Home Blog Page 2

Cultura organizacional do Hospital Pequeno Príncipe inspira empresários

 Encontro do Masterboard Club destaca como processos hospitalares podem ser aplicados em diversos segmentos empresariais

O Hospital Pequeno Príncipe, fundado em 1919, é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e destina 60% de sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 A instituição também é signatária do Pacto Global desde 2019, alinhando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3: Saúde e Bem-Estar. 

O Hospital foi reconhecido pela revista Newsweek como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pelo quarto ano consecutivo, compartilhou suas práticas de gestão e inovação em um encontro com empresários do Masterboard Club.

Além da excelência assistencial, a organização tem o reconhecimento da organização internacional Health without Harm como o hospital pediátrico com as melhores relações com o meio ambiente do mundo.

 A palestra, conduzida por Luiz Álvaro Forte Carneiro, vice-diretor de Inovação e Tecnologia da instituição, destacou como a cultura organizacional e os processos hospitalares podem servir de inspiração para líderes empresariais de diversos setores.

Durante o evento realizado em Curitiba, Luiz Álvaro Forte Carneiro apresentou dados que evidenciam a excelência do Hospital Pequeno Príncipe, como a realização de 20% dos transplantes pediátricos de coração do Brasil em 2024, consolidando a instituição como referência nacional em procedimentos pediátricos de alta complexidade. 

Segundo ele, com uma equipe composta por aproximadamente 2.700 colaboradores diretos e cerca de 4.000 profissionais envolvidos, o hospital demonstra que, mesmo sendo uma organização filantrópica, adota práticas de gestão comparáveis às de grandes empresas. 

“A busca contínua por eficiência operacional, aliada ao compromisso com a qualidade do atendimento, reflete-se na manutenção de certificações nacionais e internacionais de excelência, ressaltou o executivo.

Luiz Álvaro Forte Carneiro destacou ainda que um dos principais ativos de qualquer organização está no conhecimento tácito de seus colaboradores. “Muitas vezes, as melhores sugestões de aprimoramento vêm de quem vivencia diariamente os processos. Criar mecanismos que incentivem a escuta ativa dentro das equipes pode ser determinante para elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. No hospital, estruturamos grupos internos que revisam rotinas, propõem ajustes e testam soluções. Essa prática, que pode ser adaptada a qualquer setor, permite decisões mais assertivas, além de fortalecer o engajamento e o senso de pertencimento dos profissionais”, completou.

 Segundo Carneiro, o valor dos encontros de networking vai além das possibilidades de parcerias. “Participar de eventos com empresários de diferentes áreas amplia o repertório de gestão e estimula uma escuta ativa sobre práticas bem-sucedidas. No Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, manter o diálogo constante com outros atores do ecossistema de saúde tem nos ajudado a antecipar tendências e adotar soluções de forma mais estratégica. Essa troca — mesmo que informal — pode revelar insights valiosos sobre eficiência, inovação e até gestão de pessoas, aplicáveis a empresas de qualquer porte ou setor”, afirmou.

O evento, em Curitiba, foi promovido pelo Masterboard Club, comunidade criada em 2017 que reúne empresários com o objetivo de fomentar conexões estratégicas e aprendizado prático para o crescimento de negócios no Brasil.

Para mais informações sobre o Masterboard Club e sua programação, acesse: www.masterboard.com.br.

Seis soluções para o ensino público brasileiro

0

De avaliações diagnósticas a Arranjos de Desenvolvimento da Educação, escolas públicas têm muitas possibilidades para levar qualidade ao processo de ensino e aprendizagem; soluções foram apresentadas na Bett Brasil, em São Paulo

Em todas as regiões do país, nas grandes cidades e nas áreas rurais, em meio aos rios da Amazônia ou aos campos de soja do Centro Oeste, quase 180 mil escolas de ensino básico, públicas e privadas, são responsáveis por guiar as crianças brasileiras pelos caminhos do conhecimento. As escolas públicas, no entanto, são responsáveis pela maior parte desses atendimentos. De acordo com o Censo Escolar 2024, dos 47 milhões de estudantes matriculados na educação básica, mais de 37 milhões estão em escolas públicas. Só a rede municipal de ensino concentra 49,13% de todas as matrículas.

Em um cenário tão vasto, os desafios são muitos. Até porque há uma diversidade imensa entre essas escolas, cada uma com particularidades inclusive culturais. Para a doutora em Educação e pesquisadora do Instituto Positivo (IP), Maíra Weber, é nas escolas públicas que reside a grande potencialidade da educação brasileira. “O volume de matrículas do ensino público é o principal indicador de que é preciso investir na qualidade de ensino dessas escolas. Só assim conseguiremos transformar o futuro do país”, ressalta. Algumas iniciativas Brasil afora ajudam a melhorar essa qualidade. Saiba o que foi apresentado na Bett Brasil 2025, o maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação na América Latina, que aconteceu de 28 de abril a 1o de maio, em São Paulo.

1. Alfabetização em primeiro lugar

Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, apontam que quase 10 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais ainda não sabem ler ou escrever. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todo estudante deve sair do 2º ano do Ensino Fundamental, aos sete anos de idade, alfabetizado. Para ajudar aqueles que, por algum motivo, não atingem essa meta, a Aprende Brasil Educação, que trabalha com soluções educacionais para escolas públicas municipais de todo o país, desenvolveu o Letrix. O programa utiliza recursos como avaliações diagnósticas, livros didáticos para alunos e professores, orientações em vídeo, leitura guiada e manual digital do professor para um processo de alfabetização eficaz. “O Letrix trabalha respeitando a fase de cada criança e apresenta atividades direcionadas para que elas se sintam seguras e acolhidas ao longo do processo”, explica a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato.

2. Arranjos de Desenvolvimento da Educação

Uma das formas de aperfeiçoar a educação é criar espaços para que os gestores e educadores troquem experiências e conheçam propostas desenvolvidas por seus pares. Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) são uma das soluções para permitir essa troca. A colaboração está amplamente prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e no Plano Nacional de Educação (PNE). O modelo incentiva o trabalho em rede entre municípios geograficamente próximos uns dos outros, com características sociais e culturais semelhantes. Assim, o trabalho conjunto ajuda na adoção de estratégias conjuntas de políticas educacionais. “Isso assegura aos estudantes o direito constitucional a uma educação de qualidade. Além disso, também promove o desenvolvimento territorial”, detalha Maíra. Atuando de forma conjunta e implementando metas comuns, os municípios conseguem desenvolver o processo de ensino e aprendizagem na rede pública, sem interromper os projetos a cada troca de gestão.

3. Investimento em formação docente

Garantir que os educadores estejam sempre atualizados quanto a métodos e conteúdos é fundamental. Para isso, a realização de cursos de formação continuada e acompanhamento pedagógico precisa ser constante. “Temos um olhar atento para as equipes educacionais dos municípios parceiros e acompanhamos muito de perto esse trabalho, para permitir que elas definam intervenções pedagógicas com base nas avaliações diagnósticas e, portanto, nos dados reais do município”, pontua Damila.

4. Incentivo à leitura

“Estudos científicos têm demonstrado que o tempo dedicado à leitura pelas crianças, jovens e adultos tem diminuído em todo o mundo, em contraposição ao uso recreativo das telas. Esse declínio representa um impacto na qualidade da linguagem, no domínio da ortografia, na compreensão de texto e no desempenho escolar das novas gerações”, afirma Maíra. Por isso, o Instituto Positivo está lançando, em 2025, um programa de incentivo à leitura literária que irá atuar em diversas frentes, tanto para o público interno quanto externo. A estratégia contemplará ações para os colaboradores, professores das redes municipais de ensino e comunidade.

5. Avaliações diagnósticas

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador sobre a qualidade da educação no Brasil. No entanto, como o Saeb é realizado somente a cada biênio, contar somente com seus resultados para desenhar políticas públicas pode gerar defasagem nas abordagens. A Aprende Brasil Educação conta com dois instrumentos de avaliação diagnóstica para auxiliar as redes públicas municipais na compreensão do cenário de aprendizagem em tempo real. “O Hábile é uma avaliação em larga escala que permite fazer um raio-x da rede de ensino e, assim, preparar os alunos para os exames oficiais. Por sua vez, o Sondar é um instrumento que permite uma avaliação mais frequente e mais rápida, sempre com foco na correção de rota, quando necessário. Por meio deles, a equipe pedagógica pode acompanhar de perto o desempenho dos estudantes e identificar os pontos de melhoria”, conta Damila.

6. Parceria público-privada

Celebrar parcerias entre o setor público e empresas privadas também pode ser uma boa saída para melhorar áreas específicas do ensino. No Paraná, por exemplo, o programa Parceiro da Escola, que levou a gestão administrativa de empresas privadas a escolas estaduais do Paraná, zerou aulas vagas, reduziu burocracias, acelerou reformas e deixou o tempo dos diretores livres para se dedicarem à melhoria do ensino. “A gestão pedagógica — currículo, materiais, formação de professores — continua sob responsabilidade do Estado, assim como a merenda. Os diretores são profissionais efetivos do quadro da Secretaria e os principais responsáveis pela gestão da escola, com foco nas questões pedagógicas”, explica Cesar Cunha, diretor-geral da Tom Educação, responsável pela gestão de 32 das 82 escolas participantes do programa. A iniciativa é avaliada ao fim de cada ciclo contratual por meio de indicadores como frequência e aprendizagem dos alunos, conservação das instalações e nível de satisfação da comunidade escolar.

Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba

0

Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo

Dois ícones do rock mundial, Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (ex-Yngwie Malmsteen e Journey), se encontram no palco do Hard Rock Cafe Curitiba para a Double Trouble Tour. A apresentação especial celebra os 10 anos do Hard Rock na capital paranaense e acontece no dia 17 de maio, às 20h.

Com apoio da banda nacional Spektra, os artistas prometem uma noite memorável. Jeff Scott Soto apresenta sucessos de sua carreira solo como “Encore: Stand Up”, além de clássicos do Yngwie Malmsteen como “I’ll See the Light Tonight”, enquanto Eric Martin revive os grandes hinos do Mr. Big, “To Be With You”, “Wild World”, “Superfantastic” entre outros.

O show na capital, encerra a turnê que passou pelo país com apenas 5 datas. O público curitibano poderá sentir de perto a energia e a sintonia entre os dois, que já conquistaram plateias ao redor do mundo. Os ingressos custam a partir de R$ 155,00 e estão à venda em bilheto.com.br 

O evento integra a programação especial de aniversário do Hard Rock Curitiba, que ao longo do ano apoia mais de 30 shows internacionais em diferentes palcos da cidade. “Nosso palco tem recebido grandes nomes da música, tanto do Brasil quanto de fora, desde o rock clássico e o heavy metal até o melhor das bandas brasileiras. Para nós, mais do que apenas sediar shows, ser palco desses encontros entre artistas e público é parte da nossa missão, por isso, investimos em estrutura, som de qualidade e um ambiente inesquecível, para que Curitiba continue sendo referência cultural e musical no Brasil”, afirma o proprietário do Hard Rock Cafe Curitiba, Rafael Magosso.

Serviço

Double Trouble Tour

Data: 17 de maio
Horário: às 20h
Local: Hard Rock Cafe Curitiba
Valores: R$ 155,00 a R$ 310,00 

Ingressos: https://www.bilheto.com.br/comprar/3234/jeff-scott-soto-e-eric-martin-mr-big- 

SOBRE O HARD ROCK CAFE CURITIBA

Inaugurado em 2015, o Hard Rock Cafe Curitiba realiza em torno de 1.460 shows anuais. Instalada no bairro do Batel e com capacidade para receber simultaneamente 1.000 pessoas, a maior unidade da marca no Brasil já recebeu mais de 3 milhões de clientes desde sua abertura. O empreendimento conta com áreas para atender a vários formatos de eventos (corporativos e sociais), além de uma das lojas mais completas do Hard Rock. Mais informações: www.hardrockcafe.com/location/curitiba/.

Individual “Personificação da Natureza”, de Dhi Ferreira, abre neste sábado

0

Neste sábado, 17 de maio, às 11 horas, a Artestil Galeria de Arte, no bairro Cabral, em Curitiba, abre as portas para a nova exposição do artista plástico Dhi Ferreira, intitulada “Personificação da Natureza”. A mostra traz pinturas em óleo sobre tela do paranaense e poderá ser visitada até o dia 21 de junho. Na abertura, os visitantes poderão apreciar as obras ao som de jazz com apresentação do duo formado por Nil Oliveira (piano) e Belém Mardock (baixo acústico).

As obras de Dhi Ferreira propõem uma imersão sensível na relação entre o ser humano — especialmente o feminino — e os ciclos da natureza. Com uma paleta vibrante e formas fluidas, o artista evoca imagens oníricas onde mulher, flores, frutos e paisagens se fundem em um só corpo simbiótico. Para ele, a pintura não deve ser interpretada por um viés racional ou intelectualizado, mas experimentada com emoção e empatia.

“A mulher, a terra com suas flores e seus frutos, são uma coisa só. É a mesma natureza desdobrando-se, comunicando entre si. Cada um desses elementos tem, potencialmente, a maravilhosa capacidade de criar sem condicionamentos em um espaço onírico onde a própria criação se torna o único ato puramente libertário”, afirma o artista.

Dhi Ferreira vê o feminino como um universo vasto, complexo e misterioso, que extrapola os papéis sociais que historicamente lhe foram atribuídos. Em suas telas, ele busca traduzir esse enigma por meio de trilhas cromáticas e formas simbólicas, tentando alcançar e celebrar a essência do feminino em sua multiplicidade: mãe, amante, amiga, parceira e muito mais.

“Através de meus quadros construo trilhas imaginárias feitas de cores e formas, caminhos pelos quais procuro me aproximar e penetrar em seu íntimo para entendê-lo e, certamente, consagrá-lo”, explica.

Com essa proposta sensível e poética, “Personificação da Natureza” convida o público a refletir sobre o elo ancestral entre a mulher e o mundo natural, entre a criação artística e a liberdade do sentir.

SERVIÇO:
Exposição: Personificação da Natureza – Dhi Ferreira
Abertura: 17 de maio, às 11h, com apresentação de jazz (Nil Oliveira e Belém Mardock)
Período de visitação: de 17 de maio até 21 de junho
Horário: de segunda a sexta das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h30 à 13h30.
Artestil Galeria de Arte – Avenida Nossa Senhora da Luz, 850, Cabral, Curitiba
Estacionamento no local

“Onda Laranja” 2025 vem com tudo e tem mais de 30 colaboradores do Grupo Vellore que vão cruzar o país promovendo melhoria contínua

0

Em ação recorde de 2024, a Onda Laranja conseguiu mais de 51% de crescimento no faturamento do canal varejo motivando e captando diferenças regionais para a expansão da marca 

A “Onda Laranja” 2025 será ainda maior e melhor para colaboradores e clientes. É o que sinaliza o movimento do Grupo Vellore, iniciado nesta semana em todo o país, que visa somar forças das duas pontas do grupo, corporativo e varejo, para que representantes de vendas e parceiros dos mais de dois mil municípios onde a marca está presente possam se entrosar ainda mais com a proposta do Grupo. 

Ao todo são 33 colaboradores de diversas áreas do Grupo partindo em missão para trabalhar a ativação da marca junto aos representantes de vendas com o objetivo de impulsionar o mercado e alcançar resultados positivos. Eles levam para campo uma gama de materiais de merchandising, brindes para clientes e materiais de apoio para o RCA, tudo para ajudar a pintar os PDVs de laranja e ativar as marcas comerciais do Grupo. 

A ação é de alto impacto, realizada em uma semana e participam todos os RCAs de varejo, incluindo os que não são acompanhados por um executivo do Grupo. Em 2024, ano excepcional em que o evento bateu recorde, a Onda Laranja conseguiu mais de 51% de crescimento no faturamento do canal varejo; aumento de 44% no faturamento médio por representante; alta de 74% na quantidade de itens por cliente; alta de 34% de novos clientes/reativados; mais de 100 representantes premiados com a campanha de R$ 75 por pedido. Foram 280 lojas visitadas e 864 clientes ativos em uma semana de ação. Também surgiu desse trabalho o Programa Interno de Representantes, um programa de relacionamento interno com todos eles que passa por suporte, performance e treinamentos. Além de uma nova forma de comunicação e catálogos. A “Onda Laranja” busca transformar o mercado, capacitando e engajando todos os colaboradores envolvidos para que eles possam realizar seus projetos e aspirações. 

Também é a oportunidade que a gestão tem de interagir com o varejo e verificar suas especificidades em cada canto do país, já que o grupo possui os chamados RCAs em cidades como: Salgueiro (PE), Juara (MT), Redenção (PA), Ubá (MG) e Arapongas (PR), que receberão a “Onda Laranja” em 2025. O recorte da missão abrange as cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).  Outro objetivo é fazer com que os executivos do grupo entendam e tragam informações desses locais, bem como o que são demandados dos produtos da Foxlux e da Famastil. O projeto todo é amparado na tríade executivo, cliente e representante. O Grupo Vellore acredita que a potencialidade disso, multiplicada por 33 representantes em cidades, é muito grande. Parte do portfólio se renova em iniciativas assim. É uma gôndola laranja ativa e dinâmica!

Produção própria já atende 20% do portfólio

Desde 2015, o Grupo também atua na fabricação de produtos, o que hoje representa mais ou menos 20% do portfólio, mas quer crescer ainda mais e chegar a 50% em recursos e receita com produtos nacionais. O Grupo conta com uma fábrica na região metropolitana de Curitiba, em Pinhais, com forte produção da marca Famastil, com produtos como ferramentas manuais, agrícolas e de jardinagem, e algumas linhas da Foxlux, como a de fios e cabos, como o coaxial, por exemplo. 

Grupo Vellore

O Grupo Vellore é referência no segmento de materiais de construção, oferecendo um portfólio diversificado com mais de 1.200 produtos de alta qualidade. Com presença em mais de 2.500 municípios brasileiros, abrangendo cerca de 50% do território nacional, o Grupo também se destaca no mercado internacional, exportando para seis países. Detentora das renomadas marcas Foxlux e Famastil, a empresa fortalece sua atuação global com um escritório em Ningbo, na China, ampliando sua capacidade de atender às demandas do mercado global.

Novo Avon Care Derma + Nutrição traz cuidado extra e hidratação intensa na rotina de cuidados com a pele

0

Novo Avon Care Derma + Nutrição traz cuidado extra e hidratação intensa na rotina de cuidados com a pele

Com foco no autocuidado e na autoestima, a linha combina tecnologia avançada e ingredientes cuidadosamente selecionados, proporcionando uma pele saudável, hidratada e nutrida

No outono, é nítido que a pele fica ainda mais ressecada, portanto, exige cuidados extras e uma hidratação mais intensa, além de alguns cuidados específicos para algumas peles. Pensando nisso, a Avon, marca global de beleza com 139 anos de história, anuncia o relançamento da sua linha de hidratantes corporais Avon Care Derma + Nutrição, agora com nova fórmula, nova embalagem e o mesmo compromisso de sempre: cuidado, inovação e a escuta ativa. Entre os destaques da coleção está o novo Avon Care Derma Pele Nutrida + Hidratação Intensa, que contém ácido hialurônico e óleo de arroz – rico em antioxidantes e nutrientes – desenvolvido especialmente para oferecer uma hidratação prolongada e restauradora. 

Os lançamentos vão além da hidratação, a linha possui três novos cremes que agirão nas necessidades específicas da pele no corpo, são eles: Loção Corporal Pele Nutrida + Firmeza, que potencializado pelos peptídeos e o óleo de café, melhora a elasticidade e promove a aparência de pele mais firme e saudável, a Loção Corporal Pele Nutrida + Tom Uniforme, que contém vitamina C com chá verde, potentes antioxidantes que suavizam as marcas irregulares da pele, além do Avon Care Derma + Nutrição Hidratação Intensa, que age na barreira protetora da pele, retendo a umidade para uma hidratação de longa duração. 

As novidades trazem uma nova fórmula 3 em 1, com complexo B3, que hidrata, repara e fortalece a barreira protetora da pele. Além disso, proporciona hidratação intensa por 72 horas e possui comprovação dermatológica e clínica. E para celebrar o lançamento, a Avon preparou uma oferta exclusiva nas revistas da marca: na compra de 2 unidades de qualquer hidratante da nova linha Avon Care Derma+, o consumidor paga apenas R$ 11,90 cada, garantindo um desconto de 45%. 

Os produtos estão disponíveis no site da Avon ou com alguma Consultora de Beleza Natura e Avon mais próxima de você! Abaixo conheça os lançamentos de Avon Care Derma + Nutrição para promover mais hidratação para a sua pele no outono: 

Avon Care Derma Pele Nutrida + Hidratação Profunda R$ 19,99

Responsável por restaurar a hidratação da pele, a novidade contém ácido hialurônico e óleo de arroz, ingredientes que agem na barreira protetora da pele, retendo a umidade para uma hidratação de longa duração. 

Avon Care Derma Pele Nutrida + Firmeza – R$ 19,99

A loção corporal firmadora de Avon Care Derma foi desenvolvida por especialistas para oferecer novos e aprimorados cuidados para sua pele. Oferece 72 horas de hidratação, complexo B3 que fortalece a barreira cutânea e melhora a elasticidade da pele graças à sua combinação especial de ingredientes, com peptídeos e óleo de café. 

Avon Care Derma Pele Nutrida + Tom Uniforme – R$ 19,99

O creme corporal oferece 72 horas de hidratação e ajuda a uniformizar o tom da pele graças à sua combinação especial de ingredientes, com vitamina C e chá verde, potentes antioxidantes que inibem a produção irregular de menanina. 

Sobre a Avon

Avon é uma das maiores empresas de venda direta do mundo e junto à Natura conta com 2 milhões de consultoras na América Latina. Fundada em 1886, a marca trabalha para elevar a autoestima, democratizar a beleza e promover o empreendedorismo feminino. Presente no Brasil desde 1958, concentra no país sua maior operação. Mais do que uma empresa de beleza, Avon é um movimento global em prol da autonomia das mulheres, com um modelo de negócios baseado na inovação, diversidade e inclusão, além de gerar oportunidades e ampliar as habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diversificado inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay, Tratamake e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care, além dos perfumes Far Away, Love U, Attraction, Segno e 300km/H. Além disso, a marca oferece uma variedade de itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br

Modelo de negócios da Natura na Amazônia é retratado em série sobre impacto positivo

0

Modelo de negócios da Natura na Amazônia é retratado em série sobre impacto positivo

História da cooperativa Comaru, no Amapá, mostra como inclusão produtiva, contratos justos e saberes tradicionais contribuem para conservar a floresta e transformar a vida das comunidades

A Natura e a Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), localizada em Laranjal do Jari (AP), consolidaram ao longo de 25 anos um modelo de fornecimento baseado em contratos justos, valorização de saberes tradicionais e fortalecimento da economia local. A Comaru foi a primeira comunidade amazônica com a qual a Natura estruturou uma cadeia de fornecimento direta, a partir do fornecimento do óleo de castanha. Desde então, tornou-se uma das principais fornecedoras da empresa e referência em cadeias sustentáveis na Amazônia. A história dessa parceria é retratada no episódio da Natura na recém-lançada série Common Good, apresentada por B Lab Global e produzida por BBC StoryWorks Commercial Productions, divisão de conteúdo comercial da BBC Studios.

Atualmente, a Comaru reúne 68 famílias extrativistas e opera uma agroindústria comunitária que transforma a castanha em óleo localmente, agregando valor à matéria-prima e fortalecendo a autonomia produtiva das famílias. O óleo de castanha é considerado uma cadeia estratégica para a Natura, tanto pelo volume quanto pela qualidade do insumo. A parceria contribuiu para a ampliação da unidade industrial da cooperativa e a diversificação dos produtos, com acesso a novos mercados, como o de alimentos.

O trabalho da Comaru é realizado dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, uma unidade de conservação com mais de 800 mil hectares nos municípios de Laranjal do Jari, Mazagão e Amapari. Criada em 1997, a RDS tem como objetivo promover o uso sustentável da biodiversidade e garantir a permanência das comunidades tradicionais em seus territórios.

Entre as personagens retratadas no episódio de Common Good está Elizabete dos Santos, conhecida como Dona Bete, coletora de castanhas e líder da cooperativa. Sua fala revela como o conhecimento passado entre gerações, aliado ao acesso a condições mais justas de produção, contribui para transformar a realidade de famílias inteiras e ainda conservar a floresta em pé.

“Mais do que uma pauta ambiental, regeneração é também justiça social. A atuação da Natura na Amazônia mostra que é possível desenvolver modelos de negócio que respeitem a biodiversidade, fortaleçam a cultura local e ampliem o acesso a oportunidades. Ao mostrar isso para o mundo, Common Good ajuda a dar visibilidade a soluções reais que já existem e que ganham ainda mais relevância em um momento de preparação para a COP30”, afirma Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura.

O episódio da Natura estará disponível a partir de 13 de maio no site oficial da série Common Good: A Blueprint for Impactful Business, que destaca diferentes trajetórias de empresas que estão redefinindo o papel dos negócios na sociedade. Cada um dos 21 episódios explora exemplos concretos de como práticas regenerativas, inclusivas e sustentáveis podem impulsionar impactos positivos duradouros, mostrando que é possível alinhar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental. A história da comunidade agroextrativista de Comaru está disponível em:

https://www.bbc.com/storyworks/specials/common-good?utm_source=Natura-press-release&utm_medium=Organic-post&utm_campaign=Common-Good

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

CH Carolina Herrera inaugura sua primeira loja no Sul do Brasil, no Pátio Batel

0

CH Carolina Herrera inaugura sua primeira loja no Sul do Brasil, no Pátio Batel

A elegância atemporal da grife nova-iorquina chega a Curitiba, oferecendo coleções femininas, masculinas e acessórios artesanais feitos na Espanha

Reconhecida por sua estética refinada e elegância que atravessa gerações, a CH Carolina Herrera anuncia a abertura de sua primeira loja no Sul do Brasil. A nova boutique abre as portas em Curitiba, no Pátio Batel, no piso L1, ao lado da concierge.

A chegada da marca ao principal destino de compras de luxo da cidade reforça sua expansão no Brasil, ao mesmo tempo em que consolida ainda mais o Pátio Batel como parada obrigatória para grandes nomes da moda internacional. A nova loja oferecerá uma seleção completa e cuidadosamente curada de peças de ready-to-wear femininas e masculinas, além de calçados, acessórios e será a única no país a contar com a coleção infantil da marca.

Segundo Fernando Bonamico, superintendente do Pátio Batel, a escolha por Curitiba foi uma decisão estratégica. “A cidade está se consolidando como um mercado em crescimento para o consumo de luxo, com um público atento às tendências internacionais. A chegada da CH Carolina Herrera reforça esse posicionamento e nossa busca constante por um mix de marcas único”, afirmou.

Para completar a experiência, as bolsas Insignia — carro-chefe da marca — revelam o DNA criativo da CH Carolina Herrera por meio de detalhes únicos e são destaque no Pátio Batel. O modelo Initials Insignia transforma as iniciais da fundadora em um símbolo metálico de sofisticação. A Lacito Insignia homenageia a alta-costura com um laço reinterpretado, enquanto os modelos Doma e Fusta Insignia evocam a paixão de Carolina Herrera pelo universo equestre — expressando com elegância as diversas inspirações da marca.

Serviço: 

CH Carolina Herrera – Pátio Batel

Endereço: Av. do Batel, 1868 – Piso L1 (ao lado da concierge)

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um lugar único inspirado no charme da inovação curitibana. O Pátio Batel é o único shopping de luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo diversas lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus onze anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como luxo na experiência, onde a sofisticação reside no conhecimento, cuidado e vivência.

Natura e Avon apostam no social commerce com entrada no TikTok Shop

0

Natura e Avon apostam no social commerce com entrada no TikTok Shop

Com a chegada da plataforma ao Brasil, marcas investem no novo modelo de vendas e reforçam estratégia omnicanal

Com a chegada do TikTok Shop ao Brasil, nova plataforma de vendas que combina elementos das redes sociais com consumo, Natura e Avon marcam presença no canal com o objetivo de integrar as vendas à experiência digital de seus consumidores, criando um ambiente de compras que seja não apenas eficiente, mas também conectado às interações que os usuários já têm na plataforma. Para a Natura e a Avon, o TikTok Shop é mais do que um canal de vendas: é uma ferramenta para aprofundar seu relacionamento com os consumidores e fortalecer sua estratégia de social commerce por meio de Consultoras de Beleza que são, também, criadoras de conteúdo. 

“O TikTok Shop representa uma revolução na maneira como os consumidores se conectam com as marcas e realizam compras online. A Natura e a Avon sempre foram marcas pioneiras, à frente de seu tempo, então, para nós, faz todo o sentido estar na plataforma desde o início. Além disso, desde a sua fundação a Natura tem funcionado como uma verdadeira rede social, em que nossas Consultoras atuam como influenciadoras, conectando e impactando suas comunidades. Também temos nos dedicado muito à digitalização das nossas Consultoras nos últimos anos, inclusive com capacitações para torná-las criadoras de conteúdo. Ou seja: o social selling é um território nosso, no qual estamos habituados a atuar”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura e Avon. 

Com 1,6 bilhão de usuários no mundo e mais de 91 milhões no Brasil, segundo a DataReportal, o TikTok Shop chega em um momento em que a rede social já é um dos maiores canais de engajamento do país, superando até o Instagram. Os brasileiros têm dedicado, em média, 60 minutos diários ao aplicativo, número 33% superior ao tempo médio gasto no Instagram. Nesse cenário, o TikTok Shop se destaca pelas categorias de beleza e itens de cuidado pessoal, nas quais a Natura se consolida como líder na América Latina, de acordo com a Euromonitor. 

A Natura já tem uma trajetória de inovação digital na plataforma, sendo a primeira marca do setor de beleza a adotar, em 2024, o Pool Privado de Criador no TikTok One, a convite do próprio TikTok. Por meio dessa plataforma, as Consultoras de Beleza se profissionalizam e se tornam criadoras de conteúdo. O programa foi desenvolvido para remunerar as Consultoras pela produção de conteúdo e oferece treinamento prático conduzido pelo TikTok. Esse movimento representa uma forma nova de engajamento com os consumidores e uma maneira de ampliar as fontes de renda das Consultoras, que passam a gerar valor não apenas por meio de vendas tradicionais, mas também pela criação de conteúdo digital. 

Agora, com o lançamento do TikTok Shop no Brasil, a Natura expande ainda mais sua presença na plataforma, aproveitando o sucesso da parceria inicial com o TikTok One. “Com o TikTok One, nossas Consultoras já estão criando conteúdo digital de maneira profissional, e agora, com o TikTok Shop, podemos oferecer a elas uma nova forma de engajamento e monetização. Essa evolução da nossa parceria com o TikTok reflete a nossa visão de um modelo de negócios mais inclusivo e alinhado às tendências do digital., comenta o executivo. 

A força da ominicanalidade

A Natura consolidou uma jornada omnicanal que valoriza a conveniência e a liberdade de escolha do consumidor. Ao integrar canais físicos e digitais de forma estratégica, a marca oferece uma experiência de compra fluida. A Venda Direta, com a rede de Consultoras, continua sendo um pilar forte da atuação da Natura, promovendo uma conexão próxima e de confiança com os consumidores. 

Esses canais se complementam e colaboram de maneira sinérgica. As lojas físicas funcionam também como vitrines e centros de experiência para clientes e Consultoras, que muitas vezes iniciam a jornada de compra no varejo físico e concluem pela Venda Direta, ou vice-versa. O e-commerce, por sua vez, teve sua importância ampliada especialmente durante a pandemia, reforçando o papel da digitalização no relacionamento com o cliente. Agora, com o TikTok Shop, a Natura fortalece ainda mais sua abordagem de omnicanalidade e inovação. A plataforma não apenas promove a digitalização, mas também aprimora a venda por relações, um pilar essencial do modelo de negócios da marca, que combina tecnologia e conexões humanas para oferecer experiências de compra mais personalizadas e impactantes. 

Essa estrutura omnicanal fortalece a estratégia da Natura de estar onde o consumidor desejar, no momento mais conveniente para ele, garantindo uma presença consistente e conectada em todos os pontos de contato. Para saber mais sobre a novidade da Natura e Avon no TikTok Shop, acesse pelo aplicativo. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Linha de Maquiagem da Avon vence prêmio do WARC Awards Latin America

0

Linha de Maquiagem da Avon vence prêmio do WARC Awards Latin America

Líder na categoria, a marca se consolidou ainda mais na performance e inovação com o portfólio de Power Stay, conhecida pelo alta durabilidade e fixação

A Avon, marca de Maquiagem mais comprada nos lares brasileiros* reafirma sua relevância no mercado ao conquistar um dos prêmios mais prestigiados da publicidade: o WARC Awards. A premiação reconhece as campanhas de marketing mais eficazes e importantes da América Latina, destacando criatividade com resultados mensuráveis. Realizado em parceria com o LIONS, o prêmio reconheceu a Avon com Bronze na categoria Long Term Growth pelo sucesso da campanha Avon Power Stay #VeioPraFicar.

O reconhecimento da Avon é um reflexo do forte apelo da linha Power Stay junto às consumidoras latino-americanas. Com produtos de alta performance e longa duração, a linha entrega exatamente o que as mulheres buscam: maquiagem resistente, duradoura e com acabamento impecável ao longo do dia. 

De acordo com Valéria Campos, Head de Marketing de Maquiagem da Avon Brasil, a Avon tem como missão democratizar a beleza e Power Stay se alia a este propósito, facilitando o cotidiano das consumidoras com uma maquiagem de alta tecnologia e eficácia. “Receber o WARC Awards com a campanha de Power Stay é um reconhecimento incrível do nosso compromisso com inovação e relevância para o público. Essa linha foi criada para acompanhar a rotina intensa das mulheres, entregando performance, durabilidade e confiança. Estamos muito orgulhosos do reconhecimento e de ver que a nossa estratégia atingiu o público e realmente veio para ficar.”

O portfólio de Avon Power Stay é completo e pensado justamente para trazer praticidade à rotina intensa das consumidoras. A linha inclui produtos para a pele, como a base líquida que dura até 24h sem retoque, batom matte líquido com fixação de até 16 horas, esmaltes que permanecem intactos por até 8 dias, corretivo líquido com até 18 horas de cobertura natural, além de lápis para olhos com acabamento em gel e duração de 24 horas, resistentes ao calor, suor e umidade. 

As campanhas publicitárias de Power Stay, lideradas pela VML Brasil desde o seu lançamento em 2019, contaram com a participação de personalidades icônicas brasileiras como a jogadora Marta Silva e as cantoras Ana Castela e Ivete Sangalo. Além disso, a Avon foi uma das patrocinadoras do BBB 2022, para promover o lançamento da linha de maquiagem de longa duração. 

“O reconhecimento nesta categoria, em especial, nos deixa muito felizes justamente porque reconhece a consistência do trabalho que desenvolvemos junto com a Avon, mostrando que a combinação de um portfólio sólido, comunicado com estratégia e criatividade de forma robusta e consistente, gera resultados de negócio e percepção de valor pelas consumidoras e o mercado”, comenta Stella Pirani, Chief Strategy Officer da VML Brasil. 

*Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Brasil l Categoria: Maquiagem contemplando os subsegmentos de Rosto, Lábios, Olhos e estojo l Ano Móvel Junho 2024. 

Sobre a Avon

Avon é uma das maiores empresas de venda direta do mundo e junto à Natura conta com 2 milhões de consultoras na América Latina. Fundada em 1886, a marca trabalha para elevar a autoestima, democratizar a beleza e promover o empreendedorismo feminino. Presente no Brasil desde 1958, concentra no país sua maior operação. Mais do que uma empresa de beleza, Avon é um movimento global em prol da autonomia das mulheres, com um modelo de negócios baseado na inovação, diversidade e inclusão, além de gerar oportunidades e ampliar as habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diversificado inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay, Tratamake e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care, além dos perfumes Far Away, Love U, Attraction, Segno e 300km/H. Além disso, a marca oferece uma variedade de itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br