Home Blog Page 14

Plataforma de streaming capacita vendedores e impulsiona mercado de papelaria

0

A BRW Suprimentos, referência em soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico há 15 anos, acaba de lançar uma plataforma pioneira para o mercado: a BRW Play. Trata-se da primeira ferramenta de streaming dedicada ao universo da papelaria, arte e criatividade, que visa capacitar e inspirar vendedores e distribuidores com conteúdos exclusivos sobre os produtos da marca. 

A plataforma voltada ao público B2B reúne vídeos curtos e didáticos sobre diversas categorias de produtos, que variam desde canetas e borrachas até mochilas e acessórios. Com uma linguagem simples e acessível, os vídeos destacam as variações, funcionalidades e diferenciais dos itens, auxiliando clientes e parceiros na tomada de decisão de compra e na realização de vendas.

“Com a BRW Play, estamos oferecendo uma experiência inédita no nosso segmento. A ideia é não só mostrar os produtos, mas capacitar vendedores e distribuidores sobre as diversas possibilidades de uso e combinações dos nossos itens de papelaria. A criatividade e inovação sempre foram pilares da BRW, e a plataforma é mais um reflexo do nosso compromisso”, afirma Bruno Borgonovo, diretor e cofundador da BRW Suprimentos.

Uma trajetória de inovação

A BRW Suprimentos foi fundada em 2009 pelos sócios Bruno Borgonovo e Ricardo Lecink. Desde então, a empresa tem ampliado significativamente seu portfólio, que hoje conta com mais de 2 mil produtos em 35 categorias, comercializados internacionalmente.

Com a BRW Play, a empresa dá mais um passo em sua estratégia de digitalização e fortalecimento da marca. “O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre nossos produtos, especialmente no setor de papelaria, que representa 88% do faturamento da empresa”, afirma Borgonovo.

A BRW Play está em fase de testes finais e deve provocar uma revolução no modo como os produtos de papelaria são apresentados e consumidos.

Sobre a BRW Suprimentos

Há 15 anos, a BRW Suprimentos oferece soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo soluções que antecipam as tendências do mercado. O portfólio atual tem mais de 2 mil produtos, divididos em 35 categorias e revendidos em mais de 20 mil pontos de venda.

Projetos incentivados na saúde, esporte e cultura devem receber R$ 6,1 bilhões em 2024

0

Crescimento pode chegar a 29%; empresas utilizam Leis de Incentivo Fiscal para apoiar iniciativas conectadas ao seu propósito, beneficiando milhares de pessoas

No Brasil, as Leis de Incentivo Fiscal desempenham um papel fundamental ao permitir que as empresas destinem parte do imposto devido para causas sociais que impactam diretamente a sociedade. Por meio dessas leis, projetos em áreas como saúde, esporte e cultura se fortalecem, transformando recursos públicos em benefícios concretos para a população. Um levantamento da Simbi, social tech especializada na gestão de investimentos sociais corporativos, indica que os investimentos fiscais nessas áreas devem atingir R$ 6,1 bilhões em 2024 — um crescimento de 29% no volume de recursos em relação a 2023. Os números refletem ações de empresas que utilizam a legislação para ampliar seu compromisso social e melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde atuam.

Um exemplo é a Neodent. Em Curitiba, a empresa líder no segmento odontológico apoia instituições como o Hospital Pequeno Príncipe, referência mundial no atendimento infantil. Com uma parceria de nove anos, a instituição vem impulsionando projetos que possuem frentes de atuação em saúde bucal, o que reafirma e fortalece o propósito e os compromissos da empresa incentivadora. Com o apoio, o hospital já ofereceu milhares de atendimentos odontológicos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que estavam em tratamento de doenças de média e alta complexidade. É também através da Lei de Incentivo à Cultura que a Neodent incentiva o Pequeno Príncipe, tendo destinado recursos a um projeto que tem o objetivo de oferecer atividades culturais a pacientes, familiares e colaboradores.

“Acreditamos que direitos não são privilégios e que todas as crianças devem receber o melhor atendimento possível. Com o apoio de pessoas físicas e de empresas como a Neodent, estamos conseguindo promover constantes melhorias na nossa estrutura e colhendo resultados importantes, como o avanço do conhecimento, a formação de profissionais de alto nível e produção de inovação com benefícios diretos à sociedade. Somos o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil e seguimos transformando a vida de milhares de crianças há mais de 100 anos”, ressalta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. 

Um olhar para a melhor idade

O Angelina Caron é mais um hospital da grande Curitiba que, desde 2018, conta com o apoio da Neodent. Apesar de contemplar também iniciativas voltadas à atenção infantil, grande parte dos projetos incentivados pela empresa é focada na saúde do idoso, o que já possibilitou a aquisição de artigos hospitalares, equipamentos tecnológicos, equipamentos de anestesia com Inteligência Artificial para o centro cirúrgico e a reforma da ala de pediatria e das UTIs pediátricas e neonatais, contribuindo para impactar mais de 200 mil vidas.

Para Raphaela Borba, diretora de Responsabilidade Social da Neodent, projetos incentivados são excelentes alternativas para empresas que desejam unir responsabilidade social e benefícios fiscais. “Ao apoiar instituições de saúde que atendem desde crianças até idosos, além de iniciativas culturais e esportivas, mostramos como nosso compromisso enquanto empresa do setor privado e, principalmente, nosso propósito de criar novos sorrisos podem se alinhar à sociedade para promover mudanças. Mais do que um simples incentivo, é uma oportunidade de escolher, de maneira consciente e transformadora, para onde o dinheiro devido da companhia será direcionado, gerando um impacto positivo nas comunidades e na vida das pessoas”, avalia. Juntos, os hospitais Pequeno Príncipe e Angelina Caron já receberam quase R$ 1 milhão da Neodent.

Mas a adesão às Leis de Incentivo Fiscal ainda enfrenta desafios e mostra oportunidades. Muitas empresas desconhecem o potencial da legislação, e o processo de aprovação dos projetos junto ao poder público para a captação de recursos, por vezes, pode se mostrar complexo. “No entanto, a parceria com empresas como a Neodent é essencial para a continuidade e ampliação da qualidade dos serviços prestados, especialmente no atendimento a pacientes do SUS. O apoio por meio de projetos incentivados nos permite investir em infraestrutura, tecnologia e capacitação, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas. Esse tipo de colaboração fortalece a saúde pública e reforça o compromisso da sociedade com o bem-estar coletivo, contribuindo para que recursos privados possam fazer a diferença na saúde pública e beneficiando populações mais vulneráveis”, destaca André Vieira, gerente de Investimento Social do Hospital Angelina Caron.

Além do Pequeno Príncipe e do Angelina Caron, nos últimos anos a Neodent também apoiou os hospitais Erasto Gaertner, Erastinho, Santa Casa, São Vicente e Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e o Hospital do Amor, em Barretos (SP), junto ao incentivo de iniciativas culturais, esportivas e de atenção a PCDs.

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

Maior grupo de shopping centers do Sul anuncia investimento de R$ 520 milhões

0

Expansão prevê mais de 100 novas operações em 2025

O Grupo Tacla anunciou um investimento de R$ 520 milhões para a expansão de três empreendimentos e a construção de um novo shopping center. Esse é o plano de crescimento da companhia com o objetivo de consolidar a presença no mercado e atrair mais consumidores. Com a expansão, a previsão é de mais de 100 novas operações no grupo todo em 2025.

Em São Paulo, o Shopping Cidade Sorocaba recebe um investimento de R$ 20 milhões para a expansão e modernização do empreendimento, que ganha uma nova área gourmet com seis restaurantes.

Já no Sul do país, o investimento será nos dois outlets do Grupo Tacla e na construção de um novo shopping. O Porto Belo Outlet Premium, em Santa Catarina, e o City Center Outlet Premium, no Paraná, colocam em prática os planos de expansão, com novos espaços para lojistas. Em Ponta Grossa (PR), onde o grupo já administra o Palladium, a companhia está construindo o Plaza Campos Gerais, com inauguração prevista para outubro de 2025. 

O investimento anunciado será feito com recursos próprios, sem tomar dívidas. Fundado na década de 1930 por Mounif Tacla, o Grupo Tacla é um dos dez maiores do país, com 12 empreendimentos no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, 400 mil metros quadrados de área bruta locável e mais de 2 mil lojistas. Em 2023, a empresa registrou crescimento de 17,5% nas vendas. 

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Com mais de 80 anos de tradição e experiência no varejo, o Grupo Tacla Shopping atua na construção, administração, incorporação e comercialização de centros comerciais. É o maior grupo de shopping centers do Sul do Brasil, com 12 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Atualmente, o Grupo Tacla é responsável pelos seguintes empreendimentos: Shopping Palladium Curitiba, Ventura Shopping, Jockey Plaza Shopping, Shopping Estação e City Center Outlet Premium, na Grande Curitiba (PR); Palladium Ponta Grossa, Plaza Campos Gerais (Ponta Grossa, em desenvolvimento), Palladium Umuarama, Catuaí Palladium e (Foz do Iguaçu), no interior do Paraná; Itajaí Shopping Center e Porto Belo Outlet Premium, em Santa Catarina; e Shopping Cidade Sorocaba, no interior de São Paulo. Mais informações: www.taclashopping.com.br

Londrina é destaque no Seminário LIDE Cidades

0

Evento reúne especialistas e empresários em São Paulo para debate sobre melhora da qualidade de vida a partir do desenvolvimento urbano; Tiago Amaral apresenta a implantação do maior parque linear urbano da América Latina e atrai investimentos

Na sexta-feira, 13 de dezembro, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais promoveu, em São Paulo, mais um Seminário LIDE Cidades. Com o tema Desenvolvimento urbano, ambiental, municipalidade e qualidade de vida, o evento reuniu empresários e especialistas como o ex-Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o Secretário Executivo de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Manoel Marcos Botelho, o ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias, e o prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral.

No primeiro painel, Amaral apresentou o plano que pretende tornar Londrina referência nacional em práticas sustentáveis e urbanização inclusiva, planejando a cidade como um ecossistema integrado. O projeto inclui a implantação do maior parque linear urbano da América Latina, com 1.770 hectares, integrando os quatro lagos formados pelo represamento do córrego do rio Cambé com o Parque Arthur Thomas. 

Desenhado em parceria com o IPPUL e a UTFPR, o projeto terá início com o mapeamento da bacia do rio Cambé, abrangendo toda a drenagem de águas e o levantamento da biota deste ecossistema. “Esses dois movimentos permitirão identificar as áreas de maior vulnerabilidade ambiental, orientar ações de preservação e recuperação, e planejar as intervenções”, explicou.

O parque abrigará o paço municipal, mirantes, novas pistas de caminhada e ciclovias. “A construção do parque linear urbano de Londrina transcende a simples criação de uma área verde; é uma intervenção estratégica que incorpora resiliência climática, reserva emergencial de água em casos de estresse hídrico, sustentabilidade ambiental, valorização econômica, bem-estar social e um atrativo turístico ímpar”, destacou Amaral. 

Atração de investimentos

Para o prefeito eleito, o seminário foi fundamental para posicionar Londrina como uma cidade com potencial de desenvolvimento econômico. “São Paulo é o centro de negócios, e é crucial que Londrina esteja presente entre grandes empresários e prefeitos para atrair investimentos”, ressaltou. Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

O empresário, advogado e investidor Carlos Santana, que mora em Londrina e preside a Tecnobank, patrocinadora do evento, é um dos que pretendem concentrar investimentos no município, participando do ambiente de empreendedorismo e inovação que tem se formado em Londrina ao longo dos últimos anos e levando as condições oferecidas pelo município para empresários de outras partes do país. “Eu tenho difundido nossas ideias, falado para quem tem interesse em nos ouvir sobre o que é Londrina e sobre todo o seu potencial. Queremos trazer investimentos de fora para dentro da cidade, mas principalmente fazer com que ela veja seu próprio potencial e se posicione adequadamente para o empresariado nacional e mundial. Tenho uma profunda admiração pelo povo londrinense, que agarra todas as oportunidades que aparecem, o que também é um pouco da minha própria cultura, do que fiz durante toda a minha trajetória profissional”, completa.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no registro de contratos de financiamentos de veículos e na recuperação de garantias. Pioneira e líder de mercado, a companhia foi fundada em 2007 e tem sede em São Paulo (SP), mas atua nos 15 estados brasileiros onde é homologada pelos órgãos executivos de trânsito (Detrans). Com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a agilidade nas operações, a Tecnobank possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados, sendo certificada com as ISOs 27001, ISO 27701, ISO 37001 e ISO 37301. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu quatro prêmios de melhor empresa para trabalhar e o quarto selo consecutivo do Great Place to Work (GPTW). Com equipe altamente qualificada e sistemas de cibersegurança avançados, a Tecnobank emprega inovação tecnológica para estabelecer um padrão de excelência no setor de financiamento de veículos.

Dengue no Brasil: casos disparam em 2024, com aumento de 306%

0

Com a chegada do verão, cuidados adicionais, incluindo a saúde bucal, podem ser cruciais para o diagnóstico e controle da doença

Em 2023, o Brasil liderou o ranking mundial de diagnósticos de dengue, com cerca de 1,6 milhão de casos. Esse número aumentou drasticamente em 2024, chegando a 6,5 milhões de casos prováveis registrados até outubro, o que representa um aumento de 306%. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal têm os maiores números de casos graves ou com sinais de alarme, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Mas quais sintomas podem indicar que o quadro se tornou mais preocupante?

Em alguns casos, é possível, mas nem sempre conhecido por todos, que manifestações bucais sejam observadas, e elas podem ser cruciais para o diagnóstico. Pacientes com dengue grave, antes conhecida como dengue hemorrágica, tendem a apresentar problemas como sangramento nas gengivas, boca seca e lesões como úlceras e hiperpigmentações (vermelhidão). Essas manifestações estão associadas à redução das plaquetas e ao aumento da permeabilidade vascular, características desse estágio da doença. “Quem tem uma boa atenção à saúde bucal está mais apto a identificar essas alterações, que, especialmente se associadas a outros sintomas, podem indicar o início ou uma já evolução de um quadro mais grave”, explica o cirurgião-dentista e especialista em Saúde Coletiva da Neodent, João Piscinini. Ao mesmo tempo, doenças como gengivite e periodontite aumentam as chances de intensificação do processo inflamatório e sobrecarga do sistema imunológico, representando um risco maior para pacientes que já enfrentam sintomas da dengue. Isso significa que, nestes casos, ter a saúde bucal em dia, com um bom acompanhamento de um dentista, se torna um cuidado ainda mais valioso.

Na dengue clássica, como são conhecidos os quadros mais leves, os primeiros sintomas da doença incluem febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença pode ser controlada com hidratação intensa e algumas medicações. 

Vale lembrar que ações simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, ajudam no combate à dengue.

Cuidados após o tratamento

Para aqueles que apresentam manifestações bucais da dengue, o cuidado com a saúde bucal no pós-tratamento também é fundamental. Isso inclui visitas ao dentista para monitoramento de lesões e orientações sobre os melhores cuidados para cada paciente. “Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, evitar traumas na mucosa oral e adotar outros cuidados pontuais que o profissional pode recomendar são práticas básicas, mas que contribuem com a recuperação da saúde bucal daqueles que passaram pela doença”, afirma Piscinini.

Os especialistas destacam, ainda, a importância do cuidado com a saúde bucal como medida valiosa não apenas quando se fala de sua relação com a dengue, mas também para prevenir e controlar diversas outras doenças. Nesse contexto, os hábitos de higiene bucal são o primeiro passo, e alguns casos requerem cuidados especiais, como pacientes que utilizam próteses dentárias ou aparelhos ortodônticos convencionais. No caso dos aparelhos fixos, por exemplo, a limpeza adequada pode se tornar mais difícil, favorecendo o acúmulo de resíduos alimentares e a formação de placas bacterianas. Como alternativa, os alinhadores ortodônticos transparentes, como os da ClearCorrect, oferecem vantagens significativas. “Os alinhadores se destacam positivamente como uma alternativa que oferece mais conforto e facilidade na higiene. Por serem removíveis, eles facilitam a escovação e o uso do fio dental, o que reduz o acúmulo de placa nos dentes e, consequentemente, o risco de doenças”, analisa a cirurgiã-dentista e especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Fernanda Santini. Essa praticidade torna os alinhadores transparentes uma opção vantajosa para quem deseja aliar o tratamento ortodôntico a uma melhor manutenção da saúde bucal e geral.

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípio

Sobre a Clear Correct

Presente em mais de 60 países, a ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil – trazida pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.

ParkShoppingBarigui se destaca como referência em segurança contra incêndios no Brasil 

0

Multiplan inaugura projeto de expansão de shopping center em Curitiba com atenção especial à prevenção de riscos

A Multiplan concluiu a expansão do ParkShoppingBarigui, o maior projeto privado recente do Paraná, com um investimento de R$ 400 milhões. Localizado em Curitiba, o shopping aumentou a área útil em 67 mil metros quadrados e agora conta com 417 lojas, atraindo 11,5 milhões de visitantes por ano. A expansão inclui novas atrações, como a Nova HotZone, um centro de entretenimento com montanha-russa indoor, o Park Gourmet, com oito restaurantes sofisticados, um Centro Médico com 25 clínicas e o Viva Barigui, um parque linear de 600 metros ao longo do rio Barigui. 

A segurança contra incêndios foi uma prioridade no projeto. José Renato Nogaroli Filho, CEO da Nogaroli Engenharia, explica que o planejamento envolveu não apenas a obra de expansão, mas a atualização de todas as estruturas existentes com a instalação de novos sistemas de prevenção. O projeto incluiu sistemas automáticos, proteção ativa e proteção passiva, destacando as instações de sprinklers com cortinas d’água, sistemas de alarme, detecção de incêndio, extração de fumaça e hidrantes. 

Foram realizados tratamento antichamas nas estruturas, selagem de shafts e dutos de instalação, aplicação de firestop nas fachadas de vidro e controle rigoroso dos materiais de acabamento e revestimentos utilizados em pisos, paredes, divisórias, tetos e forros, com padrões internacionais de prevenção à propagação de chamas. 

Além de cumprir rigorosamente a legislação estadual, considerada uma das mais avançadas do Brasil, o shopping incorporou tecnologias inovadoras, como um sistema de extração de fumaça projetado conforme a norma americana e com capacidade de remoção de 5 metros por segundo. Para a evacuação segura, foi realizado o prolongamento de dez escadas enclausuradas e nove escadas pressurizadas. “As escadas pressurizadas são os locais mais seguros da edificação, pois impedem a entrada de fumaça e resistem a mais de duas horas de exposição direta ao fogo”, ressalta. Cada escada possui capacidade para atender até 750 pessoas.

Também foram contratados mais 15 bombeiros civis para reforçar a brigada de incêndio. “A segurança não apenas protege vidas e patrimônios, mas também transmite confiança para consumidores e investidores”, afirma Nogaroli Filho. “Com a implementação de sistemas modernos e de alta qualidade, o ParkShoppingBarigui se consolida como um modelo de prevenção a incêndios no Brasil, superando as expectativas e oferecendo um ambiente seguro para todos os ocupantes”, finaliza.

Maquininhas do Sicredi têm alta de 92,2% em transações durante a Black Friday

0

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8,5 milhões de associados, registrou alta de 92,2% nas transações realizadas em suas máquinas de cartão durante a Black Friday deste ano em comparação com a data comercial de 2023. Considerando as vendas registradas no dia 29/11, foram R$ 261,9 milhões transacionados. O dado considera as compras em débito, crédito e Pix QR Code realizadas nos estabelecimentos que utilizam as máquinas de cartões do Sicredi. As transações via Pix cresceram 267% em relação a 2023.

“Temos registrado um aumento consistente nas vendas realizadas por meio de nossas máquinas neste ano e a Black Friday confirmou esse movimento. Facilidades como a entrega das máquinas no momento do credenciamento e a possibilidade de aceitar pagamento via Pix direto na máquina, além do nosso relacionamento próximo com os Associados, têm gerado cada vez mais conveniência, potencializando a utilização das máquinas de cartão do Sicredi”, contextualiza Bruno Carcagnoli, gerente de Aceitação do Sicredi.

Entre os segmentos de destaque estão Comércio, que representou 64,1%, e Serviços, com 24% das vendas. Em termos de participação de mercado entre as vendas da Black Friday, com base na estimativa prévia de movimentação de R$ 15,8 bilhões divulgada pela Abecs, o Sicredi alcançou uma participação de 1,5% no volume de transações da data, um crescimento de 88,2% em relação ao alcançado em 2023.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok    

Curitiba é primeira capital da América Latina com selo Active Score nível platinum

0

Com apenas sete edifícios ao redor do mundo com o selo Active Score Platinum, certificado internacional que representa o mais alto reconhecimento em walkability foi concedido ao empreendimento residencial The Pineyards, da incorporadora GT Building

Curitiba reforça sua posição de cidade modelo ao conquistar o selo Active Score nível platinum, um certificado internacional concedido apenas aos empreendimentos que se destacam em walkability, ou seja, projetos que priorizam a facilidade de se locomover a pé ou por meios alternativos não poluentes. A avaliação considera diversos critérios, como a infraestrutura e os serviços que incentivam a mobilidade ativa. Isso inclui modais que vão além de bicicletário, flexibilidade para expansão futura dos modais, wayfinding — refere-se à sinalização e ao design que auxiliem as pessoas a navegar de forma eficiente, intuitiva e segura em um ambiente construído, promovendo a atividade física —, redução das emissões de carbono e instalações acessíveis aos moradores.

O nível do selo é definido por um sistema de pontuação que avalia o desempenho do empreendimento:

  • Certified: – 0 a 39 pontos;
  • Silver: 40 a 59 pontos;
  • Gold: 60 a 79 pontos;
  • Platinum: 80 a 100 pontos;

Alinhada às mais recentes tendências de sustentabilidade, a GT Building conquistou o certificado Active Score Platinum com o empreendimento residencial The Pineyards, localizado no bairro Cabral. O projeto incorpora conceitos que promovem um estilo de vida mais ativo, consciente e saudável. Um exemplo é o walkability ou “caminhabilidade”, que proporciona aos moradores acesso fácil a serviços e atrativos locais a poucos metros de casa. A infraestrutura foi planejada para incentivar caminhadas e o uso de transportes alternativos, promovendo a mobilidade ativa e a integração com o entorno. Além disso, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a incorporadora neutralizará todo o carbono emitido durante a construção, apoiando a conservação de 7 hectares da Reserva Natural das Águas, uma área de preservação da Mata Atlântica.

Ao redor do mundo, apenas sete edifícios possuem o selo Active Score Platinum. Para o diretor de operações da GT Building, Mauricio Fassina, obter essa certificação é mais uma demonstração dos esforços da incorporadora em construir um futuro mais sustentável na construção civil. “Receber esse reconhecimento internacional, tornando-nos a primeira incorporadora a conquistar o selo Platinum, reforça nossa missão e comprometimento com o futuro do planeta. A sustentabilidade é um dos pilares centrais de todos os empreendimentos da GT”, comenta.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Tecnologia como aliada na busca pela igualdade salarial entre gêneros

0

*Jéssica Ariane, Head of Products Talent Management na Senior Sistemas

Embora a equidade salarial tenha se tornado lei, o cenário corporativo ainda está longe de ser ideal. A agenda ESG, que destaca ações de responsabilidade ambiental, social e boas práticas de governança, tem ganhado espaço como uma estratégia essencial para as organizações. Nesse contexto, o ‘S’ de social merece especial atenção, pois exerce um papel crucial nos processos internos das empresas, com foco na igualdade de gênero e salarial. E, consequentemente, na sociedade.

Os números reforçam a necessidade de mudança: dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que mulheres que desempenham as mesmas funções que homens recebem, em média, 22% menos. A desigualdade é ainda mais alarmante nos cargos de liderança, em que a diferença salarial chega a 34%. Mesmo com essa diferença diminuindo ano após ano, são necessárias posturas cada vez mais efetivas para que o mundo empresarial seja mais equitativo.

Com a entrada em vigor da Lei 14.611/23, que busca combater as disparidades salariais entre homens e mulheres, os empresários ainda enfrentam dúvidas sobre como atender às principais exigências da norma. A legislação determina a equiparação salarial independentemente de gênero, raça, origem ou etnia, e o descumprimento das regras pode resultar em uma multa equivalente a dez vezes o valor do salário da pessoa colaboradora discriminada. 

E o movimento não é passageiro: aderir aos padrões ESG aumenta o interesse de parceiros e investidores, além de representar uma oportunidade para  implementar ações sustentáveis a longo prazo, conquistando mais eficiência e credibilidade nas operações. A nova sanção não só promove uma  reflexão sobre como o mercado de trabalho ainda precisa avançar em igualdade e diversidade, mas também destaca a importância do setor de Recursos Humanos na transformação dos ambientes corporativos em espaços mais justos para todos os talentos. Além disso, a partir de 2025, as empresas deverão apresentar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios duas vezes ao ano, detalhando as remunerações vigentes. Essa exigência torna indispensável que os RHs contem com ferramentas automatizadas e seguras para monitorar e garantir a equidade salarial. 

A identificação de discrepâncias salariais entre homens e mulheres em cargos iguais pode ser um processo complexo e suscetível a falhas. No entanto, a tecnologia permite a automação de metodologias que asseguram um gerenciamento de remunerações mais claro, equilibrado e transparente.

As empresas que não se adaptarem à nova lei, além de enfrentarem problemas legais, correm o risco de prejudicar sua reputação, dificultando a atração e retenção de talentos. Normalmente, informações sobre salários ficam restritas aos gestores de departamento e ao RH, limitando a visibilidade da diretoria sobre como a divisão salarial está sendo realizada. Com a implementação da tecnologia, é possível obter uma visão mais ampla da situação organizacional, permitindo identificar se todos os colaboradores plenos estão inseridos na mesma faixa salarial, independentemente de setor ou gênero.

O sistema permite que os líderes identifiquem padrões e tendências nos dados de remuneração, além de oferecer armazenamento centralizado de informações sobre os colaboradores, como histórico de desempenho e qualificações. Com acesso rápido e facilitado a esses dados, os gestores conseguem tomar decisões mais precisas e justas em relação à distribuição salarial. 

Investir em um sistema automatizado vai além de uma análise eficiente na distribuição de salários. Os benefícios incluem retenção de talentos, praticidade e economia de tempo para a equipe de RH, centralização das informações dos colaboradores, equilíbrio interno, competitividade com o mercado e agilidade na exportação de dados quando necessário. As vantagens de integrar a tecnologia ao dia a dia corporativo são incontáveis. Arrisco dizer que ignorar esse movimento é assinar uma sentença de insucesso. 

Head of Products Talent Management na Senior Sistemas, Jéssica Ariane

Rede Decisão encerra 2024 com novo aporte para continuar trajetória de crescimento

0

Grupo recebe investimento de R$ 20 milhões para escalar qualidade na Educação Básica

Fazendo a “lição de casa” ao enfrentar o desafio histórico de melhorar a qualidade da educação no Brasil e ao se tornar cada vez mais atrativa para fundos alinhados ao ESG, a Rede Decisão fecha 2024 com um aporte de R$ 20 milhões. O investimento veio da Rise Ventures, uma gestora de private equity focada em negócios de impacto, que combina retorno financeiro atrativo com transformações socioambientais positivas e mensuráveis. Esse novo aporte reafirma o compromisso da Rede Decisão, que opera 21 escolas no Sudeste, com a entrega de uma Educação Básica de excelência, aliando resultados consistentes a práticas que promovem impacto social.

O CEO da Rede Decisão, Gabriel Alves, relembra as origens da rede para contextualizar este novo marco na história da instituição. Fundada em 1984 por sua mãe, Regina Alves, uma jovem professora de 20 anos apaixonada pela educação, a rede teve início com uma pequena escola de Educação Infantil no Jardim Prudência, em São Paulo. “Nosso objetivo é gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos. Permitimos que nossos alunos sonhem com a possibilidade de ingressar nas melhores universidades públicas e fazemos isso em escala, o que atrai investidores dessa relevância”, justifica.

Com o posicionamento de ser a melhor escola do bairro, a Rede Decisão construiu um diferencial competitivo ao localizar suas unidades a, no máximo, 15 minutos de deslocamento dos estudantes. Segundo o diretor de expansão e M&A da Rede Decisão, Rafael Camacho, essa premissa integra a estratégia de crescimento do grupo, iniciada em 2015, quando Gabriel Alves assumiu a  liderança do negócio.

Os resultados dos últimos anos proporcionaram ao grupo uma saúde financeira sólida, indo na contramão do setor e da economia brasileira nos últimos anos, o que reforça a atratividade para investidores. Nos últimos quatro anos, a receita líquida da Rede Decisão aumentou de R$ 70 milhões, em 2021, para R$ 146 milhões, em 2024. Atualmente, o grupo atende 11,4 mil alunos e conta com mais de mil professores distribuídos em 21 unidades localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. 

“A pandemia foi superada, mas a economia continua estagnada, com taxas de juros elevadas e muitas incertezas. O cenário global é de cautela, por isso temos muito a comemorar com esse novo aporte. Estamos cientes do trabalho bem feito e do  compromisso com a educação iniciado por minha mãe, que segue como uma referência e inspiração para os educadores do grupo”, destaca o CEO. 

Cenário de M&A no Brasil deve destravar

De acordo com o especialista de M&A da Redirection International, Adam Patterson, o mercado de fusões e aquisições no Brasil permaneceu estagnado em 2024 até meados de setembro, com 1.096 operações realizadas, uma redução de 0,5% no volume de negociações em relação ao ano anterior. A aguardada queda das taxas de juros, a pausa nos IPOs e as incertezas econômicas e políticas têm impactado negativamente a confiança dos investidores. Como resultado, apenas ativos realmente sólidos têm atraído investimentos até o momento. “O setor de educação privada tem mostrado resiliência no atual cenário de M&A. Entretanto, o foco dos investidores está cada vez mais seletivo. Empresas com propostas robustas, posição de destaque no mercado, crescimento consistente e margens elevadas continuarão sendo o alvo principal”, avalia Patterson. Ele prevê uma retomada gradual do mercado no último trimestre de 2024 ou no início de 2025.


Mais de 50 escolas em cinco anosCom ou sem aporte, o plano de expansão da Rede Decisão para os próximos cinco anos já era ambicioso: alcançar mais de 50 escolas, apostando na escalabilidade da solução desenvolvida para a Educação Básica no Brasil. “O aporte permitirá investir ainda mais em novas tecnologias, inovação pedagógica e na formação de professores, que sempre priorizamos”, afirma o CEO, que foi aluno da primeira escola da rede.

Segundo o executivo, após a incorporação de cinco novas escolas ao grupo em 2023, ampliando a rede de 16 para 21 unidades, a Rede Decisão pausou a expansão para aperfeiçoar procedimentos internos e melhorar as margens, garantindo processos mais eficientes e sustentáveis para os próximos passos. “Agora, atingimos um nível de maturidade na gestão que nos permite escalonar a qualidade na Educação Básica. Isso nos tornou atrativos para investidores comprometidos com o futuro”, ressalta Camacho. “Mesmo antes do aporte, o grupo já havia atingido muito saudáveis de estrutura de capital, com alavancagem abaixo de 2,0x”, completa. 

A excelência na gestão da Rede Decisão é reforçada pelo alto nível de qualificação de sua equipe executiva. Regina Alves, a fundadora, continua envolvida no dia a dia como diretora de Operações. O diretor Financeiro,  Nelson Honda, traz uma sólida experiência em private equity no setor educacional. Rafael Camacho, diretor de expansão e M&A, foi analista e gestor na Victoire, mesma empresa de onde vem o diretor de Soluções Escolares, Danilo Fujihara. O diretor de Tecnologia, Edson Júnior, é fundador de uma empresa de software voltada para escolas, o diretor Comercial, Murilo Loureiro, possui uma trajetória de destaque com passagens pela McKinsey, Amazon e Cogna, e o diretor de Gestão Escolar, Marcos Toledo, tem mais ide 20 anos de experiência em Educação Básica.
Relação custo-benefício

A percepção de valor pelos pais é um dos pilares do sucesso da expansão da Rede Decisão. Com mensalidades entre R$ 700 e R$ 1,8 mil, em regiões densamente povoadas, as escolas da rede se destacam como a melhor relação custo-benefício para quem não quer abrir mão da qualidade da educação dos filhos. “Onde estamos presentes, nossas escolas conquistam o reconhecimento de formar os melhores alunos, que garantem as vagas mais disputadas nas universidades ou apresentam os melhores desempenhos em concursos”, destaca o CEO. No último ano, todas as unidades da rede superaram a média nacional no Enem, e 12 das 21 escolas ficaram entre as três melhores de suas regiões.

Negociação envolveu quatro auditorias

De acordo com Camacho, a negociação com a Rise teve início em abril. “Foram oito meses de tratativas e quatro auditorias nas áreas pedagógica, financeira, jurídica e impacto/ESG, que comprovaram nossa capacidade de impactar a aprendizagem dos alunos em escala”, explica  Camacho. Segundo ele, fatores como baixa evasão escolar, elevado  investimento na formação docente e alto nível de satisfação dos pais foram os principais destaques que chamaram a atenção do investidor. A Rise investiu R$ 20 milhões em uma participação minoritária na Rede Decisão.

“A Rise estuda o setor de educação e especificamente de rede de escolas há alguns anos, já analisando mais de 200 empresas do setor no Brasil. Encontramos na Rede Decisão a melhor combinação entre educação de qualidade, preço acessível e escala”, afirma o co-fundador e CIO da Rise, Daniel Madureira. “O momento atual da companhia é excelente, com uma estrutura pronta para crescimento. Além disso, conduzimos uma diligência profunda no time e estrutura da Rede Decisão, e estamos entusiasmados com a qualidade dos empreendedores e time de liderança”, completa.

Com o aporte, a Rise atinge R$ 150 milhões em ativos em seu primeiro fundo, distribuídos em um portfólio que agora inclui sete empresas. “A Rede Decisão é uma aquisição estratégica para o Rise FIP 1, diversificando ainda mais nossa carteira de investimentos. Acreditamos que esse movimento não só reforça uma tese sólida de retorno financeiro atrativo, mas também de impacto social relevante”, destaca Madureira. Ele ainda acrescenta que a Rise é a líder dessa rodada de investimento: “Estamos avaliando oportunidades para ampliar a rodada, abrindo espaço para outros investidores financeiros e/ou estratégicos”.

Queridinha dos investidores

A Rise não é a primeira a apostar na Rede Decisão. Quando Gabriel Alves assumiu a gestão, em 2015, a rede era apenas uma escola. Desde então, o grupo se destacou como um dos pioneiros no segmento de Educação Básica de qualidade com preço acessível, realizando 17 aquisições e construindo outras três escolas do zero. As aquisições foram financiadas por meio de dívidas, amortizadas com a geração de caixa dos próprios ativos. A Rede Decisão tem sido um exemplo de sucesso em M&A: as escolas adquiridas apresentam um aumento médio de 12% no faturamento, enquanto os custos operacionais foram reduzidos 8%, em média, e o desempenho dos alunos no Enem evolui ano a ano.

Em 2017, Marcelo Martins, atual CEO da Cosan e responsável por liderar as estratégias de M&A da companhia nas últimas duas décadas, tornou-se acionista da Rede Decisão, junto a outros dois investidores, com 14% das ações. Martins ocupa atualmente a presidência do Conselho da Rede Decisão.

Em 2021, a Rede Decisão recebeu um aporte de R$ 60 milhões da Blue Like an Orange Sustainable Capital (BlaO), gestora europeia especializada em investimentos de impacto em mercados emergentes. Fundada por Bertrand Badré, managing director e CFO do Banco Mundial, figura-chave no lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em 2015, a BlaO adotou uma estratégia de financiamento mezanino, que combina características de dívida e participação acionária.

Cristina Penteado, diretora executiva e head of Brazil da BlaO, destacou que o investimento buscava preencher uma lacuna significativa entre o ensino público e o privado de alto custo. “O incremento de qualidade em relação ao ensino público é substancial, com forte apoio tecnológico e um vínculo emocional sólido com a comunidade escolar”, afirmou, destacando o impacto social gerado pelo projeto.

No início de 2023, a Rede Decisão firmou uma parceria com o Grupo Atmo Educação, sediado em Campinas (SP), que tem Daniel Castanho (fundador da Ânima Educação) como um de seus sócios. O acordo envolveu a transferência de cinco escolas do Grupo Atmo para a Rede Decisão, em troca de uma participação acionária na empresa. Com essa negociação, a Rede Decisão ampliou sua área de atuação, alcançando o interior de São Paulo a partir de Campinas.

História contada em livro

A trajetória da Rede Decisão está registrada no livro Decisões Que Realizam Sonhos: Uma Vida Dedicada à Educação, de Regina Alves (2024, Ed. Escreva). A biografia da fundadora do grupo educacional foi lançada no dia 6 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.