Home Blog Page 16

Pizza e Vinho: a harmonia perfeita entre o casual e o sofisticado

0

A essência da boa harmonização está no equilíbrio entre a intensidade e perfil

Se existe um prato que conversa bem tanto com a descontração de um encontro entre amigos quanto com um jantar refinado, esse prato é a pizza. Versátil por natureza, ela se adapta ao clima da ocasião e, pasme, ainda fica ainda melhor quando acompanhada por um bom vinho. Segundo dados divulgados em 2025 pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), houve um crescimento de 19% na procura por vinhos leves e de acidez elevada — estilos considerados ideais para harmonizações com pizzas mais cremosas ou de ingredientes clássicos, como muçarela e manjericão.

Fábio Uwabe, diretor executivo da Abaré Pizzarias, destaca que a essência da boa harmonização está no equilíbrio entre a intensidade da cobertura e o perfil do vinho. “As pizzas com molho de tomate, que aqui no Brasil são as mais difundidas, pedem tintos jovens ou mesmo um branco com acidez marcante, que limpem o paladar a cada mordida. Já as de quatro queijos, por exemplo, funcionam melhor com vinhos brancos encorpados, como um Chardonnay bem refrescante (disponível apenas nas unidades restaurante)”, explica. Assim, a massa, o molho e os recheios formam uma sinfonia de sabores que deve sempre se harmonizar, em maior ou menor grau, com o caráter da bebida escolhida.

O interessante é notar como o vinho certo consegue ampliar a experiência de algo tão simples quanto uma pizza Marguerita. Neste caso, um rótulo com taninos sutis e notas frutadas realça a suavidade do queijo, ao mesmo tempo em que respeita o frescor do manjericão. Já para as pizzas que fogem do tradicional — com embutidos picantes ou carnes curadas — vinhos tintos de maior estrutura, como Cabernet Sauvignon, podem enfrentar esse sabor marcante sem ofuscar as notas do recheio.

Além disso, o Brasil experimenta uma expansão significativa no consumo de espumantes, de acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), fato que beneficia as pizzarias que querem inovar. Para Fábio Uwabe, a leveza borbulhante pode surpreender até no cardápio de pizzas vegetarianas: “Um Moscatel de boa acidez combina muito bem com pizzas ricas em legumes, pois equilibra a gordura do queijo e realça a vivacidade dos vegetais”.

Portanto, seja você um adepto do estilo casual — abrindo uma caixa de pizza com amigos ao redor — ou alguém que adora ares mais sofisticados, saiba que sempre há um vinho pronto para fazer seu momento ficar ainda mais inesquecível. Na opinião de Uwabe, a pizza é democrática até no copo: “O segredo está em provar, descobrir novas combinações e lembrar que, acima de tudo, pizza e vinho formam um par simplesmente irresistível.”

Serviço

Abaré Pizzarias
Fabio Uwabe – Diretor Executivo
(41) 99114-4448
Redes Sociais: @abareoficial
E-mail: marketing@grupoabare.com.br
www.pizzariaabare.com.br

Futuro e oportunidade: CIEE/PR beneficiou mais de 76 mil jovens e estudantes no estado em 2024

0

Com os Programas Aprendiz, de Estágio e Sociais de Capacitação, a instituição tem como objetivo transformar a vida de jovens e da comunidade com a inserção acompanhada ao mundo do trabalho

Há mais de meio século impactando a vida de jovens paranaenses, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) desempenhou um importante papel no desenvolvimento pessoal e profissional de mais de 76 mil jovens e estudantes ao longo de 2024. No ano, foram mais de 63 mil contratos de estágio realizados com 11 mil empresas e 2,4 mil instituições de ensino conveniadas no estado. Outro destaque foi o alcance do Programa Aprendiz, que conectou mais de 13,6 mil jovens com 2,5 mil empresas no Paraná. Entre janeiro e dezembro de 2024, mais de 61.600 empresas se cadastraram no portal do CIEE/PR.

Com as iniciativas voltadas a adolescentes, jovens, adultos e a comunidade em geral, a instituição é referência no estado na conexão do público ao mundo do trabalho, tendo alcançado o marco de 1,7 milhão de pessoas atendidas em 57 anos de atuação.

Na mesma linha de crescimento, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o Paraná encerrou o ano de 2024 com 36.059 jovens entre 18 e 29 anos inseridos no mercado de trabalho. E, seguindo a tendência de crescimento, o CIEE/PR encerrou 2024 com um impacto positivo significativo na vida de milhares de paranaenses.

Para o presidente Antoninho Caron, os números são um reflexo do compromisso com o futuro da juventude e da sociedade como um todo. “O sucesso de 2024 nos motiva a ampliar nossas iniciativas, fortalecer parcerias e criar oportunidades para que mais pessoas possam ingressar e crescer no mundo do trabalho com qualificação e dignidade. O CIEE/PR segue em sua missão de transformar vidas por meio da educação e da inserção no mundo do trabalho”, anuncia. 

O CIEE/PR, além das oportunidades de estágio e aprendizagem, também oferece programas gratuitos para a população, como o Programa Aprendiz, de Estágio e as ações de cunho social como o Jovem em Ação, Família em Ação e Cursos de Capacitação e Cidadania. Em 2024, 43 mil certificados foram emitidos nos cursos, enquanto 7,3 mil participações foram registradas no Jovem e Família em Ação. 

Os serviços são destinados ao público em geral, com pequenas alterações para aprendizes e estagiários. No Programa Aprendiz, podem participar adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando ensino médio ou já tenham completado o grau. Para o estágio, podem participar pessoas a partir dos 16 anos que estejam matriculados em uma instituição de ensino médio, superior ou pós-graduação. Os demais programas são livres a partir dos 14 anos. 

Primeira experiência

Um dos destaques das atividades do CIEE/PR é o Programa Aprendiz, que permite aos jovens a vivência do dia a dia de trabalho nas empresas, além do aprendizado técnico em áreas que serão úteis no futuro e, até mesmo, decisivas na escolha de uma carreira. “Boa parte desses jovens acabam tornando-se estagiários e, até mesmo, sendo efetivados posteriormente nas empresas em que iniciaram”, observa Caron.

Em função destes resultados, o programa chegou a um crescimento de 40% em setembro do ano passado. “Entrei na primeira turma de Aprendizes em Maringá, oportunidade única que mudou o rumo da minha vida profissional. Trabalhei inicialmente em um supermercado, que me possibilitou comprar um terreno parcelado além de me desenvolver profissionalmente. Hoje, sou empresário no ramo imobiliário”, celebra o ex-aprendiz Adriel Teodoro, de 29 anos. 

O processo de orientação aos aprendizes é realizado durante todo o processo de aprendizagem, como um acompanhamento contínuo feito por instrutores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Tudo é regulamentado pela lei 10.097/2000, do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Números que contam histórias


Fundado em 14 de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mundo do trabalho, o CIEE/PRé formado hoje por mais de 450 colaboradores em 39 unidades em todas as regiões do Paraná.

Com atuação em todos os municípios do estado, a instituição promove diversas ações que estimulam o desenvolvimento como cidadão de cada um que passa pelo CIEE/PR, inclusive da família como um todo. Iniciativas como a história de Verginia Bloot Colais, de 69 anos, que esteve presente em uma das turmas do programa Família em Ação em apoio ao neto Victor Santana, de 16 anos, Jovem Aprendiz no CIEE/PR. 

Verginia participou do programa, pois acredita na importância da presença da família na jornada para o futuro. “Eu tive meu pai me incentivando e acreditando que eu podia fazer tudo. Comecei a trabalhar muito nova, para ajudar ele, e na adolescência me mudei para Curitiba sozinha. Não foi fácil, mas consegui e tenho muito orgulho da família linda que tenho hoje, aqui,com meu marido e meu neto. Consegui tudo isso lembrando do apoio que tive do meu pai”, ressaltou.

A avó do Victor e outras pessoas participaram do encontro promovido por psicólogos e assistentes sociais do CIEE/PR, ação que acontece durante os programas Família e Jovem em Ação no ano, em busca de novas oportunidades por meio da educação.”Sabemos que cada número representa um sonho realizado, uma porta que se abriu, uma trajetória profissional iniciada. Esse é o verdadeiro significado do nosso trabalho”, finaliza o presidente.

Sobre o CIEE/PR

Há 57 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração da comunidade ao mercado de trabalho como agente transformador. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Junto com diversas entidades e empresas privadas, o CIEE/PR está presente nos 399 municípios do Paraná de forma física e online, e conta com 39 unidades físicas em cidades do Estado. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal, possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,7 milhão de beneficiados.

Guga Kuerten, ex-tenista e agora empresário, é o novo embaixador da Senior Sistemas em campanha

0

Atleta é primeiro ídolo nacional do esporte utilizado pela marca para reforçar princípios de liderança e estratégia

No ano em que celebra 25 anos da conquista do bicampeonato de Roland Garros e de sua ascensão ao posto de número 1 do mundo, Gustavo Kuerten — o Guga — inicia um novo capítulo em sua trajetória ao se tornar embaixador da Senior Sistemas, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.

O anúncio, realizado nesta quarta-feira (19), integra a campanha “É mais que tecnologia. É Senior.”, reforçando a conexão entre estratégia esportiva e excelência na gestão empresarial. A parceria destaca a importância do planejamento, da tecnologia e da inovação para alcançar a liderança — nos negócios e nas quadras.

Essa é a primeira parceria de Guga no segmento de software, marcando uma sinergia com o seu atual momento de vida, dedicado aos negócios e ao seu legado. O Grupo Guga Kuerten completa 30 anos em 2025, atuando para além do tênis, em educação esportiva, impacto social, energia sustentável, gestão de marca e patrocínios, investimentos financeiros e mercado imobiliário. Além da Senior, o atleta também representa hoje outras três marcas nos segmentos de moda, finanças e saúde animal. “Durante a minha trajetória, busquei inovação e estratégia para aprimorar meu jogo e alcançar os melhores resultados. No mundo dos negócios, o processo é o mesmo. Usar tecnologia e inteligência de dados pode fazer toda a diferença para quem busca a liderança. É muito gratificante estar ao lado da Senior, uma empresa comprometida com o crescimento dos negócios e com o desenvolvimento das pessoas”, afirma Guga Kuerten.

O diretor-executivo de Marketing e Produto da Senior Sistemas, Jean Paul Vieira, acredita que unir os propósitos de uma das maiores empresas de software do Brasil ao maior tenista da história do país tornará a conexão com o público ainda mais forte.

“A Senior compartilha muitos valores e propósitos com o Guga, além de trajetórias bem-sucedidas. Mais do que um ídolo do esporte, ele é uma personalidade respeitada no Brasil e no mundo, além de um empresário de sucesso. Essa parceria reforça nossa certeza de que, juntos, alcançaremos resultados incríveis para a Senior e nossos mais de 13 mil clientes”, destaca o executivo.

Campanha multicanal

No filme principal da campanha, o público é surpreendido logo no início: Guga não está em quadra, como de costume. Em vez disso, é transportado para um ambiente tecnológico de alta imersão, composto por telas de LED e efeitos visuais inovadores.

A peça publicitária começa com o tenista relembrando suas conquistas e, em seguida, estabelece os pontos de conexão entre ele e a marca. O vídeo apresenta os diferenciais do ERP da Senior, o primeiro sistema de gestão no Brasil a incorporar inteligência artificial e IA generativa. A campanha evidencia ainda as soluções completas, integradas e adaptáveis para segmentos como Indústria, Agronegócio, Logística e Construção, além de linhas de produtos como Gestão de Pessoas e Acesso e Segurança.

A campanha “É mais que tecnologia. É Senior” será veiculada em plataformas digitais, em canais de tv fechada, rádio e em pontos selecionados de DOOH (Digital Out Of Home), como aeroportos, além de ações com influenciadores.

Confira o vídeo da campanha: 

Pedreira Paulo Leminski: um impulsionador da economia de Curitiba

0

Capital paranaense celebra 332 anos no próximo dia 29 e comemora, também, o desenvolvimento econômico na região, apoiado pelos cartões postais da cidade

 
No próximo dia 29, Curitiba celebra mais um aniversário. Em 2025, a cidade completa 332 anos e comemora, entre a inovação e a sustentabilidade, também o desenvolvimento econômico da região. Os cartões postais da capital paranaense são grandes impulsionadores já que, além de serem grande fonte geradora de empregos, também estimulam o turismo. A Pedreira Paulo Leminski, por exemplo, conta com o maior palco fixo a céu aberto da América Latina e pode receber até 25 mil pessoas em um único evento. Entre as visitas diurnas e os eventos que aconteceram na Ópera de Arame e na Pedreira, o parque recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas em 2024.

Segundo Helio Pimentel, CEO do Parque das Pedreiras e grande incentivador da cena cultural no país, o alto fluxo se dá, em grande parte, devido às turnês nacionais e internacionais que o espaço recebe. Quando grandes nomes da música se apresentam na Pedreira Paulo Leminski, toda a região se movimenta para viabilizar e para prestigiar os eventos. Cada show reverbera na economia local, abrangendo áreas que vão desde o turismo até os fornecedores de produtos e serviços.

O setor hoteleiro, por exemplo, é impactado diretamente com visitantes de diversas partes da Região Sul, de cidades do interior e do litoral que buscam, além dos shows, a experiência de conhecer Curitiba, sua infraestrutura, gastronomia e outros atrativos turísticos. O fluxo de turistas é responsável pela movimentação de restaurantes, aplicativos de transporte e demais comércios, criando uma rede de negócios que beneficia diretamente a cidade.

Além disso, os eventos realizados na Pedreira Paulo Leminski geram uma demanda crescente por empregos em diferentes áreas. Desde a montagem e desmontagem de palcos até a segurança, limpeza e atendimento ao público, a realização de um grande show exige a atuação de profissionais em diversas funções. Esse movimento cria postos de trabalho temporários e contribui para a geração de renda em setores diversos.

Neste cenário, a transformação da Pedreira Paulo Leminski em um centro cultural de referência é resultado de um esforço conjunto entre o setor público e privado.“Esse calendário contínuo alimenta o turismo, gera empregos em vários segmentos da economia, cria uma vitrine cultural para nossa cidade e traz riqueza musical e um entretenimento de alta qualidade para nossa cidade”, comenta Pimentel.

O fortalecimento do calendário de eventos em Curitiba, com a presença constante de grandes atrações no local, também coloca a cidade em um patamar diferenciado no cenário nacional e até internacional. Curitiba, que já é reconhecida por sua qualidade de vida, também se destaca por sua programação de eventos de alta qualidade, que atraem turistas, empresários, artistas e outros visitantes.

Nomes como Gilberto Gil, Rita Lee, Caetano Veloso, David Bowie, Iron Maiden e Paul McCartney são apenas alguns exemplos das personalidades que passaram pela capital paranaense e se apresentaram na Pedreira. Em 2025, o local já recebeu shows internacionais como Twenty One Pilots, Sting e The Offspring. Já as próximas atrações musicais, incluem shows de Alanis Morissete (30/03), Henrique e Juliano (12/04) e Natiruts (26/04), além de grandes festivais como o Warung Day Festival (03/05) e o Festival Coolritiba (17/05).

Autoridades prestigiam cerimônia de abertura da XVII Convenção Schultz no MON

0

Autoridades prestigiam cerimônia de abertura da XVII Convenção Schultz no MON

A XVII Convenção Schultz, um dos mais importantes encontros do setor de turismo no Brasil, terá sua solenidade de abertura na sexta-feira, 28 de março de 2025, a partir das 18h, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento contará com a presença de importantes autoridades, reforçando sua relevância para o desenvolvimento do turismo regional e para a projeção dos destaques do estado para os 450 participantes que vêm de diferentes regiões do Brasil

Entre os confirmados estão Leonaldo Paranhos, Secretário de Turismo do Paraná; Marcio Nunes, ex-Secretário de Turismo do Paraná e deputado estadual; Camila Aragão, Diretora Geral da Secretaria de Estado do Turismo (SETU); Irapuan Cortes Santos, Presidente do Viaje Paraná; e José Luis Velloso, Presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba.

A XVII Convenção Schultz seguirá com uma programação intensa entre os dias 29 e 31 de março, promovendo debates sobre temas atuais, capacitações e oportunidades de networking para agentes de viagem, operadores e expositores. As atividades acontecerão no centro de eventos do Hotel Pestana e na Família Madalosso, dois dos mais icônicos espaços da capital paranaense. O encerramento será em grande estilo, com uma festa no Hard Rock Cafe Curitiba, garantindo um desfecho inesquecível e à altura do evento.

“O apoio irrestrito que recebemos do Turismo do Paraná reforça nossa conexão com a cidade que abriga nossa sede e nos permite mostrar todo o potencial do estado como destino turístico de destaque para um seleto grupo de profissionais e parceiros que compartilham a paixão por fazer o setor crescer. A diversidade dos expositores e a qualidade da programação tornam esta convenção uma oportunidade única para negócios, aprendizado e inspiração”, destaca Aroldo Schultz, presidente da Schultz.

Oficinas de figurinhas movimentam Centro no aniversário de Curitiba

0

Atividades incluem desenhos ao ar livre, troca de figurinhas e brindes exclusivos

No próximo sábado, dia 29 de março, a programação da comemoração pelos 332 anos de Curitiba inclui oficinas gratuitas inspiradas no álbum Curitiba em Figurinhas. O álbum inclui 400 figurinhas desenhadas pelo artista curitibano Simon Taylor e celebra a história e a cultura da cidade.

A programação é aberta ao público e acontece das 9h às 12h, na Rua 24 Horas, que possui entradas pelas ruas Visconde de Nácar e Visconde do Rio Branco. Entre as atrações, o público pode participar de oficinas ilustrativas, atividades de desenho ao ar livre, um camarim de pintura, trocar figurinhas, acompanhar uma sessão de autógrafos com Simon Taylor e pintar ilustrações ampliadas do álbum.

Para tornar a experiência ainda mais especial, as crianças podem personalizar um mini álbum exclusivo, com pintura da capa, colagem de figurinhas e desenhos. A publicação tem patrocínio da BRW, marca paranaense que desenvolve materiais escolares, artísticos e de escritório. Os materiais para as atividades, como lápis de cor, giz de cera e tinta guache, serão fornecidos pela empresa. Para animar as crianças, o evento terá a presença do mascote da marca, o Lupi.

As atividades são gratuitas e estão sujeitas à capacidade do evento.

Serviço:

Oficinas Curitiba em Figurinhas – BRW

29/03 – Rua 24 Horas (entrada pela Rua Visconde de Nácar)

Horário: 9h às 12h

Atividades gratuitas

Sobre a BRW Suprimentos

Há 16 anos, a BRW Suprimentos tem se destacado ao oferecer soluções inovadoras e criativas para os segmentos educacional, corporativo e artístico, inspirando e despertando a criatividade nas pessoas. Com atuação no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, a marca paranaense é referência no mercado, oferecendo produtos que antecipam as tendências. O portfólio atual tem mais de 2 mil itens, divididos em 35 categorias, disponíveis em mais de 20 mil pontos de venda.

Projetos de estudantes paranaenses são apresentados em feira científica da USP

0

Maior feira de ciências do Brasil acontece nesta semana em São Paulo

Um clube do livro para incentivar a leitura entre os jovens e uma órtese em 3D para o tratamento ortopédico. Esses são os projetos finalistas do Paraná que serão apresentados na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia é realizada na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 25 e 28 de março, reunindo 300 projetos de 671 jovens cientistas de todo o Brasil.

Entre 2.700 projetos inscritos, os finalistas trazem soluções para problemas locais ou até mesmo globais. Na feira, as iniciativas concorrem a bolsas de estudo, troféus e a chance de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a maior feira científica internacional, nos Estados Unidos.

O projeto “Lendo e Aprendendo”, da estudante do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, em Curitiba, Louise Fátima Silva da Paixão, busca entender como a leitura influencia o desempenho acadêmico. Por meio de uma pesquisa com 91 estudantes entre 12 e 17 anos, realizada em Curitiba e durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2024, foi possível identificar que 43% dos adolescentes leem mais de sete livros por ano. “Durante a pesquisa, percebi que muitos não leem por falta de incentivo. Alguns só leem quando obrigatório. Isso me fez pensar sobre como tornar a leitura mais prazerosa e acessível”, explica a aluna.

Como parte do projeto, Louise criou um clube do livro que se reúne semanalmente para discutir obras literárias. A participação melhorou a capacidade de argumentação e senso crítico dos estudantes, além de promover um ambiente social que torna a leitura uma atividade prazerosa e colaborativa.

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), Leonardo Mugnaini, Yohan Passos e Cauã Eggert, desenvolveram materiais em 3D para o tratamento ortopédico. A partir das dificuldades com o uso do gesso tradicional, os jovens criaram um modelo que utiliza plásticos biocompatíveis, mais sustentáveis e confortáveis para os pacientes.

Após pesquisas, testes e entrevistas com ortopedistas, o resultado foi um modelo eficiente, resistente e muito mais prático. Durante os testes, eles buscaram aprimorar a espessura e a resistência do material, visando resultados com níveis excepcionais de estabilidade e conforto. As órteses 3D se mostraram uma alternativa viável ao gesso tradicional, oferecendo mais praticidade aos pacientes. “As expectativas estão bem altas. Queremos desempenhar nosso melhor, com boas apresentações, porque sabemos qual é nosso potencial e vamos tentar trazer uma premiação para casa”, finaliza Leonardo.

Saí do Armário + Pappa’s World: A Collab Que Une Garimpo, Chope e Música em um Domingo Inesquecível

Neste domingo, dia 30, o Encontro de Brechós Saí do Armário ganha uma edição extra em um novo cenário: o vibrante Pappa’s World, no bairro São Francisco, em Curitiba. Das 12h:00 às 18h:00, o local será transformado em um verdadeiro paraíso para amantes da moda sustentável, reunindo 15 brechós selecionados com peças exclusivas e garimpos imperdíveis.

Em uma collab inédita, o Saí do Armário e o Pappa’s World unem forças para criar um evento que vai além da moda: um domingo de chope gelado, hambúrguer artesanal, música e, claro, muitas descobertas. Esta é a primeira vez que o Saí do Armário se junta a um bar na cidade, consolidando uma parceria que celebra o consumo consciente sem abrir mão do prazer de um bom encontro. “A cada edição do Saí do Armário reforçamos que a moda pode ser acessível, consciente e cheia de personalidade. Queremos que cada visitante encontre sua peça especial e viva uma experiência única”, destaca Gabriela Feola, idealizadora do evento.

Além das araras recheadas de estilo, essa proposta oferece uma experiência completa: delícias veganas, cookies artesanais e produtos coloniais prometem agradar os paladares mais exigentes. Para quem busca algo a mais, um espaço de sex shop e outro de flash tattoo adicionam um toque de ousadia e diversão ao encontro. E, a partir das 15h:00, um DJ entra em cena garantindo uma trilha sonora perfeita para animar a tarde com o melhor do pop internacional e nacional.

Para Kerolen Martins, uma das organizadoras, o intuito aqui é trazer um encontro mais intimista, sem perder a essência que já conquistou o público: “Moda, arte e liberdade caminham juntas. Criamos um espaço onde as pessoas podem se expressar, se divertir e, ainda, consumir de forma responsável. Essa parceria inédita com o Pappa’s bar garante lazer com um toque de estilo e consciência.” Com entrada gratuita, o evento convida todos a aproveitarem uma tarde de boas energias e música. Seja para renovar o guarda-roupa, encontrar aquele achado imperdível ou simplesmente curtir o domingo em um ambiente acolhedor, o Saí do Armário Edição Extra no Pappa’s World promete ser o grande destaque do fim de semana.

Serviço:

🎉Edição Extra do Encontro de Brechós Saí do Armário 

🏘️Local: Pappa’s World

🧭Endereço: Alameda Princesa Izabel, 465 – São Francisco – Curitiba. 

🎫Entrada: Franca

📅Data: 30 de março – Domingo

🕛Horário: das 12h:00 às 18h:00

Projeto de pesquisadora do Paraná é premiado no Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Iniciativa desenvolvida em São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais, com foco na felicidade e bem-estar, vence na categoria Cidade Inteligente

Uma noite de celebração de projetos para melhorar a vida das pessoas nas cidades.

Assim foi a entrega dos prêmios do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, realizada na terça, dia 25 de março, na Ópera de Arame, em Curitiba. 

A premiação tem o objetivo de reconhecer as iniciativas mais inovadoras no desenvolvimento urbano inteligente do Brasil.  

Neste ano, a pesquisadora paranaense Michelle Taminato, da empresa Collabsoul, foi uma das premiadas. 

Seu projeto, intitulado “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-estar na Gestão Pública Municipal” , desenvolvido na cidade de São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais, conquistou o principal prêmio da noite, na categoria Cidade Inteligente. O troféu foi entregue pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

“Quero cumprimentar todos, prefeitos e prefeitas, gestores de todo país que concorreram a esse prêmio. Nós cuidamos das cidades, das pessoas que vivem nelas e quando falamos sobre tecnologia e inovação temos que lembrar que as ferramentas tecnológicas só fazem sentido se melhoram a vida dos cidadãos”, definiu Pimentel.

O prefeito Fabiano Lucas recebeu o troféu em nome do município e comemorou o reconhecimento: “Estou muito feliz, nada melhor do que cuidar e fazer o bem para as pessoas.” Kelly Batista Braga Lucas, secretária municipal de governo e planejamento da felicidade e bem-estar de São Gonçalo do Abaeté, destacou a importância de colocar o ser humano no centro de gestão pública. “Desde que conheci a FIB (Felicidade Interna Bruta), a política passou a fazer sentido para mim. O PIB e a economia são importantes, mas o bem-estar das pessoas também é essencial”, afirmou.

Michelle Taminato conta que o trabalho na cidade mineira  começou com um diagnóstico baseado em uma pesquisa com a população, com o objetivo de entender como as pessoas definem felicidade. 

“A partir dessa pesquisa, desenvolvemos 12 novos projetos em São Gonçalo do Abaeté, e esses projetos já estão impactando com certeza a vida da população. Conseguimos reduzir a evasão escolar, diminuir a gestação na adolescência e aumentar o orgulho dos moradores pela cidade”, explica.

Em sua fala após a premiação, a pesquisadora e consultora enfatizou que o trabalho em São Gonçalo do Abaeté é apenas o início: “Sempre tive o sonho de trazer essa metodologia para o Brasil. Agora, nosso objetivo é divulgar o conceito da Felicidade Interna Bruta para outras cidades do país.”

Neste ano, 200 projetos inovadores de todas as regiões do Brasil foram inscritos no prêmio. Prefeituras, organizações públicas e privadas, empresas e consórcios público-privados poderiam participar, realizando iniciativas de impacto real para as cidades.

Governança e Felicidade: um novo modelo para as cidades

Michelle Taminato é pesquisadora em governança e felicidade, atua há mais de 23 anos como consultora para organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Ela é cofundadora do Collabsoul, ecossistema dedicado à transformação cultural de organizações por meio da colaboração, inovação e do bem-estar. 

“A felicidade não deve ser tratada apenas como um objetivo individual, mas como um componente essencial na governança e nas políticas públicas. Eu acredito que a felicidade das pessoas pode transformar as organizações e a sociedade como um todo”, afirmou.

Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Aluguel residencial sobe e ultrapassa R$ 2 mil pela primeira vez em Curitiba

0

Mercado da capital acompanha alta nacional da locação, impulsionada pelo aumento dos custos do financiamento 

O mercado de locação residencial em Curitiba (PR) registrou um marco histórico em fevereiro. Pela primeira vez na série, o ticket médio do aluguel residencial ultrapassou a marca dos R$ 2 mil, chegando a R$ 2.035. O valor representa aumento de 2,9% em relação a janeiro e de 8,6% na comparação com fevereiro de 2024. 

O movimento acompanha a valorização dos aluguéis em todo o país, onde a variação acumulada nos últimos 12 meses chegou a 12,92%, impulsionada pelos aumentos sucessivos da taxa Selic, que elevam os custos do financiamento imobiliário e estimulam a demanda pela locação. O crescimento da procura pelo aluguel em Curitiba é evidenciada pela alta da Locação Sobre a Oferta (LSO) residencial, que atingiu 24% em fevereiro – a maior dos últimos sete meses.  

“O mercado de aluguel está aquecido. Só não locamos mais porque há escassez de imóveis nas faixas de maior demanda”, avalia Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. “Os proprietários precisam investir na modernização e qualificação de seus imóveis. Muitas vezes, um pequeno investimento torna a unidade mais atrativa e garante uma locação rápida”, acrescenta Maria de Fátima Batista Galvão, vice-presidente de condomínios do Secovi-PR. 

Entre os tipos de imóveis específicos mais locados em fevereiro, destacam-se os apartamentos de dois dormitórios, que tiveram 32,6% de suas unidades disponíveis alugadas – 4,2 pontos porcentuais (p.p) acima do registrado em janeiro. Em seguida, aparecem as unidades de um quarto, com alta de 4,7 p.p, chegando a 29,9% de aluguéis negociados nessa tipologia.  

Locação comercial em alta

O aluguel de imóveis comerciais também avançou em fevereiro, com o LSO atingindo 7% – aumento de 2 p.p em comparação ao mês anterior. O destaque, no recorte das tipologias específicas, foi para os conjuntos comerciais, cujas locações subiram de 4,9% em janeiro para 7,1%, em fevereiro. As lojas aparecem em seguida, com 6,5% das unidades locadas. 

“Chama a atenção o aumento da locação comercial no Centro”, observa Maria de Fátima. O bairro concentrou 24,6% dos contratos comerciais assinados em fevereiro, e também liderou a busca por imóveis para moradia, com 19,6% das locações residenciais. 

Bairros mais procurados

Além do Centro, os bairros mais procurados para locação residencial em Curitiba foram Água Verde (4,8%), CIC (4,6%), Bigorrilho (3,6%) e Portão (3,4%). No segmento comercial, após o Centro, destacaram-se Centro Cívico (7,4%), Água Verde (6,6%), Batel e Rebouças (ambos com 4,9%). 

Já a taxa de inadimplência dos inquilinos – que considera atrasos no pagamento do aluguel superiores a 30 dias – manteve-se estável, próxima de 1%. Esse cenário reflete os investimentos das imobiliárias em processos de análise efetiva, segura e de credibilidade, que qualificam os inquilinos e, assim, contribuem para prevenir a inadimplência.