 por 1 hora de diversão).

Além do parque temático, o shopping promove atividades especiais e totalmente gratuitas no fim de semana dos dias 11 e 12 de outubro, com direito a muito algodão doce, pipoca, pintura facial, teatro, show de mágica e personagens que prometem animar a garotada.

Programação gratuita:

Sábado, 11/10
• 14h às 20h – Algodão doce e pipoca
• 14h às 17h – Pintura facial
• 16h às 16h50 – Teatro da Wandinha
• 17h às 20h – Personagem Pikachu

Domingo, 12/10
• 14h às 20h – Algodão doce e pipoca
• 14h às 17h – Pintura facial
• 16h às 16h50 – Show de Mágica
• 17h às 20h – Personagem Wandinha

E para completar a diversão, o público encontra ainda opções fixas de lazer no mall, como o Dreams Games, o Boliche Jardim das Américas e o Cineplus, garantindo experiências variadas para todas as idades.

“Queremos que o Dia das Crianças seja celebrado em família, com momentos de lazer que marquem memórias afetivas. O Dino Park é a atração do mês, mas pensamos também em atividades acessíveis e gratuitas, que reforçam a tradição do shopping de ser um espaço de convivência e entretenimento para toda a comunidade”, destaca Daniella Soni, gerente de marketing do Shopping Jardim das Américas.

Serviço:

Dia das Crianças no Shopping Jardim das Américas

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas

Compras online – assistente virtual – FLORA (41) 99238-1421

(41) 3366-5885

Dez empresas paranaenses estarão na maior feira de inovação industrial da América Latina

0

Dez empresas paranaenses estarão na maior feira de inovação industrial da América Latina

Mercopar, que acontece de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul, é oportunidade para networking e bons negócios

Dez empresas do Paraná vão participar, de 14 a 17 de outubro, da maior feira de inovação industrial da América Latina. A Mercopar, que acontece em Caxias do Sul (RS), chega a sua 34ª edição com a participação de empresas do Brasil e de outros países. A feira é realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS. As inscrições para o público em geral são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento (http://mercopar.com.br).

Todas as empresas paranaenses participantes são da capital do estado ou de municípios da Região Metropolitana e serão expositoras da feira, ou seja, vão mostrar seus produtos e serviços a potenciais clientes, com chances de fechar parcerias e negócios. De Curitiba, estarão presentes a Libéllula, que trabalha com tecnologia da informação; Viso Quadros, que produz placas de sinalização, expositores e totens; e a Tradener, do segmento de energia e meio ambiente.

De São José dos Pinhais estarão outras três empresas: GDB Máquinas de Alta Performance, da área de metalmecânica; Toriod do Brasil, de eletrotécnica; e a Cimhasa – Travis – Clever, também de metalmecânica. Duas empresas são de Pinhais: a Cortesa, que trabalha em automação industrial e metalmecânica; e a Puma, que atua com serviços industriais. E Colombo será representada pela empresa Seyconel, de automação industrial.

O impacto da Mercopar tem sito importante no setor industrial, e os números da edição de 2024 comprovam isso: o volume de negócios gerados foi de R$ 935 milhões, o que representa crescimento de 66% em relação ao ano de 2023. Durante os quatro dias da feira, foram registrados 42.184 visitantes presenciais, que tiveram a oportunidade de visitar 561 expositores. Também houve aumento de 80% no número de máquinas industriais expostas com relação a 2023.

Para 2025, as expectativas são otimistas. Serão mais de 500 expositores e 60 startups, com empresas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A organização já comercializou 100% dos espaços destinados aos expositores. Também haverá participação de empresários da China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.

Os grandes diferenciais da Mercopar, segundo Luiz Carlos Bohn, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, são a forte conexão entre grandes e pequenas empresas, fomentando negócios, e a difusão de inovações, aumentando a competitividade do setor. “A Mercopar é uma fonte de conteúdo técnico, que busca aproximar os participantes do que há de mais inovador e do que é tendência e solução para a indústria”, afirma Bohn.

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diz que participar da Mercopar 2025 significa estar no centro das oportunidades comerciais e tecnológicas da indústria nacional e latino-americana. “É uma chance valiosa de gerar negócios, estabelecer parcerias estratégicas, atualizar-se sobre tendências e fortalecer a presença das empresas em um mercado cada vez mais competitivo e inovador”, diz.

34ª Mercopar

Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h

Público: maiores de 18 anos ligados à indústria

Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Inscrições gratuitas para visitantes em geral: http://mercopar.com.br