Home Blog Page 3

Pela primeira vez em Curitiba, ESPM Day apresenta tendências, inovação e estratégias para o futuro do marketing

A ESPM, escola de referência e autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, realiza, pela primeira vez, o ESPM Day na cidade de Curitiba, em parceria com a Academic Ventures. O evento promove uma imersão de conhecimento por meio de uma programação de palestras e painéis com especialistas em comunicação, marketing e negócios. O encontro acontece no dia 12 de março, às 8h30, no Qoya Hotel Curitiba, e será uma oportunidade para acompanhar tendências, debater desafios do setor e desenvolver estratégias inovadoras para se destacar no mercado. A participação é gratuita.

Durante o evento, será apresentado o Master in Business, Marketing & Innovation, um curso de pós-graduação em formato híbrido, inédito no Brasil e que terá a primeira turma em Curitiba. Com início previsto para o dia 28 de março, o programa propõe uma abordagem prática e multidisciplinar na formação de líderes ao integrar gestão, marketing e inovação, desenvolvendo habilidades estratégicas por meio de estudos de caso, projetos aplicados e orientação de professores da ESPM, acadêmicos com ampla vivência de mercado. Desde julho de 2024, a ESPM está no Paraná em parceria com a Academic Ventures ofertando uma proposta educacional inovadora, com programas de pós-graduação, MBA, cursos de extensão e in company. A intenção é abrir ainda, neste ano, novos polos no estado.

Na lista de professores confirmados para o Master, destaque para Marcelo Boschi, Melba Porter, Murilo Boccia e Williams Bayczar – o quarteto tem atuação em projetos para grandes marcas como Natura, Grupo Abril, O Boticário, Walmart, Whirpool, dentre outras. “Ser vetor do que o mercado regional precisa e o que a ESPM oferece de melhor, está sendo uma jornada gratificante para a Academic Ventures. Pudemos desenhar a muitas mãos e conexões um programa ousado, para profissionais que vão transformar a realidade local integrando três pilares fundamentais da gestão estratégica do futuro: gestão, marketing e inovação. É mais uma empreitada que fortalece o momento de crescimento e prosperidade que Curitiba e o Paraná vivem, alinhados ao espírito sempre inovador de sua gente”, informa Zaki Akel Sobrinho, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM.

O ESPM Day em Curitiba conta com a presença de palestrantes dos mercados de Comunicação e Marketing de empresas e instituições como ADVB-PR, Sinapro, Festval Supermercados, Grupo OM, RPC – Rede Paranaense de Comunicação, Mondelez, Renault, Grupo Tacla, Positivo Tecnologia e Academic Ventures. A moderação dos painéis será realizada pelos coordenadores e parceiros da ESPM.

Confira a programação
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h – Abertura
Tatsuo Iwata – vice-presidente acadêmico da ESPM
9h35 – Talk: “Nem On Nem Off: A Mídia Agora É All Line”
Convidados: Rodrigo Rodrigues, vice-presidente executivo da OpusMúltipla, Sinapro e Grupo OM, Rodrigo Libório, diretor comercial na RPC – Rede Paranaense de Comunicação, e Cida Oliveira, diretora de Marketing do Grupo Tacla
Moderador: Diego Oliveira, professor e coordenador da pós-graduação da ESPM em Salvador e Goiânia
10h25 – Talk: Business Insights: Gestão Estratégica De Negócios
Convidados: Fabiano Szpyra, gerente de marketing no Festval Supermercados, Gislayne Muraro, consultora especialista em Marketing e Inteligência de Mercado e presidente da ADVB/PR – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing, e Marielva Andrade Silva Dias, vice-presidente da unidade de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia
Moderadora: Frederike Mette, diretora acadêmica de pós-graduação Lato Sensu da ESPM
11h15 – Talk: Gestão Da Inovação: Do Conceito Às Melhores Práticas
Convidados: Paula Hemerly, líder global de Inovação Aberta na Mondelez Internacional, Hélio Gomes Carvalho, assessor de Inovação e Tecnologias 4.0, e Andrei Kuhnen da Silva, gerente geral de Engenharia na Renault – América Latina
Moderador: Zaki Akel, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM
12h05 – Encerramento
Tatsuo Iwata – vice-presidente acadêmico da ESPM
Zaki Akel, CEO da Academic Ventures e Partner Regional da ESPM

Serviço
ESPM DAY
Data: 12 de março
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Qoya Hotel Curitiba – Av. Sete de Setembro, 4.211
Informações e inscrições: https://www.espm.br/eventos/pos-graduacao-eventos/espm-day-curitiba/
Evento Gratuito

Projeto de empreendedorismo gratuito vai oferecer capital de R$ 1.500 para 3 empreendedores 

Os 3 melhores alunos durante as aulas, que não faltarem nenhum dia, vão receber dinheiro para investir no próprio negócio. 

Empreendedores de Curitiba vão ter a oportunidade de participar do Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas) que  oferece capacitação gratuita para micro e pequenos empreendedores, artesãos e para quem deseja iniciar no mundo dos negócios.

Os encontros na capital começam no dia  10 de março às 19 horas e serão realizados na Associação de Moradores Lindóia, que fica na Rua Santa Bernadete, 1531. 

O MEGA é uma iniciativa da organização social GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), que há mais de 20  anos impacta milhares de vidas com projetos focados na qualificação profissional e na empregabilidade.

Michela Notti, coordenadora do projeto Mega explica que o objetivo é realizar a formação de empreendedores que já tem ou não o seu próprio negócio.

Durante os 8 dias de aula,  os participantes recebem orientações de como melhorar o marketing, a precificação dos produtos, como estruturar e formalizar o empreendimento, além de outras informações importantes  para alavancar os negócios dos participantes.

“Levamos formação e informação para que os empreendedores alavanquem seus negócios com o suporte inicial de nossos consultores e possam contribuir de forma mais efetiva para a economia local”, afirma Notti.

Durante o projeto, os participantes recebem apostila, bloco de notas, caneta, camiseta e uma logomarca para o empreendimento. “ Tudo isso, sem pagar nada!”, lembra a coordenadora. 

Após os 8 dias de aula, os empreendedores ainda têm direito a 3 meses de consultoria, para tratar especificamente do seu empreendimento. 

E os participantes ainda têm a chance de ganhar um fôlego nas finanças da pequena empresa. Os 3 melhores alunos durantes as aulas, que não faltarem nenhum dia, recebem um capital semente de R$ 1.500,00 para investir no próprio negócio.

A coordenadora destaca que o curso vai além do desenvolvimento técnico: “O MEGA se diferencia por também olhar para o lado humano das pessoas. Levamos conhecimento para quem muitas vezes não tem acesso ou condições de pagar por uma formação semelhante. Temos inúmeros relatos de mudanças significativas na vida dos participantes. É uma capacitação gratuita, mas de extremo valor.”

A inscrição pode ser feita através do link abaixo:

https://forms.gle/sTonaP27Fop8objTA

Serviço:

Projeto MEGA (Movimento Empreendedorismo Gerando Alternativas)
Início: 10/03
Local: Associação de Moradores Lindóia

Endereço: Rua Santa Bernadete, 1531

Horário: 19 horas 

Contatos: 

(41) 99798-2817 – Michela Notti

(41) 99759-0693 – Umberto Meneghini

Foto: Divulgação | GERAR

Carnaval 2025: dicas para ter energia e disposição durante a folia

0

Carnaval 2025: dicas para ter energia e disposição durante a folia

Professor de Nutrição do UniCuritiba fala sobre a importância da alimentação e da hidratação adequadas para garantir a diversão

Mais de 53 milhões de pessoas, de Norte a Sul do país, devem curtir o Carnaval deste ano, um crescimento de 8% em relação a 2024, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Para aguentar a folia e a combinação de sol, calor e esforço físico é preciso caprichar na hidratação e optar por uma alimentação mais leve e saudável que garanta disposição e energia para encarar os vários dias de festa.

“As altas temperaturas e a atividade física por um longo tempo podem levar à desidratação e ao cansaço extremo, por isso, apostar em comidas leves e sucos refrescantes é essencial”, recomenda o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país.

Mestre em Nutrição e Alimentação, ele lembra que é essencial beber muita água para evitar tonturas e fadiga. “É importante evitar o consumo de alimentos pesados, frituras e ultraprocessados para não sobrecarregar a digestão. Frutas e vegetais frescos são uma boa opção, porque fornecem as vitaminas e os minerais necessários para manter o pique durante o Carnaval.”

Na lista de recomendações do especialista está ainda a moderação no consumo de bebidas alcóolicas. “O álcool pode levar à desidratação e fazer com que a energia do folião acabe mais cedo”, alerta o professor do UniCuritiba.

Receitas fáceis para caprichar na alimentação pré e pós-folia

Para quem pretende curtir o Carnaval com energia e disposição, Jhonathan Andrade separou receitas nutritivas, leves e fáceis de fazer. Confira!

Salada colorida com frango grelhado

Ingredientes:
1 filé de frango grelhado e fatiado
Folhas de alface e rúcula
Tomate-cereja
Cenoura ralada
Azeite de oliva, limão e sal a gosto

Modo de fazer:
Pique as folhas de alface e rúcula e coloque em uma travessa. Acrescente o frango fatiado, a cenoura ralada e o tomate, preferencialmente, cortado ao meio. Tempere com azeite de oliva, limão e sal a gosto. Essa refeição é leve, nutritiva e rica em proteínas!

Tapioca com pasta de abacate e ovo mexido

Ingredientes:
1 colher de sopa de abacate amassado
2 ovos mexidos
1 tapioca pronta

Modo de fazer:
Passe o abacate já amassado na tapioca, adicione os ovos mexidos e dobre ao meio. Uma opção prática, rica em proteínas e gorduras boas para manter a energia.

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:
2 fatias de abacaxi
200 ml de água de coco
Folhas de hortelã a gosto
Gelo a gosto
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. Esse suco hidrata e ajuda na digestão!

Suco energizante de laranja com cenoura e gengibre

Ingredientes:
1 copo de suco de laranja natural
½ cenoura picada
1 pedacinho de gengibre
200 ml de água gelada
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador, coe (se desejar) e aproveite um suco cheio de vitaminas para manter a disposição.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Sucesso absoluto: lançamento de Entre Drones e Dinossauros – Vol. 2 reúne mais de 500 convidados

0

Com a presença de grandes nomes do cenário empresarial e político, o evento contou com música, networking e insights sobre inovação e liderança feminina

O lançamento oficial do livro “Entre Drones e Dinossauros – Vol. 2” aconteceu nesta ultima quinta-feira (20/02) no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e foi um sucesso absoluto, reunindo mais de 500 convidados. Entre as presenças ilustres, destacaram-se o presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição, o vice-governador Darci Piana e lideranças políticas e empresariais, embalados pela música da banda do jornalista e ex-vereador Herivelto Oliveira. O evento contou ainda com um animado Welcome Coffee, seguido de breves apresentações de cada autor e autoras, encerrando por volta das 22h15 em clima de celebração.

Coautora do capítulo “Liderança Feminina na Era da Disrupção: O Futuro é Agora”, a empreendedora Roberta da Trindade celebrou o êxito da noite ao lado de participantes do Habla Empreendedora, ex-colegas de trabalho, amigos e parentes. Para ela, o lançamento marcou não só a divulgação de ideias inovadoras sobre liderança e inclusão, mas também a realização de um encontro único, repleto de conexões, música, surpresas e a certeza de que o futuro dos negócios passa, inevitavelmente, pelo protagonismo feminino.

Serviço: Habla FM/ Efoco Soluções
Roberta da Trindade
Empreendedora
41 99535-4920
@robertadatrindade_ @hablaempreendedora @hablafm
@efocosolucoes robertadatrindade@efocosolucoes.com.br
@robertatrindade@gmail.com hablaempreendedora.odoo.com
habla.minharadio.fm
efocosolucoes.com.br
Rua Miguel Brenner 120 Seminário, Curitiba-PR

Por que optar pelo crédito com garantia de imóvel?

0

Crédito com garantia de imóvel: uma solução estratégica e prática

O crédito com garantia de imóvel tem se consolidado como uma das opções mais vantajosas para pequenas e médias empresas que buscam capital para expandir suas operações, inovar ou reestruturar suas finanças. Conhecido como home equity, esse modelo de crédito se destaca por oferecer taxas de juros reduzidas, prazos estendidos e condições mais acessíveis quando comparado a outras modalidades de financiamento.

De acordo com Noé Santiago, economista e especialista em crédito da ANIDEA Soluções Financeiras, essa linha de crédito é ideal para empresários que precisam de um recurso financeiro robusto para fortalecer seus negócios. “Nosso foco está em empresas que já possuem um certo grau de maturidade financeira e que precisam de um capital estratégico para dar o próximo passo. O crédito com garantia de imóvel permite que o empresário use um ativo que já possui para obter recursos com condições muito mais vantajosas do que as oferecidas por empréstimos convencionais”, explica Noé.

Por que optar pelo crédito com garantia de imóvel?

Dentre as principais vantagens dessa modalidade estão:

Juros reduzidos: as taxas são mais baixas porque a garantia do imóvel reduz o risco da operação. Embora variem conforme o contrato, geralmente são indexadas ao IPCA, tornando-as mais atrativas do que as de empréstimos pessoais ou crédito rotativo.

Prazos longos: as empresas podem contar com prazos estendidos para pagamento, possibilitando parcelas mais acessíveis e um planejamento financeiro mais eficiente.

Altos valores liberados: em muitos casos, é possível obter até 60% do valor do imóvel como crédito, garantindo uma injeção de capital significativa para investimentos estratégicos.

Essa solução tem sido utilizada por empresários para diversas finalidades, incluindo:

Expansão de negócios (abertura de novas unidades, aquisição de maquinário ou ampliação da capacidade produtiva);

Investimento em inovação e marketing (fortalecimento da presença digital, desenvolvimento de novos produtos ou campanhas publicitárias de alto impacto);

Reestruturação financeira (consolidação de dívidas com juros mais altos, melhorando o fluxo de caixa da empresa).

Mais eficiência e menos burocracia

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) mostram que essa modalidade movimentou R$ 19,7 bilhões em 2023, registrando um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. A alta demanda reflete a busca dos empresários por alternativas de crédito mais acessíveis e eficientes.

Outro diferencial desse modelo está na segurança da operação. A alienação fiduciária – mecanismo utilizado para formalizar o empréstimo – é menos burocrática do que a hipoteca, reduzindo custos operacionais e tornando o processo mais ágil tanto para a instituição financeira quanto para o cliente.

Flexibilidade na utilização do imóvel

Ao contrário do que muitos pensam, a contratação do crédito não impede que o proprietário continue utilizando o imóvel. Durante o período de pagamento, o imóvel pode ser usado normalmente para moradia, locação ou até mesmo ser vendido, desde que o saldo devedor seja quitado ou transferido para o novo comprador.

Além disso, o imóvel não precisa estar 100% quitado ou regularizado para ser utilizado na operação. Em muitos casos, é possível refinanciar um imóvel com saldo devedor ou ajustar a documentação dentro do próprio processo de contratação.

Planejamento é essencial

Embora essa modalidade ofereça vantagens expressivas, Noé Santiago ressalta a importância de um planejamento estratégico antes de contratar o crédito. “O crédito com garantia de imóvel é uma ferramenta poderosa, mas deve ser usada com responsabilidade. O ideal é que o empresário tenha um plano claro de como o dinheiro será investido para gerar retorno e crescimento para o negócio”, alerta.

Com um público-alvo bem definido – pequenas e médias empresas –, essa modalidade de crédito se mostra cada vez mais relevante para empresários que buscam crescimento sustentável e melhores condições de financiamento.

Se sua empresa precisa de capital para expandir e consolidar sua posição no mercado, o crédito com garantia de imóvel pode ser a solução ideal para transformar seus projetos em realidade.

Serviço: ANIDEA Soluções Financeiras
Noé Santiago
noe.santiago@anidea.com.br
+55 41 9652-5524
@anidea.br | @onoesantiago

O luto por pets: um sentimento legítimo e cada vez mais reconhecido

0

Cerca de 63% dos tutores relatam sentir um impacto emocional tão profundo quanto o luto pela morte de um familiar.

A perda de um animal de estimação pode gerar uma dor tão intensa quanto a de perder um ente querido humano. Segundo a American Veterinary Medical Association (AVMA), cerca de 63% dos tutores relatam sentir um impacto emocional tão profundo quanto o luto pela morte de um familiar. Esse número crescente reflete uma mudança de visão social: cada vez mais, a sociedade reconhece que o amor pelos animais é legítimo e que o luto por pets demanda acolhimento e empatia.

“A maioria dos colaboradores do Jardim possuem um laço afetivo com o nosso mascote Simba e, trabalhando com o segmento que lida com a dor da perda de entes queridos, nos lembra da importância de validar também os sentimentos de quem perdeu um animal de estimação”, afirma André Leão, representante do Jardim da Saudade, espaço que busca ampliar o cuidado emocional para todas as formas de vida, inclusive os animais. Com iniciativas como o acolhimento de pets no ambiente de trabalho e o apoio a organizações não governamentais ligadas à causa animal, o Jardim da Saudade mostra como é possível estender a empatia e o suporte a quem perdeu um companheiro de quatro patas.

De acordo com dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil possui mais de 144 milhões de animais de estimação, incluindo cães, gatos, aves e outros. É um mercado que cresce a cada ano — não apenas sob o ponto de vista econômico, mas também emocional, já que esses animais se tornam parte fundamental do círculo familiar. Em situações de crise, como a pandemia de COVID-19, diversos estudos mostraram que os pets foram importantes para o bem-estar emocional de muitas pessoas, reforçando o vínculo afetivo entre humanos e animais.

Esse vínculo intenso explica por que a dor da perda de um pet é cada vez mais reconhecida. Estudos recentes publicados em revistas científicas de comportamento animal e psicologia apontam que o luto por um animal de estimação pode durar de meses a até mais de um ano, dependendo do grau de apego e das circunstâncias em que ocorreu a perda. Os sintomas de tristeza profunda, apatia e isolamento social são comuns, assim como a necessidade de rituais de despedida para reelaborar a dor.

Rituais de despedida — como cerimônias, pequenos velórios ou visitas periódicas a um local de homenagem — ajudam a validar o luto. Segundo especialistas em psicologia do luto, a criação de um espaço de acolhimento para expressar a dor permite ao tutor homenagear o companheiro e iniciar o processo de superação de forma mais saudável. “Em nossa experiência no Jardim da Saudade, observamos que marcar essa despedida pode trazer conforto e também promover uma memória positiva do tempo vivido com o pet”, destaca André Leão.

Além do aspecto emocional, há também o aspecto social e cultural. A crescente conscientização sobre o bem-estar animal e o desenvolvimento de serviços especializados — como clínicas veterinárias com atendimento humanizado, crematórios e cemitérios pet — reforçam a compreensão de que, para muitas pessoas, o laço com o animal é comparável ao vínculo familiar. A presença de mascotes em espaços corporativos, como ocorre com o Simba no Jardim da Saudade, também revela como essas relações extrapolam o ambiente doméstico e se inserem em diversas esferas da vida moderna.

Para quem vivencia a dor de perder um animal de estimação, os especialistas recomendam buscar rede de apoio — seja a família, amigos ou até mesmo grupos de luto específicos. O acolhimento profissional de psicólogos e terapeutas também pode ajudar a lidar melhor com a falta diária que o pet deixa, especialmente quando se observa sintomas de depressão ou ansiedade que dificultam o retorno à rotina.

Por fim, o reconhecimento de que o luto por pets é um processo legítimo reflete uma sociedade mais sensível, que compreende a importância da saúde emocional dos indivíduos e valida as diferentes formas de amor e afeto. Como conclui André Leão, “Esse reconhecimento social e profissional do luto por animais é um passo importante para ampliar a empatia, celebrando tudo o que nossos companheiros de quatro patas representam em nossas vidas”.

Jardim da Saudade 

André Leão 

Representante do Jardim da Saudade 

0800 007 0001

@grupojardimdasaudade

Cemitério Jardim da Saudade, Rua João Bettega, 999 | Portão, Curitiba | PR

A base para um planejamento sucessório eficaz

0

Usucapião e a regularização de imóveis podem evitar até 20% dos litígios sucessórios

No contexto atual do mercado imobiliário brasileiro, a regularização de imóveis se destaca como uma medida preventiva fundamental para evitar conflitos futuros e garantir um planejamento sucessório tranquilo. Segundo a advogada da vara de família, Luciana Gandra, a ausência de regularização prévia pode gerar sérios danos, tanto em termos financeiros quanto emocionais, pois propriedades irregulares frequentemente se transformam em fontes de litígio e disputas familiares que se estendem por anos, comprometendo a efetividade de um inventário .

O instituto do usucapião, previsto no Código Civil brasileiro (Lei nº 10.406/2002) e respaldado pela Constituição Federal, permite a aquisição da propriedade por meio da posse prolongada e ininterrupta, desde que preenchidos determinados requisitos legais. Diferentes modalidades — como a usucapião extraordinária, ordinária, especial urbana e especial rural — oferecem caminhos para regularizar bens que, por vezes, permanecem fora do registro formal devido a questões históricas ou burocráticas. Essa ferramenta jurídica não só consolida a segurança jurídica do imóvel, mas também valoriza o patrimônio e facilita a transmissão dos bens aos herdeiros.

Especialmente para microempresas familiares, a regularização dos imóveis utilizados tanto como residência quanto como local de trabalho é crucial. Propriedades que não estão devidamente regularizadas podem dificultar negociações, restringir o acesso a financiamentos e desvalorizar ativos essenciais para a continuidade dos negócios. Estudos recentes, como os divulgados pelo Conselho Federal de Justiça e pelo IBGE, apontam que imóveis com problemas de registro podem aumentar em até 20% o risco de litígios sucessórios, prejudicando a estabilidade financeira de famílias empresariais.

Luciana Gandra ressalta: “A regularização dos imóveis é uma etapa preventiva indispensável no planejamento sucessório. Quando os bens são formalmente registrados, o processo de inventário e a elaboração do testamento se tornam muito mais simples, evitando disputas que podem comprometer não apenas o patrimônio, mas também a harmonia familiar.” Essa abordagem é ainda mais relevante no cenário em que a valorização do bem e a segurança nas transações comerciais são determinantes para a continuidade das atividades empresariais familiares.

Diante de um ambiente cada vez mais competitivo e de uma legislação que exige precisão documental, o uso do usucapião e a regularização dos imóveis devem ser encarados como estratégias essenciais de planejamento sucessório. Assim, famílias e microempresas podem se proteger contra danos irreparáveis, garantindo uma transição patrimonial ordenada e segura para as próximas gerações.

Serviço: ABGA
Luciana Gandra
Advogada Familiarista
41996861245 / 41 35038768
luciana@abga.adv.br / contato@abga.adv.br
@abga.adv_
www.abga.adv.br
Rua Candido Lopes, 205, Cj 31 e 32, Ed.Brasilino Moura, Centro, Curitiba/PR.

Gabriel Fernandes chega à Natura como novo diretor de Marca e Comunicação Integrada

0

Gabriel Fernandes chega à Natura como novo diretor de Marca e Comunicação Integrada

Com experiência em grandes empresas, executivo vai liderar a comunicação integrada entre as marcas da empresa e atuar para fortalecer a Avon na América Latina

Gabriel Fernandes é o novo diretor de Marca e Comunicação Integrada da Natura. Com sólida trajetória em áreas de marketing e experiência em grandes marcas globais, o executivo chega à empresa para fortalecer a marca Avon na América Latina e para liderar o processo de comunicação integrada da Natura e da Avon na região.

Fernandes conta com passagens importantes por algumas das maiores empresas de marketing e publicidade do mundo. Formado em Marketing e com MBA em Transformação Digital pela PUC, começou a carreira em Nova York, nos Estados Unidos, onde trabalhou com marcas globais como Nike e Electronic Arts. De volta ao Brasil, passou por agências renomadas como Africa e FCB Brasil, desenvolvendo campanhas para empresas como Vivo, Itaú e P&G. Também atuou em grandes multinacionais, como Ambev e Mondelez Internacional, e, mais recentemente, na Pernod Ricard Índia, onde ocupou a posição de Chief Creative Officer (CCO) para o sudeste asiático.

Em sua nova função na Natura, Fernandes vai atuar com as marcas Natura e Avon. “Esta é uma nova fase para minha trajetória profissional. A Avon é uma empresa icônica, que tem uma visão inovadora e está em uma sólida jornada de modernização. Minha missão é contribuir para que a marca se fortaleça ainda mais na América Latina. Além disso, tenho o desafio de integrar cada vez mais as diversas frentes de comunicação e marketing existentes na Natura e na Avon de maneira criativa e eficiente.”, diz o executivo.

A Natura é líder no segmento de beleza e higiene na América Latina (Euromonitor). Já a Avon vendeu 20 milhões de unidades de maquiagem para mais de 9 milhões de brasileiros em 2024, segundo dados da Kantar.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br 

Pátio Batel supera crescimento anual e atinge R$ 1,2 bilhão de vendas em 2024

0

Pátio Batel supera crescimento anual e atinge R$ 1,2 bilhão de vendas em 2024

Aumento de quase 10% no faturamento de vendas em relação a 2023 reafirma o único shopping do segmento luxo na Região Sul como referência nacional

Após ultrapassar a casa do bilhão pela primeira vez na história em 2023, o Pátio Batel reportou um crescimento de 9,8% em seu faturamento no ano de 2024, atingindo a marca de R$ 1,2 bilhão. O resultado, impulsionado por vendas fortes, alta taxa de ocupação e uma série de iniciativas estratégicas, consolida a liderança do shopping no mercado de luxo e reforça sua posição como um dos principais destinos de compras e entretenimento não somente da Região Sul, mas, também, do Brasil. 

“O ano de 2024 foi marcado por um desempenho muito bom do Pátio Batel”, celebra Fernando Bonamico, superintendente do shopping. “Alcançamos um crescimento de quase 10% no faturamento de vendas, o que demonstra a solidez da nossa marca e a confiança dos nossos clientes e lojistas. As vendas foram fortes e a ocupação se manteve em um patamar elevado, na casa dos 98%. As áreas ainda não ocupadas estão sendo mantidas como reservas técnicas para aumento do nosso portfólio de restaurantes, acomodação de novas marcas de luxos internacionais e expansão das atuais”. 

Além do aumento do fluxo de veículos – demonstrando a fidelidade dos clientes e o poder de atração de novos consumidores – o Pátio Batel reafirma sua excelência na experiência de compra. “Nosso foco é proporcionar aos clientes um ambiente agradável, com um mix de lojas diferenciado e um atendimento de alta qualidade”, afirma Bonamico. “Acreditamos que a boa experiência na hora da compra é essencial e trabalhamos para que cada visita ao Pátio Batel seja única e memorável. Tendo isso em mente, nossa campanha institucional em 2024 seguiu nesse aspecto: ‘Único em todos os sentidos’”. 

O shopping – que possui marcas de luxo como Prada, Louis Vuitton e Valentino – também tem um olhar cuidadoso com os serviços prestados às lojas. “Procuramos ter um relacionamento muito próximo com todos os nossos lojistas e trabalhamos em conjunto para que eles tenham um desempenho cada vez melhor”, afirma Bonamico. Ao performar bem, complementa o superintendente, as marcas consideram ampliar os seus espaços dentro do shopping. 

Foi o caso, em 2024, da Le Creuset: a marca mudou de local dentro do piso L1 e transformou a sua loja em uma flagship, se tornando a maior unidade da América Latina e a referência a ser seguida. Em 2025, a Ferragamo também vai expandir seu espaço no shopping, com a primeira loja no Brasil que trará o novo conceito de Maximilian Davis e toda a sua coleção feminina e masculina para Curitiba. 

O mix de lojas também segue em constante mudança e inovações, antecipa o superintendente. “Estamos trabalhando em diversas iniciativas para surpreender nossos clientes e lojistas. Além de trazer 2 novas marcas internacionais exclusivas para a região em 2025 – uma delas é a Carolina Herrera, cuja inauguração será no primeiro trimestre – temos a intenção de abrir, ainda este ano, novos restaurantes e trazer outras marcas premium que chegarão para compor o nosso mix. E podemos dizer que estamos preparando grandes novidades a serem divulgadas ainda no primeiro semestre. Tudo isso para levar o shopping para um novo ciclo de crescimento sem perder o nosso DNA”, finaliza Bonamico.

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 10 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

Natura lidera Ranking Merco

0

Natura lidera Ranking Merco com a melhor reputação corporativa do Brasil pelo décimo primeiro ano consecutivo

Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa retrata o prestígio das empresas na área reputacional e é liderado pela multinacional de cosméticos desde seu lançamento, em 2014

A Natura foi mais uma vez reconhecida como a empresa de melhor reputação corporativa do país, de acordo com o Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). A empresa é líder do ranking há 11 anos consecutivos, desde o lançamento da publicação no Brasil, em 2014. A Avon, que faz parte do grupo Natura desde 2020, subiu duas posições em relação à última edição e ocupa a 11ª colocação na lista.

Para Ana Costa, vice-presidente de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura América Latina, a liderança no ranking pela décima primeira vez consecutiva é o reconhecimento da coerência e da ética nas escolhas de negócio ao longo dos 55 anos da Natura. “Reputação é um vínculo de confiança que se estabelece através de consistência e credibilidade. É fruto de escolhas diárias de como fazer negócio de forma integrada, envolvendo capital financeiro, humano, social e ambiental. A busca consistente pela geração de impacto positivo em todas as relações que estabelecemos sempre norteou a maneira de fazer negócios da Natura. Quando vemos que nossos valores estão sendo reconhecidos, percebemos que estamos na direção certa”, avalia. 

Uma das ferramentas de gestão utilizadas na Natura para medir o impacto positivo gerado para sociedade é a Integrated Profit & Loss (IP&L). O balanço integrado da empresa mede, em uma linguagem única, em números, o capital humano, social e ambiental, para além dos resultados financeiros. “Na última medição, para cada R$1 de receita, os negócios da Natura resultaram em R$2,7 de impacto socioambiental positivo. Ou seja, geramos um valor econômico quase três vezes superior à receita da empresa. Essa ferramenta expressa a nossa visão de perseguir resultados integrados, que geram valor para todos os nossos públicos de interesse”, diz. 

Para Ana Costa, receber o reconhecimento da Merco há tantos anos é um privilégio, mas também uma responsabilidade de seguir inovando com consistência para manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos. “Integrar as práticas reputacionais e socioambientais na estratégia de negócios faz parte de nosso propósito e compromisso com a sociedade. Nos desafiamos a ser, até 2050, um negócio regenerativo. Mais do que reduzir ou mitigar os impactos negativos de nossas atividades, entendemos que os negócios devem regenerar a vida em suas múltiplas dimensões: em indivíduos, comunidades, na natureza. Acreditamos que negócios só se tornam mais prósperos na medida em que a humanidade e natureza também prosperam”. 

Metodologia

A Merco é uma instituição global, reconhecida há mais de 20 anos pela sua expertise em avaliação reputacional, tanto no setor privado mundial quanto na América Latina e Espanha, onde foi criado. O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa oferece um panorama sobre o prestígio das empresas no setor, sendo o único monitor de reputação corporativa auditado do mundo, realizada pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000, além do código de conduta ICC/ESOMAR.

O ranking oferece ferramentas que permitem analisar a percepção das marcas por diferentes públicos, auxiliando a compreender a atuação da empresa nos principais setores da sociedade. Na Natura, segundo a executiva, o cuidado com a reputação e imagem da marca, assim como a geração de impacto positivo, são atributos vividos em toda a organização. “Acreditamos que o valor e a longevidade do negócio estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Cuidamos da nossa reputação com doses elevadas de coerência, sendo fiéis às nossas crenças e fazemos das nossas ações um exercício constante de cidadania corporativa”, afirma. 

Ao utilizar uma metodologia pública multistakeholder, baseada em seis avaliações, o Merco analisa a reputação de cada empresa participante a partir de mais de duzentos indicadores e vinte e quatro fontes de informações externas. São realizadas entrevistas com executivos de grandes empresas e especialistas em diversas áreas, além de consumidores, para definir anualmente as 100 companhias de maior prestígio por seu desempenho em termos de gestão de resultados, qualidade da sua oferta comercial, gestão de talentos, ética, governança, e responsabilidade corporativa ambiental e social. Entre os critérios avaliados, estão valores como transparência, responsabilidade com funcionários e contribuição à comunidade. 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br