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Purple Day: Jockey Plaza Shopping colore sua fachada de roxo em conscientização ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

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Purple Day: Jockey Plaza Shopping colore sua fachada de roxo em conscientização ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

Entre os dias 25 e 30 de março, o Jockey Plaza Shopping colore a sua fachada de roxo com o objetivo de chamar a atenção para a consciência sobre a epilepsia, doença que acomete 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, chamada de Purple Day, é comemorada dia 26 de março, considerado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia.

A epilepsia é uma condição neurológica crônica caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro, que resultam em crises epilépticas. Essas crises podem se manifestar de diferentes formas, desde breves lapsos de consciência e movimentos involuntários até convulsões generalizadas. A condição pode ter diversas causas, incluindo fatores genéticos, lesões cerebrais, infecções ou outras doenças neurológicas. Embora não tenha cura, a epilepsia pode ser controlada na maioria dos casos com o uso de medicamentos adequados e acompanhamento médico especializado, permitindo que os pacientes tenham qualidade de vida.

A ação é realizada já há 5 anos em parceria com a Associação Luta pela Epilepsia no Paraná (LEPIPR) e da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE / SP). O Jockey Plaza Shopping fica no Tarumã, na Rua Konrad Adenauer, 370 e tem estacionamento com valor de R$10, por até 30 min, e R$17 por todo o período de utilização dentro da mesma diária, e taxa de R$20 de pernoite. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. E as operações de alimentação de segunda a sexta, das 10h às 22h, aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos, das 11h às 22h.

Epilepsia ainda é cercada de desinformação e preconceito

O aposentado e consultor Osvaldo Bento Filho, 62, teve o diagnóstico de epilepsia aos 16 anos. Passou por vários tratamentos ao longo da vida, mas sem progresso, condição que afetou muito a sua vida pessoal e profissional. Como as crises não eram controladas com o uso de medicamentos, em 2022, ele realizou um tratamento cirúrgico no Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba). “Estou ótimo. Nunca mais tive crises, minha qualidade de vida melhorou 100%. Estou renascido. Voltei para a faculdade, faço cinco quilômetros de caminhada e corrida, de segunda a domingo. Também emagreci, sai de 87 para 72 quilos”.

Segundo Osvaldo, a maior dificuldade enfrentada por ele foi o preconceito. “Quando me conscientizei do meu problema, isto me ajudou muito, pois sempre me escondia e me trancava para que ninguém visse as minhas crises. Sofri muito preconceito. Tinham pessoas que se afastavam de mim quando eu me aproximava, uns diziam que eu estava com o diabo no corpo. Até sal já jogaram em mim quando eu estava tendo uma crise”, relata Osvaldo, contando que o apoio da esposa e a busca por um bom tratamento foram essenciais para melhorar a qualidade de vida.

Embora a epilepsia seja uma das doenças neurológicas mais comuns na população, ainda assim perduram preconceitos e estigmas em torno dela. São muitos que precisam ser esclarecidos e corrigidos. Por isso o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, conhecido como Purple Day (Dia Roxo) e celebrado no dia 26 de março, é uma data tão importante para conscientizar e levar informação à sociedade, buscando desconstruir visões equivocadas sobre a doença. Com esse intuito, o Hospital INC vai promover uma roda de conversa nesta quinta-feira (27), às 10 horas, para desmistificar a doença, esclarecer os tratamentos e a prevenção. O encontro será realizado na sede do INC, no Ecoville, e a participação é gratuita.

A epilepsia é uma doença que apresenta uma prevalência de 2% na população segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que 2 a 3 milhões de brasileiros têm epilepsia, e em Curitiba e Região Metropolitana esse número pode chegar a 60 a 90 mil pessoas. “Muita gente acha que a epilepsia só se apresenta por meio de crises convulsivas, aquelas que o paciente cai no chão e se debate. As crises podem se manifestar apenas com episódios em que o paciente relata ‘sair fora do ar’ por alguns segundos”, explica o neurologista do INC, Dr. Bruno Takeshita.

“Às vezes, nem a própria pessoa faz ideia que tenha epilepsia, acha que é apenas mais desligada. Mas se não for tratada, a doença pode evoluir e provocar sérias consequências, como prejuízo cognitivo, além de colocar a vida dela e de outras pessoas em risco se, por exemplo, provocar um acidente de carro como consequência da crise”. Outra informação equivocada sobre a doença, segundo o neurologista, é que a epilepsia só aparece na infância, nos primeiros anos de vida. Na verdade, ela pode se manifestar em qualquer idade: em adolescentes, adultos e idosos.

Tratamento adequado melhora qualidade de vida
A epilepsia é causada por descargas elétricas anormais e excessivas que provocam alteração nos neurônios. As crises podem ser convulsivas ou aquelas em que o paciente fica com olhar parado, por poucos segundos, e que nem ele mesmo faz ideia de que seja epiléptico. Com acesso a um diagnóstico e tratamento adequados, cerca de 70% dos pacientes poderão obter um controle das crises, inclusive, podendo trabalhar e levar uma vida normal. Os outros 30%, que são refratários ao tratamento medicamentoso, podem se beneficiar da cirurgia de epilepsia, que deve ser determinada após investigação com exames, como ressonância magnética e videoeletroencefalograma.

SERVIÇO:
Purple Day – Hospital INC
Data: quinta, 27 de março de 2025
Hora: 10h
Local: Hospital INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, 300, Curitiba)
Participação gratuita: https://www.eventosinc.com.br/

Surf Center Day: evento promove bem-estar com yoga e recovery em Curitiba

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Surf Center Day: evento promove bem-estar com yoga e recovery em Curitiba

A Surf Center realiza mais uma edição do Surf Center Day, desta vez em parceria com a Recovery Pro Esporte. A unidade de Curitiba promoverá uma manhã especial com aulas de yoga e sessões completas de recovery, incluindo massagens de liberação miofascial, botas compressoras e crioterapia (banheiras de gelo). O evento é aberto ao público, gratuito e acontece no dia 29 de março, sábado, com vagas limitadas.

“A proposta da Surf Center Day é oferecer uma experiência relaxante e revigorante, unindo práticas que ajudam na recuperação muscular e no equilíbrio físico e mental. Queremos proporcionar um momento especial para quem busca mais qualidade de vida”, destaca o diretor da Surf Center, Fabricio Stedile.

A programação contará com aulas de yoga às 9h e 10h, além de sessões de recovery relaxante às 9h, 10h e 11h. A Red Bull também marcará presença no evento, trazendo ainda mais energia para a experiência.

O evento será realizado no espaço Surf Center, que fica na Rua Delfina Braga Visinoni, 401 – Orleans, coberto e anexo à obra da Surf Center, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/surf-center-day–recovery-pro-esporte—curitiba/2879644.

A Surf Center é uma rede exclusiva de clubes de ondas, única tecnologia de piscinas de ondas para surf 100% brasileira, oferecendo estrutura de alto padrão para surfistas e entusiastas do esporte, com um centro de treinamento completo para a prática de diferentes modalidades. A unidade de Curitiba, em fase de conclusão de obras, tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2025. Ribeirão Preto e São Paulo serão entregues em 2027. Os sócios de diferentes localidades poderão surfar em qualquer uma das unidades do clube. A expectativa é inaugurar mais de 20 novas unidades até 2032.

Agitaí participa do Gastronomix com ativações, atrações artísticas e prêmios para o público

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Agitaí participa do Gastronomix com ativações, atrações artísticas e prêmios para o público

O Agitaí, aplicativo que conecta artistas a contratantes de forma prática, rápida e segura, marca presença no Gastronomix 2024, evento que integra a programação oficial do Festival de Curitiba. A participação acontece nos dias 28, 29 e 30 de março (sexta a domingo), na Universidade Positivo, com diversas ativações, prêmios e atrações ao vivo para o público.

Durante todo o final de semana, promotores do Agitaí circularão pelo evento distribuindo brindes e convidando o público para participar da roleta de prêmios, instalada no estande da marca. Os visitantes poderão concorrer a vale-ingressos para espetáculos do Festival de Curitiba, brindes exclusivos e vouchers de R$ 200 para contratação de artistas via app, em reservas a partir de R$ 400.

No sábado (30) e no domingo (31), o estande contará ainda com uma cabine de fotos gratuita, onde os visitantes poderão registrar o momento com amigos e familiares em clima de festa e descontração.

Além das ativações, o Agitaí também leva ao Gastronomix dois talentos cadastrados na plataforma:

– No sábado (30), das 12h às 15h, a artista Heve Blue apresenta sua performance de contorcionismo, misturando técnica, força e arte em um espetáculo que impressiona.

– No *domingo (31), também das 12h às 15h, é a vez da artista Sarah Piacenso encantar o público com sua pintura artística facial, levando alegria e cor especialmente ao público infantil.

“O Agitaí nasceu para facilitar o acesso à arte ao vivo e valorizar o trabalho dos artistas locais. Estar no Gastronomix é uma oportunidade de mostrar, na prática, como a cultura pode estar mais próxima das pessoas, seja em grandes eventos ou em festas particulares. Queremos conectar, emocionar e transformar experiências em momentos memoráveis”, destaca Bruno Cordeiro, diretor executivo do Agitaí.

Com mais de 500 artistas cadastrados e milhares de usuários, o Agitaí já é reconhecido como o “Delivery Cultural”, oferecendo desde músicos, DJs e bandas, até mágicos, palhaços, artistas circenses e performers para eventos de todos os portes.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e todas as informações podem ser acessadas em www.agitai.com.br.

Serviço:

Gastronomix

Datas e Horário: Sexta-feira (28.03) – das 17h às 22h, sábado (29.03) – Das 11h às 17h, e domingo (30.03) – Das 11h às 17h

Local: Universidade Positivo

Golpes de phishing ameaçam a segurança financeira

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Com golpes cada vez mais sofisticados, engenharia social se torna uma das maiores ameaças à segurança digital

O avanço da digitalização trouxe inúmeros benefícios para o mercado financeiro, mas também abriu caminho para novas ameaças. Entre elas, os golpes de engenharia social, como o phishing, que vêm se tornando cada vez mais sofisticados, especialmente no Brasil. De acordo com um relatório da empresa de segurança cibernética Kaspersky, em 2022, o país liderou o ranking global de ataques via WhatsApp, com mais de 76 mil incidentes registrados. Além disso, o Brasil ocupou a quarta posição em tentativas de phishing por e-mail e a segunda em ataques via Telegram.

Diante desse cenário, empresas como a Alias Tecnologia, especializada em soluções para o mercado financeiro, têm intensificado seus esforços para combater as ameaças. A empresa investe em tecnologias avançadas, como autenticação multifator, criptografia e monitoramento contínuo, além de promover campanhas de conscientização para orientar seus clientes sobre práticas seguras no ambiente digital.

Ronald Fast, superintendente de tecnologia e segurança da informação da Alias Tecnologia, destaca a importância de combinar tecnologia e educação na prevenção de fraudes. “Os criminosos estão aprimorando suas técnicas, tornando os ataques de phishing cada vez mais sofisticados. É fundamental que os usuários estejam atentos e bem-informados para identificar e evitar essas ameaças. Na Alias Tecnologia, além de implementarmos soluções de segurança robustas, investimos na orientação contínua dos nossos clientes sobre boas práticas no ambiente digital”, revelou.

No setor de comércio eletrônico, a situação também é preocupante. Em 2023, foram registradas aproximadamente 3,7 milhões de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, conforme dados da ClearSale. Essas fraudes incluem ataques de phishing e roubo de identidade, representando um desafio significativo para os varejistas online.

A crescente sofisticação dos golpes de phishing exige uma abordagem multifacetada, que englobe tanto o fortalecimento das infraestruturas de segurança quanto a educação dos usuários. Somente com a combinação desses esforços será possível reduzir a incidência dessas fraudes e proteger efetivamente os dados financeiros dos consumidores brasileiros.

Sobre a Alias Tecnologia

Com quase duas décadas de experiência, a Alias Tecnologia desenvolve soluções que otimizam processos financeiros para o setor automotivo, com foco em automação e inovação. Suas plataformas conectam eficiência e segurança, oferecendo soluções completas para o mercado de crédito.

Golpes de phishing ameaçam a segurança financeira

Com golpes cada vez mais sofisticados, engenharia social se torna uma das maiores ameaças à segurança digital

O avanço da digitalização trouxe inúmeros benefícios para o mercado financeiro, mas também abriu caminho para novas ameaças. Entre elas, os golpes de engenharia social, como o phishing, que vêm se tornando cada vez mais sofisticados, especialmente no Brasil. De acordo com um relatório da empresa de segurança cibernética Kaspersky, em 2022, o país liderou o ranking global de ataques via WhatsApp, com mais de 76 mil incidentes registrados. Além disso, o Brasil ocupou a quarta posição em tentativas de phishing por e-mail e a segunda em ataques via Telegram.

Diante desse cenário, empresas como a Alias Tecnologia, especializada em soluções para o mercado financeiro, têm intensificado seus esforços para combater as ameaças. A empresa investe em tecnologias avançadas, como autenticação multifator, criptografia e monitoramento contínuo, além de promover campanhas de conscientização para orientar seus clientes sobre práticas seguras no ambiente digital.

Ronald Fast, superintendente de tecnologia e segurança da informação da Alias Tecnologia, destaca a importância de combinar tecnologia e educação na prevenção de fraudes. “Os criminosos estão aprimorando suas técnicas, tornando os ataques de phishing cada vez mais sofisticados. É fundamental que os usuários estejam atentos e bem-informados para identificar e evitar essas ameaças. Na Alias Tecnologia, além de implementarmos soluções de segurança robustas, investimos na orientação contínua dos nossos clientes sobre boas práticas no ambiente digital”, revelou.

No setor de comércio eletrônico, a situação também é preocupante. Em 2023, foram registradas aproximadamente 3,7 milhões de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, conforme dados da ClearSale. Essas fraudes incluem ataques de phishing e roubo de identidade, representando um desafio significativo para os varejistas online.

A crescente sofisticação dos golpes de phishing exige uma abordagem multifacetada, que englobe tanto o fortalecimento das infraestruturas de segurança quanto a educação dos usuários. Somente com a combinação desses esforços será possível reduzir a incidência dessas fraudes e proteger efetivamente os dados financeiros dos consumidores brasileiros.

Sobre a Alias Tecnologia

Com quase duas décadas de experiência, a Alias Tecnologia desenvolve soluções que otimizam processos financeiros para o setor automotivo, com foco em automação e inovação. Suas plataformas conectam eficiência e segurança, oferecendo soluções completas para o mercado de crédito.

Conheça as personalidades nacionais que irão discutir moda, luxo e tendências no Pátio Batel

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Conheça as personalidades nacionais que irão discutir moda, luxo e tendências no Pátio Batel

Susana Barbosa, Luiza Brasil e Jorge Grimberg participam de paineis que abordam os rumos da moda no PBFW edição Talks 2025, nos dias 26 e 27 de março

Curitiba se prepara para receber o PBFW Edição Talks, nos dias 26 e 27 de março, no Pátio Batel. Com dois paineis diários, a partir das 19h, o evento contará com a presença de figuras influentes e especialistas renomados de moda. Confira os principais abaixo:

Susana Barbosa
Com quase três décadas de atuação na indústria editorial, é uma das figuras mais influentes do jornalismo de moda no Brasil. Atualmente, é publisher e diretora editorial da ELLE Brasil, tendo liderado o relançamento da revista em 2020, após um hiato de dois anos.

Ali Santos
Especialista em moda, beleza e lifestyle, é editora digital da ELLE Brasil. Antes de assumir o cargo atual, contribuiu por mais de cinco anos no STEAL THE LOOK, plataforma de moda e beleza, onde atuou como repórter, editora de moda e editora-chefe, liderando conteúdo orgânico e pago, da concepção à entrega.

Jorge Grimberg
Especialista em tendências e comportamento de moda, atuou como correspondente da WGSN Brasil, além de colaborar com veículos como Vogue Runway e CNN Style. Com uma visão global do mercado, Jorge analisa o futuro do consumo e as transformações culturais que impactam a indústria da moda.

Luiza Brasil
Jornalista e criadora de conteúdo, é fundadora do portal Mequetrefismos, que aborda moda, cultura e representatividade. Colunista da Vogue Brasil, Luiza utiliza suas plataformas para promover discussões sobre inclusão e diversidade no cenário fashion, além de explorar as interseções entre moda e tecnologia.

Verena Figueiredo
Embaixadora da Chanel no Brasil, a influenciadora possui uma carreira marcada pela elegância e inovação. Sua atuação no mercado de luxo reflete um profundo entendimento das tradições da alta-costura aliadas às demandas contemporâneas.

Sylvain Justum
Diretor da Forbes Life Fashion, é um especialista no mercado de luxo e lifestyle. Sua trajetória profissional inclui análises aprofundadas sobre o comportamento do consumidor de alto padrão e as tendências que moldam o segmento premium.

Priscila Monteiro
Executiva de comunicação com vasta experiência em marcas renomadas como Dior, Louis Vuitton e L’Oréal Luxo, tem se destacado na construção de narrativas que conectam marcas de luxo ao público brasileiro. Sua expertise abrange estratégias de branding e posicionamento no mercado nacional.

Laís Machado
Consultora de imagem, auxilia clientes na construção de identidades visuais autênticas. Seu trabalho envolve a harmonização entre estilo pessoal e tendências de moda, promovendo a autoestima e a expressão individual.

Dani Brito
Jornalista curitibana especializada no cenário fashion local, tem contribuído para a valorização da moda regional. Sua atuação inclui a cobertura de eventos, entrevistas com designers e a promoção da cultura de moda em Curitiba.

A programação do evento explora temas relevantes, aprofundando os debates e oferecendo insights valiosos:

“Como construir uma identidade na moda”

Este painel, com Susana Barbosa e Ali Santos, com mediação de Dani Brito, explorará os desafios e estratégias para construir e consolidar uma imagem autêntica na moda, seja para marcas institucionais ou pessoais. Em um contexto de tendências efêmeras impulsionadas pelo mundo digital, a discussão abordará a importância da identidade, originalidade e presença de marca.

“As transformações do luxo na era digital”

Priscila Monteiro e Sylvain Justum discutirão as adaptações do luxo ao ambiente digital, com mediação de Laís Machado. O debate abordará as estratégias por trás das marcas de luxo na busca de se conectar com o público, mantendo a exclusividade e o prestígio em um mundo cada vez mais digitalizado, explorando como os formatos de relacionamento com seus stakeholders têm se transformado e apresentando cases de sucesso.

“Construindo narrativas digitais relevantes”

Luiza Brasil e Verena Figueiredo compartilharão suas experiências na criação de narrativas digitais envolventes, com mediação de Laís Machado. O painel explorará as estratégias para capturar a atenção do público em meio à enxurrada de informações, criando conteúdo relevante, inspirador e que traga serviço, além de discutir como entender a linha editorial e cativar um público qualificado.

“Macrotendências para 2026”

Jorge Grimberg apresentará um panorama das macrotendências de comportamento que moldarão o futuro da moda, abordando o cenário macroeconômico, os desafios profissionais atuais, os novos formatos de consumo e o impacto da tecnologia. O especialista oferecerá insights valiosos e inspiração estratégica para que todos se prepararem para as transformações do mercado.

Serviço:

PBFW Edição Talks 2025

26 e 27 de março

Horário: 19h às 21h30

Ingressos: www.patiobatel.com.br/pbfwtalks 

Local: Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868 – Batel, Curitiba – Átrio do Piso L

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 10 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

6 dicas de decoração para renovar ambientes no outono

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Especialista dá orientações sobre como transformar a casa em um “refúgio aconchegante”

O outono, que começa em 20 de março, é uma estação transitória em que as plantas entram em estado de conservação de energia,  preparando-se para o inverno. Com isso, a folhagem ganha tons mais quentes, como amarelo, laranja, marrom e vermelho, evidenciando a beleza da transformação da natureza.

Essa mudança estética pode ser incorporada à decoração do lar, tornando os ambientes mais aconchegantes por meio de cores e tecidos que remetem à estação. Seja com novos móveis, plantas, objetos decorativos ou novas cores para as paredes, é possível personalizar ainda mais os cômodos para que reflitam o espírito do outono. A gerente de produto da incorporadora GT Building, Renata Lafraia, traz seis orientações para transformar os espaços e fugir do famigerado “o outono é sempre igual”.

Aposte em tons terrosos

Segundo a Pantone, a cor do ano de 2025 é a Mocha Mousse, um marrom suave, sóbrio, sofisticado e versátil. Já a Coral aposta na Curry Dourado, um amarelo vibrante, ideal para contrastar com tons de vermelho e laranja e compor um cenário outonal. Outra opção é o Marrom-luxo, um marrom avermelhado acolhedor, que remete ao luxo contemporâneo. Para Renata,  mesclar cores é essencial para incorporar o outono à decoração. “Utilizar tons neutros, como branco, preto e marrom, contrastando com  vermelho, laranja e amarelo, harmoniza o ambiente e traz a sensação de imersão na estação”, detalha.

Iluminação

Essencial para valorizar qualquer ambiente, a iluminação pode ser transformadora, principalmente nesta época, em que os dias ficam mais curtos. “Luzes amarelas e difusas proporcionam conforto e tranquilidade, tornando o ambiente mais convidativo. O contraste com luzes brancas cria um efeito harmonioso. Apostar em luminárias, abajures e pendentes torna cada cômodo único”, relata.

Decoração temática

A decoração temática é uma ótima opção para trazer toques outonais ao lar. Almofadas, roupas de cama, toalhas, panos e tapetes com estampas florais e cores quentes evocam a natureza. “Dê preferência a tecidos nos tons da estação, como laranja, amarelo, vermelho e marrom, especialmente se contrastarem com neutros ou verdes. Isso reforça a sensação de  transição das estações. Quadros de natureza-morta são uma excelente opção complementar”, afirma.

Plantas que florescem no outono

Para quem deseja manter a casa colorida durante a estação, algumas plantas são ideais. A amarílis, também conhecida como tulipa brasileira, tem folhas verde-escuras com detalhes brancos e flores rosadas e avermelhadas, podendo florescer em ambientes internos.. O cipó-de-São-João, uma trepadeira com flores alaranjadas, também agrega à decoração outonal. “Outra opção são os  jardins de inverno, com plantas que preferem sombra e se adaptam bem às mudanças climáticas”, orienta.

Aposte em conforto e aconchego

O outono traz temperaturas mais amenas, proporcionando a oportunidade de criar ambientes mais intimistas. “Investir em móveis como poltronas, cadeiras e acolchoados diversos, combinados a mantas e tapetes felpudos, gera uma sensação de conforto e acolhimento”, declara.

Revestimentos de madeira

A madeira oferece conforto térmico e um toque natural à decoração. “Escolher espécies com tonalidades alaranjadas ou avermelhadas é ideal para harmonizar com as cores do outono”, finaliza a gerente.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Valmet alcança melhor posição no CDP Climate pelo segundo ano consecutivo

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Multinacional finlandesa figura na “A List” da organização internacional Carbon Disclosure Program, reconhecimento para empresas que reduzem emissões de gases de efeito estufa, salvaguardam recursos hídricos e protegem florestas

A Valmet, um dos principais players de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, foi novamente reconhecida por suas estratégias e ações para mitigar as mudanças climáticas. A empresa recebeu a pontuação A e manteve sua posição de liderança na divulgação do CDP Climate pelo segundo ano consecutivo. A avaliação da organização internacional leva em conta a transparência da empresa em relação à sua estratégia, metas, governança, gerenciamento de riscos e oportunidades, além das iniciativas adotadas para reduzir os impactos climáticos no último ano.  

A inclusão na Lista Climática A do CDP reflete o compromisso da Valmet com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. “Acreditamos que a tecnologia e a colaboração desempenham um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas. Junto com nossos fornecedores e clientes, continuaremos impulsionando a transição da indústria para um futuro circular e de baixo carbono”, afirma a vice-presidente de Sustentabilidade da Valmet, Reetta Loponen.

A multinacional investe continuamente em eficiência energética para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações. Entre as iniciativas, destacam-se a aquisição de eletricidade sem carbono na Finlândia e na Suécia desde 2023 e o cumprimento, sete anos antes do previsto, da meta de viabilizar uma produção 100% neutra em carbono para seus clientes de celulose, papel e energia. Na cadeia de suprimentos, a Valmet envolveu mais de 270 fornecedores com maior impacto ambiental para adotar práticas sustentáveis.

Desde 2019, reduziu em 10% o consumo de energia em tecnologias para celulose, papel, papelão e tissue, contribuindo para cortes significativos nas emissões de CO2 ao longo da vida útil das operações. As soluções da Valmet promovem uma produção mais eficiente e sustentável, com fontes de energia livres de combustíveis fósseis e o uso de materiais  renováveis ou reciclados. Atualmente, as fábricas de celulose que utilizam suas tecnologias são autossuficientes em bioenergia. Além disso, sua linha de caldeiras de biomassa permite a geração de energia e calor livres de fósseis. 

Em 2024, a Valmet também foi reconhecida com a medalha de ouro na avaliação de sustentabilidade da EcoVadis e recebeu o prêmio Supply Chain ESG Pioneer no European Chamber Sustainable Business Awards, na China.

Iniciativas na América do Sul 

Na América do Sul, a unidade de Araucária (PR) adota soluções de eficiência energética, incluindo geração de energia por painéis solares, além da entrada da empresa no mercado livre de energia, garantindo um  consumo 100% neutro em emissões de CO2. Até o final de 2025, a companhia pretende alcançar a neutralidade de emissões em suas unidades de Sorocaba, Belo Horizonte e Joinville.

Sobre a Valmet 

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 225 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2024 foram de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia

Sobre o CDP

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona empresas e governos a gerenciar seus impactos ambientais. A lista do CDP de todas as empresas que participam publicamente de sua divulgação climática deste ano está disponível no site do CDP.

Apostas on-line e Imposto de Renda: 7 dúvidas comuns sobre a declaração

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Rendimentos provenientes de apostas on-line são considerados tributáveis pela Receita Federal; omissão pode gerar multas e outras penalidades

Se o número de gols em uma partida de futebol, o campeão de determinado torneio ou o nome do jogador que levaria cartão vermelho renderam dinheiro em 2024, chegou a hora de declarar oficialmente esses valores. E atenção: os ganhos com apostas on-line, sejam de qual natureza forem, devem ser declarados à Receita Federal independentemente do valor, porque são considerados tributáveis. Com os prazos do Imposto de Renda se aproximando, especialista explica como fazer a declaração e incluir os valores provenientes das bets.

A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações em 2025, número quase 9% maior que o registrado no ano passado, que foi de 42,4 milhões. O prazo vai até 30 de maio e a penalidade para o contribuinte que não declarar o imposto é uma multa mínima de R$ 165,74 mais até 20% do imposto devido. E o dinheiro recebido em plataformas de apostas também entra na lista de rendimentos tributáveis com declaração obrigatória por parte do contribuinte, como explica o professor do MBA em Controladoria e Finanças da Universidade Positivo (UP) e controller do Grupo Positivo, Marco Aurélio Pitta.

  1. Quando os ganhos com bets precisam ser declarados?

“Ganhos obtidos com apostas esportivas e outros tipos de apostas, ainda que tenham sido feitas on-line, devem ser declarados, independentemente do valor. A omissão pode resultar em multas e outras penalidades”, esclarece.

  1. A partir de que valor é preciso declarar?

“Prêmios com apostas devem ser declarados anualmente, assim como outros rendimentos. Eles entram na seção ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva’. Mesmo valores recebidos dentro da faixa de isenção precisarão ser informados no momento da declaração anual do IR.”

  1. Onde e como declarar esses ganhos no programa do IRPF?

“Informe os ganhos na ficha ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva’, opção 12 – outros. Inclua o CNPJ da casa de apostas e o valor recebido”, ensina o especialista.

  1. É possível declarar também o que foi gasto com as bets?

“Não. A Receita Federal exige a declaração dos ganhos líquidos, ou seja, o valor total recebido menos o valor apostado. Portanto, os gastos com as apostas não são dedutíveis separadamente; apenas os ganhos líquidos devem ser informados.”

  1. Como identificar a fonte pagadora?

“Utilize o CNPJ e o nome da empresa responsável pela plataforma de apostas. Por isso, ter um documento com a formalização da aposta é muito importante”, aconselha.

  1. Dinheiro ganho em apostas e, posteriormente, reinvestido, será tributado duas vezes?

“Não. Os ganhos com apostas são tributados no momento em que são recebidos. Se esses valores forem posteriormente investidos, apenas os rendimentos desses investimentos serão tributados conforme as regras específicas de cada aplicação financeira.”

  1. Se, em vez de transferir o dinheiro ganho para o banco, o contribuinte deixar os valores na conta da plataforma de apostas, esses valores também precisam ser declarados?

“Sim. Mesmo que os valores não sejam transferidos para a conta bancária do contribuinte, os ganhos devem ser declarados no momento em que são creditados na conta da plataforma de apostas. A permanência dos valores na conta da casa de apostas não exime o contribuinte da obrigação de declarar e recolher o imposto devido. Tais saldos têm que ser lançados na ficha de Bens e Direitos”, completa Pitta.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

FTcom assume conta da JBS no Paraná

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FTcom assume conta da JBS no Paraná

Agência sediada em Porto Alegre fará a assessoria de imprensa no estado 

A FTcom, referência em Comunicação Corporativa e Reputação, assumiu, em março de 2025, a conta de assessoria de imprensa da JBS nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com 27 anos de experiência no mercado e reconhecida como uma das 5 melhores agências da Região Sul no Top Mega Brasil 2024, a FTcom será responsável por articular e executar ações estratégicas de comunicação, fortalecer o relacionamento da marca com a imprensa e aumentar sua visibilidade na mídia regional.

A operação no Paraná será conduzida pela jornalista Simone Bello, que atuará de acordo com o modelo de trabalho desenvolvido pela agência para O Boticário na região Sul, utilizando equipes locais para garantir uma comunicação ágil e eficiente.

Esta é a primeira vez que o grupo contará com uma profissional de comunicação no estado, onde atua recentemente. Com o movimento, a JBS pretende investir no relacionamento com a comunidade, aperfeiçoando o diálogo e a divulgação das ações desenvolvidas nas unidades paranaenses, sempre com a atuação voltada para os seus colaboradores regionais.

Segundo Marcelo Torri, sócio da FTcom, a conquista da conta da JBS reforça a solidez e o reconhecimento da agência no mercado. “Ter a JBS em nosso portfólio é um marco importante, não apenas pela magnitude da empresa, mas também pelo reconhecimento da qualidade do nosso trabalho junto aos nossos clientes, tanto no nível local quanto nacional. Esta parceria representa mais uma etapa de crescimento e confiança”, destaca Torri.

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, possui uma operação global que abrange diversas áreas, desde o processamento de carnes até a produção de produtos alimentícios. E isso tudo através de marcas reconhecidas, como Seara, Friboi e Swift.

Além da JBS, a FTcom também atende outras grandes marcas como Tramontina, Cyrela Goldsztein, MRV, O Boticário, Vipal Borrachas e Biamar Malhas. Ao longo de quase três décadas de atuação, a agência já realizou assessoria de imprensa e comunicação para mais de 100 marcas de diversos segmentos, consolidando sua expertise em criar soluções personalizadas e eficazes.