Home Blog Page 2

Sicredi na COP30 reforça a importância das cooperativas de crédito como solução estratégica no enfrentamento aos desafios climáticos

Presente em diversos painéis, instituição apresentou cases que mostram a atuação do setor na democratização do crédito verde e na transição energética

Como garantir que mulheres empreendedoras possam expandir seus negócios e produzir em uma economia de baixo carbono? Como promover inclusão no financiamento e ajudar comunidades inteiras a enfrentarem as mudanças do clima?  Como facilitar o acesso de pequenos agricultores a equipamentos que poluem menos?

Foram perguntas que surgiram na COP30, durante os painéis que contaram com participação do Sicredi, dentro da AgriZoneBlueZone e na GreenZone.  Desde o primeiro dia, a instituição financeira cooperativa mostrou como vem atuando para a ampliação do crédito verde, especialmente em municípios de baixo IDH e com pouca presença de instituições financeiras.  

O diretor-executivo de Estratégia, Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, Alexandre Barbosa, apresentou a estratégia de finanças sustentáveis da instituição, que busca descentralizar e democratizar o acesso ao crédito verde para pequenas propriedades, micro e pequenas empresas. “Com cerca de 440 bilhões de reais em ativos, 270 bilhões em carteira de crédito, mais de 3 mil pontos de atendimento e 9,5 milhões de associados, estruturamos um framework de finanças sustentáveis que orienta aplicações em agricultura de baixo carbono, energia renovável, produção rural familiar, mulheres empreendedoras e outros segmentos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.  

Como exemplo, Barbosa destacou um projeto-piloto desenvolvido com uma cooperativa de produção e 10 produtores, em Minas Gerais, que produz cerca de 6,8 mil sacas de café em uma área de 215 hectares. Batizada de Programa Carbono Neutro do Sicredi, a iniciativa combina financiamento, assistência técnica e certificação de carbono neutro por entidade independente, com práticas como controle biológico de pragas, uso de plantas de cobertura, preservação de mata nativa e energia solar, resultando na redução de 935 toneladas de CO₂ equivalente. “Mostramos que é possível gerar renda e reduzir emissões, ao mesmo tempo”, afirmou. 

Em sua participação na conferência, o superintendente de Relações Institucionais do Sicredi, Danilo Macedo, destacou o papel da instituição na promoção da sustentabilidadeem financiamentos para projetos de geração distribuída de energia solar e destacou o protagonismo feminino no agronegócio. 

“O Sicredi já ultrapassou R$ 12 bilhões em financiamentos para projetos de geração distribuída de energia solar, reforçando nosso compromisso com a transição energética. Na safra passada, também liberamos mais de R$ 8 bilhões para as produtoras rurais. Além do crédito, levamos programas de capacitação e eventos de networking voltados para a evolução constante desse público. Ao realizar captações ESG para negócios liderados por mulheres, sinalizamos ao mercado nosso compromisso com um futuro mais justo, limpo e resiliente. Evoluímos juntos e estimulamos outras instituições a nos acompanharem”, enfatiza o superintendente.

Alinhar inovação, tecnologia e inteligência de dados pode ampliar a visão estratégica das instituições para mitigação e adaptação ao clima. Nesse contexto, o Sicredi mostrou em Belém suas soluções para a quantificação de riscos climáticos, que envolvem a criação de scores de risco para os associados e ferramentas estratégicas que contribuem para proteger as culturas agrícolas do portfólio. Mais de 16 milhões de ativos físicos são monitorados por essa metodologia, que possibilita antecipar os riscos por meio da compreensão da exposição atual e projetada às ameaças climáticas naquele território, bem como do seu impacto potencial. Isso ajuda a oferecer as melhores soluções, desde seguros até o direcionamento para manejo e transição de culturas na agricultura.

Case do Sicredi é destaque em publicação do Pacto Global da ONU – Rede Brasil

A agricultura regenerativa foi um dos principais temas da COP30. Isso porque, além de promover um sistema de produção agrícola que restaura o solo, é capaz de capturar carbono e proteger as nascentes.

E dentro dessa temática, com o case “Produção Sustentável do Cacau”, o Sicredi conquistou um espaço entre as iniciativas de sucesso reunidas no Guia de Agricultura Regenerativa: Princípios, Práticas e Acesso a Financiamento, lançado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, durante a conferência.  

Desde 2019, as cooperativas Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM e Sicredi Sudoeste MT/PA concederam cerca de R$ 25 milhões em crédito para modelos produtivos de baixo impacto ambiental na Amazônia paraense. 

Graças a este modelo, que contribui para o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono, mais de 3.500 pessoas foram impactadas – incluindo oportunidades de emprego e geração de renda. Até o momento, 1.453 hectares foram financiados, impulsionando a produção anual de 1.450 toneladas de cacau e movimentando mais de R$ 36 milhões por ano na economia local. 

“Ao apresentar o nosso case, conseguimos demonstrar que o crédito cooperativo é uma importante ferramenta de transformação socioambiental na região amazônica, capaz de promover inclusão financeira, geração de renda e preservação florestal. Sermos escolhidos pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, durante uma COP, ainda mais no Brasil, como um dos casos de sucesso, é um grande motivo de orgulho para todos nós”, destaca Alexandre.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.


Site do Sicredi: Clique aqui  
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok      

Sicredi lança campanha de fim de ano reforçando que “Cooperar é da nossa natureza”

0

Iniciativa valoriza os gestos de cooperação no cotidiano, bem como os valores de solidariedade e coletividade

Com o mote “Cooperar é da nossa natureza”, a campanha do Sicredi busca encerrar o ano com uma mensagem inspiradora e unificada para todas as cooperativas, aproveitando o período festivo para reforçar valores essenciais da instituição: cooperação, solidariedade e a construção de uma sociedade mais próspera.

A nova comunicação da instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9,5 milhões de associados, é um desdobramento estratégico da campanha institucional de Impacto Positivo, lançada em outubro, posicionando as pessoas como protagonistas da transformação social por meio de atitudes cooperativas simples.

Com o intuito de sensibilizar e emocionar, a campanha valorizará pequenas atitudes e escolhas que têm o poder de fazer a diferença na vida das pessoas, construindo uma narrativa que se aproxima do público e reforça a presença da marca em todo o país.

“O fim de ano é um momento de reflexão profunda e união. Com esta campanha, não estamos apenas celebrando, mas reforçando a nossa convicção de que todas as pessoas podem ser agentes de impacto positivo. Nos despedimos desse ano e entraremos em 2026 ainda mais inspirados no propósito cooperativista, acreditando que a prosperidade é construída na coletividade”, diz Luciana Branco, gerente de marca do Sicredi.

O filme será a peça central da divulgação, apresentando uma sequência de cenas que retratam pessoas cooperando por meio de gestos simples e significativos, acompanhados de elementos que remetem ao período de fim de ano. A narrativa reforça que, as pequenas ações do dia a dia podem gerar grandes impactos porque “Cooperar é da nossa natureza”.

Veiculado em diversas versões (30”, 15”, 10”, 7”, 5” e 3”), a produção traz novamente como trilha a releitura da música do Tim Maia, que já é um recurso importante da marca, agora com uma roupagem alinhada ao momento de fim de ano.

“Neste fechamento de ano, a comunicação do Sicredi visa reforçar a percepção de valor e propósito da marca. Nossa estratégia é traduzir os dados e resultados obtidos no ano em benefícios concretos para o associado, elevando o conhecimento como uma instituição que vai além dos produtos e serviços, atuando como verdadeiro agente de prosperidade em escala nacional”, finaliza Luciana.

Confira o filme na íntegra aqui: Sicredi | Cooperar é da nossa natureza.

Ficha Técnica – Campanha Fim de Ano 2025 Sicredi

AGÊNCIA: Suno Creators

ANUNCIANTE: Sicredi

TÍTULO: Fim de Ano 2025

CRIAÇÃO: Jorge Almeida, Vinícius Thomé e Cláudio Eiji

PLANEJAMENTO: Sergio Katz, Katia Fontana, Lara Sanches

MÍDIA: Ricardo Barros, Jessica Melo, Camila Donice, Thiago Caranassios, Renata Castro

ATENDIMENTO: Elthon Longhi, Raquel Hipólito, Sara Reis

APROVAÇÃO: João Clark, Luciana Branco, Ariel Ferraz, Juliana Oppelt

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Ana Luisa André, Paula Pereira, Gisele Miranda e Queila Ribeiro

PRODUTORA DE IMAGEM: O2 Filmes

DIREÇÃO: Fabio Mendonça

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Alexandre Ermel

ASSISTENTES DE DIREÇÃO: Fernanda Nakamura

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Flávia Zanini e Ed Tamachiro

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Paulinha Madureira, Rosa Gardinalli

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Fernanda Figueiredo

DIREÇÃO DE ARTE: Larissa Cambauva

PÓS-PRODUÇÃO / VFX: Henrique Gomes, Pedro Viciti, Renato Gaiarsa e Thiago Corá

PRODUTORA DE ÁUDIO: Comando S

FOTOGRAFIA: Zarella Neto

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Patricia Bruschini e Rodrigo Roseiro

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui  

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok      

Festas de fim de ano ampliam demanda por transporte e criam oportunidade de renda para motoristas

0

Festas de fim de ano ampliam demanda por transporte e criam oportunidade de renda para motoristas

Movimento intenso de dezembro gera picos de chamadas, mais viagens corporativas e incentiva profissionais a ampliar atuação no período

O fim de ano é considerado uma alta temporada para o transporte por aplicativo no Brasil. Com confraternizações corporativas, encontros familiares e festas de Réveillon, a procura por viagens cresce de forma expressiva e altera o comportamento da mobilidade nas grandes e médias cidades. Essa dinâmica afeta toda a cadeia: amplia o fluxo de passageiros, eleva o número de viagens e incentiva mais motoristas a operar no período.

O comportamento do usuário também muda. Muitos optam por não dirigir após eventos ou evitam deslocamentos longos em horários de maior movimento, o que reforça o papel do transporte por aplicativo como alternativa segura. Para quem trabalha no volante, dezembro se transforma em um momento estratégico: mais chamadas, maior volume de deslocamentos noturnos e rotas corporativas adicionais criam um ambiente favorável para ampliar ganhos antes da virada do ano.

Esse cenário também se reflete no transporte corporativo, que acompanha o ritmo acelerado das empresas em dezembro. Turnos extras, escalas especiais, confraternizações internas e viagens operacionais aumentam a demanda por deslocamentos. A Autonomoz, que atua em 175 cidades conectando empresas a motoristas por meio de uma plataforma própria, observa esse movimento anualmente.

“O fim de ano é um período em que as operações corporativas se intensificam. As empresas ampliam agendas, organizam eventos e precisam garantir deslocamentos regulares e seguros para suas equipes. Para os motoristas, isso significa trabalhar com previsibilidade, rotas definidas e passageiros cadastrados”, afirma Leandro Farias, CEO da Autonomoz.

Farias explica que a estrutura da plataforma favorece profissionais que desejam aproveitar o pico do período. As viagens corporativas oferecem embarques programados, rotas intermunicipais e informações claras sobre ganho antes da aceitação, o que permite organizar melhor a rotina. Além disso, a empresa utiliza videotelemetria embarcada, atendimento humano 24 horas e suporte em tempo real às viagens, recursos que reforçam segurança em um mês marcado por deslocamentos mais intensos e maior circulação noturna.

Como ingressar na Autonomoz

Com o aumento das viagens, o período também atrai interessados em começar a atuar como motoristas parceiros. Leandro Farias explica que, para integrar a rede da Autonomoz, é necessário atender a alguns critérios básicos: ter 18 anos ou mais, possuir carteira de motorista (CNH) categoria B com EAR, apresentar foto de perfil visível, utilizar celular Android e conduzir um veículo com até oito anos de fabricação e documentação atualizada. Caso o carro seja alugado ou emprestado, basta apresentar um contrato ou termo de cessão autenticado.

O processo de ingresso inclui o envio de dados pelo formulário, validação por parte da equipe da empresa, cadastro na plataforma, vistoria do veículo e instalação do aplicativo. O CEO da Autonomoz reforça, ainda, que trabalha com suporte 24h, seguro APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) obrigatório, pagamentos recorrentes e informações claras sobre ganho antes da aceitação da rota, sem taxas ocultas.

Assim, para quem busca complementar a renda ou iniciar uma nova etapa na mobilidade, a combinação entre demanda ampliada, viagens corporativas e maior previsibilidade tende a transformar o mês em uma oportunidade relevante.

“Dezembro sempre será um mês forte para quem trabalha com transporte. A economia pulsa mais rápido e as empresas dependem de operações seguras para fechar o ano. Quando o motorista entende esse movimento, ele se posiciona melhor e aproveita esse momento de forma estratégica”, conclui Farias.

13º salário vira aliado para conquistar a casa própria

0

13º salário vira aliado para conquistar a casa própria

Recurso extra que cai na conta salarial nessa época do ano pode ajudar a aproveitar benefícios de programas habitacionais ampliados

Em um cenário em que planejamento financeiro e oportunidades caminham lado a lado, o 13º salário pode ser muito mais do que um reforço para a compra de presentes ou a quitação de dívidas. A combinação entre o benefício e os programas que facilitam o financiamento da casa própria forma uma estratégia sólida para quem deseja mudar de vida a longo prazo. E o mercado imobiliário, com oferta crescente e condições especiais, surge como o caminho ideal para transformar esse recurso extra em patrimônio.

“Usar o reforço financeiro que chega no final de ano na conta salarial como entrada ou complemento em planos residenciais já em andamento é uma decisão sensata, que valoriza o dinheiro que se ganha com o trabalho de cada dia”, afirma Vevianne Jacques, diretora comercial da Pride Construtora. Ela destaca que os programas habitacionais com juros reduzidos, somados à ajuda extra do 13º, possibilitam parcelas ainda mais acessíveis, muitas vezes menores do que um aluguel.

Segurança e planejamento: dupla perfeita para a casa própria

Do lado das construtoras, o mercado segue atento ao perfil de quem enxerga no imóvel um investimento seguro e estruturado, e quer usar o dinheiro que tem em caixa, reforçado pelo 13º nesta época do ano. Em Londrina, por exemplo, a Pride oferece dois empreendimentos que se encaixam exatamente nessa expectativa: os residenciais London Life e Solare Fiore.

O London Life reúne apartamentos funcionais, com plantas inteligentes de dois quartos, sacada, vaga de garagem e áreas de lazer planejadas para o dia a dia, como salão de festas, playground, academia ao ar livre e espaços de convivência. Localizado em região consolidada e com fácil acesso a serviços essenciais, o empreendimento foi pensado para quem busca praticidade sem abrir mão de conforto.

Já o Solare Fiore destaca-se pelo conceito moderno e a funcionalidade. Entre os diferenciais estão guarita, bicicletário, playground, quiosque com churrasqueira, quadra de areia, pet place, mercado e espaço de fitness externo. A proposta é criar um ambiente que estimule o convívio, o bem-estar e o estilo de vida ativo, atendendo famílias em diferentes momentos de vida.

Outro empreendimento que pode combinar planejamento financeiro e conquista do imóvel próprio, com a ajuda extra do 13º, é o residencial San Antônio, em Apucarana. Planejado para ser entregue em abril de 2026, o futuro residencial já está em fase final de vendas, com as últimas unidades sendo negociadas. O projeto arquitetônico ajudou a atrair o grande interesse dos novos moradores.

Projeto e localização diferenciados

Os apartamentos do San Antônio têm dois quartos, sacada e piso cerâmico nas áreas molhadas. Cada torre conta com elevador e há unidades com jardim privativo, perfeitas para quem valoriza um espaço ao ar livre. O condomínio, a exemplo de outros projetos da Pride, também oferece guarita, além de uma área de lazer completa (salão de festas, playground, quadra de beach tênis, espaço pet, quiosque com churrasqueira, fitness externo).

A localização é outro grande diferencial. O San Antônio está no Núcleo Habitacional João Paulo I, uma região tranquila e próxima de tudo o que facilita o dia a dia em Apucarana. Parques, escolas, mercados e o shopping center estão a poucos minutos de distância — e até o Centro da cidade pode ser alcançado em cerca de 12 minutos.

Facilidades que ampliam o acesso

Quem pretende usar o 13º salário na entrada ou reforço do financiamento de empreendimentos como os da Pride, em Londrina e Apucarana, encontra ainda mais vantagens com o Casa Fácil Paraná, programa estadual que auxilia famílias com subsídios diretos, reduzindo o valor financiado. A iniciativa se soma às melhorias anunciadas no programa Minha Casa, Minha Vida. A expectativa do governo federal é beneficiar cerca de 120 mil famílias ainda neste ano.

Outro ponto importante está nos novos limites das faixas de renda, que foram reajustados em 2025. A faixa 1 subiu para R$ 2.850; a faixa 2 agora é de R$ 4.700; e a faixa 3 tem o teto de R$ 8.600. Além disso, as contratações priorizaram imóveis para compra na planta, reforçando o estímulo a quem deseja adquirir unidades recém-lançadas, exatamente o perfil dos empreendimentos da Pride em Londrina e Apucarana.

Com opções planejadas, incentivos ampliados e o reforço do 13º salário, o momento se torna especialmente favorável para transformar o sonho da casa própria em realidade. Como resume Vevianne Jacques: “Quando planejamento e oportunidade se encontram, o resultado é a conquista de um bem que acompanha toda a vida”.

Sobre a Pride

Com mais de 13 anos de experiência, a Pride tem mais de 4 mil unidades entregues em várias cidades do Paraná. Os empreendimentos são planejados para quem quer investir ou sair do aluguel. A empresa tem focado em empreendimentos que possam responder a todas as demandas e realidades dos clientes.

Quintal do Monge divulga funcionamento especial de fim de ano

0

Quintal do Monge divulga funcionamento especial de fim de ano

No coração do Largo da Ordem, o bar e restaurante Quintal do Monge combina ambiente acolhedor e gastronomia brasileira, criando um cenário convidativo para encontros de fim de ano.

O cardápio oferece pratos típicos da cidade, além de opções de peixes, carnes, massas, saladas e outros clássicos da culinária brasileira. A casa conta ainda com uma carta variada de drinks, bebidas e sucos, além de 16 opções de chopes artesanais. Além da gastronomia, o Quintal do Monge acompanha a agenda esportiva com a transmissão das finais da Copa do Brasil e do Mundial de Clubes, incluindo Flamengo x PSG.

Funcionamento de fim de ano

O Quintal do Monge fecha apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, o funcionamento ocorre normalmente, com encerramento às 18h.

Serviço:

Quintal do Monge

Rua Claudino dos Santos, 24 – São Francisco (Largo da Ordem) – Curitiba/PR

Horário: segunda a sábado, das 11h às 24h; domingos, das 11h às 20h

Informações e reservas: (41) 3232-5679

Instagram: @quintaldomonge

Tribo das Frutas: um refúgio saboroso para os encontros de fim de ano

0

Tribo das Frutas: um refúgio saboroso para os encontros de fim de ano

O fim do ano se aproxima e, com ele, os momentos que mais aquecem o coração: confraternizações, amigo secreto, encontros entre colegas, amigos e família. Em meio a esse clima de encerramento e celebração, a Tribo das Frutas é um convite para viver experiências leves, afetivas e cheias de sabor.

Com um ambiente acolhedor, decorado com elementos naturais que combinam o charme rústico a toques contemporâneos, localizado no coração do Batel, a casa oferece o cenário ideal para celebrar com tranquilidade e muito sabor.

O cardápio é diversificado com buffet por quilo no almoço, pratos à la carte, carnes, peixes, massas, saladas e sanduíches, além de opções vegetarianas. As criativas entradas, sobremesas artesanais e os já consagrados sucos, smoothies e açaís completam a experiência, fazendo da Tribo um destino certo para encontros.

Serviço:

Tribo das Frutas

Endereço: Av. Vicente Machado, 1965 – Batel, Curitiba/PR

Telefone: (41) 3023-7060

Horário: Segunda a sábado – das 11h30 às 23h

Domingo – das 14h30 às 23h

Instagram: @tribodasfrutasgastronomia

UniCuritiba sedia 3º Encontro de Cidadania e Equidade

0

UniCuritiba sedia 3º Encontro de Cidadania e Equidade

Evento reuniu autoridades, especialistas e comunidade acadêmica para discutir direitos humanos, mediação comunitária, justiça restaurativa e políticas de inclusão

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – sediou neste mês o 3º Encontro de Cidadania e Equidade. A iniciativa reuniu autoridades, pesquisadores, representantes do poder público e especialistas de diferentes áreas para debater políticas de proteção, direitos humanos, governança, justiça social e transformações trazidas pela tecnologia na construção de sociedades mais inclusivas.

A vice-reitora do UniCuritiba, Marcela Xavier, diz que, ao sediar o encontro, o UniCuritiba consolida seu papel como instituição de ensino superior dedicada ao debate público e à formação de cidadãos e profissionais sensíveis às demandas sociais contemporâneas.

“Realizar este encontro justamente no momento em que o UniCuritiba volta a utilizar a marca da Faculdade de Direito de Curitiba para o curso é simbólico e destaca não só a relevância histórica da instituição, mas também a importância da academia como espaço de articulação, políticas públicas e participação comunitária”, anuncia Marcela.

Na quarta-feira (10/12), a abertura da programação combinou atividades presenciais e virtuais. Segundo a professora Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, coordenadora do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba, o formato híbrido do evento reafirmou o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento e com a promoção de debates de alto impacto social.

No primeiro dia do evento foram apresentados o Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei nº 21.926/2024) e o trabalho da Patrulha Maria da Penha, realizado pela Polícia Militar do Paraná com foco na proteção de mulheres em situação de violência doméstica. Foram discutidos ainda temas como tráfico humano e investigação científica.

Na quinta-feira, 11/12, ocorreu a capacitação e formatura da primeira turma do módulo Mulheres Mediadoras Comunitárias, um marco simbólico para o fortalecimento das redes de apoio e resolução de conflitos nas comunidades.

A sexta-feira, último dia do evento, foi marcada por homenagens a personalidades envolvidas em ações de equidade e justiça social. A programação teve ainda palestras, lançamento do livro Crimes Cibernéticos e Compliance, de Glaucio Antônio Ribeiro Filho, e exibição do filme A Terra e o Sonho Americano, que contou com a presença do Professor Dr. Daniel Ricardo Augusto Wood, responsável pela legendagem da obra para o português.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Consumo menor de álcool amplia demanda por água e indústria se prepara para alta no verão

Mudança de hábitos entre jovens e adultos impulsiona demanda por água e reforça expectativa de crescimento no verão e nutricionista dá dicas de como se manter hidratado

A proximidade dos meses mais quentes do ano tradicionalmente eleva o consumo de água. No entanto, a Font Life, indústria paranaense do setor, projeta um crescimento ainda maior na produção para este verão, impulsionado não apenas pelas temperaturas altas, mas também por uma mudança consistente no comportamento dos consumidores.

Pesquisas recentes indicam que os brasileiros estão reduzindo significativamente o consumo de álcool e substituindo bebidas alcoólicas por alternativas como água com gás. Uma pesquisa Ipsos Ipec, encomendada pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, mostra que 64 por cento dos adultos afirmaram não beber em 2025, avanço expressivo em comparação aos 55 por cento registrados em 2023. Entre os jovens, o movimento é ainda mais evidente. A abstinência passou de 46 para 64 por cento na faixa de 18 a 24 anos e de 47 para 61 por cento entre pessoas de 25 a 34 anos.

O comportamento também aparece na frequência de consumo. O número de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas semanalmente ou quinzenalmente caiu seis pontos percentuais em relação a 2023. Entre aqueles que ainda bebem, 39 por cento consomem apenas uma ou duas doses por ocasião.

Indústria percebe mudança e ajusta expectativas

Segundo Célio Baggio, diretor administrativo da Font Life, a empresa já vinha observando um movimento contínuo de aumento na procura por água, que agora se intensifica.

“As vendas sempre sobem no verão, mas nos últimos anos percebemos algo diferente. As pessoas estão mudando hábitos de consumo e buscando alternativas mais saudáveis. O crescimento da procura por água, especialmente água com gás, acompanha essa tendência. Para este verão, estamos preparados para ampliar a produção e atender a uma demanda que já se mostra superior à dos períodos anteriores. A empresa acompanha atentamente os novos comportamentos de consumo e adapta sua operação para garantir qualidade, volume e regularidade na entrega”, afirma Baggio.

O que diz a nutricionista

A nutricionista Pietra Corrêa Mello explica que reduzir ou evitar o álcool traz benefícios expressivos em praticamente todos os pilares de uma vida saudável. 

“Quando a pessoa corta o álcool, o sono tende a melhorar, o humor fica mais estável, a concentração aumenta e há um impacto positivo no controle de peso. Além disso, o risco de doenças crônicas diminui porque o álcool interfere em diversos sistemas metabólicos, sobrecarrega o fígado, prejudica a absorção de nutrientes, provoca desidratação e estimula processos inflamatórios”, afirma.

Ao falar sobre hidratação, a nutricionista ressalta que cuidados básicos fazem grande diferença no dia a dia, especialmente para quem está reduzindo ou eliminando o consumo de álcool. “A hidratação adequada melhora o funcionamento intestinal, favorece o equilíbrio dos eletrólitos, deixa a pele mais viçosa e contribui para uma melhor recuperação muscular”, completa.

Como se hidratar mais no dia a dia

• Beber entre 30 e 35 mililitros de água por quilo de peso ao dia
• Começar o dia com 300 a 500 mililitros de água
• Consumir águas aromatizadas com frutas e ervas
• Incluir chás gelados sem açúcar para variar o sabor
• Priorizar alimentos ricos em água, como melancia, pepino e melão
• Utilizar garrafas marcadas ou lembretes para manter a regularidade

Entre festas, ceias e brindes de fim de ano, saúde bucal também precisa de atenção

0

Especialista explica os impactos de doces, bebidas alcoólicas e petiscos típicos da temporada e dá dicas práticas para proteger os dentes

Com a chegada das festas de fim de ano, aumentam as comemorações e a exposição dos dentes a uma combinação que desafia a saúde bucal: maior consumo de açúcar, bebidas alcoólicas, petiscos duros e longos períodos sem higiene adequada. A soma desses fatores cria um ambiente favorável ao surgimento de cáries, sensibilidade dentaária, inflamações gengivais e até fraturas.

Segundo o dentista especialista em Implantodontia da Neodent, Dr. Sérgio Bernardes, o problema não está nas festas em si, mas na frequência e no tipo de alimentos consumidos. É a repetição ao longo do dia — beliscos constantes, sobremesas açucaradas em sequência e drinks com alta acidez — o que provoca quedas no pH da boca e favorece o desenvolvimento de doenças como a cárie. “Se for consumir doces, é melhor concentrá-los em um momento específico, evitando beliscar o dia todo. Mastigar devagar, não usar os dentes para abrir embalagens ou cascas e manter a rotina de escovação e uso do fio dental são cuidados simples que protegem os dentes”, reforça. 

Além dessas orientações, o especialista destaca outras recomendações importantes para manter a saúde bucal durante as festas.

Açúcar e cárie: rabanada, panetone, chocotone e sobremesas cremosas fermentam rápido, podendo baixar o pH da saliva e enfraquecer o esmalte dental. O ideal é concentrar o consumo em um único momento. É importante caprichar na higiene bucal, pois a limpeza dos dentes e o flúor presente no creme dental ajudam a amenizar este impacto.

Bebidas alcoólicas e acidez: álcool desidrata e reduz o fluxo de saliva. Drinks cítricos, espumantes e vinhos aumentam a acidez e podem desgastar o esmalte dental. Beber moderadamente e intercalar cada drink com água reduz esses efeitos.

Petiscos duros: castanhas e nozes podem causar rachaduras ou quebrar dentes; frutas secas são açucaradas e pegajosas. Mastigar devagar, não usar os dentes para abrir embalagens e beber água após o consumo ajudam a prevenir danos.

Alinhadores e implantes: Quem usa alinhadores ortodônticos transparentes tem a vantagem de poder remover o aparelho para comer, beber e higienizar os dentes, além de conseguir sorrir com mais segurança para as fotos com a família e os amigos. Pacientes que utilizam implantes dentários também compartilham desta vantagem de se alimentar e sorrir com mais segurança quando comparado ao uso de próteses removíveis. É importante apenas  manter os mesmos cuidados já citados, se atentando aos cuidados específicos com os implantes, orientados pelo dentista.

Hábitos que fazem diferença:

  • Não dormir sem escovar os dentes, principalmente após eventos noturnos.
  • Utilizar sempre creme dental fluoretado e o fio dental.
  • Levar um kit básico na bolsa para higienizações rápidas.
  • Beber água entre refeições e durante as comemorações.
  • Evitar escovar os dentes imediatamente após bebidas muito ácidas — aguardar de 20 a 30 minutos, permitindo a remineralização natural do esmalte.

Sobre a Neodent

A Neodent é a marca de implantes dentários mais utilizada pelos dentistas no Brasil. Com o propósito de criar novos sorrisos todos os dias e contribuir para a democratização da saúde bucal, vai além do desenvolvimento e fornecimento de soluções odontológicas de alta qualidade e tecnologia, promovendo programas como o Neodent+, que conecta correntistas Bradesco aos dentistas Neodent e oferecem condições especiais para a realização de tratamentos, e a Expedição Novos Sorrisos, que leva cuidado odontológico e ações educativas a comunidades carentes em todo o Brasil.

Neodent é a indústria do ano e tem sua inovação, comunicação e impacto social reconhecidos em todo o país

0

Ao longo de 2025, premiações regionais e nacionais consolidaram a liderança da marca em experiência do cliente, avanço tecnológico e responsabilidade social

A Neodent, marca de implantes dentários mais utilizada pelos dentistas no Brasil e presente em quase 100 países, segue sendo reconhecida como uma das mais inovadoras e relevantes empresas do país. Ao longo de 2025, a marca foi destaque em 6 importantes prêmios. São reconhecimentos que reforçam e valorizam sua liderança e práticas de inovação, marketing, comunicação e responsabilidade social.

Entre os principais reconhecimentos do ano, a Neodent foi vencedora do Prêmio Aberje 2025 na região sul, um dos mais prestigiados da área de Comunicação Corporativa, na Categoria Mídia Digital, com o case “A inovação no centro: como o Neodent App amplia a experiência do cliente”, e na categoria Consumidor/Cliente, com o case “Como a Neodent uniu dentistas e pacientes para educar sobre saúde bucal para milhões de brasileiros”.

A empresa também está entre as dez mais inovadoras do Sul do Brasil, segundo dois reconhecimentos importantes: o ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã, no qual ficou entre as 10 primeiras, e o Prêmio Empresa Inovadora 2025, que classificou a Neodent como a 3ª mais inovadora do Paraná e a 10ª no ranking nacional.

A inovação e o impacto social da marca foram reconhecidos em diferentes premiações. No Top de Marketing da ADVB-PR, a Expedição Novos Sorrisos, maior programa social da empresa, se destacou entre as finalistas na categoria Social com o case “Mais de Mil Sorrisos”, que apresentou os resultados de 2025 do programa, responsável por levar atendimento odontológico e ações educativas a comunidades em todo o país.

A Neodent recebeu o troféu do Prêmio Jatobá de Comunicação Corporativa na categoria Inteligência Artificial com case “Smillecast – Podcast em quatro idiomas, com o uso da Inteligência Artificial”. O podcast é uma iniciativa global que aborda dúvidas comuns, explora o dia a dia da odontologia e oferece orientações práticas, guiando os ouvintes pelo mundo da implantodontia. Os episódios são traduzidos por IA, permitindo o consumo do conteúdo no idioma desejado.

Além disso, a empresa também teve visibilidade com o case “Do Desafio à Ação: um movimento pela saúde bucal no Brasil”, na categoria Utilidade Pública, e performou entre os melhores cases da região sul. O material reuniu iniciativas e estratégias sociais e de Relações Públicas, focadas em ampliar o acesso a informações de saúde bucal, derrubar mitos, democratizar conhecimento e contribuir diretamente para a redução da desinformação.

No Prêmio Líderes LIDE Paraná 2025, a Neodent foi vencedora na categoria Indústria pelo segundo ano consecutivo, e o fundador e presidente da empresa, Geninho Thomé, figurou entre os três Empresários do Ano. Referência na Odontologia e no empreendedorismo, Geninho é reconhecido por sua trajetória de inovação e contribuição ao fortalecimento do ecossistema empresarial paranaense. O cirurgião-dentista foi nomeado Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), instituição que desempenha um papel essencial no fortalecimento do ensino e na evolução dos procedimentos odontológicos no Brasil.

Comprometida com práticas ESG, a empresa recebeu, ainda, o Selo Clima Paraná na categoria Grandes Indústrias/Mercado Externo. O Selo é o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, instituído pela Política Estadual de Mudanças Climáticas. Por meio dele, organizações submetem voluntariamente suas informações para obter reconhecimento pelas boas práticas ESG implementadas, além de acompanhar os resultados do monitoramento e das medidas de mitigação de gases de efeito estufa. Implantado em 2015, o programa conta com a participação da Neodent nos ciclos de 2022, 2024 e 2025.

“Cada um desses reconhecimentos representa o resultado de um trabalho coletivo que une inovação, excelência e propósito. Na Neodent, acreditamos que a tecnologia e a proximidade com as pessoas caminham juntas, e é isso que nos permite oferecer soluções capazes de transformar vidas e criar novos sorrisos todos os dias. Ver esse compromisso ser reconhecido em diferentes áreas e lugares é motivo de grande orgulho para todo o nosso time e nos inspira a ir cada vez mais longe”, afirma a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Neodent, Raphaela Borba.

Sobre a Neodent

Fundada há mais de 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da Odontologia. Com um amplo portfólio e presença em 97 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia dos 3 mil colaboradores que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.