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TUO Empreendimentos inicia obras do Natune com mais de 65% das unidades vendidas

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TUO Empreendimentos inicia obras do Natune com mais de 65% das unidades vendidas

Empreendimento marca a estreia da incorporadora em Curitiba e une natureza, arquitetura e qualidade de vida em um único projeto

Com mais de 65% das unidades comercializadas antes mesmo do início das obras, a TUO Empreendimentos dá início à construção do Natune, seu primeiro empreendimento em Curitiba. O projeto, que se destaca por unir arquitetura contemporânea, bem-estar e contato com a natureza, está localizado em uma área estratégica da cidade, entre o Jardim Botânico e o Shopping Jardim das Américas.

“Estamos comprometidos com a transparência, seriedade e responsabilidade com os nossos clientes. Começo das obras é um marco importante e seguiremos o cronograma para realizar o sonho das famílias que confiaram no nome da nossa marca”, celebra Felipe Felitto, gerente de incorporação da TUO Empreendimentos.

Erguido em um terreno de mais de 10 mil m², o Natune contará com 221 apartamentos distribuídos em duas torres, incluindo estúdios, unidades de um e dois quartos, coberturas e unidades garden. Um dos grandes diferenciais é a vista para o bosque preservado de 5.340 m², que integra natureza e moradia de forma harmônica. A área de lazer completa oferece espaços como piscina privativa com churrasqueira, rooftop zen e urbano, coworking, academia, brinquedoteca, salão de festas com terraço, sala de jogos, lavanderia compartilhada, trilha pet, quadra esportiva e quadra de areia.

“O Natune representa a essência da TUO: um projeto que alia design, funcionalidade e bem-estar. Começar as obras com mais de 65% das unidades vendidas mostra que o mercado está atento e aberto a um novo jeito de viver, mais conectado com o presente e com a natureza”, afirma Felipe.

Assinado pela arquiteta Sabrina Slompo, da Sasis Arquitetura e Consultoria, o empreendimento será concluído em novembro de 2027.

Sobre a TUO Empreendimentos

A TUO Empreendimentos é uma incorporadora do Grupo Equilíbrio, que atua há mais de 50 anos no setor da construção civil e já entregou mais de 300 mil m² construídos. Criada para atender clientes em diferentes momentos da vida, a TUO oferece empreendimentos modernos, bem localizados e alinhados às novas demandas do mercado imobiliário. Inspirada na Itália Moderna, a marca une design, funcionalidade e qualidade de vida, trazendo um conceito que valoriza o presente e transforma o agora no melhor momento para viver. Com o respaldo da experiência do Grupo Equilíbrio, a TUO já nasce consolidada, pronta para inovar e oferecer empreendimentos que aliam praticidade, conforto e sofisticação aos seus clientes.

Sobre o Grupo Equilíbrio

Com mais de 50 anos de atuação no mercado imobiliário de Curitiba, o Grupo Equilíbrio é formado pela Construtora e Incorporadora Equilíbrio, TUO Empreendimentos, Lepanto Administradora de Bens e 7 Saltos Reflorestamento. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.800 unidades em 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Com um legado que se conecta com a história da capital paranaense, o Grupo se fundamenta na construção de projetos de vida que unem tradição, tecnologia e contemporaneidade para entregar história e ao mesmo tempo acompanhar gerações.

O Ovelheiro inaugura primeira unidade em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

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O Ovelheiro inaugura primeira unidade em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

Restaurante especializado em carne ovina aposta em cardápio autoral e espaço kids inspirado em mini-fazendinha de ovelhas

Curitiba ganhou um novo destino gastronômico com a chegada do O Ovelheiro, restaurante que se consolidou como referência em pratos à base de carne ovina no país. A marca, que já conta com unidades em Santa Catarina e Paraná, inaugurou sua primeira operação na capital paranaense, no Jockey Plaza Shopping, com um projeto arquitetônico de 370 m² e visual incrível para o Jockey Clube, a casa também conta com espaço kids temático inspirado em uma mini-fazendinha e um cardápio robusto, que vai das entradas às sobremesas, passando por hambúrgueres artesanais, massas e cortes especiais de cordeiro.

Comandado pelo empresário Eliel Haas, também fundador do grupo Rei dos Cordeiros – o maior fornecedor de ovinos do país e referência em qualidade, O Ovelheiro nasceu do desejo de transformar a carne ovina em protagonista da mesa brasileira, oferecendo receitas autênticas e criativas. “O cordeiro é uma carne nobre e versátil, mas ainda pouco explorada em restaurantes. Nosso propósito é oferecer uma experiência gastronômica diferenciada, com pratos que combinam tradição, inovação e um toque de conforto. Queremos que cada cliente viva uma experiência acolhedora, mas sem abrir mão da qualidade e da sofisticação”, afirma.

No cardápio, os destaques estão para os cortes especiais de cordeiro, como carré francês, stinco cozido lentamente, paleta ao sous vide e as consagradas baguetes de cordeiro, verdadeiros ícones da marca. Para quem busca variedade, o restaurante oferece ainda opções de carnes nobres bovinas, como wagyu, entrecôte e costela em tira, sem abrir mão do protagonismo ovino.

Outro destaque é o empório interno, onde é possível comprar cortes de cordeiro, queijos de leite de ovelha e produtos exclusivos como doces e geleias artesanais. “O empório nasceu para levar a experiência Ovelheiro para dentro da casa do cliente, oferecendo produtos de alta qualidade que refletem nosso cuidado e paixão pelo cordeiro”, explica o empresário.

Para completar a experiência, o restaurante conta com um espaço kids inspirado em uma mini-fazendinha, proporcionando um ambiente lúdico e divertido para as crianças, enquanto os adultos aproveitam a refeição com tranquilidade.

O Ovelheiro segue em forte expansão: além das unidades em Santa Catarina e Paraná, novas casas serão inauguradas ainda este ano em Porto Alegre, Chapecó, Ponta Grossa, Porto Belo e Sinop. Até o final de 2026, a marca projeta chegar a 30 restaurantes em todo o Brasil.

A casa funcionará diariamente, de domingo a sexta-feira, das 11h às 22h, e aos sábados, das 11h às 23h.

Serviço:

Ovelheiro – Curitiba

Local: Jockey Plaza Shopping – Piso L2

Rua Konrad Adenauer, 370 – Tarumã, Curitiba (PR)

Horário: De domingo a sexta-feira, das 11h às 22h, e aos sábados, das 11h às 23h

Instagram: @oovelheiro | @oovelheiro.curitiba

Vendas nas máquinas de cartões do Sicredi crescem 36,4% no Dia dos Pais e movimentam R$ 2,1 bilhões

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O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9 milhões de associados, registrou uma movimentação de R$ 2,1 bilhões em transações realizadas por meio de suas soluções de pagamento, incluindo máquinas de cartão, TEF, link de pagamento, Tap do Sicredi e e-commerce, no período de 1º a 10 de agosto. Esse valor representa um crescimento de 36,4% em comparação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelas compras para o Dia dos Pais.

O comércio foi o principal responsável pelo resultado, com R$ 1,4 bilhão em vendas. O destaque foi o comércio varejista não especializado, no segmento de mercadorias em geral, que reúne principalmente hipermercados, supermercados e minimercados. Esse grupo faturou R$ 377,7 milhões, um salto de 50% em dois anos. Dentro dele, hipermercados e supermercados somaram R$ 207,4 milhões, enquanto minimercados, mercearias e armazéns alcançaram R$ 157,4 milhões. Outro segmento relevante foi o comércio de produtos variados, com predominância na venda de artigos de vestuário e acessórios, que movimentou R$ 209,3 milhões no total, no período. 

“O resultado demonstra a confiança dos associados lojistas nas soluções do Sicredi e nossa sintonia com as transformações do mercado. Buscamos constantemente evoluir nossos serviços para oferecer mais eficiência, segurança e conveniência, beneficiando tanto os empreendedores quanto os consumidores”, destaca Felipe Sessin, superintendente de Produtos do Sicredi.

Destaque no setor

O mercado de máquinas de cartão encerrou o 4º trimestre de 2024 com um aumento de 10,9% frente ao mesmo período do ano anterior, totalizando faturamento superior a R$ 1,1 trilhão, segundo o Relatório de Monitoramento do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento: Especial Market Share, da CardMonitor.

O Sicredi foi o principal destaque do setor, registrando o maior crescimento percentual de faturamento em crédito e débito: 58% na comparação com 2023, alcançando R$ 15,6 bilhões. Desse total, R$ 8,5 bilhões vieram de transações no crédito (+60% sobre o 4º trimestre de 2023) e R$ 7,1 bilhões do débito (+55% no mesmo período).

Ao longo de 2024, as máquinas de cartão do Sicredi movimentaram R$ 50 bilhões, alta de 41% em relação ao ano anterior, o que elevou a participação de mercado da instituição de 1,1% para 1,4% no segmento, conforme o levantamento.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

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Cristo Rei se consolida como polo de valorização imobiliária em Curitiba

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Inclusão do Jardim Botânico no ranking de destinos mais bem avaliados da América do Sul projeta crescimento imobiliário no entorno; novo empreendimento reforça perfil de alto padrão do bairro

O Cristo Rei tem se destacado entre os bairros mais valorizados de Curitiba, atraindo novos empreendimentos e ampliando o interesse por imóveis residenciais. Com localização estratégica ao lado do Jardim Botânico — um dos principais cartões-postais da cidade, eleito o quinto destino turístico mais bem avaliado da América do Sul pela plataforma TripAdvisor — e infraestrutura consolidada, a região registrou 4% das buscas por imóveis na capital em março de 2024, segundo o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) = atrás apenas do Centro, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida.

Esse desempenho reflete não apenas a boa oferta de serviços e mobilidade urbana, mas também o crescente interesse de incorporadoras por projetos direcionados ao público de médio a alto padrão. Um dos exemplos mais recentes é a entrega do Explore Botânico, empreendimento residencial da GT Building localizado na Avenida Presidente Affonso Camargo, a cerca de 1 km do Jardim Botânico.

O imóvel é mais um indicativo da valorização do Cristo Rei, que tem atraído famílias, investidores e profissionais em busca de qualidade de vida, com fácil acesso  a áreas verdes e ao Centro. Com 184 unidades distribuídas em 28 andares, o Explore Botânico integra o movimento de verticalização do bairro com foco em edifícios contemporâneos. Assinado pela Smolka Arquitetura e pela Takeda Arquitetura e Urbanismo, o projeto valoriza a integração entre natureza e cidade, oferecendo infraestrutura de lazer completa — com piscina, brinquedoteca, espaços gourmet, área fitnesscoworking, horta, salão de festas e mercado de conveniência compartilhado — além de unidades com opções de personalização de acabamentos.

O empreendimento foi planejado para oferecer mais do que conforto habitacional, integrando uma ampla gama de serviços sob demanda que ampliam a praticidade e o bem-estar no dia a dia dos moradores. Entre as facilidades estão personal trainer, lavagem de carro, sapateiro, costureira, barbearia e cabeleireiro, pequenos reparos, manutenção, spa home care, lavanderia, limpeza e conservação, pet care, atividades físicas diferenciadas, passadoria e aluguel de bicicletas. Todos esses serviços serão prestados por parceiros homologados e criteriosamente selecionados, com foco em qualidade, eficiência e segurança, promovendo uma experiência residencial funcional e alinhada às demandas contemporâneas.

O bairro Cristo Rei também concentra hospitais, centros universitários, supermercados, ciclovias e vias de ligação direta ao Centro e à região leste de Curitiba. A combinação entre qualidade de vida e localização privilegiada tem impulsionado a valorização imobiliária local e atraído um perfil diverso de moradores, como jovens profissionais, estudantes e famílias.

A combinação entre novos lançamentos e a continuidade de bons indicadores de procura tende a manter o Cristo Rei dentre as regiões mais aquecidas do mercado imobiliário curitibano nos próximos anos. O Explore Botânico, em fase final de entrega, conta com poucas unidades ainda disponíveis para comercialização.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Escola internacional, bilíngue ou com inglês no currículo: entenda as diferenças

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Modelos têm propostas, certificações e carga horária distintas no ensino de inglês e formação acadêmica

Nem toda escola que ensina inglês é bilíngue — e, menos ainda, internacional. Embora muitas instituições incluam o idioma na grade curricular, as diferenças entre escolas com inglês, bilíngues e internacionais vão muito além do ensino da língua. Entender essas distinções é essencial para fazer uma escolha alinhada aos objetivos da família e do aluno.

De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), são cerca de 1.350 escolas com ensino bilíngue no país, enquanto o número de escolas internacionais é de aproximadamente 85. Já as escolas regulares com inglês como disciplina obrigatória representam a imensa maioria das mais de 160 mil escolas de educação básica brasileiras, segundo dados do Censo Escolar do Inep/MEC.

Para ajudar pais e responsáveis a entenderem o que realmente diferencia esses modelos, especialistas explicam as características das escolas internacionais, bilíngues e regulares com inglês no currículo.

Formação internacional prepara cidadãos globais

Diferente de uma escola que apenas ensina em outro idioma, a escola internacional promove uma experiência educacional fundamentada em abordagens globais e na valorização da diversidade cultural. Além disso, segundo Natália Takaki, coordenadora do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, as escolas internacionais adotam estruturas que se assemelham, independentemente da localização geográfica, seguindo normas e práticas estabelecidas pelas instituições internacionais às quais estão filiadas. Ela recebe tanto alunos brasileiros, no caso do Brasil, como de alunos expatriados. 

A escola internacional também segue um currículo reconhecido globalmente e geralmente oferece certificações aceitas por universidades de diversos países. A estrutura pedagógica é orientada por instituições internacionais — como Council of International Schools (CIS), Bacharelado Internacional (IB), Educational Collaborative for International Schools (ECSI), New England Association of Schools and Colleges (NEASC), Council of British International Schools, Cambridge International (CI).

Um exemplo é o Positivo International School, em Curitiba (PR), primeira escola do Sul do Brasil a conquistar o status de IB Continuum World School — reconhecimento concedido a instituições que oferecem todas as etapas do currículo IB, estruturado em três programas: Primary Years Programme (PYP), para estudantes de 3 a 11 anos; Middle Years Programme (MYP), de 11 a 16 anos; e Diploma Programme (DP), para alunos entre 16 e 18 anos. Além de desenvolver competências acadêmicas, esses programas estimulam o autoconhecimento, a empatia e o protagonismo estudantil.

Outro aspecto essencial de uma escola internacional é a vivência multicultural. “Mais do que celebrar datas comemorativas de outros países, a intenção é ressaltar a riqueza de cada cultura, compreendendo pontos de vista e perspectivas distintas das nossas. As escolas internacionais propõem essa visão de mundo, por exemplo, o Festival of Hope, evento promovido pelo Bacharelado Internacional (IB), em que jovens de diferentes países compartilham suas experiências, suas culturas e entendimento sobre a paz e a esperança”, complementa Natália.

Além disso, muitos estudantes que concluem o Ensino Médio em escolas internacionais no Brasil obtêm dupla diplomação — um diploma brasileiro e outro reconhecido por universidades no exterior. “É como se fosse uma linguagem universal, na qual os departamentos de admissão compreendem exatamente qual foi o conteúdo programático que o aluno cursou e o rigor acadêmico da escola de onde ele veio”, explica Natalia. Mais do que notas, esse modelo favorece a construção de um perfil completo, que valoriza experiências significativas e projetos com relevância social e acadêmica.

Escolas bilíngues: entre dois mundos

As escolas bilíngues mesclam o currículo nacional com conteúdos acadêmicos ministrados em duas línguas — geralmente, português e inglês. A carga horária na segunda língua, segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue, deve ser de no mínimo 30% e no máximo 50% na Educação Infantil e Ensino Fundamental, e 20% no Ensino Médio.

Diferente da escola internacional, que pode até mesmo dispensar o currículo nacional brasileiro, a escola bilíngue segue obrigatoriamente as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas expande o aprendizado com ensino de conteúdos como Matemática, Ciências ou História em inglês.

Segundo a professora e assessora do Ensino Bilíngue dos colégios da Rede Positivo, Marcela Brock Ribeiro, o grande diferencial da escola bilíngue está na imersão linguística. “O aluno aprende a pensar, argumentar e resolver problemas em dois idiomas. É uma construção de competências que ultrapassa os muros da escola, trazendo consigo conhecimento de mundo de forma cultural, linguística e acadêmica”, explica.

Inglês no currículo: importante, mas com limitações

Já as escolas com ensino de inglês como disciplina regular oferecem aulas de idioma, geralmente uma ou duas vezes por semana, como ocorre com outras matérias do currículo nacional. Embora importantes, essas aulas não promovem imersão, nem permitem ao aluno usar o inglês como meio de aprendizagem de outras áreas. O ensino obrigatório do inglês, como segundo idioma, é exigido a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, segundo a BNCC.

Como identificar cada modelo de escola

Escola internacional

Características:

  • Currículo estrangeiro reconhecido globalmente (CIS, IB, NEASC, ECSI e CI); Council of International Schools (CIS), Bacharelado Internacional (IB), Educational Collaborative for International Schools (ECSI), New England Association of Schools and Colleges (NEASC), Council of British International Schools, Cambridge International (CI).
  • Certificações internacionais válidas para universidades do exterior;
  • Aulas de todas as disciplinas em outro idioma;
  • Os estudantes devem ser capazes de aprender conteúdos complexos em inglês, produzir textos acadêmicos e participar de debates com naturalidade;
  • Corpo docente com experiência ou formação internacional.

Objetivo: formar cidadãos com visão global, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, inteligência emocional e argumentação para atuar em um mundo em constante transformação.

Escola bilíngue

Características:

  • Currículo nacional com parte da carga horária em outro idioma (Educação Infantil e Ensino Fundamental com no mínimo 30% e no máximo 50%, e 20% no Ensino Médio);
  • Disciplinas curriculares (Ciências, Matemática, História etc.) ensinadas na segunda língua;
  • Professores com proficiência B2 ou superior (segundo o CEFR);
  • Provas de proficiência (como Cambridge English, TOEFL etc.) aplicadas regularmente.

Objetivo: promover fluência em dois idiomas e ampliar competências cognitivas e culturais.

Escola com inglês no currículo

Características:

  • Início obrigatório apenas no 6º ano do Ensino Fundamental;
  • Aulas de inglês de uma a duas vezes por semana;
  • Conteúdo focado em vocabulário, gramática e comunicação básica;
  • Currículo 100% baseado na BNCC;
  • Sem certificação internacional obrigatória.

Objetivo: introduzir o idioma como parte do currículo tradicional.

Na dúvida, visite a escola

Mais do que analisar propostas no papel, visitar a escola é uma das formas mais eficazes de entender sua abordagem. Observar como o idioma é incorporado à rotina escolar — dentro e fora da sala de aula — e conversar com a equipe pedagógica pode trazer clareza à decisão.

Segundo a professora Marcela Brock, apesar das diferenças, escolas bilíngues e internacionais têm em comum o objetivo de formar estudantes prontos para os desafios do mundo atual. “Cada proposta tem um papel importante: a escola bilíngue contribui para a construção de competências linguísticas e culturais desde os primeiros anos, favorecendo uma visão mais ampla do mundo. Já a escola internacional amplia esse repertório ao integrar culturas, práticas e valores educacionais globais. Ambas proporcionam experiências significativas que impactam diretamente na formação pessoal e acadêmica dos estudantes”, complementa.

No fim, a escolha ideal vai depender das expectativas da família e dos planos para o futuro da criança ou do adolescente. “O modelo de escola certo é aquele que compartilha os mesmos valores das famílias, que caminha lado a lado com os estudantes. Escolas bilíngues e internacionais são parceiras e pautam suas abordagens no desenvolvimento das crianças e adolescentes por meio da língua, não considerando ela apenas como um fim, e sim como meio”, finaliza Natália.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo, reconhecido como líder e referência no setor educacional, teve sua origem como um prestigiado curso pré-vestibular, expandindo sua atuação para se tornar uma instituição de destaque no campo da educação. Integrante do Grupo Positivo, sua história é marcada pelo compromisso de formar indivíduos éticos, conscientes e solidários, preparados para os desafios futuros com excelência. Desde os primeiros estágios da jornada educativa, o Colégio Positivo se distingue por sua abordagem transformadora, presente em todos os níveis de ensino. Com uma presença consolidada em 20 unidades distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a instituição acolhe aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Saí do Armário Pocket: Rolê de Sábado com Brechós Selecionados e Experiências Exclusivas no Pappa’s World Bar 

No próximo sábado, dia 23 de agosto, o Pappa’s World Bar recebe uma edição especial do Encontro de Brechós Saí do Armário: o Pocket Garimpo, um rolê intimista que reúne 15 expositores selecionados, brechós com peças únicas de moda feminina e masculina para todos os estilos e tamanhos. Mais do que uma feira, a iniciativa propõe uma tarde de descobertas e convivência, em um formato menor, mas com curadoria exclusiva e atmosfera descontraída.
O bar, que será palco desta edição pocket, completa a proposta com chopp gelado, drinks autorais, porções e hot dog, em um ambiente com mesas externas que convidam para um sábado leve, de garimpo e socialização. “O Pocket vem com a força da exclusividade. Selecionamos cada brechó com cuidado, pensando em trazer peças e propostas que realmente surpreendam. Queremos que o público sinta que está em um rolê diferente, onde moda, atitude e boas conversas se misturam”, afirma Gabriela Feola, idealizadora do projeto Saí do Armário.
Além da moda circular, o evento apresenta itens geek e rock, acessórios boho style, sex shop, delícias coloniais, flash tattoo e piercing, compondo uma experiência que transita entre consumo consciente, diversidade cultural e lifestyle urbano. “Essa edição não é apenas sobre compras, é sobre viver o sábado de uma forma nova: tomar um drink, fazer uma tattoo, garimpar algo raro e ainda se conectar com pessoas. É a tradução de um lifestyle mais livre e autêntico”, complementa Kerolen Martins, uma das organizadoras.
Com entrada gratuita e pet friendly, este encontro promete ser um ponto de referência para quem busca moda com identidade, experiências alternativas e um passeio diferente neste fim de semana. 
Serviço:
🎉Encontro de Brechós Saí do Armário Edição Especial 
🏘️Local: Pappa’s World Bar 
🧭Endereço: Alameda Princesa Izabel, 465 – Mercês 
🎫Entrada: Franca
📅Datas: 23 de agosto – Sábado
🕛Horário: das 12h:00 às 18h:00
🐶Pet friendly

Opinião. O preço que o País paga por ter uma regra em cada cidade

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*Raphael Lafetá é diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO

O Brasil precisa passar por uma revisão criteriosa das políticas públicas de planejamento urbano.

Hoje, as construtoras enfrentam um emaranhado de exigências específicas em cada município, que podem elevar os custos de obras em até 15% e o preço final do imóvel em até 30%, segundo dados do Ipea. A padronização das regras poderia trazer uma economia de até 20% no valor das unidades, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para o consumidor, isso significa tornar o sonho da casa própria mais acessível.

Ainda segundo estudo da CBIC, uma política nacional de padronização de requisitos poderia elevar em até 1% o PIB do Brasil – ganho potencial de cerca de R$ 25 bilhões, somado a novas oportunidades de emprego e investimentos. Um caminho seria padronizar as exigências do setor público por meio do Plano Diretor das cidades com mais 20 mil habitantes, respeitando as particularidades de cada região.

A NBR 15.575, revisada em 2021, estabelece diretrizes técnicas para padronizar requisitos de segurança, conforto e desempenho nas edificações residenciais. Entre os principais critérios estão: resistência ao fogo conforme a altura da edificação, desempenho térmico mínimo de acordo com a zona bioclimática, vedação eficiente das esquadrias contra a ação de água e vento, resistência à umidade em áreas molhadas e estabilidade estrutural em condições normais de uso.

O Paraná é líder nacional em número de cidades com Plano Diretor atualizado: 42% dos seus 399 municípios, ou seja, 170 deles seguem diretrizes robustas por lei, enquanto em São Paulo esse percentual é de apenas 22%.

O setor da construção civil já tem experimentado avanços importantes nas técnicas e tecnologias construtivas, o que reverbera na oferta de soluções mais econômicas, otimizando tempo, recursos e investimentos – e potencializando os efeitos das evoluções nos programas habitacionais. Mas normativas e requisitos universais gerariam mais ganhos de escala, redução de custos e aumento da produtividade em toda a cadeia, com a reprodução de modelos bem-sucedidos de ocupação do espaço urbanos.

Esse ganho de economia chegaria também ao consumidor, que teria seu poder de compra ampliado, mas também traria mais qualidade de vida, porque o acesso à moradia digna viabiliza um crescimento mais sustentável das áreas urbanas. A falta de moradia digna acessível acarreta, por exemplo, a ocupação de áreas irregulares, sem infraestrutura adequada, muitas vezes sem saneamento básico, o que leva à proliferação de doenças, onerando o sistema público de saúde.

Segundo dados recentes do Instituto Trata Brasil, em 2024 houve mais de 300 mil internações por doenças relacionadas à ausência de água tratada e esgotamento sanitário adequado. De acordo com o DATASUS, são 12,46 internações por doenças de veiculação hídrica a cada 10 mil habitantes, com um custo estimado de R$ 99 milhões. Os dados apontam, ainda, que apenas 56% da população brasileira tem acesso a esgoto sanitário adequado, e somente 52,2% dos esgotos são tratados – o que contribui diretamente para surtos de doenças como dengue, disenteria e hepatite A, conforme estudos da Fundação Oswaldo Cruz. Os surtos epidemiológicos somam custos que poderiam ser evitados com investimentos estruturais, uma vez que exigem ações emergenciais, como campanhas de vacinação e mutirões de limpeza. 

No âmbito do meio ambiente, a ocupação desordenada das áreas urbanas também tem seu preço, e é alto: da degradação de ecossistemas urbanos e rurais, com desmatamento e perda de biodiversidade, ao aumento da incidência de alagamentos, dada a sobrecarga nos sistemas de drenagem das cidades com a ocupação de áreas de absorção natural e a impermeabilização do solo.

Além disso, a falta de infraestrutura nas áreas irregulares leva à poluição do solo e dos corpos d’água, afetando a dinâmica dos recursos hídricos e do acesso à água potável – mais um risco às condições de saúde –, e ao aumento da vulnerabilidade de áreas geologicamente instáveis: mais erosão e mais deslizamentos.

O objetivo tem de ser ampliar a construção de moradia formal de qualidade com infraestrutura adequada; evitar a ocupação de áreas de risco; promover o crescimento das cidades preservando o meio ambiente e salvaguardando a saúde e a dignidade das pessoas – tudo isso dentro de uma lógica econômica que faça sentido para quem produz.

Techstars Startup Weekend Curitiba une tecnologia, inovação e vida saudável em programação inédita

O ecossistema de inovação de Curitiba ganha, em agosto, uma programação inédita que combina negócios, tecnologia e qualidade de vida. Entre os dias 20 e 24 de agosto, a cidade será palco de duas iniciativas integradas do Techstars Startup Weekend Curitiba: a Tech Run, corrida inédita no Brasil, e a edição especial do Startup Weekend com foco em Inteligência Artificial. O objetivo é ampliar o impacto educacional do evento, promovendo não apenas o desenvolvimento de negócios, mas também a importância de hábitos saudáveis para empreendedores e profissionais de tecnologia.

A abertura da programação acontece no dia 20 de agosto, no Parque Barigui, com a Tech Run — corrida que já esteve presente em grandes eventos globais como Web Summit, South Summit e Startup Summit, e que agora estreia no país em parceria oficial com o Startup Weekend Curitiba. Gratuita e aberta ao público, a atividade pretende quebrar o estereótipo do profissional de tecnologia como alguém distante da vida ativa, incentivando práticas de bem-estar e conexão entre os participantes antes da imersão empreendedora.

De 22 a 24 de agosto, no Sebrae Curitiba, acontece o Techstars Startup Weekend AI, um dos maiores programas globais de fomento ao empreendedorismo, que retorna à capital paranaense após cinco anos. A metodologia do evento, aplicada em mais de 150 países, propõe 54 horas de imersão para transformar ideias em negócios viáveis, reunindo profissionais de diversas áreas e promovendo aprendizado prático, colaboração multidisciplinar e acesso a uma rede internacional de especialistas, investidores e líderes de mercado.

Nesta edição, o tema central será a aplicação da Inteligência Artificial em setores estratégicos como saúde, logística, educação e serviços financeiros — áreas que têm atraído crescente atenção de investidores na América Latina. Além da experiência intensiva, os participantes terão acesso a benefícios pós-evento, como bolsas integrais da escola de tecnologia Harve, fast track para o programa NVIDIA Inception e acesso gratuito a espaços de coworking parceiros.

“Mais do que um evento, o Startup Weekend é uma jornada de transformação. E nesta edição, queremos mostrar que o empreendedorismo e a inovação caminham lado a lado com a saúde e o bem-estar. A Tech Run abre nossa programação incentivando hábitos saudáveis, para que todos possam viver a imersão com mais energia, foco e equilíbrio”, afirma Guilherme Zanotto Lofrano, coorganizador do evento e sócio da Traktor.

Com a soma da Tech Run e do Startup Weekend AI, Curitiba reforça sua posição como um dos principais polos de inovação do Brasil e se conecta ainda mais à rede global de empreendedorismo, em um momento em que o mercado latino-americano volta a ganhar força.

Serviço
Tech Run – Startup Weekend Curitiba
📅 20 de agosto de 2025
📍 Parque Barigui – Curitiba (PR)
🎟 Evento gratuito

Techstars Startup Weekend AI – Edição Especial Curitiba
📅 22 a 24 de agosto de 2025
📍 Sebrae Curitiba – Rua Caeté, 150 – Prado Velho, Curitiba (PR)
⏰ Sexta-feira, das 18h às 22h; Sábado, das 8h às 22h; Domingo, das 8h às 20h
🎟 Inscrições: www.startupweekend.org

Sicredi reforça compromisso com a valorização das pessoas e o desenvolvimento humano no CONARH 2025

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Instituição participa de um dos maiores evento de gestão de pessoas da América Latina e destaca seus diferenciais como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional, participa da 51ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto, no São Paulo Expo. Com o tema “Potencializando Conexões”, o congresso celebra os 60 anos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil). 

A participação do Sicredi ganha destaque com a presença de Daniele Schmidt, Diretora executiva de Pessoas e Cultura, que conduz a apresentação “Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?”,  na Arena de Conhecimento, às 10h50min do dia 20/08. A executiva abordará os pilares que sustentam a estratégia de gestão de pessoas da organização que, em 2024, foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo ranking Great Place to Work (GPTW) – um reflexo da sua cultura baseada em relacionamento, confiança e cuidado com as pessoas.

Com uma taxa de adesão de 90% à pesquisa de clima organizacional, o Sicredi reforça a importância do trabalho integrado entre o Centro Administrativo Sicredi (CAS), as Centrais e as Cooperativas. Essa atuação conjunta, voltada para o desenvolvimento e valorização das pessoas, tem se refletido em resultados de negócio diferenciados. Entre os principais fatores de engajamento estão o orgulho de pertencer, as oportunidades de crescimento profissional e a forte conexão com os valores da instituição. Mais do que declarações em documentos, a cultura organizacional é vivida no dia a dia, sustentando práticas que fortalecem a experiência dos colaboradores e a entrega de valor aos associados.

Mais do que uma instituição financeira, o Sicredi se diferencia por seu modelo cooperativo e por promover um ambiente no qual o desenvolvimento profissional anda lado a lado com o propósito. “Acreditamos que o nosso maior ativo são as pessoas – colaboradores, associados e comunidades. Por isso, nosso modelo de gestão é pautado por escuta ativa, inclusão, desenvolvimento contínuo e fortalecimento dos vínculos humanos”, afirma Daniele Schmidt. 

Cultura que atrai e engaja talentos

De acordo com a diretora, no Sicredi, prosperidade não é apenas um resultado, é o propósito que orienta o negócio. “O modelo de atuação conecta impacto social e resultado financeiro, buscando o desenvolvimento das regiões onde está presente. E essa prosperidade externa começa dentro de casa: ao valorizar e engajar colaboradores, fortalecemos a cultura organizacional e potencializamos o relacionamento com o associado. Afinal, quanto maior a satisfação interna (E-NPS), maior a confiança e a recomendação dos nossos associados (NPS), o que consolida nosso diferencial competitivo. Essa evolução é o que iremos apresentar no CONARH”, conta a especialista. 

Os mais de 49 mil colaboradores (dado de junho de 2025) atuam em todo o país, beneficiando-se de programas estruturados de capacitação, desenvolvimento de liderança e bem-estar. Esses resultados reforçam a construção de uma cultura que atrai e engaja talentos, e que contribui diretamente para a consolidação da marca empregadora da organização. No período, foram cerca de R$ 55 milhões investidos em desenvolvimento e capacitação das pessoas colaboradoras. 

A participação no CONARH também é um movimento estratégico para ampliar o reconhecimento de marca no cenário nacional, especialmente entre profissionais de RH e talentos em busca de ambientes de trabalho humanos, colaborativos e com propósito claro. “Vivemos um momento de expansão e visibilidade, e eventos como o CONARH são essenciais para mostrarmos quem somos, o que acreditamos e o que oferecemos como empregadora”, finaliza a diretora.

Serviço

CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo)

Painel: Melhor empresa para se trabalhar: como o Sicredi se preparou para esta jornada de evolução?

Data e Horário: 20 de agosto (quarta-feira), às 10h50min na Arena de Conhecimento

Mais informações: https://conarh.org.br/  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

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Acipar investe em nova sede e mira liderança no mercado de lubrificantes no Paraná

Com 53 anos de atuação, a Acipar Lubrificantes se prepara para um novo salto de crescimento no setor automotivo. Fundada em Curitiba no ano de 1972, a companhia iniciou distribuindo lubrificantes multimarcas e filtros e, desde 1989, mantém a exclusividade da distribuição ExxonMobil no Paraná — parceria que se mantém sólida há mais de 35 anos. Atualmente, é distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™ e Tirreno, além de oferecer um portfólio diversificado de produtos complementares para segmentos como automotivo, industrial, frotas e agro.

Com uma carteira de mais de 18 mil clientes, sendo cerca de 6 mil ativos, a Acipar detém aproximadamente 10% do mercado paranaense de lubrificantes, chegando perto de 40% de participação no segmento de motos. A operação movimenta 800 mil litros por mês, ou 9,6 milhões de litros ao ano, e cresceu 45% nos últimos cinco anos.

Para sustentar esse avanço, a empresa prepara a inauguração de uma nova sede em Pinhais (PR), projetada para armazenar até 3 milhões de litros e atender as necessidades de expansão pelos próximos dez anos. A logística é apoiada por frota própria e complementada por transportadoras parceiras para rotas no interior do estado.

“Nosso crescimento não está apenas na estrutura física — investimos fortemente na capacitação da equipe, com treinamentos personalizados por canal e linha de produto, para mantermos qualidade e eficiência em cada etapa”, afirma Luiz Alberto Gomes Jr., diretor-executivo da Acipar.

O momento de investimento acompanha o bom desempenho do setor no Brasil. Em 2024, o país registrou recorde histórico de vendas de lubrificantes, somando 1,53 milhão de m³, consolidando-se como o quinto maior mercado do mundo, atrás apenas de China, EUA, Índia e Japão. O segmento automotivo responde por parcela relevante desse volume e deve seguir em crescimento. Estimativas indicam que o mercado brasileiro de lubrificantes automotivos movimentou cerca de US$ 1,9 bilhão em 2024, com projeção de atingir US$ 2,5 bilhões até 2033, a uma taxa média anual de 3,3%. Em termos de volume, o consumo nacional deve passar de 0,96 bilhão de litros em 2024 para 1,04 bilhão até 2026. No recorte por tipo de veículo, motocicletas figuram entre os segmentos de maior crescimento, com taxa anual próxima a 5,5%.

Dentro desse cenário, a Acipar aposta também em diferenciais ambientais e operacionais. A empresa integra o Programa Jogue Limpo, iniciativa nacional voltada para logística reversa de embalagens plásticas e óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Outra frente é o Troca Inteligente Mobil, solução de troca de óleo a granel que reduz desperdícios e elimina o uso de embalagens individuais, contribuindo para a sustentabilidade.

Com cerca de 100 colaboradores distribuídos entre as áreas comercial, administrativa, marketing, pessoas, tecnologia, financeiro, operações e logística, a empresa mantém o foco em inovação e atendimento personalizado. “Nosso compromisso é unir qualidade, tecnologia e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que ampliamos nossa presença e relevância no mercado”, finaliza Luiz Alberto.