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Aplicativo ajuda na contratação de artistas para eventos

O churrasco animou e bateu aquela vontade de ouvir uma música ao vivo? A solução está na palma das mãos com o Agitaí, um aplicativo que conecta o artista a quem quer contratá-lo.

Quem já experimentou a ferramenta, garante a satisfação com a contratação. “Achei muito simples contratar pelo aplicativo. Pude ver um vídeo do cantor e com base no gênero musical que eu estava procurando o contratei para um churrasco com os amigos”, explica o empresário Richard Patrick Teixeira.

Além da praticidade na busca pelo perfil desejado, a forma de pagamento é outro atrativo de quem contrata via aplicativo. O valor do cachê pode ser dividido em três vezes no cartão de crédito.

E não é só músicos que o Agitaí oferece. Ele funciona como um delivery cultural onde é possível encontrar também artistas de variadas atividades como mágicos, palhaços, atores, desenhistas, entre outros.

O aplicativo Agitaí está disponível para download nas principais plataformas de aplicativos – Google Play Store e Apple Store. Baixe agora e se cadastre.

Curso de elaboração de projetos culturais capacita artistas e produtores a viabilizarem projetos pelas leis de incentivo

Capacitar empreendedores culturais e artistas a desenvolverem projetos e acessarem as leis de incentivo à cultura é o objetivo da oficina “O Artista Empreendedor”. Ministrada pela produtora cultural Geane Silva, o curso está sendo realizado em diversas cidades, adequando-se às necessidades de cada região.
“Levar conhecimento sobre produção, assim como apresentar ferramentas para que os profissionais possam criar e viabilizar suas propostas é um benefício para os participantes e para toda a sociedade porque, ao ampliar a diversidade de projetos culturais, abre-se um espaço para que as pessoas também tenham mais opções de escolha quando quiserem participar de algum evento”, explica Geane.
De acordo com a produtora, os benefícios ainda vão além: “O repasse de verbas a projetos culturais também fomenta a pesquisa artística, dando condições para os artistas experienciarem novas formas de expressão, criarem linguagens e explorarem temas diversos que enriquecem o diálogo cultural necessário para uma sociedade inclusiva e dinâmica.”
Neste contexto, as leis de incentivo são fundamentais, pois oferecem recursos financeiros para impulsionar a produção artística, democratizar o acesso à cultura, e promover a diversidade cultural, valorizando as expressões locais.
“As leis representam uma oportunidade de fortalecimento da cena cultural local, contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural e imaterial. Além disso, capacitar empreendedores culturais a gerirem seus projetos promove sustentabilidade e propaga diferentes manifestações artísticas de forma contínua”, destaca.
As oficinas ministradas por Geane Silva, que há trinta anos viabiliza produções artísticas por leis de incentivo, são gratuitas e incentivadas pelo Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura.
“São oito horas de oficina em cada cidade, com cerca de 250 vagas ao total, ou seja, a capacitação colabora para que muitos profissionais tenham acesso a esse conhecimento e fortaleçam a cultura em seus municípios”.
A programação do curso inclui conhecimentos gerais sobre empreendedorismo e gestão, detalhes fundamentais para a aprovação, elaboração e formatação, além de orientações sobre as especificidades de diferentes editais. No final, os participantes realizam um exercício prático, que é compartilhado com a ministrante em um encontro virtual posterior. Além das oficinas gratuitas, Geane Silva também presta consultoria personalizada para empreendedores de todo o país. Basta entrar em contato com geaneproducao@hotmail.com

Serviço
Joinville
Data: 16/05
Horário: das 8:30 às 12h e das 13:30 às 18h
Local: Rua Max Colin, 550, esquina com Rua João Colin. O Farol – Antiga prefeitura

Barra do Sul
Data: 23 e 24/05
Horários: dia 23/05 das 13h às 17h e dia 24/05 das 08h às 12h
Local: Rua Abílio Tavares nº 99 – Casa de Cultura Maria Celestina de Oliveira | Dona Boneca

Itapoá
Data: 04/06
Horário: 08h às 12h e das 13h às 17h30min
Local: Casa da Cultura – R. R. Welington Rodrigues Junqueira s/n

Rio Negrinho
Data: 07/06
Horário: 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Local: Rua 13 de dezembro, nº 39 – piso superior da rodoviária.

Garuva
Data: 12 e 13/06
Horário: das 19h às 22h
Local: Câmara de Vereadores

Araquari
Data, horário e local: a definir

NossaBet consolida operação no Paraná confiante no mercado de apostas legalizado

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A regulamentação do mercado de apostas de cota fixa trouxe mais segurança para os paranaenses que se divertem com amigos e a família dando palpites sobre o resultado de jogos de futebol e outros esportes. Com essa confiança, a NossaBet consolidou suas operações no Estado do Paraná. Formada por executivos e profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado, a empresa é uma das cinco que receberam autorização para atuar no segmento no Paraná.

Marcado pelo chamado mercado cinza, com sites que operam à margem da lei, o segmento de jogos agora vive uma realidade diferente após a regulamentação. Além da exigência do governo estadual de certidões negativas de débito e de declarações de idoneidade, as empresas precisam comprovar a capacidade de operar o negócio e que têm condições de pagar os prêmios aos jogadores, inclusive com a contratação de um seguro obrigatório. E ainda mais: existe o trabalho pelo jogo responsável e saudável, que reforça a prática como entretenimento e não uma tentativa de obter uma “renda extra”.

Confiante nesse cenário, a NossaBet recebeu a autorização da Lottopar para operar no Estado em fevereiro deste ano. A licença veio após pagamento de outorga e trabalho minucioso para atender todos os passos exigidos pela legislação. Tudo isso para dar aos paranaenses uma opção 100% segura para que o divertimento não vire uma dor de cabeça.

“O segmento de apostas esportivas mexe com o dinheiro das pessoas. E nós temos uma Lei do Consumidor que funciona muito bem no Brasil. Quem usar o nosso serviço pode estar certo que a NossaBet opera dentro das leis, do Brasil e do Paraná, e que ele sempre vai receber o seu prêmio”, destaca Luciana Macorin, CEO da empresa.

A diretora-executiva destaca também que, entre suporte, finanças, operacional, marketing e tecnologia, a operação da empresa emprega 50 funcionários. E que o investimento foi de, até o momento, cerca de R$ 10 milhões. “Temos orgulho de operar no Paraná e vamos trabalhar para estreitar ainda mais nossa parceria com os paranaenses”, afirma ela.

Outro ponto importante da operação legalizada é a contribuição para o desenvolvimento do Paraná. Regularizado, o setor de apostas esportivas passa a contar com as obrigações impostas a todas as outras empresas, gerando empregos e riquezas que ajudam o Estado a ser um lugar cada vez melhor para se viver.

Pontos de atendimento vão transformar a experiência

A legislação estadual também trouxe a exigência de que os operadores implantem pontos de serviço físicos aos seus clientes. Pelo menos um em cada uma das cinco macrorregiões do Estado – Norte, Noroeste, Campos Gerais, Leste e Oeste.

A NossaBet estuda cuidadosamente a questão, com foco em melhorar e transformar a experiência dos jogadores.Os pontos servirão também como um SAC presencial, onde o usuário poderá obter suporte para o uso do site.

“Nosso produto é o entretenimento. E se divertir é bem melhor junto com amigos e a família. Os pontos físicos permitirão essa conexão na hora acompanhar os eventos esportivos e, por que não, dar alguns palpites e tentar ganhar prêmios”, disse Luciana Macorin, CEO da NossaBet.

Educação Física ajuda na aprendizagem de outras disciplinas

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Componente curricular preferido de muitos estudantes, a Educação Física é, por vezes, encarada como um momento de descontração da rotina escolar. No entanto, ela é, na verdade, um importante ingrediente para uma educação ampla e completa. É por meio dela que crianças e adolescentes começam a desenvolver consciência corporal, fundamental para tantas atividades ao longo da vida.

Em Tarumã, no interior de São Paulo, um projeto multidisciplinar buscou usar a Educação Física para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades em todas as áreas do conhecimento. De acordo com o professor de Educação Física da rede pública do município, Reinaldo Antonio Gomes, que dá aulas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a iniciativa busca aproximar também os professores dos diferentes componentes curriculares para dar a eles uma visão mais completa do panorama de cada estudante. “Em uma das turmas de primeiro ano apareceram algumas crianças com escrita espelhada. Então, nós pegamos uma metodologia de Francisco Rosa Neto para entender se a criança é destra ou canhota e depois se ela é ocular olho direito ou esquerdo. Isso porque temos indicação de que crianças com lateralidade cruzada de olho e mão podem ter dificuldades de aprendizagem na escrita”, explica.

Depois de aplicar testes nos estudantes e identificar quais deles tinham lateralidade cruzada, o professor encaminhou todos os resultados para a psicopedagoga da escola. Por sua vez, ela reuniu os professores para definir uma estratégia de ensino que ajudasse as crianças a superar esse desafio.

Para a assessora pedagógica de Educação Física da Aprende Brasil Educação, Kátia Costa, esse é um bom exemplo de uso da multidisciplinaridade em prol de um ensino mais eficaz. “É importante que cada professor comece a convidar professores de outros componentes curriculares a participar de atividades trabalhadas durante a Educação Física. E observar, de repente, um ou dois componentes para iniciar esse diálogo. Educação Física e Língua Portuguesa ou Educação Física e Matemática, por exemplo, como um exercício inicial para essa multidisciplinaridade”, pontua.

Reinaldo Antonio Gomes e Kátia Costa são os convidados do episódio 70 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Educação Física e a Interdisciplinaridade”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site  aprendebrasil.com.br e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além dos principais agregadores de podcasts do Brasil.

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Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Sommelière Juli Rodrigues assume comando do wine & cocktail bar Five Lounge do NH Hotel Curitiba

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Com mais de uma década de carreira, profissional traz consigo a experiência de trabalhar com a melhor chef mulher da América Latina, Manu Buffara

O interesse e o consumo de vinhos no Brasil têm crescido consideravelmente. Segundo o artigo “Brazil’s monthly wine drinking population doubles since 2010”, publicado pela consultoria Wine Intelligence, o número de consumidores de vinho mais que dobrou desde 2010, representando um aumento de cerca de 36% no consumo mensal. Considerado um dos países com mais consumidores da bebida no mundo, o Brasil conquistou a 14.ª posição no ranking dos mercados de vinhos mais atraentes em 2021. De fato, o vinho caiu no gosto dos brasileiros, fazendo com que novos ofícios se tornem imprescindíveis nos restaurantes e bares daqui. Quem nunca ouviu falar de um sommelier

Por mais que esses profissionais datem do século 19, quando eram apenas responsáveis pelo serviço de bebidas alcoólicas, sua função ganhou novas formas, deveres e conhecimentos nos últimos anos. Muito além de montar cartas, administrar adegas, trazer novos rótulos ao conhecimento do público e propor as melhores harmonizações, os sommeliers são fundamentais para arrematar uma excelente experiência gastronômica em qualquer estabelecimento. Juli Rodrigues é essa profissional: responsável por abrir um mundo de possibilidades e elevar a experiência gastronômica e sensorial a outro patamar com seus rótulos cuidadosamente selecionados. Agora, a reconhecida sommelière assume o comando do Five Lounge, wine & cocktail bar do NH Hotel Curitiba, onde vai revelar diariamente todo o seu conhecimento e destreza. 

Quem é Juli Rodrigues? 

Formada em Administração, Juli ingressou no setor hoteleiro em 2012, período em que teve seu primeiro contato com hospitalidade, turismo, gastronomia e o setor de Alimentos & Bebidas (A&B). Em 2014, iniciou sua carreira no Restaurante Manu, da premiada Manu Buffara, hoje considerada a melhor chef mulher da América Latina. Juli atuou como sommelière da casa por uma década e, em 2022, começou a trabalhar com a representação de vinhos – sempre dedicada aos rótulos de agricultura sustentável e de mínimas intervenções. Representante das importadoras Família Kogan e Belle Cave, além dos produtores de vinhos naturais brasileiros Era dos Ventos e Valparaíso no Paraná, Juli é reconhecida como uma especialista em vinhos naturais no Brasil. Ela gosta de garimpar rótulos de pequenos produtores, em sua maioria brasileiros, privilegiando os produtos com pouca intervenção. “Busco desmistificar os vinhos. Sabemos que selecionar um vinho em uma extensa carta não é uma tarefa fácil. Por isso, meu objetivo é aproximar os vinhos do público com uma comunicação direta e descontraída, sem abrir mão do conteúdo”, explica a profissional. 

Inspirada pelo seu propósito de democratizar a bebida, Juli apresentou ao NH Hotel o “Tão Longe, Tão Perto”, projeto idealizado pela sommelière e empresária Gabriela Monteleone, e pelo argentino Ariel Kogan, importador de vinhos e engenheiro industrial defensor dos vinhos produzidos de forma ética e sustentável por pequenos produtores. Com um sistema de torneiras, a iniciativa destaca vinhos brasileiros produzidos de forma simples, enfatizando a preocupação com o meio ambiente e a adoção de  práticas sustentáveis, do cultivo da uva até a taça. “Os vinhos são envasados em barris de pet, que são reutilizáveis e recicláveis, para serem servidos em bares e restaurantes a preços acessíveis. O objetivo dessa frente do projeto é facilitar o contato do consumidor final com a produção nacional artesanal”, detalha Juli. 

Com uma abordagem inovadora para apreciar vinhos, Juli já planeja diversos eventos e atividades em torno da bebida no Five Lounge. A nova carta da casa, assinada por ela, está disponível e apresenta 40 rótulos exclusivos de países como a Espanha, França, Portugal, Argentina, Itália e Chile. 

Serviço 

Five Lounge

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 15h à 00h30

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – 2.º andar – Batel | Curitiba – PR 

Telefone: +55 41 3434-9400

Instagram: @fivelounge

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Em constante crescimento, Neodent registra expansão de mais de 200% na capacidade produtiva e dobra o número de colaboradores

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Empresa líder de implantes na América Latina aposta na mão de obra qualificada e investe na capacitação e apoio às comunidades no entorno das fábricas

O aumento mundial na demanda por tratamentos odontológicos e de estética, entre eles os implantes dentários, está impulsionando projetos de expansão de indústrias brasileiras do setor. Em 2023, a Neodent, empresa líder no país sediada no Paraná, registrou um aumento significativo em sua capacidade produtiva. Em comparação com 2018, o número de máquinas para a produção de implantes cresceu aproximadamente 165% em suas fábricas em Curitiba (PR), o que garantiu um aumento de mais de 200% na produção anual de implantes. 

Para acompanhar esse crescimento, o time de colaboradores também precisou ser ampliado. Atualmente, a empresa conta com quase 3 mil colaboradores, representando um crescimento de aproximadamente 100% na força de trabalho em menos de cinco anos. “A nossa empresa cresce em ritmo acelerado, mas com sustentabilidade, atendendo às demandas nacionais e internacionais por implantes”, afirma o CEO da Neodent, Matthias Schupp. “Temos sempre o foco no cliente e pensamos em como impulsionar o trabalho de cada um deles, bem como criar soluções para desenvolver ainda mais a odontologia. A inovação e o pioneirismo estão em nosso DNA. São questões indissociáveis quando falamos em Neodent e que buscamos difundir sempre para os novos colaboradores da nossa companhia”, reforça o CEO. 

Crescimento Sustentável

A empresa também investe em cursos de capacitação para as comunidades vizinhas às fábricas, visando suprir a necessidade de mão de obra especializada. Esses cursos preparam os moradores não apenas para oportunidades de trabalho na produção da empresa, mas também em outras companhias da região da Cidade Industrial de Curitiba. 

Essas ações fazem parte do compromisso da indústria em impactar positivamente a vida das pessoas, além de contribuir para as comunidades em que está inserida por meio de projetos sociais, que inclui a promoção de cuidados com a saúde bucal. “Nossa dedicação em devolver algo para a sociedade e, assim, melhorar a vida das pessoas por meio da saúde bucal se reflete também no nosso compromisso com as comunidades. Estamos atentos para contribuir com as comunidades onde estamos inseridos com projetos sociais, entre outros de desenvolvimento e de promoção aos cuidados com a saúde bucal”, conta Matthias Schupp.

Processos produtivos responsáveis

A empresa busca constantemente melhorar seus processos produtivos, atualizando fluxos e padronizando as operações, com o objetivo de aprimorar a cadeia de suprimentos. Por ser uma empresa global, a Neodent busca ser referência em abordagem ética e governança, gerenciando riscos cuidadosamente e garantindo conformidade com as normas e os regulamentos. Além disso, desde 2022, a empresa adota a prática do Aterro Zero, buscando o reaproveitamento, a reciclagem ou a destinação correta dos resíduos, evitando a utilização de aterros sanitários.

“Essas ações reforçam nosso compromisso de cadeia positiva, em que buscamos minimizar os nossos impactos ambientais, reforçando o nosso compromisso com o planeta e com a continuidade sustentável do nosso negócio”, finaliza Matthias.

Sobre a Neodent

Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.

Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.

Nova diretoria da Abradi-PR quer reforçar parcerias com instituições de ensino

O especialista em marketing digital, Vinícius Izzo, é o novo diretor de educação da Abradi-PR. A Associação Brasileira dos Agentes Digitais é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil.
Vinícius Izzo lidera há 7 anos a SALESPUNCH, onde emprega estratégias de marketing , vendas integradas e análises avançadas para garantir resultados mensuráveis e escaláveis.

Segundo o novo diretor de educação da Abradi -PR, o principal objetivo é fortalecer os laços com os associados e parceiros, promovendo uma comunidade mais unida e colaborativa dentro da instituição, além de reforçar as parcerias com instituições de ensino, como universidades e outras entidades educacionais.

“Para o mandato atual, nossa diretoria tem como foco central oferecer conteúdos ainda mais relevantes e práticos, tanto para os associados da Abradi quanto para nossos parceiros e potenciais clientes das agências digitais, fortalecendo assim a sinergia entre as agências, parceiros e clientes”, diz o diretor.

A ideia ainda é incentivar ativamente a participação dos associados, proporcionando oportunidades para compartilhar seus trabalhos e conhecimentos por meio da produção de diversos tipos de conteúdo, como podcasts, webinars, artigos de blog e outros materiais.
“Além disso, pretendemos promover uma estratégia para ampliar sua visibilidade e reconhecimento no mercado”, afirma.

Em relação aos temas abordados, Izzo garante que a nova diretoria está comprometida em explorar assuntos relevantes, como tendências do mercado digital, processos, ferramentas para marketing e vendas, e novas metodologias e tecnologias que estejam alinhadas à inovação iminente, tais como Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

“Nosso objetivo é elevar o conhecimento e as habilidades dos profissionais do setor, destacando a qualidade e a excelência dos serviços oferecidos pelos associados da Abradi em comparação com o mercado”, finaliza.

Sobre a Abradi-PR
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Abradi é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A entidade está presente nos estados do CE, DF, GO, MG, MA, MS, PE, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e na Região Norte. A Abradi defende que as empresas digitais, bem geridas, tornam-se construtoras de uma sociedade mais transparente e livre, que utiliza a Internet para se informar, estudar, fazer negócios e exercer seus direitos de cidadania.

Helisul expande liderança na América Latina com a compra da Ecocopter

A Helisul Aviação, uma das mais importantes operadoras de serviços aéreos do Brasil e detentora da maior frota de helicópteros da América Latina, anuncia a aquisição total da Ecocopter, empresa chilena líder no setor de asas rotativas no Cone Sul, pelo valor de US$ 36 milhões. A operação estratégica não apenas expande a presença da Helisul para o mercado internacional, mas também estabelece a empresa como a maior operadora de serviços aéreos com helicópteros da América Latina, passando a operar em três países: Brasil, Chile e Equador.

A aquisição, que envolve a compra de 100% das ações da Ecocopter, posiciona a Helisul na liderança de serviços aéreos especializados do Cone Sul, mercado que se encontra em significativa expansão. A empresa curitibana passa a contar com 80 aeronaves nos três países em que passa a operar. Além disso, a fusão das operações das duas empresas, reconhecidas internacionalmente, reforçará a continuidade da implementação das melhores práticas da aviação, já adotadas por elas e gerará sinergias operacionais que buscam elevar ainda mais o padrão de qualidade e segurança das operações.

Humberto Biesuz, Superintendente Executivo da Helisul, destaca que “este movimento é parte integrante do nosso plano de expansão e reforça o compromisso com um crescimento seguro e bem planejado. A aquisição não só fortalece nossa capacidade operacional como também nos permite implementar um modelo de operação multinacional único, preparando o terreno para uma maior expansão na América Latina.”
O compromisso da Helisul com a excelência e a inovação vem de longa data. Com 52 anos de operações, iniciadas com a realização de voos panorâmicos em Foz do Iguaçu em 1972, a empresa se expandiu com a oferta de uma extensa gama de serviços aéreos especializados e a implementação de bases em todas as regiões do Brasil. Atualmente conta com uma frota de 58 aeronaves e mantém quinze bases espalhadas pelo pais.

Marcelo Rajchman, CEO Corporativo da Ecocopter, também expressou entusiasmo com a união: “Estamos orgulhosos de agregar forças com a Helisul. Juntas, nossas empresas compartilham uma filosofia comum de crescimento responsável e um compromisso com a segurança, que é primordial para o reconhecimento no mercado.”

A expectativa da Helisul é a de expandir a atuação da Ecocopter nos mercados de voo panorâmico e o serviço de manutenção e fornecimento de materiais para todo o Conesul, além da entrada no mercado militar e governamental com treinamentos e arrendamento de aeronaves, soluções que a empresa oferece hoje no Brasil.

“Nós ganhamos muito em disponibilidade e integração de Supply Chain, partes e estoque. E, principalmente, a representatividade e o tamanho da frota e a dimensão da operação. Existem algumas oportunidades em vista de expansão, e o Uruguai aparece como uma oportunidade”, finaliza Humberto Biesuz.

A Helisul e a Ecocopter comunicam o acordo estratégico a todos os stakeholders, incluindo clientes, parceiros comerciais e autoridades, destacando os benefícios que esta aquisição traz para o setor aéreo, consolidando um novo padrão de excelência e competitividade internacional.
Sobre a Ecocopter

Com 21 anos de experiência, a Ecocopter é uma empresa chilena, líder em serviços aéreos com helicópteros no Cone Sul da América Latina. Operando uma frota de 24 helicópteros de última geração, é especialista na prestação de serviços de alta complexidade como transporte de cargas externas, operações offshore, combate a incêndios florestais, construção, inspeção e manutenção de linhas de energia, transporte aeromédico, entre muitas outras atividades. Uma das chaves para o sucesso da Ecocopter é a sua equipe técnica e profissional altamente especializada, que garante a segurança e satisfação dos seus clientes. Com este foco no cliente, conta com um centro de manutenção próprio e uma oficina de motores (Safran Turbomeca), o que permite ter suas aeronaves disponíveis para uma resposta rápida às variadas exigências de sua operação.

Desde o ano de 2022, a Ecocopter é a única empresa de helicópteros que faz parte do programa nacional chileno “Voo Limpo”, que reúne as principais companhias de aviação do país e que busca diminuir e compensar as emissões de CO2 nas operações dos participantes desta iniciativa.

Mais informações em www.ecocopter.cl

Sobre a Helisul Aviação

Fundada pelos Comandantes Eloy Biesuz e Celso Biesuz, em 1972 no Brasil, a Helisul iniciou suas operações na cidade de Foz do Iguaçu. A partir de 1979, ampliou seus horizontes e expandiu serviços e bases por todo o pais. Hoje, a Helisul opera helicópteros e aviões, com uma estrutura completa de hangares, equipes de manutenção e pilotos altamente treinados. A empresa diversificou suas atividades e atualmente opera em todas as regiões do Brasil, oferecendo serviços aéreos especializados, como carga externa, apoio a sísmica e aerogeofísica, combate a incêndios, construção, inspeção e manutenção de linhas de energia, combate a ilícitos ambientais, manutenção , aluguel e arrendamento de aeronaves para entidades privadas e públicas, transporte aeromédico (15.000 resgates em 8 anos de atividade), voos panorâmicos (6.000.000 de passageiros transportados) a partir dos pontos turísticos mais relevantes do pais e serviços de FBO (Base Operacional Fixa) em seus hangares.

É Centro de Serviços dos helicópteros AIRBUS(o único no Brasil), e dos motores Safran e Rolls Royce, prestando serviços a mais de cem aeronaves de terceiros, além da sua própria frota.

Suas operações são controladas em tempo real a partir de um Centro de Controle Operacional (CCO), que é o cérebro das operações da companhia e um dos mais modernos do país. A frota da Helisul é composta por 58 aeronaves (aviões e helicópteros). Possui 26 hangares distribuídos pelo Brasil, 6 bases de FBO, 15 bases fixas, 7 helipontos para voos panorâmicos, além da sede administrativa em Curitiba.

Mais informações em www.helisul.com

Mario Henrique Lima assume a Diretoria Executiva da Surf Center

Com ampla expertise nas áreas de gestão estratégica de negócios, investimentos, aquisições e inovação, sobretudo nos setores de tecnologia, Real Estate e educação, Mario Henrique Lima assume a direção executiva da Surf Center, primeira rede de clubes esportivos com piscina de surf coberta e aquecida do Brasil. O lançamento da primeira unidade da rede acontecerá no segundo semestre de 2024, em Curitiba.

O executivo é graduado e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e possui um PhD em estratégia pelo ESSEC Business School em Paris. Possui também mais de 20 anos como executivo e consultor internacional, com passagem por grandes empresas multinacionais, como a Volkswagen e EY (Ernst & Young).

Como sócio da Ey (Ernst&Young), liderou equipes de consultores junto ao Comitê Rio2016 e à Prefeitura do Rio de Janeiro durante os anos de preparação para os Jogos Olímpicos no Brasil. Entre 2016 e 2019, foi diretor de novos negócios da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e presidente da BIOTIC SA, onde liderou o desenho e implantação do projeto que culminou na inauguração do parque de inovação tecnológica no Distrito Federal (BIOTIC).

Nos últimos anos, foi diretor de estratégia corporativa e expansão internacional do Grupo Uninter, um dos maiores atores nacionais do setor de Educação. O novo sócio e diretor da Surf Center atua também em conselhos de administração e como consultor para implantação de projetos de inovação em empresas do setor imobiliário.

Mario Henrique Lima chega à Surf Center para fortalecer a governança corporativa e realizar a estratégia de crescimento da marca que promete instalar 20 clubes no Brasil nos próximos sete anos, além de internacionalizar a tecnologia para outros países.

Ração ou alimentação natural: qual a melhor opção para os pets

Uma pesquisa realizada pela Mars Petcare e divulgada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária revela que 40% das pessoas não sabem se seus cães ou gatos estão com o peso ideal e quase 25% admitem que oferecem alimentos inadequados. Muitos tutores sequer sabem informar, durante a consulta com o médico veterinário, o nome do alimento que fornecem aos seus animais.

Negligenciar os cuidados relacionados à nutrição é um risco à saúde. O alerta é da médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha, professora do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação, o maior e mais completo ecossistema de ensino de qualidade do país.

“Muitos alimentos que nós ingerimos são inadequados para os pets. Outros são tóxicos e não devem ser oferecidos sob circunstância alguma. Para evitar problemas devemos oferecer alimentação equilibrada, segura e nas quantidades recomendadas para cada indivíduo”, ensina a profissional.

Alguns exemplos de alimentos contraindicados são: chocolate, cebola, uva, pães, massas, frituras, queijos e açúcar. Ossos de frango cozidos ou assados, apesar de não serem tóxicos, também oferecem risco, já que podem se quebrar em lascas pontiagudas e causar acidentes graves.

Sempre que houver suspeita de intoxicação alimentar ou ingestão de ossos inadequados, a orientação é procurar um médico veterinário imediatamente para que o tratamento seja instituído a tempo.

Em geral, os tutores devem priorizar boas fontes nutricionais na hora de alimentar seus pets, lembrando que alimentação natural formulada para pets e comida caseira de humanos são coisas completamente diferentes.

O que é melhor: ração ou alimentação natural?
As opiniões se dividem entre ração e alimentação natural, mas com os devidos cuidados ambas podem ser utilizadas. De acordo com a médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha, seja qual for a opção, é preciso levar em conta fatores como idade, porte, peso e estilo de vida do pet.

Outro detalhe é: a quantidade diária de alimento deve ser dosada corretamente, sempre com orientação profissional. “Isso é importante para evitar que o pet fique desnutrido ou com sobrepeso, condições que podem levar ao desenvolvimento de várias outras doenças”, ensina a professora do UniCuritiba.

Sobre a escolha entre ração ou alimentação natural, Ana Elisa comenta: “Seria estranho para mim, como profissional da saúde, dizer que alimentos industrializados são a melhor opção em todos os casos. A ração é um alimento industrializado com ampla variedade de opções no mercado. De modo geral, espera-se que contenha todos os nutrientes que o pet precisa e seu fornecimento costuma ser mais prático para os tutores.”

Essa opção, no entanto, requer atenção. “Ao menor sinal de hipersensibilidade a esse tipo de alimento, recomendo que o médico veterinário seja informado. Animais com alergias de pele, inflamações repetidas de ouvido, coceira, fezes amolecidas, gases e vômitos frequentes precisam passar por uma avaliação diferenciada em relação à alimentação, assim como pacientes portadores de doenças autoimunes ou com histórico de neoplasias”, explica a professora.

A alimentação natural requer um planejamento maior, tanto financeiro quanto operacional e Ana Elisa reforça: “Como o próprio nome diz, é mais natural, saudável e muito palatável. Desde que planejada e acompanhada por profissional especializado em nutrição, é sempre a minha primeira indicação.”

Afinal, o que escolher?
Decidir entre ração ou alimentação natural depende de alguns fatores. A melhor alimentação, ressalta a médica veterinária, é aquela que atende as necessidades fisiológicas do animal e, ao mesmo tempo, é viável para o tutor.

“Invista em profissionais especializados e que tenham interesse real em relembrar conhecimentos de anatomia, fisiologia e comportamento alimentar de cada espécie, pois este diferencial será decisivo para garantir saúde e longevidade ao seu pet”, aconselha a professora do UniCuritiba.

Clínica-escola
Inaugurada recentemente, a Clínica-escola de Medicina Veterinária do UniCuritiba oferece atendimento clínico e cirúrgico a animais de pequeno porte. O serviço é aberto à comunidade, com consultas de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial. O agendamento deve ser feito pelo telefone (41) 99979-4767. A clínica fica no Campus Milton Vianna Filho, no bairro Rebouças (rua Chile, 1.678).

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.