Home Blog Page 12

Autor doa 100% da rentabilidade de livro de vendas para ajudar crianças autistas

0

Uma bicicleta, alguns pães e o desejo de mudar a própria história. Foi assim que começou a jornada de Caleb Tavares, hoje gestor comercial com mais de 20 anos de experiência — e autor do livro “O Poder da Sintonia da Venda”, que será lançado no dia 25 de outubro, das 11h às 14h, na Livraria da Vila do Shopping Park Barigui, em Curitiba.

Mais do que um manual sobre vendas, a obra carrega um propósito que vai muito além das prateleiras: 100% da rentabilidade será doada ao Projeto Sorriso Terapia, que atende crianças autistas em situação de vulnerabilidade.

A história de Caleb, assim como a do protagonista do livro, é marcada por uma virada pessoal e profissional. O autor conta que entendeu a importância de mudar o próprio mindset ainda na adolescência, quando precisou ajudar a família financeiramente.

“Eu vivi esses estágios quando minha família estava passando necessidade. Aos 14 anos vendia pães de bicicleta para ajudar em casa. Depois consegui um emprego como auxiliar de limpeza em um hotel. Ali percebi que toda profissão é digna, mas se algo te causa desconforto, é sinal de que precisa agir para mudar”, lembra o autor.

Foi dessa trajetória que nasceu a filosofia da Sintonia da Venda, conceito central do livro. Segundo Tavares, o termo representa um estado de alinhamento entre o vendedor, o cliente e o propósito de cada profissional.


“Cada vez que eu aplicava o que aprendia nos treinamentos, eu sentia uma palavra ecoar na minha mente: sintonia. Eu entrei em sintonia com o cliente, com o mercado e comigo mesmo. Assim nasceu a filosofia Sintonia da Venda, baseada em cinco pilares que vão desde o autoconhecimento até a sintonia com a liderança e o time”, explica.

Para construir esses pilares, Caleb se inspirou em mentores que marcaram sua trajetória — desde o pai e familiares até líderes que cruzaram seu caminho profissional. “Meu pai foi o meu primeiro mestre. Depois, um primo representante comercial me orientou no início da carreira. Ao longo do tempo, aprendi com líderes que me mostraram tanto o que fazer quanto o que não fazer”, afirma.

Mais do que um manual de vendas
“O Poder da Sintonia da Venda” é uma filosofia de crescimento humano e profissional. E o livro carrega um propósito ainda maior: todo o valor arrecadado será doado ao Projeto Sorriso Terapia, que oferece apoio terapêutico a crianças autistas.

“Depois que me tornei pai atípico e passei pelas cinco fases do luto, tornei-me um ser humano mais sensível e empático. Quando penso nas crianças autistas em orfanatos, sem pai nem mãe, percebo o quanto ainda podemos fazer. Este livro é a realização de um sonho e uma forma de deixar um legado, destaca Caleb.

Para ele, vender vai muito além de metas e números: é sobre conexão, propósito e empatia. “Nós precisamos encontrar algo além do que só trabalhar e receber um salário no final do mês. Eu batalho para despertar nas pessoas um sentido maior para a vida, mesmo no âmbito profissional”, conclui.

Serviço
Título: O Poder da Sintonia da Venda
Autor: Caleb Tavares
Lançado no dia 25 de outubro, das 11h às 14h, na Livraria da Vila do Shopping Park Barigui, em Curitiba.
www.calebtavares.com.br
Instagram: @tavarescaleb
LinkedIn: Caleb Tavares
Contato: tavares.caleb@gmail.com
WhatsApp: (41) 99932-0565

Café com visita guiada marca a exposição “Véus da Minha Mata”, de Venilda Bernard, em Campo Largo

0

A exposição “Véus da Minha Mata”, da artista visual Venilda Bernard, segue em cartaz na Casa da Cultura de Campo Largo até o dia 31 de outubro, reunindo 15 obras autorais que exploram a riqueza da Mata Atlântica localizada aos pés do Morro do Cal, na Região Metropolitana de Curitiba.

No dia 15 de outubro (terça-feira), o público poderá participar de um café com visita guiada, das 14h30 às 16h30, em um encontro especial com a artista e a curadora Valéria Baranhuk Ross, que comentará o processo criativo e as inspirações por trás das obras. Os interessados devem confirmar sua presença pelo whatsapp 41 988045378.

Fruto de uma profunda imersão na natureza que cerca seu ateliê, Venilda Bernard criou uma série de pinturas que misturam o abstrato lírico à técnica autoral do “espato líquido”, resultando em composições que evocam as texturas, cores e formas da mata.

Segundo a curadora Valéria Ross, a exposição “é um convite para desacelerar, olhar com atenção o invisível e refletir sobre a conexão entre arte e natureza”. A mostra tem apoio da Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e das empresas Mitra, Studio Secret’s e Fleep.

Serviço
Exposição “Véus da Minha Mata” – Venilda Bernard
De 4 a 31 de outubro de 2025
De segunda a sexta: 8h30 às 17h30 | Sábados: 13h às 17h30
Café com visita guiada: 15 de outubro (terça-feira), das 14h30 às 16h30. Interessados devem confirmar sua presença pelo whatsapp 41 988045378.
Casa da Cultura de Campo Largo – Rua Centenário, 2011, Centro – Campo Largo

Semana de Aulões de cursinho social prepara estudantes da rede pública para o Vestibular da Unicentro, em Guarapuava

Iniciativa gratuita oferece revisão intensiva, controle da ansiedade e resolução de provas 

Os estudantes da rede pública de ensino, com menos de 18 anos,  que estão se preparando para o Vestibular da Unicentro, em Guarapuava, terão uma oportunidade especial na reta final antes da prova, que acontece no dia 19 de outubro.

 Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Aprova Social, cursinho pré-vestibular gratuito da Gerar, promove a Semana de Aulões Finais, com foco total na revisão dos principais conteúdos e na preparação emocional dos jovens.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na Rua Vicente Machado, 2066, no prédio do Futura, em Guarapuava. 

O evento é voltado exclusivamente a estudantes da rede pública com menos de 18 anos, que desejam revisar conteúdos, resolver questões de vestibulares anteriores e aprender técnicas de controle da ansiedade antes do grande dia.

Durante a semana, professores de todas as disciplinas farão a resolução de provas anteriores da Unicentro, mostrando os padrões de cobrança e reforçando os temas de maior incidência. A programação também inclui momentos conduzidos por psicólogos especializados em juventude, que vão trabalhar estratégias para reduzir a ansiedade e aumentar a concentração.

A coordenadora de iniciativas sociais da Gerar, Elizete Dreviski, reforça a importância dessa preparação coletiva e gratuita.

 “Queremos que os estudantes da rede pública sintam que têm apoio e condições reais de disputar uma vaga na universidade. Essa semana de aulões é uma forma de fortalecer a autoconfiança e garantir que eles cheguem à prova com mais segurança e tranquilidade”, destaca Elizete.

Além das aulas e dos momentos de orientação psicológica, os participantes terão lanches e intervalos de convivência, pensados para tornar a experiência mais leve e acolhedora.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQ9m1FrqNynmmK85Sy52Tvhm2QtHN_9JClkz7SegbC1CXONg/viewform?usp=sharing&ouid=106930284620018022961

 ou pelo número (42) 9952-0362 (Rosalu).

Chef Vergé celebra 40 anos com histórias de dedicação e carinho nos bastidores

0

O que mantém uma marca viva por quatro décadas? No caso do Chef Vergé, a resposta vai além de receitas tradicionais ou da fama de seus croissants. O segredo está nas pessoas que, dia após dia, colocam carinho e dedicação em cada etapa da produção.

Entre elas está Sidney Ribas do Prado, que há 40 anos integra a equipe. Ele começou como copeiro em 1985 e hoje é responsável pela produção na fábrica. “Quando as pessoas elogiam o croissant ou o molho, isso enche o meu ego. Não tem coisa que pague ver alguém reconhecendo o que você faz com tanto carinho”, afirma. Para Sidney, o maior orgulho é transformar trabalho em reconhecimento do cliente.

A mesma sensação de pertencimento é compartilhada por Juliane Chyczy de Lima Portela, que chegou há menos tempo à operação. Atuando na parte de tecnologia e suporte, ela destaca o orgulho de fazer parte de uma marca que conquistou espaço no coração dos clientes. “O que mais me motiva é ver o quanto os clientes reconhecem a qualidade. É isso que faz a gente querer sempre entregar o melhor”, diz.

O encontro entre a experiência de Sidney e a energia de Juliane revela o espírito que conduz o Chef Vergé: tradição com renovação, mas sempre guiadas pelo mesmo princípio — o cuidado com quem está do outro lado do balcão.

Assim, o Chef Vergé celebra mais do que tempo de mercado: celebra o afeto que une equipe e clientes, ingrediente essencial para manter viva a identidade da marca.

Serviço: Chef Vergé

Roberto Campolim – Expansão e Franquias
Telefone: (41) 99757-0042 / expansão@chefverge.com.br

Marketing Chef Vergé
Telefone: (41) 99602-3653 / marketing@chefverge.com.br

Redes Sociais: @chefverge.oficial

Site: www.chefverge.com.br

Atividades gratuitas celebram Dia das Crianças no Parquinho Positivo do Parque Barigui

0

O Parquinho Positivo, localizado no Parque Barigui, entra no clima do Dia das Crianças com uma programação especial neste sábado, 11 de outubro. Das 9h às 12h, o Colégio Positivo promove atividades gratuitas voltadas ao público infantil, como oficina de slime, camarim de pintura e distribuição de balões. A ação é aberta a crianças de até 12 anos e promete uma manhã repleta de diversão, cor e criatividade. As inscrições são feitas no local, e o evento será cancelado em caso de chuva.

Além das brincadeiras, o espaço conta com a Casinha Literária, um ambiente de troca de livros que incentiva o hábito da leitura e estimula o compartilhamento de histórias entre diferentes leitores, tornando a literatura mais acessível às famílias que visitam o parque.

ServiçoDia das Crianças no Parquinho Positivo
Quando: sábado, 11 de outubro, das 9h às 12h
Onde: Parquinho Positivo – Parque Barigui
Evento gratuito, com inscrições no local (cancelado em caso de chuva)

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 27 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 18 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Outubro terá programação especial inspirada no universo de Harry Potter

0

Ventura Shopping promove oficinas temáticas e Campanha Compre e Ganhe com presentes para fãs da saga

A programação de outubro do Ventura Shopping foi inspirada no universo de Harry Potter, com oficinas e uma campanha especial que reúne famílias em momentos de lazer e criatividade.

Na Campanha Compre e Ganhe, com R$ 150 em compras os clientes podem trocar as notas fiscais por um exemplar do Livro de Colorir Harry Potter, limitado a uma unidade por CPF. A retirada ocorre no posto de atendimento localizado no Setor Vermelho do shopping.

O público também poderá participar de atividades criativas nos finais de semana. Nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19 de outubro, o universo de Harry Potter será o tema da oficina “Marcadores de Página Encantados”. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo aplicativo Podi. Outra oficina ensinará as crianças a montarem e personalizarem suas próprias varinhas mágicas, com custo de R$ 25 por participante.

Segundo a gerente de marketing do Ventura Shopping, Vanessa Andretta, a proposta é estimular conexões afetivas e momentos memoráveis: Nossa ideia foi trazer a magia de Harry Potter para o Ventura de forma lúdica e acessível. Queremos que as famílias vivam experiências que unem criatividade e diversão, reforçando o shopping como um espaço de encontro e acolhimento.

Serviço

Campanha Compre e Ganhe – Livro de Colorir Harry Potter
Data: a partir de 1º de outubro
Local: Posto de trocas – Setor Vermelho
Regulamento: limitado a 1 brinde por CPF mediante R$ 150 em compras

Oficinas Criativas Gratuitas

Marcadores de Página Encantados
Datas: 04, 05, 11, 12, 18 e 19/10 – Inscrições pelo aplicativo Podi

Criação de Varinhas
Datas: 4, 5, 11, 12, 18 e 19/10 – Inscrições pelo aplicativo Podi

Custo: R$ 25 por participante

Sobre o Ventura Shopping

Inaugurado em dezembro de 1994, o Ventura Shopping apresenta um mix especializado em moda, gastronomia, serviços e entretenimento, com cerca de 200 operações, sendo sete lojas âncoras, 20 opções de fast-food, cinco salas de cinema Cinesystem, boliche e a maior pista de kart indoor de Curitiba. Localizado no bairro Portão, o Ventura possui 81 mil m² e é administrado pelo Grupo Tacla Shopping — que administra outros 11 empreendimentos no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações: venturashopping.com.br | instagram.com/venturashopping.

Câmara de Curitiba homenageia trajetória de 80 anos da Ford Slaviero, concessionária mais antiga da marca no Brasil

0

Sessão solene destacou pioneirismo e modelo de negócios da concessionária que iniciou suas atividades em Irati (PR), em 1945

A Câmara de Vereadores de Curitiba realizou, em 23 de setembro, sessão solene pelos 80 anos da Ford Slaviero. Fundada em 1945 em Irati (PR), a concessionária mais antiga em atividade da marca no Brasil cresceu movida pelo espírito empreendedor, dedicação aos negócios e proximidade com os clientes. A família de imigrantes italianos começou no comércio de bois e cavalos, como tropeiros no interior do Paraná. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a vender caminhões Ford ao setor madeireiro que se fortalecia no estado. 

Em 1959, passou a atuar em Curitiba, na Rua Comendador Araújo esquina com a Visconde do Rio Branco. Em 1987, abriu unidade na Avenida Iguaçu, no Rebouças, e, em 2009, inaugurou a loja da Avenida Kennedy, com mais de 12 mil m². Ao longo dos anos a revenda atravessou ciclos econômicos do país e acompanhou mudanças na linha da Ford, em especial a mais recente, que posicionou a montadora como marca premium. A linha de produtos, que conta com modelos emblemáticos, como Mustang e Bronco, e veículos inovadores, como Territory, Mustang Mach-e e Maverick, tem a Ford Ranger firme na liderança de vendas de picapes no Brasil e em diversos países da América Latina.

Além de figurar como uma das concessionárias com maior volume de negócios, a Ford Slaviero também é constantemente reconhecida pela fabricante por conta dos índices de satisfação dos clientes e qualidade dos serviços prestados. “Desde o início, tivemos a excelência e a eficiência como pilares. Esses valores nos permitiram chegar aos 80 anos bem posicionados no mercado, comprometidos em oferecer o que há de melhor em  serviço e atendimento”, afirma o diretor da Ford Slaviero, Luís Antônio Sebben.

Atendimento premium

A busca por aprimoramento técnico e profissional garantiu destaque à empresa pela leitura das demandas do mercado. “Décadas atrás, o ciclo de troca de um veículo era de oito, dez anos, enquanto hoje esse intervalo é de dois ou três anos”, destaca Sebben.

A Ford Slaviero acompanhou as transformações da indústria, reposicionando sua atuação para atender um público cada vez mais exigente e conectado às tendências de veículos de luxo e alta performance. Nos últimos anos, a marca direcionou investimentos para esse segmento, alinhada à estratégia global da Ford de reduzir a gama de veículos populares e priorizar SUVs, picapes e modelos esportivos premium. 

“O reposicionamento implica repensar a experiência do cliente, do atendimento ao pós-venda. Não se trata apenas de vender um carro, mas de oferecer um pacote completo de soluções em mobilidade, tecnologia e serviços exclusivos”, afirma o executivo.

A concessionária já recebeu prêmios como o Ford Signature, que certifica concessionárias alinhadas ao padrão mundial de experiência da marca, além de figurar entre as autorizadas de melhor desempenho em vendas e pós-vendas.

Além da comercialização de veículos zero quilômetro e seminovos multimarcas, a concessionária conta com oficina própria equipada para revisões preventivas, diagnósticos eletrônicos, manutenção de sistemas mecânicos e elétricos, funilaria e pintura. O setor de pós-vendas também oferece peças originais, acessórios homologados, pacotes de manutenção programada e assistência 24 horas. Empresas encontram suporte dedicado no programa Ford Pro, que disponibiliza consultoria de frotas, telemetria, manutenção exclusiva e atendimento personalizado em campo.

Futuro sustentável

A Ford foi a primeira montadora a publicar relatório de sustentabilidade, há 26 anos. A empresa, que vem reduzindo a pegada de carbono dos veículos e da operação em busca da meta de ser carbono zero até 2050, lançou 15 modelos de carros híbridos e elétricos, movimento que seguirá cada vez mais forte. 

Segundo Sebben, o futuro passa pelo ganho de escala destes modelos, com a ampliação de pontos de recarga e da evolução das baterias com maior durabilidade. Em meio ao número crescente de montadoras em todo o mundo e a quantidade de modelos disponíveis, o serviço de excelência será determinante para garantir o sucesso do negócio. “As concessionárias precisam se reinventar. O volume de informação hoje em dia é muito grande. Quando o cliente chega bem informado, já comparou preços e acessórios. Antigamente, voltava várias vezes antes de decidir. Hoje, muitas vezes temos apenas uma chance de fechar negócio”, aponta Sebben.

Ao completar oito décadas, a Ford Slaviero mantém tradição, inovação e foco no cliente. “Celebramos não apenas a nossa trajetória, mas também a de milhares de pessoas que nos acompanharam nessa jornada. Mais do que olhar para o passado, este marco é um convite para continuarmos construindo juntos o futuro”, conclui o diretor da Ford Slaviero. 

Sobre a Ford Slaviero

Há  80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Cuidados simples com a roupa de cama ajudam a prevenir crises alérgicas

0

Dados indicam que rinite atinge cerca de 30% da população brasileira; trocar lençóis, fronhas e até travesseiros na frequência correta reduz presença de alérgenos

Eles são invisíveis, mas podem causar um grande incômodo, especialmente na primavera. Os ácaros, principais agentes causadores de alergias respiratórias, como a rinite, que de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), afeta três a cada dez brasileiros, costumam se proliferar entre os colchões e travesseiros. Cenário que se intensifica na primavera, quando esse quadro se associa ao aumento da polinização das plantas e faz com que quadros alérgicos de rinite, asma e sinusite se tornem mais frequentes. O que muitas pessoas não sabem é que hábitos simples, como se atentar à troca da roupa de cama, podem ser a chave para mitigar esse problema. 

O médico Diego Pizzamiglio, otorrinolaringologista do Hospital IPO, em Curitiba, indica que quem tem rinite alérgica desencadeada por ácaros faça a troca dos lençóis e fronhas a cada três dias. “A roupa de cama é um grande ‘viveiro’ para ácaros, assim como o colchão e o travesseiro”, reconhece. “A descamação da pele associada ao suor tornam a cama um ótimo ambiente para sua proliferação”, completa. 

Pizzamiglio recomenda, ainda, a lavagem com água quente e vinagre, além de secar a roupa de cama ao sol. “Para ainda maior segurança, o paciente pode utilizar capas impermeáveis e antialérgicas nos colchões e travesseiros e lavar, a cada dois meses, as cortinas, sem esquecer de higienizar tapetes, sofás, almofadas e cabeceira de camas nos quartos”, enumera.

Tecidos certos facilitam esse cuidado 

Com a recomendação da troca frequente, Lilian Costa, especialista em Departamento de Cama das Lojas Daju, reforça a necessidade de escolher tecidos que tenham boa durabilidade e respirabilidade, como é o caso dos que são 100% algodão ou com maior porcentagem de algodão possível. “Esses materiais são mais fáceis de lavar em temperaturas altas, o que ajuda a eliminar os micro-organismos”, explica. “Tecidos sintéticos, por outro lado, podem reter mais partículas. Então, vale investir em peças de algodão, percal ou cetim de algodão”, sugere.

Lilian lembra que os cobertores, mantas e edredons também podem acumular agentes alergênicos. Nesse caso, a recomendação de lavagem é também bimestral ou mensalmente, caso haja animais de estimação em casa. “E, claro, é preciso observar sempre as indicações de lavagem do fabricante em relação à temperatura da água e formas de secar, para não reduzir a vida útil desses produtos”, alerta. Depois da lavagem, o ideal é armazenar os itens em locais secos ou caixas fechadas, protegidas da poeira. 

Cama limpa, sono tranquilo

Esse cuidado frequente com os itens de higiene, tanto pessoal quanto do sono, também se reflete no comportamento de compra dos consumidores. Somente no mês de setembro do ano passado, as Lojas Daju venderam mais de 10 mil travesseiros e 20 mil toalhas. Números que mostram como, nessa época, a preocupação das famílias em renovar peças de uso diário, garantindo não apenas conforto, mas também um ambiente mais saudável e menos propício à proliferação de agentes causadores de alergias, aumenta.

As crises alérgicas causam uma série de incômodos como a congestão nasal, espirros e coriza. Esses sintomas, lembra o otorrinolaringologista do Hospital IPO, prejudicam a qualidade do sono e, consequentemente, o rendimento ao longo do dia. “Como a pessoa faz esforço para respirar, acaba não descansando durante a noite”, constata. “A prevenção do aparecimento de ácaros ajuda muito na qualidade respiratória, principalmente em épocas de maior incidência de alérgenos, como a primavera”, finaliza.

Sobre a Daju

A Daju é uma das maiores redes de varejo de casa e decoração do Brasil, reconhecida por transformar casas em lares com produtos que unem qualidade, variedade e preço justo. Com mais de 40 anos de história, a marca oferece um portfólio completo que inclui cama, mesa, banho, decoração, utilidades domésticas, organização, tapetes, cortinas e muito mais.

Presente em lojas físicas estrategicamente localizadas e com um e-commerce de alcance nacional, a Daju adota uma estratégia omnichannel para proporcionar uma experiência de compra prática e acessível a milhões de brasileiros. A marca se destaca pelo atendimento próximo e por campanhas que valorizam o bem-estar e o dia a dia das famílias.

Para saber mais, acesse: www.daju.com.br

5 benefícios para empresas que investem em segurança cibernética

0

5 benefícios para empresas que investem em segurança cibernética

Especialista em Direito Digital fala sobre as mudanças do E-Ciber e lista 5 benefícios para as empresas que investem em proteção cibernética

O Brasil tem uma nova forma para lidar com as ameaças digitais. No início de agosto, o governo federal publicou o Decreto nº 12.573, que institui a Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber). A medida representa a consolidação da segurança digital como política de Estado e tema estratégico para empresas, cidadãos e governo.

Segundo o relatório Cenário Global de Ameaças, elaborado pelo FortiGuard Labs, o Brasil sofreu 314 bilhões de ataques cibernéticos somente no 1º semestre de 2025. Outro levantamento mostra que o volume de ataques contra sistemas públicos e privados no Brasil tem colocado em risco desde serviços bancários até hospitais. Em 2024, o país concentrou quase 40% das ameaças cibernéticas detectadas na América Latina.

“O E-Ciber representa um avanço necessário de modernização e institucionalização da cibersegurança no país. As organizações criminosas migraram para o ambiente digital e a quantidade de crimes virtuais já supera os números dos delitos presenciais”, explica a advogada e especialista em Direito Digital, Alexandra Beck. 

A expectativa é reduzir significativamente os prejuízos com cibercrimes, que em 2024 foram estimados em cerca de R$ 1,5 trilhão, segundo o governo federal. 

Como vai funcionar

O E-Ciber vai funcionar como um plano de longo prazo, que tem o objetivo de aumentar a resiliência digital do país. O plano se estrutura em quatro eixos principais: 

1. Proteção e conscientização da sociedade: campanhas educativas voltadas para ampliar o entendimento sobre riscos digitais,

2. Segurança de infraestruturas críticas: foco em setores como energia, saúde e telecomunicações, cuja interrupção afeta a vida de milhões de pessoas,

3. Cooperação entre setores público e privado: estímulo ao compartilhamento de informações e práticas de defesa em níveis nacional e internacional,

4. Soberania nacional e governança: diretrizes para reduzir a dependência de soluções externas e reforçar a autonomia tecnológica. 

“Para que esse plano funcione, é necessário que o poder público invista em treinamentos básicos para cidadãos, empresas e em rígidos protocolos de resposta em escala governamental. Quanto mais alinhadas essas questões, maior será a capacidade do Brasil prevenir os crimes digitais”, reforça Alexandra Beck. 

A Estratégia Nacional de Cibersegurança prevê ainda medidas voltadas à educação e conscientização, com a inclusão de conteúdos nos currículos escolares, capacitação de professores e campanhas educativas. A coordenação do E-Ciber ficará a cargo do Comitê Nacional de Cibersegurança. 

Novas exigências para as empresas

Com o E-Ciber, todas as empresas – independentemente do tamanho – que desejam manter ou iniciar relações com o governo precisarão ser capazes de diagnosticar vulnerabilidades, implementar um conjunto de diretrizes reconhecidas, validadas e criar políticas eficazes de segurança da informação. 

“Será preciso evidenciar a conformidade em cibersegurança com auditorias, certificações, planos de resposta a incidentes e até um selo nacional de compliance. Para não errar nessa área, a recomendação é buscar a ajuda de um especialista que tenha prática no assunto e saiba como implementar todas as etapas necessárias”, enfatiza a especialista em Direito Digital. 

Custo-benefício

Segundo a especialista, o custo-benefício de investir em segurança digital nas empresas é extremamente positivo. A proteção evita perdas financeiras e legais, melhora a reputação e garante a eficiência das operações.

“O custo médio de uma violação de dados pode ser de milhões de dólares, enquanto o investimento para implementar um plano de cibersegurança é muito menor. É possível se proteger com investimentos iniciais de R$ 5 mil”, conta Alexandra Beck.

Ainda não há um prazo para a adequação das empresas. “Porém, as organizações interessadas podem começar a adotar boas práticas de cibersegurança, seguros contra incidentes e certificações antecipadamente. Como o futuro das relações entre governo e iniciativa privada será digital, é bom que as companhias comecem desde já a se adequar às novas exigências”, complementa a advogada Alexandra Beck. 

Principais impactos sobre as organizações

Para facilitar o entendimento sobre os benefícios às empresas que investem em segurança digital, a especialista elencou cinco fatores. Confira!

1. Maior foco em compliance e gestão de riscos: pequenas e médias empresas terão acesso a planos de conformidade flexíveis e incentivo à adoção dessas práticas,

2. Selo de certificação e seguros: podem gerar custos iniciais. Porém, devem aumentar a confiança do mercado,

3. Impacto proporcional ao porte e setor: empresas que atuam em infraestruturas críticas devem elevar a resiliência e o planejamento de resposta. Outros setores terão orientações adaptadas ao tamanho e risco de suas atividades,

4. Benefícios a médio e longo prazo: melhor reputação, maior confiança de clientes, redução do risco de incidentes e preparação antecipada para normas futuras,

5. Conformidade com a LGPD: a cibersegurança é um componente vital para a LGPD, e a LGPD, por sua vez, eleva a importância da cibersegurança no ambiente corporativo. 

Sobre Alexandra Beck

Alexandra Beck é advogada, especialista em Direito Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e atua em casos de crimes cibernéticos, propriedade intelectual digital e regulamentação de redes sociais.

Capivaras são aposta de chocolataria Curitibana para o Dia das Crianças

0

Capivaras são aposta de chocolataria Curitibana para o Dia das Crianças

Atrativos da D’Fuhrmann Chocolates incluem ‘capivaras de chocolate com textura de crochê’, novos formatos de doces e tamanhos que estimulam as brincadeiras e o consumo consciente

Para celebrar o Dia das Crianças, a D’Fuhrmann Chocolates desenvolveu uma linha exclusiva de produtos – todos feitos com chocolate ao leite e branco – em formatos que estimulam as brincadeiras, servem de conexão entre as famílias e ajudam no consumo consciente. 

Entre as novidades da tradicional chocolataria artesanal de Curitiba – que equilibra delicioso sabor suave, pouco doce e tem 25 anos de atividades – estão o pirulito infantil (35g, a R$ 8,50), celular (50g, a R$ 11,90), girafa (80g, a R$ 22), videogame (90g, a R$ 24), kit de ferramentas (70g, a R$ 29,90), fusca (115g, a R$ 38), kit aquarela (130g, a R$ 38) e o kit dinossauros (140g, a R$ 42). 

Outra inovação é a ‘linha fofura capivaras de chocolate’, que vêm recobertas com texturas que imitam o crochê e os amigurumis. Os bichinhos ganharam fama mundial por sua natureza calma e amigável e se tornaram símbolo de afeto e de Curitiba. 

“Percebemos o quanto as pessoas admiram as capivaras e fomos pioneiros em lançar chocolates nesses formatos. Essa ideia gerou grande sucesso de vendas na Páscoa, no Dia dos Namorados e agora lançamos essa versão para as crianças”, conta a chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski, responsável pelo planejamento e produção da empresa. 

Preocupação com saúde

Focada também no bem-estar dos pequenos, a D’Fuhrmann elaborou os produtos – todos com maior porcentagem de cacau e sem aditivos industrializados – levando em consideração as quantidades diárias ideais para o consumo. 

“O chocolate é saudável, mas deve ser consumido sem exageros. Por isso, pensamos em tamanhos adequados para que seja dosado mais facilmente e não prejudique a saúde das crianças”, destaca Ana Cecília Dembiski Erbano, que cuida do marketing, administração e das embalagens da chocolateria artesanal. 

Opções para crianças com restrições alimentares

A D’Fuhrmann Chocolates tem uma linha sem açúcar, sem glúten e sem lactose para quem quer saborear as delícias do chocolate, mas tem algum tipo de alergia ou restrição alimentar. 

“Nossos produtos da linha especial têm altos percentuais do mais puro cacau, baixo teor de carboidratos, muito sabor e são elaborados com todo o cuidado para que as crianças tenham acesso ao chocolate de elevada qualidade, sem prejudicar a saúde. Tudo aqui é feito manualmente, em edições limitadas e com sabores únicos”, complementa Ana Cecília.

Sobre

A D’Fuhrmann Chocolates é uma empresa curitibana com suas origens na tradição alemã. Está no mercado há 25 anos e oferece ampla variedade de chocolates artesanais, com elevada qualidade e sabor único (pouco doce). 

Empresa familiar, a D’Fuhrmann Chocolates tem em seu comando a empresária e chocolatier Selma Maria Fuhrmann Dembiski e sua filha, Ana Cecília Dembiski Erbano. 

O amor e o interesse pelo fabuloso mundo do chocolate transformaram Selma em uma especialista no assunto, que sempre participa de feiras e cursos no Brasil e na Europa. Já Ana Cecília – que desde pequena interage com a produção e setor de embalagens – complementa a empresa nas áreas de administração e marketing. 

Além da loja virtual, a www.dfuhrmannchocolates.com.br tem duas unidades físicas em Curitiba. A matriz e a fábrica ficam no Eixo Rodoviária-Aeroporto, no Uberaba (Av. Comendador Franco, 5050). A chocolataria artesanal também possui um ponto de vendas que atende os turistas e a região no Mercado Municipal de Curitiba (Centro).