Home Blog Page 2

Autonomoz completa oito anos e avança como alternativa ao transporte corporativo

0

Autonomoz completa oito anos e avança como alternativa ao transporte corporativo

Sediada em Curitiba, a empresa estruturou um modelo de mobilidade corporativa compartilhada que substitui frotas próprias, melhora a previsibilidade dos deslocamentos e atende operações onde a mobilidade urbana não chega

A Autonomoz alcança o oitavo ano de operação em 2025 com um modelo de negócio que ganhou espaço entre empresas que precisam transportar equipes fora das áreas atendidas pela mobilidade urbana tradicional. Fundada em Cuiabá (MT) e atualmente sediada em Curitiba (PR), a companhia desenvolveu uma solução de mobilidade corporativa baseada em uma rede de motoristas parceiros autônomos e em tecnologia de monitoramento, capaz de oferecer mais previsibilidade, segurança e eficiência em rotas críticas para setores como ferrovia, energia, mineração e agronegócio.

O marco coincide com a consolidação de um mercado que exige deslocamentos contínuos, em horários variados e muitas vezes longe de centros urbanos. Nesse cenário, frotas próprias podem ser caras e difíceis de manter, enquanto modelos urbanos de transporte nem sempre atendem demandas que dependem de regularidade. A lacuna abriu espaço para soluções compartilhadas, sustentadas por dados e orientadas ao uso racional dos veículos.

Foi nesse contexto que a Autonomoz consolidou sua atuação. Como explica Leandro Farias, fundador da empresa, a alternativa foi substituir estruturas próprias de transporte por uma rede de motoristas parceiros organizada por tecnologia. “O modelo reúne pedidos de deslocamento, direciona rotas, monitora viagens e entrega às empresas dados de operação em tempo real, garantindo regularidade, segurança e melhor aproveitamento dos recursos de transporte”, comenta Farias. Hoje, a empresa cobre 175 cidades, percorre mais de 25 milhões de quilômetros por ano e projeta faturamento próximo de R$ 15 milhões em 2025.

De processos manuais à plataforma nacional

A trajetória da Autonomoz começou em Cuiabá (MT), como um centro de controle operacional, monitorando viagens de fretamento rodoviário 24 horas por dia.

A partir do problema logístico de um de seus clientes, Leandro Farias e o irmão – o também sócio-fundador Mauricio Farias idealizaram uma plataforma que conecta diretamente às necessidades de grandes companhias à oferta distribuída de motoristas autônomos. “O que começou como centro de controle operacional migrou, então, para uma plataforma de mobilidade corporativa”, lembra Farias.

Em 2022 transferiu sua sede para Curitiba (PR), uma capital que melhor atendia às necessidades daquele negócio em expansão, incluindo a oferta de mão de obra qualificada e incentivo fiscal via o programa municipal Tecnoparque.

Hoje, ocupa três andares em Curitiba, mantém uma equipe de mais de 120 profissionais e conta com mais de 900 motoristas parceiros distribuídos pelo país.

Oito anos, escala e novos mercados

Chegar aos oito anos tem valor simbólico e estatístico no ambiente empresarial brasileiro. Segundo o IBGE, 60% das companhias encerram as atividades antes de completar cinco anos. A Autonomoz não apenas superou essa barreira como estruturou um modelo que combina eficiência operacional, escalabilidade e controle sobre as viagens corporativas.

“Superados os desafios iniciais, o plano para os próximos anos é de hipercrescimento e ganho de escala”, projeta Farias. A empresa pretende ampliar presença em novas regiões, aprofundar sua atuação em operações remotas e avaliar oportunidades em mercados vizinhos na América do Sul.

O próprio nome da companhia foi pensado para esse movimento de internacionalização. “A escolha de ‘Autonomoz’, com ‘z’ ao final, aproxima a pronúncia de ‘autonomous’, referência tanto aos profissionais autônomos quanto ao futuro dos veículos autônomos e à possibilidade de internacionalização”, explica o fundador.

Leandro Farias avalia que setores que operam veículos, máquinas, equipamentos e seus respectivos motoristas e operadores, devem sentir, nos próximos anos, os efeitos da economia de compartilhada, automação e inteligência embarcada. Nesse cenário, a posição da Autonomoz como intermediária entre empresas, tecnologia e profissionais cria espaço para novos formatos de operação. “A expectativa é que a plataforma, que hoje organiza motoristas e veículos leves, evolua para um ecossistema completo de soluções de mobilidade, incluindo verticais de logística de carga, equipamentos de linha amarela, máquinas agrícolas e serviços urbanos.

Master amplia linha de cuidados diários para cílios e sobrancelhas

0

Master amplia linha de cuidados diários para cílios e sobrancelhas

Empresa paranaense aposta em quatro produtos para levar a qualidade profissional da marca ao cuidado dentro de casa, prolongando a beleza do olhar e fortalecendo o autocuidado feminino

A Master, especializada em produtos profissionais para cílios e sobrancelhas, acaba de ampliar sua linha “Home Care”. Composta por quatro itens — espuma de limpeza, creme regenerador, sérum 4 em 1 e pasta modeladora —, a linha estende o cuidado iniciado nos estúdios profissionais para a rotina diária de embelezamento dos fios.“Com o lançamento, a Master leva para o uso diário a mesma tecnologia e segurança dos produtos profissionais usados pelas lashes designers. Com isso, também contribuímos para prolongar os resultados de procedimentos nos cílios e nas sobrancelhas, além de reforçar o vínculo entre profissionais e consumidoras, fortalecendo a fidelização dos nossos clientes”, afirma Ana Paula Giffoni, diretora da Vermonth.Além de fórmulas seguras e eficazes, os produtos unem ativos como D-Pantenol, ácido hialurônico e extrato de açaí, que hidratam, nutrem e protegem sem comprometer a saúde dos fios. “O objetivo é atuar também de forma reparadora e preventiva, mantendo a saúde, a integridade e o equilíbrio após os procedimentos, reduzindo os efeitos da química e prolongando os resultados alcançados em estúdio”, explica Ana Paula.Os quatro aliados da rotina de belezaA linha Home Care da Master é formada por quatro produtos complementares que unem tecnologia e sensorialidade:Foam – Espuma de limpeza suave que remove impurezas e maquiagem sem ressecar, respeitando as áreas sensíveis dos olhos e fios. Enriquecida com Vitamina B5 e extrato de açaí, proporciona frescor e hidratação imediata.

Full Brows – Creme regenerador com ação nutritiva e calmante, ajuda a preencher falhas, mantendo sobrancelhas e cílios mais encorpadas. É indicado tanto para o cuidado diário quanto para pós-procedimentos como brow lamination, design de sobrancelhas ou lash lifting.

Sérum 4 em 1 – Elixir de força e crescimento com D-Pantenol, Prohairin e Ácido Hialurônico. Nutre e hidrata tanto cílios quanto sobrancelhas, com aplicador de silicone de fácil uso. O produto é indicado inclusive para quem tem extensões de cílios.

Glow Up – Pasta modeladora de sobrancelhas, com efeito de “brow lamination” instantâneo. Define os fios, ao mesmo tempo em que nutre e protege, garantindo acabamento natural e duradouro.Os produtos já estão disponíveis em lojas e redes de cosméticos parceiras, e a marca se prepara para ampliar sua presença também em canais de varejo.

Sobre a Master e o Grupo Vermonth

A Master é a marca própria do Grupo Vermonth, que tem 40 anos de atuação e é um dos principais distribuidores e desenvolvedores de produtos profissionais para cílios e sobrancelhas do Brasil. Além da linha própria voltada ao mercado nacional, o grupo reúne marcas internacionais de referência — como Elite Premium, Neicha, Thuya, Apraise e Kinetics. Com presença em todo o território brasileiro, a Vermonth combina tecnologia, segurança regulatória e formação técnica para fortalecer o setor de beleza profissional.

Programação de Natal do City Center Outlet Premium tem prêmios e descontos de até 70%

0

Clientes podem ganhar kit sobremesa Germer Porcelanas e concorrer a 10 kits com mala de viagem e R$ 5 mil em compras

O City Center Outlet Premium, em Campo Largo, preparou duas promoções especiais de Natal. Na campanha Compre e Ganhe com R$ 700 em compras o cliente recebe um kit sobremesa da Germer, com quatro pratos de porcelana nas cores branca e vermelha. Já na promoção Compre e Concorra, gastando R$ 350, o cliente ganha um cupom para participar do sorteio de 10 kits, cada um com uma mala de viagem e R$ 5 mil em vales-compra para utilizar nas lojas do outlet. 

Primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída, o City Center segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro. 

Primeira loja Germer em outletA campanha do City Center marca o início da operação da primeira loja Germer Porcelanas em um outlet. Uma das empresas mais representativas no ramo no Brasil, há 45 anos no mercado, é referência no segmento. De acordo com a gerente das lojas, Isis Cardoso, ter um ponto de vendas no City Center é uma conquista estratégica. “Chegamos com um novo formato, oferecendo condições exclusivas e atendendo a um público que busca qualidade, trouxemos nosso portfólio de produtos de excelência em um ambiente que valoriza oportunidades reais e proporciona uma experiência de compra moderna e acessível”, destaca.

Para a gerente de Marketing do City Center, esta novidade reforça a presença da marca na região e aproxima a produção local de porcelana do ambiente de compras do empreendimento.“A chegada da Germer traz uma conexão direta entre a tradição da porcelana produzida aqui e a experiência de compra no outlet”, observa.

Programação de Natal

Além das promoções com grandes descontos, o clima natalino toma conta do outlet com diversas ações previstas para este mês. Nos dias 13 e 20, das 12h às 17h, o público poderá encontrar com o Papai Noel e de outros personagens tradicionais. A programação também inclui sessões de fotos das 12h às 14h30 e das 16h às 17h, garantindo momentos de lazer para os visitantes.

O outlet reforça que também é um dos locais para as compras de Natal. Este ano o City Center oferece um espaço para embalar presentes, criado para facilitar a vida dos clientes. A embalagem com papel de presente com dor lisa e um adesivo com nome são cortesia, mediante apresentação das notas fiscais de compras realizadas no City Center. Quem quiser incluir cartões, laços ou fitas especiais poderá optar por itens adicionais entre R$ 5 e R$ 15. A ação acontece até 24 de dezembro, junto ao posto de troca da promoção.

Serviço

Compre e Ganhe – Kit sobremesa Germer
Período: de 4 a 24 de dezembro
Com R$ 700 em compras, 1 kit sobremesa Germer com 4 pratos de porcelana
limitado a 1 brinde por CPF (enquanto durar o estoque)

Compre e Concorra – 10 kits com mala e R$ 5 mil em vales-compra
Período: de 4 de dezembro a 4 de janeiro
A cada R$ 350 em compras, 1 cupom para o sorteio
Prêmios: 10 kits com mala de viagem e R$ 5.000,00 em vales-compra cada
Sorteio: 5 de janeiro 

Programação de personagens
Datas: 13 e 20 de dezembro
Horário: das 12h às 17h
Desfile: das 15h às 16h
Sessões de fotos: das 12h às 14h30 e das 16h às 17h

Sobre o City Center Outlet Premium

Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. Segue um conceito americano, que oferece descontos de até 70% durante o ano inteiro, proporciona experiências de compras, lazer e entretenimento para quem mora em Curitiba e outras 30 cidades com grande potencial de compra da região. Construído em um terreno de 290 mil m², o projeto arquitetônico e de paisagismo oferece ambientes a céu aberto, que prezam pelo bem-estar e conforto dos visitantes. Foi o primeiro outlet com cinema no Brasil, com cinco salas Multiplex Stadium da Cineplus e capacidade para 887 pessoas. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping – que possui outros 12 empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Mais informações em: citycenteroutlet.com.br.

Babilônia apresenta cardápio especial de Natal e Réveillon

0

O Babilônia Gastronomia, endereço emblemático da cena gastronômica curitibana, estará aberto nas noites de Natal (24/12) e Ano Novo (31/12), com opções para ceias especiais, cardápio completo e a experiência que o consagrou como referência para quem busca gastronomia de qualidade mesmo após os principais eventos da cidade.

A novidade reforça o posicionamento apresentado na campanha lançada em novembro, que destaca o restaurante como o melhor destino pós-shows, pós-espetáculos e pós-confraternizações de dezembro, especialmente durante o período em que Curitiba vive sua programação cultural e festiva mais intensa do ano.

Em funcionamento desde 2003, o Babilônia mantém um diferencial raro na capital: cozinha aberta das 11h30 até a 1h da manhã, todos os dias da semana (exceto aos domingos, até 23h). O horário estendido permite que grupos, famílias e quem está circulando pelos eventos natalinos encontrem gastronomia diversificada a qualquer hora da noite.

“O final do ano sempre trouxe ao Babilônia um público plural, que inclui famílias, notívagos e quem sai dos espetáculos da cidade. Nosso compromisso é manter a cozinha ativa e oferecer pratos especiais, sem abrir mão do atendimento contínuo que faz parte da essência da casa”, afirmam os proprietários Carlos e Marcelo Woellner Pereira.

Especiais de fim de ano
Três novas receitas foram criadas e incorporadas ao cardápio para celebrar a temporada, combinando tradição afetiva e sabor contemporâneo. Mignon Suíno à Califórnia – pernil assado ao molho agridoce com frutas, servido com arroz à grega e farofa crocante de castanhas, um clássico de fim de ano. Mignon Suíno, um corte suculento, acompanhado de molho agridoce e purê de batatas cremoso. E o Salmão, assado e finalizado com leve cítrico, servido com aspargos e risoto siciliano, alternativa leve, sofisticada e perfeita para ambas as datas.

Cardápio regular
Além dos pratos festivos, o Babilônia mantém seu extenso cardápio regular, conhecido pela variedade que atende diferentes gostos. Sashimis, niguiris, jows, combinados e uramakis, incluindo clássicos como Hot Filadélfia, Jow de Salmão, Jow Alho Poró e o especial Ebi Furai, para quem busca culinária japonesa. Os aperitivos e entradas icônicas, como a carne de onça, bolinho de bacalhau, camarões empanados, dadinhos de tapioca, focaccia caprese, carpaccio clássico, batatas fritas e iscas de mignon sobre polenta cremosa são sempre uma boa pedida. E o mesmo acontece com a gastronomia clássica que traz peixes, massas, carnes, risotos, sanduíches, sopas e opções leves.

Bebidas
O Babilônia tem a primeira franquia curitibana da APTK e oferece mais de 30 rótulos de alta coquetelaria engarrafada. Somam-se a eles clássicos como Negroni, Cosmopolitan, Fitzgerald, Old Fashioned, Moscow Mule, Margaritas, Gin Tônicas e autorais refrescantes. A casa ainda oferece uma extensa carta de vinhos de todo o mundo, com opções para todos os gostos e bolsos de tintos, rosés, brancos e espumantes.

Workshop “Descobrindo Tesouros” promove negócios com produtos de Indicação Geográfica

Produtores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul marcaram presença no Workshop “Descobrindo Tesouros”, realizado pelo Sebrae/PR e Curitiba Honesta, com apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar, nesta semana, no Mercado Municipal de Curitiba. O evento teve dois dias de atividades (8 e 9/12), com objetivo de incentivar negócios envolvendo produtos com Indicação Geográfica (IG).

Estiveram representados 22 produtos com IGs, entre eles frutas, queijos, cafés, erva-mate e vinhos. O evento contou com rodadas de negócios, das quais participaram empresários e chefs de cozinha e apoiadores. Entre eles, os renomados chefs Celso Freire, Lênin Palhano, Ivan Lopes e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma. Para o público em geral, houve uma programação gratuita de aulas de gastronomia com os produtos ofertados.

Segundo o chef Ivan Lopes, dos restaurantes Coin e Uva & Alma, o evento é importante para a cidade e para a gastronomia. “Fiquei surpreso com os produtos que eu conheci e que podem substituir outros que a gente já usa. O Melato, por exemplo, pode entrar em receitas que já temos, substituindo mel e melado. Já uso muitos ingredientes da nossa região e agora tem mais coisas que a gente pode explorar”, afirmou durante a rodada de negócios

Já a empresária Bruna Azevedo, proprietária do restaurante Anarco, o evento proporcionou novas aberturas para negócios. Ela revela o que mais chamou a atenção: “adorei a erva-mate, orgânica e diferenciada, e o mel de Bracatinga também. Já estava pensando em fazer algo diferente para nosso cardápio e hoje já tive a ideia de unir a erva-mate e o mel nos nossos novos coquetéis”.

Representando a queijaria Lita, de Paranavaí, a empresária Talita Feuser trouxe para o workshop cinco queijos artesanais diferentes, sendo dois premiados e três lançamentos. “Foi muito bom participar! Além de conhecer outros produtos de IGs excelentes, pude apresentar nossos queijos para comerciantes locais e chefs, que vão poder trazê-los para Curitiba, para que o o público possa conhecer os produtos da nossa terra”, contou.

“O evento foi um sucesso, grandes chefs compareceram e levarão produtos de Indicação Geográfica para o menu de seus restaurantes, assim como empórios já fizeram seus pedidos. O objetivo de conectar o produtor com o mercado foi alcançado. Por isso, já estamos planejando a segunda edição”, conta Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta e coordenador do fórum Origens Paraná, curador do workshop.

A consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, destacou que os três Sebraes que mobilizaram produtores de seus estados para participar da missão técnica e apresentar seus produtos em rodada de negócios. Ela explicou que a iniciativa é parte do projeto Destino Sul, que busca posicionar coletivamente os produtos de origem da região e o turismo. “Unir os três estados amplia a nossa presença e cria oportunidades maiores do que cada um isoladamente. É uma ação focada em mercado, conectando produtos e serviços da área de turismo para reforçar essa identidade comum do Sul. Para nós, no Paraná, 2025 foi um ano especial, com oito novas IGs reconhecidas. Trabalhar em conjunto com Santa Catarina e Rio Grande do Sul fortalece ainda mais essa imagem para o consumidor e consolida os produtos de origem como referência”, afirmou a consultora

Visitas e aulas de gastronomia

Na segunda-feira, dia 8, primeiro dia do workshop, os produtores fizeram visitas a pontos de referência do comércio de Curitiba. No Lucca Café, participaram de um bate-papo sobre como valorizar as IGs e degustação sensorial de cafés. Depois, conheceram a Padaria Família Farinha, uma das maiores de Curitiba, onde foram recebidos pelo proprietário Pedro Farinha. A programação terminou com um happy hour no Bar CanaBenta, com um bate-papo com o chef Délio Canabrava sobre sua trajetória e a participação em festivais gastronômicos.

E na terça-feira, dia 9, programação contou também com uma palestra sobre organização de festivais culinários com foco em produtos de Indicação Geográfica, conduzida por Sérgio Medeiros.

Durante todo o dia, o Senac realizou aulas gratuitas abertas ao público, que exploraram diferentes produtos de origem. Os temas foram técnicas de preparo e degustação de cafés especiais do Norte Pioneiro; produção da torta de uva de Marialva com creme de camomila de Mandirituba e a elaboração de hambúrguer de cordeiro de Cantuquiriguaçu em broa de centeio de Curitiba com aioli de erva-mate de São Mateus e cebola caramelizada com melado de Capanema.

HOTMILK recebe diretor de marketing da Dr. Peanut para revelar bastidores da marca que revolucionou o mercado de alimentos saudáveis

0

HOTMILK recebe diretor de marketing da Dr. Peanut para revelar bastidores da marca que revolucionou o mercado de alimentos saudáveis

Innovation Skills reúne Rocky Santos em encontro sobre ruptura de categorias, leitura de consumo e estratégias ousadas de crescimento

A Dr. Peanut, uma das marcas mais influentes do segmento de alimentos saudáveis no Brasil, chega à HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para compartilhar o movimento que redefiniu sabor, estratégia e posicionamento em um mercado altamente competitivo. No próximo Innovation Skills, marcado para 11 de dezembro, Rocky Santos, diretor de marketing da marca, abre os bastidores da ascensão da empresa e mostra como decisões assertivas no portfólio, comunicação ousada e leitura precisa do comportamento do consumidor ampliaram relevância e criaram novas oportunidades na categoria.

A apresentação aprofunda a discussão sobre inovação na indústria de alimentos, destacando como a Dr. Peanut rompeu padrões estabelecidos ao transformar um produto tradicional em um item de desejo, apoiado por branding consistente, desenvolvimento criativo e sensorialidade como diferencial competitivo. O encontro também aborda como estratégias baseadas em propósito, entendimento de comunidade e velocidade de execução podem acelerar negócios, especialmente em setores que dependem de conexão emocional e construção de marca.

Ao promover debates entre líderes de mercado e o ecossistema empreendedor, o Innovation Skills reforça o papel da HOTMILK como um dos principais hubs de inovação do país, aproximando executivos, pesquisadores e fundadores para discutir tendências, práticas emergentes e caminhos de alto impacto para 2026.

“A Dr. Peanut se tornou referência ao combinar excelência em produto, uma linguagem autêntica e um entendimento profundo do comportamento do consumidor. Ao trazer esses bastidores para dentro da HOTMILK, mostramos na prática como inovação e ousadia constroem marcas relevantes e fortalecem todo o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia”, afirma Thiago Moro, gerente de Growth e Estratégia da HOTMILK.

O evento é presencial, gratuito e com vagas limitadas.Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/inovacao-como-diferencial-o-que-fez-a-dr-peanut-decolar/3231347?referrer=www.linkedin.com&referrer=www.linkedin.com

Serviço:

Programação HOTMILK/Dezembro

10/12 — Cultura, Rituais e Performance para Startups

Aprenda a criar rituais que fortalecem a cultura, impulsionam times ágeis e sustentam o crescimento da sua startup em 2026.

– 10/12

– 19h00

– Presencial na HOTMILK PUCPR

11/12 — Dr. Peanut: Inovação como diferencial

Descubra as inovações em produto e comunicação que fizeram a Dr. Peanut se destacar na indústria de alimentos saudáveis.

– 11/12

– 19h00

– Presencial na HOTMILK PUCPR

– Evento gratuito com vagas limitadas

Sobre a HOTMILK PUCPR

A HOTMILK é o ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a universidade privada mais inovadora do país segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, que reúne mais de 140 startups. Considerado o principal ecossistema de inovação do Paraná e posicionado entre os maiores do Brasil no Ranking Top Ecossistemas 2024 pelo 100 Open Startups, a HOTMILK PUCPR atua em diferentes frentes: consultoria de inovação e inovação aberta, educação corporativa na área de inovação, conexões com startups e planos de membro corporates e de membros startups. São 11 mil m², mais de 200 laboratórios de pesquisa preparados para o desenvolvimento de projetos de P&D, auditórios para eventos corporativos e networking e mais de 3 mil m² equipados para o desenvolvimento de projetos de realidade virtual, aumentada e 3D, que recebem mensalmente 9 mil visitantes. Ao longo de sua trajetória, a HOTMILK PUCPR já acelerou mais de 350 startups, conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas e foi responsável pela intermediação de mais de 230 negócios.

Sicredi é reconhecido com Selo Clima Paraná 2025 e reforça compromisso com desenvolvimento sustentável

Práticas ambientais, sociais e de governança da instituição recebem destaque na 11ª edição da certificação promovida pelo governo do estado

O Sicredi foi novamente reconhecido pelo governo do Paraná por suas ações sustentáveis ao receber o Selo Clima Paraná 2025, certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A iniciativa destaca práticas de monitoramento, redução e compensação de gases de efeito estufa, além de ações alinhadas aos princípios ESG.

Nesta 11ª edição, o programa registrou seu maior número histórico de participantes: 308 organizações e municípios certificados, entre empresas privadas, órgãos públicos e 33 prefeituras. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (2), no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba.

Reconhecimento ao trabalho contínuo

Com gestão ecoeficiente e governança exemplares, o Sicredi foi certificado na categoria A – Mercado Interno, destinada às instituições com as maiores pontuações. Representando a Central Sicredi PR/SP/RJ, o gerente de cooperativismo, André Alves de Assis, destacou o estímulo institucional proporcionado pelo reconhecimento: “Trabalhamos cada vez mais para buscarmos a excelência no desenvolvimento sustentável.”

Nos três estados onde atua, o Sicredi realiza inventários de emissões há uma década e desenvolve ações permanentes de mitigação, compensação e educação ambiental. Também opera com um referencial de desenvolvimento sustentável composto por 26 indicadores que orientam as 30 cooperativas em projetos sociais, ambientais e econômicos.

Crescimento acelerado da certificação no Paraná

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou a importância do compromisso coletivo, afirmando que as organizações certificadas representam a diferença no avanço da resiliência climática do estado. “A sustentabilidade significa empregos. A sustentabilidade significa proteção da vida. A sustentabilidade significa o pão nosso de cada dia, que não precisa continuar sendo dado e distribuído ao povo do Paraná, de preferência sem injustiça climática. A sustentabilidade significa proteção”, frisou na abertura do evento.

A edição 2025 consolidou uma curva ascendente de adesão. Segundo a Sedest, foram 313 inscrições, das quais 308 organizações foram certificadas nas categorias A, B e C, após análise técnica — um crescimento de 70% em relação ao ano anterior. A coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia, reforçou o caráter estratégico do programa, que incentiva instituições públicas e privadas a monitorarem suas emissões e ampliarem suas metas ambientais. “Por ser um processo voluntário e gratuito, é possível perceber o engajamento da sociedade na implementação dessa política pública”, afirmou.

O Selo Clima Paraná reconhece organizações que se comprometem a medir e reduzir sua pegada de carbono e a adotar práticas alinhadas aos princípios ESG. A certificação avalia uma ampla gama de critérios, incluindo uso de energias renováveis, redução e compensação de emissões, boas práticas de governança, programas sociais conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvimento tecnológico voltado à sustentabilidade e ações estruturadas de educação ambiental.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok 

FGV: JBS é a empresa brasileira que mais paga salários e mais distribui riqueza a fornecedores

0

FGV: JBS é a empresa brasileira que mais paga salários e mais distribui riqueza a fornecedores

Companhia destinou mais de R$ 327 bi para cadeia produtiva e R$ 53 bi a pessoal em 2024, reforçando seu papel como motor da economia, aponta estudo inédito FGV/Abrasca

A JBS é a empresa brasileira com ações negociadas em bolsas de valores que mais distribui riqueza na forma de contratos com fornecedores e a que mais paga salário e encargos a colaboradores, apontou o estudo “A Relevância das Companhias Abertas na Economia Brasileira – Criando Prosperidade para o Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) e divulgado nesta segunda-feira (1º). O levantamento ranqueou as companhias de capital aberto em vários eixos.

No pilar fornecedores, a JBS ficou em primeiro, com R$ 327 bilhões direcionados à sua cadeia de valor. De acordo com a análise, o montante reflete a natureza integrada de sua operação, que envolve milhares de produtores de grãos, animais e outras matérias-primas, além de embalagens, logística, equipamentos e serviços industriais.

No quesito pessoal (geradora de valor no trabalho), a JBS também conquistou a liderança, com mais de R$ 53 bilhões alocados para colaboradores em 2024. O levantamento detalhou ainda que o desempenho da Companhia evidencia sua intensa demanda por força de trabalho, especialmente em atividades industriais, logísticas e administrativas. No ranking que consolida a riqueza distribuída à sociedade como um todo (fornecedores, pessoal e impostos), a JBS figurou em segundo lugar.

Para Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, os resultados do estudo reforçam o papel da Companhia como motor de desenvolvimento nas comunidades em que opera. “Nossa atuação contribui para dinamizar economias locais e ampliar oportunidades em mais de 130 municípios onde estamos presentes”, afirmou o executivo. Como líder global de alimentos, a JBS tem uma cadeia de valor ampla, que conecta a produção rural a milhões de consumidores no Brasil e no exterior. “Esse trabalho gera renda, fortalece fornecedores e confirma a relevância do setor de alimentos como vetor de crescimento para o país”, disse Tomazoni.

Para o CEO Global, o estudo da Abrasca reflete a missão da JBS, de alimentar o mundo com o fornecimento de produtos sustentáveis de alta qualidade. “Nós nos propomos a sermos os melhores no que fazemos, garantindo excelência a nossos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade aos acionistas e oportunidades a nossos colaboradores”, completou.

Metodologia e resultados

Para medir quais empresas mais contribuem para a prosperidade da sociedade brasileira, a análise da FGV trabalhou com metodologia com foco na DVA (Declaração do Valor Adicionado), que considera riqueza, empregos e tributos. Para que as comparações entre as empresas fossem justas, a FGV criou uma taxonomia inédita com 14 setores.

O estudo incluiu ao todo 270 companhias abertas, depois de aplicar filtros técnicos e econômicos a um universo inicial de 372 listadas. O levantamento resultou em rankings “Top 15”, divulgados por pilar e por setor.

Em 2024, as companhias analisadas responderam por R$ 2,1 trilhões em valor adicionado bruto (VAB), que corresponde à riqueza total criada pela produção de bens e serviços menos os insumos utilizados. Esse montante foi equivalente a 17,1% do PIB brasileiro. No total, esse grupo respondeu por R$ 4,1 trilhões em riqueza distribuída à sociedade. Especificamente, R$ 3 trilhões foram gerados para fornecedores.

Além disso, no ano passado, as companhias analisadas empregaram diretamente 2,8 milhões de pessoas e pagaram R$ 475,3 bilhões em salários, benefícios e previdência. Do ponto de vista fiscal, o grupo transferiu R$ 639,6 bilhões em impostos, que financiam serviços públicos. Esse valor representou 23% de toda a arrecadação empresarial do país em 2024.

LANAC passa a oferecer exame avançado para investigação biológica da Doença de Alzheimer

0

LANAC passa a oferecer exame avançado para investigação biológica da Doença de Alzheimer

Referência em precisão diagnóstica no Paraná, o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas passou a oferecer um exame de alta complexidade que analisa biomarcadores fundamentais para a investigação da Doença de Alzheimer. O novo teste otimiza etapas técnicas, reduz custos operacionais e permite uma liberação mais ágil dos resultados, ampliando o acesso de pacientes e médicos a um recurso cada vez mais importante no diagnóstico das alterações cognitivas.

O exame reúne a dosagem das proteínas beta-amiloide e tau, componentes diretamente relacionados à fisiopatologia da Doença de Alzheimer, avaliando marcadores que refletem tanto a presença de depósitos amiloides quanto a degeneração neuronal. Entre eles, estão a beta-amiloide 1-42 e 1-40, a relação entre esses dois peptídeos, considerada atualmente um dos indicadores mais sensíveis de patologia amiloide, e as proteínas tau total e tau fosforilada, esta última mais específica para processos neurodegenerativos característicos da doença. A análise conjunta desses biomarcadores oferece ao médico uma ferramenta adicional para a definição do diagnóstico clínico-biológico de Alzheimer, especialmente quando associada à avaliação clínica e aos exames de imagem.

Segundo o diretor e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski, a implementação do exame reforça o compromisso do laboratório com a inovação e a eficiência. “A disponibilização do painel amplia a capacidade de avaliação dos nossos especialistas e contribui para diagnósticos mais bem fundamentados. Os biomarcadores analisados são reconhecidos internacionalmente por agregar informações essenciais à compreensão do processo neurodegenerativo, permitindo um acompanhamento mais detalhado e seguro do paciente”, afirma.

Com mais de 70 unidades distribuídas por Curitiba, Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Campo Largo e Rio Branco do Sul, o LANAC consolida sua posição como um dos maiores e mais completos laboratórios do estado. A empresa, que é 100% paranaense, é responsável pelos exames laboratoriais de 13 hospitais na região.

A oferta do exame reforça a missão do LANAC de unir tecnologia, conhecimento científico e atendimento humanizado para apoiar diagnósticos cada vez mais precisos. O exame já está disponível mediante solicitação médica e pode ser realizado nas unidades habilitadas do laboratório.

Adriano de Souza, o Mineirinho, celebra inovação da Surf Center e destaca experiência familiar no novo clube de Curitiba

0

Adriano de Souza, o Mineirinho, celebra inovação da Surf Center e destaca experiência familiar no novo clube de Curitiba

Campeão mundial participou de sessão inédita com a esposa e reforça o papel da Surf Center na democratização do surf no Brasil

O campeão mundial de surf Adriano de Souza, o Mineirinho, experimentou de perto as ondas da Surf Center, a primeira rede de clubes de surf com piscina de ondas coberta e aquecida do mundo, desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, e destacou o impacto transformador do projeto para o esporte.

“A Surf Center veio para revolucionar a prática do surfe. Conseguir fazer um complexo desse, com possibilidade de entrar em todas as cidades, é algo incrível, que vai democratizar o surfe em todo o Brasil. A onda é excelente, para todos os níveis, e possibilita a evolução constante, tanto do surfista amador como dos profissionais”, afirma o atleta, que é sócio e embaixador da marca.

Durante a visita, Adriano de Souza surfou junto com a esposa em uma sessão de ondas que definiu como “incrível”. “Consegui dar várias manobras e, principalmente, me divertir, que é uma das premissas do surfe”, contou. A experiência em casal reforça um dos pilares do clube: proporcionar momentos de conexão e bem-estar para toda a família, independentemente do nível técnico. “Surfar ao lado da minha esposa mostra como a Surf Center é um espaço para todos. Em breve, nosso filho também vai estar na água com a gente”, celebra.

As ondas da Surf Center foram projetadas para se adaptarem a todos os perfis de surfistas, desde iniciantes que nunca subiram em uma prancha, até atletas profissionais que buscam aperfeiçoar suas manobras em condições ideais. Softboards, pranchinhas, bodyboards e longboards têm espaço garantido na piscina, que permite experiências seguras, inclusivas e emocionantes para pessoas de todas as idades.

Em uma área de mais de 3.500 m², os sócios têm acesso não apenas à piscina de ondas, capaz de gerar até 240 ondas por hora, com alturas de meio a um metro e duração média de 8 a 12 segundos, mas também a um centro de treinamento completo, com mais de 20 modalidades, como skate park, yoga, pilates, jiu-jítsu, área kids, restaurante e espaços de convivência voltados ao lazer e ao bem-estar.

Com exclusividade para sócios, o clube reúne famílias que buscam momentos únicos, crianças que descobrem o esporte, adultos em busca de novas paixões e atletas que desejam elevar sua performance ao limite. “O surf é movimento, liberdade e conexão. A Surf Center traduz tudo isso em um ambiente onde todos são bem-vindos”, resume o campeão.

Como embaixador, Mineirinho participa ativamente do processo de configuração das ondas e integra a comissão que identifica e acompanha os atletas da Surf Center, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos novos talentos. “Fazer parte desse projeto é mais do que empreender, é colaborar com o crescimento do surf brasileiro, inspirar novas gerações e criar oportunidades em lugares onde antes o mar parecia distante”, afirma.

A Surf Center nasceu com o propósito de levar o surf e o estilo de vida do esporte para o ambiente urbano, oferecendo muito mais do que uma piscina de ondas: um verdadeiro clube wellness, que integra performance, lazer e convivência familiar. Com unidades já lançadas em Curitiba, Ribeirão Preto e São Paulo, com previsão de entrega para 2027, e expansão prevista para outras capitais nos próximos anos, a Surf Center consolida um novo modelo de clube wellness no Brasil, que une inovação, sustentabilidade, experiência e pertencimento.