Home Blog Page 16

O Boticário lança linhas de Next e Sophie inspiradas no Homem-Aranha Miles Morales e Gwen Stacy para o Dia das Crianças

0

O Boticário lança linhas de Next e Sophie inspiradas no Homem-Aranha Miles Morales e Gwen Stacy para o Dia das Crianças

Em projeto com a Marvel, a edição limitada conta com fragrâncias desenvolvidas a partir de metodologias de neurociência¹ e concurso cultural que busca reduzir o tempo de tela das famílias

Para celebrar o Dia das Crianças, que é a terceira data mais relevante para o varejo, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), O Boticário lança novas linhas de Next e Sophie em parceria com a Marvel, inspiradas nas personagens Miles Morales e Gwen Stacy (Aranha-Fantasma), da franquia Homem-Aranha. A edição limitada, direcionada para crianças de 07 a 12 anos, traz seis produtos para quem quer experienciar uma rotina de cuidados cheia de diversão e aventura, inspirados em grandes heróis, além de contar com o uso de acordes olfativos exclusivos em suas fragrâncias, desenvolvidos a partir de metodologias de neurociência aplicada¹ (IFF Brain Emotions™, da Actimood®/Symrise), os perfumes combinam ingredientes associados a sensações de energia e atenção por meio do olfato.

Com a chegada das novidades, as famílias serão convidadas a participar de um concurso cultural que coloca lápis e papel na mão e busca reduzir o tempo de tela, substituindo-o por atividades manuais e criativas. A inscrição se dá por meio de uma landing page promocional, onde será feito o upload do desenho do herói favorito, seja ele do Miles Morales ou da Gwen Stacy, seguida por premiação dos 10 melhores com impressões 3D dos desenhos vencedores.

O lançamento reforça a aposta da marca, eleita a melhor para presentear quem se ama², em licenciamentos, como ferramenta para gerar interesse e promover experiências sensoriais e imersivas no portfólio desenvolvido e dermatologicamente testado.

“Vemos na data a oportunidade de elevar o patamar de entrega nas linhas infantis e, ao combinar o universo do Homem-Aranha com fórmulas seguras e cientificamente testadas, criamos produtos que estimulam a imaginação das crianças, reforçam a conexão com os pais e incentivam uma rotina de cuidados mais leve e alegre. Nosso objetivo com a nova linha infantil em parceria com a Marvel é oferecer produtos de alta qualidade, com benefícios que instigam energia e aguçam a atenção e que tornem o Dia das Crianças e a rotina de banho e cuidado com a pele mais divertida e especial”, conta Paulo Roseiro, diretor-executivo de Perfumaria, Desodorantes e Presentes do Boticário.

Conhecendo o multiverso do Boticário e Marvel

Dentre os produtos inspirados em Miles Morales, o destaque é a Next Colônia Spider-Man, uma fragrância fougère oriental com notas de frutas vermelhas, lavanda e patchouli, além do exclusivo Acorde Sentido Aranha¹, capaz de aguçar a concentração, para que, assim como o super-herói, os pequenos vivam suas aventuras do dia a dia ainda mais determinados.

Com a mesma fragrância, trazemos o Gel Capilar Next Spider Fix que modela sem enrijecer os fios, tem acabamento molhado e garante alta fixação e perfumação por até 6 horas. Por último, também será possível adquirir o Next sabonete-teia Spider-Man, um sabonete com textura inovadora de gelatina que limpa sem ressecar, faz espuma suave e vem com uma saboneteira para guardá-lo, inspirada nas teias de captura do super-herói.

Já nos itens inspirados na Aranha-Fantasma, o grande destaque fica para a Sophie Colônia Spider Gwen, uma fragrância floriental gourmand com notas de frutas vermelhas, magnólia e baunilha. Assim como o lançamento masculino, ela também conta com um aporte funcional exclusivo, o Acorde Amazing Sense¹, composto por ingredientes que instigam a sensação de energia.

Para complementar os cuidados, a marca também lança o Jelly Cream Spider Gwen, uma loção hidratante com o mesmo cheirinho, textura bifásica refrescante e acetinada, perfumação prolongada e hidratação por até 48 horas.

A marca também lança um exclusivo necessaire dupla face estampado com as máscaras das personagens, um lado com o Spider-Man Miles Morales e outro com a Spider-Gwen, em tecido macio e acabamento bordado. Mas, não para por aí: quem quiser presentear com um kit dos lançamentos, no Dia das Crianças, também ganha embalagens inéditas, repletas de ilustrações holográficas e em relevo.

Os produtos de Next Spider-Man e Sophie Gwen Stacy estão disponíveis por tempo limitado nas lojas do Boticário em todo o Brasil, com valores promocionais de lançamento, no e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos por meio do WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br.

Concurso e ativações do multiverso da beleza

Toda a proposta lúdica dos produtos lançados é reforçada pelo concurso cultural, que coloca as famílias no centro da narrativa e reforça o papel da marca em estimular momentos de brincadeira e diversão.

As inscrições se dão por meio de landing page promocional, onde pais e responsáveis a partir de 18 anos podem cadastrar desenhos de crianças de 7 a 12. São válidas apenas fotos dos desenhos, sem o aparecimento das crianças autoras, que devem retratar apenas um dos personagens que inspiraram as linhas, mas com diferentes poderes, estilos, características e habilidades que o participante possa imaginar. Como premiação, os 10 desenhos mais criativos vão virar Toy Arts personalizados, impressos em 3D, e os ganhadores ainda vão receber um kit com os produtos do lançamento.

A comunicação dos ganhadores acontece no dia 17 de outubro, no próprio site, em nome dos adultos responsáveis, sendo contemplados os 10 desenhos mais criativos, sendo cinco na categoria de sete a nove anos e outros cinco na categoria de 10 a 12.

Por fim, visando incentivar a expressão criativa infantil e convidando as famílias a vivenciarem mais momentos fora das telas, de 22/09 a 12/10 as lojas conceito de Pinheiros, Morumbi e Batel serão envelopadas para o lançamento da marca e, as duas primeiras, contarão com um ateliê de desenho, onde será possível soltar a imaginação e dar vida aos seus heróis favoritos, em um espaço lúdico e acolhedor.

Serviço:

Ação de Dia das Crianças

Período: 22 de setembro a 12 de outubro

Horário: horário comercial de funcionamento da loja, sem a necessidade prévia de agendamento e sujeito à disponibilidade

Onde: Flagships do Boticário de Pinheiros, Morumbi

Next Colônia Spider – Preço sugerido: R$ 109,90
Desenvolvido com o exclusivo Acorde Sentido Aranha¹, que desperta a atenção, esse fougére oriental conta com notas de frutas vermelhas, lavanda e patchouli. A fragrância é testada dermatologicamente e é ideal para garantir perfumação prolongada aos pequenos.


Next Sabonete-teia Spider Man – Preço sugerido: R$ 64,90
Sabonete com textura de gelatina e em formato de teia, que limpa suavemente com espuma leve. Além disso, vem acompanhado de uma saboneteira para guardá-lo e manter o formato brincável de teia de aranha. É dermatologicamente testado, vegano e livre de crueldade animal.

Next Spider Fix – Preço sugerido: R$ 52,90
Esse fixador de cabelos com efeito molhado é a promessa para penteados divertidos, fixados por mais tempo e resistentes a muitas brincadeiras. Sua fórmula modela e estabiliza os fios, sem ressecá-los.

Sophie Colônia Spider Gwen – Preço sugerido: R$ 109,90
Fragrância floriental gourmand com notas de frutas vermelhas, magnólia e baunilha. Possui um acorde funcional exclusivo, o Acorde Amazing Sense¹, composto por ingredientes que instigam a sensação de energia, mantendo as pequenas sempre prontas para a próxima diversão.

Jelly Cream Spider Gwen – Preço sugerido: R$ 64,90
Loção desodorante hidratante com a mesma fragrância e Acorde Amazing Sense; possui textura bifásica refrescante e acetinada, perfumação prolongada e hidratação por até 48 horas.
Para usar, basta pegar uma quantidade de produto das duas fases do pote, misturando-as delicadamente no corpo.

Necessaire Dupla-face – Preço sugerido: R$ 89,90
Necessaire compacta e aveludada, com acabamento bordado e estampa dupla face, com as máscaras de Miles Morales e Gwen Stacy.

Estojo Sophie Gwen Stacy | Dia das Crianças – Preço sugerido: R$169,90
Kit presenteável de edição limitada, com caixa exclusiva inspirada na Aranha-fantasma. Contém a Sophie Colônia Spider Gwen, uma fragrância floriental gourmand com notas de frutas vermelhas, magnólia e baunilha. Possui um acorde funcional exclusivo, o Acorde Amazing Sense¹, composto por ingredientes que instigam a sensação de energia. Além disso, também conta com a exclusiva Loção Hidratante Acetinada de 120g, ideal para proporcionar hidratação à pele e levar no necessaire.

TEXTO LEGAL: Válida para pessoa física, moradora do Brasil, maior de 18 anos, com CPF próprio válido que, além de ter autorização de uso do desenho, é comprovadamente representante legal de uma criança com idade entre 7 e 12 anos completos até a data da participação. Antes de participar, esteja de acordo com o regulamento disponível em https://www.boticario.com.br/minhaversaoaranha/. CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO SPA/ME Nº 03.044478/2025.

Ao participar do concurso Minha Versão Aranha, você aceita os termos de uso da Disney. Saiba mais no site https://disneytermsofuse.com/brazilian-portuguese/.

Fontes

1. Fragrância desenvolvida através da ferramenta IFF Brain Emotions (TM) e Plataforma global de neurociência patenteada: Actimood®, Symrise.

2. O BOTICÁRIO. ELEITA A MELHOR MARCA PARA PRESENTEAR QUEM SE AMA – Entre marcas de fragrâncias, beleza e cosméticos.*Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 400 entrevistas por onda – Homens e Mulheres/ 18-60a/ Compradores de Presentes do segmento de fragrâncias, beleza e cosméticos em 2024;

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    

Fontes:     

*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem.

Curitiba recebe 3º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de vinil com presença do “caçador de autógrafos” bate-papo com Will Hunter

0

Curitiba recebe 3º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de vinil com presença do “caçador de autógrafos” bate-papo com Will Hunter

Evento terá raridades da Neves Records, sorteio de LPs, bate-papo com Will Hunter e participação de dez expositores do Paraná e São Paulo

A paixão pelo vinil ganha mais uma data especial na capital paranaense. No sábado, 11 de outubro, das 9h às 17h, acontecem o 3º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Curitiba, reunindo expositores de discos, chope, lanches e discotecagem em um dia inteiro dedicado à cultura musical. A organização é de Marcos Rosa, da Rose Vinyl Records, que mais uma vez traz ao público um espaço para garimpar raridades e celebrar a música em sua forma mais orgânica.

Um dos destaques desta edição é a presença de Will Hunter, conhecido como o “caçador de autógrafos” e um dos maiores colecionadores do Paraná. Com 48 anos e natural de Curitiba, Will é um apaixonado por vinis e autógrafos de artistas de todos os estilos. Sua “saga” inclui viagens pelo Brasil, como idas ao Rio de Janeiro para encontrar elencos de novelas e músicos em hotéis e eventos, sempre com um vinil em mãos para registrar a assinatura de artistas – muitos deles já falecidos, tornando seu acervo ainda mais raro e valioso. Durante o evento, ele participará de um bate-papo especial, das 14h às 15h, compartilhando suas experiências e histórias inusitadas em busca de autógrafos.

Além da oportunidade de encontrar discos de diversos estilos e épocas, o público contará com dez expositores vindos do Paraná e de São Paulo. Entre eles, destaque para a Neves Records, referência em raridades, edições limitadas, singles e outros itens que fazem qualquer colecionador perder o sono até conquistar a peça tão desejada.

A programação também inclui sorteios: serão distribuídos três LPs — 1º Premio Sá Rodrix & Guarabyra, 2º Premio Anelis Assumpção e 3º Premio Slaraffenland – banda dinamarquesa — para quem fizer compras durante a feira (um cupom a cada 50 reais gastos). Outra novidade é o LP Solidário, uma ação de doação de vinis mais simples, que permite aos visitantes levarem 1 exemplar gratuitamente.

O espaço será pet friendly e oferecerá chope, lanches rápidos da Banca de Revista Zacarias, estacionamento conveniado e a comodidade de restaurantes próximos, tornando o passeio ainda mais agradável para toda a família.

O mercado de vinil segue em crescimento e reforça a relevância do encontro. Segundo a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry), as vendas de discos de vinil tiveram alta global de aproximadamente 10% em 2024, superando a marca de US$ 1,5 bilhão e representando mais de 50% do faturamento do segmento de mídia física. No Brasil, de acordo com dados da Pro-Música Brasil, o vinil já responde por quase 40% das vendas físicas de música, comprovando que o formato analógico conquista cada vez mais colecionadores e novos públicos.

Serviço:

3º Encontro de Colecionadores de Vinil e Feira de Curitiba

Data: 11 de outubro de 2025 (Sábado)

Horário: 9h às 17h

Local: Galeria Cezar Franco – Rua Emiliano Perneta, 30 (em frente ao PROCON e Praça Zacarias).

Entrada: Gratuita – Pet Friendly – Estacionamento conveniado

Organização: Marcos Rosa – Rose Vinyl Records

Mais informações: @rosevinylrecords (Instagram) | YouTube/Instagram Will Hunter: @will_hunter1977

International School of Curitiba – ISC Brazil lidera debate sobre Inteligência Artificial na Educação

0

Curitiba se consolidou como epicentro do debate educacional ao sediar a conferência AI4Good Learning nos dias 19 e 20 de setembro de 2025. Promovido pelo International School of Curitiba (ISC Brazil), o encontro reuniu 116 participantes, 17 palestrantes de 13 escolas e 6 empresas, incluindo especialistas de renome internacional como Tricia Friedman, da Shifting Schools, e Fiona Reynolds, Chief Learning Officer da UnconstrainED.

O evento proporcionou um mergulho intenso e necessário no tema mais efervescente da atualidade: a Inteligência Artificial na educação. A iniciativa do ISC foi amplamente elogiada, reforçando a visão de que é essencial que professores e pais compreendam e vivenciem essa transformação juntamente com os estudantes. O workshop teve como objetivo explicar os fundamentos da IA e ferramentas para análise de dados, e ajudar os participantes a entenderem as oportunidades e os riscos do uso da IA.

Mudança de cenário

Um dos pontos centrais da conferência, abordado na keynote de Fiona Reynolds, foi a discussão sobre o que está impulsionando a mudança na educação. O mundo está migrando de um modelo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) para o cenário BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible).

Para que as crianças possam ser otimistas e fortes neste mundo BANI, as escolas precisam mudar o seu foco:

De Frágil para Resiliente: Em vez de fingir estabilidade, as escolas devem demonstrar resiliência através da adaptabilidade, com espaços de aprendizagem que possam se curvar e mudar, mas não quebrar.

De Ansioso para Seguro, Consciente e Cuidado: As escolas devem se tornar âncoras de santuário, onde a segurança emocional e a conexão humana vêm antes da entrega de conteúdo.

De Não-Linearidade para Aprendizagem Fluida e Multimodal: As escolas devem se parecer com laboratórios de inovação, explorando causa e efeito, ajudando os alunos a prosperar na incerteza.

De Incompreensibilidade para Comunidades de Criação de Sentido: As escolas se tornam centros de criação de sentido, preparando os estudantes não para “resolver o incompreensível”, mas para viver de forma significativa com ele.

A verdade sobre o aprendizado

Os palestrantes destacaram duas “verdades” fundamentais que a IA ajuda a abordar, desafiando a premissa de que os professores podem personalizar caminhos para todos os alunos todos os dias

Todos os alunos podem aprender, mas não no mesmo dia ou da mesma maneira.

Crianças entram em uma aula sabendo aproximadamente 40-50% do conteúdo, mas esse conhecimento difere de aluno para aluno. Aproximadamente um terço do que uma criança aprende em uma aula é único para ela.

Diante deste cenário, a IA surge como uma ferramenta essencial para transcender esta limitação humana e abordar a “Mentira” de que podemos criar caminhos personalizados para todos.

Ganhos para os estudantes: personalização e potencialização

A principal vantagem da IA na educação é a capacidade de apoiar caminhos de aprendizagem individualizados para os estudantes. A IA foi apresentada como uma ferramenta capaz de fornecer “Um Chão Baixo, Um Teto Alto e Paredes Largas”. Essa metáfora sugere que a tecnologia garante acessibilidade (chão baixo), permite complexidade e avanço (teto alto), e oferece flexibilidade e amplitude de recursos (paredes largas).

Atendimento a Necessidades Individuais: A IA, atuando como um “parceiro de pensamento” (Thought Partner), pode analisar dados qualitativos (como feedback, interesses e perfis de estudantes) e quantitativos (como notas e avaliações de dificuldade/atenção). Essa análise detalhada permite que os educadores modifiquem o conteúdo do curso e atendam melhor às necessidades específicas de cada aluno.

Apoio na Orientação: Sessões específicas abordaram o uso eficaz da IA no aconselhamento (counseling) e para a função executiva.

Fluidez na Aprendizagem: Os estudantes ganham com a capacidade da IA de processar grandes conjuntos de dados (como o Gemini, que lida com mais de 1 milhão de tokens, ou Claude, com 200.000 tokens), processando grandes volumes de informação.

O ISC já está na vanguarda e apresentou um estudo de caso sobre caminhos personalizados para estudantes no Ensino Fundamental II e Médio utilizando IA.

Ganhos para professores

A IA não serve apenas para gerar texto, mas é uma poderosa aliada na análise de dados que os professores coletam. Foram apresentados três níveis didáticos para começar a usar a IA na análise de dados:

Nível 1 – Chat: Utilização de upload de arquivo direto para um LLM (como o ChatGPT). É adequado para conjuntos de dados menores, mas frequentemente exige lembretes e correções.

Nível 2 – GPT Personalizado (Custom GPT): Utiliza instruções embutidas, exigindo menos correções. O modelo “entende” seu propósito e como acessar e usar os dados.

Nível 3 – API & Assistente: Baseia-se na estrutura do Nível 2, mas exige conhecimento básico de programação, permitindo funcionalidades mais flexíveis e integração em serviços existentes.

Ferramentas como o Google AI Studio (gratuito, com janela de contexto longa e integração natural com arquivos Google) e o Claude (que cria belos “artefatos” baseados em dados) foram recomendadas. A chave é a criação de prompts eficazes, definindo a persona (ex: um especialista em análise de dados educacionais), o problema e os parâmetros (como anonimizar informações sensíveis).

Riscos e cuidados essenciais

A conferência não se limitou às oportunidades, mas dedicou tempo significativo aos “perigos” e às implicações éticas. A necessidade de abordar a equidade e a ética na implementação da IA foi destacada.

Princípios de cuidado:

Privacidade e Dados: A sessão “IA, Privacidade e Proteção de Dados: Navegando Oportunidades e Riscos”, conduzida por Pedro Pinheiro foi muito direta. É vital que as escolas e pais entendam o que a IA faz com os dados.

Integridade Acadêmica: Fiona Reynolds conduziu sessões específicas para pais sobre a integridade acadêmica de seus filhos.

O “Amigo” Não-Humano: A keynote de Tricia Friedman trouxe à tona a discussão sobre a IA Companheira (Companion AI). A IA Companheira é um “cachorrinho que crescerá rápido”, e precisamos nos preparar. Pesquisas indicam que mais da metade dos adolescentes (13 a 17 anos) já usou IA Companheira.

O Engajamento Crítico dos Pais: Se você é “amigo de pessoas”, você deve se engajar na conversação sobre IA. O conselho crucial para pais e educadores é: iniciar conversas – sem julgamento – sobre quais plataformas os adolescentes usam e como eles se sentem sobre amizades com IA versus amizades humanas.

Perguntas Éticas Chave: Precisamos questionar como um antropólogo (Quais valores culturais fazem parte do Companion?), um engenheiro (O que ele faz com os dados?) e um historiador (Que lições da história de nossa relação com companheiros valem a pena levar para o futuro?).

Vanguarda na educação

A realização do AI4Good Learning pelo International School of Curitiba reforça seu papel de liderança na preparação de estudantes, pais e educadores para um futuro de aprendizado “UnconstrainED” (sem restrições). Ao trazer palestrantes de alto nível e proporcionar um espaço seguro para vivenciar e debater os desafios da IA, o ISC demonstra que a segurança emocional e a conexão humana devem ser prioridade, mesmo em um mundo cada vez mais tecnológico. É uma iniciativa que serve de modelo para o país, mostrando que a adoção da IA deve ser guiada por uma abordagem de mentalidade infinita (Infinite-Minded Approach), ética e foco na equidade.

Mufs alerta sobre riscos das bebidas sem procedência

0

Mufs alerta sobre riscos das bebidas sem procedência

Empresa está no setor desde 1996 em parcerias com as maiores empresas de bebidas do Mundo como Diageo, Bacardi, Bronw Forman, entre outras

Os recentes casos de bebidas adulteradas em circulação no país, que ocasionaram cegueira e mortes, acendem um alerta nacional: adquirir bebidas de origem duvidosa pode custar vidas e causar danos irreversíveis à saúde. Autoridades de saúde reforçam que bares, restaurantes e consumidores devem comprar apenas de fornecedores formalizados, com rastreabilidade e certificação de origem.

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) também se manifestou, reforçando que a compra de bebidas apenas de distribuidores e marcas idôneas é fundamental para proteger a saúde do consumidor e preservar a credibilidade do setor. A entidade orienta seus associados a redobrarem os cuidados com procedência e armazenamento, evitando qualquer risco de adulteração.

Em meio a esse cenário, a Mufs, que atua na distribuição de bebidas desde 1996 sob a liderança do CEO Marquinhos Mufs, reafirma seu compromisso com procedência rigorosa, fornecedores homologados e rastreabilidade completa. A empresa trabalha exclusivamente com produtos originais, adquiridos diretamente das donas das marcas como Diageo, Bacardi, Bronw Forman, entre outras, e nunca de terceiros. Esse cuidado garante 100% da qualidade dos produtos e assegura que cada garrafa chegue ao cliente com autenticidade comprovada.

“A Mufs, junto com a Abrabar, vem há muitos anos alertando sobre o perigo das bebidas sem procedência, mas infelizmente no Brasil só tomamos providências após acontecer uma tragédia”, afirma Marquinhos Mufs que ressalta ainda que está junto com a Abrabar trabalhando a meses no projeto que se chama Bebida Legal. “Infelizmente os acontecidos vieram antes de ter dado o “start” a essa campanha que visa a conscientizar os donos de bares e restaurantes sobre o perigo da bebida falsificas”, conta ele.

O setor de vinhos também exige atenção redobrada. O Paraná registra incidência crescente de falsificações, com apreensões frequentes e produtos de baixa qualidade vendidos como originais. Para a Mufs, esse cenário reforça a importância de adquirir bebidas somente de empresas sérias, que garantem qualidade e procedência.

Com quase três décadas de atuação, a Mufs é parceira de grandes marcas e estabelecimentos gastronômicos, investindo em armazenagem adequada, logística segura e fiscalização rigorosa de todos os lotes recebidos. A recomendação é clara: na hora de comprar bebidas, priorize fornecedores idôneos, que ofereçam nota fiscal, rastreabilidade e procedência certificada. Evitar riscos não é apenas uma escolha de consumidor, é uma questão de responsabilidade e de saúde pública.

Serviço:

Mufs

Endereço: Rua Rio Guaíba, 241 – Bairro Alto, Curitiba-PR

Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 14h

Telefone: (41) 3367-4848 | WhatsApp: (41) 99999-1881

Instagram: (https://www.instagram.com/mufs.distribuicao)

Foto Drinks: @kamranaydinov

Evento vai formar novos Agentes de Leitura em Curitiba

0

Evento vai formar novos Agentes de Leitura em Curitiba

Ações gratuitas acontecem nos dias 7, 14 e 21 de outubro em Curitiba; inscrições estão abertas e as vagas são limitadas

A escritora e diretora de produção, Lilyan de Souza, vai ministrar a terceira edição do Laboratório de Leitura, Literatura e Memória. O objetivo é formar novos mediadores e agentes para atuar com adultos e idosos.

Os encontros serão realizados nos dias 7, 14 e 21 de outubro – das 13h30 às 17h – na Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba). As inscrições estão abertas, são gratuitas, limitadas, direcionadas às pessoas com 16 anos ou mais e podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/SvNDu

Incentivo aos idosos

A ação integra o projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória. A iniciativa engloba diferentes eventos organizados para estimular os idosos a praticarem a escrita criativa e a imaginação, a partir de exercícios de rememoração de suas vivências com os cães e da leitura de obras literárias que trazem os cachorros como personagens centrais.

“O laboratório é uma atividade que aprofunda a experiência de leitura dos participantes e dos mediadores. A arte de compartilhar a leitura e estimular novos leitores amplia o repertório cultural, promove a reflexão, a interpretação de obras literárias e teóricas sobre o trabalho do mediador de leitura e do contador de histórias”, conta a escritora e ministrante de Laboratório, Lilyan de Souza.

“Outras temáticas dos Laboratórios envolvem a reflexão sobre ser um agente de leitura, suas possibilidades de atuação em sociedade – dentro e fora de bibliotecas ou espaços escolares – a importância do papel de pessoas que auxiliem no acesso à leitura, aos livros e à literatura para transformar o município numa cidade leitora, com cidadãos mais conscientes e ativos, usufruindo de seus direitos”, complementa Lilyan.

Atrações

Desde agosto, o projeto já realizou diferentes ações culturais na capital paranaense e as atividades continuam até o mês de novembro. Ao todo serão 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura, 5 palestras com intérprete de libras e 4 laboratórios de leitura.

Também serão doados 100 livros para as Casas da Leitura de Curitiba e distribuídas 500 ecobags aos participantes.

“Todas essas ações são gratuitas. Algumas serão agendadas em escolas públicas, espaços comunitários e outras são abertas aos interessados, mas o intuito é dar a oportunidade para que mais pessoas – especialmente os idosos – participem e pratiquem a escrita criativa e a leitura literária. É um exercício que faz bem ao corpo e à mente”, destaca Iamni Reche Bezerra, idealizadora do projeto.

Apoios

O projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Escritora e produtora cultural, Lilyan de Souza, ministra a terceira edição do Laboratório para formar novos agente de leitura

Quando: Dias 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 17h

Onde: Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba)

Quanto custa: Gratuito

Quem pode participar: Pessoas com 16 anos ou mais e que desejam se tornar agentes de leitura

Inscrições: Pelo link https://encurtador.com.br/SvNDu

Informações: tel. 41-98442-0942 e e-mail lilyan.souza@gmail.com

Sesc realiza novo Walking Tour sobre Dalton Trevisan, neste sábado (04/10) em Curitiba

0

Sesc realiza novo Walking Tour sobre Dalton Trevisan, neste sábado (04/10) em Curitiba

Evento gratuito passará em locais onde o escritor viveu; experiência imersiva une literatura, história e paisagens urbanas da capital paranaense

Em virtude do enorme sucesso de público, o Sesc Paraná realiza a segunda edição do Walking Tour: A Cidade de Dalton Trevisan. O evento será neste sábado (04/10) e os participantes farão um passeio a pé e guiado para conhecer alguns locais da região central onde o “Vampiro de Curitiba” frequentava, as histórias, a cultura e as inspirações do escritor Dalton Trevisan [14/06/1925 – 09/12/2024].

Para participar do Walking Tour, basta comparecer ao Sesc Centro [Rua José Loureiro, 578, Centro, Curitiba, no 5º andar–Galeria de Exposições] no sábado (04/10), às 13h, e fazer a inscrição gratuita no local. Serão ofertadas apenas 30 vagas. A atividade será realizada das 14h às 15h30 e vai ser conduzida pelos escritores e mediadores de leitura, Cristiano Nagel e Carla Viccini.

Roteiro

O roteiro leva o nome de Curitiba Literária – Nos Passos de Dalton Trevisan, vai percorrer oito locais e terá o seguinte trajeto:

1) Rua XV de Novembro: Onde o escritor caminhava a pé, de sua casa até a Boca Maldita,
2) Prédio histórico da UFPR: Aqui Dalton Trevisan graduou-se em Direito pela UFPR na década de 1940. É o lugar de sua formação jurídica e do início de sua carreira de advogado (exercida por cerca de 7 anos),
3) Passeio Público: Inaugurado em 1886, é o parque mais antigo de Curitiba e está presente em dois textos de Dalton Trevisan. São eles: “Balada das mocinhas do passeio” e “Balada dos mocinhos do passeio”,
4) Casa de Dalton Trevisan: Rua Ubaldino do Amaral, 479, Alto da Glória. Esse é o local onde o escritor viveu recluso por décadas,
5) Livraria do Chain: Esse é o local onde Dalton recebia suas correspondências,
6) Teatro Guaíra: Glauco Flores de Sá Brito (nome atribuído ao miniauditório) participou com suas poesias da revista “Joaquim”, além de Carlos Drummond de Andrade. A fachada do Teatro Guaíra foi feita por Poty Lazzarotto, grande amigo de Dalton Trevisan,
7) Praça Santos Andrade: Fazia parte do trajeto diário de Dalton. A praça é considerada um marco cultural de Curitiba,
8) Rua XV de Novembro: O escritor frequentava a antiga Confeitaria Schaffer, hoje Galeria Schaffer. Daqui os participantes retornam ao Sesc Centro (Rua José Loureiro, 578, Centro) onde termina o passeio.

Imersão cultural

“Essa é uma experiência imersiva que une literatura, história e a paisagem urbana da capital paranaense. É uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da biografia de um dos maiores contistas da literatura brasileira”, explica Cristiano Nagel.

“Dalton Trevisan é um dos maiores escritores brasileiros, conhecido por sua discrição e pelo uso inusitado da correspondência. Retratou com ironia, concisão e brutalidade o cotidiano curitibano. Recebeu importantes prêmios, incluindo o Jabuti e o Camões, e sua obra inclui clássicos como O Vampiro de Curitiba e Cemitério de Elefantes, destaca Carla Viccini.

A primeira edição do Walkiing Tour na capital paranaense aconteceu no dia 16 de agosto e foi uma das atrações da 44ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que homenageou o escritor Dalton Trevisan. A procura foi enorme e por isso o Sesc realiza nova edição do passeio.

Sobre os guias

Cristiano Nagel é ator, escritor e mediador de leitura com mais de 20 anos de atuação em projetos culturais. É autor de Ensaios para o 5º Ato, pela Nova Letra e Olhares Ausentes, pela Dali Projetos Criativos.

Carla Viccini é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças e jovens e oficinas formativas para professores. É autora das obras Na sombra de uma árvore, pela SEEC, Personalidades Femininas da História do Paraná, pela FCC e Guardiãs de encantamentos, pela editora Inverso.

Jornada de Carreiras acontece neste sábado com programação gratuita

0

Evento conta com participação de mais de 20 instituições nacionais e internacionais

A 3ª Jornada de Carreiras e Profissões – College and Career Fair, realizada pelo Colégio Positivo, será neste sábado (4), das 9h às 13h, na unidade Jardim Ambiental, no Hugo Lange. A programação inclui palestras, oficinas, feira de profissões, experiências práticas, atrações culturais, feira do livro e praça gastronômica.

O evento reúne mais de 20 instituições nacionais e internacionais, além de empresas parceiras e ex-alunos de destaque em diversas áreas. Durante a manhã, os visitantes poderão participar de mais de 20 palestras e 15 oficinas de diferentes campos do conhecimento. 

Entre as oficinas de destaque estão a de perícia criminal, as simulações de urgência e emergência, a de tratamento de canal e restauração dentária, além da de teste vocacional e projeto de vida. Já as palestras incluem temas como os bastidores de um hospital, os impactos da tecnologia no Direito e as mudanças na profissão, e diferentes formas de ingresso na graduação no exterior, com representantes de instituições internacionais como INTO University Partnerships, Swiss Education Group, University of St. Andrews e Westminster University.

A coordenadora do Ensino Médio do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos Colégios da Rede Positivo, Lucimeire Fedalto, afirma que a Jornada foi pensada para levar experiências significativas aos estudantes mesmo antes do momento da escolha profissional. “O objetivo é propiciar o contato com diferentes universos acadêmicos e de carreira. Assim, eles podem refletir sobre possibilidades e construir com mais segurança o caminho que desejam trilhar”, explica.

A programação conta ainda com a palestra de abertura do especialista em soft skills Rony Tschoeke, sobre como despertar projetos de carreira, e com a participação do cartunista Guilherme Match, criador da série Rocksling, que compartilha sua trajetória no universo dos quadrinhos. Uma Feira do Livro promovida pela livraria A Página dentro do evento traz diversos títulos em promoção.

O evento é voltado para estudantes a partir do 9.º ano até a 3.ª série do Ensino Médio, tanto dos colégios da Rede Positivo quanto da comunidade em geral, além de familiares interessados em conhecer mais sobre cursos, carreiras e oportunidades acadêmicas no Brasil e exterior. A entrada é gratuita, e as oficinas e palestras têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas on-line.

Programação:

9h às 10h: palestra de abertura com Rony Tschoeke, “Carreira e profissão: desperte o seu projeto mais importante”.

10h às 11h: visita à feira, com oportunidade de contato com mais de 20 instituições nacionais e internacionais.

11h às 12h20: palestras e oficinas.

12h20 às 13h: visita à feira.

Serviço

3ª Jornada de Carreiras e Profissões – College and Career Fair
Data: 4 de outubro, sábado.
Horário: 9h às 13h.
Local: Colégio Positivo – Jardim Ambiental (Rua Itupava, 985, Hugo Lange).
Inscrições: gratuitas e realizadas neste link.

Melhor bartender do Brasil comanda masterclass exclusiva em Curitiba

0

Público terá oportunidade de aprender e degustar três criações do mixologista Ariel Todeschini, que representará o Brasil no World Class 2025

O paranaense Ariel Todeschini, representante do Brasil na final global do World Class 2025, considerada a maior competição de coquetelaria do mundo, realizará uma masterclass no Five Lounge, wine & cocktail bar do NH Curitiba The Five, no dia 7 de outubro. 

Head bartender do bar e vencedor da etapa nacional do campeonato, o mixologista vai ensinar os truques da coquetelaria clássica e autoral para o público, que poderá colocar a “mão na taça” para aprender a criar drinks da alta coquetelaria.

Mais do que uma aula prática, a masterclass também será uma oportunidade de contato direto com as tendências internacionais da coquetelaria, já que Ariel Todeschini se prepara para disputar, em 2025, o título mundial ao lado dos principais nomes do setor. 

A experiência promete unir aprendizado técnico, degustação e troca de ideias em um ambiente descontraído, aproximando o público da cena contemporânea dos bares e valorizando a coquetelaria autoral brasileiras.

Durante a aula, o público poderá aprender o preparo de três drinks:

  • Alva: Ketel One Vodka, Amaro Branco, jasmin e água de coco.
  • Hoje: Tanqueray Ten, cajuína, Jerez Fino e alcarávia.
  • Sangrita Verde: Don Julio Blanco, grapefruit, limão, coentro, abacaxi, jalapeño, mel de agave.

Com o valor de R$ 180 por pessoa, além do curso, será oferecida uma tábua individual de antepastos com frios, queijos, geleias, pães de fermentação natural, frutas e patês para degustação. As vagas são limitadas, e a experiência promete marcar a agenda cultural e gastronômica da cidade.


Serviço:

Data: 7 de outubro, às 19h

Preço: R$ 180 por pessoa

Instagram: @fivelounge

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – 2.º andar – Batel

Reservas: 41 98490-2241

Curitiba Recebe 150 Araras de Moda Circular com Looks Primavera/Verão no Saí do Armário

O primeiro fim de semana de outubro chega com novidades e promete aquecer a temporada primavera/verão no Encontro de Brechós Saí do Armário, um dos maiores eventos de moda circular de Curitiba. Nos dias 04 e 05, das 10h:00 às 18h:00, a Galeria Green Center será tomada por mais de 150 araras, reunindo 29 brechós por dia e oferecendo peças a partir de R$10 em uma verdadeira curadoria de estilos, tamanhos e tendências.

Mais do que um evento, o Saí do Armário se firma como um espaço onde moda e consciência caminham lado a lado. Nesta edição, os olhares se voltam para a estação das flores, com estampas coloridas e peças leves que inspiram novas formas de se vestir. “Aqui, a moda é diversa, acessível e autêntica. Queremos que cada visitante sinta que pode expressar sua identidade com liberdade, escolhendo entre muitas opções que cabem em diferentes estilos e bolsos”, afirma Gabriela Feola, idealizadora do projeto.

A programação também se renova: no sábado, o público encontra produtos coloniais, acessórios, itens geek, além de chopp e drinks. Já no domingo, a experiência se completa com lingeries novas, cookies, doces, produtos coloniais, acessórios, chopp e drinks. O grande destaque é a chegada dos looks para o verão, reforçando o caráter inclusivo e inovador do Saí do Armário.

Esse compromisso com a moda consciente é reforçado por Kerolen Martins, que também está à frente da organização: “Esta edição é um convite para o público curitibano se preparar para o verão com moda circular. Queremos mostrar que é possível lançar tendências e consumir com consciência, encontrando peças que contam histórias e inspiram novos olhares.”

O evento se consolida por oferecer qualidade, preço justo e variedade, atendendo desde quem busca peças exclusivas até quem procura boas oportunidades em liquidações. A cada edição, a organização amplia os segmentos para dialogar com diferentes públicos e estilos de vida.

Serviço:
🎉49° Encontro de Brechós Saí do Armário
🏘️Local: Galeria Green Center
🧭Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba.
🎫Entrada: Franca
📅Datas: 04 e 05 de outubro – Sábado e Domingo
🕛Horário: das 10h:00 às 18h:00
🐶Pet friendly

Melhores hospitais público e privado do Paraná são do Grupo Marista

0

Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru comemoram a conquista

Os hospitais que representam a frente de saúde do Grupo Marista foram reconhecidos no Prêmio Mais Saúde TopView, em uma cerimônia realizada na última terça-feira (16), em Curitiba. O prêmio foi dividido em 47 categorias e o Hospital Universitário Cajuru, que oferece atendimento 100% pelo SUS, foi premiado como o melhor hospital público da capital paranaense. Já o Hospital São Marcelino Champagnat, referência em procedimentos de alta complexidade, foi eleito o melhor hospital privado.

Com categorias relacionadas ao atendimento e aos cuidados com a saúde e o bem-estar da população curitibana, a premiação destaca o trabalho dedicado das instituições e o impacto que elas representam na sociedade. A votação foi realizada em etapas, com a participação de médicos e jornalistas, além do público em geral, por meio das redes sociais da revista TopView, uma publicação do Grupo RIC Paraná. 

Hospital Universitário Cajuru

Inaugurado em 30 de agosto de 1958, inicialmente sob gestão da União dos Ferroviários, o Hospital Universitário Cajuru, em 1977, passou à Associação Paranaense de Cultura (Grupo Marista) e tornou-se o primeiro e maior pronto-socorro 100% SUS do Paraná, com foco em trauma, ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia. 

No ano passado, foram realizados no hospital mais de 147 mil atendimentos. Para se ter uma ideia da relevância da instituição para o Paraná, em 2024 foram registrados 8 mil acidentes com motocicletas no estado, o Cajuru atendeu 44% desses traumas. 

Além disso, a instituição é um importante polo de formação de profissionais, com as residências médicas e multiprofissionais, sendo um local de contínuo desenvolvimento do ensino e pesquisa em saúde.

Hospital São Marcelino Champagnat

Inaugurado em 2011, o Hospital São Marcelino Champagnat foi planejado com foco para que a qualidade e infraestrutura hospitalar atendessem a padrões internacionais. Desde os primeiros anos, destacou-se como referência em atendimento de média e alta complexidade na Região Sul, com crescimento expressivo no número de atendimentos médicos que ultrapassam 76 mil por ano.

Considerado referência nacional em especialidades como cardiologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, o Hospital São Marcelino Champagnat investe em tecnologia e inovação para levar ao atendimento dos pacientes o que há de mais moderno no mundo. Entre as tecnologias utilizadas atualmente, três robôs  garantem maior precisão nas cirurgias e menor tempo de recuperação dos pacientes. 

Durante a pandemia da covid-19, o Hospital São Marcelino Champagnat foi referência nacional, com mais atendimentos realizados e contribuindo com estudos e pesquisas importantes que ajudaram a elucidar o vírus e fornecer dados para o correto tratamento dos pacientes brasileiros.