Home Blog Page 2

Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis

0

Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em parceria com a Versace Ceramics, os artistas contemporâneos Lange de Morretes e João Turin, além de escritórios premiados internacionalmente

O mercado imobiliário de alto padrão está em constante evolução. De acordo com a Brain & Company, o segmento de altíssimo padrão no Brasil apresentou crescimento médio de 18% ao ano e movimentou R$ 74 bilhões em 2022, com a expectativa de alcançar R$ 130 bilhões até 2030. Nesse cenário, a busca por imóveis de luxo também teve avanço expressivo: segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o crescimento foi de 15% nos últimos dois anos. Os lançamentos desse segmento tornaram-se verdadeiros objetos de desejo, voltados a um público que valoriza identidade, autenticidade, status e qualidade singular.

Grifes e obras de arte são admiradas por sua exclusividade — e o mesmo acontece no mercado imobiliário. Novos projetos arquitetônicos têm se consolidado como símbolos de sofisticação, patrimônio e prestígio. Um dos fatores que impulsionam a demanda por empreendimentos de luxo é justamente a associação a marcas consagradas, que agregam valor e reforçam a exclusividade das propriedades. Atenta a esse comportamento do consumidor high ticket, que busca cada vez mais personalização e diferenciação, a incorporadora paranaense GT Building aposta nos branded residences — empreendimentos sofisticados desenvolvidos em parceria com labels de luxo, escritórios de arquitetura de renome internacional e artistas contemporâneos. 

Casa Milano: moda, arquitetura e inovação

Um dos principais lançamentos da empresa é o Casa Milano, que celebra a união entre  moda e arquitetura. O empreendimento contará com revestimentos da Versace Ceramics, pela Gardenia Orchidea, empresa que produz com exclusividade os revestimentos Versace Ceramics. A grife de luxo estará presente nas áreas comuns, como o hall de entrada e a piscina, além de compor os revestimentos dos banheiros nas áreas privativas. A presença de marcas de moda no mercado imobiliário é uma tendência em ascensão. Segundo estudo do Florida International University’s College of Business, até o final de 2024 já haviam sido lançados, no mundo, 700 empreendimentos residenciais associados a grifes de alta moda — e a previsão é que esse número dobre até 2030. 

“E não para por aí: as áreas fitness do Casa Milano, como piscina e academia, serão projetadas pela equipe do atleta Gustavo Borges, que trará o que há de mais moderno em musculação e equipamentos aeróbicos”, complementa o Diretor de Incorporação, Marcello Malucelli Thá. 

Lange,Turin: arte e arquitetura em um empreendimento-museu 

Em 2024, a GT Building lançou um projeto que celebra a arte contemporânea. O empreendimento Lange,Turin presta a homenagem à história  das artes plásticas do Paraná ao resgatar o legado de dois artistas locais: Lange de Morretes e João Turin. Quando finalizado, o complexo de alto padrão reunirá 40 obras de arte — entre esculturas e pinturas —- distribuídas pelas áreas comuns e de lazer. A curadoria é assinada por Rafaela Tasca e tem como proposta destacar expressões poéticas do estado, explorando elementos como a arte, a paisagem, a natureza e a cultura paranista. Além de obras originais de Lange e Turin, o projeto — composto por duas torres localizadas no nobre bairro Batel — contará com criações de artistas contemporâneos como Fábio Noronha, Francisco Faria, Harry Crowl, Rômulo Lass e Vilma Slomp, revelando a continuidade da identidade artística local ao longo das gerações e por meio de diversas linguagens. 

O Lange,Turin apresenta um conceito moderno, estilo contemporâneo e design assinado por um dos mais renomados escritórios de arquitetura do mundo: o LW Design Group, com sedes em Dubai, Hong Kong, São Paulo e Dinamarca. “A empresa já projetou diversos hotéis seis estrelas em diferentes países e acumula  prêmios internacionais. Escolhemos essa parceria porque o LW se destaca pelo cuidado com cada detalhe — da ocupação elegante dos espaços à seleção minuciosa dos acabamentos, da busca por soluções funcionais à valorização de elementos esteticamente sofisticados”, explica Marcelo. 

Parcerias de prestígio e reconhecimento nacional

A incorporadora paranaense também se destaca por desenvolver empreendimentos em parceria com profissionais de renome nacional, como o paisagista Benedito Abbud, conhecido por transformar espaços urbanos em verdadeiros oásis verdes — e o escritório gaúcho Arquitetura Nacional, consolidado como um dos nomes mais respeitados da arquitetura contemporânea brasileira.

Desejo criado: valorização e venda mais rápida 

“Imóveis de luxo associados a grifes tendem a apresentar uma valorização média superior à de outros empreendimentos. A aquisição dessas unidades ‘assinadas’ já é uma tendência consolidada”, afirma o diretor. Um exemplo de destaque é o Lange,Turin, que teve sucesso imediato: nos três primeiros meses após o lançamento, o projeto registrou um dos maiores volumes de vendas do ano, com 243 unidades comercializadas a um ticket médio de R$ 730 mil, totalizando R$ 182 milhões em vendas entre junho e agosto de 2024. O  resultado representou 42% das transações no segmento especial de studios em Curitiba. Já o empreendimento Casa Milano foi um sucesso de vendas no lançamento e conquistou o prestigiado prêmio Empreendimento do Ano pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). 

Fato é que os branded residences oferecem uma forma eficaz de diferenciar os lançamentos de altíssimo padrão, ampliando sua atratividade e potencial de valorização para  compradores e investidores. 

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Para Esquentar o Fim de Semana: Muitas Blusas e Cachaça Artesanal no Encontro de Brechós Saí do Armário

Nos dias 17 e 18 de maio, a Galeria Green Center, no coração de Curitiba, será novamente tomada pela vibração criativa e consciente do Encontro de Brechós Saí do Armário. Mais do que um evento de moda sustentável, a iniciativa é um convite para redescobrir o Centro da cidade, apoiar pequenos empreendedores e celebrar o que o Brasil tem de melhor.
Idealizado por Gabriela Feola, o Saí do Armário chega a mais uma edição com o propósito claro de fortalecer a economia local e valorizar a produção independente. “Acreditamos que o Centro de Curitiba pulsa com uma energia única. Ao reunir brechós, marcas autorais e parceiros da região, mostramos que é possível consumir de forma mais consciente e ainda impulsionar quem faz a cidade acontecer”, afirma Gabriela.
A proposta do evento vai ao encontro das recentes ações da Prefeitura da cidade que visam a revitalização da região central. Com investimentos em cultura, segurança e mobilidade, o objetivo é claro: fazer com que a população volte a ocupar e valorizar o Centro. E o Saí do Armário abraça essa causa com entusiasmo.
Nesta edição, a brasilidade ganha um sabor especial com a participação, no domingo, da Cachaçaria Onça Bêbada, localizada nas redondezas da galeria. A marca se une ao evento com degustações e drinks preparados com ingredientes nativos — flores, frutas e sementes típicas do território brasileiro —  em uma verdadeira exaltação ao nosso país tropical. “Essa parceria traduz exatamente o espírito do Saí do Armário: reunir o que é feito com afeto, identidade e originalidade. É o Brasil em sua melhor versão, em forma de moda, sabores e encontros”, explica a empreendedora Kerolen Martins, uma das organizadoras.
 
Com mais de 170 araras recheadas de estilo, peças únicas e achados garimpados, o evento é pet friendly e conta ainda com atrações culturais, gastronomia local e uma atmosfera vibrante, que convida a sair de casa, andar pelas ruas do Centro e viver a cidade com outros olhos.
 
Serviço:
🎉44° Encontro de Brechós Saí do Armário 
🏘️Local: Galeria Green Center
🧭Endereço: Rua São Francisco, 232 e Rua Treze de Maio, 439 – Centro – Curitiba. 
🎫Entrada: Franca
📅Datas: 17 e 18 de maio – Sábado e Domingo
🕛Horário: das 10h:00 às 18h:00
🐶Pet friendly

Street Style em sintonia com o comportamento  da Geração Z 

Marca curitibana incorpora conforto e autenticidade em suas coleções

A marca  curitibana de streetwear Anjuss tem se destacado por alinhar suas criações às preferências da Geração Z, incorporando conforto, estilo e autenticidade em suas peças. Esse alinhamento reflete as mudanças no comportamento de consumo de moda dos jovens brasileiros.

De acordo com a pesquisa “Consumo de Moda no Brasil”, realizada pelo Opinion Box em novembro de 2023, 66% dos consumidores preferem fazer compras de roupas, calçados e acessórios virtualmente, e 51% compram itens de moda pelo menos uma vez por mês. Além disso, 52% associam a compra de itens de moda a momentos felizes, indicando a importância emocional das escolhas de vestuário. 

A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, valoriza conexões autênticas e busca expressar sua individualidade por meio da moda. Segundo levantamento apresentado pelo Instagram, as principais tendências de moda para 2024 entre esses jovens incluem vestir-se de forma mais modesta, adotar estilos vintage ou econômicos, ser mais sustentável repetindo roupas, usar roupas de maneiras inusitadas e aderir ao DIY (faça você mesmo). 

Pamela Pallazzini, gerente de estilo da Anjuss, destaca que a marca tem acompanhado essas tendências:

“Observamos que nossos clientes buscam peças que ofereçam conforto e permitam expressar sua identidade. Por isso, investimos em designs que unem estilo e funcionalidade, atendendo às expectativas de uma geração que valoriza autenticidade e bem-estar.”

A Anjuss também tem se adaptado às mudanças no mercado de moda brasileiro. O estudo “Desempenho do Varejo de Vestuário e Perspectivas para 2024”, realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado, aponta que o setor de vestuário apresentou crescimento de 4,9% em 2023, com projeção de aumento de 5,9% para 2024. A pesquisa destaca a valorização do conforto no vestir e o impulso das compras online como fatores influentes no comportamento do consumidor. 

“Com uma abordagem que prioriza o conforto, estilo e conexão com as tendências da Geração Z, a Anjuss reafirma seu compromisso em oferecer produtos que atendam às necessidades e desejos dos jovens consumidores brasileiros”, finaliza  Pallazzini.

Sobre a Anjuss

A Anjuss atende todo o Brasil por meio do e-commerce, além de possuir 20 lojas físicas no Paraná e Santa Catarina, com planos de expansão. Atualmente, a marca emprega cerca de 200 colaboradores diretos, número que pode triplicar quando consideramos as equipes terceirizadas em serviços como costura e estamparia.

www.anjuss.com.br

Dia Mundial da Consciência Cardiovascular na Mulher alerta para riscos ignorados e sintomas muitas vezes sutis

0

Celebrado nesta terça-feira (14), o Dia Nacional da Consciência das Doenças Cardiovasculares na Mulher serve como um importante alerta para a saúde feminina. A data tem como objetivo chamar a atenção para um problema de saúde pública ainda subestimado: as doenças cardíacas em mulheres.

De acordo com a cardiologista Bianca Prezerpisoki, do Hospital Cardiológico Costantini, a razão pela qual este dia foi instituído está no histórico desinteresse — inclusive médico — pela saúde cardiovascular feminina. “Durante muito tempo, achava-se que o infarto era mais grave nos homens. Mas hoje já sabemos que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre mulheres no Brasil e no mundo, superando até o câncer de mama”, afirma a especialista.

Bianca ressalta que, embora a atenção ao câncer continue sendo essencial, o coração também precisa de cuidados específicos. E um dos maiores desafios está justamente nos sintomas, que se manifestam de forma diferente nas mulheres. “Ao contrário daquela dor opressiva no peito, que é mais comum nos homens, nas mulheres os sinais podem ser mais sutis: cansaço, náusea, dor nas costas, tontura e até uma sensação de ansiedade”, explica. Por serem pouco característicos, esses sintomas acabam sendo ignorados tanto por quem os sente quanto por alguns profissionais de saúde.

A médica enfatiza que fatores de risco clássicos como hipertensão, colesterol alto, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade seguem sendo decisivos. No entanto, no caso feminino, questões hormonais e antecedentes gestacionais também merecem atenção especial. “É importante perguntar como foi a gestação dessa mulher, se teve eclâmpsia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, ou se teve menopausa precoce — todos esses fatores aumentam o risco cardiovascular”, destaca.

Para a Dra. Bianca, cuidar do coração é mais do que um ato de autocuidado: é um exercício de consciência. “Se a mulher não tiver consciência de que pode estar em risco, não vai reconhecer os sinais. Alimentação equilibrada, prática de atividade física, sono de qualidade, controle do estresse e exames preventivos são ações fundamentais que salvam vidas”, diz.

E finaliza com um recado direto: “Ouça seu coração e não ignore nenhum sinal que o corpo está tentando te dar. Ele merece ser escutado. Mas só conseguimos ouvir se estivermos conscientes da situação.”

Tecnologia brasileira revoluciona a gestão de comissões e redes no marketing multinível e afiliados

0

Tecnologia brasileira revoluciona a gestão de comissões e redes no marketing multinível e afiliados

Parceria entre Bindflow e MultiSeller resulta em solução inédita que automatiza a gestão de comissões, reduz tempo operacional e oferece suporte robusto para redes com milhares de participantes

Apesar do crescimento exponencial do setor, a maior dor das empresas que atuam com marketing multinível (MMN) e programas de afiliados ainda é a mesma: falta de controle, transparência e escalabilidade real. No entanto, o cenário está mudando. Em 2024, o setor de vendas diretas movimentou R$ 50 bilhões no Brasil, com mais de 3,5 milhões de empreendedores independentes, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

É justamente para atender esse ecossistema em crescimento que a Bindflow, empresa curitibana especializada em soluções tecnológicas, firmou parceria com a plataforma MultiSeller. O resultado é uma solução robusta e automatizada para negócios que operam no B2B, B2C, vendas diretas e marketing de relacionamento, permitindo escalar operações com inteligência, segurança e performance.

“Enxergamos nos modelos de afiliados e MMN um enorme potencial de crescimento, especialmente, quando impulsionados por tecnologia de ponta. A parceria com o MultiSeller nos permitiu criar uma solução completa, que vai muito além do tradicional: automatizamos processos operacionais, estruturamos uma gestão inteligente de comissões e desenvolvemos ferramentas para escalar o suporte a grandes redes, com foco em performance e experiência”, afirma Emerson Martens, CEO da Bindflow.

Os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) confirmam a expansão do e-commerce com o registro de faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024, crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é ultrapassar os R$ 234 bilhões, impulsionados por um ticket médio de R$ 539,28, mais de 435 milhões de pedidos e uma base de compradores que deve superar 94 milhões. Esse avanço reflete diretamente no fortalecimento de canais alternativos de vendas, como o marketing de afiliados, que movimenta mais de R$ 20 bilhões anuais, e o MMN, cresceu 6,3% no ano passado, conforme a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

Essas mudanças têm raízes em três grandes marcos da transformação digital: o acesso à internet móvel, iniciado em 2007; o impacto da pandemia, que acelerou a digitalização; e, agora, o protagonismo da Inteligência Artificial (IA) na personalização de experiências e automação de processos, fator determinante para a escalabilidade dos modelos de venda descentralizada.

Segundo o CEO do MultiSeller, Guilherme Camilli, a plataforma nasceu para atender tanto os negócios que já operam com vendas diretas quanto aqueles que desejam criar programas de afiliados e MMN de forma estruturada, utilizando tecnologia de ponta, gestão simplificada e compliance. “Projetado para atender desde pequenos negócios digitais até grandes operações de vendas diretas, o MultiSeller permite o cadastro e acompanhamento de afiliados, automatiza vendas e realiza a gestão de comissões em múltiplos níveis de indicação, com segurança e alta performance”.

A plataforma suporta mais de 100 mil usuários simultâneos e é capaz de reduzir em até 40% o tempo dedicado à gestão de redes, graças à automação de cadastros, pagamentos e relatórios. “Hoje, os softwares disponíveis para vendas diretas ainda são majoritariamente voltados para o B2B e não oferecem as ferramentas necessárias para controle e gestão eficiente de vendas em rede. Nosso compromisso é oferecer inovação aplicável, que facilite a vida dos gestores e traga mais transparência e eficiência para todo o ecossistema”, diz Camilli.

Com flexibilidade para personalizar a plataforma de acordo com o modelo de negócios de cada cliente, o MultiSeller atende marcas que buscam estruturar redes tradicionais ou explorar o marketing de afiliados em novos formatos digitais. A expectativa é impulsionar mais de 500 empresas com a solução nos próximos dois anos, reforçando o plano de expansão que prevê um crescimento de 30% no segmento de soluções digitais até 2026.

Sobre a Bindflow — Criada em 2021, a Bindflow oferece cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO (Controle Remoto de Equipamentos e Simuladores), FisioTeraPlay (saúde), BindTrack (gestão logística), Desenvolvimento de Softwares (Softhouse) e BindInntechs (soluções financeira/contábil). No portfólio, a empresa com sede em Curitiba, desenvolveu soluções para a L’oreal Paris e Eco Salva, a Rumo, a rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o desenvolvimento pessoal. Mais informações pelo telefone (41) 99933-4587, pelo e-mail contato@bindflow.com.br e pelo site: https://bindflow.com.br/.

Empresas com operações no exterior devem se preparar para nova era tributária

0

Empresas com operações no exterior devem se preparar para nova era tributária

Unificação de impostos, novas regras para comércio digital e fiscalização cruzada entre países colocam em alerta negócios com atuação global

A maior reestruturação do sistema tributário brasileiro desde 1988 já está em curso e promete impactar diretamente empresas com operações internacionais. A Reforma Tributária, aprovada após décadas de debate, traz não apenas mudanças internas no modelo de arrecadação, como também reforça a necessidade de alinhamento com as diretrizes globais de tributação internacional, especialmente, diante dos avanços da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre a economia digital e o combate à evasão fiscal.

“O objetivo central é simplificar, desburocratizar e tornar mais justo o modelo de arrecadação de tributos no país, impactando diretamente os brasileiros que residem no exterior”, pontua Rita Silva, advogada internacionalista especializada em planejamento tributário e migratório.

A advogada alerta que empresas com presença fora do Brasil devem iniciar imediatamente a revisão de suas estruturas. “Estamos entrando em uma era de maior rastreabilidade fiscal, padronização de regimes e intercâmbio de informações entre países. O que antes podia ser considerado uma zona cinzenta, agora passa a ser alvo de controle e regulação direta”.

Entre as mudanças são a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por dois, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), competência estadual e municipal, formando o chamado IVA dual brasileiro. “A implementação será gradual, com início em 2026 e com previsão de conclusão em 2033, período em que coexistirão regras novas e antigas, exigindo atenção redobrada das empresas e dos cidadãos”, explica Rita.

O novo sistema não é acumulativo, ou seja, o imposto incide apenas sobre o valor agregado em cada etapa da cadeia produtiva, reduzindo a incidência em cascata e aumento a transparência. A regulamentação da Reforma Tributária foi estabelecida pela Lei Complementar 214/2025, que definiu os regimes especiais de tributação, critérios de isenção, mecanismos de devolução de tributos para a população de baixa renda (cashback) e normas específicas para a tributação de compras internacionais realizadas pela internet.

“Empresas exportadoras tendem a se beneficiar da simplificação tributária, mas aquelas que operam com importações ou mantêm sedes em mais de um país devem revisar contratos, cadeias de fornecimento e estruturas fiscais. A legislação trará impactos no compliance, nos regimes aduaneiros e na competitividade internacional”, diz a advogadaAlém das alterações nos tributos sobre consumo, outros aspectos da Reforma Tributária exigem atenção:

  • Tributação sobre Consumo e Compras Internacionais – A nova legislação detalha regras para a tributação de compras internacionais pela internet, o que pode impactar brasileiros residentes fora do país que realizam aquisições para envio ao Brasil ou que mantêm negócios digitais. É fundamental acompanhar as alíquotas e possíveis isenções para evitar surpresas fiscais e garantir conformidade nas operações. 
  • Interseções com Direito do Trabalho e Previdenciário – Mudanças na tributação sobre a folha de pagamento estão previstas para etapas futuras da reforma, podendo afetar a contribuição de brasileiros expatriados, trabalhadores remotos e empresas multinacionais. A simplificação do sistema pode facilitar a comprovação de tempo de serviço e recolhimento de contribuições para fins de aposentadoria, inclusive, em acordos internacionais de previdência.
  • Direito Migratório e de Família – Brasileiros que mantêm vínculos familiares ou patrimoniais no Brasil devem atentar para as novas regras de tributação sobre heranças, doações e remessas internacionais, que poderão sofrer ajustes para evitar bitributação ou evasão fiscal. A reforma busca maior transparência e justiça fiscal, o que pode resultar em maior fiscalização sobre movimentações financeiras transnacionais.
  • Direito Empresarial e Comércio Exterior – Empresas brasileiras com atuação internacional se beneficiarão da unificação de tributos e do fim da cumulatividade, tornando os produtos nacionais mais competitivos no exterior e reduzindo a burocracia nas exportações. Para importações, a padronização das alíquotas e procedimentos tende a facilitar o despacho aduaneiro, mas exige atualização constante quanto às regras em vigor.

“Recomendo que todos se mantenham informados sobre a regulamentação em cada fase da reforma, pois ajustes e exceções continuam em discussão e podem impactar diretamente sua situação fiscal e previdenciária. Consultem sempre profissionais especializados em direito tributário internacional e planejamento sucessório para evitar riscos de bitributação e garantir a correta declaração de ativos e rendimentos no Brasil e no exterior. As empresas e os profissionais autônomos devem revisar contratos, estruturas societárias e fluxos de caixa para se adequar ao novo modelo tributário e aproveitar eventuais benefícios fiscais”, explica Rita.

A advogada afirma que a reforma é um passo decisivo para modernizar o ambiente de negócios, mas também aumenta a responsabilidade das empresas e dos cidadãos com atuação internacional. “O momento exige atualização jurídica e ação estratégica”.

Sobre Rita de Cássia da Silva – Graduada na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a advogada internacionalista é pós-graduada em Advocacia Empresarial Trabalhista – Previdenciária e Previdência Privada e em Seguro Social na Universidade de Lisboa. É Mestranda em Direito Tributário Internacional, especialista em Direito dos Expatriados, Imigrantes e Estrangeiros, Acordos e Tratados Internacionais e Direito de Família Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Previdenciário Internacional, Direito do Trabalho com foco em Expatriação, Direito dos Aeronautas com enfoque nas aposentadorias especiais. É palestrante, Escritora, Consultora Jurídica em Legislação Brasileira nos Estados Unidos, Diretora de Relações Internacionais e Embaixadora do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário nos Estados Unidos da América. Presidente da Comissão de Direito Internacional do Instituto IBRAPEJ. É CEO do Internazionale – Grupo de Estudos em Direito Internacional que já conta com mais de 180 advogados em 16 países, fundadora da Comunidade PrevConnection – a 1ª Comunidade de Direito Previdenciário Internacional e Mentora para advogados que queiram internacionalizar suas carreiras. Mais informações: https://ritasilvaadvogados.com.

Revolução verde no agronegócio depende da precisão do controle das válvulas

0

Revolução verde no agronegócio depende da precisão do controle das válvulas

Tecnologia embarcada favorece uma produção segura e escalável de biofertilizantes e bioinsumos, setor que cresce 40% ao ano

A agricultura brasileira está entrando numa nova era, mais tecnológica, sustentável e biológica. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a produção de biofertilizantes e bioinsumos cresce, em média, 40% ao ano no Brasil. Essa expansão acelerada é impulsionada por uma combinação de fatores: a busca por alternativas aos insumos químicos, a pressão por práticas ambientais mais limpas e os avanços da biotecnologia aplicada ao campo.

Essa nova fronteira da agricultura exige infraestrutura altamente especializada, capaz de lidar com a sensibilidade dos microrganismos usados na produção de bioinsumos. É nesse ponto que as válvulas assépticas e os sistemas de controle de processos da GEMÜ do Brasil ganham protagonismo.

“A produção de biofertilizantes impõe desafios técnicos devido à natureza biológica e instabilidade do produto. O controle de variáveis como temperatura, pH e oxigênio dissolvido é essencial para garantir a viabilidade dos microrganismos ao longo de todo o processo”, explica Alessandro Pacco, supervisor de vendas da GEMÜ do Brasil.

Segundo o supervisor, as empresas do setor enfrentam dificuldades desde a etapa de matéria-prima até o escalonamento industrial. Além disso, o ambiente de produção precisa ser controlado com extrema precisão, uma vez que os microrganismos são sensíveis a qualquer desvio. “Um simples desequilíbrio no oxigênio ou uma contaminação cruzada pode comprometer todo um lote. Por isso, a automação e o controle asséptico não são opcionais. Eles são indispensáveis para garantir eficiência, segurança e escalabilidade na produção de bioinsumos”, afirma o especialista.

Entre os recursos mais relevantes, destacam-se os sensores de pH, OD e temperatura com monitoramento em tempo real, os biorreatores automatizados com controle digital, os sistemas para rastreabilidade e as linhas CIP/SIP para limpeza e esterilização seguras.

A experiência da GEMÜ em setores críticos, como os projetos desenvolvidos para as indústrias farmacêuticas, é aplicada no mercado de bioinsumos com uma linha completa de válvulas assépticas e sanitárias. “Nossas válvulas assépticas são desenvolvidas para oferecer vedação confiável, controle preciso e condições estáveis, mesmo em ambientes exigentes. Elas garantem a segurança microbiológica do processo, a repetibilidade entre lotes e a conformidade com as exigências regulatórias do novo marco legal dos bioinsumos”, destaca Pacco.

A eficácia dos bioinsumos depende, sobretudo, da manutenção da pureza microbiológica ao longo de toda a cadeia produtiva, que vai da fermentação até o envase. “Sem um controle rigoroso da pureza microbiológica, o produto perde viabilidade, pode inativar os microrganismos desejados ou até causar impacto negativo no solo. Estamos falando de um controle tão crítico quanto o da indústria farmacêutica”, alerta Pacco. Esse cuidado garante a eficácia do produto no campo, a conformidade regulatória, a segurança ambiental e a estabilidade e shelf life dos insumos.

Marco legal e Plano Safra criam ambiente fértil para a biotecnologia

A Lei 15.070/2024, sancionada em dezembro, criou o marco regulatório dos bioinsumos no Brasil. Ela desburocratiza o registro de novos produtos, estimula a produção on farm e oferece incentivos fiscais e financeiros para fomentar a biotecnologia agrícola.

Somado a isso, o Plano Safra 2024/25 prevê linhas de crédito específicas para inovação e sustentabilidade, beneficiando especialmente cooperativas e pequenos produtores. Estima-se que a área agrícola com uso de bioinsumos chegue a 155,4 milhões de hectares na safra atual, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

Para Alessandro Pacco, a GEMÜ está posicionada como parceira estratégica da inovação no agronegócio. A empresa fornece não apenas válvulas de alta tecnologia, mas também know-how em processos higiênicos, automação e rastreabilidade. “Acreditamos na agricultura inteligente, sustentável e limpa. Nosso papel é garantir que os produtores tenham a infraestrutura certa para transformar ciência em resultado no campo. A biotecnologia é o futuro do agro, e a GEMÜ está pronta para viabilizar esse futuro com segurança e eficiência”, concluiu Pacco.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França, EUA e Índia. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

Senior Sistemas cresce 21,6% no 1º trimestre de 2025

0

Crescimento da companhia combina resultados financeiros sólidos, evolução de portfólio e investimentos em IA

A Senior Sistemas, uma das maiores empresas de software de gestão do Brasil, alcançou Receita Líquida de R$ 271,8 milhões no primeiro trimestre deste ano. O valor representa crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2024. A Receita Recorrente atingiu R$ 245,5 milhões, um aumento de 20,9%, que representa 80,9% da Receita Bruta no período. 

O crescimento foi impulsionado principalmente pela Receita Cloud, que cresceu 26,5%, totalizando R$ 142,1 milhões, e representando 57,9% da Receita Recorrente Bruta.

“Iniciamos 2025 com bom desempenho, reafirmando a consistência em nossa trajetória de crescimento, combinando resultados financeiros sólidos, evolução contínua do portfólio e avanços importantes na execução da nossa estratégia de longo prazo”, avalia Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas.

O bom desempenho também se reflete no EBITDA da Senior, que totalizou R$ 73,2 milhões, com uma Margem EBITDA de 27,0%. O Lucro Líquido foi de R$ 47,8 milhões, resultando em uma Margem Líquida de 17,6%. A Geração de Caixa Operacional foi de R$ 60,4 milhões, o que reforça a capacidade de investimento da empresa.

Senior lança Agentes de IA em seu portfólio de gestão

Mais do que acompanhar a tendência da Inteligência Artificial, a Senior busca liderar esse movimento no mercado de software de gestão na América Latina e por isso segue investindo em P&D, com foco na integração de IA ao seu portfólio de soluções de gestão.

Como parte dessa transformação a Senior é pioneira no lançamento de agentes de IA para apoiar os clientes em diversas áreas de gestão, como RH, Finanças, Gestão da Reforma Tributária, Gestão de Risco e Segurança, Logística e Supply Chain e Agronegócio.

“Ser IA-Centric significa para a Senior colocar a inteligência artificial no centro da nossa estratégia de produto, com o compromisso de integrar capacidades de IA Generativa e outras tecnologias em nosso portfólio”, afirma Carlênio.

Wiipo e Senior Capital

A fintech Wiipo, especializada em serviços financeiros e benefícios para pessoas, alcançou a marca de 3,5 milhões de colaboradores conectados ao aplicativo nos três primeiros meses de 2025, com mais de R$ 142 milhões em transações realizadas. O crescimento de 70% nos benefícios flexíveis transacionados e 20% em créditos consignados concedidos resultou em um aumento de 99% na receita da fintech, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Outra conquista no trimestre foi o lançamento da Senior Capital. A joint venture da Senior com o BTG já conta com um portfólio robusto de soluções financeiras desenvolvidas para impulsionar o crescimento dos clientes da companhia. “Atuamos com diversas linhas de crédito, incluindo cessão de recebíveis, risco sacado, desconto de duplicatas, antecipação de cartão e capital de giro, sempre com foco em apoiar as empresas de maneira estratégica e eficiente.”

A Senior Capital permite ainda que os clientes realizem cobranças, pagamentos e consultem informações de saldo e extrato diretamente nos ERPs da Senior. “Essa integração reforça nossa proposta de valor, unindo acesso a capital, eficiência operacional e tecnologia de ponta em um único ecossistema”, complementa o CEO da Senior.

Guga Kuerten como Embaixador

O começo deste ano também marcou o anúncio de Gustavo Kuerten, maior tenista da história do Brasil, como embaixador de marca da Companhia. “A parceria com Guga reforça a mentalidade de alta performance e inovação que buscamos oferecer aos nossos clientes. Ele é um exemplo de dedicação e estratégia, valores que também aplicamos em nossas soluções tecnológicas para ajudar as empresas a atingirem seus objetivos”, diz Carlênio.

Perspectivas para o ano

A Senior acredita que o futuro será liderado pelas empresas que colocam a inovação no centro da sua estratégia. “Com uma visão clara de longo prazo, um portfólio inovador e uma base sólida de clientes, seguimos comprometidos em impulsionar a transformação digital dos negócios com tecnologia, construindo, desde agora, a Senior do futuro”, conclui Carlênio Castelo Branco.

Pride Music Shop e Hard Rock Cafe Curitiba realizam exposição exclusiva e gratuita de instrumentos musicais

0

Evento acontece de 16 a 19 de maio e conta com estações interativas para experimentação ao vivo de equipamentos

A Pride Music Shop, uma das maiores referências do país em instrumentos musicais, anuncia mais uma parceria com o Hard Rock Cafe Curitiba para promover um evento especial voltado a músicos, entusiastas e profissionais da música. O encontro acontece de 16 a 19 de maio no Hard Rock Cafe e promete uma experiência completa de exposição, experimentação e venda de instrumentos.

Mais do que um simples showroom, o evento oferecerá aos visitantes a oportunidade de experimentar instrumentos de marcas consagradas como Fender, Gibson, PRS, ESP e muitas outras, conhecer lançamentos exclusivos e adquirir equipamentos com condições imperdíveis. Tudo isso em um ambiente descontraído, com trilha sonora de qualidade e o clima único que só o Hard Rock Cafe Curitiba proporciona.

Além da exposição de instrumentos das marcas mais desejadas do universo musical, o evento contará com estações interativas para testes ao vivo dos equipamentos. Durante os quatro dias, haverá ofertas exclusivas e condições especiais de compra para quem quiser garantir um novo instrumento.

“Essa parceria com a Pride Music, iniciada em 2018 com eventos como o Fender Week e o Guitar Show, representa mais um grande passo para aproximar os músicos do que há de melhor no mercado de instrumentos musicais, tudo isso em uma atmosfera em que a paixão pela música é o foco principal”, destaca o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso.

Serviço

OUTLET PRIDE MUSIC SHOP — Evento de Exposição, Experimentação e Venda de Instrumentos Musicais

Data: de 16 a 19 de maio

Horários:

  • 16/05 e 17/05: das 13h às 21h
  • 18/05: das 13h às 19h
  • 19/05: das 13h às 18h

Local: Hard Rock Cafe Curitiba — Rua Buenos Aires, 50, Batel
Entrada: gratuita
Mais informações: https://www.pridemusicshop.com.br/ ou https://www.instagram.com/pridemusicshop/

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock. Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba/.

 Chega a Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, projeto de empreendedorismo gratuito que oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Chegou a vez dos empreendedores de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, terem a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros em Chopinzinho começam no dia 19  de maio às 19 horas na ACEC na Rua  Santos Dumont, 4123, São Genaro.

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega, explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula, os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 2 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/TRF2doXggBWah9e46

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em Chopinzinho 

Início: 19/05//2025- Segunda- Feira 


Local: ACEC- Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho 

Endereço: R. Santos Dumont, 4123 – São Genaro

 Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR