XVII Convenção Schultz reforça a importância das parcerias no turismo
Evento reúne mais de 450 profissionais do setor em Curitiba (PR) para apresentar novidades, fechar negócios e fortalecer relações
Desde a última sexta-feira, 28 de março, Curitiba (PR) se tornou ponto de um dos maiores encontros do turismo brasileiro: a XVII Convenção Schultz, que reúne mais de 450 agentes de viagens e fornecedores de 145 municípios por todo o País para dias intensos de aprendizado, networking e vivências. E se há um consenso entre os participantes, é que nada substitui a importância de uma boa parceria como alicerce para fazer os negócios prosperarem. “Os agentes que estão aqui foram selecionados pelo mérito ou pelo potencial de vendas”, explicou Aroldo Schultz, fundador e presidente da Schultz.
A confiança e o respeito das empresas do grupo ao trabalho dos agentes de viagens têm sido constantemente lembrados pelos participantes do evento que termina amanhã (1) e que segue sendo marcado por trocas valiosas e presenças de peso. A começar pela solenidade de abertura, realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), dia 28, com a participação de Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná, e de Leonaldo Paranhos, secretário que acaba de assumir a pasta do Turismo no Governo do Paraná.
Em sua primeira aparição pública como Secretário de Turismo, Paranhos destacou a importância de sediar o evento e de proporcionar vivências típicas aos participantes. “A gente nunca consegue vender com alegria aquilo que não conhece ou o que não quer para a gente”, resumiu. Também presente ao evento, José Luis Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), ressaltou a variedade turística e falou sobre a regionalização que vem sendo desenvolvida pelos atores locais, unindo atrativos da capital paranaense aos da área metropolitana e da região de Mata Atlântica.
Eduy Azevedo, gerente de mercado da Viaje Paraná, lembrou que o estado é o único no Brasil a ter dois Patrimônios Naturais da Humanidade – Parque Nacional do Iguaçu e Grande Reserva da Mata Atlântica – e celebrou a exposição que o evento traz. “Ninguém faz turismo se não estiver junto do agente de viagens”, cravou. Ele enumerou os atrativos da capital, destacou opções de ecoturismo e enogastronomia no estado e antecipou novidades como a abertura de dois equipamentos em Foz do Iguaçu: o aquário AquaFoz, previsto para estrear neste ano, e o Museu Internacional de Arte, idealizado em parceria com o Centre Pompidou de Paris, que deve ser inaugurado em 2026.
Produtos em destaque
Com uma programação dinâmica e interativa, mais de 20 profissionais — entre fornecedores e colaboradores das empresas do grupo Schultz — subiram ao palco do Centro de Convenções do Hotel Pestana no sábado, dia 29, para apresentar novidades e compartilhar dicas estratégicas para apoiar os agentes no desenvolvimento e na promoção de experiências diferenciadas direcionadas aos seus clientes. O clima de conexão e fortalecimento de relações persistiu durante todo o dia, reafirmando que, no turismo, o sucesso vem da construção de parcerias sólidas.
Aroldo deu as boas-vindas aos participantes fazendo um resgate à história da Schultz, empresa fundada há 39 anos na cidade que hoje recebe a 17ª edição da convenção, e destacou circuitos paranaenses que são novidades no catálogo da operadora: “De Curitiba a Foz do Iguaçu”; “Descobrindo o Litoral do Paraná” e “Curitiba para Você”, esse último com opções de passeios no entorno da capital. Em seguida, ele entregou o troféu de Destino Anfitrião a Patricia Gusso, gerente de Eventos do Viaje Paraná.
Outros destinos foram mencionados por Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz Operadora, que convidou ao palco Woody Garcia (gerente de Produtos Américas), Ana Maria Moreschi (gerente de Produtos Internacionais) e Denise Farjalla (gerente de Produtos Nacionais) para detalhar a oferta disponível aos agentes.
Rodrigo também mencionou uma nova possibilidade de venda para os agentes de viagens: a tarifa Schultz neto com opção de pagamento em 12 vezes. “A novidade só não é válida para algumas redes hoteleiras com as quais temos contratos que não permitem a venda de tarifa neto”, diz. Adriana Santos e Rubens Avanzini, respectivamente gerente e gestor comercial da Schultz Vistos subiram ao palco com Aroldo para comunicar outra grande novidade: a partir de agora, os agentes passarão a ser comissionados todas as vezes que indicarem um cliente que feche qualquer serviço de visto consular.
Saúde financeira, segurança e inovação
Ana Santana, diretora-geral das empresas Schultz, abordou um tema delicado, porém extremamente necessário: a gestão financeira cuidadosa que garante a sobrevivência da empresa. Ela reforçou a transparência da Schultz em relação à saúde financeira, com dados públicos e disponíveis para consulta por meio de um portal dedicado, e repassou processos internos, lembrando do impacto de comissionamento antecipado, tributação, pagamento em cartão de crédito, head cambial e parcelamento para justificar algumas decisões. “Esse é um momento de conscientização de que o preço não é tudo na hora de comprar de uma ou de outra empresa”, finalizou.
A questão do preço também foi abordada por Luciano Bonfim, diretor comercial da Vital Card que lembrou as vantagens dos produtos aos agentes para reforçar que é preciso olhar além do valor financeiro. Ele fez um resumo dos benefícios exclusivos oferecidos que incluem desde uma nova faixa de Despesas Médico Hospitalares (DMH) – que agora chega a 150 mil reais, dólares ou euros – até a comissão flexível – que pode ser determinada pelo agente em qualquer faixa entre 5% e 65%.
Representada por Rafael Turra e Daniela Araújo, a TZ Seguros, corretora do grupo reforçou a importância de proteger tanto os passageiros, quanto os agentes de viagens e o caixa das empresas com o Seguros de Responsabilidade Civil Profissional Agência e com o Seguro de Responsabilidade Civil Ônibus, voltado a empresas com frota própria.
Em termos de inovação, a Schultz também é referência: Fabiano Simm, CEO da TZ Systems, apresentou aos agentes o Wikitravel.ai, plataforma recém-lançada e que pretende padronizar a informação turística, reunindo-a em um único local por meio de inteligência artificial.
Ele falou ainda sobre o P.O.T.A (Personal Online Travel Agency), serviço de criação de sites personalizados que a empresa oferece às agências de viagens interessadas em expandir seus negócios para o mundo digital. Além dessa facilidade, Ediel Santos, diretor Comercial da Meu Anúncio Web, subiu ao palco para ensinar os agentes a configurarem o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que funciona como vitrine para os negócios, e ia dar os primeiros passos na criação de anúncios no Google Ads e Meta Ads.
Destaques dos parceiros
Vindo da Espanha para a Convenção, Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, apresentou alguns dos destaques do catálogo 2025-2027. “É preciso saber vender circuitos para ter sucesso com esse produto porque existe muita demanda, mas também um grande preconceito na venda”, defendeu. Durante a apresentação, ele detalhou os diferenciais da operação e adiantou novidades na gestão de tíquetes para entradas em atrações e monumentos – agora disponíveis para compra via sistema.
Maria Cristina, do Turismo da Bahia, exibiu o novo vídeo promocional do turismo do estado enquanto Molga Freire, vice-presidente da Emprotur, liderou uma viagem em fotos, vídeos e informações aos mais emblemáticos destinos no litoral e no interior do Rio Grande do Norte.
Já Jonas Lunkes, da MMC Receptivo, focou a apresentação nos produtos oferecidos na Serra Gaúcha, região onde a empresa que tem sede em Foz do Iguaçu passou a operar em dezembro do ano passado. Ele destacou os roteiros regulares e informou a composição de alguns combos de experiências exclusivas, sugerindo aos agentes que incluam as opções nos pacotes dos clientes.
Cleib Filho, CEO da 100 Limites Expedições, detalhou produtos que vêm tendo grande procura e que atendem a todo o perfil de clientes. Além do Jalapão (TO), produto mais vendido no portfólio nacional da Schultz e que pode ser oferecido nas opções regular, grupos e privativo, a empresa também opera na Chapada das Mesas (MA) e passa a oferecer tours na Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serras Gerais e Pirenópolis, entre outros destinos. As novidades incluem internet via satélite nos carros e um fervedouro exclusivo que está sendo estruturado no Tocantins.
A lista de Expositores da XVII Convenção Schultz, em ordem alfabética, é: 100 Limites Expedições, Air Europa, All Brazil Tours, Allseg Seguradora, Arar Tours – Destination Management Company, Bahia Turismo, Beto Carrero World, Blue Park, Civitatis, CM3 Brindes Personalizados, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, Curitiba Turismo – Instituto Municipal de Turismo, Curta Curitiba, Europamundo, Exotic Tours and Travel, Família Madalosso, Gramado Inesquecível, Hard Rock Cafe Curitiba, Hellenic Travel Network, Hot Beach Parques & Resorts, Hotéis Deville, Iberostar Hotels & Resorts, Ika Malas, Jardim Atlântico Beach Resort, Kompas, Mabu Hotéis & Resorts, Ministério do Turismo de Israel, MMC Receptivo, Museu Oscar Niemyer, Nacional Inn, Nadai Comfort Hotel & Spa, Prefeitura de Curitiba, Sato Tours, Schultz DMC Portugal, Schultz Operadora, Schultz Vistos, Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Roraima, Serra Verde Express, SJ Hotéis & Resort, Slaviero Hotéis, TZ Seguros, TZ Systems, Verdesicilia Tour Operator, Viaje Paraná, Vipac, Visite Rio Grande do Norte, Vital Card e Wiki Travel AI.