Home Blog Page 25

Melhores hospitais público e privado do Paraná são do Grupo Marista

0

Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru comemoram a conquista

Os hospitais que representam a frente de saúde do Grupo Marista foram reconhecidos no Prêmio Mais Saúde TopView, em uma cerimônia realizada na última terça-feira (16), em Curitiba. O prêmio foi dividido em 47 categorias e o Hospital Universitário Cajuru, que oferece atendimento 100% pelo SUS, foi premiado como o melhor hospital público da capital paranaense. Já o Hospital São Marcelino Champagnat, referência em procedimentos de alta complexidade, foi eleito o melhor hospital privado.

Com categorias relacionadas ao atendimento e aos cuidados com a saúde e o bem-estar da população curitibana, a premiação destaca o trabalho dedicado das instituições e o impacto que elas representam na sociedade. A votação foi realizada em etapas, com a participação de médicos e jornalistas, além do público em geral, por meio das redes sociais da revista TopView, uma publicação do Grupo RIC Paraná. 

Hospital Universitário Cajuru

Inaugurado em 30 de agosto de 1958, inicialmente sob gestão da União dos Ferroviários, o Hospital Universitário Cajuru, em 1977, passou à Associação Paranaense de Cultura (Grupo Marista) e tornou-se o primeiro e maior pronto-socorro 100% SUS do Paraná, com foco em trauma, ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia. 

No ano passado, foram realizados no hospital mais de 147 mil atendimentos. Para se ter uma ideia da relevância da instituição para o Paraná, em 2024 foram registrados 8 mil acidentes com motocicletas no estado, o Cajuru atendeu 44% desses traumas. 

Além disso, a instituição é um importante polo de formação de profissionais, com as residências médicas e multiprofissionais, sendo um local de contínuo desenvolvimento do ensino e pesquisa em saúde.

Hospital São Marcelino Champagnat

Inaugurado em 2011, o Hospital São Marcelino Champagnat foi planejado com foco para que a qualidade e infraestrutura hospitalar atendessem a padrões internacionais. Desde os primeiros anos, destacou-se como referência em atendimento de média e alta complexidade na Região Sul, com crescimento expressivo no número de atendimentos médicos que ultrapassam 76 mil por ano.

Considerado referência nacional em especialidades como cardiologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, o Hospital São Marcelino Champagnat investe em tecnologia e inovação para levar ao atendimento dos pacientes o que há de mais moderno no mundo. Entre as tecnologias utilizadas atualmente, três robôs  garantem maior precisão nas cirurgias e menor tempo de recuperação dos pacientes. 

Durante a pandemia da covid-19, o Hospital São Marcelino Champagnat foi referência nacional, com mais atendimentos realizados e contribuindo com estudos e pesquisas importantes que ajudaram a elucidar o vírus e fornecer dados para o correto tratamento dos pacientes brasileiros. 

Mau hálito é alerta de saúde e não apenas estética

Tratado muitas vezes como motivo de piada, o mau hálito, ou halitose, pode ser muito mais do que um incômodo social: é um mensageiro silencioso da saúde geral e merece atenção. Alterações persistentes no hálito podem indicar desde infecções e doenças gengivais até condições sistêmicas.

A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) estima que mais de 30% dos brasileiros convivam com a halitose recorrente. No mundo, o índice chega a 40%, segundo a Academia Americana de Odontologia Generalista (AGD).

Além das questões médicas, o mau hálito ainda carrega estigmas e desinformação, o que pode gerar insegurança, isolamento e até prejuízos emocionais severos. O problema é agravado por dois fenômenos: a fadiga olfativa (quando a pessoa não percebe o próprio hálito) e o paradoxo da halitose (quando há a crença em ter mau hálito, mesmo sem evidências clínicas).

Causas e tratamentos

De acordo com a cirurgiã-dentista Cláudia Gobor, conselheira consultiva da ABHA e diretora de Marketing da ABO-PR, a halitose é multifatorial: 90% das causas são bucais – formação de biofilme lingual (aquela placa esbranquiçada na língua), descamação, bactérias bucais, boca seca, problemas gengivais, cáries, próteses e restaurações mal adaptadas e 10% têm origem otorrinolaringológica.
“Todas as causas têm tratamento. O que vemos hoje é muita alteração de comportamento: a própria pessoa não percebe se tem halitose justamente por causa da fadiga olfatória. O diagnóstico e o tratamento corretos são feitos pelo cirurgião-dentista”, explica Cláudia Gobor.

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2025

De 22 de setembro a 25 de outubro, a ABHA realiza em todo o país ações educativas para quebrar tabus, incentivar o diagnóstico precoce e oferecer acolhimento. A programação inclui palestras, entrevistas e divulgação de informações científicas.

Um dos destaques é o SOS Mau Hálito, serviço gratuito e anônimo que permite alertar, de forma respeitosa e acolhedora, pessoas que apresentam alteração no hálito e não percebem. O canal está disponível no site da ABHA (www.abha.org.br).

Sobre a ABHA

Fundada em 1998, a Associação Brasileira de Halitose é uma entidade sem fins lucrativos e referência nacional no estudo e tratamento da halitose, atuando na educação, pesquisa e promoção da saúde.

Natura Lumina promove experiência imersiva em Curitiba e apresenta inovação antissinais para cabelos

0

Natura Lumina promove experiência imersiva em Curitiba e apresenta inovação antissinais para cabelos

De 2 a 5 de outubro, consumidores poderão vivenciar em primeira mão a tecnologia exclusiva de Lumina Antissinais, linha que previne e reverte os primeiros fios brancos

A Natura, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina*, desembarca em Curitiba com uma ação especial para destacar sua mais recente inovação em cuidados capilares: Lumina Antissinais Regenerador Capilar. De 2 a 5 de outubro, no Shopping Palladium, o público será convidado a mergulhar em uma experiência de autocuidado e conhecer de perto a linha que combina ciência e beleza para responder às necessidades reais dos cabelos brasileiros.

O espaço convida os visitantes a vivenciarem um momento único de imersão no universo de Lumina, passando por etapas de diagnóstico, orientações personalizadas de especialistas e experimentação sensorial dos produtos. O objetivo é apresentar, de forma prática, como a tecnologia exclusiva da marca atua na prevenção, reversão e tratamento dos fios brancos, além de devolver densidade, vitalidade e textura natural aos cabelos.

O grande diferencial de Lumina Antissinais é a Pró-Melanina, tecnologia exclusiva que protege e estimula a produção natural de melanina no bulbo capilar, prolongando a cor original dos fios. Combinada ao colágeno e biopeptídeos, a fórmula oferece resultados cientificamente comprovados: cabelos mais fortes, densos e alinhados por até 24h.

Durante a ativação, o público poderá conhecer todos os produtos que compõem a rotina completa da linha – como o Sérum de Prevenção, responsável por atuar diretamente no bulbo capilar, e o Leave-in Densificador, que devolve densidade e brilho intenso.

“Mais do que lançar uma nova linha, queremos oferecer às pessoas a oportunidade de descobrirem soluções inovadoras que realmente atendam às suas necessidades. Lumina Antissinais é resultado de pesquisa e inovação que unem tecnologia e desejo, trazendo liberdade de escolha para quem quer prevenir, reverter ou tratar os sinais do tempo nos cabelos, garantindo densidade e vitalidade aos fios”, afirma Denise Coutinho, Diretora de Marketing da Natura Brasil.

A ação em Curitiba reforça o posicionamento de Lumina como a linha de tratamento capilar que alia ciência, tecnologia e brasilidade, traduzindo a missão da Natura de entregar performance sem abrir mão de naturalidade e significado.

Serviço:

Natura Lumina Antissinais

Data: 02 a 05 de outubro de 2025

Local: Shopping Palladium – Av. Presidente Kennedy, 4121 – Portão, Curitiba – PR

Fonte: Euromonitor International Limited, Beleza e Cuidados Pessoais edição 2025; Marca Guarda-Chuva Natura: Vendas no varejo em valor (RSP), dados referentes à 2024. Validade: 29/04/2026

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Afece realiza tradicional Noite do Pastel com música ao vivo em Curitiba

A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) promove, no dia 10 de outubro, a tradicional Noite do Pastel em sua sede, localizada na Rua Paulo Turkiewicz, 316 – Tarumã, em Curitiba. O evento começa a partir das 18h30 e reúne gastronomia, música e uma pitada de solidariedade.

O cardápio inclui opções salgadas e doces, com destaque para os sabores de carne, queijo, pizza, vegetariano e banana com canela. Os valores variam de R$10,00 (1 pastel) a R$35,00 (combo com 4 pastéis). Bebidas como refrigerantes, água, caldo de cana e cerveja também estarão disponíveis.

Além da gastronomia, o público poderá aproveitar atrações musicais: o Grupo Canjão, das 19h às 20h, e a banda Djambi, das 20h30 às 21h30/22h.

A Noite do Pastel é uma das principais ações beneficentes da Afece e tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção dos projetos da instituição, que há décadas atua no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

📅 Data: 10 de outubro
🕑 Horário: a partir das 18h30
📍 Local: Afece – Rua Paulo Turkiewicz, 316 – Tarumã

Capacitação gratuita em Tibagi com prêmio de R$ 1.500 para empreendedores

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Os empreendedores de Tibagi terão a chance de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas), que oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empresários, artesãos e também para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

As aulas em Tibagi começam no dia 7 de outubro às 19 horas no Auditório do Semec na Rua Des. Mercer Júnior, 1420.

 Ao longo de oito dias, os participantes receberão orientações práticas sobre marketing, precificação, estruturação e formalização de empresas, além de outras ferramentas fundamentais para impulsionar e expandir seus empreendimentos.

De acordo com Michela Notti, coordenadora do projeto, o objetivo é atender tanto quem já possui um negócio quanto quem está prestes a começar. “Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma.

O MEGA é desenvolvido pela organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20 anos transforma vidas por meio de projetos de qualificação profissional e empregabilidade.

Além das aulas, os participantes recebem materiais de apoio como apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e até uma logomarca personalizada para o empreendimento, tudo sem custo. Após o período de capacitação, cada inscrito terá direito a dois meses de consultoria individual, voltada para as necessidades específicas de seu negócio.

Um diferencial importante está na premiação: os três melhores alunos, que cumprirem 100% da carga horária, receberão um capital semente de R$ 1.500 para investir em suas empresas.

 “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor”, destaca Michela.

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/AVASVqeRvpty7ULa7

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) em  Tibagi 

Início: 07/10/2025-  Terça -feira 


Local:  Auditório do Semec

Endereço: R. Des. Mercer Júnior, 1420

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99905-1757 – Valquíria Crispim 

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Outubro Rosa: hipnoterapia melhora o emocional de mulheres que venceram o câncer de mama

0

Mais de 30% das pacientes com câncer de mama apresentam sintomas de ansiedade, e mais de 26% lidam com depressão, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Essas estatísticas revelam um quadro frequente, muitas vezes invisível, da jornada emocional pós-tratamento.
Mesmo após vencer o câncer, alguns traumas podem permanecer nas mulheres – e é preciso cuidar do mental a partir de então..

“O câncer de mama afeta a mulher de forma integral e pode gerar traumas, ansiedade e dificuldades com a nova relação da mulher com seu próprio corpo.É preciso ressignificar essa experiência, reconstruir a autoimagem de forma positiva”, afirma o hipnoterapeuta Renê Skaraboto.

Quando o tratamento termina, a mente ainda processa cicatrizes — físicas e invisíveis. A hipnoterapia, por meio de relaxamento profundo e foco concentrado, abre espaço para enfrentar medos persistentes, ansiedade da recidiva e as mudanças no corpo. “Podemos trabalhar para reduzir a ansiedade e fortalecer a mente para que a mulher consiga viver o presente com mais tranquilidade e confiança.”

Alterações na autoestima e na imagem corporal — efeitos colaterais da mastectomia, da radioterapia, mudanças hormonais —, muitas vezes permanecem assombrando. “A hipnoterapia é uma ferramenta poderosa para auxiliar a paciente a aceitar as mudanças em seu corpo e a reconstruir sua autoestima. É um trabalho de acolhimento e validação, onde ela se reconecta com sua força interior e beleza.”

Fatores que podem ser tratados
O estresse, a insônia e a falta de esperança impactam tanto o físico quanto o mental, por isso Rene é enfático: é preciso se cuidar em todos os aspectos:

É possível utilizar de hipnoterapia para melhorar a qualidade do sono, reduzir os níveis de estresse e devolver a paz e bem-estar, fundamentais para a recuperação.A hipnoterapia transforma a já traumática experiência do câncer em força e superação,Nada de esquecer o que aconteceu, mas para integrar essa jornada na história de vida de mulheres para fortalecer sua autoestima”.

Neste Outubro Rosa, a mensagem ressoa forte: recuperar o corpo é importante — mas restaurar a mente, resgatar a autoestima e afirmar a nova identidade também são partes vitais da recuperação. “É um processo de cura que devolve a elas a liberdade emocional e a confiança para seguir em frente”, conclui Renê Skaraboto.

Hipnose para todos
Renê Skaraboto  – Hipnoterapeuta

(41) 99692-9774
@hipnose_para_todos
https://www.clinicahipnoseparatodos.com.br/
Ed. Batel Executive Center – Travessa João Turin, nº37 Sala 601 – 6ª andar – Água Verde, Curitiba – PR.

Louen – a luz do design brasileiro de bolsas, calçados e acessórios chega ao ParkShopping Barigui

0

A Louen, nova marca brasileira de bolsas, calçados e acessórios, inicia suas operações com o lançamento de sua primeira flagship store no ParkShopping Barigui, em Curitiba, materializando a visão de sua proprietária, Louise Weber. O nome Louen deriva do celta e significa “luz, boa luz,” estando associado ao seu próprio nome.

A proposta da Louen é atuar no mercado nacional produzindo o melhor do design e da qualidade do produto brasileiro. A marca se posiciona para a mulher 30+, que valoriza o glamour e a sofisticação, e está conectada com as tendências de moda. O público-alvo da Louen aprecia peças marcantes, com design contemporâneo e urbano, e prioriza conforto e qualidade.

Artesanal e sustentável
Um pilar fundamental da marca é o compromisso com a produção consciente e responsável. A Louen valoriza a mão de obra 100% brasileira e tem o orgulho de elaborar artesanalmente suas peças com matéria-prima de alta qualidade, buscando o menor impacto ambiental e dando preferência a marcas sustentáveis. O projeto visa o crescimento de forma sustentável, sempre buscando a excelência para satisfazer os clientes.

Cada produto Louen é concebido e desenvolvido pensando na mulher que usa peças marcantes, com design contemporâneo e urbano, e que, acima de tudo, preza por conforto e qualidade. Os materiais selecionados refletem essa busca por excelência. A Louen utiliza couro premium certificado e matéria-prima de alta qualidade. As clientes são aquelas que apreciam materiais naturais e nobres, valorizando o primor artesanal que envolve a elaboração das peças.

Tendência e atemporalidade
A estética da Louen reflete uma paleta de cores sofisticada e natural, incluindo tons como marrom, oliva, whisky, off white, mel, denim, terracota e fúcsia. Essa escolha de cores, combinada com o foco em materiais nobres, garante que as peças não apenas sigam tendências, mas que sejam atemporais, refletindo a longevidade e o investimento em qualidade que a mulher 30+ busca.

A marca reforça que suas peças são elaboradas artesanalmente com a mão de obra 100% brasileira, garantindo que o produto nacional tenha a excelência e o design que o mercado internacional exige.

Arquitetura e design
A flagship store no ParkShopping Barigui foi concebida para ser uma extensão da filosofia da marca, onde as clientes podem vivenciar a união entre arquitetura, design e identidade. A experiência de compra na Louen vai além do varejo, sendo uma imersão na identidade da marca, graças ao projeto arquitetônico detalhado.

O escritório responsável concebeu o espaço a partir da essência da marca, traduzindo sua identidade em linhas puras e retas, que conferem sofisticação e atemporalidade ao ambiente. A arquitetura foi pensada para ser não apenas um suporte, mas sim uma extensão da filosofia da marca. A atmosfera é intencionalmente minimalista, mas ao mesmo tempo acolhedora, um reflexo da busca por conforto e design contemporâneo.

A escolha por materiais nobres e de textura marcante é crucial para valorizar a qualidade e reforçar o compromisso estético da Louen. Para elevar a experiência sensorial, o projeto incorpora elementos naturais como a pedra, presente no revestimento de todo o mobiliário para trazer solidez e autenticidade ao espaço. Já o veludo, que envolve e acolhe as peças, cria uma sensação de conforto e refinamento.

Como marca brasileira que celebra o design nacional, o projeto integra peças icônicas de Sérgio Rodrigues, resgatando a brasilidade e convidando o cliente a vivenciar o espaço de forma plena. Assim, o ambiente da Louen se transforma em um ponto de encontro onde arquitetura, design e identidade de marca se harmonizam para proporcionar uma experiência de compra única.

Mais que teoria: aulas vivenciais engajam e educam

0

Na contramão da tradicional aula expositiva, cresce nas escolas brasileiras uma tendência que recupera o valor do “aprender fazendo”: as aulas experimentais. Com base em metodologias ativas, essas práticas propõem a imersão dos estudantes no tema a ser estudado, favorecendo o protagonismo, a criatividade e o pensamento crítico. Trata-se de uma educação em que os alunos deixam de ser meros receptores de conteúdo para se tornarem sujeitos ativos do próprio aprendizado.

Segundo a neurocientista Barbara Oakley, autora de Aprendendo a aprender, o cérebro humano retém melhor as informações quando estas estão associadas a experiências sensoriais e afetivas. Essa perspectiva dialoga com os estudos de Maria Montessori, para quem o desenvolvimento do conhecimento passa, sobretudo, pela manipulação concreta do mundo ao redor.

O pedagogo Paulo Freire também já apontava, em Educação como prática da liberdade, que a educação precisa ser um ato de criação, de invenção, de reinvenção — e não de repetição. “Aprender é um ato de liberdade, não de submissão”, escreveu o educador pernambucano.

A Idade Média em Foz do Iguaçu

No Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), a teoria se transforma em vivência. Há 7 anos, a escola realiza anualmente a Feira Medieval, uma ação cultural que une ensino, ludicidade e solidariedade. Com barracas temáticas organizadas pelos próprios alunos, que abordam assuntos como alquimia, astronomia e armamentos, o evento é um mergulho no contexto histórico da Idade Média.

“O protagonismo dos estudantes faz toda a diferença. A feira desenvolve habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e pesquisa histórica, tudo de forma lúdica e significativa”, afirma o coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador, Henrique Pedrotti.

Alimentação saudável e sustentável em São Paulo

Em aulas de Língua Inglesa no colégio Santo Ivo, em São Paulo (SP), os estudantes vivenciaram práticas de alimentação saudável e sustentável, aprendendo, com apoio de uma chef e uma nutricionista, sobre o uso integral dos alimentos, a valorização de ingredientes sazonais e a redução do desperdício. O projeto ainda explorou restrições alimentares e incentivou a autonomia no preparo das receitas.

Além de estimular o interesse por novos sabores e hábitos mais conscientes, a atividade desenvolveu cálculo, planejamento e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que ampliou a comunicação em inglês. O semestre foi encerrado com uma aula aberta para as famílias, em que os estudantes apresentaram suas habilidades e conquistas dentro e fora da cozinha.

Educação financeira e engajamento escolar no interior do Paraná

No Colégio Estadual Amanda Carneiro de Mello, em Castro (PR), o aprendizado também é vivido na prática — e com recompensa. Por meio do projeto “Dinheirinho do Guarazinho”, a escola pública desenvolveu uma “moeda escolar” fictícia, o Guará, distribuída conforme a frequência dos estudantes. A cada semana, quem mantém presença entre 90% e 95% recebe 5 guarás; já os que ultrapassam 95,01% ganham 10. Os valores podem ser trocados por itens escolares ou de lazer na “Lojinha da Frequência”, montada na biblioteca da escola.

Mais do que um sistema de recompensas, a proposta ensina educação financeira desde cedo, promovendo noções de economia doméstica, planejamento, poupança e escolha consciente. “A iniciativa já trouxe resultados visíveis, como aumento da assiduidade, maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares e até mudanças comportamentais positivas”, afirma o coordenador administrativo da escola, Alessandro Kremer. O projeto é um exemplo de como a ludicidade e o protagonismo podem transformar o cotidiano escolar em uma poderosa ferramenta de formação cidadã.

Educação com sentido e emoção

Experiências como essas não são meros eventos pontuais. Elas exemplificam um modelo educacional que reconhece o valor do corpo, da emoção e da coletividade no processo de aprendizagem. Estudos indicam que o engajamento afetivo amplia a fixação do conteúdo, fortalece vínculos e estimula o senso de pertencimento.

Além disso, de acordo com a diretora pedagógica do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, Maria Fernanda Suss, “ao resgatar o valor da experiência na escola, essas práticas desafiam o modelo tecnicista ainda vigente em muitos sistemas educacionais, marcado por avaliações padronizadas e pouca flexibilidade”. 

O que mais pode ser feito

Outras iniciativas de aulas experimentais que podem ser aplicadas nas escolas incluem:

  • Simulações de julgamentos históricos para discutir direitos humanos e ética;
  • Feiras científicas temáticas com foco em sustentabilidade, biotecnologia ou física aplicada;
  • Laboratórios móveis que integrem arte e ciência;
  • Projetos interdisciplinares de urbanismo, com proposições para o bairro onde vivem;
  • Estudos de campo em comunidades locais para discutir questões sociais com base em dados reais.

Segundo Maria Fernanda, essas ações podem ser feitas em escolas públicas e privadas e não exigem necessariamente alto investimento. “Exigem, sim, disposição institucional para repensar o papel da escola na formação integral do sujeito”, ressalta.

Sobre o Colégio Semeador

Fundado em 1994, em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador atende da Educação Infantil ao Ensino Médio em um espaço de 161 mil m² que valoriza o contato com a natureza e o bem-estar dos estudantes. Sua proposta pedagógica une teoria e prática, promovendo aprendizagem contínua, pensamento crítico e criatividade. Desde 2019, integra a Rede Positivo.

Jornada de Carreiras e Profissões reúne universidades nacionais e internacionais em Curitiba

0

As inscrições para a 3ª Jornada de Carreiras e Profissões – College and Career Fair já estão abertas. Realizado pelo Colégio Positivo, o evento acontece no sábado, dia 4 de outubro, na unidade Jardim Ambiental, no Hugo Lange, das 9h às 13h. A programação inclui palestras, oficinas, feira de profissões, além de experiências práticas e atrações culturais, Feira do Livro e praça gastronômica, reunindo mais de 30 instituições nacionais e internacionais, empresas parceiras e ex-alunos de destaque nas mais diversas áreas. 

O evento é voltado para estudantes a partir do 9.º ano até a 3.ª série do Ensino Médio, além de familiares interessados em conhecer mais sobre cursos, carreiras e oportunidades acadêmicas no Brasil e exterior. O especialista em soft skills, Rony Tschoeke, faz a palestra de abertura, com o tema “Carreira e profissão: desperte o seu projeto mais importante”. Outro destaque da programação é o cartunista e autor Guilherme Match, criador da série Rocksling e obras como Kophee e Sountrack, que compartilha a trajetória no universo dos quadrinhos, apresentando referências, processos criativos e experiências de carreira.

Durante a manhã, os visitantes podem participar de mais de 30 palestras e 15 oficinas de diversas áreas do conhecimento, que incluem temas como inteligência artificial, criatividade, direito, medicina, comunicação, empreendedorismo e bem-estar. Entre as instituições palestrantes estão a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), FAE Centro Universitário, Universidade Positivo, UniBrasil, Faculdade Herrero, Pequeno Príncipe, FESP-PR, Inteli e IBMEC, além das internacionais Westminster University, INTO University Partnerships e Swiss Education Group.

A 3ª Jornada de Carreiras e Profissões é também uma oportunidade para a aquisição de livros. Uma Feira do Livro promovida pela livraria A Página dentro do evento traz diversos títulos em promoção. O público pode aproveitar ainda uma praça gastronômica com diferentes opções de food trucks e apresentação da banda de alunos do Colégio Positivo. A entrada é gratuita e as oficinas e palestras têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas on-line

Programação:

9h às 10h: palestra de abertura com Rony Tschoeke, “Carreira e profissão: desperte o seu projeto mais importante”.
10h às 11h: visita à feira, com oportunidade de contato com mais de 20 instituições nacionais e internacionais.
11h às 12h20: palestras e oficinas.
12h20 às 13h: visita à feira.

Serviço

3ª Jornada de Carreiras e Profissões – College and Career Fair
Data: 4 de outubro, sábado.
Horário: 9h às 13h.
Local: Colégio Positivo – Jardim Ambiental (Rua Itupava, 985, Hugo Lange).
Inscrições: gratuitas e realizadas neste link.

Casamento grisalho: a importância do amor na terceira idade

0

Casamento grisalho: a importância do amor na terceira idade

No Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, psicóloga fala sobre namoro, casamento e sexualidade após os 60 anos

Envelhecer não significa abrir mão do amor, da intimidade ou do prazer. As estatísticas mostram isso. Com o aumento da expectativa de vida, o Brasil vem registrando um crescimento no número de “casamentos grisalhos” nos últimos anos.

Dados nacionais divulgados pela Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen-PR) mostram que o matrimônio entre pessoas com mais de 60 anos passou de 60,5 mil em 2018 para 74,7 em 2022, um salto de 23,5%.

Essa nova dinâmica social desafia preconceitos e revela que o relacionamento amoroso continua a ter papel importante na terceira idade. Lançado recentemente pela Netflix, o reality show “Casamento às Cegas Brasil: Nunca é tarde” reúne, pela primeira vez, um elenco com participantes 50+ e coloca em evidência o fato de que a procura pelo parceiro ideal não tem idade.

“Se a sexualidade na juventude é marcada pela exploração e descoberta, os relacionamentos na maturidade são mais estáveis, pautados no compromisso e na conexão emocional que trazem mais conforto e segurança para o relacionamento. A intimidade nessa fase da vida está muito ligada ao afeto, ao diálogo e ao autoconhecimento”, explica a psicóloga Eliane Mion, professora do curso de Psicologia da UniCuritiba.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) em 2023 revelou que as pessoas com idade entre 50 anos e 65 anos correspondem a 37% do público que frequenta esses locais. “Embora muitas pessoas acreditem que a sexualidade diminui com a idade, manter uma vida sexual ativa pode trazer diversos benefícios para a saúde física e emocional, pois se constitui em uma estratégia eficaz para a diminuição do estresse”, diz a professora

Entre os benefícios dos vínculos amorosos e da sexualidade na terceira idade estão o bem-estar emocional, melhora na circulação sanguínea e fortalecimento do sistema imunológico. Estar com quem se ama também combate a solidão e melhora o senso de autorrealização.

Segundo a psicóloga, o namoro ou casamento após os 60 anos ainda é um tabu e a sociedade tende a silenciar o debate. “Normalmente associamos a velhice à assexualidade e a tendência de infantilizar os idosos reforça o preconceito e a ideia de que eles não possuem desejos, ignorando suas necessidades emocionais.”

Desafios do amor maduro

A professora do curso de Psicologia do UniCuritiba, Eliane Mion, diz que colocar em discussão o amor na terceira idade envolve diálogo aberto, reflexão e o entendimento de que a sexualidade na maturidade é muito mais do que o ato físico; abrange a intimidade emocional, o afeto e a conexão.

Além dos esforços para acabar com o tabu, os idosos ainda enfrentam outros desafios nessa fase, como as mudanças hormonais que acarretam diminuição da libido, alterações na lubrificação vaginal e dificuldades de ereção. Somado a isso estão doenças como diabetes, hipertensão e artrite, que podem impactar a saúde sexual.

“O acompanhamento multidisciplinar com especialistas pode auxiliar na gestão desses desafios, tratando os problemas de saúde e promovendo o autocuidado. Alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e sono de qualidade são estratégias eficazes para garantir o bem-estar geral e a satisfação sexual”, ensina a professora especialista em sono.

Vivência Premiada

O UniCuritiba defende a ideia de que é preciso manter o público sênior socialmente ativo. Recentemente, a instituição de ensino lançou o Vivência Premiada. O programa voltado à terceira idade concede bolsas de estudo e facilita o acesso desse público a um curso superior.

Os descontos do Programa Vivência Premiada do UniCuritiba são proporcionais à idade do candidato. Para quem tem entre 50 e 59 anos, o desconto é de 50%; já para os que têm 60 anos ou mais, o desconto é de 60%.

Os detalhes estão disponíveis no site https://www.unicuritiba.edu.br/bolsas-e-financiamentos/vivencia-premiada/. “Aprender e conviver transformam a experiência da terceira idade, estimulam a mente e favorecem novas amizades. O Vivência Premiada mostra que nunca é tarde para começar algo novo”, diz a vice-reitora do UniCuritiba, Marcela Xavier.

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.